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quinta-feira, 25 de junho de 2009

Investigação de acidente TAM não foi concluída, diz Aeronáutica




A Aeronáutica informou nesta quinta-feira que a investigação sobre o acidente com voo 3054, da TAM, em julho de 2007, em São Paulo, não foi concluída. O relatório final só deve ser divulgado após o fim das investigações, que não tem data prevista para ocorrer. O acidente, em que um Airbus da companhia saiu da pista do Aeroporto de Congonhas e explodiu após se chocar contra um prédio da TAM Express, provocou a morte de 199 pessoas.

Reportagem publicada no jornal Diário de S.Paulo, nesta quinta-feira, aponta que o relatório concluiu que o piloto teria falhado ao pousar, devido ao medo de aterrissar em uma pista em condições inadequadas.

Segundo o jornal, o relatório teria concluído também que houve falhas em um alerta do avião, que avisa sobre a assimetria dos manetes, e no sistema de controle, que não entendeu a intenção do piloto de parar.

O Comando da Aeronáutica informou que, até o momento, apenas a minuta do relatório está em fase final de elaboração e que essa minuta, uma vez concluída, será traduzida e remetida para os demais países que participaram da investigação.

Segundo a Aeronáutica, a minuta significa apenas o rascunho inicial de um documento, portanto "não seria possível afirmar que a investigação do acidente está concluída e, muito menos, apontar culpados para o acidente".

ATR42 da Total e ATR72 da Trip colidem em solo em MAO




A aeronave modelo ATR 72, prefixo PP-PTK, da empresa Trip Linhas Áreas, proveniente de Belém (PA), colidiu sua asa, na manhã de ontem, com um avião da empresa Total Linhas Aéreas, ATR-42, prefixo PR-TTM, que estava parado no pátio se preparando para taxi e tinha como destino Porto Urucu.

O incidente ocorreu no Terminal II do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, localizado na avenida Santos Dumont, Tarumã, zona Oeste de Manaus.

O motivo do acidente não foi revelado. Não houve feridos.


Os prejuízos foram mínimos, haja vista que apenas as asas das aeronaves de chocaram. As partes centrais dos dois aviões permaneceram intactas.

Apesar disso, os voos precisaram ser transferidos para outras aeronaves por conta de possíveis danos causados nos tanques de combustível, localizados nas asas das aeronaves.

A notícia foi confirmada pela assessoria de imprensa da Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Segundo a assessoria, uma equipe do Serviço de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) está apurando as causas da colisão.

O ATR da Total estava na verdade parado, ainda estacionado no pátio. A colisão se deu quando o ATR da Trip finalizava seu taxi até a posição de estacionamento, justamente ao lado da aeronave da Total.


Aeroblog

Segundo acidente na Zest Airways com MA60

MA60.JPG Outro acidente envolvendo um Zest Airways MA60 (semelhante à uma acima), nas Filipinas.nesta manhã, um da China-made aeronave que ultrapassou a pista ao tentar desembarcar no aeroporto Caticlan e acabou em um canal. Felizmente, ninguém se feriu no incidente.

Ainda não está claro o que causou o incidente .

Por pura coincidência, operado por outra MA60 Zest caiu em Caticlan em Janeiro. A companhia, porém, tem claramente a confiança no tipo de aeronave.

O acidente levanta questões sobre a segurança aérea na Filipinas mais uma vez, e certamente as autoridades precisam fazer mais para afastar as preocupações.

Asian Skies

Brussels Airlines aposta em tarifas de ida e volta

Numa espécie de regresso ao passado e contrariando tendências recentes da aviação comercial - cada vez mais apostada em vender bilhetes com tarifas one way -, a Brussels Airlines começou na passada semana a comercializar bilhetes com tarifas de ida e volta na sua rede de destinos na Europa. Os voos terão preços mínimos de 99 euros (viagens de ida e volta).

Brussels Airlines

Em Portugal, um bilhete de ida e volta de Lisboa, Porto ou Faro para Bruxelas ficará, no entanto, por 119 euros, com todas as taxas incluídas, ao passo que cidades como Berlim, Budapeste, Oslo, Praga ou Viena ficarão a pelo menos 180 euros de distância de Portugal. A transportadora salienta o facto das tarifas de ida e volta incluírem todas as taxas (nomeadamente de aeroporto, segurança e combustível), permitindo ainda o transporte de bagagem de porão.

Em comunicado, a Brussels Airlines garante também que a procura de tarifas promocionais no seu site, acessível em www.brusselsairlines.com, tornar-se-á mais simples.

Alma de Viajante

Associação dos empregados da Infraero



A Associação Nacional dos Empregados da Infraero protocolou no MP e no TCU relatório com informações técnicas sobre a infraestrutura aeroportuária. Querem derrubar a tese de que a concessão de aeroportos é viável.

Aeroportos no Brasil

Anac aprova novos valores das tarifas aeroportuárias

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou no Diário Oficial da União, a decisão que aprova os valores das tarifas aeroportuárias de embarque, pouso, permanência e dos preços unificados domésticos para o Aeroporto de Congonhas (SP) e estabelece procedimentos de cobrança.

Veja os valores das taxas aeroportuárias clicando no Portal da Imprensa Nacional.

Panrotas

USAF – Piloto morre em acidente com F-16



Base Aérea de Hill, Utah – Oficiais da Base Aérea de Hill confirmaram hoje que um piloto de F-16 Fighting Falcon faleceu em um acidente ocorrido no dia 21 de Junho, as 10:15PM, quando a aeronave que pilotava caiu na área de treino e testes de Utah, 35 milhas ao Sul de Wendover, Utah.

O piloto, Cap. George Bryan Houghton, 28 anos, do 388th Fighter Wing se formou na Força Aérea Americana em 2002.

Quando o acidente ocorreu, o piloto fazia parte de uma formação de quatro F-16’s voando uma missão de Apoio Aéreo Aproximado envolvendo forças de terra. O esquadrão suspendeu todas as operações aéreas temporariamente, mas já retornou as atividades.

O Capitão Houghton é nativo de Candler, N.C.

“Nós podemos confirmar agora que perdemos um colega piloto”, afirmou o Comandante do 388th Flight Wing, Coronel Scott Dennis, durante uma conferência no dia 22 de Junho. “Depois de horas de buscas, nós localizamos o piloto no local da queda.”

Coronel Dennis disse que a família foi mediatamente notificada, e a prioridade da Força Aérea Americana é dar todo o apoio a eles.

“Eu gostaria de agradecer a todos que se esforçaram em dar apoio à família. Eu apenas gostaria de pedir a todos que mantenham a família do piloto em seus pensamentos e em suas orações”, disse. “Toda vez que voamos uma missão de treinamento ou de combate, a segurança de nosso pessoal é a preocupação número um. Nós perdemos um membro insubstituível de nossa Força Aérea. E nós vamos fazer o máximo possível para determinar as causas do acidente para assegurar que faremos tudo que estiver ao alcance para manter nossos militares livres de ameaças.”

Uma comissão de oficiais irá se reunir para determinar as causas deste incidente.

Forúm Defesa Brasil

Transportes pesados de passageiros em Portugal estão em queda

Aeroporto da cidade de Porto-PT

Um inquérito realizado pela ARP de Portugal (Associação Rodoviária de Transportadores de Pesados de Passageiros) aos seus associados revelou uma queda significativa no volume de negócios desde o início de 2009. A evolução das vendas registou um decréscimo de 30% no primeiro trimestre do ano.

