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segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Vagas disponíveis





Equipe ASAS

Flight Watch: Just Planes – Azul E-190 & E-195


logo_azulbanner

A Just Planes está lançando mais um vídeo da série World Air Routes, dessa vez, mostrando a rotina operacional a bordo dos E-Jets da Embraer!

Confira o vídeo:





Flighlife

Azul atinge 5% de share no nacional e Tam 89% no inter.



A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou hoje os dados comparativos da aviação comercial referentes ao mês de agosto. A Azul atingiu participação de 5% no mercado doméstico. Bem próximo está a Webjet, com 4,98%. A Gol/Varig, perdeu participação, caindo de 42,88% em julho para 40,9% em agosto (mas com crescimento em relação a agosto de 2008, quando registrou 38,57% de market share). A Tam, embora tenha registrado crescimento de julho para agosto, chegando a 43,80% de participação de mercado, teve queda de 10,38 pontos percentuais em relação a agosto de 2008.

No internacional, o grupo Gol/Varig continuou perdendo mercado, chegando a 10,44% de market share, contra 11,57% em julho, e 25,65% em agosto de 2008. Já a Tam aumentou a participação de mercado em relação a julho deste ano(88,29%) e a agosto de 2008 (73,92%), atingindo participação de 89,41%.

Mercado e Eventos

JATINHO DO BISPO MACEDO


Edir Macedo vendeu há meses um jato Global Express que tinha. E daí? Mesmo na mira do MP paulista, ele acaba de comprar outro, que descerá em Sorocaba (SP), estalando de novo. O avião, com matrícula americana, ganhará um registro na Anac. É uma casa – lavabo, minibar, mesas adaptadas para refeição e sofá.

O líder da Igreja Universal usará o jato pela Alliance Jet para viagens internacionais. Custa a bagatela de US$ 50 milhões. Macedo, ou a Alliance, já tem um Falcon 2000 (US$ 25 milhões) e um Citation X (US$ 15 milhões).

IFR

Delta e JAL









É improvável que a Delta Air Lines tenha uma participação majoritária na Japan Airlines conforme as conversações em curso, e conforme relatos de notícias do setor.

É provável que a oposição do governo japonês para tal movimento, especialmente porque ela gastou trilhões de ienes ajudando a sustentar uma transportadora ainda vista como uma instituição nacional.

Independentemente disso, a medida vai servir tanto para Delta e JAL muito bem. A JAL precisa de uma injeção de dinheiro para mantê-la ; e maior acesso ao mercado E.U., enquanto a Delta teria ganho a partir da abertura de Narita de Tóquio e os aeroportos de Haneda.

JAL, em particular, tem de estudar a possibilidade a sério como ela poderá contribuir para aperfeiçoar suas operações e competir mais eficazmente contra a rival interna All Nippon Airways.

Eles têm que resolver vários detalhes, incluindo a JAL aliança oneworld e Delta membro da aliança SkyTeam.

Há um elemento acrescentado a esta questão - os planos estratégicos da Delta. A administração da transportadora, impulsionadas por um saldo de caixa forte, obviamente têm decidido que as rotas trans-Pacífico são uma prioridade. Olhe para os planos da companhia aérea para formar uma joint venture com a Virgin Blue, na Austrália.

Esta estratégia de crescimento seria um grande desafio para os gostos da American e United Airlines, bem como as transportadoras, esta parte do mundo, nestas rotas altamente lucrativo. Eles não são susceptíveis de desistir sem lutar.

Morales confirma que decidiu comprar avião presidencial russo

O presidente da Bolívia, Evo Morales, confirmou hoje que decidiu comprar um avião presidencial russo do modelo Antonov.

Morales fez tal anúncio durante ato realizado na cidade de Cochabamba, onde entregou às Forças Armadas Bolivianas quatro novas aeronaves e inaugurou um centro de manutenção.

"Já decidimos a compra de um avião presidencial, será um avião da Rússia", disse Morales, ao explicar que a embaixada russa fez a oferta de instalar na Bolívia um centro de manutenção para aviões russos que atenderia toda a América do Sul.

O Antonov custará US$ 30 milhões e substituirá uma antiga aeronave dos anos 60 que já causou vários problemas ao cumprimento da agenda do presidente boliviano dentro e fora da Bolívia.

Para Morales, "embora alguns opositores possam se incomodar, a compra de um avião presidencial não é um luxo".

A Rússia também ofereceu à Bolívia um crédito de até US$ 100 milhões para a compra de equipamento militar logístico e de transporte, uma operação que será avaliada em 2010 pelo Parlamento eleito no pleito de dezembro.

Blog do Vinna

Ethiopian Airlines encomenda doze A350


A companhia aera africana Ethiopian Airlines assinou um acordo referente à compra de 12 aeronaves Airbus A350-900, tornando-se o mais novo cliente da fabricante francesa Airbus. Os novos aviões serão utilizados em rotas ligando a África à Europa, aos Estados Unidos e à Ásia.

“O A350-900, com seu alto nível de conforto para o passageiro e custo imbatível, se encaixa perfeitamente à nossa demanda de frota do futuro”, afirmou Girma Wake, CEO da Ethiopian Airlines.

Gol esclareçe dúvidas sobre o novo serviço de venda a bordo


gol Gol esclareçe dúvidas sobre o novo serviço de venda a bordo


Desde junho de 2009, além do serviço de bordo padrão, a Gol Linhas Aéreas Inteligentes implementou em sete rotas (14 voos) o serviço de venda a bordo oferecendo opções de produtos de alta qualidade para a compra, como sanduíches, bebidas alcoólicas e não-alcoólicas, doces, além de snacks de marcas conhecidas no mercado brasileiro.

O Serviço de Venda a Bordo ganhou repercussão especialmente após passageiros do voo 1667 da Gol no trajeto Recife-São Paulo terem se revoltado com a cobrança, há duas semanas, tendo inclusive iniciado um “abaixo assinado” coletando assinaturas contra o serviço pago. Na ocasião o comandante chegou a pedir para que a tripulação avisasse a passageira que liderava o protesto que iria pousar o avião no primeiro aeroporto para expulsá-la, mas não o fez.

