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terça-feira, 14 de setembro de 2010

Direção da AIR FRANCE desmente montagem de low cost


A Air France não vai ingressar na onda crescente das low cost. A direção do grupo francês confirmou sim que está realmente estudando um projeto alternativo para a sua rede doméstica e que será lançado em outubro, mas isto não corresponde à criação de uma nova aérea.


No documento encaminhado internamente, intitulado ‘Bases de Desenvolvimento’, a Air France promete sim explorar uma faixa consistente na reorganização da rede doméstica de bases operacionais. O estudo foi realizado para avaliar uma maior utilização e melhor aproveitamento da frota, além de reduzir os custos unitários.
brasiilturis

Lady Gaga circula de calcinha e sutiã por aeroporto

Site Celebrity Gossip publicou foto da cantora em Los Angeles nesta segunda-feira, 13.

Celebrity Gossip /-Reprodução

Lady Gaga: viagem de calcinha e sutiã

Depois de escolher um vestido feito de pedaços de carne para ir ao VMA no domingo, 12, Lady Gaga inovou mais uma vez nesta segunda-feira, 13. A cantora escolheu um modelito bem ousado para viajar: calcinha e sutiã. Com ar de "não tô nem aí", ela circulou pelo aeroporto JFK em Nova York cercada de seguranças. O site Celebrity Gossip divulgou as imagens.

ego


Air France e KLM oferecem novidades nas rotas para o Japão

Air France e KLM

A Air France e a KLM estão com novas ofertas para os clientes nos voos para o Japão. Na promoção “Dobro de Milhas para o Japão”, os passageiros que escolherem viajar por qualquer uma das companhias acumularão o dobro de milhas Flying Blue. A promoção é válida para todas as classes, desde 1 de setembro a 31 de dezembro de 2010 e compreende os destinos Tóquio ou Osaka, partindo de São Paulo ou Rio de Janeiro. Um outro atrativa é que desde julho, as companhias oferecem stop over gratuito em Paris ou Amsterdam, na ida e na volta.

Também a partir de setembro de 2010, o A380 da Air France passa a fazer a rota Paris/Tóquio. O voo AF 276 sai às quartas, sextas e domingos de Paris-CDG, às 13h30, e chega a Tóquio-Narita às 8h10 do dia seguinte. O voo AF 275 sai de Tóquio-Narita às segundas, quintas e sábados, às 11h50, e aterrissa em Paris-CDG às 17h15, no mesmo dia. A partir de 4 de outubro, os voos serão diários.

Até o final de 2010, Air France KLM terá em sua malha aérea 52 voos por semana de ida e volta entre Paris, Amsterdã e Japão, compreendendo os destinos Tóquio-Narita, Tóquio-Haneda (em code-share com a JAL) e Osaka-Kansai. Com as novas operações, Air France KLM oferece mais e melhores opções de voo, reforçando, assim, sua presença no continente asiático.

viajandaun

Fiscais apreendem táxis clandestinos no Aeroporto de Congonhas

'Arrastadores' abordam passageiros no embarque e desembarque.
No primeiro semestre, foram apreendidos 313 veículos irregulares.


Os veículos foram recolhidos e os proprietários terão de apresentar documentos e pagar multas. Segundo a prefeitura, a fiscalização é permanente e deverá ter continuidade no aeroporto.


A Prefeitura de São Paulo apreendeu 57 táxis clandestinos no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, entre os dias 14 de agosto e 8 de setembro. No primeiro semestre, a prefeitura vistoriou 10 mil veículos no terminal e apreendeu 313.

Segundo a prefeitura, os chamados "arrastadores" ficam perto das áreas de desembarque e embarque, oferecendo os serviços de táxis com preços aparentemente convidativos, já que não possuem o taxímetro para registrar o valor da corrida.

Segundo a prefeitura, no Aeroporto de Congonhas funciona o Ponto 606, onde operam 456 veículos do sistema comum. Há ainda 621 veículos do sistema rádio-táxi Vermelho e Branco que estão autorizados a operar no aeroporto. E duas vagas utilizadas por veículos de rádio-táxi comum quando recebem chamados de usuários do local.

Para combater falsos taxistas e apreender táxis clandestinos, os fiscais vão intensificar as ações, tanto no Aeroporto de Congonhas quanto nos terminais rodoviários da Barra Funda e do Tietê.
g1

Delta Air Elite muda de nome para Delta Private Jets


A companhia aérea norte-americana Delta Air Lines anunciou que a sua subsidiária Delta Air Elite, que se dedica à operação de jatos privados, passou ontem voar com o nome Delta Private Jets.
"Esta mudança de nome demonstra o continuo investimento e compromisso da Delta com o negócio de jatos privados”, explicou Wayne Aaron, vice-presidente de Corporate Strategy e Business Development da Delta, acrescentando que “o novo nome combina a respeitada marca Delta com os recursos que lhe estão subjacentes".

A mudança de nome da companhia de jatos privados é a mais recente alteração que a Delta tem vindo a introduzir na sua operação charter ao longo deste ano, depois da duplicação da sua frota com a aquisição da Segrave Aviation, em Janeiro, da introdução, em Junho, do Air Elite Card, que oferece vantagens exclusivas aos clientes da companhia, e da aquisição de nove modernas aeronaves.
turisver

Austrália veta aliança entre companhias aéreas


SIDNEY - O organismo regulador australiano para a concorrência comercial vetou nesta última sexta-feira a aliança proposta entre as companhias aéreas Virgin Blue e Air New Zealand, que projetavam operar voos conjuntos na Oceania.

Em comunicado, a Comissão Australiana para o Consumo assinalou que é muito provável que o acordo entre as duas companhias aéreas "reduza a concorrência no mercado do transporte aéreo de passageiros" entre Austrália e Nova Zelândia.

A aliança, proposta em maio, incluía o plano das duas companhias de fixar um mesmo preço para as passagens e coordenar as rotas aéreas, com a finalidade de aumentar sua competitividade frente à companhia aérea australiana Qantas Airways e a Jetstar, sua filial de baixo custo.

O organismo regulador explicou que a aliança permitiria que Virgin Blue e Air New Zealand reduzissem custos operacionais, mas considerou que "afetará de forma adversa cerca de um milhão de viajantes".

Atualmente, embora 11 companhias aéreas tenham voos entre Nova Zelândia e Austrália, a maior fração de mercado é a da Air New Zealand, com 38%.

A fração da Qantas e Jetstar é de 32%, enquanto o restante é dividido entre as outras companhias aéreas.

estadão

Chegou o primeiro assento para viajar de avião em pé

São boas notícias para as companhias como a Ryanair: nasceram os novos assentos verticais que permitirão viajar de pé.

O assento SkyRider é uma das grandes estrelas da exposição norte-americana

O assento SkyRider é uma das grandes estrelas da exposição norte-americana "Interiores de aviões 2010".

O assento SkyRider é uma das grandes estrelas da exposição norte-americana "Interiores de aviões 2010", um modelo que já despertou o interesse de várias companhias, avança hoje o 'USA Today'.

A italiana Aviointeriors é a autora da criação e, se a procura o justificar, a empresa promete pedir a certificação da SkyRider às autoridades competentes, tanto nos EUA como na Europa.

A distância entre filas é de 58 centímetros, face ao actual mínimo de 80 centímetro praticado normalmente na classe económica. O peso do passageiro é suportado pelas pernas, que ficam encaixadas por baixo do assento dianteiro.

Este modelo foi pensado para voos de pequeno curso. "Para viagens entre uma a três horas...poderá ser cómodo", diz a Aviointeriors. "É como uma sela de montar. Os cowboys montam oito horas seguidas os seus cavalos e ainda assim estão cómodos", acrescenta.

Para além da Ryanair, outras companhias como a chinesa Spring Airlines também estão interessadas em novas formas de conseguir mais espaço nos aviões, por forma a sentar mais passageiros e a obter um maior retorno em cada aparelho podendo, a partir daí, praticar preços mais baixos.