Tendo em conta que se aproxima a época alta para os transportes rodoviários de pesados de passageiros, e se a tendência de queda se mantiver, a ARP receia que muitos dos seus associados tenham de encerrar.

Para evitar esse desfecho, a ARP aguarda o agendamento de uma reunião com a Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, de forma a debater soluções para o problema, que poderão passar por benefícios fiscais e juros bonificados.

Daniduarte

Sobretaxas de combustível voltam a subir; Lufthansa aumenta três euros nos voos europeus



A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou hoje que vai aumentar em três euros por percurso a sobretaxa de combustível nos voos dentro da Europa, iniciando assim uma reversão da tendência desde Julho de 2008, em que, com o recuo dos preços do petróleo, os ajustamentos eram em baixa.

A Lufthansa alega que os preços do crude subiram mais de 50% desde Dezembro de 2008, agravando os custos de aquisição do jet fuel, e indica que a nova sobretaxa, de 24 euros por percurso, será aplicada nos bilhetes vendidos a partir de 2 de Julho.

A tendência de subida dos preços do combustível já era evidenciada pelo Índice IATA dos preços do combustível de avião (clique para ler: Combustível de avião atinge novo máximo de 2009 / Preço do barril de petróleo sobe 28% em Maio).

Além da subida da sobretaxa nos voos dentro da Europa, a Lufthansa anunciou ainda alterações nas sobretaxas, algumas das quais resultam em reduções.

Entre essas alterações consta a aplicação da sobretaxa dos voos intra-europeus (24 euros por percurso) também para as ligações com Israel, Líbano, Jordânia e Norte de África, referindo que em alguns destes voos aplicava anteriormente a sobretaxa para voos de longo curso.

Outra alteração diz respeito aos voos de longo curso, nos quais deixa de haver uma sobretaxa única de 82 euros por percurso.

A Lufthansa indicou que passa a ter três taxas diferenciadas, de 77 euros por percurso para as ligações com o Médio Oriente e África Ocidental, 82 euros por percurso para as ligações com a América do Norte e Índia e 92 euros por percurso nas ligações com a América Central e do Sul, África Oriental e do Sul, Sudeste Asiático e Extremo Oriente.

As ligações com o Médio Oriente e África Ocidental têm assim uma redução de cinco euros por percurso, no caso da América do Norte e Índia os valores são mantidos e os voos com América Central e do Sul, África Oriental e do Sul, Sudeste Asiático e Extremo Oriente têm um agravamento de dez euros.

ANR

Continental faz 75 anos e pinta jato com antiga marca


O Boeing 737-900ER com a pintura retrô de 1947 (divulgação Continental Airlines)
O Boeing 737-900ER com a pintura retrô de 1947 (divulgação Continental Airlines)
Na agenda dos 75 anos de fundação da Continental Airlines, que serão celebrados oficialmente no dia 15 de julho, a aérea norte-americana recebeu nesta semana um moderno Boeing 737-900ER com um grande diferencial comemorativo. O jato, chamado The Blue Skyway, está pintado como as aeronaves da companhia eram pintados em 1947. A escolha foi decidida pelos funcionários da Continental, disse o chairman e CEO Larry Kellner.

O novo The Blue Skyway está sendo apresentado aos colaboradores e aposentados da aérea em três aeroportos dos Estados Unidos: hoje no Houston Bush e amanhã (dia 26) em Newark Liberty e Cleveland Hopkins.

O primeiro voo da empresa, em 15 de julho de 1934, ainda com o nome de Varney Speed Lines, foi a serviço do correio norte-americano entre as cidades de Pueblo (Colorado) e El Paso (Texas). Foram transportados passageiros e 100 cartas. O nome Continental Airlines foi adotado três anos mais tarde, em 1937.

Atualmente, a Continental Airlines é a quinta maior empresa do mundo, contando com as companhias “irmãs” Continental Express e Continental Connection. Juntas, operam mais de 2.750 voos diários nas Américas, Europa e Ásia, servindo 133 destinos domésticos e 132 destinos no Exterior.

ANR

TAM não convence o Sindicato sobre demissões




O sindicato dos aeronautas acaba de divulgar uma nota referente ao questionamento sobre a falta de critérios das demissões. Veja:

TAM não convence

A TAM Linhas Aéreas respondeu ao recente questionamento feito pelo SNA, sobre o preocupante número de demissões que vem sendo praticadas pela companhia nos últimos meses. Segundo informações enviadas ao Sindicato pelo presidente da empresa, David Barioni Neto, as demissões que estão ocorrendo são pontuais e não dizem respeito a nenhum processo de redução de força de trabalho e, portanto, não estariam eles descumprindo nenhuma cláusula da Convenção Coletiva do Trabalho (CCT).

Entretanto, os argumentos colocados pelo presidente da TAM não foram suficientes para convencer o SNA, que vê com grande preocupação a forma como as demissões vêm ocorrendo (sem seguir o que está estabelecido na CCT). A falta de critérios nas demissões da TAM tem gerado nos trabalhadores, de maneira geral, insegurança e apreensão, o que leva a redução significativa do alerta situacional (crew awareness), e consequentemente está comprometendo a segurança e operacionalidade dessa empresa.

O SNA aguarda a intervenção do Ministério Público do Trabalho na situação, enquanto prepara uma ação judicial de descumprimento da CCT.
Contato Radar

Erro humano é pouco provável, diz tripulante que fez a mesma rota do voo 447 vinte minutos depois da tragédia

Na tarde do último dia 31 de maio, um Airbus 330 da Air France decolou do Rio de Janeiro rumo a Paris, onde estava prevista sua chegada na manhã seguinte, no horário francês. No mesmo dia, também decolou de São Paulo aeronave semelhante, com mesmo destino, mas vinte minutos de diferença. O primeiro era o voo AF 447, que sofreu um acidente fatal no meio do oceano Atlântico, matando 228 pessoas. O segundo, o voo AF 459, cuja tripulação chegou à França sem nenhum incidente.

  • Reprodução/Le Figaro
Hoje, três semanas depois, o jornal francês "Le Figaro" publicou uma entrevista exclusiva, na qual a tripulação do voo AF 459 conta como foi percorrer aproximadamente a mesma rota fatal.

"As informações dos satélites apontavam uma massa de nuvens, mas nada de preocupante, porque estas são condições muito frequentes nesta região", conta o comandante de voo, cuja identidade não foi revelada.

Ele relata que, ao entrar na chamada Zona de Convergência Intertropical, foi aumentada a sensibilidade do radar da aeronave, uma manipulação que pode deixar a tela confusa com a inclusão de muitas informações, mas deixa as leituras sobre as nuvens mais confiáveis. "Essa manipulação nos permitiu evitar uma grande massa de nuvens que não poderíamos ter identificado com o radar em modo automático."

Um dos dois copilotos que estavam no mesmo avião acrescenta que "essa massa nebulosa era difícil de detectar, porque não havia raios". Com essa informação, o voo 459 decidiu por contornar a região incerta com um desvio de 126 quilômetros.

O voo 447 "logicamente" deveria ter passado pela mesma zona 20 minutos antes, acrescenta o copiloto - informação que o comandante de bordo do 459 não confirma.

Não se sabe se a tripulação do voo 447 teria optado pela mesma mudança no radar e em que medida isso comprometeu os movimentos do avião. A esse respeito, o comandante afirma apenas que "nem todos fazem tal manobra".

