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quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Gol terá foco nos custos em 2011

Avião da Gol

Avião da Gol: empresa conseguiu crescimento de 41,2 por cento

São Paulo - Entre os objetivos traçados pela Gol para 2011 destaca-se a ampliação da vantagem de custos. A gol mantém-se como a principal empresa de baixo custo e baixa tarifa da América Latina.

Seu custo por assento/quilômetro é cerca de 30% menor que seus pares da América latina. “Temos que ter uma empresa sólida, que crie demanda, focada em custo e que gere receita auxiliar”, disse Leonardo Pereira, vice-presidente executivo financeiro e CFO.


A empresa calcula que a população brasileira possui 17 milhões de passageiros aéreos ativos – sendo que 128 milhões de pessoas podem pagar para voar. A Gol alcança hoje cerca de 20 milhões de pessoas e vê potencial para atingir até 130 milhões de passageiros. A classe média representa 47% desses 20 milhões.


“Todo mundo quer ser de baixo custo, mas empresa de baixo custo é a que nasce assim e continua a manter esse valor quando ela cresce”, disse o CFO.


As iniciativas para 2011 incluem o menor consumo de combustível – em 2010 inclusive, a empresa devolveu o modelo 737-300, que consome mais combustível. “Uma coisa só não resolve, é uma combinação”, disse o CFO. Essa combinação inclui iniciativas para proporcionar maior eficiência nos vôos, como o GPS Landing System e um sistema de acompanhamento de manutenção online. Nesse ano, entrou em funcionamento o centro de serviços compartilhados e foi feito um orçamento base zero. “A gente fez um regimezinho, tem sempre crescimento e gastos novos, temos que olhar os gastos a controlar”.

Outros objetivos para o próximo ano são procurar novos destinos e mais freqüências, expandir o Smiles, o VoeFácil e as receitas auxiliares. “A estratégia da gol tem que ser uma estratégia simples. Não vai existir milagre nos próximos anos”, disse o CFO.

Receitas auxiliares

Para as receitas auxiliares, a Gol destaca os serviços adicionais, como a venda a bordo e o entretenimento a bordo. Esse último serviço será uma espécie de intranet no avião - ele já está sendo testado em alguns voos da ponte aérea e seu início está previsto para o primeiro semestre de 2011. Outra contribuição às receitas auxiliares vem da GolLog. A receita de cargas e outras receitas representam 11% do total da receita operacional - há quatro anos era de 6% e a expectativa da empresa é que chegue a 14% nos próximos quatro anos. A GolLog entregou 78 mil toneladas em 2010. Em 2009 foram entregues 60 mil toneladas.

Oferta

“Vocês não vão ver da gente aventura em termos de oferta”, disse o CFO. No próximo ano a empresa vai receber quatro novas aeronaves (algumas podem ser usadas para substituição de antigas). “A gente já aprendeu que é fácil trazer avião mas é mais complicado retornar avião”, disse o CFO. A taxa de utilização atual é de 12,7 horas e há potencial para passar atingir cerca de 14 horas por dia, apesar de isso não ser um plano para o próximo ano.

exame

Puma Air inaugura voo para Angola na próxima sexta


A Puma Air Linhas Aéreas será a primeira empresa brasileira, depois de 15 anos, a pousar no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, na próxima sexta (17/12). A saída está prevista para as 17h (hora local), com previsão de chegada às 19h50 (hora local), em Recife.

A viagem será realizada a bordo do Boeing 767-300, com espaço para 218 passageiros. "Estima-se que aproximadamente 40 mil brasileiros vivam em Angola, atraídos pela grande oferta de empregos gerados pelas empresas que trabalham na reconstrução do país. Tenho certeza de que estamos iniciando mais uma fase vitoriosa na nossa empresa", disse o presidente da Puma Air Linhas Aéreas, Gleison Gambogi.

