PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Aeromoças russas molhadas e ensaboadas lavam um avião em comercial de TV

Foto: Reprodução

Aeoromoças russas gatíssimas molhadas e ensaboadas lavando uma aeronave para uma propaganda de companhia aérea. Como ninguém pensou nisso antes?

A ideia foi da empresa russa de aviões AviaNova. A companhia é nova no mercado e a proposta surgiu como uma maneira de chamar a atenção. Bom, não sei na Rússia, mas com certeza eles conseguiram nos atrair.

O comercial começa de maneira convencional. Um avião pousa…. descem umas comissárias de bordo…. então, quando menos se espera, todas começam a tirar a roupa e a ensaboar o avião.

Confira o vídeo:

ABRIL

Azul economizou 10 passagens de ida e volta

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras, a poucas horas antes do jogo Brasil – Portugal, postou uma promoção em sua página no Facebook.

Moral, não atingiu os 100.000 fãs e ficamos devendo os gols.

Azul: Fica prá próxima tá, que tal um desafio para o próximo confronto Brasil x Chile!?

Vai encarar?



UFO Aniversário - Discos Voadores avistados pela primeira vez em 24 de junho de 1947

Se você acredita neles ou não, foi ontem o aniversário ,quando o dia de 24 de junho de 1947, quando o fenômeno dos discos "voadores" começou.

As pessoas tinham certeza que viram coisas estranhas no céu anteriormente. Mas foi um piloto em seu avião particular no Estado de Washington. Rainier, que deu aos objetos voadores não identificados como um nome atraente.

Conforme descrito no Historylink.org:

"Enquanto voava em seu avião privado perto de Mount Rainier em rota de Chehalis, Washington, para sua casa em Boise, Idaho, Kenneth Arnold foi surpreendido por uma luz brilhante, pouco antes 3:00, em 24 de junho de 1947. Ele olhou para o norte e viu nove objetos brilhantes corridas para o sul ao longo da crista da Cascades. Eram aproximadamente circular em forma - com exceção de um objeto em forma de lua crescente - mede cerca de 50 metros de diâmetro, e parecia metálico. Ele observou-os durante cerca de dois minutos, até que desapareceu sobre Oregon. "

Assustador, não?

Durante uma parada para reabastecimento em Oregon oriental, Arnold descreveu a sua experiência para o editor de um jornal local, dizendo que os veículos e voou para fora dos picos da montanha em velocidades incríveis e de uma formação ondulante "como um disco que se você pular ele através da água ".

Histórias como essa, com detalhes como esse, são suculentas para serem ignoradas. O relatório foi pego por jornais de todo o país - e consequentemente em todo o mundo - e a partir de então, objetos voadores não identificados ficaram conhecidos como "discos voadores".

Air China: novo acordo com a Boeing para 20 737/800


A Air China, a transportadora nacional da China, anunciou hoje, em uma declaração feita nos salões da Bolsa de Valores de Hong Kong ter aceito uma oferta pela gigante Boeing para a aquisição de 20 B-737/800.

O contrato tem um valor de 1,4 bilhões de dólares E.U. em conformidade com as tabelas de preços, mas afirmou-se que o fabricante tenha fornecido "reduções significativas nos preços, comparáveis aos obtidos em um acordo de compra anterior, que remonta a julho de 2008 .

A entrega dos novos aviões, acontecerão entre 2013 e 2015 e permitirá à empresa aumentar 5% na capacidade de sua frota e, consequentemente, para aumentar a sua frequência, tanto no mercado doméstico e em algumas rotas internacionais para países vizinhos.
avionews

Cantor James Blunt vai tentar bater o recorde do show mais alto do mundo


James Blunt, quando tocou no Brasil, em 2009James Blunt, quando tocou no Brasil, em 2009.

O cantor James Blunt vai tentar bater o recorde do show mais alto do mundo, segundo informa o site Music-news.com. Na terça-feira (29), o compositor tocará dentro de um Boeing 757, a 41 mil pés de altitude, na frente de 150 fãs.

Os ingressos para o show serão dados para ouvintes e internautas da rádio Heart. O show será em homenagem ao aniversário de uma seguradora.

