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sábado, 10 de outubro de 2009

MUNDO TAM (Edição Extra): Carta Cmte. Barioni (edição nº 266)




"Caros colegas,


Deixo hoje a nossa querida TAM para me dedicar a outro projeto profissional. Foi uma decisão difícil. Como disse a vocês quando cheguei aqui, há dois anos, aviação é minha vida, e presidir esta companhia de aviadores foi uma honra e uma alegria inigualáveis.

Agradeço à família Amaro, que me convidou e me apoiou durante toda a minha gestão, inclusive na minha decisão de deixar a companhia. Sua confiança e seu estímulo foram fundamentais para que eu cumprisse essa missão.


Agradeço a toda a minha equipe de gestão, a melhor com quem eu já trabalhei, e cuja competência e dedicação ficaram patentes em cada conquista da nossa companhia. Ao meu caro Líbano, que assume interinamente a presidência, meus sinceros votos de sucesso e a minha torcida, mesmo à distância.


E, finalmente, meu muito obrigado a todos vocês, meus 25 mil colegas, que, com Espírito de Servir e Paixão pela Aviação, fazem, todos os dias, esta que é a maior companhia aérea do Hemisfério Sul.

Um grande abraço a todos."


Cmte. David Barioni Neto


Direto da Pista

Barioni deixa TAM e vice assume interinamente


Depois de quase dois anos à frente do comando da maior companhia aérea do país, David Barioni Neto deixou de forma inesperada a presidência da TAM nesta sexta-feira "por decisão própria".

Barioni deixa TAM e vice assume interinamente

Em breve comunicado ao mercado, a TAM comunicou a saída de Barioni e que o vice-presidente de Finanças, Líbano Barroso, 44, assume interinamente o comando da TAM, acumulando as duas funções.

A assessoria de imprensa da TAM não tinha outras informações disponíveis sobre a saída de Barioni. Procurados pela Reuters, representantes da família Amaro, que controla a companhia aérea, não estavam disponíveis para comentar o assunto.

Barioni Neto, 50, ajudou a fundar a Gol, onde permaneceu por alguns anos até assumir uma vice-presidência da TAM em setembro de 2007 e foi alçado à presidência em novembro.

Naquele mesmo ano, meses antes, em julho, um Airbus da TAM atravessou a pista do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e se chocou contra um prédio da empresa, matando 199 pessoas.

Barioni tem mais de 30 anos dedicados à indústria de aviação, segundo informações disponíveis no site da TAM. É comandante de aeronaves Boeing, Airbus e MD-11.

Líbano Barroso, por sua vez, passou por instituições financeiras como os bancos Nacional, Real e Safra, além de ter trabalhado como diretor da Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR), antes de ser contratado pela TAM.

A TAM foi criada na década dos anos 1970 como uma empresa de transporte aéreo regional pelo comandante Rolim Amaro.

MSN Notícias

Hilary Swank Aulas de pilotagem





Juntando-se ao time de "pilotos Celebridades" qualificados como John Travolta, Angelina Jolie, Brad Pitt e Tom Cruise, a atriz Hilary Swank, que está tomando lições de vôo para tirar a licença de piloto.

Ao contrário das outras estrelas, que voam para o próprio prazer, Swank está aprendendo a voar para seu papel no próximo filme famoso sobre a aviadora Amelia Earhart no filme intitulado Amelia.

Air Canada Jazz - Cancelamentos, atrasos de vôos


Uma falha no sistema de computador resultou em atrasos e cancelamentos de vôos da Air Canada Jazz em todo o país na sexta-feira a tarde, o problema já foi resolvido .
Cerca de 50 vôos - principalmente no oeste do Canadá - foram cancelados, Todos os passageiros afetados foram re-agendados em outros voos ou em hotéis durante a noite.