A primeira vez que a companhia aérea irlandesa Ryanair lançou a ideia, em 2009, as opiniões dividiram-se entre os que defenderam as vantagens de viajar por valores muito reduzidos e os que classificaram a idea de impossível por questões de segurança.

economico

Passageira está processando a AA por traumas emocionais devido a uma aterrissagem


Em setembro de 2008, Thomas Jewell era uma das passageiras do Boeing 757 que ia de Seattle para Nova York, quando um problema elétrico forçou os pilotos a fazerem uma aterragem no aeroporto de O'Hare, em Chicago.

A passageira explicou que ela acreditava que sua morte estava próxima e então ela usou seu telefone celular várias vezes para deixar mensagens para os seus filhos, dizendo-lhes que os amava.

"O incidente neste voo mudou a minha vida inteira", disse, insistindo que ela continua traumatizada pelo medo que sentiu.

"É um problema que não posso resolver."

Desde o incidente, disse ela, sofre de problemas emocionais, tornou-se incapaz de voltar a qualquer avião e teve que parar seu trabalho na Microsoft, como resultado de problemas de saúde que a tornam frágil.


O trauma aumenta quando ouve o som de um motor a jato voando nas proximidades.

Aeroporto de Tel Aviv


O Aeroporto Ben Gurion em Tel Aviv ficou paralisado na manhã desta segunda-feira por uma greve dos trabalhadores, frustrados pelo impasse nas negociações sobre salários e pensões.

A greve dos funcionários do aeroporto internacional de Tel Aviv, capital de Israel, deve atingir pelo menos 30 mil passageiros.

EADS quer um novo logotipo



O grupo industrial, aeroespacial EADS, controladora da Airbus, quer se livrar de seu logotipo atual,
uma nova versão com as letras E, A, D e S, será apresentado na próxima semana.
O logotipo atual, criado em 1999.

Celular de passageiro faz voo da AA aterrissar em emergência


O telefone celular carregado por um passageiro, estava tão quente que começou a emitir fumaça, forçando um avião da American Airlines a fazer um pouso de emergência na Irlanda.

O vôo da American Airlines AA 199 que conecta Milão a Nova York , já sob o sul de Portugal, foi detectada fumaça na cabine, acionando o alarme de incêndio do banheiro e forçando o comandante a pedir um pouso de emergência em Shannon .

O Boeing 767-300 transportando 167 passageiros e tripulantes, foi desviado e pousou em segurança no aeroporto, onde todos os meios de emergência tinhan sidos implantados.

Somente depois de uma inspeção por engenheiros de uma empresa de manutenção é que perceberam a origem da fumaça: era um telefone celular de um passageiro.

O homem estava sentado três fileiras atrás do banheiro, onde o alarme de incêndio disparou e, aparentemente, não tinha idéia de que seu telefone poderia ser a causa do problema.

As autoridades parecem ter sido convencido da sua boa fé.
Depois de quatro horas, a aeronave foi autorizada a retomar a sua viagem.

TJRJ suspende falência da antiga Varig


O que é melhor para os aposentados do Aerus, aeronautas e aeroviários do grupo Varig

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro suspendeu a falência da antiga Varig, que havia sido decretada pela juíza Márcia Cunha de Carvalho, da 1ª Vara Empresarial do Rio, no dia 20 de agosto último.

A liminar foi concedida no dia 3 de setembro após a análise de um recurso da Fundação Ruben Berta – que tinha sido afastada judicialmente da gestão durante o processo de recuperação judicial. Em 2005 foi concedido um efeito suspensivo até que o mérito do pedido que contesta a falência venha a ser julgado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

O TJRJ recebeu também outro agravo, do presidente da Associação dos Pilotos da Varig que contesta a falência da empresa.

Os argumentos utilizados nos pedidos são semelhantes. Ambos contestam a legitimidade do administrador judicial indicado pela Vara Empresarial em 2009 quando, em seu ultimo relatório, de 2010, declara a total incapacidade da continuidade do negócio. O Ministério Público, que acompanha todo o processo, após análise dos relatórios também se manifestou pela falência.

A Varig volta agora ao status de empresa que não mais possui a proteção de uma recuperação judicial e praticamente sem atividade devido as dificuldades de honrar compromissos financeiros, enquanto aguarda-se o julgamento pelo TJRJ dos recursos citados acima.

Como consequências de todos estes desdobramentos, estão uma longa espera até o julgamento dos recursos, os ativos das empresas não poderão ser vendidos, além de gerar uma grande insegurança jurídica para um acordo definitivo e aumentar o endividamento das empresas.

Em 2009 a comissão formada pelos ministérios do Governo, após analisarem a possibilidade de um acordo envolvendo a ação de defasagem tarifaria, concluiu que não existiam condições, pelo fato dos valores dos tributos devidos pela empresa terem prioridade.

Com a decretação da falência, a situação acima foi afastada. O passivo trabalhista de até 150 salários e os créditos com garantia real (Aerus) voltaram a ter prioridade, o que finalmente facilitaria a construção de um acordo definitivo a fim de atender às necessidades e fazer justiça aos mais de 20 mil trabalhadores envolvidos.

Enfim, o que interessa aos aposentados do Aerus e aos aeronautas e aeroviários com passivo trabalhista é que os desdobramentos jurídicos sejam ultrapassados em curto espaço de tempo para ainda no ano de 2010 dar inicio às tratativas do acordo.

Enquanto isso, aguardamos também a decisão da 14ª Vara de Brasília (1ª Instância), onde corre o processo dos sindicatos que pede a condenação da União por não ter fiscalizado o Fundo Aerus.

sna

Passageiros aguardam embarque em voo da TAP há quase 48 horas, em Brasília



Os passageiros de um voo da companhia aérea portuguesa TAP aguardam o embarque há quase 48 horas no aeroporto de Brasília. A aeronave, que deveria ter partido às 17h do domingo em direção a Lisbo, estava com problemas, segundo o comandante.

Até a meia-noite desta segunda-feira os passageiros não tinham previsão de embarque. No entanto, de acordo com a Infraero, o voo da TAP está previsto para decolar nesta terça-feira, às 17h.

Juliana e Douglas se casaram no último sábado, mas o sonho de passar a lua de mel em Lisboa se transformou em um pesadelo.

- Já não dormimos bem por causa do casamento. No domingo, fomos sair daqui (do aeroporto) já era mais de meia-noite. Demorou muito para eles liberarem a gente - conta a farmacêutica Juliana de Oliveira.

O voo do domingo foi remarcado para esta segunda-feira, mas os passageiros ficaram o dia e a noite no aeroporto e não conseguiram embarcar.

- Estou com uma criança de 1 ano, estou sozinha, e ainda com as malas. Isso é um desrespeito total com a gente, uma negligência - reclama a dona de casa Fernanda Vilarinho.

o globo

Acidentes aéreos registram mais de 800 mortes em 2010


O ano de 2010 já registrou pelo menos dez acidentes envolvendo aeronaves de grande porte, contabilizando até agora 813 mortos. O último aconteceu nesta segunda-feira (13) na Venezuela, onde um avião que fazia um vôo doméstico caiu, deixando 15 mortos e 36 feridos.

No último dia 16 de agosto, um avião da companhia Aires Airlines se dividiu em três partes após aterrissar na ilha colombiana de San Andrés. O avião, de acordo com a agência de aviação civil da Colômbia, transportava 127 pessoas. Uma pessoa morreu.

Mais fatal, uma aeronave da companhia privada AirBlue caiu no Paquistão final de julho, matando todas as 152 pessoas a bordo.