Famoso pelas baladas românticas, como “You're beautiful” e “Same mistake”, o músico britânico tocou em 2009 no Brasil, abrindo para o também britânico Elton John.
g1

Araxá poderá ter voo diário para São Paulo


Araxá poderá ter em breve uma ligação aérea diária para São Paulo. A Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá (Acia) promoveu uma reunião entre lideranças políticas e empresariais com representantes da Passaredo Linhas Aéreas. A companhia poderá estender para Araxá um voo já existente entre Uberlândia e Guarulhos (SP).

A proposta apresentada pelos representantes da Passaredo é a possibilidade de usar o jato de 50 lugares saindo de Araxá diariamente por volta das 5h30 com destino a Guarulhos, fazendo escala em Uberlândia, e chegando em São Paulo a partir das 7h, com retorno por volta das 22h50, também passando por Uberlândia.

diário de araxá

Varig começa a operar voos para Barbados a partir de amanhã



A Varig, que opera os voos internacionais mais longos da Gol, iniciará amanhã (26/06) uma ligação direta entre o Brasil e Bridgetown, na ilha de Barbados. A operação será semanal, realizada aos sábados.

Este será o primeiro voo operado por uma companhia brasileira para Barbados e reduzirá o tempo de viagem ao destino já que, atualmente, a opção de rota mais conveniente passa pelos Estados Unidos.

O novo voo sairá do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos às 16h35 (horário local) no sábado e chegará em Bridgetown, Barbados, às 21h15 (horário local). O voo de volta partirá às 22h00, retornando ao Brasil no domingo, às 04h35. O serviço incluirá a classe econômica e a classe Comfort.

A Gol firmou uma parceria com operadoras de turismo especializadas em Caribe para realizar a venda de pacotes para Barbados. Os bilhetes para o novo destino podem ser adquiridos pelo site da Gol (http://www.voegol.com.br).
mercado e eventos

TAM ignora pressão e voos para Congonhas cancelados em agosto


Mesmo com a pressão feita por dirigentes de entidades representativas do comércio, da indústria e por políticos de Marília, a TAM (gestora da Pantanal) ignorou o pedido para manutenção da rota Marília-São Paulo (Aeroporto de Congonhas).

A empresa deve disponibilizar, a partir de agosto, linhas aéreas de Marília para o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos.

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, na sede da companhia aérea, em São Paulo, a empresa manteve a decisão de não mais operar os quatro voos diários na linha citada a partir de 1º de agosto, conforme autorização já solicitada à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para reformulação da malha.

De acordo com o diretor regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Flávio Peres, que também participou da reunião, a companhia justificou que, devido ao intenso tráfego de aeronaves no Aeroporto de Congonhas, só manteria voos na linha Marília-São Paulo caso o aeroporto mariliense dispusesse de infraestrutura adequada para pousos e decolagens de aviões com capacidade superior a 100 passageiros.

“Mas não vamos desistir. Vamos acionar o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) para que eles nos digam se realmente o nosso aeroporto não comporta aeronaves maiores.”

O pedido da comitiva mariliense era para que a TAM mantivesse, no mínimo, dois voos diários para São Paulo operacionalizados pela Pantanal. “A cidade perde muito sem os voos dessa rota, principalmente em termos de agilidade nos negócios, já que Congonhas é o aeroporto mais bem localizado de São Paulo”, disse.

rede bom dia


Ultraleve cai na Barra e mata dois antes do jogo




Duas pessoas morreram na queda de um ultraleve, nesta sexta-feira, na altura da Praia da Reserva, próximo ao Recreio dos Bandeirantes. As vítimas são o instrutor de voo Heckel Capucci, de 61 anos, e o aluno Paulo Roberto Lipreon, de 41 anos.

O ultraleve caiu na areia e explodiu.

jornal do Brasil

TAM e Swiss ampliam acordo de codeshare

A TAM e a Swiss, companhias aéreas integrantes da Star Alliance, vão iniciar no dia 28 de junho o compartilhamento de códigos de voo (codeshare) em dois trechos operados pela Swiss: Paris - Zurique e Zurique - Paris. Com isso, as companhias ampliam o acordo de codeshare iniciado em maio de 2009, oferecendo mais conveniência e benefícios aos clientes.





"Nossa parceria com a Swiss ganha agora uma nova dimensão. Esperamos que esse acordo possa estimular ainda mais o tráfego internacional de passageiros entre Brasil e Suíça", afirma o vice-presidente Comercial e de Planejamento da TAM, Paulo Castello Branco.