TAM não leva o prêmio Avion Award

Apesar de ter sido uma das cinco empresas aéreas das Américas indicadas para receber o prêmio Avion Award de entretenimento de bordo como melhor empresa da região na área e perdido para a Virgin Americas, a TAM deve continuar investindo em entretenimento de bordo.

Em breve a empresa deve começar a oferecer em breve serviço de telefonia móvel (celular) a bordo dos seus Airbus A320, o que a tornará a primeira companhia aérea das Américas a oferecer esse tipo de serviço. O início das operações está previsto para o final deste ano ou início de 2010.

Por enquanto, a instalação dos equipamentos para transmissão de dados nas aeronaves aguarda certificação da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), em processo que está sa cargo da Airbus. As duas próximas aeronaves a serem entregues pela fábrica à TAM já virão adaptadas para receber o equipamento de telefonia móvel a bordo.

Mais de uma dezena de antigos dirigentes desvinculam-se do sindicato em desacordo


Lisboa, 10 Out (Lusa) - Mais de uma dezena de antigos dirigentes do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) desvincularam-se da estrutura, em desacordo com as estratégias seguidas pela actual direcção, admitindo mesmo que uma "percentagem significativa" não alinharia numa futura greve.

AEIOU

Infraero e Peru fazem parceria que incentivará a aviação civil regional



O Presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, se encontrou na última quinta-feira (08/10) com o ministro do Comércio Exterior e do Turismo do Peru, Martin Perez, na cidade de São Paulo (SP). O objetivo foi dar continuidade aos assuntos da futura parceria entre Brasil e Peru para incentivo à aviação civil regional. A Infraero acredita que a parceria estreitará relações entre os dois países, bem como aprimorará o desenvolvimento comercial entre as partes. "Iniciativas nesse sentido terão todo apoio do governo brasileiro ", garantiu Murilo ao ministro peruano.

A parceria vai de encontro ao objetivo do ministro da Defesa, Nelson Jobim, de aproximar as cidades fronteiriças do Brasil com o Peru. Na reunião foram discutidas possibilidades de desenvolvimento de criação de linhas aéreas regionais, inicialmente a partir do aeroporto de Cruzeiro do Sul (RS), inaugurado pelo presidente Lula em abril desse ano. "O governo do Peru vê com bons olhos viabilizar essa ligação através dos vôos regionais e aprimorar a relação entre os dois países", declarou Perez.

Murilo apresentou à comitiva dados sobre a infraestrutura e capacidade operacional do aeroporto fronteiriço e explicou que esses aeroportos são estratégicos para a ligação entre países vizinhos, o que viabiliza estreitar o relacionamento entre as partes. "Esse encontro reforça a amizade do Brasil e Peru e consagra a missão da Infraero em integrar o País com a América do Sul, " reforçou o presidente

Mercado E eventos

Queda de aeronave vitima piloto Em Castro Marim

Aparelho caiu cerca das 17h

Uma avião caiu esta sexta-feira no concelho de Castro Marim, causando a morte ao piloto e único ocupante do aparelho.

A vítima mortal é um homem, engenheiro electrotécnico de 44 anos, que trabalhava para a Portugal Telecom, em Lisboa. O piloto tentava aterrar de emergência no Aeródromo da Praia Verde, quando se deu o acidente, pelas 17h00, cujas causas são ainda desconhecidas.

Ao que apurou o 'CM', a aterragem de emergência terá sido prejudicada pelo vento que se fazia sentir. A vítima estava a testar o aparelho, com o apoio de dois amigos em terra.

Segundo o Comando-Geral da GNR, a avioneta descolou do Aeródromo de São Bartolomeu do Sul com destino a Norte, para um encontro de aeronaves na Covilhã. Para o local foram destacados elementos dos bombeiros, da GNR e do INEM.

Os acidentes com avionetas já causaram este ano nove mortos. O acidente mais grave ocorreu a 15 de Setembro, no concelho de Castro Verde, vitimando três pessoas. Mais recentemente, um avião despenhou-se durante o festival aéreo da Covilhã, mas sem causar vítimas mortais.