Confira abaixo “Perguntas e Respostas”, divulgados no site da Gol, que esclarecem as principais dúvidas sobre este serviço, muito comum na aviação internacional e novidade para companhias brasileiras:

1. A venda a bordo substitui o serviço gratuito? A Gol vai parar com serviço grátis?
Não. Nos voos em que há venda a bordo, a empresa continua a oferecer o serviço gratuito. A venda é uma opção. Mesmo os passageiros que optem por comprar os produtos também têm direito ao serviço grátis. A ideia é oferecer algo novo aos passageiros: o direito de escolher, optar por um lanche diferente a um preço atraente.

2. Por que a Gol está vendendo o serviço de bordo? O que motivou a mudança?
Para dar uma nova opção ao passageiro. Recentemente, foram feitas pesquisas de satisfação com clientes Gol e o resultado mostrou que havia necessidade de oferecer algo novo nos aviões da companhia. Nessas pesquisas, principalmente nos voos domésticos, ficou claro que havia um desejo dos clientes: eles queriam algo novo, algo diferente. Isso motivou a Gol a procurar no mercado soluções que atendessem às expectativas e anseios de seus clientes, sem aumentar o custo da passagem aérea. O modelo de venda a bordo foi o escolhido, uma vez que já existe na Europa e nos Estados Unidos e, ao longo dos anos, vem demonstrando total aceitação entre os passageiros. Desse modo, a empresa tenta democratizar o serviço de bordo.

3. A venda a bordo é uma prática comum em outros países?serviço de bordo gol Gol esclareçe dúvidas sobre o novo serviço de venda a bordo

O modelo de venda a bordo foi o escolhido, uma vez que já existe na Europa e nos Estados Unidos e, ao longo dos anos, vem demonstrando total aceitação. A Gol traz a opção para que o cliente possa fazer essa escolha a bordo.

4. A novidade está em todos os voos da Gol?
A companhia começou a oferecer essa opção em sete rotas (14 voos), todos com mais de 1h30 de duração. O novo serviço está atualmente disponível em voos diários partindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos (São Paulo) para Belém, Fortaleza, Porto Alegre, Recife e Salvador, mas já há o projeto de ampliá-lo para outros trechos da malha.

5. O que é oferecido nos voos em que há venda a bordo?
Sanduíches (quatro tipos, com composições diferentes, incluindo uma opção vegetariana e uma infantil), cerveja, refrigerantes, suco e água (com e sem gás), vinho, chocolates, snacks (como batata-frita e castanha de caju), além de café, bebida de chocolate e cappuccino. Também são oferecidos combos com preços atraentes, por meio dos quais o cliente poderá combinar até três tipos de produtos pagando menos por isso.

6. Como os passageiros são avisados sobre a existência do serviço?
Ao comprar sua passagem pela internet o passageiro é avisado sobre a opção de comprar serviço de bordo. É bom lembrar, novamente, que este é um serviço oferecido, por enquanto, em apenas 14 voos, sete linhas. Nesses voos, assim que o cliente finaliza a compra, um banner avisa sobre a existência do serviço opcional. O mesmo acontece no check in desses voos específicos. E nas locuções feitas pelas equipes de bordo onde há a venda a bordo.

7. Como é a forma de pagamento? Os clientes pagam via website ou a bordo?

A empresa está pronta para receber pagamento à vista, em moeda nacional (Real) e cartões de crédito, a bordo, durante o voo. Outros tipos de pagamento estarão também sujeitos à demanda dos clientes.

8. Os comissários deixam de cuidar da segurança do voo para vender produtos? Eles manipulam alimentos e dinheiro ao mesmo tempo?
A tripulação foi especialmente treinada para a venda a bordo. Continua priorizando, em toda a operação, a segurança e o bem estar de dos passageiros. O serviço de venda é feito de maneira dividida. O tripulante que recolhe dinheiro e efetua operações de pagamento não é o mesmo que distribui os lanches escolhidos pelos passageiros.

Meio Aéreo

Saito pediu para sair?

Comandante da Aeronáutica Juniti Saito durante a LAAD-09

Segundo a última edição a revista Veja, o Comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, pediu demissão do cargo na segunda-feira passada por causa das declarações de Lula sobre a aquisição de 36 caças Rafale antes mesmo que a própria Aeronáutica terminasse a análise das propostas. Lula contornou a situação e Saito resolveu ficar.

Se o evento realmente aconteceu isto ainda merece maiores confirmações. No entanto, está claro o mal estar de toda a cúpula do governo com a história do anúncio (depois desmentido) da negociação com a França. Uma semana que poderia não ter existido, mas infelizmente aconteceu.

Poder Aéreo

British Airways troca toda a sua frota regional por jatos Embraer até meados de 2010

O primeiro Embraer 170 com as cores da British Airways

O primeiro Embraer 170 com as cores da British Airways

Dentro de um plano de reformulação de sua frota de aviões regionais, a British Airways recebeu o primeiro dos Embraer E170 encomendados à fabricante brasileira. O pedido envolve seis unidades do E170, com 76 assentos e cinco E190SR (”short range”) com 98 assentos, com opção de compra de mais três E190.

A nova frota, composta só de aviões da Embraer, substitui totalmente a atual da British Airways City Flyer, divisão de aviação regional da empresa, que atualmente opera nove Avro RJ100 e dois RJ85.

Operação começa dia 28

O primeiro 170 da BA deve começar a voar comercialmente no próximo dia 28, servindo as rotas que ligam o aeroporto central London City, em Londres, a Edinburgo e Amsterdam. As outras aeronaves a serem entregues este ano, também E170, irão operar voos para Frankfurt, Madri e Zurique, todas rotas muito usadas por executivos em viagens de negócios. O primeiro dos E190 será entregue em março do próximo ano e toda a nova frota deverá estar operando comercialmente já no outono europeu de 2010.

Segundo Peter Simpson, diretor da BA City Flyer, “os novos aviões permitirão reduzir em 56% as emissões de poluentes e nos darão a possibilidade de oferecer voos mais longos do que podemos atualmente. As cabines dos novos aviões nos permitirão oferecer também mais conforto aos nossos passageiros, co

Tap lança novas rotas nos próximos meses


No próximo dia 25 de outubro a Tap lançará uma nova rota para Valência e em 26 de novembro outra para Argel. Além disso, recentemente inaugurou três novos destinos: Moscou, Helsinque e Varsóvia. Com estes novos destinos a companhia amplia e diversifica a sua rede e oferece mais opções aos brasileiros que buscam variedade, conforto e comodidade.