O segundo voo está marcado para o dia 7 de janeiro, com saída às 14h de Recife (hora local) e chegada prevista em Luanda às 3h55 (hora local).

mercado e eventos

Copa Airlines adquire 10 novos Boeing 737-800s

A empresa panamenha Copa Airlines assinou contratos de arrendamento para 10 novos Boeing 737-800s, com três empresas de leasing de aeronaves, a GE Capital Aviation Services, BOC Aviation e Aviation Capital Group.

Cinco dos recém-contratados 737-800s deverão ser entregues em 2011 e cinco em 2012. Incluindo os 737 contratados sob a novos arrendamentos, a Copa Airlines agora tem pedidos firmes e compromissos de entrega de 33 aeronaves, todas elas 737-800s.


Dilmissárias

Estas são as nove comissárias de bordo no avião da presidenta Dilma Rousseff

Estas são as nove comissárias de bordo no avião da presidente Dilma Rousseff


A equipe que vai atender a presidente eleita, Dilma Rousseff, no avião presidencial será composta apenas por mulheres.

A Aeronáutica selecionou e treinou nove sargentos do sexo feminino para o trabalho, que será feito em escala de revezamento.

"É natural que a presidente Dilma se sinta mais à vontade sendo servida por uma equipe de comissárias", disse o coronel Henry Munhoz, da Aeronáutica.

Segundo ele, os demais passageiros serão atendidos pelo quadro atual, formado por comissários.

A equipe de pilotos será a mesma do presidente Lula, formada só por homens.

Anteontem, as comissárias de Dilma começaram a treinar no Aerolula, um Airbus-319 executivo. Elas receberam orientações sobre procedimentos de segurança e sobre o atendimento da presidente eleita.

Antes desse treinamento específico, elas já haviam passado por um curso de três semanas em Campinas.

Os nomes e as idades das comissárias de Dilma não foram divulgados por questões de segurança.

correio do estado

Ryanair reembolsa passageiros pela nuvem de cinzas


A Ryanair já respondeu a todos os pedidos de reembolso efetuados por passageiros durante o encerramento do espaço aéreo em Abril e Maio deste ano devido à erupção do vulcão islandês.
A low-cost confirmou ter processado o reembolso da totalidade dos voos cancelados.
O encerramento do espaço aéreo levou ao cancelamento de 10 mil voos da Ryanair tendo afectado 1.45 milhões de passageiros.
opção turismo

Aeroviários e aeronautas ameaçam com paralisação no próximo dia 23


Funcionários e empresas têm novo envontro marcado para hoje no RJ

Trabalhadores de companhias aéreas do país decidiram no final desta terça-feira (14) entrar em estado de greve, diante de impasse nas negociações de reajuste salarial com as empresas. Segundo a Fentac (Federação Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil), além do estado de greve, os trabalhadores aprovaram em assembleias indicativo de paralisação no próximo dia 23.

Os aeroviários aprovaram mudança na proposta de reajuste salarial de 15% para 13% e mantêm exigência de alta de 30% no piso. Já os aeronautas cobram índice de reajuste de 15%, segundo a Fentac. Aeronautas são os profissionais que tripulam os voos - comissários, pilotos e copilotos - e aeroviários são aqueles que atuam em solo - como mecânicos e pessoal de check-in.

Uma nova rodada de negociação com as empresas acontece nesta quarta-feira (15), no Rio de Janeiro. Em comunicado, a Fentac afirma que as entidades sindicais que representam os trabalhadores esperam que as empresas apresentem nova proposta na reunião marcada para a tarde de hoje,a na sede do Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias), no Rio de Janeiro.

Empresas

Segundo o Snea, as empresas não registraram reflexo das manifestações realizadas neste mês nos aeroportos de Congonhas (SP) e do Galeão (RJ) em suas atividades.

As companhias também não trabalham com a possibilidade de paralisação no próximo dia 23, segundo o porta-voz do Snea, Jorge Honório.

