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segunda-feira, 5 de março de 2012

Companhia aérea tailandesa contará com equipe de aeromoças transexuais



Uma equipe de aeromoças do "terceiro sexo", termo empregado na Tailândia para se referir a pessoas transexuais, se prepara para tripular voos de uma nova companhia aérea solidária aos direitos do grupo.

A primeira viagem comercial da empresa tailandesa de baixo custo, PC Airline, acontecerá no início de março, entre Bangcoc e a cidade chinesa de Tianjin, e, para evitar eventuais incidentes nos controles aeroportuários, as aeromoças levarão um certificado médico de mudança de sexo para provar que são as donas de seus passaportes, expedidos em nomes masculinos.

"Meu objetivo é dar uma oportunidade aos transexuais, que são pessoas com os mesmos direitos que qualquer outra. Esta companhia é um sonho para elas e para mim", explicou à Agência Efe Peter Chan, fundador da companhia aérea pioneira na contratação de transexuais para trabalhar como comissários de bordo.

"Muitos transexuais têm boa educação, mas não podem ter bons empregos. Eles não escolhem nascer assim, por que a sociedade os castiga?", enfatizou Chan, empreendedor tailandês de 45 anos que também já trabalhou como comissário de bordo.

As autoridades de aviação civil da Tailândia, Hong Kong e Laos deram sinal verde à iniciativa da PC Airline, mas Chan ainda espera uma resposta dos japoneses e sul-coreanos, que estudam o caso.

"Acredito que não haverá problemas, embora as aeromoças tenham que mostrar um certificado médico, pois ainda aparecem em seus passaportes como homens", explicou o empresário.

Há um ano, a companhia publicou um anúncio para contratar auxiliares de voo aberto às pessoas do terceiro sexo, que têm poucas opções de trabalho fora do mundo do entretenimento, em empregos de menor qualificação. Das mais de cem solicitações de transexuais que recebeu, quatro foram contratados, além de 19 mulheres e sete homens.

"Os transexuais que contratamos passaram por um exame geral de conhecimentos, idiomas e testes de aptidões, nisto todos os sexos são tratados igualmente", disse o presidente da companhia.

"Não sei se vamos atrair mais clientes, mas o certo é que será muito difícil, ou quase impossível, um passageiro diferenciá-las de qualquer outra mulher", especificou.

Na Tailândia, os transexuais têm certa aceitação social e trabalham em vários programas de televisão, no mundo do cinema, em comércios de artigos femininos, salões de beleza, mas são muito poucos os que trabalham em administração pública ou diretores de empresas privadas.

"Estou muito animada e agradecida por este trabalho. Fui professora de tailandês no Japão, falo japonês e inglês e me sinto como qualquer outra mulher", diz Nathatai Sukkaset, uma das aeromoças transexuais.

"Com cinco anos já sabia que era uma mulher. Comecei a usar vestidos quando cresci e depois me submeti a uma operação de mudança de sexo, durante meus estudos na universidade", explica a jovem tailandesa.

Para outra das aeromoças transexuais, Phuntakarn Sringern, a sociedade tailandesa agora aceita esta minoria, embora ainda não tenha o direito de modificar seus documentos de identidade para que sejam oficialmente consideradas mulheres e não homens.

Em janeiro, um avião com a equipe da PC Airline e dezenas de funcionários realizou um voo fretado entre Bangcoc e Vientiane, capital do Laos, para divulgar a companhia aérea, o que foi um sucesso publicitário.

A companhia aérea conta com uma frota de três aviões airbus e, depois do primeiro voo a Tianjin, planeja novas rotas a outras cidades da China, Japão e Coreia do Sul.

O fundador da companhia trabalhou como comissário durante quase 13 anos na Thai Airways. Depois, começou a também trabalhar como consultor de investimentos em bens imobiliários até realizar seu sonho de ser proprietário de uma companhia aérea.

"Meu sonho custou US$ 70 milhões. Todo o investimento saiu do meu bolso", concluiu Chan, que com 15 anos conseguiu seu primeiro emprego para ajudar os pais a sustentar a família.
info aviação

Marca Continental Airlines desaparece para sempre















A partir de segunda-feira, a marca da companhia aérea Continental Airlines, que já foi a quarta maior empresa do setor nos Estados Unidos, irá desaparecer para sempre, juntando-se a outras marcas de grandes empresas aéreas americanas que morreram, como a TWA, Pan Am, Braniff e Eastern, informa a revista Forbes.