Na região da tempestade, os instrumentos do AF 459 não detectaram nada de anormal. "Tirando aquela massa nebulosa, as condições de voo estavam normais e não ouvimos nada na frequência de emergência". O comandante de bordo acrescenta que não houve nenhum contato por rádio com o voo AF 447.

Próximo às Ilhas Canárias, o comandante de bordo entrou em contato com os controladores aéreos, que pediu para que eles buscassem contato com o AF 447. "Tentamos em vão contato pela frequência de emergência", conta. "Mas não nos preocupamos muito com isso, sempre pode acontecer problemas com o rádio de um avião. Esperávamos que um outro avião mais próximo conseguisse contato."

A tripulação do AF 459 só ficou sabendo da tragédia ao chegar ao aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, na manhã de segunda-feira. "É terrível receber esse tipo de notícia. Além disso, estivemos próximos do avião. Toda a tripulação ficou abalada".

Para o comandante de bordo, é pouco provável que o acidente com o 447 tenha sido causado por erro humano. "As fotos dos satélites estavam claras na partida e qualquer piloto sabe usar o radar de seu avião".

Em sua chegada, a tripulação do AF 459 escreveu um relatório ao escritório responsável pela segurança dos vôos. Contudo, mais de três semanas depois do acidente, eles ainda não foram ouvidos pela órgão francês responsável pela investigação a respeito do acidente com o AF 447. O jornal francês afirma ter procurado tal órgão, sem obter resposta.

Fonte: UOL

Air Berlin com diminui 7.7%

A companhia aérea de baixo custo transportou menos 7.7% de passageiros relativamente a Maio de 2008.

Menos 200 mil passageiros preferiram a Air Berlin totalizando 2,5 milhões de passageiros. A acompanhar a descida está a disponibilização de menos 3,1% de capacidade nos movimentos da companhia.

Lowcost Portugal


Azul comemora resultados, mas critica concorrência




Seis meses de operação, mais de 650 mil passageiros transportados e 4,16% de market-share – terceira maior fatia do mercado brasileiro. Esses são alguns dados da caçula Azul, que reuniu jornalistas hoje no aeroporto de Santos Dumont, no Rio, para lançar o programa de milhagens Tudo Azul, benefício que encerra a primeira fase do projeto de implantação da empresa no Brasil.

O presidente da aérea, Pedro Janot, contabilizou outros dados conquistados, como os índices de 0,26 de voos cancelados entre janeiro e maio, 1,3 bagagem extraviada por cada 1 mil paxs e load factor em 79,2% em maio. “Isso é fruto de um projeto voltado para o bem-estar do consumidor. Essa paixão pelo produto é divido entre os cerca de 1,2 colaboradores da Azul”, afirmou ele, não esquecendo de comentar sobre o fato de mais uma companhia aérea entrar no mercado brasileiro, visto na época com muita desconfiança.


“Falaram que não tinha espaço para uma terceira companhia aérea, e hoje eu concordo, afinal, para fazer o que ‘eles’ fazem não é preciso ter outra empresa. A nossa proposta é oferecer um serviço diferenciado ao passageiro”, comentou Janot. Posição endossada pelo diretor de Marketing da aérea, Gianfranco Beting, que foi além e não poupou críticas à atual guerra tarifária do mercado. “Sabíamos que a briga seria dura, ainda mais quando uma empresa passa a oferecer voo a R$ 49. A ideia era nos derrubar, mas a escolha quem faz é o passageiro”, completou Beting, conhecido como “Panda”.
Panrotas

NHT pedirá estímulo aos voos regionais


Na próxima terça-feira, Pedro Teixeira, diretor-presidente do Grupo JMT, controlador da NHT Linhas Aéreas, se reunirá com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, em Brasília, para debater propostas de estímulo aos voos regionais. A reivindicação é pela suplementação tarifária para voos entre metrópoles e pequenas e médias cidades.

Uma das propostas seria destinar uma fatia das tarifas aeroportuárias para subsidiar parte do valor da passagem para o interior. "Esta medida estimularia a aviação regional e beneficiaria diretamente os consumidores e as comunidades do interior", argumenta Teixeira, que ontem participou da reunião-almoço Tá na Mesa, da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Estado (Federasul). Também serão debatidas a desoneração do setor e uma regulamentação específica para empresas que executam viagens regionais.

O setor reclama que os voos ao interior deixaram de ser estimulados nos últimos nove anos, dificultando a distribuição de rotas e encarecendo as passagens. O empresário já se reuniu duas vezes com o ministro Jobim para tratar do tema. Para ele, as medidas seriam importantes para incentivar os investimentos empresariais nas cidades do interior, uma vez que o transporte é um dos itens que pesam no momento de uma companhia escolher o destino de seus aportes. Também sustenta que o transporte ágil de passageiros entre cidades de diferentes tamanho será fundamental para a estrutura logística da Copa do Mundo de 2014.

A NHT confirmou para os próximos 30 dias o início da um voo entre Curitiba e Pato Branco, no Paraná, em um trecho de 600 km. O aeroporto da segunda cidade está sendo adequado para receber os voos regulares da companhia gaúcha. A rota já foi solicitada para a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac).

A companhia aérea também pretende investir em voos mais distantes, priorizando cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Para isso, irá ao mercado comprar aeronaves de maior porte, com 50 assentos (hoje opera com seis aeronaves modelo L410 UVP-E20, com 19 assentos cada), mais adequadas e confortáveis para viagens de longa distância. A NHT avalia se comprará os aviões da brasileira Embraer, da canadense Bombardier ou da francesa ATR. Prazos e volume do negócio não foram divulgados.

Já a Planalto, operadora de linhas rodoviárias do Grupo JMT, investirá R$ 12 milhões na compra de 20 novos ônibus neste ano. Os investimentos não são maiores devido às indefinições do governo federal quanto à reestruturação das concessões das linhas intermunicipais. No ano passado, fracassou uma proposta do governo, e um novo projeto deve ser apresentado nas próximas semanas.

"O sistema de concessões no Brasil já é desenvolvido, por isso esperamos que o novo formato consiga trazer avanços e contribua como setor", diz Teixeira. O faturamento do Grupo JMT em 2008 chegou a R$ 270 milhões e deve se repetir neste ano. A Planalto responde por 45% da receita da empresa, enquanto a NHT, por 10%. O restante vem do transporte de cargas e de aluguéis de veículos.
Webtranspo

Bichinho de estimação agora é bagagem de mão d



A partir de primeiro de julho, a empresa aérea Air Canada, do Canadá, irá permitir que donos de cachorros e gatos levem seus bichinhos de estimação como bagagem de mão. Os interessados irão pagar cerca de R$ 200 para voos internacionais e R$ 100 para trechos dentro da América do Norte.

Segundo o regulamento da companhia, os animais devem ficar em sacolas impermeáveis e não podem pesar mais de dez quilos. Por enquanto, apenas quatro bichos serão levados por viagem, o que exige antecedência nas reservas. Para não criar problemas com os passageiros que não gostam de bichos ou são alérgicos, os aviões terão áreas reservadas para pessoas que estiverem com cães ou gatos.
Desastres Aéreos

Falha no banheiro pode ter contribuído para a tragédia

Vazamento de água do lavatório traseiro, reportado logo depois da decolagem do A330, no Rio de Janeiro, pode estar relacionado a um colapso na estrutura da aeronave.

 Reprodução
Imagem do lavatório de um Airbus 330 Pane no banheiro da aeronave pode ter contribuído para a queda do voo A447, que seguia do Rio para Paris.