Por meio da nova parceria, os passageiros poderão viajar com a TAM a partir de São Paulo ou do Rio de Janeiro para Paris (Aeroporto Charles de Gaulle) e fazer conexão em voos da Swiss, sob o código JJ*, para Zurique, desfrutando de benefícios como: simplificação de reservas de voos, conexões convenientes com um único bilhete aéreo e despacho de bagagens até o destino final. O acordo também vale para viagens com origem em Zurique, conexão em Paris e chegada em São Paulo ou no Rio de Janeiro.

A TAM e a Swiss já possuem codeshare em quatro diferentes rotas operadas pela TAM a partir de São Paulo: Santiago (Chile), Buenos Aires (Argentina), Rio de Janeiro e Porto Alegre. Com isso, os passageiros da Swiss vindos de Zurique (Suíça) podem fazer conexão com a TAM em São Paulo para seguir viagem a qualquer uma das quatro cidades, aproveitando os benefícios dessa parceria.

Além disso, a TAM mantém acordo de FFP (Frequent Flyer Program) com a Swiss, o que permite aos membros do programa TAM Fidelidade acumular e resgatar pontos em qualquer voo operado pela companhia suíça. Da mesma forma, os membros do Miles & More (programa utilizado pela Swiss) podem acumular e resgatar milhas em todos os voos domésticos e internacionais da TAM.
jornal de turismo

Princess Cruisses - comercial

O vídeo abaixo é bem humorado, é um comercial da companhia de cruzeiros Princess Cruises, o qual indica a diferença entre um voo em classe econômica e um cruzeiro.

Popout

viajar barato

British propõe nova oferta a sindicato para evitar mais greves


A companhia British Airways fez uma nova proposta negociadora, nesta sexta-feira, ao Unite, sindicato que representa os pilotos e comissários de bordo.

A tentativa se dá para tentar evitar mais interrupções a partir de agosto, em protesto contra a deterioração de suas condições trabalhistas.

A empresa, que perdeu 150 milhões de libras (US$ 224,02 milhões) por causa dos 22 dias de greve realizadas desde março, explicou em comunicado que a oferta inclui mudanças sobre o esquema retribuidor dos trabalhadores.

O principal é que a companhia oferece pagamento para garantir que os tripulantes não perderão dinheiro em suas viagens quando for ampliado o número de trabalhadores que devem ser contratados em breve.

A nova oferta ainda inclui um período de dois anos, a partir de fevereiro de 2011, durante os quais a companhia garante aumentos dos salários básicos, ao que é preciso somar os incrementos anuais já pactados para o salário geral.

O sindicato Unite informou que a votação não será realizada antes de 27 de julho.
jornal de turismo

Emirates terá Open Day em SP e PoA, em Julho


A Emirates Airlines continua selecionando comissários de voo brasileiros por meio da Fly Right International.
meio aéreo

A Guerra do Futebol: os últimos combates dos caças a pistão

A Copa do Mundo de Futebol é um grande e pacífico evento esportivo que acontece uma vez a cada quatro anos, e que desperta um forte sentimento de patriotismo em nações de todos os continentes.

Entretanto, nem tudo no futebol das Copas foi tão pacífico assim. Em 1969, alguns jogos das eliminatórias para a Copa de 1970, no México, acabaram desencadeando uma guerra real entre dois países, Honduras e El Salvador.



O relacionamento político entre os dois países da América Central já estavam sob forte tensão, devido ao movimento de imigrantes salvadorenhos para Honduras,e os jogos das eliminatórias acabaram por se tornar o estopim de um conflito armado, que passaria à história com o nome de Guerra do Futebol.


O primeiro desses jogos aconteceu em Tegucigalpa, capital de Honduras, no dia 8 de junho de 1969, com vitória de Honduras por 1 x 0.

O jogo foi tenso, e os ânimos se acirraram no segundo jogo, em El Salvador, no dia 14 de junho de 1969, vencido por El Salvador por 3 x 0.

Esse jogo desencadeou uma onda de violência jamais visto na história das Copas do Mundo, e jogadores, torcedores e imigrantes foram perseguidos e assassinados em ambos os países.

Um terceiro jogo, em 27 de junho de 1969, na Cidade do México, terminou com a vitória de 3 x 2 de El Salvador, e a onda de violência continou se alastrando, culminando com o rompimento das relações diplomáticas entre os dois países.