A United Airlines, com a qual a Continental se fundiu em 2010, passará a adotar um sistema único de reservas na semana que vem e, já a partir de sábado, o site da Continental será desativado, sendo substituído apenas pelo da United. A fusão de US$ 3,2 bilhões criou a maior empresa aérea do mundo.

No Brasil, marcas de grandes companhias aéreas que faliram também sumiram, como Transbrasil e Vasp. A marca Varig é utilzada pela Gol em voos de longa distância.

A United-Continental passou o último ano se transformando em uma marca única e redecorou seus aviões com uma combinação de logos, misturando a antiga imagem de um globo usada pela Continental na cauda e o nome re-estilizado da United na fuselagem .

Mas, de acordo com artigo da Forbes, tomando por base as classificações de satisfação conferidas pelos passageiros no Index de Fidelização dos Consumidores, realizado pela revista, as empresas deveriam ter feito o inverso: desenhado o “U” da United na cauda e deixado a marca Continental no corpo do avião.

Isso porque, no índex da revista, a marca que aparece em primeiro no ranking é a Continental. A United só está em quarto lugar, atrás da Southwest e da Delta.

FONTE: IG.

Avião da Vasp é vendido com ágio de 30%





Realizado na tarde do dia 06 de fevereiro (segunda-feira), em São Paulo, o leilão para venda de uma aeronave inteira da Vasp e da sucata resultante do desmonte de quatro aeronaves alcançou o montante de R$ 291 mil, o que representa um ágio médio de 32% em relação aos valores mínimos cotados para os cinco lotes. O leilão, uma iniciativa do programa Espaço Livre – Aeroportos, da Corregedoria Nacional de Justiça, foi conduzido pela 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, responsável pelo processo de falência da companhia aérea.

Um Boeing 737-200, sem licença para voar, estava avaliado em R$ 100 mil, mas foi arrematado por R$ 133 mil. De acordo com informações do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), o comprador pretende disponibilizar a aeronave em uma área de lazer para crianças na cidade onde vive. Já os lotes de sucata, referentes ao desmonte de quatro aeronaves da Vasp que estavam paradas em Congonhas/SP, estavam avaliados em R$ 30 mil cada e foram vendidos por R$ 42 mil, R$ 40 mil (dois lotes) e R$ 36 mil.

Os valores serão utilizados para pagamento dos credores da empresa, principalmente os trabalhistas. “O que era sucata em aeroporto virou comida na boca dos trabalhadores. O processo andou e a memória da Vasp está preservada, com o leilão do 737 inteiro. O resultado deste esforço é mais espaço para quem usa Congonhas, mais respeito à aviação brasileira, mais dignidade para os trabalhadores da Vasp. Penso que é esta Justiça que o Brasil quer", avalia o presidente da Comissão Executiva do Programa Espaço Livre – Aeroportos, o juiz auxiliar Marlos Melek, da Corregedoria Nacional de Justiça.

De acordo com o juiz titular da 1ª Vara de Falências, Daniel Carnio Costa, há outras 22 aeronaves da Vasp que serão leiloadas. Uma delas, que está em bom estado e foi um dos primeiros Boeings a voar no país também será vendida inteira.

Cerca de 80 mil peças usadas na manutenção de Boeings e Airbus, que pertenciam ao antigo Parque de Peças da empresa, também serão vendidas ao longo do mês de fevereiro. Entre o material há turbinas, pneus, mesas de refeição, tapeçaria, peças de freios e motor, válvulas de pressão e combustível, etc. Os interessados devem se cadastrar no cartório da 1ª Vara de Falências de São Paulo ou no escritório do administrador da massa falida - pelos telefones (11) 3107-7373 ou 3104-9668 - para uma visita ao parque de peças que será realizada no dia 14 de fevereiro. |Tatiane Freire/CNJ.

fator brasil

Avião motel

“Gata, vem comigo que eu vou te levar às alturas hoje à noite”. Se essa cantada nunca funcionou na balada, comece a comemorar, pois essa triste realidade está para mudar! Tudo graças a uma fantástica ideia da empresa americana Flamingo Air, que decidiu transformar um avião em um motel voador.

Batizado de Flight of Fancy, o “pássaro do amor” é tudo aquilo que você sempre quis para impressionar uma garota. Além de fazê-la ir aos céus em diversos sentidos, os serviços oferecidos pela empresa ainda oferecem champanhe e chocolate para tornar seu “passeio” ainda melhor.