Outros acidentes envolvendo grandes aviões também aconteceram em 2010 no Líbano, no México, na Líbia e no Afeganistão. Em um dos desastres mais marcantes, em 10 de abril, o presidente da Polônia, Lech Kaczynski, morreu na queda de seu avião oficial na Rússia.
clickpb

Iberia pede autorização de voos para o Nordeste


O Nordeste deverá ganhar uma nova ligação com a Europa, a partir de 2011. Os voos triangulares seriam na rota Madri-Fortaleza-Recife-Madri, operados pela espanhola Iberia. O pedido de autorização foi feito à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na semana passada e a análise da nova rota deverá demorar cerca de um mês.

A previsão é de três voos por semana, às terças, sextas e domingos. A aeronave utilizada deve ser um Airbus A340-300, com capacidade para 260 passageiros.
panrotas

Setor aéreo teme vinda de pilotos de segunda linha ao Brasil

A contratação de pilotos estrangeiros nas companhias aéreas brasileiras, em discussão no Congresso, pode atrair profissionais menos qualificados para o Brasil, segundo o temor de alguns segmentos da indústria. O projeto de lei que altera o Código Brasileiro de Aeronáutica, o mesmo que propõe o aumento do limite de capital estrangeiro nas companhias aéreas, abre a possibilidade de contratação de pilotos estrangeiros no Brasil, hoje restrita a instrutores de voo.

Foto: Getty Images

Piloto da Japan Airlines em uma aeronave Embraer E170, no aeroporto de Tóquio

Segundo o diretor técnico do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviáriais (Snea), Ronaldo Jenkins, os incentivos à formação são a melhor iniciativa para evitar a escassez de profissionais no setor. De acordo com a proposta em discussão no Congresso, as companhias aéreas poderiam empregar profissionais estrangeiros em um período máximo de 60 meses e apenas em caso de escassez de mão de obra nacional.

Mesmo em caso de carência de mão de obra, a contratação de profissionais estrangeiros para suprir esta necessidade é questionável. “As companhias brasileiras só vão contratar estrangeiros em último caso, e olhe lá”, afirma Jenkins, do Snea, entidade que reúne companhias como TAM, Gol e Azul.

Segundo ele, a restrição se deve à complexidade em atestar a qualidade técnica dos profissionais. “É difícil comprovar como o piloto cumpriu os requisitos de horas de voo. Isso necessitará um estudo profundo”, disse.

O ex-diretor da Anac, Allemander Pereira, concorda. Para ele, é ingenuidade acreditar que virão para o Brasil pilotos experientes, que hoje atuam nos mercados americano e europeu. “Virão profissionais de mercados periféricos”, diz.

Procurada pelo iG, a Anac informou que não se pronuncia sobre o tema, já que o projeto ainda não foi votado. A agência é responsável pela regulamentação dos pilotos e disse que, caso a mudança seja aprovada, vai desenvolver um método para fiscalizar os estrangeiros.

Formação cara, salário baixo

Os sindicatos que representam os pilotos de companhias aéreas e de empresas de helicópteros são contrários à mudança na legislação para permitir a contratação de estrangeiros. Eles afirmam que não foram ouvidos durante a elaboração da proposta. "Essa mudança vai atender o interesse de setores específicos e casa com essa tendência de entrada de capital estrangeiro no Brasil", diz Graziela Baggio, do Sindicato Nacional dos Aeronautas, entidade que representa pilotos e comissários.

“Contratar estrangeiros é perigoso e não resolverá o risco de escassez de mão de obra. O melhor é investir na formação de profissionais”, afirma Rodrigo Duarte, diretor da Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero (Abraphe), que representa um dos setores com maior carência de profissionais.

O custo de formação de um piloto, que pode superar R$ 100 mil, somado aos salários baixos praticados no Brasil, tornou a carreira de profissional da aviação menos interessante, afirma a presidente do sindicato dos aeronautas. Segundo ela, hoje há cerca de 500 pilotos brasileiros trabalhando em companhias aéreas estrangeiras. “Eles são altamente qualificados, mas não atuam no Brasil porque aqui os salários são baixos”, afirma.

Para os sindicatos do setor aéreo, a solução para evitar a escassez de profissionais não é a contratação de estrangeiros, mas iniciativas como a ampliação do programa da Anac de bolsas de estudos para pilotos, oferta do curso em universidades públicas e reajustes salariais.

Votação, só depois das eleições

A expectativa do relator do projeto, o deputado Rodrigo da Rocha Loures (PMDB-PR), é que ele seja votado pela Câmara dos Deputados depois das eleições. A proposta ainda deve ser apreciada pelo Senado e sancionada pelo presidente da República.

O deputado afirma que a alteração na legislação do setor visa a evitar que o descompasso entre o crescimento do mercado de aviação e a formação de pilotos inviabilize a expansão da oferta de transporte aéreo. “O foco da mudança é o passageiro. Não queremos que ninguém deixe de voar por falta de piloto”, disse Loures.

Há cerca de 4,5 mil pilotos e copilotos operando nas companhias brasileiras, de acordo com dados de 2008, os mais recentes disponíveis nas estatísticas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em 2009, quando o setor aéreo cresceu 17,6%, foram emitidas apenas 258 licenças para piloto de linha aérea pela Anac.

ig

Gol terá novo terminal de transporte de cargas em Congonhas

Instalações ocupam um espaço três vezes maior que o anteriormente utilizado.

Avião da Gol: a previsão da Gollog é chegar a mais 120 unidades franqueadas até o final de 2010, abrangendo aproximadamente 2.000 cidades

São Paulo - A Gollog, unidade de negócios de transporte de cargas da Gol, inaugurou um novo terminal na área aeroportuária de Congonhas, na capital paulista. As instalações ocupam um espaço três vezes maior que o anteriormente utilizado na Rua Pedro Bueno e vão oferecer todos os serviços disponíveis nas lojas da rede.

"Com essa nova área, que é bem mais ampla, vamos melhorar o desempenho nos processos de triagem, manuseio e atendimento", disse Carlos Figueiredo, diretor de cargas da Gol, em comunicado ao mercado. "O novo terminal faz parte da estratégia da Gol de aumentar a competitividade", disse o diretor.

A infraestrutura aos clientes conta com 12 posições de atendimento, sendo uma para portadores de deficiência, e um estacionamento próprio, de fácil acesso. O acesso ao terminal é feito pela Rua General Pantaleão Teles.

Peso maior

A representatividade da Gollog no faturamento da Gol tem crescido. Segundo resultado trimestral divulgado em agosto, as receitas auxiliares, que correspondem, entre outros itens, ao transporte de cargas, cresceram 22,1% em relação ao segundo trimestre de 2009, alcançando 11,3% da receita líquida da empresa.

Este aumento deveu-se principalmente ao crescimento da receita com transporte de cargas de 57,8% na comparação ano a ano, como reflexo das ações estratégicas voltadas a expansão no número de cidades atendidas e lançamento de novos produtos. Para os próximos três anos, a companhia espera a expansão de suas receitas auxiliares, de forma a representar até 20% de sua receita líquida total.

"Temos investido muito nos produtos e serviços, que hoje incluem entregas porta a porta, prazos definidos e um moderno sistema de acompanhamento do status da carga em tempo real", disse Figueiredo. A previsão da Gollog é chegar a mais 120 unidades franqueadas ate o final de 2010, abrangendo aproximadamente 2.000 cidades. Atualmente a Gollog possui 75 unidades, em 67 municípios no Brasil e também possui unidades na Argentina, no Paraguai, na Bolívia, no Chile, no Uruguai, na Colômbia e na Venezuela.

exame


Boeing inicia montagem do milésimo jato 767

Montagem do milésimo 767-300 (foto divulgação Boeing)
Montagem do milésimo 767-300 (foto divulgação Boeing)


A Boeing iniciou a montagem do milésimo Boeing 767, na fábrica de Everett, em Washington, nos Estados Unidos. “Este é um marco importante para o 767, que continuou a evoluir e melhorar serviços há quase 30 anos”, disse o vice-presidente e gerente geral do programa Boeing 767, Kim Pastega.