A companhia mantém-se presente em oito capitais brasileiras. A estratégia de expansão da companhia segue com foco na diversificação de portões de entrada para a criação de novos vôos que estabeleçam ligações diretas com a Europa.

A Tap disponibiliza diversas opções de partida e chegada no país e proporciona conveniência e bom atendimento ao mercado. A empresa disponibiliza vôos diretos a partir de Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Com conexões imediatas para outras 42 cidades na Europa, reforçando a liderança absoluta no transporte de passageiros e carga entre a Europa e Brasil.

TG Online

DESTAQUE:ATR mostrará primeiro avião da série 600


A fabricante europeia de aviões ATR anuncia que irá apresentar oficialmente a primeira aeronave da Série 600, no caso um ATR 72-600, no dia 1° de outubro, em Toulouse, na França.
A Série 600 também existe para o modelo menor, o ATR 42.Ambos os modelos da nova série – com foco na aviação regional –, lançada em 2007, têm como diferenciais o menor consumo de combustível por passageiro e uma menor emissão de CO2. Atualmente a fábrica tem 59 encomendas, sendo cinco ATR 42-600 e 54 ATR 72-600.

Aviation Magazine

Embraer Participará do Principal Evento Russo de Aviação Executiva



Empresa apresentará o jato executivo Legacy 600 na JetExpo 2009, em Moscou.

A Embraer participará da quarta Exposição Internacional de Aviação Executiva russa, a JetExpo 2009 (www.JetExpo.ru). O evento acontecerá no complexo Crocus Expo, em Moscou, Rússia, de 16 a 18 de setembro. A Empresa exibirá o jato Legacy 600 na exposição estática no Avia Business Terminal, no Aeroporto Vnukovo-3, e promoverá seu portfólio de jatos executivos.

Asas da América

Empresas terão até 21 de setembro para entregar nova proposta sobre caças

A empresa francesa Dassault terá até o próximo dia 21 de setembro para formalizar junto à Força Aérea Brasileira uma nova proposta comercial para os caças Rafale que esteja compatível com os parâmetros referidos pelo presidente francês Nicolas Sarcozy. A data limite vale também para que as outras duas empresas concorrentes –Boeing (F-18) e SAAB (Gripen NG) – apresentem eventuais propostas que busquem equiparar-se à francesa.
A expectativa da FAB é concluir o processo de análise técnica até o fim de outubro, para que as informações sejam entregues ao ministro da Defesa, que as conduzirá ao Presidente da República. Ao presidente caberá fazer a análise política e estratégica e tomar a decisão final.
Defesa net

Demanda por voos internacionais cai 3,43% ante agosto de 2008


Dados divulgados nesta segunda-feira, 14, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram que a demanda por voos internacionais caiu 3,43% em agosto, comparativamente a igual intervalo de 2008. No acumulado do ano, a queda no fluxo de passageiros atingiu 6% relativamente ao período.
Estadão

A frota de Tarso Genro


O Ministério da Justiça encomendou a Israel três Vants (Veículo Aéreo Não Tripulado), ao custo unitário de US$ 4 milhões, para a Polícia Federal. O aparelhamento total será de 14 aviões que vão operar em quatro bases, com a missão de vigiar a fronteira do Brasil com Paraguai, Bolívia e Argentina.

Alguns militares questionam a opção pelo modelo israelense, mais caro e destinado a ataque em solo. "Há alternativas bem mais baratas e até nacionais", diz um general. Também foi comprado um jato Embraer 145 para transporte de tropas da Força Nacional, que, em breve, ganhará uma base aérea em Mato Grosso do Sul.

Contato Radar

Relatório da Aeroméxico sobre o voo 576


Plano de emergência coordenado com as autoridades federais competentes



A Aeroméxico informa que seu vôo AM576, de Cancun com destino á Cidade do México, recebeu um alerta de bomba que, de acordo com os procedimentos da empresa, ativou um plano de emergência, em coordenação com as autoridades federais competentes.

A aeronave aterrissou facilmente à 13h39 (horário do México) no aeroporto internacional da Cidade do México (AICM), sem qualquer incidente com os passageiros, a tripulação ou a aeronave.

A aeronave, um Boeing 737-800, tinha cento e quatro passageiros e sete tripulantes a bordo, que, depois da aterrissagem no terminal, foram transportados para um local isolado definido pelas autoridades aeroportuárias para casos desse tipo. Graças à competência da tripulação, que agiu com sensibilidade, responsabilidade e estrita conformidade com o manual de procedimentos para casos desse tipo, os passageiros só foram informados do evento depois da aterrissagem no AICM, evitando-se, assim, situações de alarme e pânico a bordo.

“As autoridades agiram com grande eficiência e competência e, junto com o pessoal da Aeroméxico, evacuaram a tripulação e os passageiros sem nenhum incidente negativo”, confirmou Gabriel Parra, diretor internacional de vendas e alianças.

O protocolo de segurança, em conformidade com o manual de procedimentos da empresa, entrou em ação tão logo os pilotos informaram o incidente pelos sistemas de comunicação da aeronave, permitindo a coordenação adequada da tripulação e do pessoal em terra.

O incidente confirma que a Aeroméxico é uma empresa aérea de categoria internacional em questões de protocolo de segurança e tem pessoal altamente qualificado, com as habilidades e o conhecimento necessários para agir em qualquer circunstância extraordinária.

A Aeroméxico quer tornar público seu reconhecimento à tripulação desse vôo e agradece às autoridades, que deram todo seu apoio à empresa, aos seus funcionários e passageiros.

Sobre o Grupo Aeroméxico

O Grupo Aeroméxico é composto de quatro subsidiárias: Aeroméxico, a maior empresa aérea transcontinental do México; a Aeroméxico Connect; a Aeroméxico Travel, empresa de vôos charter; e a EMA, de manutenção da empresa aérea. A frota da empresa aérea é composta de aeronaves Boeing 777, 767, 737, além de uma aeronave Embraer 145 e a Embraer 190, de última geração.