Uma pane no lavatório de um banheiro foi o primeiro problema revelado pelo A330 que fazia o voo 447 (Rio-Paris) da Air France e caiu no Oceano Atlântico com 228 a bordo. O aviso da pane consta entre as primeiras mensagens emitidas pela aeronave via Acars (sistema de mensagens via satélite) ao centro de monitoramente da Air France, em Paris. A mensagem de código "ATA 38 FLR" ocorreu às 19h45 do dia 31 de maio, poucos minutos após a decolagem do avião. Foi o primeiro alerta de erro do A330. Segundo peritos consultados pelo jornal francês Le Du Dimanche (Le JDD, ou Jornal de Domingo, em uma tradução literal), não é possível saber o significado preciso da mensagem, apenas que o alerta ATA 38 está ligado a um possível vazamento do sistema de esgoto do Airbus.

Uma das hipóteses levantadas pelo jornal francês aponta que o vazamento no sistema de esgoto do banheiro traseiro da aeronave pode ter agravado a destruição do avião em pleno ar. O alerta de erro teria passado despercebido pelos pilotos, o que gerou um prolongado fluxo de água para uma membrana formada por gel e metal posicionada na traseira da fuselagem do Airbus. Segundo as fontes do Le JDD, o congelamento desse componente pode ter ocorrido quando a aeronave atravessava a região da tempestade, onde a temperatura era -50º Celsius. "Isso poderia ter gerado uma súbita quebra da estrutura da aeronave em pleno voo”, afirmou o Le JDD.

O vazamento nos banheiros não exclui a possível participação, na tragédia, de falhas nas sondas de Pitot do Airbus A330. O vazamento no banheiro pode ter simplesmente agravado os problemas gerados pelas sondas. A falta de informações sobre altitude e velocidade, gerada pela falha nas sondas de Pitot, pode ter contribuído para o avião atingir uma posição de voo incompatível com a sua resistência. Segundo o jornal francês, esse erro, somado ao congelamento da água na parte traseira do Airbus, pode ter desencadeado um desmantelamento do avião em pleno voo. Outro indício que reforça essa suspeita são os corpos resgatados pelas autoridades brasileiras. Segundo os legistas, as vítimas teriam fraturas nos membros e nenhum sinal de queimadura, fatores que podem indicar uma queda em alta altitude.

Um comunicado emitido pela Agência Europeia de Aviação (Easa) no dia 15 de janeiro de 2009 também dá força à hipótese de pane nas sondas de Pitot do AF 447. A instituição divulgou um aviso sobre as mensagens de erros e alertas ligadas ao Adiru (sistema que recebe as informações de velocidade e altitude do Pitot) de número ATA 34. Segundo a Easa, essa falha pode gerar um erro no ângulo de posicionamento do nariz do avião, e contribuir para a dificuldade de controle da aeronave. A recomendação da agência é que, em situações semelhantes, os pilotos devem confiar em sua capacidade de "controle" do avião, e não nas informações emitidas pelo Adiru. O alerta não faz menção a situações de pane em tempestades, como a enfrentada pela tripulação do AF 447.

O jornal francês também divulgou um memorando interno da Air France onde estão registrados nove incidentes de gelo nas sondas de Pitot. As panes teriam ocorrido entre maio de 2008 e março de 2009. A BEA e a Air France negam que a falha nas sondas de Pitot tenha uma relação direta com o acidente do AF 447.

Revista Época

Ryanair só permitirá mala de mão


A Ryanair, maior empresa aérea europeia de baixo custo, proibirá os passageiros de viajar com bagagens a despachar e permitirá apenas as de mão, dentro de seus esforços para reduzir despesas.

A companhia pretende, a partir da próxima primavera (outono no Hemisfério Sul), oferecer autorização "ilimitada" para bagagens de mão que cumpram as dimensões determinadas pelos governos locais e vetar as malas que precisem ser despachadas nos balcões dos aeroportos para os porões de carga dos aviões, segundo afirmou ontem o executivo-chefe da Ryanair, Michael O´Leary. A empresa aérea prevê economia de € 20 milhões por ano com a medida.
"Vamos passar de uma bagagem que precisa ser despachada para mais bagagens de mão", disse O´Leary. "Não é o fim do mundo [...], só soa como algo revolucionário. Posso assegurar que não é."
A Ryanair, com sede em Dublin, havia anunciado planos de deixar de usar os balcões de registro dos passageiros a partir de 1º de outubro, passando o check in para o site da empresa. De acordo com as novas regras de O´Leary, os passageiros terão de levar, eles mesmos, todos seus pertences a bordo do avião. As bagagens serão enviadas para os porões da aeronave só se os compartimentos destinados à bagagem de mão ficarem lotados.
"Colocará uma pressão significativa sobre a infraestrutura de segurança dos aeroportos, mas é mais uma opção de negociação de custos com os aeroportos e os responsáveis por cuidar da bagagem", observou o analista Andrew Lobbenberg, do Royal Bank of Scotland, em Londres, que recomenda a compra das ações da Ryanair.
A autoridade de aviação civil do Reino Unido informou que não estudará o caso até ser comunicada pela Ryanair sobre a promoção da mudança. A BAA, que opera aeroportos como o de Stansted, em Londres, maior centro de operações da Ryanair no Reino Unido, disse que avaliará a proposta mais detalhadamente.
"Hoje, cada aeroporto possui uma política diferente sobre a bagagem de mão, dependendo de suas condições particulares", afirmou o porta-voz da BAA, Stuart Butchers. "Essas políticas são negociadas de forma unilateral entre o operador do aeroporto, as empresas aéreas e o Departamento de Transporte."
O Departamento de Transporte informou ser responsável apenas pelas restrições de volume das bagagens de mão, que devem ter dimensões de 56 cm por 45 cm por 25 cm. O'Leary afirmou ontem que os passageiros poderiam não ter mais como transportar itens como esquis, embora tenha acrescentado que os detalhes ainda precisam ser definidos.
Cerca de 70% dos clientes da Ryanair já viajam sem despachar malas. Atualmente, os passageiros podem levar a bordo no compartimento superior um volume de até dez quilos. Para despachar malas de até 15 quilos, a empresa aérea cobra € 20. Além disso, há uma taxa de € 15 por quilo.
O'Leary também disse ontem que a Ryanair deixará de expandir seus nove centros de operações no Reino Unido como protesto contra os impostos locais sobre viagens. Para o executivo, a taxa de 10 libras esterlinas (US$ 16,5) por passageiro está tornando o Reino Unido "um destino não competitivo". O imposto custará empregos e prejudicará a receita com turismo, segundo O´Leary.
Contato Radar

Dois morrem em queda de pequeno avião na Espanha


O avião envolvido no acidente, fotografado em 07/03/08 no Aeroporto Logrono-Agoncillo, na Espanha - Foto: Emilio Lafuente (Airliners)

O avião acidentado no jardim da vivenda - Foto: Jordi Roviralta

Os dois ocupantes do avião Vulcanair P.68 Observer 2, prefixo EC-IPG, da Escola de Pilotos Gavina perderam a vida na queda da aeronave sobre o jardim de uma vivenda na localidade de Sant Pere de Vilamajor, em Vallès Oriental, na província de Barcelona, Espanha, na terça-feira (23).

O aparelho atingiu o solo ficando a apenas seis metros da vivenda depois que seu motor parou de funcionar caindo em espiral.