Finalmente,em 14 de julho de 1969, o Exército Salvadorennho lança um ataque contra Honduras. El Salvador avançou sobre o território hondurenho, tomando várias cidades e vilarejos. Praticamente, toda a ação se desenvolveu sobre o território de Honduras. A guerra iria durar apenas quatro dias, e um cessar-fogo foi negociado pela Organização dos Estados Americanos - OEA. O conflito terminou na noite do dia 18 de julho, sem vencedores reais, mas com ligeira vantagem para os Salvadorenhos.

Nenhum dos dois países dispunha de grandes recursos bélicos. A Força Aérea de El Salvador precisou adaptar aviões de passageiros, principalmente Douglas C-47, como bombardeiros. Os ataques aéreos foram lançados contra o Aeroporto de Tocontin, em Honduras, e outros alvos.

Honduras, embora em clara desvantagem perante o maior e mais bem equipado inimigo, lançou um ataque aéreo contra as instalações da Força Aérea em Ilopango. O ataque foi rechaçado por El Salvador, e uma única bomba lançada acabou causando algum dano. Honduras chegou a usar bombas de napalm contra El Salvador

El Salvador acabou utilizando aeronaves de caça North American P-51 Mustang, remanescentes da Segunda Guerra Mundial, contra as aeronaves Vought F-4U Corsair de Honduras. A operação dos militares salvadorenhos foram pilotados por veteranos americanos de P-51, como Chuck Lyford, Bob Love, Lynn Garrison e Ben Hall.

Os combates entre os caças P-51 de El Salvador e Corsair F-4U de Honduras foram os últimos combates entre caças a pistão da história, ironicamente entre dois tipos de aeronaves americanas, veteranos da Segunda Guerra Mundial e da Guerra da Coréia.

O conflito aéreo envolveu cerca de 1000 militares salvadorenhos e 600 militares hondurenhos. A Guerra do Futebol terminou com mais de 2000 vítimas, a maioria civis, e um tratado de paz definitivo somente foi assinado quase 11 anos depois.

El Salvador acabou se classificando para a Copa de 1970, no México, mas não passou da primeira fase, perdendo todos os jogos e saindo sem fazer um único gol. Perdeu por 3 x 0 para a Bélgica, 4 x 0 para o México e 2 x 0 para a União Soviética. Foi um triste epílogo para o mais trágico evento das Copas do Mundo. A Copa de 1970 foi vencida pelo Brasil.
ciências aeronáuticas

Low cost com flatbed seats

A Asia x é a primeira companhia mundial low cost a oferecer assentos com cama incluída (flatbed seats).


A companhia assegura voos diários entre Kuala Lumpur (Malásia) e o aeroporto londrino de Stansted. Este serviço, combina o conforto da classe executiva com o sentimento de viagens a preços justos.

Air Europa entra na SkyTeam

A companhia de aviação do grupo espanhol Globalia faz agora parte da segunda maior aliança de transportadoras áereas do mundo.

No momento em que comemora o seu 10.º aniversáio, a SkyTeam, a segunda maior aliança global de companhias aéreas, integrou a Air Europa como membro de pleno direito do grupo e formaliza o início do processo de adesão de uma das principais transportadoras da China, a China Eastern.

Fundada em 2000 pelas companhias aéreas Aeroméxico, Air France, Delta Air Lines e Korean Air, esta aliança global cresceu para 13 membros em 2010 e oferece hoje mais de 13 mil voos diários para 898 destinos em 169 países.
desástres aéreos

AZUL recebe 3 novos E-195 da EMBRAER


AZUL VAI RECEBER MAIS 3 E-JETS DA EMBRAER; UM DELES JÁ ESTÁ NO AEROPORTO DE VIRACOPOS E ENTRARÁ EM OPERAÇÃO IMEDIATAMENTE

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras recebe da Embraer mais 3 E-Jets. As novas aeronaves, modelo 195, fazem parte da encomenda de 76 feitas à empresa no começo de 2008, quando a criação da Azul foi anunciada ao mercado. Com isso, a companhia aérea passa a contar com uma frota de 18 E-Jets, sendo 10 190 e 8 195.

A primeira das três aeronaves decolou ontem (24/06) de São José dos Campos, onde fica a fábrica da Embraer, para Campinas, onde, em seguida, começou a operar nas rotas servidas pela Azul. As demais devem chegar nos próximos dias.


contato radar

BOMBARDEIRO STEALTH É COMO UM GUARDA-SOL COM CABIDES PARA MÍSSEIS TELEGUIADOS



Encontrar uma sombra no asfalto pode ser difícil se você não tem algo com uma superfície grande. Por sorte, temos o B-2 para isso.