Segundo ele, as companhias já estão pagando os salários deste mês, incluindo o 13º, com reajuste de 6,8%, referentes ao INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

r7

Pequeno avião com 22 a bordo desaparece no Nepal


KATHMANDU (Reuters) - Um pequeno avião com 22 pessoas a bordo está desaparecido no leste do Nepal, disseram autoridades nesta quarta-feira.

O avião Twin Otter, da Tara Air, perdeu contato depois de decolar de Lamidanda, situada 162 quilômetros a leste de Kathmandu, disse à Reuters Sunil Niraula, autoridade de Khotang, que fica nas proximidades.

'Estamos tentando reunir detalhes sobre os passageiros que estavam a bordo e o destino do avião', declarou Niraula.

Catorze pessoas, incluindo seis estrangeiros, morreram em acidente aéreo em agosto perto de Katmandu, por causa do tempo chuvoso.

g1

Sistemas para conectar aviões à internet custam até R$ 500 mil

Apesar de estar disponível há quase uma década, instalar sistemas de banda larga em jatinhos (e ainda mais em aviões comerciais) é muito caro. O fabricante do avião (ou companhia que o opera) chega a pagar até R$ 500 mil pelo sistema, fora os gastos mensais com a manutenção e com a conexão de internet. Por conta disso, o passageiro paga caro para fazer ligações e manter a caixa de e-mails em dia durante viagens de negócios.

Assim como a velocidade de conexão, o preço varia de acordo com o sistema de banda larga utilizado na aeronave. No caso da tecnologia usada nos Estados Unidos, que conecta o avião à rede celular, o executivo paga uma assinatura mensal do serviço que custa por volta de R$ 3.500.

Getty Images
Internet via satélite é a mais comum em jatinhos, mas também a mais cara

No caso do Swift Broadband, as empresas cobram pelo uso do sistema: os preços variam entre R$ 8 e R$ 12 por minuto de ligação de voz e R$ 20 por Mb usado – além dos impostos sobre serviços de telecomunicações que, no Brasil, chegam a 43%. “No caso das ligações, o minuto pode sair mais barato que uma ligação internacional por meio da rede de telefonia fixa”, diz Francisco Vietti, gerente comercial da Arycom. O cliente recebe uma conta similar às enviadas pelas operadoras brasileiras de telefonia fixa e móvel.

Mercado

“O preço do serviço vem caindo cerca de 10% ao ano”, diz Svant Hjorth, CEO da Arycom, sobre o sistema Swift Broadband. Além da queda habitual, é possível que ele fique ainda mais barato conforme as companhias aéreas adotarem o serviço em aviões comerciais. “Os sistemas atuais também estão mais eficientes, o que significa que usam menos Mb para transmitir a mesma quantidade de dados”, explica Hjorth.

Nos Estados Unidos, diversas companhias aéreas, como a AirTran, Delta e Virgin America, oferecem conexão de internet em voos domésticos. O Google, inclusive, fez uma parceria com essas empresas para oferecer Wi-Fi gratuito para todos os usuários do navegador Chrome que estiverem nos voos entre 20 de novembro de 2010 e 2 de janeiro de 2011.

Por enquanto, a única companhia a anunciar que oferecerá banda larga em voos intercontinentais é a Lufthansa. Até agora, o serviço está disponível apenas para passageiros em viagens sobre o Atlântico Norte, mas a empresa quer estender o serviço para toda a frota até o final de 2011. O passageiro paga R$ 25 por hora de conexão.

ig

Promoção de Passagens Aéreas para Janeiro, Fevereiro e Março


Nós investigamos em diversas companhias aéreas e encontramos promoção de passagens aéreas com excelentes preços para viajar na alta e média temporada nos meses de janeiro, fevereiro e março.