O acidente ocurreu às 10:45 (hora local) na altura do quilômetro 45 da Rodovia BP-5107. Os bombeiros conseguiram apagar o pequeno incêndio que se iniciou após a queda.

Na aeronave viajavam duas pessoas que faleceram na hora. O acidente não causou danos à estrutura da casa, nem lesões a nenhum dos ocupantes da vivenda.

E Escola de Pilotos a que o avião pertencia, fica localizada na Rodovia de Bellaterra, próxima do aeródromo de Sabadell, onde várias empresas oferecem cursos de pilotagem.

Uma porta-voz da escola explicou que os dois pilotos teriam larga experiência em voos comerciais, já que havíam trabalhado durante anos em línhas aéreas. Um deles, com mais de 8.000 horas de voo, estava realizando um exame de verificação da habilitação de voo com aparelhos bimotores, um trâmite para os pilotos.

O secretário municipal de obras e serviços de Sant Pere de Vilamajor, Pere Curto, informou que na casa havia entre três e quatro pessoas, que levaram um susto monumental, mas escaparam ilesas. Segundo o secretário, vários vizinhos disseram que puoco antes do acidente o motor da aeronave parou — como fazem muitos aviões que sobrevoam a região praticando —, mas que conseguiu voltar a subir, caindo ao solo.

Em sua queda vertical, a aeronave deu duas voltas em espiral até impactar em um jardím de uns 150 metros quadrados, situado a seis metros do trecho da vivienda principal.

Uma asa chocou-se contra um alpendre da vivenda e causou um pequeno incendio, que chegou a atingir um sofá dentro da casa, mas que pode ser apagado rapidamente, primeiro pelos próprios vizinhos e, logo em seguida, com a ajuda dos bombeiros.
Aviation News

Consórcio da TAP e BNU barra Air Macau


A SEAP, consórcio onde está integrada a TAP e o BNU, travou o processo de reestruturação da Air Macau através de uma providência cautelar interposta no Tribunal de Macau. As razões são evidentes, a companhia macaense tem vindo a acumular sucessivos prejuízos, sem que haja sinal de mudanças na gestão da empresa. A razão para a SEAP tomar tal medida prende-se com o facto de a Air Macau ter aprovado a redução do capital social de 400 milhões de patacas (cerca de 40 milhões de euros) para um milhão de patacas. Acrescendo que os accionista mantinham a sua parte do capital em proporção, à SEAP passaria a caber 200 mil patacas, que contrastam com os 80 milhões que detinham antes da redução de capital. No final, cada accionista teria de repor proporcionalmente a sua cota até aos 200 milhões de patacas. A operação tentou contornar a falência da Air Macau, que acumula cerca de 500 milhões de patacas, mais de metade do capital social, o que para a legislação de Macau torna obrigatória a declaração de falência.
Publituris

Lufhtansa tenta controlar Aeroporto de Heathrow


A maior companhia aérea alemã chegou, finalmente, a um acordo com o accionista maioritário da British Midland Airways (BMI), para a comprar de uma forma faseada. Desta forma, a Lufhtansa passará a controlar 80% do capital da companhia inglesa, acrescendo aos 30% que já detia anteriormente, o que representou um investimento de 439 milhões de euros. O restante capital da BMI pertence à escandinava SAS. Actualmente, a BMI detêm 11% dos direitos de descolagem no aeroporto londrino de Heathrow, o maior da Europa. Porém, a tentativa da transportadora alemã de aumentar a sua quota nos direitos de descolagem em Heathrow pode levarar as autoridades britânicas a obrigar a BMI a abdicar dos direitos de tráfego, por ter sido adquirida por uma empresa estrangeira.
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Motor avaria e avião aterrissa de emergência no Canadá



Um Boeing 757-200 da Delta Air Lines aterrissou em Ontário, no Canadá, nesta quarta-feira (24) depois de um dos motores do aparelho ter avariado (foto acima) por pedras de gelo e o piloto ter sido obrigado a desligá-lo, segundo informa a AP.

Com 190 pessoas a bordo, o voo DL-1973 ligava Atlanta, nos EUA, a Ontário, no Canadá e da aterrissagem de emergência não resultou qualquer ferimento nos passageiros e tripulação.

A companhia vai investigar o incidente. Assista à aterrissagem de emergência

Desastres aéreos

Amadeus e China Southern Airlines anunciam parceria


  • Com o acordo, Amadeus passa a ser a provedora de toda a tecnologia de processamento de bilhetes internacionais da companhia aérea chinesa;
  • As soluções de e-Commerce da Amadeus já são utilizadas pelas maiores companhias da China Continental.

A Amadeus anuncia a implantação bem-sucedida da solução Amadeus e-Retail para o processo de reservas internacionais da China Southern Airlines, maior companhia área do país. Com isso, viajantes chineses estão aptos a solicitar bilhetes para qualquer um dos destinos globais da companhia aérea por meio do website da empresa.

O Amadeus e-Retail é a solução de reservas online mais usada no mundo. Sua interface com o usuário é completamente customizável e oferece a melhor experiência de usabilidade do mercado. Com essa plataforma, os clientes da China Southern Airlines podem, além de reservar todos os voos internacionais via site, solicitar também bilhetes codeshare de outras companhias Sky Team, aliança global da qual a China Southern – e outras dez empresas – faz parte. O pagamento dessas passagens pode, inclusive, ser feito por meio de cartão de débito e, futuramente, com cartões de crédito internacionais.

As duas empresas trabalham juntas desde 2006, quando a tecnologia da Amadeus auxiliou, pela primeira vez, a companhia chinesa a processar as reservas - via site – provenientes de clientes fora da China. Assim, esse acordo coloca a Amadeus como provedora de toda a tecnologia para processamento de bilhetes internacionais da China Southern Airlines.

As soluções de e-Commerce da Amadeus já são utilizadas pelas maiores companhias da China Continental, como Air China, China Eastern Airlines e Hainan Airlines.

David Brett, presidente da Amadeus na Ásia-Pacífico, sobre o mercado de e-commerce na China: O número de usuários da Internet na China cresceu muito nos últimos anos, atingindo a marca de 298 milhões, o que representa mais de 22% da população. Esse número tende a crescer ainda mais e esses consumidores online estão, cada vez mais, confiando na rede para encontrar informação e comprar viagens”.

Esse cenário representa uma excelente oportunidade para a China Southern Airlines reforçar sua posição no mercado. A Amadeus tem a tecnologia necessária para apoiar essa estratégia e esperamos ajudar a companhia aérea a conquistar clientes – atuais e potenciais – tanto localmente, como no restante do mundo”.

Gan Jiang, vice-gerente de Marketing para Passageiros e Divisão de Vendas, sobre o acordo: A China Southern Airlines já é parceira de longa data da Amadeus. A solução e-Retail nos auxiliou a ampliar nosso conteúdo online e funcionalidades para nossos viajantes internacionais e, assim, gostaríamos de estender esses benefícios ao nosso crescente mercado doméstico. Com esse acordo, passaremos a oferecer aos nossos clientes locais conveniência, opção e agilidade por meio do nosso website, melhorando sua experiência de compra”.

