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segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Emirates se torna a companhia que mais opera Boeings 777 no mundo



No começo de agosto a Emirates recebeu o seu 78º Boeing 777, e se tornou a maior operadora deste modelo no mundo. A mais nova aeronave é um 777-300ER, configurado para viagens de longa distância.

A companhia aérea receberá ainda outros 28 jatos do mesmo tipo, no valor de US$ 7 bilhões. Além da maior frota de 777s, a Emirates é também a única a operar todos os modelos da família 777 - 200, 200ER, 200LR, 300, 300ER e cargueiros.

"O 777 é a espinha dorsal da nossa frota e configuramos as aeronaves de forma a garantir o máximo de flexibilidade em relação às rotas. Os 777s da Emirates voam atualmente para seis continentes, tendo Dubai como ponto de conexão, e operam tanto rotas curtas, com menos de duas horas de duração, como vôos longos, de até 16 horas sem escalas", afirma Tim Clark, presidente da Emirates Airline.

Mercado e Eventos

Avião que levava presidente peruano ao Equador faz pouso de emergência


Lima, 10 ago (EFE).- O avião militar no qual o presidente do Peru, Alan García, viajava a Quito para assistir à posse do líder equatoriano, Rafael Correa, fez nesta quinta-feira um pouso de emergência na cidade peruana de Chiclayo, confirmaram à Agência Efe fontes oficiais.

A Secretaria de Imprensa da Presidência do Peru informou, em uma nota oficial, que o motivo da aterrissagem foi uma rachadura no parabrisas do aparelho.

Para evitar a despressurização, o avião das Forças Aéreas do Peru que levava García, junto com o ex-primeiro-ministro peruano Yehude Simon, até a capital equatoriana teve que aterrissar na cidade de Chiclayo, no norte do país.

Após partir de Lima por volta das 9h (11h de Brasília), o avião do líder aterrissou às 10h40 (12h40 de Brasília) na base das Forças Aéreas em Chiclayo.

Segundo o correspondente de "Canal N" nessa cidade, o avião do presidente continua na pista dessa base, que está fechada, à espera de que uma nova aeronave chegue de Lima para continuar a viagem a Quito ou retornar à capital peruana.


Avião que levava presidente peruano ao Equador faz pouso de emergência

Mapa

Ameaça de greve

A agonia das companhias áreas indianas




No ano passado elas tiveram prejuízos de mais de US$ 2,5 bilhões, ou cerca de 25% das perdas de todo o setor mundial de aviação civil em 2008.

Isso apesar do fato de que as empresas indianas respondem por apenas 2% do tráfego aéreo mundial. Até pouco tempo o setor de aviação civil da Índia era considerada um dos símbolos do espetacular crescimento econômico do país, mas isso mudou com a subida dos preços dos combustíveis e o abrandamento do vigor da economia indiana.

No último dia 31 de julho a Federação das Companhias Aéreas Indianas (FIA, na sigla em inglês) ameaçou fazer uma paralisação de um dia para pressionar o governo a evitar que seus sete membros vão à falência. Como o governo indiano saiu em socorro da estatal Air India, a FIA quer que o poder público ajude também as empresas privadas do setor. A paralisação está agendada para o dia 18 de agosto, e será ou não levada a cabo dependendo de como evoluírem as negociações.

Opinião e Notícia

LION AIR TAMBÉM COM ATR


A empresa Lion Air, da Indonésia, assinou carta de intenção para a compra de dez aviões ATR 72-500, com opção para outros 10 aparelhos do mesmo tipo. O contrato, avaliado em US$ 380 milhões (caso exercido integralmente) prevê que os primeiros exemplares sejam entregues ainda em 2009.
Aerobusiness

Japan Airlines ea Air Arabia em extremos opostos do espectro aérea


Qual é a Japan Airlines (JAL) e Sharjah-based Air Arabia têm em comum?

Absolutamente nada .

Revendo seus últimos resultados financeiros, é difícil acreditar que as empresas ocupam o mesmo segmento da indústria e executam a mesma função básica: transporte de passageiros e de mercadorias por via aérea.

O Grupo JAL anunciou na sexta-feira uma perda líquida USD1 bilhões nos três meses anteriores a 30-junho-2009.

Air Arabia publicou também seus resultados financeiros, na sexta-feira, revelando um aumento de 10% nos lucros no (segundo) trimestre terminado em 30-junho-2009.

Cesta de balão atinge uma senhora durante evento na holanda

Uma mulher foi ferida ontem em Gronigen (Holanda) na cabeça ao ser atingida pela cesta de um balão durante o seu voo.

O balão com 7 pessoas dentro da cesta, bateu a barreira e acertou em cheio uma senhora que estava atrás assistindo a festa de balões deste ano.

Russos fazem campeonato de avião caseiro

Participantes concorrem para voar a maior distância.
'Flugtag' aconteceu neste domingo (9) na região de Moscou.




Foto: Sergei Karpukhin/Reuters

Campeonato de aviões caseiros agitou os arredores de Moscou, na Rússia, neste domingo (9). (Foto: Sergei Karpukhin/Reuters)

Foto: Sergei Karpukhin/G1

Entusiastas concorreram para voar a maior distância em aeronave caseira, na tentativa de ganhar o concurso 'Flugtag' (Foto: Sergei Karpukhin/Reuters)

G1



Ações da Gol sobem com maior ocupação de voos




Em julho, a Gol teve um aumento de demanda em sua malha aérea pelo quarto mês consecutivo, o que já provoca uma nova valorização das ações. Às 11h34, os papéis preferenciais da Gol (GOLL4, sem direito a voto) subiam 5,5% - a maior alta do Ibovespa. No mesmo instante o índice registrava alta de 0,86%, aos 56.234 pontos.

Três fatores favoreceram o crescimento da empresa em número de passageiros transportados: férias escolares; aumento da oferta de assentos disponíveis em baixas tarifas, com o objetivo de melhorar as taxas de ocupação; e a ampliação do Smiles, maior programa de milhagem da América Latina, com mais de 6,2 milhões de participantes. O resultado foi um aumento de 7,4% em comparação a julho de 2008 e de 20,3% ante junho deste ano em número de passageiros transportados.

