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quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Deloitte afirma que não teve ingerência na gestão da Varig




A Deloitte, empresa de auditoria que atuou na recuperação judicial da Varig, informou que não teve ingerência sobre a gestão da empresa nos cinco anos em que prestou o serviço à companhia aérea. O nome da Deloitte foi citado em reportagem publicada ontem, pelo GLOBO, sobre o processo de recuperação judicial e de falência da Varig, cuja dívida cresceu, nesse período, de R$ 7 bilhões para R$ 18 bilhões. Entre 2005 e 2009, a Deloitte faturou R$ 8,4 milhões em remuneração.

Em nota de esclarecimento, a empresa alegou que, como administradora judicial no processo de recuperação da Varig de 2005 a 2009, nomeada pela Justiça, teve o papel de “acompanhar o processo de recuperação judicial, funcionando como auxiliar qualificado do Judiciário, não tendo nenhuma ingerência sobre a gestão da empresa”.

A nota da Deloitte informou ainda que “o trabalho como administradora judicial foi encerrado em novembro de 2009, antes da decretação da falência da Varig”. ●

Fonte:Dr. Duque Estrada ( advogado aeronaútico )

Ocupação de voos no Brasil subiu para 72,96% em 2012, dizem aéreas



Procura dos passageiros cresceu mais que número de assentos oferecidos pelas empresas

Pedro Carvalho (iG São Paulo) 

WILTON JUNIOR/AE
Movimentação no aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim: ocupação vem subindo desde 2008
A ocupação média dos voos comerciais no Brasil foi de 72,96% em 2012, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), que representa as cinco maiores companhias do setor – TAM, Gol, Avianca, Azul e Trip, responsáveis por cerca de 99% do mercado no País.
Isso representaria um aumento aproximado de três pontos percentuais em relação ao ano anterior, quando a ocupação foi de 70,18%. Esse último dado, contudo, foi calculado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e por ser de outra fonte pode trazer alguma diferença na medição. A ABEAR não possui dados consolidados de 2011.
Segundo a ABEAR, a maior ocupação ocorreu porque o aumento da procura por assentos, que foi de 7,14% no ano passado, superou a expansão da oferta, de 3,12%. Em números absolutos, as companhias transportaram mais de 75 milhões de pessoas em 2012.
"Essa tendência de aumento no fator de ocupação ocorre pelo menos desde 2008, mas ainda existe espaço para que o índice seja maior no País", afirma Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR.
Dados de dezembro
Em dezembro, as principais companhias aéreas disponibilizaram 9,76 milhões de assentos por quilômetro oferecido – o índice usado pelo setor. No mesmo mês, houve demanda de 7,75 milhões de passageiros por quilômetro pago transportado.
Isso significa que, no último mês do ano, a oferta teve alta de 5,1% na comparação com novembro, mas entre as empresas as taxas foram diferenciadas.
A Azul teve alta de 15,95%, enquanto a TAM registrou aumento de 6,64%. A Gol, em processo de redução de oferta após o fim das operações da WebJet, teve queda de 0,14% no período.
"A oferta aumentou porque são meses de mais movimento, apesar da contração por parte de algumas associadas, registrada no mês passado", disse Sanovicz.
A razão entre oferta e demanda resulta numa ocupação de 77,76% no período.
FONTE: IG SP