Correio da Manhã

Douglas DC-3 Número 01


O primeiro Douglas DC-3 fabricado operou no Brasil pela Vasp, Loide Aéreo Nacional e Varig. Originalmente fabricado com a denominação Douglas DST (Douglas Sleeper Transport), essa aeronave foi redenominada DC-3, a primeira aeronave a receber essa denominação. Fabricada para a American Airlines em agosto de 1936 e matriculada NC16009, essa aeronave veio depois para a Vasp, onde foi PP-SQH, e depois para o Loide e para a Varig, onde operou com a matrícula PP-ANU. Teve sua cauda destruída pela hélice de um Curtiss C-46 em Congonhas, sendo a mesma substituída pela cauda de outro DC-3 destruído em um incêndio de hangar. Nessa restauração, a porta da aeronave, que originalmente ficava do lado direito, passou para o lado esquerdo. O PP-ANU foi preservado, e hoje se encontra em frente ao antigo Museu da Varig, no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Será transferido brevemente para a PUC/RS.
Saudades da Varig

Uruguai inaugura o novo Aeroporto Internacional de Carrasco, em Montevidéu


O aeroporto de Carrasco, em Montevidéu

O novo terminal do Aeroporto Internacional de Carrasco, em Montevidéu

Até o final do mês entra em uso o novo terminal do Aeroporto Internacional de Carrasco, a vinte quilometros de distância de Montevidéu, no Uruguai. Oficialmente, o terminal foi inaugurado no último dia 5 e sua ativação está prometida para o dia 15, mas ainda falta terminar as vias de acesso e fazer a transferência das instalações ainda alojadas no terminal antigo, que será posteriormente reformado e transformado em um centro de eventos e conferências.

Resultado de um investimento da ordem de 165 milhões de dólares, o novo terminal é administrado por uma empresa privada, a Corporación América, também responsável pela administração da maioria absoluta dos aeroportos comerciais na Argentina, sócia do aeroporto de Punta del Este e de outros no exterior, além de operar lojas Duty Free e ser responsável pela área de Puerto Madero, em Buenos Aires.

Ocupando uma área de 45 mil metros quadrados, o dobro do terminal atual, que fica a cerca de 800 metros de distância, o novo terminal tem a forma de uma concha com mais de 400 metros de extensão e foi projetado pelo arquiteto uruguaio Rafael Viñoly utlizando muito aço e vidro.

Características

Entre outras características, oferece oito portas de embarque e desembarque, quatro passarelas telescópicas (”fingers“), 44 posições de check in, três carrosséis de bagagem, 1.200 vagas de estacionamento e 100.000m² de área para exploração comercial, sendo 3.000m² só de uma loja Duty Free, anunciada como “a maior das Américas”.

Além de construir o novo terminal, a empresa concessionária também renovou o balizamento das pistas e aumentou a pista principal de 2.700 metros a 3.300 metros de extensão. Segundo ela, o terminal tem capacidade para receber até três milhões de passageiros anuais.

Viagem de Negócios

Anac disponibiliza informações sobre voos autorizados na internet


Informações sobre todos os voos regulares autorizados pela Anac agora estão disponíveis na internet, com atualização diária. Os passageiros podem consultar tanto os voos que já estão em operação quanto aqueles que irão entrar em vigor em datas próximas. Estão disponíveis as informações de todas as companhias nacionais e estrangeiras incluindo os aeroportos de origem e destino, freqüência do voo, horários de partida e chegada, número de etapas, aeronave utilizada, quantidade de assentos e o número do voo. Para acessar a página, clique aqui.

Além dos voos já autorizados, empresas aéreas e analistas de mercado também já podem consultar detalhes sobre a tramitação de pedidos de voos feitos à Anac, como pareceres, status da solicitação e dados do solicitante. Clique aqui para ver estas tabelas.