TAM: A companhia tem promoção de passagens a partir de R$59 por trecho como Natal/Recife e Recife/Natal e R$79 como SP(GRU)/BH e BH/SP. A compra deve ser feita com 5 a 14 dias de antecedência. Confira nas ofertas da TAM.

GOL: Se você puder viajar exclusivamente nas terças ou quartas-feiras de noite a Gol oferece voos a partir de R$ 79 pelos trechos São Paulo/Rio de Janeiro, São Paulo/Belo Horizonte, Belo Horizonte/Rio de Janeiro, Belo Horizonte/Campinas e Belo Horizonte/Brasília. Você encontra outros preços interessantes também a exemplo de Belo Horizonte/Curitiba a partir de R$ 89,00 entre outros. Confira na página da Gol.

WEBJET: Cada vez que lança uma nova rota gera a uma queda de preço geral das passagens para aquelas localidades em todas as cias aéreas. Algumas das promoções de passagens que mais nos chamaram atenção ali: São Paulo (GRU)/Curitiba e Rio de Janeiro (SDU) para Belo Horizonte por R$ 55, muitos trechos que saem de Ribeirão Preto e Navegantes custam apenas R$ 29, Brasília/São Paulo (GRU) por R$ 75, entre outras ofertas. Dê uma olhada e lembre que deve comprar entre 20 a 30 dias de antecipação no site da companhia.

AZUL: Esta é uma das companhias mais fracas em anunciar suas ofertas, mas pode ser que hajam mais barganhas do que encontramos. Começa com Teresina/São Luís por R$ 39 entre algumas poucas passagens interessantes que você encontra no site da empresa.

hypescience

Pantanal amplia voos entre GRU e Ribeirão Preto


A Pantanal Linhas Aéreas ampliou a oferta de voos de ida e volta entre o aeroporto de Guarulhos e a cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. O novo voo 4775 parte diariamente do aeroporto de Ribeirão Preto às 5h, seguindo para Guarulhos, onde pousa às 6h. Já o voo 4774 faz o caminho inverso: decola do aeroporto de Guarulhos às 18h50, com pouso em Ribeirão Preto às 20h. Os dois voos são operados pelo ATR-72 com capacidade para 66 passageiros.
panrotas

Adiamento de compra de caças decepciona França


O adiamento da compra dos caças pela FAB, anunciado na semana passada teve amplo destaque na imprensa francesa.


De modo geral, o adiamento foi percebido como uma grave derrota para o governo francês que, apesar do empenho direto e pesoal de Nicholas Sarkozy, não conseguiu convencer o presidente Lula a anunciar a compra dos aviões franceses antes do final do seu mandato.

Até agora, os aviões Rafale não foram comprados por nenhum país, além da França, e têm fracassado sistematicamente em todas as concorrências que disputaram. Para alguns analistas, o único país que poderia comprar o avião, sem ser a França, era o Brasil por conta das negociações entre Lula e Sarkhozy.

O adiamento levantou suspeitas na França de que, afinal das contas, a venda pode não se concretizar. O fracasso no Brasil foi relacionado à perda de outras vendas para o Marrocos e Omã e ds dificuldades de convencer a índia e a Coréia do Sul a adquirirem o avião.

BRASÍLIA EM TEMPO REAL

Embraer encerra ano com faturamento de US$5,2 bilhões

Os 80 novos aviões são do modelo Embraer 175 e Embraer 190. Na foto, o modelo 190.

A Embraer encerra 2010 com faturamento de US$5,2 bilhões e 80 novos pedidos de aviões comerciais para ano que vem. Apesar de ser o terceiro ano consecutivo de queda da receita, o resultado é considerado positivo por executivos da empresa.

A companhia depende muito do mercado internacional, que representa mais de 80% de suas vendas e ainda sofre com os efeitos da crise internacional. O presidente da Embraer, Frederico Curado, diz que houve equilíbrio no controle das contas e está otimista quanto à possibilidade de crescimento em 2011.