O milésimo Boeing 767-300 será entregue em fevereiro do próximo ano para a All Nippon Airways (Ana), do Japão. A companhia ordenou o primeiro 767 em 1979.
panrotas

Hangar ocioso em Brasília será leiloado

BRASÍLIA - Na temporada de licitações, a Infraero também concederá à iniciativa privada o hangar de manutenção da antiga Transbrasil, que ficou ocioso por quase dez anos, apesar da localização estratégica: é colado ao aeroporto de Brasília, o terceiro maior terminal do país e importante centro de distribuição de rotas. O edital já está na praça e a escolha do vencedor será feita na próxima quarta-feira, em pregão eletrônico presencial.

A disputa vai começar com preço mínimo de R$ 27.875 por mês. Quem vencer poderá explorar a área por 10 anos.

Com 4,181 mil metros quadrados, o hangar pode acomodar aviões de grande porte (Boeing 767 e Airbus 320). Há ainda espaço para atividades de apoio e estocagem de peças, além de escritório administrativo.

Oficialmente, as principais companhias aéreas não quiseram confirmar se darão lance ou não no leilão. Por meio de suas assessorias de imprensa, disseram apenas que estão analisando as condições do edital, "de olho nas oportunidades".

Fontes do mercado afirmam que a área pode ser importante principalmente para a Azul, que recentemente faz a rota Brasília-Campinas e tem planos de ampliação dos voos. A empresa está operando no terminal antigo de Brasília, do lado do hangar. Outra companhia disposta a participar do pregão seria a Trip, maior regional do país.

Fontes da Infraero confirmam interesse de todas as companhias pelo hangar, desde o tempo em que a área foi desativada em 2001, quando a Transbrasil parou de operar. Mesmo a Gol, que tem amplo centro de manutenção em Cofins (BH), e a TAM, com estrutura em São Carlos (SP), estaria de olho na área.

O hangar ficou tanto tempo ocioso, segundo a Infraero, porque havia pendências judiciais envolvendo o contrato antigo com a Transbrasil.

o globo

British e Latam estudam troca de ações, diz jornal chileno

Representantes da TAM e da LAN teriam viajado a Londres para analisar possibilidades, segundo o chileno Diário Financeiro.

Latam: a fusão está esperando a autorização das autoridades regulatórias brasileiras

São Paulo - Um grupo de executivos da LAN e da TAM teria viajado na semana passada a Londres a fim de avaliar a possibilidade de troca de ações entre a Latam, holding que controla as duas empresas, e a British.

O negócio seria implementado, caso as autoridades chilenas e brasileiras autorizem a aliança entre LAN e TAM. A informação foi dada por fontes do setor ao jornal chileno Diário Financeiro.

O intercâmbio poderia variar entre 5% a 10% das ações, mas em nenhum caso avançará mais rápido, enquanto não se concretize a fusão entre as latino-americanas, segundo fontes não identificadas pelo Diário. A fusão LAN - TAM está esperando a autorização das autoridades regulatórias brasileiras.

A troca de ações já foi utilizada por outras empresas aéreas, como as americanas Continental Airlines e United Airlines e também entre British e Iberia. Na última semana, o diretor executivo da British Airways deu entrevistas nas quais declarou público o interesse da empresa em adquirir novas companhias, segundo o jornal.

exame




Rep. Tcheca será parceira em jato militar da Embraer


SÃO PAULO - A Embraer informou hoje que a República Tcheca pretende participar do programa de desenvolvimento do jato de transporte militar KC-390. De acordo com a companhia, os ministros da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, e da República Tcheca, Alexandr Vondra, assinaram uma declaração de intenções durante cerimônia realizada hoje em Praga. "O acordo marca o início das negociações para a participação da indústria tcheca no projeto e na fabricação do novo avião e também para a futura aquisição de duas aeronaves KC-390 pelo governo tcheco", informou a empresa.

Este é o quarto anúncio de negociação de parcerias internacionais para o programa KC-390 feito pela Embraer desde julho, quando a Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou a intenção de adquirir 28 jatos. Outros países que iniciaram discussões para participar do projeto são Chile, Colômbia e Portugal. De acordo com a Embraer, as negociações poderão resultar na venda de 54 aviões KC-390 para as forças aéreas desses cinco países.
estadão

Gol lança nova campanha institucional e reposiciona marca

A Gol acaba de lançar uma nova campanha institucional, realizada em parceria com a agência de publicidade AlmapBBDO. Inspirada no conceito “imaginação”, teve a primeira peça exibida no último domingo, no intervalo do programa do Faustão, da Rede Globo.

Sob a nova assinatura “Gol. Sempre dá para ir mais longe”, a campanha reflete o momento de maior aproximação da companhia com seus clientes, apostando no lado criativo, moderno e inovador da marca Gol.





“O olhar da empresa está mais do que nunca voltado para as necessidades dos clientes. É isso que queremos mostrar na campanha: essa Gol próxima, inteligente, descomplicada e sempre na vanguarda do setor”, diz Florence Scappini, gerente-geral de Marketing da companhia.

O filme principal retrata de maneira lúdica o principal atributo da marca: a inovação. A ideia é representada por um garoto que brinca com seu aviãozinho durante uma viagem com a Gol. A empresa, que em apenas nove anos de existência quebrou paradigmas, popularizando o transporte aéreo no Brasil, transformou o setor usando a imaginação, com soluções inteligentes, como os serviços de check-in pela internet, celular, iPhone e totens de autoatendimento.

As cenas do filme são pontuadas pela trilha sonora de Mary Poppins, que foi regravada em Londres especialmente para a campanha. Além de serem transmitidas pela televisão, nas principais emissoras abertas e canais a cabo, as peças da nova campanha serão veiculadas em cinemas convencionais e 3D, revistas, internet, mídia a bordo de aeronaves, YouTube e Elemidia (telas em elevadores de edifícios comerciais). A campanha passará posteriormente na Argentina, o maior mercado internacional da companhia.
jornal de turismo

Piloto da Ryanair responde a O’Leary: e se substituíssemos o patrão?


Na sequência das declarações do início do mês do CEO da Ryanair, em que defendeu a abolição do co-piloto dos seus aviões, o piloto sénior da companhia Morgan Fischer defendeu uma solução semelhante para a liderança da empresa.

“Proponho que a Ryanair substitua o CEO por um membro da equipe de cabine temporário, que ganha aproximadamente 13.200 euros por ano”. Foi com estas palavras, através de uma carta que endereçou ao “Financial Times”, que Morgan Fischer, piloto sénior da companhia irlandesa, respondeu à ideia de O’Leary (na foto) de substituir os co-pilotos por hospedeiras que tenham treino de aterragem de aparelhos.


Para Michael O’Leary “o computador faz a maioria do trabalho hoje em dia”, razão pela qual lhe ocorreu como forma de cortar custos, passar a ter apenas um piloto e dar formação às hospedeiras na aterragem dos aviões, caso ocorra algo com o piloto durante o voo.

A ideia foi desde logo condenada pelos variados quadrantes, dos quais se destaca o dos pilotos. Patrick Smith, piloto veterano, classificou a ideia de “para lá de absurda”, uma vez que a ideia de que os aviões voam sozinhos é errada. “Até em operações de rotina, é importante ter uma segunda pessoa na cabine”, acrescenta Smith.

Para Fischer, piloto com 20 anos de experiência - actualmente treina pilotos para a companhia irlandesa em Marselha –, a substituição de Michael O’Leary por um piloto júnior traduzir-se-ia na “poupança de milhões de euros em salários, benefícios e opções de compra de acções”. O’Leary não deixou o seu piloto sem resposta e fê-lo à sua maneira, concordando, inclusivamente, com alguns argumentos de Fischer.