Porém, esse tipo de mordomia não é para qualquer um. Para passar uma única hora “viajando”, é preciso desembolsar nada menos do que US$ 425 — cerca de R$ 723 na cotação atual —, ou seja, você deve amar muito a garota ou estar disposto a qualquer loucura para conquistá-la.
Será que vale o esforço?

Apesar de a ideia do Flamingo Air ser muito boa, ela não isenta o serviço de alguns incômodos. Tirando um possível medo de altura e algumas “turbulências”, o motel voador ainda tropeça em termos de espaço e privacidade.

Esqueça a banheira de hidromassagem, a cama redonda e os espelhos no teto, pois a “diversão” acontece em um pequeno monomotor Piper Saratoga, que não traz muito espaço livre para peripécias mais criativas. Além disso, não há uma área de separação entre piloto e amantes, com exceção de uma pequena cortina. A não ser que você goste que assistam à sua “performance”, a experiência pode soar um pouco constrangedora — principalmente se o piloto for o homem da imagem acima.

fuxico

Aérea oferecerá aos passageiros espaço adicional para pernas


A American Airlines passará a oferecer uma novo tipo de serviço aos seus clientes, sobretudo àqueles que se incomodam com o espaço entre as poltronas da aeronave. Quem quiser mais centímetros poderá pagar um valor adicional para ganhar de 10 cm a 15 cm de distância a mais para aliviar as pernas. Segundo a companhia, as instalações para a nova configuração começarão este ano, e envolverão toda a frota de aviões. As informações são da CNN.

Os assentos mais espaços estarão disponíveis já neste mês de março, nos modelos Boieng 777-300, com valores entre US$ 8 a US$ 108. Segundo a publicação, a companhia poderá oferecer gratuitamente as poltronas para clientes especiais.

o documento

Mais de metade dos pilotos da falida Spanair já estão recolocados


Mais de metade dos 390 pilotos da Spanair, companhia aérea catalã que deixou de operar no final de janeiro, foram recolocados noutras operadoras de aviação, tanto nacionais como estrangeiras, segundo o sindicato de pilotos Sepla.

De acordo com o sindicato, citado pela EFE, mais de metade foram recolocados ou estão selecionados e aguardam a incorporação no seu novo posto de trabalho.

Segundo o presidente da Sepla, Javier Martínez de Velasco, 50 pilotos da Spanair foram contratados pela Qatar Airways e outros tantos pela Vueling, enquanto 150 foram pre-selecionados pela Hong Kong Airlines, do grupo Hainan, dos quais 10 começam a trabalhar ainda este mês e o resto antes de setembro.

No caso da Vueling, a companhia aérea necessitava de substituir os 25 pilotos que o novo diretor de operações da Iberia Express levou para a nova filial que iniciará os seus voos no próximo dia 25 de março e cuja criação provocou uma onda de greves.

Além disso, cerca de 35 pilotos da falida Spanair decidiram reformar-se, pelo que apenas um terço do pessoal ficou à espera de recolocação e Martínez acredita que não seja difícil que encontrem trabalho, já que companhias como a Copa (Panamá), Pluna (Uruguai), Lan van (Chile) iniciaram processos de contratação, esta última para a sua filial peruana.

Também várias companhias aéreas chineses, incluindo o próprio grupo Hainan, necessitam de mais pilotos, dada a «avalanche» de aviões que estão a receber.

A Boeing estima que nos finais de 2020 sejam necessários mais de 460 mil pilotos, o que supõe 23.300 novos profissionais por ano, dos quais 40% para responder à procura das linhas aéreas chinesas, adiantou à EFE o presidente da Sepla.

Diário Digital / Lusa

Avião com 5 passageiros cai no interior de SP; não há feridos

O acidente ocorreu logo após a decolagem, enquanto chovia e ventava forte na região. Foto: Correio de Lins/Especial para Terra

O acidente ocorreu logo após a decolagem, enquanto chovia e ventava forte na região


Uma forte rajada de vento e a chuva forte podem ter sido as causas da queda de um avião de pequeno porte que transportava cinco pessoas na tarde desta sexta-feira, por volta das 14h em Lins, no interior de São Paulo. De acordo com a Polícia Militar, piloto, copiloto e três empresários de Caldas Novas (GO) não se feriram.

As informações preliminares são de que, após a tentativa de decolagem, o avião foi atingido pela rajada de vento e não conseguiu estabilidade. A aeronave caiu poucos metros à direita da pista de pouso e decolagem de Lins.

O avião, modelo bimotor de fabricação israelense, é particular. A perícia técnica esteve no local para apurar as causas do acidente. As vítimas foram levadas para o hospital da cidade, passaram por exames, mas já foram liberadas. Todos estão em um hotel da cidade e não quiseram conversar pelo telefone sobre o ocorrido.

