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quinta-feira, 30 de maio de 2013

Mais um acidente aéreo é registrado no Brasil; helicóptero cai no Ceará

Mais um acidente aéreo foi registrado no Brasil, na manhã desta quinta-feira (30). Um helicóptero tombou ao se aproximar para pouso em um heliponto com seis pessoas a bordo em Guaramiranga, região de Fortaleza, Ceará. Três passageiros tiveram ferimentos leves e um homem teve a perna amputada. Eles foram conduzidos para o IJF (Instituto Dr. José Frota), em Fortaleza, onde são socorridos.
O presidente do grupo Marquise, engenheiro José Carlos Pontes, estava desembarcando da aeronave, quando esta tombou após sofrer forte rajada de vento. Naquele momento, a hélice do aparelho decepou sua perna. Apesar da gravidade dos ferimentos, Pontes não corre risco de morte.
Ainda nesta quinta-feira, Pontes se submeteria a uma cirurgia reparadora na perna amputada, em um hospital particular da capital cearense, para onde foi transferido após ser socorrido no IJF.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o helicóptero tombou à esquerda durante o pouso no sítio Itagiba, zona rural da cidade, de propriedade do empresário.
As causas do acidente serão investigadas, mas a princípio seria uma fatalidade após uma forte rajada de vento no local.
A assessoria do Grupo Marquise divulgou uma nota sobre o acidente, horas após o ocorrido. Confira:
"O Grupo Marquise esclarece que, na manhã de hoje (30), o helicóptero que transportava o empresário José Carlos Pontes, controlador do grupo, tombou quando já se encontrava em solo, após o pouso, no município de Guaramiranga. Em decorrência do acidente, o empresário será submetido a uma cirurgia na perna, ainda nesta quinta-feira (30), mas não corre perigo de vida. Todos os demais ocupantes do helicóptero foram prontamente atendidos e também passam bem. Desde já, a família agradece a preocupação de toda a comunidade cearense".
jcnet