“Em linha com o foco na otimização da rentabilidade operacional, a taxa de utilização da frota operacional da Gol ultrapassou 12 horas/dia, em comparação a 11,3 horas dias no primeiro trimestre de 2009, contribuindo com o aumento na oferta de assentos de 7,3%, em relação a junho”, explicou a companhia em comunicado.

A demanda no mercado doméstico apresentou alta de 29% em comparação a julho do ano passado. Em relação a junho de 2009 - mês que representou baixa temporada -, a elevação da demanda foi de 22,8%.

No segmento internacional, o efeito foi contrário. Em relação a julho, a companhia registrou queda de 61,6%, comparado ao mesmo período de 2008 - efeito do cancelamento das rotas de longo percurso; e na comparação com junho de 2009, houve redução de 1,6% devido a decisão estratégica da Gol de suspender, temporariamente para reavaliação, os voos para Lima e reduzir a frequencia em seus voos para Santiago e Buenos Aires, resultado do foco em rentabilidade.

WEBTRANSPO

United Airlines elimina taxa para uso de milhas


Com o objetivo de beneficiar os membros de seu plano de milhagem Mileage Plus, a United Airlines adotou uma nova medida. Desde o último dia 30 de julho, não está mais sendo cobrada a taxa que incidia sobre reservas feitas com menos de 21 dias de antecedência para passagens pagas com o plano. Isso permite aos clientes da United usar suas milhas mesmo em caso de viagens de última hora, sem o pagamento de taxas extras.

Mais informações no site www.united.com.br.


TG Online

Tam faz palestra sobre tendências





Klaus Kuhnast

A Tam já pensa em 2010. Assim Klaus Kuhnast, diretor da Tam, abriu sua palestra de hoje de manhã no segundo Fórum Alatur - Visão do futuro, com as melhores práticas do presente, evento que acontece na capital paulista durante todo o dia. Em relação ao futuro, ele falou das expectativas da empresa com a Copa do Mundo, em 2014. "Até lá teremos 152 aeronaves, 25% a mais do que a quantidade atual", comemorou.

Em seu pronunciamento, Kuhnast afirmou que mesmo com os investimentos prometidos pelo governo federal para os aeroportos, todos os problemas não serão sanados. "São cinco anos, é pouco tempo para resolver todos os problemas aeroportuários existentes, mas a infraestrutura estará muito melhor. O aeroporto de Lisboa, por exemplo, está passando por uma ampla reforma e sua conclusão está programada para 2015", disse.

Segundo ele, os principais problemas para a Tam são os números insuficientes de pista e de pátio para aeronaves: "Hoje meu avião que vai pra Salvador à noite não pode ficar lá, tem que retonar por falta de pátio. Isso acontece lá e em outros tantos aeroportos".

A Tam tem hoje 24 mil funcionários. Sobre este ano, Klaus Kuhnast afirmou que a empresa aérea sentiu a crise econômica e a gripe suína, principalmente na América do Sul. Ele lembrou que houve uma queda no número de passageiros, mas a retomada já está acontecendo.

"É difícil para uma empresa aérea fazer um planejamento estratégico. Nós, por exemplo, botamos um voo para Bariloche, mas com a crise e principalmente pela gripe, o número de passageiros caiu muito. Nós não contávamos com estes fatores quando pensamos nesta rota", disse.

Pra um público formado em sua maioria por executivos ligados a área de viagens, Klaus deixou um recado dito pelo comandante Rolim Amaro, fundador da Tam Linhas Aéreas: "Façam negócios fazendo amigos, esta é a receita do sucesso".


Mercado e Eventos

Anac: Índice de atrasos nos voos em julho diminui em relação a 2008 e 2007


Período de férias em que maior número de pessoas viaja a lazer e que, assim como junho, sofre com problemas de meteorologia (chuvas), o mês de julho vem apresentando melhoras a cada ano na pontualidade das companhias aéreas. De acordo com nota divulgada pela Anac, em julho de 2009, o indicador de atrasos para os voos regulares partindo dos 67 aeroportos administrados pela Infraero foi de 12,3% – ou seja, apenas 12 em cada 100 voos decolaram com mais de 30 minutos além do horário previsto. Em julho de 2008, o mesmo índice fora de 15,4% e, no mesmo mês em 2007, chegara a 42,7% dos voos. Os dados são apurados pela Infraero em seus aeroportos nos voos de todas as empresas aéreas nacionais ou estrangeiras que atuam no Brasil.

TG Online

Demissões na Embraer ainda causam polêmica


Um grupo de 46 trabalhadores demitidos no início deste ano pela empresa brasileira e alguns dirigentes sindicais sairam ontem (09/08) de São josé dos Campos(sede da Embraer) com destino a Brasília ( Capital Federal) para acompanhar o julgamento da demissão em massa (4300) feita pela empresa no início deste ano. O Julgamento será realizado pela Seção Especializada em Dissídios Coletivos do Tribunal Superior do Trabalho.

Para os metalúrgicos , este julgamento tem um grande significado para toda a classe trabalhadora, disse o presidente do Sindicato dos metalurgicos de São José dos Campos, Vivaldo Moreira Araújo. É o momento em que está sendo colocado em discussão a necessidade de se estabelecer regras mais rígidas para coibir demissões imotivadas, considerando o impacto social negativo no país.

Segundo o presidente do sindicato, os balanços divulgados após as demissões confirmam que a medida foi prematura. O balanço apresentado há duas semanas pela Embraer apontou um lucro de R$ 466 milhões durante o segundo trimestre deste ano, que foi maior 31% em relação ao mesmo período do ano de 2008.


Esta situação é mesmo polêmica, pois se a Empresa continua obtendo lucros consideráveis será que haveria a necessidade de demitir tantos trabalhadores?