“O Michael [O’Leary] pensa que a equipa de cabine fariam um CEO bem mais atraente do que ele próprio – o que obviamente não é elevar demasiado a fasquia – pelo que iremos seriamente estudar essa sugestão”, anunciou Stephen McNamara, porta-voz da companhia.
“Afinal, se podemos treinar hospedeiras a aterrar aviões, não deverá haver problema em treiná-los para fazer o trabalho do Michael [O’Leary]”, concluiu McNamara.

Fischer recusou fazer mais comentários.
A sugestão de O’Leary de abolir o co-piloto parece ter tocado num ponto sensível, tendo já vários trabalhadores da Ryanair feito queixas aos media, na sua maioria de mantendo-se no anonimato.

Não é o caso do capitão Evan Cullen, presidente da Associação de Pilotos de Aviação da Irlanda que também enviou uma carta ao “Financial Times”, onde se referiu ao facto de O’Leary ter revelado que, em 25 anos de companhia, apenas um piloto teve um ataque cardíaco durante o voo “e aterrou o avião”. Para Cullen, O’Leary devia estar a referir-se ao episódio ocorrido em 2002, na Bélgica, em que o piloto foi vítima de ataque cardíaco e foi declarado “clinicamente morto” por um médico a bordo, de acordo com um relatório da Unidade de Investigação de Acidentes Aéreos Irlandesa. Segundo o relatório, quem aterrou o avião foi o co-piloto e não o piloto vítima de ataque cardíaco.

“As implicações de segurança são óbvias, assim como é a razão pela qual temos dois pilotos no cockpit”, concluiu Cullen.
Em resposta a Cullen, McNamara adiantou que esse não era o episódio a que O’Leary se referia, não deixando no entanto de frisar que “o facto de o oficial ter aterrado o aparelho sem incidentes prova que ter um piloto na cabine, ou uma hospedeira devidamente treinada, poderiam aterrar o avião em caso de emergência”.

McNamara reafirmou a ideia de que os aviões actualmente são altamente automatizados, e que em 500.000 voos por ano, o co-piloto raramente foi chamado a substituir o piloto. Os peritos discordam: “é verdade que os aviões actualmente são mais seguros que nunca e muitos dos processos são automáticos”, começa por dizer Paul Hayes, directo de segurança aérea da consultora de aviação Ascend.

“Mas em casos de grandes situações de grande carga de trabalho, como em casos de espaço aéreo congestionado ou no caso de uma emergência, eu gostaria que tivéssemos um piloto e um co-piloto a trabalhar juntos, como equipa”, conclui.
jornal de negócios

VÍDEO - MOVIMENTO 24 HORAS NO AEROPORTO DE LAX EM 3 MINUTOS


Ifr online

Fotógrafo = Terrorista? Agência de segurança do governo dos EUA acha que sim


Basta uma câmera fotográfica e um capuz para ser tratado como inimigo da nação.

A Transportation Security Administration (www.tsa.gov), agência federal de segurança aeroportuária dos EUA criada após os atentados do 11 de Setembro para vigiar os aeroportos do país, lançou uma campanha pública de conscientização contra suspeitos de atividades terroristas, que desastradamente atingiu os fotógrafos em uma de suas peças.

No pôster, a imagem mostra um fotógrafo usando uma câmera com teleobjetiva num aeroporto, com a cabeça encoberta por um capuz num dia ensolarado. O texto da peça diz: ‘Não deixe nossos aviões caírem em mãos erradas. Se você desconfiar de algo, denuncie. Chame a polícia local. Avise a administração do aeroporto.’

Fotógrafos do país inteiro revoltaram-se, já que a fotografia em locais abertos e públicos vem sendo cada vez mais hostilizada e reprimida por forças de segurança, e frequentemente essa hostilidade e a proibição não têm motivo nem embasamento algum, valendo a ‘palavra final do mais forte’ do segurança em caso de questionamento pelo fotógrafo. Tanto nos EUA quanto em muitos lugares da Europa e também embaixo dos nossos próprios narizes no Brasil, não é preciso vestir uma jaqueta com capuz: a câmera na mão é encarada como se fosse uma arma, e seu portador, alguém mal-intencionado a priori.

No caso específico do pôster da TSA, os fotógrafos sentiram que não está suficientemente claro na comunicação que a fotografia profissional ou por hobby está liberada, podendo deflagrar uma onda de paranoia entre as pessoas leigas, além de desinformar os próprios agentes da lei e predispô-los contra atividades legítimas. No blog da TSA há uma tentativa de defender a campanha e conquistar a simpatia dos fotógrafos:

Essas imagens pretendem somente representar uma gama de situações comuns dentro e ao redor dos campos de aviação federais. Muitos fotógrafos são candidatos prioritários a usar os programas de vigilância para denunciar atividades suspeitas, já que eles são extremamente observadores em relação aos seus arredores.

Entretanto, a maioria dentre as dezenas de comentários postados por fotógrafos ao pé desse artigo são depoimentos de gente que já sofreu repressão indevida por seguranças truculentos em aeroportos. Algumas amostras:

…Por causa de campanhas como essa, eu constantemente vejo caras feias de passageiros e seguranças. Passei a usar uma câmera ‘normal’ para não ser incomodado. Já fui molestado pela TSA por tirar fotos perfeitamente legais dentro de aeroportos. Apoio a campanha, mas também deve haver treinamento para os seguranças e passageiros, no sentido de que tirar fotos não faz de ninguém um suspeito.

…A Homeland Security (Departamento de Segurança Interna dos EUA, à qual a TSA é subordinada) tem uma história de repressão a fotógrafos. Ela pode explicar seu ponto de vista à vontade, mas eu quero saber porque fui enquadrado por um guarda uniformizado da Homeland Security por fazer uma foto de um gárgula no edifício da prefeitura de Phoenix. Se naquela ocasião eu conhecesse meus direitos, poderia ter me defendido, como farei da próxima vez e estou fazendo agora. Se você não quer que alguma coisa seja fotografada, não a torne visível ao público.

…O fato é que se alguém presencia algo errado, já sabe como chamar as ‘autoridades’. Isso não requer nenhuma ‘campanha de conscientização’.

…Acredito que é muito importante para agências como a TSA que trabalhem em parceria com os fotógrafos, especialmente os locais e profissionais, a fim de criar um diálogo franco. A TSA deveria conhecer a programação dos fotógrafos antes de enviar notificações a outros departamentos, como a Homeland Security. É enfurecedor que as autoridades abordem ou reprimam fotógrafos legítimos e questionem suas ações, cidadania e destino das imagens. Esses confrontos têm causado prisões e ações judiciais desnecessárias. Na condição de fotógrafo profissional, e questionador das iniciativas tomadas após o 11 de Setembro, afirmo que TODOS os fotógrafos estão sob a proteção da lei, segundo a qual nenhuma autoridade tem licença para incomodar um fotógrafo clicando um avião, edifício, estátua ou cena de rua. Isso está chegando ao ponto ridículo de as autoridades eliminarem a divisão entre um suspeito e uma pessoa inocente. Eu incentivo todos os fotógrafos de locações e externas a baixar, ler e carregar na bolsa um documento simples chamado ‘Direitos dos Fotógrafos’ (krages.com/phoright.htm), pelo advogado Bert P. Krages.

…Eu pessoalmente já tive oportunidade de alertar sobre portões deixados abertos, pássaros na rota de voo e indivíduos suspeitos, ANTES de me tornar um fotógrafo credenciado no meu aeroporto local. O seu pôster é um desrespeito sério à cooperação que nós, fotógrafos de aviação por hobby, prestamos à polícia dos aeroportos e à TSA. Suma com ele!