TG Online

Avião cai em Modena, na Itália, matando os dois ocupantes

O avião Partenavia P.68, prefixo I-ATAT, da Compagnia Generale Riprese Aeree, cai por volta das 10:30 (hora local) de ontem (9) perto de Canevare, em Modena, na Itália, causando a morte dos dois ocupantes.

A aeronave havia decolado do Aeroporto Reggio Calabria com destino a Parma.

Morreram o piloto Luca Ugolini, de 22 anos, e o técnico de voo Alberto Taloni, 33.

Investigadores da Agência Nacional para a Segurança de Voo (ANSV) estão no local do evento para realizar a primeira inspeção operacional e iniciar investigação.
Desástres Aéreos

Avião da Easy Air é interditado



A empresa de táxi-aéreo que presta serviço ao Governo do Estado, Easy Air, teve uma de suas quatro aeronaves interditadas ontem pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Após quatro dias de vistoria, foram identificadas ``irregularidades no cumprimento dos programas de manutenção`` de um dos aviões, que, segundo a Agência, estava com a ``segurança operacional`` dos voos comprometida.

As informações foram repassadas ao O POVO por meio da assessoria de imprensa da Anac, que não pôde detalhar, de imediato, que deficiências foram encontradas. Ainda de acordo com a assessoria, as outras aeronaves fiscalizadas também tiveram ressalvas nos programas de manutenção, mas não apresentaram risco de segurança. A empresa terá um mês para resolver as pendências.

O diretor-executivo da Easy Air, comandante Felipe Alberto, negou que qualquer aeronave tenha sido interditada. Mesmo confrontado com as informações da Anac, ele garantiu, com tranquilidade, que todos os aviões passaram no teste. ``Estamos com todos os voos funcionando normalmente``, afirmou.

O POVO procurou o governador Cid Gomes (PSB), que, por meio de sua assessoria de imprensa, preferiu não se pronunciar sobre o caso, até que seja feita uma comunicação oficial.
O Povo

Queda de avião da ONU no Haiti mata 11


Onze mantenedores de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) morreram nesta sexta-feira depois que o avião no qual viajavam caiu no Haiti durante uma patrulha de rotina, informaram autoridades da ONU.

Uma equipe de resgate da organização confirmou não haver sobreviventes entre os 11 passageiros que estavam da aeronave, uma Casa-212, que caiu perto da fronteira com a República Dominicana.

As vítimas eram uruguaias e jordanianas, afirmou a porta-voz da ONU, Vannina Maestracci. A causa do acidente ainda é desconhecida.

"A Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti anuncia com pesar que um avião da Minustah, que levava 11 passageiros, incluindo os tripulantes, caiu no sudeste da comunidade de Ganthier", afirmou a ONU em um comunicado.

"A aeronave Casa-212 fazia um voo de reconhecimento no momento do acidente antes de atingir uma montanha".

A força de paz da ONU, liderada pelo Brasil, realiza trabalhos no Haiti desde 2004 e é composta por cerca de 9 mil soldados e policiais.

O Ministério de Relações Exteriores brasileiro informou em nota que "não havia brasileiros a bordo do avião acidentado, que pertencia à Força Aérea do Uruguai."

A aeronave caiu em uma fazenda perto de Pays-Pourri, no distrito de Ganthier, a leste da capital haitiana, Porto Príncipe.

"É uma área muito inacessível, cerca de seis horas a pé de Ganthier", disse à Reuters por telefone o prefeito de Ganthier, Ralph Lapointe.

"(O acidente) ocorreu pouco antes do meio-dia. Eu vi vários helicópteros sobrevoando a área", afirmou. "Parece que eles já resgataram os corpos".

(Reportagem de Joseph Guyler Delva, em Porto Príncipe, e Patrick Worsnip, nas Nações Unidas)

O Globo