Na semana passada executivos da empresa anunciaram em Lisboa, Portugal, que a Embraer tem a intenção de investir 148 milhões de Euros nesse país em instalações industriais na cidade de Évora. Como Brasileiro fico feliz por saber que uma empresa nacional tem horizontes a seguir , mas fico preocupado com o mercado interno,pois precisamos gerar empregos também em nosso território e não cortar postos de trabalho. Aliás, nos ultimos anos , para os admistradores, ficou muito fácil gerar lucro imediato nas empresas, cortar custos já ficou conhecido e instituido como necessidade de demitir funcionários. Creio que a demissão deveria ser o último recurso e não o primeiro. Entendo também que com o avanço tecnológico é natural que alguns dos postos de trabalho sejam substituídos por máquinas e, nesse caso, não se tem muito a fazer a não ser substituir o homem pela máquina, mas o governo tem que estar atento para criar uma estrutura no mercado de trabalho que permita aproveitar em outras áreas, que ainda não detém tanta tecnologia, a mão de obra demitida . É sem dúvida uma equação não tão fácil de resolver, mas os administradores do país estão sendo pagos para pensar pelo bem da população.

Uma ação em conjunto entre administradores de empresas e governo poderia ser um caminho para se obter bons estudos sobre qual a real necessidade de demissões em empresas estratégicas para o país.
Aerobrasil

Voos diários SDU-POA da Azul começam Amanhã


A Azul começa a operar no próximo dia 11 de agosto (terça-feira), a rota diária entre Porto Alegre e Rio de Janeiro (Aeroporto Santos Dumont). Segundo a empresa, desde os anos 70 os dois aeroportos não são ligados por voos diretos.
Panrotas

Trip amplia malha a partir de Rondônia


A empresa de aviação regional Trip amplia as operações em Porto Velho a partir do próximo dia 17 e transforma a cidade em importante base de operações. Com o lançamento das novas rotas a empresa, que operava em três municípios do Estado de Rondônia e fazia ligações com dez cidades, passa a oferecer aos passageiros voos com opção de conexões para mais de 29 destinos.

Utilizando os novos jatos Embraer 175 e os turbo-propulsores ATR, a empresa oferece ligação direta da cidade de Porto Velho a Cuiabá e Manaus, além das ligações para Londrina (PR), Curitiba e o Rio de Janeiro (SDU). Adicionalmente, a empresa introduzirá voos operados com seus turbo-propulsores ATR 42 (46 lugares) partindo de Porto Velho, com destino a Ji-Paraná, Vilhena e Cuiabá (MT), com uma frequência diária de segunda a domingo.

De acordo com o diretor de Marketing e Vendas da companhia, Evaristo Mascarenhas de Paula, “esta nova malha, tem como objetivo estimular o transporte aéreo local com ligações inter e intraestaduais que fortalecem o Estado de Rondônia, principalmente, em função da expansão do agronegócio, que acelera a busca diária por mais voos pelos executivos do setor”.
Panrotas

Anac entregará projeto a Jobim sobre concessão de aeroportos à iniciativa privada


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apresentará nesta semana ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, o anteprojeto do marco regulatório para a concessão de aeroportos à iniciativa privada. O texto incluirá as contribuições da própria Anac, dos ministérios da Defesa, do Planejamento, da Fazenda, da Casa Civil e também do BNDES. Caberá ao ministro Jobim submeter a proposta ao presidente Lula, que decidirá quais aeroportos serão incluídos no processo de concessões.

Empresas nacionais e estrangeiras poderão participar do processo em iguais condições. Mas em nenhum caso controlarão os aeroportos concedidos. Elas serão minoritárias, para que não haja qualquer restrição ao acesso de outras companhias.

A Anac explica que está propondo concessão e não privatização dos aeroportos. Na concessão, não há venda do ativo: os aeroportos continuarão sendo propriedades da União, e as concessionárias serão remuneradas pelas tarifas cobradas das companhias aéreas e passageiros, a exemplo do que foi feito com rodovias e usinas hidrelétricas.

Na privatização, os ativos passam à propriedade privada, como no caso da Embraer, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Compahia Siderúrgica Paulista (Cosipa), entre outros.

Mercado e Eventos

Clientes Lufthansa podem cancelar bilhetes on-line

Página de cancelamento de reserva do portal  Lufthansa (reprodução)
Página de cancelamento de reserva do portal Lufthansa (reprodução)
O portal da aérea Lufthansa tem novos serviços. Agora, os clientes podem, além de efetuar reservas on-line, requererem qualquer restituição via internet, desde que solicitado até um dia antes do embarque. Vale lembrar que o cancelamento é pago.
PANROTAS

Depois de acidente Liberty Helicopters suspende voos


Depois do acidente de ontem, quando um helicóptero da Liberty Helicopters Sightseeing Tours, de Nova York, a empresa Liberty Helicopters colocou um aviso em seu site dizendo que os voos desse domingo estavam cancelados e que os passageiros deveriam procurar a companhia para remarcar os passeios ou transfers.

Os números disponíveis são 212-967-6464 ou 1-800-542-9933, em horário comercial. Nove pessoas morreram, incluindo o piloto da Liberty e cinco turistas italianos que estavam a bordo. As autoridades americanas ainda não sabem as causas do acidente.
PANROTAS

Feira de aviação deve gerar US$ 400 milhões



A Latin American Business Aviation Conference & Exhibition (Labace), feira do setor de aviação executiva que ocorre nesta semana em São Paulo, deve gerar negócios de US$ 400 milhões. A projeção é da Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag), responsável pela organização da mostra. No ano passado, a feira gerou US$ 350 milhões.

A Labace deste ano acontece entre quinta-feira (13) e sábado (15) e, segundo os promotores, consolida o Brasil como mercado promissor para aeronaves novas e usadas. A tendência de que o Brasil seja a bola da vez no mercado mundial de aviação foi detectada em junho deste ano, durante o Paris Air Show, na França.