O principal centro de operações do Grupo Aeroméxico está localizado no novo Terminal 2 do aeroporto internacional da Cidade do México. A empresa opera cerca de seiscentos vôos diários e transporta mais de onze milhões de passageiros por ano*. Voa para várias cidades do México, dos Estados Unidos e do Canadá, América Central e do Sul, além de Europa e Ásia.

A Aeroméxico é membro fundador da aliança global SkyTeam, que inclui onze empresas aéreas − Aeroflot, Air France, Alitalia, China Southern, Continental, CSA Czech Airlines, Delta Air Lines, KLM, Korean Air e Northwest −, além de três empresas associadas (Air Europa, Copa Airlines e Kenya Airways). A SkyTeam oferece aos passageiros benefícios e milhas aéreas, vôos globais e conexões com um só documento de viagem para todo o trajeto. A empresa tem também uma rede mundial de nove centros de distribuição em novecentos e vinte e oito destinos, com quinze mil novecentos e cinquenta e cinco operações diárias e quatrocentos salões para viajantes frequentes. Essa infraestrutura atende a mais de quatrocentos e cinquenta e cinco milhões de passageiros por ano em todo o mundo, com várias opções de partida e conexão.
Desátres Aéreos

Azul tem tarifas a partir de R$ 39

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras lança promoção especial válida para viagens às terças, quartas e sábados. As tarifas variam a partir de R$ 39 para destinos como Campinas-Belo Horizonte, Campinas-Curitiba, Campinas-Navegantes, Campinas-Rio de Janeiro (Santos Dumont) e Campinas-Maringá. Os valores são válidos por trecho para viagens de ida e volta.



Outras rotas também estão com preços reduzidos para viagens nestes três dias. Nos voos de Campinas para Salvador, para Vitória, para Porto Alegre ou para Campo Grande, as passagens aéreas variam a partir de R$ 79 por trecho para viagens de ida e volta. Mesmo valor cobrado do Rio de Janeiro (Santos Dumont) para Porto Alegre ou do Rio para Salvador.

Já os voos entre Campinas e Recife, Campinas e Manaus, Campinas e Fortaleza e Campinas e Maceió têm preços variando a partir de R$ 149 por trecho para viagens de ida e volta. As tarifas são válidas para os voos realizados terças, quartas e sábados, de 15 de setembro a 31 de outubro e há permanência mínima de três dias. Mas as reservas precisam ser feitas até o próximo dia 14 de setembro.


Tarifas sujeitas a regras tarifárias e disponibilidade de assentos. As passagens aéreas podem ser compradas pelo site da empresa www.voeazul.com.br

Ou através da central de atendimento 3003 2985 (3003 AZUL) ou nas principais agências de viagem.

Mercado e Eventos

Pilotos da TAP ganham em média 8.600 euros por mês


Os pilotos da companhia aérea portuguesa TAP ganham, em média, 8.600 euros por mês (R$ 22.962,00), de acordo com o «Diário Económico». A greve que marcaram tem por objetivo uma revisão salarial.

A TAP acusou na quarta-feira o sindicato dos pilotos de utilizar para fins políticos a greve prevista para 24 e 25 de setembro. A companhia liderada por Fernando Pinto «lamenta a marcação desta greve para os dois últimos dias de campanha eleitoral, numa aparente intenção de pressionar o poder político».

Esta acusação surge um dia depois de o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, ter estranhado o momento (eleitoral) em que surge a paralisação dos pilotos.
Desástres Aéreos

Confusao e pânico em avião da Aer Lingus



Passageiros à bordo de um avião da Aer Lingus, que voava de Dublin à Paris , tiveram um grande susto, sexta-feira, dia 11.

A tripulação de cabine anunciou que o avião passaria por uma área de turbulência e assim orientou aos passageiros que voltasse aos assentos.


Logo após , um anúncio pré-gravado, em francês, foi acionado, por engano, alertando aos passageiros que o avião faria um pouso de emergência, e orientando que fosse observada a localização da saída de emergência mais próxima.

Desnecessário dizer que a combinação de turbulência com o falso aviso, causou pânico entre os passageiros franceses.

Muitos choravam e a tripulação de cabine demorou a perceber o seu erro.


A companhia aérea classificou o incidente como uma ´´ ocorrência incomum.´´ Ocorre porém que este tipo de erro, ou seja, gravações erradas sendo divulgadas aos passageiros, tem ocorrido com certa frequência.

Não custa nada a tripulação conferir as gravações e impedir tais erros, contudo, onde há pessoas envolvidas, as coisas podem dar errado.

AEROBLOG

Diretora da TAM é indicada para a cúpula da WAEA

A diretora de Marketing da TAM Linhas Aéreas, Manoela Amaro acaba de ser indicada para a Vice-Presidência da WAEA (World Airline Entertainment Association), organização mundial sem fins lucrativos que representa companhias aéreas e indústrias de entretenimento e comunicação de bordo. Fundada em 1979, a WAEA tem entre seus membros mais de 90 companhias aéreas, como United, Lufthansa, TAP e Emirates, além de outras 250 empresas, entre as quais Airbus, Boeing, e Walt Disney Studios.
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A indicação de Manoela é um importante reconhecimento do papel da TAM no cenário global. “A experiência de participar da WAEA vai contribuir para a nossa busca constante pelo melhor serviço de bordo, fator fundamental na opção do cliente por uma companhia aérea”, diz Manoela.
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A escolha de Manoela Amaro será formalizada até o fim do mês, depois que o processo eleitoral para renovar o comando WAEA na gestão 2009-2010 for concluído. A cúpula da organização será composta por 11 pessoas que, oriundas de países distintos, representam companhias aéreas, fabricantes de aeronaves, estúdios, editoras e distribuidoras de conteúdo.
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Com o objetivo de melhorar continuamente o ambiente a bordo para os passageiros e a qualidade do entretenimento oferecido, a WAEA premia anualmente o melhor entretenimento de bordo nos cinco continentes. A TAM já está entre as cinco melhores das Américas, e o grande vencedor será anunciado no dia 5 de outubro.
Meu Diário Alado

Ocean Air apresenta proposta para adquirir a VarigLog

A condição é de que os credores aprovem um plano de recuperação que prevê deságios de até 90% no pagamento das dívidas, dependendo da característica do credor.

