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segunda-feira, 20 de julho de 2009

Alta realizará Fórum Anual de Líderes de Linhas Aéreas em outubro

A Alta (Associação Latinoamericana e Caribenha de Transporte Aéreo) realizará, de 14 a 16 de outubro, o 6º Fórum Anual de Líderes de Linhas Aéreas, em Cartagena, na Colômbia, com patrocínio da Proexport Colombia.

O Fórum da Alta é um dos maiores eventos da indústria da aviação comercial na América Latina e Caribe. Seu objetivo é promover o diálogo internacional e o desenvolvimento de uma aviação mais segura e eficiente. Executivos deste ramo, de mais de 30 países, estarão presentes na realização.

A programação completa da conferência pode ser vista no site: www.alta.aero/airlineleaders


Mercado e eventos

Procurador pede blitz nacional contra ''omissões'' da Anac

A Procuradoria Regional da República em São Paulo (PRR-3) emitiu ontem representação pedindo às unidades em todos os Estados e no Distrito Federal que abram investigações sobre a atuação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Para o procurador Osório Silva Barbosa Sobrinho, a agência "tem se omitido em diversos pontos de sua atribuição, contribuindo para que a aviação civil permaneça com os problemas de sempre". A Assessoria de Imprensa da Anac disse que só se manifestará após ser notificada.

O procurador dividiu os problemas apontados em três grupos: infraestrutura aeroportuária, serviços aéreos e segurança operacional. No item aeroportos, Barbosa Sobrinho apontou "ausência total de fiscalização" dos terminais privados, citando como exemplo os de Porto Seguro, na Bahia, e Angra dos Reis, no Rio.

Também há críticas em relação aos aeroportos administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O procurador diz que "não se respeita a periodicidade mínima de inspeção" e que, quando elas ocorrem, "não há critérios técnicos suficientes e satisfatórios para que elas se realizem a contento". Barbosa Sobrinho chama ainda atenção para a ausência de fiscalização e de providências da Anac sobre normas de proteção contra incêndio nos aeroportos. "Tendo em vista a quantidade de substâncias inflamáveis envolvidas no transporte aéreo, tal omissão é bastante grave", frisa o procurador.

A representação aborda ainda a proliferação de edificações acima da altura permitida nas proximidades dos aeroportos, problema muito comum em terminais construídos dentro de grandes cidades, como Congonhas, na zona sul de São Paulo, e Cumbica, em Guarulhos.

Em agosto de 2007, a Aeronáutica divulgou lista com 215 obstáculos que colocariam em risco as operações nos três principais aeroportos do Estado - Cumbica, Congonhas e Campo de Marte. Até hoje, as autoridades do setor aéreo e a Prefeitura de São Paulo não tomaram qualquer providência. "A carência de planejamento contribui para que se perpetuem episódios como o dos ?apagões aéreos?", assinalou o procurador.

No item "serviços aéreos", Barbosa Sobrinho destaca a falta de um sistema de processamento das reclamações feitas pelos passageiros. "Não há, por exemplo, normas expedidas pela agência para definir penalidades em casos de cancelamentos e atrasos de voos inferiores a 4 horas", diz a representação. O procurador afirma ainda que as multas aplicadas pela Anac não estão sendo inscritas na dívida ativa - o que, em tese, livra as empresas aéreas infratoras do pagamento das multas.

Já o tópico dedicado à segurança operacional assinala dois aspectos: a terceirização do processo de certificação das aeronaves e dos testes para a avaliação dos pilotos, além de falhas na "estruturação normativa e administrativa" do controle de tráfego aéreo - embora o assunto seja de exclusiva responsabilidade da Aeronáutica.
Badauê online

Aerolíneas quer renegociar contrato com a Embraer

aerolineas

A Aerolíneas Argentinas sofreu prejuízo mensal de até US$ 63 milhões, admitiu o presidente da companhia, Mariano Recalde, que afirmou que está renegociando um acordo de compra de aviões da Embraer.

Recalde reconheceu que no primeiro semestre do ano a companhia sofreu perdas de 160 milhões de pesos (US$ 42,1 milhões) na média mensal, “com um pico de 240 milhões” (US$ 63,1 milhões) em junho último.