Fonte: Amadeus

JAPONESAS SOFREM COM A CRISE



As duas maiores companhias aéreas do Japão mostram sinais do impacto causado pela crise econômica internacional nos seus negócios. A JAL anunciou uma perda de US$ 660 milhões nos 12 meses encerrados no fim de março passado e a ANA (All Nippon Airways) admitiu o primeiro balanço anual no vermelho nos últimos seis anos. Para responder a esses desafios as duas companhias estão desativando aeronaves anti-econômicas ou grandes demais para suas linhas e cortando outras despesas internas. A JAL já admite sinais de recuperação e a sua rival ANA pretende fechar um balanço positivo em 2010.
Aerobusiness

'É muito fácil culpar quem está morto', diz mãe de comandante do voo 3054 da TAM



A mãe do comandante Kleyber Lima, Maria Guedes de Aguiar Lima, disse que não acredita que seu filho possa ter errado os procedimentos de pouso em Congonhas. Ela lembra que o avião tinha dois comandantes e que os dois não iriam errar. O relatório da Aeronáutica, obtido com exclusividade pelo jornal Diário de S.Paulo sobre o acidente com o avião da TAM em Congonhas, que matou 199 pessoas em 2007, mostra que o medo de pousar no aeroporto levou o piloto a falhar, errando a posição do manete . Apontou ainda falhas no sistema de alerta da aeronave, que indica a posição dos manetes, e no sistema de controle, que não entendeu a intenção do piloto de parar. A investigação aponta falha do seu filho no acidente da TAM. A senhora acredita nisso?

Maria Guedes - Estão querendo colocar a culpa nele, mas meu filho nunca iria errar. Ele atuava há 22 anos como piloto e, pelo amor que tinha por mim e pela vida, não iria errar. Meu filho não era louco de errar.

Como é relembrar a tragédia dois anos depois?

É uma dor enorme, ele pagou com a própria vida pelo trabalho. O avião tinha dois comandantes, nenhum deles iria errar. O problema é do avião. É muito fácil culpar quem está morto.

Seu filho gostava de voar?

Sim, era apaixonado pelo que fazia, adorava voar. Era um piloto experiente. Ele era solteiro porque se dedicava à profissão. Nada faria ele errar. Meu filho nunca colocaria a vida dos passageiros em risco. Não gosto nem de falar nisso porque sofro demais e choro.

Como a senhora lembra do seu filho?

Para mim, lembrar dele é um sofrimento eterno. Dois anos depois da tragédia, é como se ele tivesse morrido ontem. Trouxe o corpo dele aqui para Fortaleza, para senti-lo por perto.

Em agosto de 2007, em depoimento à CPI do Apagão Aéreo, o chefe de equipamento A320 da TAM, comandante Alex Frischmann, havia dito que as informações das caixas-pretas do avião indicavam que, segundos antes da tragédia, o piloto Kleyber Lima tentou como último recurso levar o avião para o gramado localizado na lateral da pista principal de Congonhas. Ele teria usado o steering, um "minivolante", na descrição de Frischman. Enquanto Kleyber tentava esta manobra, o piloto Henrique Stephanini Di Sacco, o copiloto do vôo, assumiu o controle do sidestick, que dá os comandos aos computadores de bordo.

O Globo

Identificados corpos de piloto e tripulante do voo 447



A Air France afirmou nesta quinta-feira que o corpo do piloto e de outro tripulante do Airbus 330, que caiu em 31 de maio, foram identificados entre os corpos resgatados pelas operações de busca.

Em uma nota à imprensa, o diretor-geral da companhia aérea, Pierre-Henri Gourgeon, prestou suas condolências às famílias dos funcionários da empresa.

O Airbus da Air France transportava 228 pessoas de 32 nacionalidades, entre passageiros e tripulantes. O voo deixou o Rio de Janeiro com destino a Paris no dia 31 de maio às 19h30 (horário de Brasília). Às 22h48, o avião saiu da cobertura do radar de Fernando de Noronha.

As equipes de busca recolheram 50 corpos de vítimas, além de destroços e bagagens, até o momento, mas os trabalhos continuam e não têm data para serem encerrados.

A Air France não informou se o corpos do piloto e do tripulante estavam entre os onze que já haviam sido identificados.O BEA, órgão francês que investiga as causas do acidente, deve divulgar até o fim deste mês um relatório preliminar sobre as investigações do acidente.Enquanto isso, prosseguem também as buscas pelas caixas pretas, cujos sinais são emitidos por no mínimo 30 dias, de acordo com o BEA.

Em nota na quarta-feira, o Comando da Marinha e o Comando da Aeronáutica informaram que não foram localizados mais corpos de vítimas do voo 447 da Air France.

G1

AIR ASTANMA CONFIRMA JATOS EMBRAER


A companhia Air Astana, do Casaquistão, confirmou que vai mesmo fazer o leasing de dois jatos Embraer 190 em 2011. Os novos aparelhos foram selecionados pela transportadora como os mais apropriados para suas novas linhas na Ásia Central.
Aerobusiness

Gol vê posição de caixa melhor no 2º trimestre


A Gol está com uma situação de caixa "substancialmente" melhor no segundo trimestre em relação aos três primeiros meses do ano, disse o presidente da companhia aérea, Constantino de Oliveira Junior, à Reuters, nesta quarta-feira.

Segundo ele, a empresa não pretende fazer novas emissões de ações ou ampliar dívida, após oferta privada de ações em março no valor de 203 milhões de reais e de levantar 400 milhões de reais através de debêntures em maio.

"A situação de baixa liquidez está superada. Estamos reconstruindo o caixa e reconstruindo o balanço, através de gestão inteligente de receitas, ajuste de nossa malha para atuarmos com voos de maior viabilidade, para termos níveis de rentabilidade que nos permitam manter e até melhorar nossa posição de caixa", disse Constantino Junior, por telefone.

A meta da companhia é assegurar o quanto antes a meta de encerrar o ano com 800 milhões de reais em caixa, depois de terminar o primeiro trimestre com 394,6 milhões de reais em disponibilidades, uma redução de 33 por cento na comparação com o quarto trimestre de 2008. A dívida de curto prazo em moeda estrangeira estava em 676,8 milhões de reais no final de março.

A estratégia de melhoria de caixa da companhia envolve "destravar" valores do grupo, disse Constantino Junior, com desenvolvimento de negócios paralelos ao transporte de passageiros, como incrementar programa de milhagem, venda de produtos a bordo e cargas expressas.

Plano semelhante está sendo adotado pela TAM, que recentemente ampliou seu programa de milhagem, agora com uma unidade na empresa dedicada a isso.

Conforme Constantino Junior, a Gol também promoveu recentemente um primeiro ajuste na malha aérea da empresa. Como resultado, a companhia reduziu voos para Santiago e Lima.

"Houve uma queda na demanda e reduzimos os voos (ao exterior) para posterior análise. Estamos priorizando o mercado doméstico agora", disse o presidente da Gol.

No mercado interno, a Gol estima que o tráfego de passageiros registrará alta de 2 a 4 por cento este ano. Nos cinco primeiros cinco meses de 2009, houve expansão de cerca de 2 por cento.

H1N1

Na visão do presidente da Gol, a recomendação do Ministério da Saúde, na terça-feira, para que os brasileiros evitem viagens para Argentina e Chile, devido ao aumento no número de casos da gripe H1N1 na região, "provavelmente impactará" a demanda de passagens.

Argentina e Chile estão entre os principais destinos da Gol no exterior. A companhia tem 14 voos diários para a Argentina e 15 semanais para o Chile.

"Não é uma notícia boa, provavelmente deve impactar a demanda", afirmou o executivo, que está em Nova York para o "Gol Day", encontro da companhia com investidores.