O empresário German Efromovich, presidente da OceanAir, apresentou na sexta-feira (11), em assembleia de credores, uma proposta para adquirir a VarigLog, ex-subsidiária de cargas da velha Varig, segundo informações do jornal O Estado de S.Paulo. A VarigLog entrou com pedido de recuperação judicial em 3 de março.

Efromovich se comprometeu a adquirir a VarigLog sob a condição de que os credores aprovem um plano de recuperação que prevê deságios de até 90% no pagamento das dívidas, dependendo da característica do credor.

O executivo disse, ainda, que foi convidado a olhar o negócio por Lup Wai Ohira, presidente da VarigLog e irmã de Lap Chan – ex-sócio do fundo americano Matlin Patterson, que adquiriu a VarigLog, e posteriormente a Varig.

O Matlin adquiriu a VarigLog em sociedade com três sócios brasileiros, numa operação constituída para driblar a legislação que limita a participação de estrangeiros em companhias aéreas. Uma briga judicial entre o fundo americano e os sócios brasileiros levou a companhia à bancarrota e, no mês passado, o Matlin decidiu deixar a sociedade.

Por simbólicos US$ 100, o fundo americano vendeu a empresa para Lup Ohira, que se apresentou ontem na assembleia como dona de 100% do capital da VarigLog, embora a transferência acionária não tenha sido aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O fundo entrou com pedido de alteração societária no dia 21 de agosto. Procurada, a Anac informou que o pedido "está em análise".

Para Efromovich, esse imbróglio judicial envolvendo os sócios da VarigLog não é problema. "É só analisar os processos. Acreditamos que eles não têm direitos sobre a VarigLog." Efromovich não quis revelar quanto pagará para assumir a companhia. "Isso é uma coisa que diz respeito apenas a mim e a Lup." Segundo fontes, o negócio gira em torno de US$ 100 mil. Com isso, assumiria uma companhia que tem dívidas de R$ 400 milhões.
Portugal Digital

Lula enquadra FAB e diz que ''é o presidente'' quem decide sobre caças

Pouco habituado a entrar em polêmicas com os militares, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu da rotina e enquadrou a Aeronáutica. Ele avisou que a compra de caças para a Força Aérea Brasileira (FAB) é uma decisão exclusiva sua. Em entrevista após inaugurar um estaleiro no Porto de Suape, em Pernambuco, Lula disse ter achado engraçadas as queixas na imprensa de que o governo não levou em conta análises técnicas ao manifestar preferência pelos aviões Rafale, da empresa francesa Dassault. "A FAB tem o conhecimento tecnológico para fazer avaliação e vai fazer, eu preciso que ela faça. Agora, a decisão é política e estratégica", declarou. "E essa é do presidente da República e de ninguém mais."


A declaração foi recebida com reserva entre os militares, que preferiram não entrar em rota de colisão com o presidente. Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o brigadeiro Dirceu Noro, presidente da comissão técnica que faz a avaliação dos caças que competem para equipar a FAB, disse que a Aeronáutica indicaria um "vitorioso". Em sintonia com Lula e dentro da estratégia de enquadramento dos militares, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, declarou: "A Aeronáutica não tem autonomia para decidir."

A afirmação de Jobim, repassada aos brigadeiros, é de que, mesmo que no ranking das aeronaves selecionadas o caça francês Rafale não esteja em primeiro lugar, isso não impedirá a sua escolha. "A decisão sobre o que será comprado pelo país é política, dentro dos interesses estratégicos. É do presidente."

Até o final do mês, a FAB deve apresentar o relatório final e entregar um ranking com o primeiro, segundo e terceiro lugar entre Rafale, F-18, da Boeing, e o Gripen, fabricado pela sueca Saab.

Ontem, o Ministério da Defesa estabeleceu o dia 21 como limite para as empresas apresentarem novas propostas.
Estadão

Avianca: Adeus MD-80 e 757


A Avianca vai se desfazer de seu último Boeing MD-80 no primeiro trimestre do próximo ano, quando também desativará seu último Boeing 757.

Quando em 2007 decidiu substituir sua frota de 16 MD-80 por jatos Airbus A320 novos, a empresa colombiana fixou dezembro de 2010 como data para a aposentadoria, antecipada para 2009 quando a Avianca decidiu acelerar as entregas dos A320.


Os últimos 3 MD-80 serão retirados de serviço no primeiro trimestre de 2010. O CEO da Avianca, Fabio Villegas revela que a companhia, até o final deste ano, terá uma frota composta por 16 A319/320, devendo receber 10 jatos adicionais em 2010, dos quais 3 para a co-irmã brasileira OceanAirus.

Ainda como parte da mesma encomenda de 2007 feita para a Airbus, a Avianca opera 4 Airbus A330 com um quinto a ser entregue até o final do ano e mais 5 aeronaves do tipo até 2011.

AEROBLOG

Presidente Lula inaugura novo terminal do Aeroporto de Boa Vista

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, inaugura, nesta segunda-feira, o novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Boa Vista/Atlas Brasil Cantanhede (RR), que foi reformado e ampliado. A obra – um investimento do PAC de cerca de R$ 9 milhões – aumenta a capacidade operacional de 270 mil para 330 mil passageiros por ano.

Delta negocia compra de fatia na JAL

A Delta Air Lines, maior companhia aérea do mundo, está negociando a compra de participação na Japan Airlines (JAL), com a constituição de uma aliança, disse nesta sexta-feira uma fonte familiarizada com o assunto.



A aliança vai incluir code-share em voos internacionais, disse a fonte, sob a condição de não ser identificada.

A mídia do Japão veiculou notícias sobre as conversas nesta sexta-feira.

A NHK e a Kyodo informaram que a Delta está negociando investimento de várias dezenas de bilhões de ienes (várias centenas de milhões de dólares) na JAL.

"Não posso confirmar o que foi divulgado pela NHK e não posso comentar o assunto neste momento", afirmou uma porta-voz da JAL.

A companhia aérea japonesa caminha para o segundo prejuízo anual consecutivo este ano e está se reestruturando sob supervisão do governo depois de receber ajuda de 100 bilhões de ienes.

A JAL fechou o trimestre de abril a junho com prejuízo líquido de 1,1 bilhão de dólares.

A Delta tornou-se a maior companhia aérea do mundo quando comprou a Northwest Airlines em outubro.