Segundo ele, “seguem de pé” e “vão avançar nas próximas semanas” as negociações com a Embraer sobre um acordo para a compra de 20 aviões destinados à frota de sua subsidiária Austral.

No acordo, assinado este ano com a empresa brasileira, “havia datas limites para fechar o contrato, mas se está renegociando”, comentou o presidente da Aerolíneas, sem dar mais detalhes.

Poder Aéreo

Alitalia investe 2 bilhões de euros em sua frota

Desde o início de junho, Alessandro Innocenzi está de volta ao escritório do Brasil onde assumiu o cargo de vice-presidente regional para a América do Sul da companhia aérea Alitalia. “O Brasil, em especial a cidade de São Paulo, foram escolhidos para sediar o escritório regional da América do Sul por seu grande potencial de mercado e sua centralidade econômica. Facilitando o encontro dos outros dois escritórios da região, Venezuela e Argentina”, disse. Innocenzi já esteve no país anteriormente ocupando o cargo de diretor para o Brasil, entre os anos de 2002 e 2006.

Entre as principais ações da empresa após sua reestruturação, Innocenzi destaca o investimento de cerca de 2 bilhões de euros para a compra de novas aeronaves para a substituição da frota. “O projeto da nova empresa é um plano estratégico com investimento inicial de 1 bilhão de euros para a capitalização da empresa e no período de 2009 a 2013 cerca de e bilhões para a substituição da frota de médio porte, que hoje conta ainda com vários aviões MD80. Eles estão sendo substituídos por aeronaves da família Airbus e a cada mês recebemos dois novos aviões”. O projeto tem duração de cerca de cinco anos.

Atualmente, a “nova Alitalia” conta com 148 aviões e até o final de 2013 serão 157. Além disso, os aviões de longo porte – os chamados wide body – estão sendo totalmente modernizados. “O crescimento da frota não é grande. Mas é importante ressaltar que a substituição por novos modelos é o foco principal do plano estratégico. Também estamos reestruturando todas as aeronaves e o prazo é um ano para todas estarem prontas. O trabalho é feito durante os reparos técnicos, ou seja, ela não fica parada”, explicou.

Outra novidade que Innocenzi apresentou foi a decisão da companhia em manter apenas um hub na Itália, em Roma. “A decisão de desativar o hub em Milão e manter apenas o de Roma foi uma estratégia econômica e turística. Além disso, temos 44 voos Roma-Milão (em cada sentido) e um total de seis bases espalhadas pelo país para garantir a cobertura total do mercado italiano”, declarou. Segundo Innocenzi, o mercado interno italiano é responsável por 50% do resultado total da empresa.

Entenda o processo de reestruturação da Alitalia - “A velha Alitalia era 49% do governo italiano e o restante das ações eram de empresários. A companhia possuia 176 aviões, dos quais sua maioria de médio porte eram os MD80, que gastavam muito. Os custos eram altos e com isso a empresa começou a ter dificuldades econômicas. Foi declarada sua insolvência, um processo que antecede a falência. Porém, por tratar-se de uma grande empresa de importância para a Itália, foi lançado um procedimento de administração extraordinária”, explicou o vice-presidente.

Essa administração tinha como missão não deixar a companhia fechar e manter a operação de transporte de passageiros. Além disso, um dos objetivos era também encontrar um comprador para a Alitalia. A venda de parte da Alitalia foi concretizada em 13 de janeiro de 2009 para um o grupo de 16 investidores italianos (CAI). Innocenzi disse que o grupo ficou com 120 aeronaves da companhia e toda a operação de passageiros. Eles também compraram a marca Alitalia.

Entre os sócios desse grupo estavam a Air France-KLM, que ficou com 25% da companhia e a Air One, que juntou sua frota a da Alitalia, somando os atuais 148 aviões. Hoje, a empresa é totalmente privatizada. “A nova Alitalia possui hoje uma estrutura apertada onde não há espaço para ineficiência. Os quatro diretores regionais, que se dividem em América do Sul, América do Norte, Ásia e EMEA (reunião de pequenos países), tem como principal foco as vendas e os resultados”, finalizou.

Mercado e Eventos

Jet América ainda no solo

A JetAmerica, uma companhia low cost que tinha os primeiros voos marcados para 13 de Julho, está anunciando que suspendeu as vendas e vai reembolsar os clientes.