O governo brasileiro fez a recomendação depois de ter divulgado o surgimento de 94 novos casos da doença, elevando o total de infectados no Brasil para 334.

O aviso foi feito diante da aproximação das férias escolares e pelo fato de que Argentina e Chile são os países da América do Sul com mais casos da nova gripe.

uol

Gol negocia integração de milhas com companhias americanas


A Gol negocia acordos com companhias aéreas americanas para a integração de programas de milhagem. Na prática, isso permite que o cliente do Smiles, programa de fidelidade da companhia, use milhas para trechos operados por outras empresas em voos internacionais.

O presidente da Gol, Constantino de Oliveira Júnior, afirmou em entrevista à Folha que está conversando com empresas dos EUA, da Ásia e Oriente Médio e que anunciará acordos neste ano. "Vamos priorizar o mercado americano", disse, após participar do dia da Gol na Bolsa de Valores de Nova York.

Em abril, a Gol já havia anunciado um acordo desse tipo com a Air France. A partir de 1º de julho os sistemas já estarão integrados, o que permitirá o acúmulo de milhas em trechos operados pela companhia europeia e também a troca de milhas por bilhetes em destinos operados pela Air France.

A Gol mantém acordos menos abrangentes com Delta, American, JAL e Iberia, entre outras. Segundo Oliveira Júnior, a companhia está conversando com essas empresas para fechar a parceria. A estratégia é aumentar a atratividade do Smiles.
WEBTRANSPO

Aerosur preocupada



A boliviana Aerosur anda preocupada com o início das operações da cia estatal boliviana, BoA. Com isso deve focar mais no mercado externo. Vamos acompanhar como a Aerosur vai reagir e suportar a concorrência de uma cia aérea bancada com cofres públicos e com viés político.
AquelaPassagem

Cenipa: falha humana causou acidente da TAM



Relatório afirma que piloto, preocupado com pista molhada de Congonhas, errou a posição de manete; 119 morreram


Uma falha do piloto provocada pela pressão de ter que pousar em uma pista em condições inadequadas é uma das principais causas apontadas pelo relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) para explicar o acidente com o Airbus da TAM no Aeroporto de Congonhas, em 17 de julho de 2007. Na ocasião, morreram 199 pessoas, entre passageiros do voo e pessoas que estavam em um prédio atingido pelo avião.

O relatório, que o "Diário de S.Paulo" publica hoje, aponta ao menos oito fatores que contribuíram para que o piloto cometesse o erro de manter uma das manetes (alavanca que controla a potência do motor) na posição de "climb" (aceleração) durante o pouso. A transcrição das caixas-pretas comprova que só a manete esquerda foi colocada na posição certa, de "reverse" (freio).

A investigação entende que a pista de Congonhas, que estava sem grooving (ranhuras) e "molhada e escorregadia" na hora do pouso, preocuparam o piloto. Nas conversas na cabine, o comandante Kleyber Lima relembra três vezes nos cinco minutos que antecedem o acidente que o reverso (freio aerodinâmico) direito estava inoperante. A pressão para parar o jato em circunstâncias adversas, agravadas por problemas psicológicos, fisiológicos e falhas na preparação, induziram o piloto ao erro, concluiu o Cenipa.

Leia mais em O Globo

Azul: Rumo a Belo Horizonte


Azul: Rumo a Belo Horizonte

A Azul, , estará voando para Belo Horizonte a partir de 5 de agosto de 2009 e operará 4 vôos diários em direção a Campinas.

Já era hora da Azul deixar de lado a briga com o Governo do Estado motivada pelo desejo da Cia em operar na Pampulha. Vamos ver se ela também colocará um sistema de transporte saindo saindo de BH em direção ao distante aeroporto de Confins. Existem áreas de BH que não são atendidas adequadamente pela empresa que opera o transporte rodoviário ate o aeroporto.

Agora vamos torcer para que a se confirme a vinda da Azul e que ela possa também operar vôos para o Santos Dumont no Rio, já que o mineiro adora uma praia!

Aquela Passagem

Deputados passam sufoco em avião




Os deputados federais Ademir Camilo (PDST-MG, foto) e José Carlos Vieira (DEM-SC); e o secretário nacional de Defesa Civil, coronel Wilson Pereira, levaram dois sustos durante sobrevoo em áreas atingidas por enchentes recentes no estado do Piauí. A aeronave do tipo Xingu, da Força Aérea Brasileira (FAB), na qual viajavam, teve duas panes elétricas: a primeira durante uma escala em Petrolina (PE) e a segunda em Teresina (PI). Eles solicitaram que viesse uma outra aeronave da FAB para dar suporte a missão de visitar a capital piauiense e as cidades de Cocal (PI) e São Luis (MA), alagadas pelas enchentes.
Correio Brasiliense

British Airways destaca taxas cobradas por companhias low cost


A British Airways introduziu no seu site uma seção onde indica as taxas adicionais cobradas pela Ryanair e pela easyJet. O objetivo é mostrar que os preços das companhias low cost não são tão baixos como se pensa.
A nova seção surge em destaque na página de abertura do site www.britishairways.com, com a frase- chamariz «veja como as taxas das companhias low cost se acumulam rapidamente – compare-nos com a easyjet e a Ryanair». Clicando no item surge uma tabela com quinze serviços que estas companhias cobram adicionalmente ao valor base, com indicação do valor cobrado, sendo que na BA já estão incluídos no preço. É o caso do pagamento por cartão de débito, que na Ryanair implica 10 libras adicionais e easyJet 2,95 libras (nenhuma cobra no caso de cartão Visa Electron). Outro exemplo, check-in no aeroporto, que na BA e easyJet é grátis, mas na Ryanair custa 80 Libras. Os suplementos mais elevados dizem respeito a bagagem de porão, que na Ryanair podem atingir 260 Libras (23 Kg de bagagem) e na easyJet 58. No total dos itens destacados, que incluem escolha de lugar, prioridade no check-in, alimentação a bordo e vários outros, os suplementos podem atingir 375 Libras a mais na Ryanair e 79,85 na easyJet, valores para viagem de ida e volta a partir de Inglaterra. Na BA não há cobrança adicional por qualquer um dos serviços indicados.
N.A

Tam investe em segurança e inicia a operação de seu 2º Atec Series 6


O Centro Tecnológico da Tam, localizado em São Carlos, no interior do Estado de São Paulo, iniciou a operação de seu segundo Atec Series 6, equipamento criado pela Eads Test & Services para testes e reparos de componentes e sistemas eletrônicos de aeronaves Airbus e Boeing. A Tam é a única companhia aérea no Brasil a operar três Atecs simultaneamente, sendo dois Atecs Series 6 de última geração e um Atec 5000.

"Decidimos investir na incorporação deste segundo Atec Series 6 para acompanhar o crescimento da frota da Tam e aumentar nossa capacidade para a realização de serviços de manutenção, tanto em nossas próprias aeronaves como para terceiros, incluindo modelos de aviões que a Tam não opera", afirmou o vice-presidente de MRO (Maintenance, Repair and Overhaul) da Tam, Ruy Amparo.

Os Atecs Series 6 tem capacidade para testar cerca de 330 diferentes componentes, incluindo os sofisticados computadores responsáveis pelo Gerenciamento de Alertas de Voo, Alertas de Aproximação de Solo, Controles de Direção e Freios, Controles do Sistema de Combustível, Controles de Pressurização Interna e Detecção de Fumaça a Bordo.