Para os fabricantes, futuro está na Ásia-Pacífico


A região Ásia-Pacifico se tornará o maior mercado aeronáutico ao longo dos próximos 20 anos, com uma demanda de 8.960 jatos comerciais novos no valor aproximado de US$1,1 trilhão. Segundo a Boeing "daqui a 20 anos, mais de 40% do tráfego aéreo mundial começará, terminará ou acontecerá dentro da região Ásia-Pacífico".

É uma grande salto para uma região que sequer foi mencionada nos anos ´50 nas tradicionais estimativas publicadas pela Boeing. Entre hoje e 2028 o tráfego aéreo da região passará de 32% para 41% do mercado mundial.

Ela compreende uma vasta área que inclui Japão, Coréia, China, Austrália e Índia que, atualmente, respondem por 8.300 vôos e 1,2 milhões de passageiros diários.
Em menos de 10 anos será o maior mercado mundial, com um crescimento médio anual estimado em 6,5% ao longo dos próximos 20 anos.
JETSITE

Avião faz pouso de emergência em aeroporto na Alemanha


Fokker 100 teve problemas nos trens de pouso e aterrissou em espuma de emergência em Stuttgart.


Avião aterrissou com apenas parte dos trens de pouso ativados. Foto: Reuters

STUTTGART - Um avião de passageiros realizou um pouso de emergência nesta segunda-feira, 14, em uma camada protetora de espuma no aeroporto de Stuttgart, na Alemanha, após ter problemas com o equipamento de aterrissagem.

Um passageiro ficou levemente ferido e uma aeromoça foi levada ao hospital para observação, segundo a Contact Air, companhia que operava o voo e que faz parte do grupo Lufthansa, o maior do ramo de aviação da Alemanha. Todas as pessoas deixaram a aeronave pela saída de emergência. O avião voava do aeroporto Tegel, de Berlim, com 73 passageiros a bordo e cinco tripulantes.

Segundo a Contact Air, os pilotos não conseguiram fazer o equipamento de pouso funcionar mesmo após várias tentativas. O avião aterrissou na espuma de emergência com apenas parte dos trens de pouso ativados.

Entre os passageiros do Fokker 100 estava Franz Muentefering, diretor do partido Social Democrata, um dos formadores da coalizão governista. "Foi uma situação muito séria. Circulamos por um longo tempo, tentamos a aterrissagem e então tivemos que fazer o pouso de emergência", afirmou o político em um comunicado. "Todos saíram sem ferimentos", afirmou, agradecendo à "grande performance" do piloto.

A companhia disse que o modelo da aeronave foi construído em novembro de 1995 e passou por uma inspeção completa no início de agosto. O piloto, de 60 anos, tem mais de 17 mil horas de voo. Os pousos no aeroporto foram interrompidos por pouco tempo após a emergência.

G1

British Airways é a companhia oficial da Londres Fashion Week

Este ano a British Airways é a companhia aérea oficial da Londres Fashion Week, ano em que o evento comemora seu 25º aniversário. Modelos, estilistas e parceiros do mundo da moda de todos os lugares estarão em Londres para uma semana repleta de glamour e últimas tendências da passarela.

A companhia também está ajudando os visitantes com dicas de passeio por meio de seu site Metrotwin.com, que oferece recomendações de especialistas sobre bares, restaurantes, lojas e bairros em cada capital. Anya Driscoll, editora do Metrotwin.com, disse: “Se você quiser se misturar aos fashionistas, comer com a primeira fila dos desfiles ou apenas estar onde estão as pessoas bonitas, o Metrotwin.com mostra aonde ir para estar em alta em Londres ou em Nova York durante a Fashion Week”.

Dono dos Bobcats morre em acidente aéreo

Morreu nesta sexta-feira o empresário William "Skipper" Beck, coproprietário do Charlotte Bobcats, equipe de basquete da NBA.

Segundo as autoridades, ele foi a única vítima de um acidente aéreo ocorrido na cidade de Rock Hill, no estado da Carolina do Sul, nos Estados Unidos.

Beck pilotava um avião monomotor, que após ter decolado do aeroporto da pequena cidade norte-americana tentou retornar à pista mas errou a aterrisagem e pegou fogo. "Skipper amava basquete e foi fundamental para trazer os Bobcats a Charlotte, e como proprietário, ele era sem dúvida o maior fã da equipe. Sentiremos sua falta ao lado da quadra", afirmou o dono da franquia, Robert Johnson, por meio de um comunicado oficial.

ABRIL

Japonesa JAL estuda aliança com American Airlines para superar crise

Tóquio, 14 set (EFE).- A companhia aérea japonesa Japan Airlines (JAL) estuda a possível aliança com a americana American Airlines que lhe permita solucionar seus problemas financeiros, informou hoje o jornal "Nikkei".

As negociações, que segundo o periódico começam esta semana, acontecem de forma paralela às que a JAL já mantém com a Delta Airlines, concorrente da American Airlines e que também avalia a possibilidade de injetar capital na japonesa para aliviar sua delicada situação financeira, segundo o "Nikkei".Tanto a JAL como a American Airlines participam da aliança aérea Oneworld, à qual também pertencem companhias como British Airways e Iberia.

Por enquanto a companhia aérea japonesa não realizou nenhum comunicado oficial e se limitou a assinalar que "não há nada decidido".

G1

Filho de astronauta israelense morre em acidente aéreo

O filho do primeiro astronauta israelense Ilan Ramon, Assaf, morreu neste domingo quando seu caça F-16 da força aérea israelense caiu perto da cidade de Hebron, na Cisjordânia, seis anos depois da trágica morte de seu pai na explosão do ônibus espacial Columbia.

Oficiais do exército informaram que o piloto fazia um voo de treinamento rotineiro. A notícia se difundiu rapidamente no país e causou uma comoção considerável, pois Ilan Ramon é considerado um verdadeiro herói nacional em Israel.

"O tenente Assaf Ramon morreu num acidente quando realizava um voo de treinamento numa zona das colinas do sul de Hebron", informou um porta-voz militar, sem explicar as causas do acidente.

Assaf Ramon tinha 21 anos e recebeu sua primeira promoção no mês passado. As causas do acidente ainda não são conhecidas, mas uma comissão de investigação foi criada para analisar o caso. Todos os voos de F16 foram suspensos até nova ordem e foi iniciada uma operação de busca dos restos do aparelho.