Apenas vinte e um B-2 Spirit foram fabricados pela Northop Grumman. Dividindo o custo total do programa, cada unidade precisou de US$ 2,13 bilhões de dólares para ser completada!

A distância entre as pontas das asas é de 52,4 metros. Invisível aos radares, carrega 23 toneladas de bombas e mísseis, e pode atingir qualquer lugar do mundo com um único reabastecimento. Mas como reabastecer um bicho desses? Fácil, não precisa nem estacionar.



ifr online

Programa para o final de semana

poder aéreo

Paraguai Manifesta Interesse em Avião Não Tripulado

Em reunião de cúpula realizada na tarde desta quarta-feira (23), o ministro paraguaio do Interior, Rafael Filizzola, revelou sua intenção de solicitar ao Parlamento ampliação orçamentária para o ano de 2011, no intuito de adquirir equipamentos e uma aeronave não tripulada similar à pertencente ao Brasil.

Filizzola, que esteve em São Miguel do Iguaçu, em julho do ano passado, no ato de apresentação do Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) adquirido pela Polícia Federal (PF), espera poder dotar a Polícia Nacional de instrumento similar para patrulhar as regiões fronteiriças do país.

Tal como no Brasil, o objetivo é monitorar as atividades ilegais e identificar, em tempo real, rotas e portos clandestinos utilizados por contrabandistas e traficantes que, com seu poderio econômico, “dominam” vastas áreas do país e colocam em risco a governabilidade e a integridade do Estado.

Além de pelo menos uma aeronave não tripulada, o Ministério do Interior quer comprar para 2011, também, armas e viaturas para reduzir o déficit das forças de segurança. No interior, é comum que cidades inteiras contem com uma ou nenhuma viatura, enquanto policiais são obrigados a adquirirem suas próprias armas.

Por sua vez, Luis Nicanor Bareiro Spaini, ministro da Defesa, expôs a necessidade de atualização dos equipamentos das forças militares, para ampliar o raio de ação de corporações como a Marinha no patrulhamento dos rios Paraná e Paraguai.

sopabrasilguaia

Pesquisa da Sita revela que companhias aéreas vão se tornar potências do varejo


A 12ª Pesquisa Anual de Tendências de TI e Negócios de Aviação realizada pela Sita, empresa de comunicação e soluções de TI para a indústria de transporte aéreo, mostra que as empresas aéreas que transportam a maior parte do tráfego aéreo mundial estão no caminho para vender suas passagens aéreas diretamente para os consumidores até 2013.

As 129 companhias aéreas que responderam à pesquisa de opinião deste ano transportam em torno de um bilhão de passageiros e vendem 40,8% de suas passagens diretamente para o público. O restante dos canais se divide em: 25,8% através da internet, 10,7% por meio de call centers e 4,3% por interlining (encaminhamento do passageiro negociado entre as companhias aéreas).

O grupo participante espera que as vendas diretas cheguem a 55,1% até 2013. As vendas por call centers e interlining devem permanecer estáticas e o canal de vendas por meio da internet deve crescer para 37,9%.

Francesco Violante, CEO da Sita, afirma que “a pesquisa feita este ano nos diz que há um clima de aumento da confiança nos negócios. As companhias aéreas estão investindo em TI para prover maior funcionalidade aos consumidores de internet e criando canais adicionais para o mercado de maneira a incrementar número de vendas diretas, visto que agora a distribuição via ambiente virtual é praticamente universal”.

Para aumentar as vendas online, foi notado também que as companhias aéreas estão priorizando a implementação de novas funcionalidades em seus sites na seguinte ordem de uso: ferramentas de venda online (61% já fazem uso), mudar, cancelar, remarcar voos (52%), funcionalidade de resgate do passageiro frequente (51%).

Estes números estão em linha com as estratégias das companhias de migrar os passageiros para o autosserviço, incluindo principalmente o ambiente de check-in. As linhas aéreas demonstraram ambição em reduzir o número de passageiros transportados via agente de check-in de 50,7% para 28,9% até 2013. Os quiosques tradicionais devem permanecer um pouco abaixo de 20%, enquanto o serviço via web irá crescer de 21,6% para 35,5% em 2013. Check-in por celular, por sua vez, pulará de 28% de adesão para 70% até 2013, conforme a pesquisa da Sita.