…Se você é a mídia, a fotografia é um direito constitucional. Além disso, a Constituição garante a presunção da inocência. Um pôster como este rotula qualquer fotógrafo num aeroporto como possível terrorista. Daí, somos forçados a passar por um processo de triagem estressante e embaraçoso, conduzido por autoridades policiais que não conhecem bem as leis que asseguram a fotografia em espaços públicos. Eu tive uma experiência pessoal disso em Los Angeles, ao fazer fotos para um livro. Um pôster muito mais correto mostraria o fotógrafo e um sujeito ao longe tentando pular uma cerca, com a frase: ‘Fotógrafos, se vocês virem algo suspeito, fotografem e denunciem!’

…Eu sou um entusiasta de ferrovias e o nosso hobby tem sido submetido a uma quantidade extraordinária de atos de repressão, graças a campanhas como esta. Só posso imaginar o dano que esse pôster causará aos entusiastas da aviação. As autoridades não são confiáveis a respeito dos direitos dos fotógrafos. A União das Liberdades Civis de Nova York está processando a Homeland Security por prender fotógrafos que estavam fazendo fotos legítimas de edifícios do governo federal em Lower Manhattan. Pôsters como este dão permissão tácita às forças de segurança para molestar e abusar dos fotógrafos. Fotografia não é crime!

Por que vocês atacam gente que está na posição perfeita para ajudá-los? Não faz sentido.

Talvez a TSA devesse se inspirar neste pôster da polícia da região de Manchester, no Reino Unido:

Note que esse cartaz correto e sensível foi criado no país mais vigiado do planeta, onde há câmeras de vídeo por toda parte e é normal a polícia solicitar ao público que ‘qualquer atividade suspeita’, segundo o critério pessoal do cidadão, seja por ele notificada, mesmo que não tenha qualquer consequência.

Desse ponto em diante os comentários no blog da TSA ficam cada vez mais desafiadores, raivosos, alguns insultando abertamente a agência. Com isso já dá para ter uma ideia da repercussão negativa da campanha. Ela também se fez sentir em sites importantes que não são dedicados à fotografia, como Boing Boing, Gizmodo e Wired, além, naturalmente, do blog ativista Photography Is Not A Crime, a fonte original da notícia.

Nós na DPBR sentimos o mesmo tipo de pressão no Brasil, e não apenas em aeroportos, mas em incontáveis locais públicos, incluindo os arredores de edifícios de governo federal e de estações ferroviárias, assim como em locais totalmente neutros, sobre os quais ninguém tem jurisdição quanto a geração de imagens. Em plena rua de comércio você pode ser parado por um segurança de uma galeria, implicando que nem mesmo o trecho de calçada pelo qual ele é responsável pode ser registrado em pixels. Tudo isso parte de uma noção vaga de que bandidos podem usar fotos para planejar suas ações, somado à pura e simples ‘síndrome de autoridade’ tão arraigada no nosso povo, que amiúde se manifesta tão logo o indivíduo atinge a mais elementar posição de responsabilidade coletiva. A falta de noção e os abusos são crescentes, e tanto lá como aqui, é difícil ao fotógrafo convencer um agente de segurança na base da argumentação racional e da apresentação de provas e documentos. Disso já falamos na revista DPBR número 2, em destaque de Fabiana Baioni no artigo especial sobre fotografia urbana de rua, que reproduzimos a seguir:

O que pode e o que não pode?

A lei pode ser clara, mas a interpretação não

As definições sobre os direitos dos fotógrafos de rua têm gerado uma grande movimentação na comunidade fotográfica. Os limites sobre o que se pode ou não fotografar, bem como gerar entendimento a respeito dos direitos de quem é fotografado na rua, varia de acordo com a situação e o local. Locais privados como shoppings e supermercados requerem autorização prévia em quase 100% dos casos. Em algumas cidades do Brasil, como São Paulo, por exemplo, fotografar dentro de transportes públicos, como Metrô e ferrovias, também necessita autorização formal.

Já para locais públicos as restrições são bem menores. A rua, que faz parte do cenário básico de tantos fotógrafos no Brasil e em todo o mundo, é liberada para fotografias que não tenham objetivo comercial. Porém, nem sempre a coisa funciona dessa maneira.

A leitora Carol Linden conta que em Brasília, mesmo estando na rua, já enfrentou problemas na hora de fazer seus registros: “Já aconteceu de estar na rua com a DSLR querendo fotografar um prédio ou uma janela e o segurança impedir porque se trata de um órgão público. Outra situação curiosa que me aconteceu foi quando tentei fotografar a fachada frontal do Congresso Nacional. Eu estava com a câmera e o tripé para tirar uma foto e fui impedida pelos seguranças do Senado. Fui informada de que com a câmera na mão, OK, mas para tirar foto com tripé seria necessária uma autorização por escrito do Presidente do Senado! A outra opção que me deram seria tirar a foto com o tripé a partir do outro lado da rua, a uma distância de onde lentes razoáveis não alcançariam”. O estranho é que nenhuma lei proíbe a fotografia de edifícios públicos pelo lado de fora. Tentar barrar fotos é uma questão de interpretação (ou simples imposição de vontade) da autoridade no comando naquele momento.

E, se quem impõe a restrição é leigo em fotografia, situação que é regra geral, a sua tendência natural é sempre perseguir as câmeras “profissionais” – leia-se: DSLRs e qualquer outra câmera que seja pouquinho maior ou mais exótica que a usual compacta de bolso.

Quando se trata de retratos, os limites ficam ainda mais turvos. Até onde se sabe, o fotógrafo poderia capturar imagens de grupos maiores do que quatro pessoas sem enfrentar problemas legais de direito de imagem. Quando o grupo é menor, pela lei é necessário que o fotografado autorize por escrito a utilização de sua imagem. Na prática, cada indivíduo retém o direito sobre a própria imagem, de maneira que se não quiser aparecer numa foto, pode pedi-lo ao fotógrafo; se este insistir em fazer a foto, estará cometendo uma infração. O bom senso é – ou deveria ser – o que tem regido a atuação dos fotógrafos no que diz respeito aos retratos de rua. A abordagem prévia do fotografado antes de capturar a imagem tem ajudado a minimizar os problemas. Outra opção é capturar as imagens e mostrá-las a quem foi retratado imediatamente, solicitando a autorização de uso.
DESÁSTRES AÉREOS

Iberia integra índice mundial de sustentabilidade


A companhia espanhola Iberia integra, pelo quinto ano consecutivo, o DJSI (Dow Jones Sustainability World Index), um índice que reconhece as melhores práticas em termos de impacto econômico, social e ambiental das maiores empresas do mundo.

Este ano, apenas a Iberia e o grupo franco-holandês Air France-KLM representam o setor da aviação nesta lista.
JORNAL DE TURISMO

TAP lança “Menos Euros mais Europa”

A TAP propõe tarifas desde 49 euros em 47 destinos .

O site da TAP lançou a campanha “Menos Euros mais Europa” em que oferece “férias depois das férias” em 47 destinos, com tarifas de 49, 59, 79, 99 ou 179 euros, ida, com todas as taxas incluídas, válidas para reservas até 17 de Outubro.



A tarifa desde 49 euros é válida para os voos Lisboa e Porto, ou Porto-Lisboa, e de Lisboa ou Porto para Madrid ou Barcelona.
Desde59 euros, a companhia propõe os voos à partida de Lisboa ou Porto para Bruxelas, Milão, Roma, Londres, Genebra, e Paris, e à partida de Lisboa, Frankfurt, Munique, Toulouse ou Lyon.
presstur

Piloto de caça Spitfire retorna para sua base natal 67 após a Segunda Guerra Mundial

O Senhor Anderson (direita) com o Squadron Leader Dunc Mason do Battle of Britain Memorial Flight, durante o Leuchars International Air Show realizado no Reino Unido. (Foto: MoD UK)

Durante o show aéreo realizado na Base Aérea da RAF de Leuchars no último final de semana, o piloto de caça Spitfire da RAF durante a Segunda Guerra Mundial Alex Anderson finalmente fez o retorno para sua base natal após 67 anos.