Parte do motor do caça F-16 é fotografado após queda da aeronave
13 de setembro de 2009

Terra Notícias

Airbus: o pior ficou para trás?


A Airbus revelou que o número de pedidos de adiamento nas entregas ou cancelamento de aeronaves por parte das companhias aéreas chinesas "pode ser considerado mínimo" considerando-se a conjuntura mundial. E mais : o fabricante europeu acredita que a fatia da Airbus no mercado aeronáutico da China deverá superar os atuais 40% , diante ao amplo leque de produtos que podem ser oferecidos às companhias aéreas do país.

No entanto, em dezembro passado, o órgão de regulamentação recomendou às mesmas cancelar ou adiar as entregas de aeronaves programadas para 2009 para fazer frente a queda no tráfego aéreo global. A Administração da Aviação Civil da China ( CAAC ) também recomendou a não renovação dos contratos de leasing. A Airbus, pertencente ao Grupo EADS, registrou um total global de 147 encomendas entre janeiro e agosto, que se concretizaram em 125, "mostrando que o número de cancelamentos foi muito limitado", segundo comentou em "off" o vice-presidente Laurent Rouaud na Conferência.
Jetsite

UPS em alta velocidade


Um mergulho no impressionante centro logístico da UPS, que funciona 24 horas por dia e movimenta 6% do PIB americano.



Divulgação

No coração do worldport: mais de 300 mil pacotes percorrem os 240 quilômetros de esteiras a cada hora.

Ninguém toca neles, é tudo automático Todas as noites, infalivelmente às 23h, os céus se abrem sobre a cidade de Louisville, no Estado americano de Kentucky.

O movimento é preciso, no exato ponto de encontro entre a latitude 38°09' Norte e a longitude 85°44' Oeste. Começa, então, uma diferente revoada. Pássaros metálicos gigantes, de corpo branco e cauda marrom, decolam e pousam às centenas até o amanhecer seguinte, num ritmo cadenciado: um a cada 90 segundos.
Chegando ou partindo, estão sempre carregados. Em terra, descansam alinhados enquanto alimentam um imenso ninho, com o tamanho equivalente a 40 campos de futebol, e dão vida a uma frenética atividade em plena madrugada. Naquele pedaço de 371 mil metros quadrados encravado dentro dos limites do aeroporto internacional de Louisville não se dorme nunca.

Dali, a UPS, uma das maiores empresas de logística do mundo, se conecta com sua frota de mais de 260 aviões a mais de 200 países em todos os continentes.

Naquele período, o espaço aéreo pertence apenas às aeronaves de carga da empresa (que, em número, a tornam a nona maior companhia aérea do planeta).



E, a partir dos milhares de contêineres que elas despejam todas as noites, tem início uma operação quase invisível, mas de proporções impressionantes. A cada hora, 304 mil pacotes e caixas de todos os tamanhos passam por ali, numa conexão entre o seu ponto de partida e o seu destino final. São tocados apenas duas vezes, ao serem desembarcados na chegada e reembarcados na saída, embora seis mil pessoas estejam trabalhando simultaneamente em meio a uma incrível teia de esteiras rolantes de alta velocidade. Em termos de volume e automação, não há nada que se compare ao que acontece no Worldport, o maior centro de operações da UPS, uma potência de 102 anos de existência e US$ 51 bilhões de faturamento global.

Erguido a partir de 1982, com sucessivas expansões, a um custo de US$ 1 bilhão, o Worldport colocou uma tranquila cidade interiorana no mapa da economia mundial.

Por que Louisville? A geografia e a meteorologia têm a resposta. O clima da região, mais estável que em outros pontos do país, é perfeito para quem depende de pistas de pouso permanentemente abertas. Estrategicamente localizada no centro da metade mais densamente povoada dos Estados Unidos, dali se pode alcançar, de caminhão, 80% da população americana em menos de 48 horas.

Embora a companhia seja hoje global, a demanda doméstica ainda é crucial para seus negócios. "A UPS transporta 6% do PIB americano", resume Stephen Flowers, presidente da companhia para as Américas. Numa conta rápida, cerca de US$ 850 bilhões em encomendas vão e vêm por ano nos aviões e nos caminhões marrons da empresa - e o entroncamento de Louisville tem tudo a ver com esse movimento todo.

O Worldport, assim, vira também um indicador da atividade econômica do país. O clima recessivo diminuiu, de fato, a revoada noturna e o trânsito incrivelmente organizado de pacotes pelos 240 quilômetros de esteiras automatizadas do centro de operações. "É nessas horas que faz diferença ser uma empresa internacional", afirma Flowers à DINHEIRO . "O movimento cai aqui, mas aumenta em outras regiões, como entre Brasil e Europa ou China."

Mais que o orgulho de uma empresa centenária, o Worldport é o principal cartão de visita da UPS na captação de clientes para suas outras áreas de atuação. A eficiente complexidade daquela cidade de vias superpostas atesta a capacidade da empresa, que nasceu com dois telefones e uma bicicleta na cidade de Seattle, em assumir tarefas grandiosas e com alta exigência tecnológica.

A UPS investe US$ 1 bilhão ao ano em pesquisa e desenvolvimento - e parar, por alguns minutos, a observar um simples envelope com documentos viajar pelo Worldport permite entender como esse dinheiro é gasto. No trajeto entre a entrada e a saída do centro, cada encomenda permanece em média apenas de 12 a 15 minutos trafegando a uma velocidade de 55 quilômetros por hora. Num sobe e desce aparentemente desordenado, passa por seis leitores ópticos, que, automaticamente, definem o trajeto a ser percorrido até o contêiner que o levará ao seu destino final. Hoje, em 24 segundos, duas mil encomendas são processadas no Worldport. Quando tudo começou, em 1982, levava-se uma noite inteira para fazer o mesmo trabalho.

Dentro e no entorno do aeroporto, o tráfego de veículos com a cor e o logo da companhia é incessante. A frota total da empresa, em todo o mundo, está prestes a chegar aos 100 mil veículos. No Brasil, são apenas 80, retrato da dimensão dos negócios da companhia no País.