A Abag, que promove a feira, foi criada em 1995. Ela faz parte do Conselho Consultivo da Agencia Nacional de Aviação Civil e tem 93 empresas associadas, distribuídas entre operadoras e mantenedoras de aeronaves, escritórios de advocacia, corretoras de seguros, táxi aéreo e consultorias aeronáuticas. A Labace acontece no Aeroporto de Congonhas.
ANBA

Burocracia força avião afegão a retornar da China



KANDAHAR, Afeganistão - Um avião de passageiros afegão que voava para a China teve que retornar ao Afeganistão por não ter os documentos necessários para pousar, e não por conta de uma ameaça de bomba ou de sequestro, afirmaram autoridades afegãs.

Anteriormente, a agência de notícias da China Xinhua havia noticiado que as autoridades chinesas suspeitaram que o voo teria sofrido ameaça de bomba. Mas uma autoridade da operação de voo em Cabul e uma fonte policial em Kandahar afirmaram que não houve tal ameaça.

O avião, da companhia afegã Kam Air, havia decolado de Cabul, mas aterrissou na cidade de Kandahar ao retornar por conta de fortes ventos em Cabul, afirmaram.

- Ele pode voltar para Cabul quando quiser - afirmou a fonte da polícia aeroportuária em Kandahar.

As fontes disseram que o voo foi o primeiro que a companhia tinha feito naquela rota, e que o aeroporto na província chinesa de Xinjiang negou permissão para a aterrissagem.

Um assessor de imprensa para as forças lideradas pela Otan e pelos Estados Unidos em Cabul Brian Naranjo afirmou que o avião fez uma "aterrissagem prudencial" em Kandahar, mas que não havia ameaça de bomba ou de sequestro.
O Globo

Inea deve liberar hoje licença ambiental com restrições para Aeroporto Santos Dumont


O Conselho Diretor do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea) se reúne na tarde de hoje (10) para decidir sobre a licença ambiental para o funcionamento do Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio. O aeroporto funcionou sem o documento por quase dois anos, desde que a licença de instalação venceu em 2007.

Inaugurado na década de 30, o Santos Dumont ganhou um novo terminal em 2007, que ampliou a sua capacidade de operação. No primeiro semestre deste ano, o aeroporto voltou a operar voos para vários destinos do Brasil, depois de ficar alguns anos funcionando apenas com a ponte aérea Rio-São Paulo.

A abertura do Santos Dumont para mais voos gerou protestos de moradores de bairros da zona sul do Rio de Janeiro. Uma das rotas de aproximação do aeroporto passa por cima desses bairros, o que provoca ruídos.

Com a pressão dos moradores, o Inea anunciou, na última semana, que concederia a licença ambiental com uma série de restrições. Entre elas, está a limitação de um volume anual de passageiros de cerca de 5 milhões, em vez dos 8 milhões previstos pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

O aeroporto, que começa a funcionar antes das 6h e opera voos até depois das 23h, também deverá ter que operar no limite de horário das 6h às 22h. A chamada Rota 2 de aproximação, que passa por cima dos bairros da zona sul carioca, também deverá sofrer restrições.

A previsão é que a reunião do Conselho Diretor comece às 14h e termine por volta das 16h, segundo informações do Inea.
Agência Brasil

Campo de Marte deve ser desativado



O Campo de Marte, inaugurado em 1920 como primeiro aeroporto da cidade de São Paulo, deverá ser totalmente desativado para aviação executiva nos próximos cinco anos.

O espaço ocupado atualmente pela pista de pouso e decolagem dará lugar à estação paulistana do trem de alta velocidade (TAV), de onde vão partir os passageiros com destino a Campinas (SP) e ao Rio de Janeiro, conforme projeto do governo federal já negociado com a Prefeitura e o Estado de São Paulo.

Com a retirada dos aviões, será mantida a operação apenas do heliporto. Além do futuro terminal de passageiros do trem-bala, o projeto prevê a expansão do centro de convenções do Anhembi e a implantação de um parque público, segundo Bernardo Figueiredo, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). " Temos que repensar a utilização do Campo de Marte. É uma área nobre da cidade, que pode ser reintegrada à sociedade " , comenta Figueiredo.

Todas as mudanças deverão estar prontas até 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil, quando o governo pretende que o trem-bala inicie suas operações, mesmo parcialmente. A área do Campo de Marte pertence à Aeronáutica e o Ministério dos Transportes já abriu discussões técnicas com os militares. Na operação do TAV, será necessário usar o espaço da pista atual, hangares e estacionamento para aeronaves não apenas para construir a estação de passageiros, mas para oficinas e pátios de manobras que darão suporte ao trem. O secretário-executivo do ministério, Paulo Sérgio Passos, minimiza o impacto das mudanças no aeroporto para o setor aéreo. " Hoje o uso intensivo é de helicópteros " , diz.

De fato, o Campo de Marte teve uma média de 283 operações por dia em 2008, e 64% referem-se a pousos e decolagens de helicópteros. Mas a Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag), que representa empresas de táxi aéreo e donos de aeronaves particulares, vê riscos de colapso no setor com a falta de infraestrutura para atender a demanda cada vez maior por esses serviços. " Mexer no Campo de Marte vai criar uma confusão absurda " , afirma o presidente da entidade, Rui Aquino.

A indignação de Aquino, que ainda não foi informado sobre os planos do governo, baseia-se nas restrições crescentes para a aviação executiva nos últimos anos. As barreiras aumentaram após o acidente com o A320 da TAM, em Congonhas, que deixou 199 mortos em julho de 2007. Acompanhando as limitações impostas às companhias aéreas, o número de " slots " (pousos ou decolagens) para a aviação executiva diminuiu de dez para quatro por hora no aeroporto da Zona Sul de São Paulo.

Essa foi a principal restrição, mas coincidiu com outras, lembra Aquino. Como cresceu muito o movimento em Guarulhos, jatos executivos agora só podem pousar no aeroporto de Cumbica se alguma companhia aérea cancelar uma aterrissagem por lá - é o chamado " slot de oportunidade " , no jargão do setor. Ainda assim, quando pousam em Guarulhos, aviões particulares podem ficar apenas duas horas em solo, liberando o espaço em seguida.