Alex decolou com seu Spitfire a partir da Base da RAF de Leuchars em 1943 numa missão ‘top-secret’ enquanto servia com o Esquadrão 541 da Unidade de Reconhecimento Fotográfico (PRU). Ele estava executando sua missão, e enquanto fotografava os navios alemães na Noruega, foi abatido e capturado como prisioneiro de guerra.

Ele disse: “Eu estou completamente emocionado por retornar na minha base após todo esse tempo. Eu devo admitir que tem sido uma jornada e tanto! O que foi mais incrível foi que as condições meteorológicas quando eu deixei meu hotel esta manhã eram exatamente as mesmas de quando eu parti de Leuchars em 1943 – teto baixo de nuvens e uma chuva leve! Leuchars está bem diferente de 1943 e, é claro, e estive aqui por apenas quatro dias. Poder ver o caça Spitfire novamente foi uma grande coisa.”

Alex, atualmente está com 89 anos, e reside próximo a Prestwick, em Ayrshire.

cavok

Avião de campanha de candidato mineiro causa turbulência em São Paulo



"Caixa 2 a jato do PMDB" estava emprestado para FIESP

Aeronave da empresa paulista Helimarte quando utilizada por Hélio Costa estava empenhada em contrato da principal obra de Serra: o RodoAnel.

Ao contrário do previsível, as investigações realizadas em função da utilização indevida de aeronaves pelo candidato do PMDB ao governo de Minas estão provocando uma enorme confusão no Estado de São Paulo e não em Minas Gerais.

Tudo porque no mesmo período em que as aeronaves estavam sendo utilizadas pelo candidato Hélio Costa em campanha pelo Estado de Minas Gerais, encontrava-se contratada e planilhada na principal obra viária em andamento em SP e realizada pelo candidato à Presidência da República, José Serra (PSDB).

Ao ser questionada, a construtora Andrade Gutierrez que recebe em planilha por serviços prestados pela Helimarte e repassa para a mesma, informou que as aeronaves estavam à disposição da Federação da Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

Lula, insatisfeito com o fato e informado que o partido mineiro ficou dois anos sem receber o fundo partidário, teria questionado sobre a situação financeira do PMDB de Minas a Michel Temer, candidato a vice de Dilma e presidente nacional do PMDB.

Temer teria informado a Lula que realmente o PMDB ficara dois anos sem receber o fundo partidário e que: “ele (Temer), teria pessoalmente emprestado no período dinheiro para pagamento dos funcionários”. Desta forma o partido não teria como ter alugado o avião, conforme afirmado em juízo.

Cogita-se que José Serra (PSDB) estaria financiando Hélio Costa (PMDB) em represália à disposição do ex-governador Aécio Neves em não aceitar disputar as eleições como vice em sua chapa.

Segundo fontes do Palácio do Planalto, Lula teria sido informado da participação do ministro Nelson Jobim na triangulação entre Hélio Costa e José Serra.

Este fato teria motivado uma “pausa”, nas investigações. Agora é esperar para ver o relatório final da Polícia Federal, se é que haverá relatório.

gilson sampaio

Caças Rafale dão dor de cabeça ao governo francês

Um caça Rafale parte para mais uma missão no norte da França aplicando pós-combustão na decolagem.

Apesar do interesse do Brasil, dos Emirados Árabes Unidos e da Líbia para comprar os aviões Rafale da Dassault, nenhum foi vendido para o período 2009-2014. Quem paga o prejuízo é o governo da França.

No momento em que o governo da França faz de tudo para cortar os orçamentos dos ministérios para diminuir o déficit público, os cofres do Tesouro vão ter que pagar uma conta alta pelas encomendas encalhadas do fabricante Dassault. Como nenhuma venda prevista para o período de 2009-2012 foi realizada ainda – inclusive para o Brasil, que está interessado em 36 caças, mais ainda não fechou o negócio -, o Ministério francês da Defesa vai ter que comprar os 11 caças não vendidos neste ano de 2010.

A lei de programação militar do país, de 2008, garantiu à Dassault uma cadência de produção mínima anual de 11 aparelhos, teto mínimo para o fabricante manter seu preço. O governo francês estava certo de que o Rafale iria ser exportado.

No papel, a França imaginou a venda de um avião em 2011, quatro em 2012 e outros seis em 2013. Para o presidente Nicolas Sarkozy, depois do fracasso inesperado de um negócio com o Marrocos, exportar o modelo de caça francês se tornou uma obsessão e prioridade.

O interesse do Brasil, dos Emirados Árabes Unidos e da Líbia pelo modelo justificava o otimismo. Paralelamente, o governo se comprometeu com o fabricante Dassault e deu garantias para a construção de 11 caças Rafale por ano, quantidade mínima que a empresa exige para não aumentar o preço do avião.

O cenário não foi previsto por Sarkozy. Após ter indicado a preferência e ter aberto negociações para a compra do modelo francês, o presidente Luiz Inácio Lulada Silva só deve anunciar sua escolha, se anunciar, após as eleições. Os Emirados Árabes Unidos, agora estudam o modelo F18 da americana Boeing, e a Líbia também não decidiu nada.

Com isso, o governo francês será obrigado a comprar os 11 Rafale para o seu Ministério da Defesa. O valor da fatura para o governo, segundo o jornal Le Figaro, é de 800 milhões de euros, o que significa por aparelho quase 73 milhões de euros, cerca de 160 milhões de reais.

Fonte: Guia Global – Elcio Ramalho

cavok

Os CELULARES a bordo nos voos da TAM


Ainda neste ano de 2010 a TAM vai disponibilizar serviços de celular a bordo. Será a primeria empresa latino-americana a ter esta condição. A confirmação está sendo dada pela OnAir, empresa subsidiária da SITA, líder mundial em comunicações e soluções de TI para o transporte aéreo.


O sistema evita interferências nos equipamentos das aeronaves e já foi certificado pela EASA (Agência Européia de Segurança Aérea) estando autorizado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). No Brasil, o sistema está sob processo de regulação da Anatel para iniciar as operações.


Mais de 10 companhias aéreas no mundo já utilizam a solução da OnAir com sucesso, entre elas a TAP, British Airways, Qatar, Ryanair e Air France. Os passageiros da TAM deverão dispor dessa tecnologia ainda este ano.

AE

Voos da TAP saem com ‘catering’ que não é servido a bordo

Perdas por cada viagem sem serviço de bordo podem ser superiores a 1.200 euros.

A TAP, presidida por Fernando Pinto, opera diariamente 160 voos, dos quais cerca de 3% estão a ser efectuados sem serviço de bordo.

A TAP, presidida por Fernando Pinto, opera diariamente 160 voos, dos quais cerca de 3% estão a ser efectuados sem serviço de bordo.


A TAP ainda não terá feito as contas, mas é certo que está a perder dinheiro por cada voo que opera sem a tripulação de bordo necessária para que seja prestado serviço de bordo aos passageiros. Isto porque, mesmo que a companhia aérea portuguesa saiba à hora de partida que a equipa de tripulantes não está completa, as ordens são para que o ‘catering' seja colocado no avião.

"A regra é: se não houver indicação em contrário, em tempo útil, o serviço embarca", diz fonte oficial da TAP ao Diário Económico, afirmando que "ainda não está contabilizado" o prejuízo da companhia aérea que todos os dias opera, de acordo com a mesma fonte, cerca de 3% dos voos sem serviço de bordo. A operação diária da TAP inclui em média 160 voos.