Mercado e Eventos

Greve de controladores causa atrasos em voos na Grécia



Atenas, 25 jun (EFE).- A greve dos controladores aéreos gregos anunciada para hoje afeta mais de cem voos, que tiveram seus horários alterados, informou um porta-voz do aeroporto internacional de Atenas.

A greve, marcada para entre 8h e 12h locais (2h e 6h de Brasília), forçou a companhia grega Olympic Airlines a cancelar 32 voos a várias cidades europeias, e além de modificar horários de aviões com destino ao Canadá e a Nova York.

Já a companhia grega Aegean anunciou o cancelamento de 11 voos domésticos e o atraso de aproximadamente 40.

O porta-voz da Associação Grega de Controladores Aéreos, Angelos Sotiropulos, que representa os 706 trabalhadores, disse à Agência Efe que a greve foi convocada em reivindicação por melhoras na segurança do tráfego aéreo.

"Somos a sétima maior zona de controle aéreo da Europa e nos encontramos em um ponto muito importante de toda a circulação de aviões", afirmou Sotiropulos.

Os aeroportos gregos coordenam cerca de 2.500 voos por dia durante o verão europeu e do aeroporto internacional de Atenas decolam diariamente aproximadamente 700 aviões. EFE Fonte: G1

Boeing espera melhora do setor da aviação em 2010


O construtor aeronáutico americano Boeing espera que o setor da aviação, duramente afetado pela crise econômica, melhore em 2010, disse o responsável comercial da firma, Scott Carson.

Carson mostrou prudência e disse que a Boeing têm "a impressão de que há razões para esperar que a recuperação comece ano que vem".

Semana passada, a empresa reduziu sua previsão de demanda de aviões para os próximos 20 anos em 29 mil aparelhos - 400 abaixo do que projetava um mês atrás.

O fabricante americano, rival da europeia Airbus, espera entregar este ano entre 480 e 485 aeronaves, acima dos 483 previstos pela concorrente.

Quanto a pedidos líquidos, a Airbus está na frente da Boeing este ano, com 11 encomendas, frente a sete da Boeing.

O Salão Aeronáutico de Le Bourget, que completa 100 anos nesta edição, está marcado pela incerteza do setor frente à crise econômica e pelo recente acidente com um Airbus da Air France que caiu no litoral brasileiro com 228 pessoas à bordo, quando fazia o trajeto entre Rio de Janeiro e Paris.
Último Segundo

Presidente da Trip apoia ampliação de capital externo


O presidente da Trip Linhas Aéreas, José Mário Caprioli, disse ontem ver com bons olhos o projeto de lei que amplia de 20% para 49% a participação de estrangeiros nas companhias aéreas brasileiras. O projeto está sendo apreciado na Câmara dos Deputados.

Segundo ele, a medida seria benéfica porque aumentaria a presença de novos investidores sem tirar o controle de mãos brasileiras.

A empresa tem em seu quadro de acionistas a norte-americana Skywest, a maior companhia de aviação regional do mundo. Segundo ele, a intenção da Trip é abrir capital em 2011.

A Trip Linhas Aéreas recebeu hoje o terceiro jato Embraer 175, com a previsão de ter outros dois aviões do mesmo modelo em sua frota até o final do ano. No final de 2009, a frota da companhia de aviação regional deverá chegar a pelo menos 30 unidades. A compra das aeronaves Embraer pela Trip está sendo financiada pelo BNDES e pelo Banco do Brasil.
Último Segundo

Presidente da Líder fala de aviação executiva na CNC


O presidente da Líder Táxi Aéreo, Eduardo Vaz, falou ontem, no Conselho de Turismo da CNC, sobre “O futuro da aviação executiva”. A palestra faz parte dos trabalhos já iniciados pelo conselho, para discussão sobre o futuro da aviação brasileira. Vaz fez um panorama da aviação executiva brasileira e os desafios do setor.

Segundo ele, a aviação executiva tem papel fundamental de integração e complementação dos serviços prestados pela aviação comercial. “O País conta com três mil pistas de pouso, mas, apenas 120 cidades são servidas pela aviação comercial. Ou seja, outras 2.780 cidades dependem desse modal de aviação”, afirmou. As grandes empresas são os maiores clientes da aviação executiva, que faz o seu papel de transportadora e ainda beneficia o mercado com serviços correlatos. “O taxi aéreo tem a conotação de luxo mas não é. È, na verdade, a melhor ferramenta de trabalho para os executivos, pois oferece comodidade, agilidade e segurança. Mais de cinco mil empregos são gerados de valor agregado relativamente alto”, explica.

A frota brasileira de aviação executiva conta hoje com 10,5 mil aeronaves. É a segunda maior do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Em 2008 as empresas brasileiras adquiriram 200 aeronaves de porte executivo no Brasil, contra 180 em todo o ano de 2007. “Mas agora o crescimento não deve ser tão expressivo por conta da escassez de linhas de financiamento para a compra de aeronaves”, disse Vaz acrescentando que esse é um dos impactos negativos provocados pela crise econômica mundial. A região Sudeste concentra até 65% de todos os voos da aviação executiva. “Mas a tendência, com a melhor distribuição da riqueza, é sair desse eixo e expandir operações para outras regiões”, avalia Vaz.

Uma dos grandes desafios para a aviação executiva, de acordo com Vaz, é a infraestrutura aeroportuária. “Temos muitos problemas para a concessão de áreas nos aeroportos. É uma questão dramática e que está relegada a terceiro plano. Os principais aeroportos já estão saturados e não há espaço para a aviação executiva. Deveria haver uma adequação comercial e jurídica para definir esses casos. Mas não vejo uma ação organizada para resolver isso na velocidade que precisamos. O que vemos é politicagem”, avalia.

De acordo com o executivo, o desenvolvimento deste segmento depende das decisões governamentais “que vão moldar o futuro desse mercado, que já é o segundo maior do mundo”. Ele ressaltou a necessidade de revisão das pesadas cargas tributárias (principalmente as relacionadas ao QAV e à importação de peças), para que o segmento tenha condições de competir no mercado. “Também esbarramos em muita burocracia para a importação de peças. O processo ainda é lento e provoca atrasos no serviço e indisponibilidade de aeronaves para operações. Além disso, é necessária uma ação coordenada entre a Anac, a Polícia Federal e a Receita Federal para coibir o contrabando de peças”, disse.

Vaz finalizou sua apresentação alertando para a falta de profissionais experientes no setor, tanto na aviação executiva quanto na própria Anac. “Faltam pilotos e técnicos com a formação necessária para a aviação executiva. No caso da Anac, se ela estivesse melhor estruturada em termos de equipe qualificada, teríamos um crescimento maior do segmento e ainda mais qualidade nos serviços”, finalizou.
Panrotas

Republic Airways compra Midwest Airlines nos EUA



A Republic Airways Holdings anunciou hoje que adquiriu a Midwest Airlines da TPG Capital. A transação está sujeita à aprovação das autoridades dos Estados Unidos, e a expectativa é que o negócio seja aprovado em até seis semanas.

A Republic Airways Holdings, com sede em Indianapolis (Indiana) é dona da Chautauqua Airlines, Republic Airlines e Shuttle America. Juntas, oferecem cerca de 1,2 mil voos diários para 101 cidades em 37 Estados, no Canadá e no México e mantêm acordos com sete grandes aéreas do país. Juntas, também, empregam perto de 4,5 mil profissionais e operam 212 jatos regionais.

Panrotas