A ideia do governo é dirigir a demanda da aviação executiva para Jundiaí, a cerca de 60 quilômetros da capital, mas a Abag vê problemas na solução aventada. " O aeroporto já está saturado " , diz Aquino. Segundo ele, os hangares e as pistas de taxiamento do aeroporto de Jundiaí estão muito próximos da pista de pouso e decolagem, inviabilizando a operação segura de aeronaves com envergadura maior. " Pode-se usar um Legacy, mas não dá para botar um Falcon ou um Gulfstream lá " , explica.

Aquino aponta restrições de infraestrutura em outras três localidades para dizer que " a solução definitiva passa necessariamente por um novo aeroporto " em São Paulo. O aeroporto de Viracopos, em Campinas, " não tem vocação para a aviação geral " porque só cabem 16 aeronaves no pátio, antes relativamente vazio, agora frequentemente lotado com os jatos da Azul. O município de Bragança Paulista tem um aeródromo com 1.200 metros de pista, mas sem estrutura de pátio nem terminal de passageiros. Para Sorocaba, a alternativa considerada mais viável pela Abag, há resistência dos usuários porque o acesso pela rodovia Castelo Branco pode demorar até 2 horas nos horários de pico.

Os planos de desativação da pista do Campo de Marte foram elaborados menos de um ano depois do anúncio de sua revitalização. Uma nova torre de controle, prevista para 2011 e orçada em R$ 16 milhões, permitiria a visibilidade de 90% das aeronaves na pista. Outro projeto divulgado foi o aumento da largura da pista. A reportagem não conseguiu localizar, na sexta-feira, o superintendente da Infraero no Campo de Marte para confirmar a realização do investimento anunciado.

O sítio aeroportuário tem uma área aproximada de 2,1 milhões de metros quadrados. Sob administração da Infraero estão 975 mil e a Aeronáutica gerencia o restante. Com localização privilegiada, ao lado da Marginal do Tietê, o Campo de Marte possui o quinto maior movimento operacional do país - à frente de aeroportos como o Santos Dumont - mesmo sem linhas aéreas regulares. Foram 102 mil pousos e decolagens em 2008, incluindo aviões e helicópteros. Em novembro de 2007, a queda de um jato Legacy sobre casas da região deixou oito mortos, contribuindo para a percepção de que o aeroporto deve ser desativado.

A um custo estimado em R$ 34,6 bilhões pela consultoria britânica Halcrow, contratada pelo governo brasileiro, o trem Rio-São Paulo-Campinas terá 510 quilômetros de extensão. O traçado sugerido pelo governo, passível de mudanças pelo consórcio vencedor da licitação, inclui 91 quilômetros de túneis e 107 de pontes - o equivalente a 39% do total. O percurso em superfície teria 312 quilômetros. A perspectiva é que o edital seja colocado em consulta pública - e encaminhado ao Tribunal de Contas da União - até o fim de agosto e o leilão ocorra ainda em 2009.

O Globo

Etihad teve recorde de passageiros em julho


Em julho deste ano, a empresa aérea Etihad apresentou o maior movimento de passageiros desde que entrou em operação, há cinco anos. No mês, voaram nas aeronaves da companhia de Abu Dhabi um total de 616 mil passageiros, aumento de 9% na comparação com julho de 2008, segundo matéria do site árabe de notícias Menareport.com.

No mês, os 900 vôos semanais da Etihad (expansão de 21% nos últimos 12 meses) apresentaram taxa de ocupação de 88% em todas as classes: primeira, executiva e econômica. Para o CEO da empresa aérea, James Hogan, o recorde demonstra que, apesar da crise, a Etihad continua atraindo grandes volumes de passageiros para os 50 destinos que serve.

Menareport

Cathay Pacific anuncia 2009 resultados intermédios



A Cathay Pacific Group relataram um lucro de HK $ 812 milhões para os primeiros seis meses de 2009.

Avião afegão sequestrado quando seguia rumo à China pousa em Kandahar


Pequim, 10 ago (EFE).- Um avião afegão aparentemente sequestrado sob a ameaça da explosão de uma bomba quando se dirigia à região chinesa de Xinjiang, de maioria uigur, aterrissou em Kandahar (Afeganistão), informou neste domingo a agência oficial "Xinhua",

A agência, que citou fontes diplomáticas, destacou que o avião se dirigia a Urumqi, capital de Xinjiang, quando foi sequestrado.

As autoridades da aviação civil chinesa ordenaram que o aeroporto de Urumqi não permitisse a aterrissagem da aeronave.

Fontes policiais informaram à "Xinhua" na região autônoma de etnia majoritária uigur que o avião foi sequestrado em pleno voo.

Há um mês, a região de Xinjiang foi palco de um conflito étnico que deixou 197 mortos, segundo dados oficiais.

EFE

Colisão sobre o Rio Hudson

foxnews

O noticiário norte-americano Fox News publicou uma série de impressionastes fotos da colisão de uma aeronave leve (um Piper Saratoga ) com um Eurocopter AS350 (semelhante ao Esquilo) num corredor VFR sobre o Rio Hudson no último sábado.

Poder Aéreo

Embraer na Bolívia


A Embraer, segundo o jornal boliviano "Los Tiempos" negocia a venda de aviões E-Jet com a estatal Boliviana de Aviación (BoA) e com a companhia privada AeroSur. O avião tem capacidade para 122 passageiros. Luiz Hamilton Lima, vice-presidente de aviação comercial para América Latina da Embraer, disse que quer desenvolver com os países da América do Sul "esse tipo de avião de cabotagem intra-regional". Um E-Jet custa cerca de US$ 40 milhões.
Valor Online

problema técnico obriga avião a pousar em Campinas



O voo JJ3129 da TAM, que saiu de Vitória (ES) às 6h15 deste sábado, teve de trocar o local do pouso em função de um problema técnico. Previsto para aterrissar no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o avião pediu permissão para descer em Viracopos, Campinas (SP).

Segundo informações do aeroporto de Congonhas, a escolha se deu porque a pista de Viracopos é mais longa que a da capital paulista, o que garantiria maior segurança no pouso. Os detalhes do problema, no entanto, não foram divulgados pela companhia aérea.