A pesquisa confirma o importante papel dos quiosques em vários canais do ambiente da aviação. Foi levantado que 47% das companhias aéreas planejam aumentar o número de quiosques que oferecem e, gradativamente, adotar novas funcionalidades para gerenciamento de conexões e interrupções na comunicação. A pesquisa da SITA também atesta que 80% das maiores companhias planejam usar quiosques como pontos de venda.

A próxima onda de implementação está relacionada aos portais de agendamento para agências de viagens, das quais 41% já fazem uso, 43% têm planos para 2013; 44% já implementaram portais para clientes corporativos e 38% se programam para fazê-lo até 2013. Em comparação, apenas 21% dos que responderam a pesquisa da SITA fazem uso de redes sociais e 45% não pretendem entrar neste universo.

Das companhias aéreas, 70% já têm estratégias de integração com a telefonia celular como ferramenta para a venda de passagens. Atualmente, 18% delas vendem passagens por celular e a meta é chegar a 70% até 2013. Dentre as maiores companhias aéreas, 85% pretendem fazer com que o serviço se torne uma realidade dentro dos próximos três anos.

O telefone celular será uma ferramenta essencial para o setor aéreo até 2013, com números equivalentes a 86% de companhias desejando oferecer notificações pelo aparelho, 80% check-in online, 76% planejando enviar tíquetes de embarque para o celular e 68% considerando enviar ofertas por SMS.

As linhas aéreas cada vez mais aderem ao upselling (venda casada a serviços de qualidade), usando famílias de tarifas e tipos de marketing, a separação de tarifas, cobrando por serviços, tais como refeições e acompanhamento de bagagens e venda de serviços não-aéreos, tais como hotéis, aluguel de carros e seguros. A maior parte da geração desta renda detalhada vem do consumidor virtual: 63% usam upselling, 41% separação de tarifas e 51% serviços não-ar. Em 2013, 91% dos que responderam a pesquisa da Sita já terão implementado pelo menos uma destas estratégias através de seus próprios sites.

A pesquisa Airline IT Trends Survey é um trabalho independente produzido por seniores de TI, ligados às 200 principais transportadores de passageiros. Participaram da pesquisa 129 companhias aéreas, das quais 81% são full service, 14% são empresas low cost e 5% transportadoras charter.
JORNAL DE TURISMO

Aeronáutica vai investigar manobra feita por avião da TAM perto de Congonhas


A Aeronáutica informou que vai ouvir o piloto da companhia área TAM que teve de fazer uma "manobra evasiva" no final da tarde desta quinta-feira (24) quando ia pousar no aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista. Segundo o Cecomsaer, órgão responsável pela comunicação, as investigações já foram iniciadas e vão analisar as gravações do radar e das comunicações para apurar "os fatores contribuintes da ocorrência com a aeronave da TAM".

O R7 apurou que, apesar do companhia afirmar que havia uma outra aeronave na rota do voo 3717 (Natal/Brasília/São Paulo), os dois aviões estavam a uma distância de 7,2 km e seguindo em direções diferentes.

Em nota, a TAM informou que a "manobra evasiva" foi feita porque os equipamentos de bordo detectaram a presença de outra aeronave na mesma rota. E que o comandante seguiu os procedimentos de segurança prescritos para essas circunstâncias e informou os passageiros do ocorrido.

Segundo informações do controle de voo, o que ocorre é que o TCAS [equipamento que detecta aproximação de outra aeronave] faz uma varredura num raio de 10 km e dependendo da inclinação do aparelho pode ser acionado. O outro avião seguia de São Paulo na direção de Sorocaba, no interior do Estado, quando houve esse cruzamento. Contudo, não havia risco de colisão.

O avião pousou na segunda tentativa, às 18h52. A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) disse que o pouso foi tranquilo. De acordo com a TAM, havia 171 passageiros na aeronave.

R7

Airbus da TAM faz manobra rápida para desviar de outro avião



Um avião da TAM com 171 passageiros que ia de Brasília para São Paulo fez uma manobra rápida para evitar colisão com outra aeronave.


Segundo nota da empresa aérea, o Airbus A320 precisou fazer "manobra evasiva" no momento em que foi detectada a presença de outro avião próximo. Ainda de acordo com a TAM, o avião pousou às 18h52 de quinta-feira no aeroporto de Congonhas.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea, ouvirá o piloto que fez a manobra, além de funcionários do controle de tráfego aéreo, da torre do aeroporto e do serviço de pátio. As informações registradas durante o voo também serão coletadas. A Cenipa informou que pode ter havido mau funcionamento de equipamento ou então um helicóptero pode ter passado na mesma rota do avião por alguns segundos em grande distância.