FAB simula interceptação de avião para Copa das Confederações, no Rio

Simulação de patrulhamento do espaço aéreo do Rio com o Maracanã ao fundo (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)Aviões escoltam outra aeronave, com o Maracanã ao fundo (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)
A  Força Aérea Brasileira (FAB) fez nesta quarta-feira (29) a simulação de como será uma abordagem a uma aeronave não identificada no espaço aéreo brasileiro nas capitais onde serão realizados os jogos da Copa das Confederações, em julho. Num voo que partiu do Aeroporto Santos Dumont, o avião do modelo Brasília C-97 foi interceptado no ar por dois caças F-5. A aeronave simulava estar com o transponder dessligado.
Ao detectar a entrada da aeronave no espaço aéreo,  a torre de controle entra em contato com o avião. Não obtendo resposta em três minutos, caças passam a escoltar a aeronave. Caso as determinações de utilização do espaço aéreo continuem sendo desrespeitadas, a aeronave é conduzida até uma área remota da Base Aérea de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, onde depois de pousar passará por rigorosa revista de tripulantes, passageiros e da própria aeronave.
FAB fez simulação nesta quarta-feira (29) no Rio (Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo)FAB fez simulação nesta quarta-feira (29) no Rio
(Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo)
Durante os jogos todo o espaço aéreo vai ficar restrito a partir do Aeroporto Santos Dumont e do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) num raio de 100 km. Somente aeronaves das forças de segurança e o helicóptero que vai filmar o estádio terão permissão para voar neste perímetro. Apesar das restrições, os voos comerciais tanto do Santos Dumont quanto do Tom Jobim não sofrerão qualquer tipo de alteração.
Nos dias de jogos,  o patrulhamento do espaço aéreo nas cidades-sede vai começar a ser feito uma hora antes da partida e até quatro horas após o término, com caças voando durante todo esse tempo. O treinamento para o patrulhamento aéreo começou a ser feito em outubro de 2012.
Coroneís durante coletiva da FAB (Foto: Renata Soares/G1)Coronéis durante coletiva (Foto: Renata Soares/G1)
O planejamento da FAB para o controle do espaço aéreo e as ações de defesa durante a Copa das Confederações foi divulgado nesta quarta. As informações foram transmitidas durante coletiva no Departamento de Controle do Espaço Aérea (DECEA), no Centro.
De acordo com os critérios de segurança, que também servirão para outros eventos como Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo e Olimpíadas, a FAB vai operar com áreas de exclusão (reservada, restrita e proibida) em determinadas porções do espaço aéreo com tamanhos e níveis de acessos diferentes. As regras também valem para outros estados.
Para o coronel Ary Rodrigues, chefe do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea, desta maneira, a segurança do público, dos atletas, das autoridades e dos participantes em geral, será tranquila.
"Estamos aqui para garantir a segurança do espaço aéreo e logo, das pessoas envolvidas nesse evento. Com as aeronovaes, a FAB irá monitorar o impacto ambiental e também a localização. Esperamos realmente que tenhamos um evento calmo e sem maiores problemas", disse.
O coronel explicou ainda que as áreas de exclusão serão separadas por cor. A reservada será branca, a restrita será marcada pela cor amarela e a proibida, vermelha. "Nosso objetivo é denominar a área no entorno do estádio do Maracanã com este planejamento minucioso. Temos 2.600 controladores com120 horas de voo para que tenhamos um bom desempenho", explicou.
Na simulação, caças escoltam aeronave que invadiu espaço aéreo restrito até a Base Aérea de Santa Cruz (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)Na simulação, caças escoltam aeronave que invadiu espaço aéreo restrito até a Base Aérea de Santa Cruz (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)
Aeronaves
Durante o evento, a  FAB também vai contar com nove aeronaves que irão monitorar a cidade. São elas: duas F5 (alta performace), duas Super Tucano, dois helicópteros, uma Eco 99, uma de abastecimento e uma F5 extra que ficará em alerta na base de Santa Cruz, na Zona Oeste.
"As medidas de segurança serão adotadas durante os eventos em todos os estados", concluiu o coronel Ary Rodrigues Bertolino.
G1

Companhias aéreas do mundo inteiro anunciam voos extras ao Rio de Janeiro durante a Jornada Mundial da Juventude

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© Virginia CASTRO/CIRIC/CPP

Com uma população atual de 201 milhões de pessoas, o Brasil representa o gigante do sul do continente americano, e uma das economias emergentes mais desenvolvidas da última década.

Deste grande total de habitantes, e com uma taxa média anual de 897 mil pessoas, o Brasil é considerado o país com o maior número de católicos do mundo. Segundo estimativas recentes, 74% da população brasileira se declara católica: cerca de 150 milhões de pessoas, a maior parte composta por jovens.

Isso tudo faz prever que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2013 será a mais visitada de todas (com exceção de Manila, em 1995), também pelo imenso prestígio adquirido pelo Papa Francisco sobre os jovens do mundo inteiro.

Cálculos preliminares já falam de dois milhões e meio de visitantes, ou seja, um milhão a mais de jovens, em comparação com a JMJ realizada em Madri, da última vez.

Cabe recordar que a JMJ do Rio de Janeiro será realizada um ano antes do previsto, já que em 2014 se montará o espetáculo por excelência dos brasileiros, a Copa do Mundo, e, em 2016, as Olimpíadas.

Certamente, a JMJ atrairá muito mais gente que estes eventos esportivos, traduzidos em milhões de dólares para empresas de comunicação e país organizador.

Do Líbano à Angola, as delegações juvenis do mundo inteiro já se alistam para viajar ao Rio de Janeiro; tanto é assim que foi anunciada a abertura de voos extraordinários, que chegarão ao Brasil entre 15 de julho e 4 de agosto deste ano.