RÁDIO BANDEIRANTES

Passageiros (e dados) seguros ao acessar internet em aviões

Com certificações em órgãos internacionais, sistemas de banda larga não atrapalham funcionamento do avião nem arriscam sigilo dos dados.

Ao fechar a porta do avião os passageiros são sempre orientados a desligar os aparelhos eletrônicos. Com a maioria dos sistemas de banda larga para jatinhos é igual, apesar de eles não causarem nenhuma interferência no avião. “É necessário desligar o equipamento na hora de decolar e um pouco antes de aterrissar”, diz Svante Hjorth, CEO da Arycom.




Redes seguras permitem que executivos enviem e recebam dados sigilosos

Segundo os fabricantes, todos os sistemas utilizados atualmente para prover banda larga em jatos executivos são certificados pelas entidades reguladoras dos Estados Unidos e da Europa. “Existe um padrão mínimo de requisitos para que os equipamentos utilizados não causem interferência nos comandos de voo”, explica José Farah, diretor do Comitê Aeroespacial do Congresso SAE Brasil.

Quando utilizados em aeronaves no Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) certifica os equipamentos e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) avalia se o sistema de banda larga interfere no funcionamento do avião. Procurada pelo iG, a Anac não quis falar sobre o regulamento para uso de banda larga em jatos executivos no Brasil.

A segurança dos dados neste tipo de conexão também é primordial, porque os executivos lidam com uma grande quantidade de dados sigilosos. Por isso, os sistemas de banda larga em jatinhos criptografam as mensagens enviadas. O executivo pode, inclusive, requisitar uma rede privada de internet (VPN) para transmitir os dados sem riscos. “É uma rede em que somente alguns números de IP estão autorizados a se conectar”, explica Francisco Vietti, gerente comercial da Arycom.

IG

Azul acumula crescimento de 106,19%


A Azul Linhas Aéreas, terceira maior empresa aérea nacional, encerrou novembro de 2010, com um crescimento acumulado de 106,19% na demanda doméstica, segundo dados divulgados nesta sexta-feira, 10, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Em nota divulgada o órgão destaca que de janeiro a novembro deste ano, as companhias aéreas de menor porte registraram crescimento porcentual mais acelerado do que as líderes de mercado. Além da Azul Linhas Aéreas, a agência destaca a Trip, que registrou alta de 83,98% no período, e Webjet que acumula expansão de 73,81% na demanda. No mesmo período, a Gol/Varig cresceu 19,23% e o grupo TAM Linhas Aéreas (formado por TAM e Pantanal), 15,46%.
Estadão

EUA - United e Continental lideram RANKING de pontualidade



A United Airlines e a Continental Airlines, subsidiárias da United Continental Holdings, receberam a primeira e a segunda colocação, respectivamente, no ranking das cinco maiores companhias aéreas globais dos Estados Unidos na categoria desempenho pontual dos voos regulares domésticos.



O ranking do mês de outubro foi elaborado pelo Departamento de Transportes dos Estados Unidos (DOT) e publicado no Air Travel Consumer Report.

brasilturis

Iata: TAM e LAN formam a 4ª maior empresa aérea do mundo

A Air China, atualmente com o dobro do tamanho da americana Delta Airlines, tem uma capitalização de mercado de US$ 20 bilhões e lidera o ranking


Crédito: Divulgação


A aérea Latam teve capitalização de US$ 11 bilhões

A aérea Latam teve capitalização de US$ 11 bilhões

A Latam Airlines, grupo formado com a fusão entre a brasileira TAM e a chilena LAN, é a quarta maior companhia aérea do mundo em capitalização, segundo informações da Iata (International Air Transport Association) disponibilizadas nesta terça-feira.

O posto ocupado pela companhia aérea latino-americana se deve, segundo a associação, ao deslocamento da indústria dos Estados Unidos e da Europa para países com taxas de crescimento mais elevadas.