O desperdício das refeições começa a ser contestado por alguns dos comandantes da companhia de aviação que já chegaram a pedir que o serviço de ‘catering' não entre no avião quando já se sabe que a equipa de tripulantes não está completa, mas as ordens aos serviços é para seguir com o abastecimento dos aviões.

economic0

Gol/Varig lança mais um voo para Aruba


A Gol/Varig lançou seu segundo voo semanal para Aruba, saindo de São Paulo todas as quintas. A nova frequência permite ao viajante um final de semana prolongado no Caribe, saindo na quinta e retornando no domingo, também para a capital paulista. O trecho é feito sem conexão, apenas com uma escala em Caracas, na Venezuela, e em aeronaves que possuem a classe confort.

Segundo a diretora da ATA Brasil (Aruba Tourism Authority), Ana Maria Ostrower, nos primeiros sete meses do ano mais de 10 mil turistas brasileiros estiveram na ilha caribenha. Além da Gol/Varig, também operam para Aruba as companhias Copa Airlines e Avianca , com saídas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Manaus.

boa viagem

Contrato de R$ 19 milhões com a Infraero



Antiga empresa do coronel Eduardo Artur Rodrigues Silva, a RCM Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo Ltda ganhou em agosto uma licitação da Infraero no valor R$ 19 milhões.

O contrato é para cuidar de manuseio de cargas, por um ano, no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.

Rodrigues Silva, conhecido como coronel Artur, deixou a empresa em 2008, mas, em seu lugar, ficou sua mulher, Eugenia Maria. Em fevereiro, ela também saiu da RCM.

Cinco meses depois, a empresa conseguiu o contrato.

- Não temos nada a ver com isso. Fundei a RCM dez, doze anos atrás. Saí porque fui trabalhar na Varig. Ficou a minha mulher. E ela vendeu em setembro, outubro do ano passado. O registro só feito em fevereiro por causa de algum problema de documentos - disse o coronel.

A mulher do diretor dos Correios transferiu 49% das ações, no valor de R$ 23,2 mil, para o antigo sócio, Sergio Antonio de Gomes Júnior.

A ação foi informada ao setor de licitações da Infraero.

blog do noblat

Idosos viajarão com desconto pela TRIP Linhas Aéreas


Companhia aérea é a primeira a aderir ao programa ‘Viaja Mais Melhor Idade’, que fortalece o turismo com benefícios concedidos a pessoas com mais de 60 anos. A partir do dia 26 de setembro, pessoas com mais de 60 anos poderão viajar mais por todo o País. A TRIP Linhas Aéreas é a primeira companhia aérea a aderir ao programa ‘Viaja Mais Melhor Idade’, do Ministério do Turismo, com descontos em passagens aéreas para os mais de 70 destinos onde atua. O objetivo do Governo Federal é fortalecer o turismo e contribuir para a qualidade de vida do idoso.

O desconto concedido pela TRIP Linhas Aéreas é de 35% sobre qualquer tarifa disponível no site (www.trip.com.br), para qualquer destino operado exclusivamente pela empresa, e está disponível para todas as épocas do ano: média ou alta temporada. Os interessados devem comprar as passagens pelo site www.viajamais.com.br, a partir da data do início do programa.

“A TRIP acredita que as pessoas na melhor idade merecem facilidades para aproveitar ainda mais essa fase da vida, por isso, foi pioneira na adesão do programa ’Viaja Mais Melhor Idade’. Além disso, a TRIP é a companhia aérea que voa para o maior número de cidades no País e está em nossa missão trabalhar pela expansão do turismo brasileiro”, afirma Evaristo Mascarenhas de Paula, diretor de Marketing e Vendas da empresa.

A parceria da TRIP e do Ministério do Turismo também visa desenvolver o turismo e agora, também, o mercado de aviação no Brasil. Desde a criação do programa em 2007, o ‘Viaja Mais Melhor Idade’ já vendeu mais de 482 mil pacotes turísticos. Atualmente, o programa oferece desconto de 50% nas diárias de dois mil hotéis em todo país durante a baixa ocupação.

De acordo com a coordenadora-geral de Apoio à Comercialização do MTur, Jurema Monteiro, ‘a parceria é uma oportunidade para diversificar os produtos oferecidos pelo Viaja Mais e contribuir para manter o mercado interno aquecido durante o ano’.

Os descontos não são aplicados para trechos em voos compartilhados com a TAM Linhas Aéreas. Para embarque é obrigatório a apresentação de documentação original contendo foto. Caso o passageiro que efetue compra de passagens e não tenha 60 anos ou mais, não poderá realizar o embarque, gerando assim taxas, caso queira remarcar ou reemitir de acordo com o Perfil Tarifário.
o riobranco

Homem acusado de ataque frustrado a avião demite advogados


DETROIT (Reuters) - Um nigeriano acusado de tentar explodir uma aeronave norte-americana com uma bomba no ano passado demitiu na segunda-feira seus advogados indicados pelo tribunal e levantou a possibilidade de se declarar culpado em algumas das acusações.

Umar Farouk Abdulmutallab, que se declarou inocente em janeiro pela tentativa de explodir um voo no dia de Natal, disse que seus advogados não estavam servindo aos seus interesses e pediu ao juiz para ser seu próprio defensor.

"Se eu quiser me declarar culpado em algumas das acusações, como isso funcionaria?", perguntou Abdulmutallab à juíza Nancy Edmunds durante uma audiência de 15 minutos.

Nancy pediu a ele para não demitir seus advogados, mas concordou com o pedido de Abdulmutallab e irá indicar novos defensores que atuarão como consultores. Segundo ela, eles responderão a questões sobre sua defesa.

Abdulmutallab, de origem nigeriana, embarcou em um voo da Northwest Airlines que fazia a rota Amsterdã-Detroit e, perto do fim do trajeto, tentou acionar uma bomba que estava em sua cueca, afirmaram procuradores.

Segundo eles, o dispositivo não detonou completamente e ele foi rendido por passageiros e tripulantes e o fogo foi controlado.

Ele foi acusado pela tentativa de usar uma bomba de destruição em massa, tentativa de assassinato e outros quatro crimes. Se condenado, poderá passar o resto da vida na prisão.

O nigeriano cooperou com investigadores norte-americanos por vários meses e disse a eles ter recebido o dispositivo e treinamento de militantes da Al Qaeda no Iêmen.

Um porta-voz do Departamento de Justiça, no entanto, negou-se a comentar se Abdulmutallab continuava cooperando com as autoridades norte-americanas.

O ataque frustrado levou ao governo dos Estados Unidos a reforçar a segurança em aeronaves norte-americanas.

o globo

China Southern Airlines: mais um incidente

Mais um incidente com um avião da China Southern Airlines

Na manhã desta segunda-feira (13), pouco antes de decolar do Aeroporto Internacional de Baiyun, próximo a Guangzhou, na China, o porão de um Airbus A-320-100 pegou fogo durante o carregamento das bagagens, por volta das 08:00 (hora local). É o segundo incidente da companhia em menos de 24 horas.

Os passageiros já haviam embarcado, mas foram retirados em segurança. Ninguém ficou ferido.

O voo CZ3533 iria partir para cidade de Qingdao , na província de Shandong, no leste da China.

A polícia iniciou uma investigação junto aos funcionários da companhia aérea e do aeroporto para tentar esclarecer as causas do incêndio.

Os resultados iniciais mostraram que o incêndio foi causado por combustíveis que estavam no compartimento de carga, segundo a polícia .

desástres aéreos

Venezuela: Hugo Chávez lamenta acidente aéreo e decreta três dias de luto nacional


Caracas, 14 set (Lusa) -- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, lamentou o acidente aéreo registado na segunda feira no país e decretou três dias de luto nacional.

Em comunicado, Chávez enviou também condolências aos familiares das 15 vítimas do avião ATR-42 da companhia estatal Conviasa, que se despenhou na segunda feira quando efetuava um voo entre Porlamar e Puerto Ordáz.

No documento, o presidente refere que "todos os venezuelanos estão de luto (...) por esta tragédia ocorrida na manhã de 13 de setembro de 2010, que desfere um duro golpe à família da Pátria".

diário de notícias