A comissão organizadora da JMJ do Rio informou que já estão autorizados a operar 149 voos extras e charters. A autorização foi concedida pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Entre as companhia aéreas com voos já autorizados, encontram-se: TAM Linhas Aéreas S/A, VRG Linhas Aéreas S/A, Aerolínea Principal S.A., Andes Líneas Aéreas S.A., Trans American Airlines-Taca Peru, Aerolíneas Argentinas, American Airlines INC, Copa – Compañía Panameña de Aviación S.A..

Só a TAM confirmou que terá 63 voos extraordinários durante os dias da Jornada. Azul solicitou outras 44 operações extras à ANAC, mas ainda não houve confirmação.

Os voos acrescentados ao calendário da TAM serão operados entre 18 de julho e 1º de agosto. A companhia terá frequências adicionais que unirão as cidades do Rio de Janeiro a Brasília, Curitiba, Vitória, Salvador, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Belo Horizonte/Confins, Belém, Maceió, Natal e São Paulo/Guarulhos.
ALETÉIA

Avianca dá fim à Taca e à Aerogal, apresenta nova pintura e quer ser a melhor do mundo



Qatar, Singapore, Etihad e Emirates que se cuidem, a Avianca quer se tornar a melhor companhia aérea do mundo. A colombiana unificou hoje as marcas do grupo e pôs fim às companhias Taca, Aerogal e Tampa Cargo. Também apresentou uma nova identidade visual para seus aviões, que segundo ela simboliza a união da imagem da Avianca com a destas companhias, que deixam hoje de existir. A mudança foi antecipada pelo Melhores Destinos no ano passado e é parte da estratégia da companhia para concorrer com a Latam no continente.

Avianca

Durante a apresentação da nova marca, o presidente da Avianca, German Efromovich, afirmou que a companhia já é a melhor da América Latina e que o próximo passo é ser a melhor do mundo. Ele lembrou que assumiu o controle da aérea em 10 de dezembro de 2004 com uma frota antiga e 5 mil colaboradores.  “Na época disse que seríamos a melhor do continente em dez anos. Mentimos, porque conseguimos isso com 17 meses de antecedência”, afirmou o executivo ao site Mercado&Eventos.
Efromovich falou ainda sobre a concorrência com a Latam na América Latina. Segundo ele, a “briga” entre as duas empresas é saudável, uma vez que ambas são inteligentes e isso é muito bom para o mercado e para os passageiros.
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Além da nova marca, a Avianca apresentou um novo slogan “Excelência Latina”, reforçando a identidade com o continente. Os números da nova Avianca impressionam. A nova marca estará presente em mais de 160 aviões, 14 mil assentos, 100 aeroportos e mais de 20 salas VIP em 25 países, com um total de mais de 5.100 voos semanais e mais de 23 milhões de passageiros transportados por ano. Até o fim da década, a companhia pretende investir até  US$ 5 bilhões na aquisição mais 100 aeronave, incluindo 15 Boeing 787 Dreamliner.
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Avianca Brasil
A Avianca Brasil, que não é parte do Grupo Avianca mas pertence aos mesmos proprietários, deve manter a antiga identidade pelo menos por enquanto. Efromovich afirmou que a companhia brasileira não vai entrar em guerra tarifária e lembrou que a TAM e a GOL estão diminuindo oferta nos últimos meses. “Não queremos share, mas rentabilidade. Em 2012 a Avianca Brasil não perdeu dinheiro e no primeiro trimestre deste ano tivemos lucro”, contou ao Mercado e Eventos.
Avianca
Ele também confirmou a informação publicada pelo Melhores Destinos, que o programa de passageiros Amigo deve ser incorporado ao programa internacional LifeMiles, mas preferiu não dar um prazo para que isso ocorra. “Estamos estudando isso. Não será em um futuro imediato, mas vai acontecer”, garantiu.
Segundo o vice-presidente de Marketing da Avianca Brasil, Tarcísio Gargioni, a adoção da nova imagem pela companhia brasileira é inevitável. “Hoje o grupo inicia um novo processo com a incorporação de uma nova imagem. Mas ainda não está definido um cronograma para aplicação da imagem em outros países ou companhias”, comentou.
A Taca tinha sede na América Central e foi fundada há 82 anos. A fusão entre as companhias ocorreu em 2009, quando a nova empresa passou a chamar-se AviancaTaca.