O controle de voo informou que a distância entre as duas aeronaves eram de 7,2 quilômetros. A Infraero não registrou anormalidade no voo. Já o Ministério da Aeronáutica informou que o fato está sendo investigado. A investigação através das gravações radar e comunicações já foi iniciada pelo Comando da Aeronáutica.

Na madrugada de quinta-feira, um avião da TAM e outro da Gol se chocaram no pátio do Aeroporto de Aracaju, em Sergipe. Não havia passageiros no momento e ninguém ficou ferido.

SRZD/R7

FAB já transportou 90 toneladas de ajuda humanitária para Alagoas



As aeronaves da FAB transportaram, até o dia 24, um total de 90 toneladas de suprimentos entre água, medicamentos e cestas básicas. Os dois helicópteros do 1º/11º GAV continuaram, nesta quinta, as operações de ajuda humanitária nas cidades de Santana do Mundaú e São José da Laje.

Em Alagoas, a operação foi dividida em duas etapas: na primeira fase, entre os dias 19 e 20 de junho, os trabalhos foram concentrados nas buscas e resgate de sobreviventes. nessas missões foram resgatadas 44 pessoas. Já, na segunda etapa, o início dia 21 de junho, houve direcionamento para área logística, envolvendo transporte do HCAMP e alimentos.

Um avião C-130 proveniente de São Paulo pousou na tarde de hoje (24/6) em Maceió com 10,5 toneladas de ajuda humanitária. A aeronave trouxe equipamentos de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo além de cestas básicas, dois cães e uma equipe formada por 25 militares da corporação paulista.
MUNDO AÉREO

Balão é flagrado sobrevoando São Paulo

O helicóptero da TV Globo flagrou por volta das 6h40 desta sexta-feira (25) um balão sobrevoando a Marginal Tietê, próximo à Ponte dos Remédios, em São Paulo. Pouco depois de ser avistado, ele caiu em um campo de futebol do Centro de Formação da Polícia Rodoviária e foi recolhido.

Soltar balão é considerado crime ambiental, além de trazer riscos para a aviação.

Sudão monta primeiro avião militar


O Presidente sudanês, Hassan Omar el-Bashir, procedeu à apresentação do primeiro avião militar fabricado no país, durante uma cerimónia diante dos diplomatas estrangeiros acreditados em Cartum.

O Exército sudanês montou o primeiro avião militar a partir de peças fabricadas localmente no quadro da estratégia de industrialização do país, indicou um comunicado oficial.

Omar el-Bashir saudou os esforços do Exército para assegurar a auto-suficiência na industrialização do Sudão.

O primeiro avião montado no Sudão, baptizado Alsafat-01, é concebido para voar usando benzena e não carborreactor utilizado pela maioria dos aviões comerciais, indicou a Agência Sudanesa de Notícias

SUNA

concerto de vuvuzelas atinge decibéis de avião a jato


HAIA — Em torno de 300 pessoas conseguiram nesta quinta-feira produzir o som de 127 decibéis, o equivalente ao ruído de um avião a jato, ao assoprarem ao mesmo tempo várias vuvuzelas na cidade de Hoogezand-Sappemeer, norte da Holanda, anunciou a prefeitura.

"Em torno de 300 pessoas produziram 127 decibéis", afirmou à AFP Joost Koedam, um porta-voz municipal, que mediu o som da iniciativa que teve como objetivo marcar um recorde.

"É o primeiro recorde oficial na Holanda", segundo Koedam, que espera homologá-lo para que figure no Guiness. Segundo o porta-voz, não existe no momento nenhuma marca desse tipo no mundo.

AFP

A Tirolesa mais rápida do mundo fica na África do Sul

Tirolesa mais  rapida do mundo fica na Africa do Sul

Na cidade de Sun City, na África do Sul, fica a Zip 2000, uma tirolesa considerada a mais longa, mais rápida e mais alta do mundo, com 2km de extensão e que atinge a velocidade de até 160km/h.

No vídeo após o jump, você confere a adrenalina que é se jogar num “voo” rasante sobre a savana africana, como se tivesse asas, mas com toda a segurança.