De acordo com o setor de check-out da TAM, não houve turbulência ou despressurização da cabine durante o voo. A aeronave, um Airbus A319, levava 38 passageiros, que foram conduzidos até Congonhas por via terrestre.
TERRA

Falha mecânica é apontada como possível causa da queda de ultraleve em Curralinho (PA)


Uma falha mecânica foi apontada como a provável causa do acidente com o ultraleve próximo a Curralinho, no Estado do Pará, neste domingo, no qual morreu o médico Edilberto de Almeida Tavares, 43, que pilotava a própria aeronave.

Segundo informações da Polícia Civil de Salvaterra, município para qual o médico retornava, testemunhas afirmam que o ultraleve começou a cair após um barulho forte no motor.

A queda da aeronave não teria sido brusca, de acordo com relatos, e o ultraleve caiu em área limpa. Entretanto, caiu em posição invertida, com as rodas para cima.

Tavares foi resgatado por volta das 16h de hoje ainda com vida, porém não resistiu aos ferimentos provocados pela queda, e morreu ainda no local. O corpo já foi enviado ao IML (Instituto Médico Legal) de Belém (PA).
BOL

Voos mais ousados

Depois das turbulências, a aviação executiva mundial aposta no Brasil para voltar a decolar.


Divulgação





O fim de 2009, durante o ápice da crise financeira que derrubou os mercados ao redor do mundo, um setor sofreu em dose dupla. Além das vendas terem caído mais de 60% de uma hora para outra, a indústria da aviação viu sua imagem ser distorcida, principalmente nos estados unidos. Os jatinhos que levavam os executivos de Wall Street de um lado para o outro se tornaram símbolo do mau uso do dinheiro das empresas - ainda mais quando o então presidente da GM, Rick Wagoner, aterrissou em Washington a bordo de um jato particular pedindo dinheiro para o governo americano. Confrontados com essa situação, os fabricantes têm a resposta na ponta da língua: "o avião é ferramenta de trabalho", explica rui de Aquino, presidente da Associação Brasileira de aviação Geral (Abag). "É como um carro. Você usa nos dias de semana e também no fim de semana", explica. E é nessa tecla que as grandes fabricantes de aeronaves pretendem bater na próxima Latin America Business Aviation Conference & Exhibition (Labace), maior feira de aviação da América Latina que acontece entre 13 e 15 de agosto no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. "O mercado mundial teve uma queda e o Brasil despontou nessa crise", diz Aquino.

Despontou, é verdade, mas em parte. Afinal, muitas das encomendas de aeronaves que haviam sido feitas foram postergadas. "No resto do mundo, elas foram canceladas", explica Aquino. Prova de que o mercado brasileiro passou a ser visto com mais atenção pelas marcas é que a Labace cresceu a despeito dos tempos de turbulência financeira. O número de expositores, por exemplo, saltou de 88, no ano passado, para 105; o espaço físico pulou de 11 mil metros quadrados para 15 mil metros quadrados; as aeronaves expostas saíram de 48 exemplares para 69 modelos; e as estimativas apontam para vendas totais de US$ 330 milhões. "No ano passado, o mercado estava aquecido demais. Agora, voltou à normalidade", diz José Eduardo Brandão, diretor comercial da Ocean Air Táxi Aéreo, que representa no Brasil as fabricantes de avião Bombardier e Pilatus Aircraft e a empresa italiana de helicópteros Agusta.

Dentre as novidades que serão expostas na pista de Congonhas, destacam-se o Learjet 85, da Bombardier, aeronave cuja primeira entrega acontecerá apenas em 2013; o Legacy 500, da Embraer, que acaba de ser lançado no mercado; e também o P68 observer, uma aeronave fabricada pela italiana Vulcanair e utilizada para voos de observação e de lazer. O Learjet 85, que deverá custar cerca de US$ 20 milhões, é um avião de médio porte com espaço para oito passageiros, atinge velocidade de 870 km/h e tem autonomia de 5,55 mil quilômetros. O Legacy 500, também de médio porte, tem espaço para 12 pessoas, possuirá uma autonomia de 5,56 mil quilômetros e custará US$ 18,4 milhões. Como ainda não estão prontas, ambas aeronaves serão apresentadas sob a forma de mockup, que consiste no avião sem as asas e sem motor - apenas a estrutura interna e decoração. O P68 Observer, contudo, aterrissará pela primeira vez no Brasil. Avião tido como versátil, pois tem autonomia de voo de dez horas e serve para fazer patrulhas aéreas, transportar cargas e também para passear, ele está sendo trazido pela empresa Linford Aviation e deverá custar US$ 790 mil. " Ele é uma espécie de avião James Bond", diz João Moutinho, diretor da empresa. "Pode estar voando tanto na Amazônia como em Montecarlo."

Isto é Dinheiro

Gol terá que pagar indenização por violação de bagagem


A Gol Linhas Aéreas foi condenada a pagar R$ 2 mil de indenização, a título de dano moral, por violação de bagagem. A decisão é do desembargador Bernardo Moreira Garcez Neto, da 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, que resolveu manter a sentença de primeiro grau, informou o Jornal do Brasil neste sábado.

De acordo com o Tribunal de Justiça do Rio de janeiro (TJ-RJ), em 18 de dezembro de 2007, Maria Vitória dos Santos viajou pela companhia aérea para Salvador e, ao chegar ao seu destino, descobriu que o cadeado de sua mala havia sido violado, suas fotos foram rasgadas e rabiscadas, e sua roupa, revirada. A autora também receberá R$ 249 por danos materiais.

O relator do processo, desembargador Bernardo Moreira Garcez Neto, decidiu negar seguimento ao recurso da Gol por considerar correto o arbitramento do valor da indenização. "A quantia de dois mil reais foi fixada de acordo com os valores adotados por esta Décima Câmara Cível", disse o magistrado.

Terra

Aeroporto de Foz do Iguaçu ganha status internacional com voo da Pluna



"A ampliação de voos vindos de diferentes regiões ou países para Foz do Iguaçu já estava prevista no programa de crescimento do turismo.