A Air China, atualmente com o dobro do tamanho da americana Delta Airlines, tem uma capitalização de mercado de US$ 20 bilhões e lidera o ranking. Em segundo lugar está a Singapore, com US$ 14 bilhões, seguida pela Cathay Pacific, de Hong Kong, com US $ 12 bilhões.


Em quarto lugar ficam a China Southern e a Latam (fusão TAM-LAN), com capitalização de US$ 11 bilhões. Pouco abaixo ficam a operadora americana Delta e a alemã Lufthansa, ambas com capitalizações de US$ 10 bilhões cada.

A Iata representa 230 companhias aéreas cobrindo 93% do tráfego internacional. A entidade quase dobrou suas estimativas de lucro para o setor em 2010 e 2011 sobre as projeções feitas em setembro.

A Iata prevê lucro líquido da indústria em 2010 de US$ 15,1 bilhões, acima dos US$ 8,9 bilhões previstos em setembro. Para 2011, a projeção é de lucro de US$ 9,1 bilhões, acima dos US$ 5,3 bilhões calculados anteriormente. No ano passado, as companhias aéreas tiveram prejuízo combinado de US$ 9,9 bilhões, segundo a Iata.

expresso mt

South African Airways operará com Airbus A330 em São Paulo

A partir de 21 de setembro de 2011 a South African Airways operará quatro vezes por semana, para São Paulo, com o Airbus A330-200. O voo SAA 224 atualmente é operado pelo Airbus A340-200, para 250 passageiros, às segundas, terças, quintas e sábados. Com a nova aeronave a configuração passará para 36 assentos na Business Class e 186 assentos na Economy Class.

Além deste voo a SAA opera diariamente com um Airbus A340-600, para 317 passageiros, decolando de São Paulo (GRU) às 18h00.

aviação brasil

Caças supersônicos em defesa da Amazônia


Treze de dezembro de 2010, 13h41. O F-5EM matrícula 4866 do 1°/4° GAV, Esquadrão Pacau, pousa na Base Aérea de Manaus. O momento histórico marca a chegada da aviação de caça de alto desempenho à região Amazônica. A unidade transferida de Natal (RN) trouxe para o Amazonas seis aeronaves F-5EM, que agora formam a primeira linha na defesa da região Norte do país.

Capaz de atingir mais de 1,6 vezes a velocidade do som e de lançar mísseis que podem destruir alvos além do horizonte, os F-5EM vão fortalecer a defesa do espaço aéreo na Amazônia. “Em trabalho conjunto com o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Espaço Aéreo, nós estamos trazendo a capacidade de fazermos toda a vigilância do espaço aéreo da região, principalmente no que se refere à parte de defesa aérea, que é a missão primária do Esquadrão”, explica o Tenente-Coronel Fernando Mauro, comandante do 1°/4° GAV.

O Tenente-Coronel pilotava a primeira aeronave que pousou em Manaus e diz que além de emocionante, o voo de chegada à nova sede do Esquadrão Pacau foi a consolidação de um trabalho. “Foi uma preparação muito grande”, diz. Até o dia 3 de dezembro a unidade cumpria missões com o jato AT-26, em Natal. Em paralelo, pilotos treinavam no F-5EM e mecânicos recebiam instruções de como fazer a manutenção dos F-5EM.

De acordo com o Brigadeiro Luiz Aguiar, Chefe do Estado Maior do Sétimo Comando Aéreo Regional (COMAR VII), a transferência do 1°/4° GAV para Manaus faz parte dos planos estratégicos da Força Aéra Brasileira. “A Estratégia Nacional de Defesa, que foi recentemente montada pelo nosso Ministério da Defesa, prevê uma maior atenção nessa parte do nosso território, por isso a importância da transferência desse Esquadrão”, afirma.