A operação brasileira é recente. Antes focada quase exclusivamente em remessas internacionais, somente há quatro meses a empresa iniciou um serviço doméstico de entrega de pacotes e documentos - e ainda restrito a 98 cidades de São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Sob o comando da executiva Nadir Moreno, a filial enxerga mais perspectivas na sua divisão de serviços de Supply Chain, através da qual assume, como terceirizada, operações que vão do controle de estoque à assistência técnica de equipamentos eletrônicos fabricados por seus clientes.

Dentro de uma das sedes da empresa em São Paulo, por exemplo, trabalham há um ano 50 pessoas voltadas apenas para reparar aparelhos celulares da marca Sony Ericsson. A fabricante contratou a UPS para fazer toda a operação de pós-venda de seus celulares, incluindo atendimento ao cliente, recolhimento, conserto e devolução do aparelho ao usuário. "O Brasil é crucial para nossa área de logística. Nosso desafio hoje é convencer o governo a investir mais em infraestrutura e na redução da burocracia alfandegária", afirma Jose Garcia, gerente de operações para a América Latina.

Áreas exclusivas destinadas aos clientes são encontradas cada vez com mais frequência nos grandes armazéns da UPS mundo afora. Em Louisville, próximo ao Worldport, a Toshiba tem um centro de reparos de notebooks erguido dentro do mesmo complexo em que a Embraer mantém um estoque de peças para reposição no mercado americano. No grande corredor da companhia brasileira, uma grande faixa diz: "Não é um pacote, é um passageiro." Próximo dali, enormes galpões com temperatura controlada concentram estoques e até áreas para manipulação de medicamentos, destinadas para empresas do setor farmacêutico.

A divisão de Saúde é a mais recente aposta da UPS em propiciar serviços cada vez mais especializados e com valor agregado. Novas unidades destinadas ao segmento foram abertas em Porto Rico e em Singapura. Em 2010, a divisão deve voltar sua expansão para a América do Sul - e o Brasil pode receber novo investimento. O lema da área é: "Não é um pacote, é um paciente." Passageiro ou paciente, é provável que ele participe da revoada diária de Louisville.

Isto é Dinheiro

China: tráfego cresce dois dígitos


Neste ano, enquanto muitas companhias aéreas no mundo quebram a cabeça para descobrir como se tornarem rentáveis com um número menor de passageiros, o tráfego aéreo na China acusa um crescimento de 16,4% para o primeiro
semestre de 2009 - números da Administração da Aviação Civil da China ( CAAC ).


A terceira economia mundial está se movimentando com rapidez em termos de capacidade para o transporte aéreo, novos aeroportos, serviços de navegação aérea e infraestrutura de gestão do tráfego aéreo. A frota de aeronaves comerciais em operação na China já chegou às 1.365 aeronaves.
Jetsite

Infraero diz que vai colaborar com investigações da PF sobre obras




A Infraero (estatal que administra os aeroportos) informou por meio de sua assessoria de imprensa que não tinha conhecimento da investigação em curso pela Polícia Federal que analisa supostos desvios de até R$ 500 milhões em obras licitadas pela gestão anterior.

A estatal informou ainda que a nova diretoria da empresa vai colaborar de forma transparente com os órgãos.

Reportagem publicada ontem pela Folha informa que a PF prepara ação de busca e apreensão em algumas das principais empreiteiras do país para investigar suposta fraude em licitações, tráfico de influência, formação de quadrilha e corrupção ativa e passiva na execução de obras em aeroportos como Guarulhos (SP), Vitória e Campo Grande.

OAS, Camargo Corrêa, Odebrecht, Nielsen, Queiroz Galvão e Gautama estão entre os alvos principais do inquérito.

Buscas também devem ocorrer nas casas de executivos. A investigação já dura dois anos.
A juíza substituta da 12ª Vara da Justiça Federal de Brasília, Polyana Kelly, deferiu o pedido de busca e apreensão nas empresas. O pedido de prisão de suspeitos foi negado.

A medida corre sob segredo de Justiça, mas informações sobre a operação da PF vazaram para alguns investigados.

As licitações investigadas são da gestão do ex-presidente da empresa Carlos Wilson (PT-PE), morto em abril. O irmão de Wilson, André Campos, afirmou à Folha que a família tem convicção de que a gestão de Wilson "não tem maiores problemas". "O Tribunal de Contas está avaliando. A informação que temos é que muita coisa tinha sido aprovada."

A Camargo Corrêa não quis se manifestar. A Queiroz Galvão informou, por meio da assessoria, que não tinha conhecimento da investigação e iria procurar a Justiça amanhã para obter dados sobre o caso.

Procurados, assessorias e advogados de Nielsen, Gautama e Odebrecht, não foram localizados ou não ligaram de volta até o encerramento desta edição.
OLHAR DIRETO

Tam tem mais canais de comunicação na internet



A Tam ampliou recentemente seus canais de comunicação na internet e criou uma conta no Twitter, com o nome de Tam Airlines (www.twitter.com/tamairlines), feita especialmente para manter o público informado sobre promoções e outras notícias de interesse dos clientes, investidores e imprensa. Atualmente, a Tam é a companhia aérea brasileira que possui o maior número de seguidores nessa rede social (mais de 16 mil).

"Além de ser mais um novo canal para estreitar nosso relacionamento com os clientes, o Twitter já apresentou retorno comercial. Por meio de mensagens postadas aos nossos seguidores, conseguimos rastrear a venda de bilhetes, além do resgate de pontos do programa Tam Fidelidade", explica Manoela Amaro, diretora de Marketing da companhia.

No YouTube, a Tam possui dois branded channels: um com vídeos e campanhas institucionais (www.youtube.com/tam) e outro exclusivo para o Multiplus Fidelidade (www.youtube.com/multiplusfidelidade), unidade de negócios criada em junho de 2009 para atuar com o conceito de redes de programas de fidelização. O acesso a todos os sites é gratuito.

A área de Relações com Investidores (RI) também publica suas informações no perfil da companhia no Twitter e no YouTube, assim como no site Slideshare. Com essa iniciativa, a Tam facilita o acesso às informações relevantes divulgadas pela empresa, além de disponibilizar vídeos e apresentações relacionadas com temas de interesse dos investidores.Os investidores que desejarem ver qualquer uma das 160 apresentações da companhia, em formato de arquivo de Power Point, no site Slideshare, podem acessar www.slideshare.net/tam.ri.

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