A Pluna é de extrema importância, uma vez que devolve o status de aeroporto internacional e fomenta o turismo da cidade através da liberação de uma demanda reprimida que tínhamos", argumenta o presidente do Iguassu Convention & Visitors Bureau, Enio Eidt.


Com esse novo voo, o setor de turismo começa a formatar novos serviços, como a elaboração de tarifas diferenciadas para o mercado uruguaio.

O presidente do Sindhotéis, Carlos Silva disse que o setor hoteleiro está vendo com bons olhos esse novo voo, pois além de fomentar o turismo de Foz, ainda será feito uma grande campanha de mídia nas aeronaves que voam para diferentes países e várias cidades do Brasil, abrindo um novo nicho.

"Vimos com satisfação esse novo voo e o setor hoteleiro já se movimenta para receber o mercado uruguaio com tarifas promocionais e ainda poderá despertar o interesse outras empresas aéreas", aponta Carlos Silva.
Aeroblog

Avião se enrosca em fios devido à perda de altitude na Eslovênia

Na quinta-feira (6) em Gorišnica, próximo a Ptuj, na Eslovênia, ocorreu um acidente que envolveu o avião Aerotechnik L -13 Vivat, prefixo S5-KAH, deixando os dois ocupantes feridos.

Segundo dados preliminares, o acidente ocorreu devido à rápida perda de altitude poucos minutos após a decolagem do aeroporto de Moškanjci. O piloto e o passageiro foram transportados para um hospital em Ptujsko.

De acordo com o comandante do PGD de Gorišnica, Lebar Janez, inicialmente o avião ficou pendurado nos cabos de energia elétrica e, em seguida, caiu de costas, ficando com a cauda junto ao solo. Quando os bombeiros chegaram ao local do acidente, poucos minutos após, o passageiro e o piloto da aeronave, foram retirados da aeronave.

O acidente será apurado pelas autoridades de aviação do país.
Desástres Aéreos

Movimento cresce 10,2%


Setor que sobreviveu ao pior momento da crise financeira sustenta números com promoção e incremento da concorrência.


Pedro Alves/DC


Gol foi a companhia que mais embarcou passageiros no 1° semestre em MT Natal, Fortaleza ou Salvador, no Brasil, e Lisboa, Madri ou Paris, na Europa. Não importa o destino, as estatísticas mostram que o mato-grossense está viajando mais de avião. A Coordenação de Operações Aeroportuárias da Infraero, no Aeroporto Marechal Rondon, e as agências de viagens e turismo em Cuiabá confirmam esta tendência, consolidada nos últimos anos com a chegada de novas companhias aéreas, aumento da concorrência e tarifas mais baixas.

De acordo com a Infraero, o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, de Várzea Grande, registrou crescimento de 10,25% no movimento de passageiros – embarque e desembarque – no primeiro semestre de 2009, e 10,53% no mês de junho, quando comparado com os mesmos períodos do ano passado.

A empresa que mais embarcou passageiros no primeiro semestre foi a Gol (43,77%), seguida da TAM (37,80%), OceAnair (10,18%), Trip (6,13%) e Passaredo, 1,88%.

O fluxo de passageiros no aeroporto está associado ao movimento de pessoas nas agências de viagem e turismo de Cuiabá. No primeiro semestre deste ano, de acordo com levantamento do Sindicato das Empresas de Turismo, houve um crescimento de 15% na compra de passagens, em relação a igual período de 2008.

A baixa cotação do dólar, as promoções das companhias aéreas e operadoras de turismo e o cenário econômico favorável de Mato Grosso são os principais motivos do aquecimento nas vendas de pacotes turísticos, segundo avaliação dos empresários.

"A crise não atrapalhou os planos da classe média, que culturalmente já está habituada a inserir pelo menos uma viagem ao ano em seu orçamento doméstico", afirma o presidente do Sindicato das Empresas de Turismo de Mato Grosso, Oiran Gutierrez.

Ele acredita que a boa procura por passagens aéreas no primeiro semestre de 2009 se deveu às tarifas promocionais de início do ano. “Tivemos grandes promoções no primeiro semestre. Só não viajou quem não quis”.

Segundo ele, o cenário econômico continua favorável. “Não sentimos os efeitos da crise econômica e ainda tivemos três fatores que impediram o setor de crescer mais no primeiro semestre: as chuvas de maio, no Nordeste, a gripe suína nos Estados Unidos e México e a queda do avião francês no Atlântico. Mesmo assim, ainda fechamos o período com crescimento de 15%”.

Gutierrez espera que o mercado continue aquecido até o final do ano. “Felizmente a crise não atingiu o turismo”, diz o empresário.

NÚMEROS - Só no mês de junho o número de embarques e desembarques chegou a 128.030 passageiros, contra 115.837 em 2008. Foram realizados este ano 55.143 embarques, contra 52.197 no ano anterior. Já o quadro de desembarques foi de 72.887 e 63.640, respectivamente.

No período de janeiro a junho de 2009, o movimento de passageiros que embarcaram e desembarcaram foi de 739.843. No ano anterior este número era de 671.056. Um total de 294.930 passageiros partiu de Cuiabá, enquanto 376.126 chegaram em Mato Grosso ano passado. Este ano, o número de passageiros embarcados saltou para 318.549 e, desembarcados, 421.294.

Diário de Cuiabá

Um lobby desastrado

Americanos tentam vender caças ao Brasil, ao mesmo tempo que instalam bases militares na Colômbia.



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Jim Jones: general disse que o receio brasileiro em relação às bases americanas é infundado Era para ser uma demonstração do interesse do governo Obama em aprofundar os laços com o Brasil, reconhecendo a importância do País no cenário regional e global. Mas o conselheiro de Segurança Nacional da Presidência, James Jones, acabou desembarcando em Brasília em meio a uma polêmica sobre o uso de bases na Colômbia por militares americanos.

"Quem já foi mordido por cobra tem medo de linguiça", disse o assessor de Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, a respeito da desconfiança do governo brasileiro sobre as intenções dos americanos no país vizinho.