De acordo com o Brigadeiro, antes da transferência do 1°/4° GAV para Manaus era necessário que aviões de combate do Sul, Sudeste ou Centro-Oeste se deslocassem para Manaus. Agora, os F-5EM do Esquadrão Pacau estarão mais próximos para qualquer acionamento e ainda poderão ser deslocados para outras bases, como Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO). “A região já tinha essa proteção, mas obviamente que com a aeronave deslocada para cá nós faremos com mais frequência essa interação”, completa.

Essa é a segunda unidade de combate da Força Aérea Brasileira transferida para a região amazônica em pouco mais de um ano. Em 2009, o 2°/8° GAV saiu de Recife (PE) e foi para Porto Velho (RO), onde recebeu novos helicópteros AH-2 Sabre.

A Sourbonne na Selva

Criado em 1947 em Fortaleza (CE), o 1°/4° GAV já foi equipado com aviões A-28, B-25, P-47, F-80, TF-33 e AT-26. A unidade recebeu o apelido de “A Sourbonne da Caça” por ter cumprido a missão de formar os líderes da aviação de caça.

Transferido para Natal em 2002, o Esquadrão Pacau entra agora em uma nova fase da sua história. “A selva está nos recebendo e nós temos como obrigação cumprir a nossa missão na Amazônia”, afirma o Tenente Coronel Fernando Mauro, comandane da unidade.

Ele ressalta que apesar de ter recebido o F-5EM somente agora, o Esquadrão está totalmente preparada para operar o caça.
Para voarem os seis F-5EM que agora equipam a unidade, foram selecionados pilotos com muita experiência no modelo e que, inclusive, já participaram de missões na região amazônica.

O F-5EM é operado no Brasil desde 1975, mas nesta década passou por um processo de modernização realizado na EMBRAER. As aeronaves receberam novos computadores de bordo, radar, sistemas de auto-defesa e mísseis mais modernos, dentre outras melhorias. Além de Manaus, a Força Aérea Brasileira possui unidades de F-5EM em Canoas (RS) e no Rio de Janeiro.

Defesa na Amazônia

Além dos F-5EM, a Base Aérea de Manaus também já conta com esquadrões equipados com helicópteros H-60 Blackhawk e aviões C-105 Amazonas, C-97 Brasília e C-98 Caravan. A capital Amazonense também é sede do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV). O órgão controla todos os voos na região do país e detecta eventuais tráfegos ilícitos que são interceptados pelas aeronaves de caça que patrulham a região.

A Amazônia também é protegida pelos 1°/3° GAV e 2°/3° GAV, baseados respectivamente em Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO). Essas unidades são equipadas com o A-29, um caça turboélice fabricado pela EMBRAER que se destaca pelo perfil de voo ideal para interceptar aviões de baixo desempenho.

Fonte: Agência Força Aérea

cavok

Helicópteros militares tentam resgatar 300 pessoas no Canadá


Terça-feira, 14/12/2010

As pessoas estão presas em veículos numa auto-estrada em Sarnia, que fica a 300 quilômetros de Toronto. Os motoristas passaram a noite no local, a uma temperatura de 20° abaixo de zero.

globo news

Aeronáutica vai apurar o que provocou pouso forçado de helicóptero



Quarta-feira, 15/12/2010

O pouso de emergência foi na Avenida Tiradentes. A aeronave tinha acabado de decolar do Campo de Marte e foi perdendo velocidade. O trânsito ficou interrompido. Os passageiros não se machucaram.

bom dia são paulo

Pouso forçado de helicóptero interrompe trânsito no centro de SP




O helicóptero perdeu velocidade e bateu numa árvore, antes de pousar na Avenida Tiradentes. Ninguém ficou ferido. Os bombeiros jogaram espuma para evitar o risco de incêndio.
globo.com

Helicóptero faz pouso forçado no Centro de São Paulo



O helicóptero saiu do Campo de Marte e acabou fazendo um pouso forçado na Avenida Tiradentes, Centro da capital paulista. Ninguém ficou ferido com a manobra do piloto.
g1