MELHORES DESTINOS

Gol evita multa no caso Webjet

A Gol (VRG Linhas Aéreas) conseguiu, em recurso à Corregedoria da Justiça do Trabalho, a suspensão da decisão judicial que a obrigava ao pagamento de uma multa de aproximadamente 4,6 milhões de reais em função das demissões ocorridas na Webjet.
A decisão do Corregedor Geral, Ives Gandra Martins Filho, não anula a decisão na ação civil pública movida na 23º Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, mas libera a empresa para o pagamento da multa apenas quando a ação transitar em julgado.
Na prática, a decisão do Corregedor, torna nula a capacidade de exigir o cumprimento da ordem juducial. Dessa forma, a empresa deve seguir sem pagar mais os salário dos tripulantes da Webjet, que haviam sido reintegrados e novamente demitidos.
Na opinião dos dirigentes, a decisão é absurda, pois o que está em discussão são valores de alimentos, ou seja salários. E com esta decisão, os trabalhadores não têm como cobrar o cumprimento da ordem judicial que obriga a empresa ao pagamento dos salários.

Como se trata de uma ação civil pública de iniciativa do Ministério Público do Trabalho-RJ (MPT), o Sindicato não é parte, não podendo assim apresentar petições no processo, mas esta dando todo o auxílio aos Procuradores do MPT, que devem recorrer da decisão.
SNA

Falso oficial da aeronáutica é preso no Centro


Dalgio foi preso trajando farda e com documentação falsa

Foi preso hoje por volta das 17 horas, por policiais da 90ª Delegacia de Polícia, liderados pelo delegado-adjunto Michel Floroschk, um homem que se passava por tenente coronel aviador da Aeronáutica, no Centro da cidade.
Dalgio Luis Lago, de 47 anos que se encontrava totalmente fardado, foi abordado na Avenida Joaquim Leite, dentro de um veiculo, modelo Fox e convidado a comparecer a 90ª DP para esclarecimentos. Na delegacia foi constatado que na verdade ele não era oficial e que sua documentação da aeronáutica era falsa. O que chama a atenção é que Dalgio possuía crachá e autorização de transito do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência.
Apesar da documentação falsa, Dalgio usava o próprio nome, ele apenas havia falsificado a documentação militar, sendo que ele é morador da cidade de Bananal, no estado de São Paulo. Dentro do carro do falso oficial havia, além da autorização de transito, um giroflex e um facão no porta malas. Na delegacia ele ainda tentou manter a farsa, afirmando que já havia sido fuzileiro e que não sabia o motivo que estava sendo preso.
Até o fechamento dessa edição, o delegado Floroschk estava analisando o caso.

A VOZ DA CIDADE

Helicópteros para o Papa no Brasil

O helicóptero AS332 usado pelo GTE será usado pelo Papa durante os deslocamentos pelo Brasil.
O helicóptero AS332 usado pelo GTE será usado pelo Papa durante os deslocamentos pelo Brasil. (Fonte: GTE / Helibras)
Conforme anunciado pelo chefe do Estado-Maior da Defesa, general De Nardi, o Papa Francisco vai utilizar quatro helicópteros militares, durante sua viagem ao Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude, que será realizada de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro.
Serão dois helicópteros da Força Aérea Brasileira, um do Exército e outro da Marinha, todos produzidos pela Helibras/Eurocopter, como o AS332 Super Puma da foto acima.

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