A aeronave ainda está no local e só será removida com a chegada de representantes da Agência Nacional de Avião Civil (Anac) para vistoria do avião.

terra

Companhias aéreas apostam em novas rotas e descontos em passagens aéreas


Companhias aéreas nacionais e internacionais - que operam no Brasil – apostam em descontos de passagens aereas e novas rotas para incentivar o turismo aéreo no país.

A segunda maior companhia aérea do Brasil pretende operar voos para os Estados Unidos. A empresa solicitou à Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) uma consulta sobre a disponibilidade de 14 frequências semanais para o país norte-americano. A Delta Airlines dará à companhia aérea brasileira a capilaridade necessária para tornar a rota atrativa.

A Tap Brasil pretende ter voos diários em todas as cidades brasileiras em que a companhia opera. De acordo com o diretor companhia no Brasil e América do Sul, Mario Carvalho, a ocupação nos voos que saem do Brasil ficou em torno de 83% em 2011.

O direitor geral da Aerolíneas Argentinas no Brasil, Ariel Rodríguez, anunciou no mês passado a programação da companhia entre Buenos Aires e Bariloche. Segundo o diretor, em julho e agosto a ligação entre São Paulo e Bariloche será retomada e a partir de abril, os voos entre São Paulo e Buenos Aires voltam a operar.

Hoje a empresa opera três voos diários entre as cidades argentinas, que devem ser aumentadas para 29 semanais em abril e 63 por semana em junho e julho.

A Webjet, companhia aérea que já transportou mais de 15 milhões de passageiros no Brasil, anunciou na semana passada um desconto de 20% nas vendas de bilhetes aéreos, mas a promoção só valeu durante o último fim de semana. Os sortudos vão poder escolher viajar no período de 1º de março até 4 de abril.

segs

Singapore Airlines faz voos especiais em celebração à aposentadoria do B747


A Singapore Airlines (SIA) deixará de operar as aeronaves B747-400 em suas rotas. Para celebrar as quase quatro décadas de parceria entre a aeronave e a companhia, a SIA realizará voos especiais em 6 de abril de 2012 na rota Cingapura-Hong Kong.

O voo contará com uma programação especial e terá a presença de um grupo de crianças carentes e profissionais de mídia. Além de refeições feitas especialmente para a ocasião, os passageiros terão acesso a entretenimento de bordo personalizado e receberão brindes do B747. Os passageiros da primeira classe terão oportunidade de participar de um tour exclusivo pelo centro de treinamento da Singapore Airlines e uma visita ao simulador de voo do B747-400 em Cingapura. A equipe de bordo será composta por profissionais que já trabalharam com a aeronave.

Um site específico foi criado para comemorar os diferentes feitos da aeronave durante esse período de serviço. Acesse: www.siajourneys.com.

As aeronaves B747 serão substituídas por B777 ou A380 dependendo da rota.

Seguem os horários dos voos comemorativos: Cingapura – Hong Kong (SQ747) 8h30 AM |Hong Kong – Cingapura (SQ748) 1h15 PM.

Singapore Airlines -Fundada em 1947, a Singapore Airlines é uma das companhias aéreas mais luxuosas e premiadas do mundo, com operação em 63 destinos e 34 países, incluindo o Brasil. Mais informações com as agências de viagens ou pelo website http://www.singaporeair.com. A Singapore Airlines opera a rota São Paulo – Barcelona – Cingapura, três vezes por semana.

fator brasil

Prefeito constrói pista de avião em fazenda de amigo


Mato Grosso virou destaque negativo mais uma vez neste domingo (4), no programa Fantástico, da Rede Globo. Uma reportagem mostrou casos absurdos no país, em que dinheiro público é usado para várias finalidades, menos para o bem da população.



O prefeito de Torixoréu, Máximo Rodrigues dos Santos (PSB), conhecido como “Máximo Barriga”, foi flagrado, em setembro do ano passado, usando dinheiro público para construir uma pista de avião em uma fazenda, de um amigo, chamado Valmir Pereira.



Os caminhões usados foram emprestados pelo Governo do Estado, para recuperação de estradas. A pista tem 1,3 mil metros, quase o mesmo comprimento que a pista do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.



Dois promotores de Justiça foram pessoalmente ao local e filmaram as obras na fazenda. “Ele usou do bem público para fins particulares, o que é terminantemente vedado pela lei”, afirma o promotor Mauro Poderoso.


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