E o motivo da viagem era outro: mostrar ao governo brasileiro que os Estados Unidos estão dispostos a permitir a transferência de tecnologia militar caso a americana Boeing vença a licitação do programa F-X2, para a compra de 36 caças para a Força Aérea. James veio acompanhado do subsecretário de Defesa para Aquisição, Tecnologia e Logística, Ashton Carter, e da subsecretária de Estado para Controle de Armas e Segurança Internacional, Ellen Tausher. "Estamos fazendo uma oferta sem precedentes", disse Ellen depois do encontro com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

"Mas não é apenas a transferência tecnológica para os aviões. Queremos aprofundar uma relação consistente com um aliado que é muito importante para os Estados Unidos", afirmou. Estima-se uma transferência da ordem de US$ 3 bilhões, num contrato de aviação que pode chegar a US$ 8 bilhões.

Essa oferta de produção de parte dos equipamentos pela Embraer e outras empresas brasileiras já estava incluída no documento encaminhado pela Boeing à Força Aérea, há algumas semanas, mas o governo americano achou que era melhor ter certeza de que os brasileiros estavam convencidos. Não deu certo. Foram recebidos com ceticismo, especialmente no Itamaraty.

Amorim citou o veto americano, em 2006, da venda de aviões Supertucano, da Embraer, à Venezuela, que acabou modernizando a frota venezuelana com Sukhois russos. Além da Boeing, estão na disputa para o F-X2 a francesa Dassault e a sueca Saab. Todas as empresas ofereceram parcerias relevantes com a Embraer. A diferença é que nem a França nem a Suécia estão instalando bases militares na vizinhança.
Isto é Dinheiro

Pequeno avião cai na Suiça


O piloto do pequeno avião DynAero MCR-4S 2002, prefixo F-PEPU, decolou de Samedan levando um passageiro para La Côte, em Prangins (ambas localidades da Suiça) na tarde de quinta-feira (6).

Poucos minutos após a decolagem, por volta das 14:30 (hora local), a aeronave não conseguiu a altitude correta e caiu.

O passageiro ficou gravemente ferido e foi levado para um hospital local. O piloto escapou ileso e permaneceu no local do acidente.

"A aeronave sofreu perda total", informou o porta-voz da polícia de Samedan.
Desástres Aéreos

Mergulhadores recuperam sete corpos após colisão de aeronaves

Tripulantes do avião eram Steven Altman, piloto e proprietário do aparelho, o irmão Daniel e o sobrinho Douglas, segundo fontes próximas à investigação consultadas pela CNN.

Equipes de mergulhadores conseguiram recuperar a fuselagem do helicóptero de turismo que colidiu na tarde de ontem com um avião de pequeno porte sobre o rio Hudson, em Nova York. As equipes resgataram junto à fuselagem mais dois corpos, elevando a sete o número de vítimas encontradas. Ainda há dois desaparecidos.

O helicóptero Eurocopter AS350 da empresa de voos turísticos Liberty Helicopter, que levava piloto e cinco turistas italianos, colidiu ao meio-dia de sábado (13h no horário de Brasília) com o avião Piper PA-32 -que levava três membros de uma família da Pensilvânia.

Os turistas italianos eram da cidade italiana de Bolonha -Fabio Gallazzi; sua mulher, Tiziana Pedrone e seu filho adolescente, Giacomo Gallazzi; Michele Norelli e seu filho adolescente, Filippo Norelli- e o piloto foi identificado como Jeremy Clark pela companhia dona do aparelho.

Os tripulantes do avião eram Steven Altman, piloto e proprietário do aparelho, o irmão Daniel e o sobrinho Douglas, segundo fontes próximas à investigação consultadas pela CNN. O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, enviou suas condolências ao embaixador italiano nos Estados Unidos.

Os responsáveis pelo Conselho Nacional para a Segurança no Transporte (NTSB, na sigla em inglês) dos Estados Unidos disseram que ainda é cedo para estabelecer o motivo do acidente - mas fontes locais indicam que o clima estava ameno no momento da colisão.
Jornal Pequeno

Helicóptero e avião colidem sobre o rio Hudson, nos Estados Unidos


Destroços das aeronaves caíram no rio Hudson.



Um helicóptero de turismo Eurocopter AS 350 se chocou no ar contra um pequeno avião em uma região próxima a Hoboken, no Estado de Nova Jersey, e os destroços caíram no rio Hudson, na divisa com o Estado de Nova York. A Guarda Costeira confirmou que uma pessoa foi resgatada com vida. A polícia não registrou vítimas até o momento, e as equipes de resgate estão fazendo buscas no local.

Barcos da polícia, dos bombeiros e da guarda costeira foram enviados ao local do acidente; destroços das aeronaves caíram no rio Hudson
Foto: Reuters

Segundo a autoridade de aviação norte-americana (FAA), o avião havia decolado do aeroporto de Teterboro, em Nova Jersey, mas não há informações sobre o número de pessoas a bordo. O avião era um Piper PA-32 Cherokee Six, que pode levar até seis passageiros, além do piloto.

Uma testemunha que estava em terra em Hoboken disse ter ouvido o barulho parecido com o de um escapamento de carro, e disse que depois viu o helicóptero caindo "como uma pedra". Segundo ele, o pequeno avião perdeu uma asa. "Os dois aparelhos iam na mesma direção e se chocaram sobre a água, e aí ouvi uma explosão", contou uma testemunha ao canal NY1.

Autoridades usaram barcos para se aproximar da área do acidente, neste sábado (8) - Foto: Pat Bradshaw/AP
Segundo a rede de TV CNN, havia seis pessoas no helicóptero. O helicóptero era operado pelo grupo Liberty Tours, que faz voos panorâmicos em Nova York, em torno da Estátua da Liberdade, Ellis Island e Manhattan com custos variando entre US $ 130 a US $ 1.000 por pessoa.

O acidente ocorreu em região próxima ao local em que uma aeronave da US Airways fez um pouso de emergência após atingir pássaros, em janeiro.
Desástres Aéreos