A Zip 2000 fica a 280m de altura, então se você tem medo de grandes altitudes é melhor nem pensar. Para ir neste “brinquedo”, é preciso manter o corpo rígido, e para isso é colocada uma pequena prancha entre as pernas da pessoa para mantê-las firmes, mas muita gente prefere descer em dupla, como na foto acima. Afinal de contas, sofrer acompanhado é muito melhor…


Popout

VIJANDAUM

Aviação da Venezuela com queda de 40 por cento na venda de bilhetes


A Associação de Linhas Aéreas Venezuelanas (ALAV) revelou hoje que desde Janeiro último as operadoras registam uma quebra de 40 por cento na venda de bilhetes relativamente a igual período de 2009.

“É uma crise que como há muito tempo não acontecia”, disse Humberto Figuera, presidente da ALAV, organização que responsabiliza a desvalorização do bolívar forte e a subida de custos operacionais para a quebra nas vendas.

Em Janeiro deste ano, o Governo venezuelano desvalorizou o bolívar forte (BsF moeda nacional), que passou de 2,15 para 4,30 contra o dólar norte-americano, com excepção da importação de medicamentos e alimentos, que se realizam a 2,60 BsF.

Segundo Figuera, as companhias aéreas nacionais e internacionais registavam desde 2006 um crescimento sustentado na venda de bilhetes, mas no primeiro semestre caíram para valores inferiores aos registados no ano 2000.

O mesmo responsável explicou que na Venezuela operam 32 companhias internacionais e 11 nacionais, muitas delas fazendo um “esforço importante” e “voando com prejuízos para cumprir os horários”.

Humberto Figuera explicou também que as companhias enfrentam ainda dificuldades devido à falta de dólares no país, motivada pela descida dos preços do petróleo, com muitas delas a verem atrasados os pedidos de acesso a moeda estrangeira para honrar compromissos.

Na Venezuela vigora desde 2003 um sistema de controle cambial que impede a livre obtenção de moeda estrangeira, podendo o Governo autorizar os cidadãos, através da Comissão de Administração de Divisas (Cadivi), a gastar nas suas viagens ao estrangeiro até ao equivalente a 2500 dólares anuais e até 400 dólares para compras electrónicas.

Sem revelar dados sobre a quantidade de bilhetes vendidos, Humberto Figuera explicou que, para as companhias aéreas poderem ter alguma rentabilidade “deveriam aumentar as tarifas em 60 por cento”, já que os preços estão intactos, em dólares, desde Maio de 2009, pese embora os custos operacionais terem aumentado 60 por cento.
PUBLICO PT

Temos Vagas: Líder Aviação/Analista Fiscal Sênior - BH

Logo

Se você está interessado em se candidatar a esta vaga pressione o botão candidatura no final desta página.
A Líder Aviação, maior empresa no segmento de aviação executiva na América Latina, com mais de 50 anos de mercado, oferecendo soluções personalizadas e atuando em mais de 23 aeroportos espalhados pelo Brasil, contrata:


Analista Fiscal Sênior


Requisitos:
  • curso superior completo em ciências contabéis
  • conhecimentos avançados de inglês
Atividades:
  • Apuração de ICMS dos principais estados e ISS dos principais municípios;
  • Preenchimento de obrigações acessórias mensais e anuais;
  • Preenchimento do Sintegra-Sistema Integrado do estado;
  • Conciliação Contábil/Fiscal;
  • Informação aos clientes internos quanto aos procedimentos fiscais.

Local da vaga: Belo Horizonte/MG/BR (1 vaga)
Candidatura
Candidatura candidatura

Temos Vagas: Líder Aviação/Atendente Bilingue - Boa Vista

Logo

Se você está interessado em se candidatar a esta vaga pressione o botão candidatura no final desta página.
Líder Aviação, maior empresa no segmento de aviação executiva na América Latina, com mais de 50 anos de mercado, oferecendo soluções personalizadas e atuando em mais de 23 aeroportos espalhados pelo Brasil, contrata:


Atendente Bilingue - Boa Vista

Pré-Requisitos:
  • Segundo grau completo;
  • Experiência em atividades de atendimento e recepção de clientes;
  • Inidspensável inglês fluente;
  • Carteira de habilitação B (há mais de 2 anos) ou D;
  • Bons conhecimentos de informática.

Local da vaga: Boa Vista/RR/BR (1 vaga)
Candidatura
Candidatura candidatura