A imprensa americana noticia que a companhia, que tinha previsto oferecer voos para aeroportos com poucas ligações, bem como para alguns grandes, como Minneapolis e Newark, se evidenciou ao anunciar tarifas desde nove dólares.

Em 2 de Julho, a JetAmerica já tinha indicado um adiamento do início dos voos por alegados problemas em assegurar slots (faixas horários de aterragem e descolagem).

Presstur

Ocean Air terá que indenizar passageiros que perderam compromisso profissional por causa de voo cancelado




A Ocean Air Linhas Aéreas foi condenada a pagar indenização, por danos morais, no valor de R$ 4.150,00 aos advogados Bruno Simões de Carvalho e Daniel Bruzzi Desidério. Cada autor receberá ainda R$ 13,55 por danos materiais. Os dois adquiriram passagens, em 2007, para representar um cliente em uma audiência em Campos dos Goytacazes. Mas devido ao cancelamento do voo, cuja aeronave viria de São José dos Campos e partiria do Aeroporto Santos Dumont, no Rio, perderam o compromisso profissional. A decisão foi do relator do recurso, o desembargador Cleber Ghelfesntein, da 14ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, que confirmou a sentença de primeira instância.

`Trata-se de relação de consumo e como tal deve ser regida pelo Código de Defesa do Consumidor, no qual é abordada a falha do serviço, tendo em vista que os autores como clientes da Ocean Air Linhas Aéreas Ltda passaram por uma série de transtornos e aborrecimentos`, afirmou o magistrado.

Para ele, ainda está pacificado que incidentes com atraso de voos acarretam mais do que o simples aborrecimento, abalando a tranqüilidade e a segurança emocional do viajante, notadamente quando não tem a certeza se conseguirão embarcar para seu destino e cumprir compromissos profissionais agendados.

A companhia aérea alegou, em sua defesa, que o cancelamento do voo foi decorrente de manutenção e problemas técnicos na aeronave, mas que não poupou esforços para atenuar eventuais transtornos, tendo oferecido, inclusive, apoio aos passageiros, custeando táxi e abrindo vagas para outra data.

O desembargador relator entendeu, porém, que a empresa ré não cumpriu a sua obrigação de transportar os autores até o seu destino, além de ter-lhes causado vários transtornos.

Apelação cível nº 2009.001.31507.
TJRJ, 17 de julho de 2009.

BOLETIM – INVESTIGAÇÃO TÉCNICA DO ACIDENTE COM O VOO JJ3054



1 – SITUAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO

A investigação do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) sobre o acidente com o vôo JJ 3054, ocorrido em 17 de julho de 2007, no Aeroporto de Congonhas, encontra-se na fase de confecção do Relatório Final, que é o último estágio de trabalho da Comissão de Investigação de Acidente Aeronáutico.

Nas diversas fases do procedimento, cerca de 65 profissionais participaram das investigações, entre membros permanentes e provisórios, no Brasil e no exterior. Foram realizados ensaios, testes e simulações em laboratórios brasileiros e estrangeiros.

Após um acidente aeronáutico, segundo normas internacionais, deve haver uma investigação técnica exclusivamente voltada para a prevenção – realizada pelo CENIPA no Brasil – e esta deve ser conduzida com total independência e tem como objetivo principal identificar os fatores contribuintes e elaborar recomendações de segurança operacional.

Sob a ótica da prevenção, todo acidente decorre da junção de diversas condições alinhadas, os chamados “fatores contribuintes”, e nunca em conseqüência de um único fator. Compete à investigação preventiva retirar lições dessas ocorrências para que outros acidentes não aconteçam, em benefício dos passageiros da aviação mundial.

A minuta do relatório final foi concluída, traduzida para o idioma inglês (um dos seis idiomas oficiais da Organização Internacional de Aviação Civil – OACI), e enviada em 16 de julho de 2009 aos representantes acreditados dos países que tomaram parte nesta investigação, para que eles possam avaliar o conteúdo e encaminhar seus comentários, de acordo com o previsto no Anexo 13 da Convenção de Aviação Civil Internacional (Convenção de Chicago). A partir do recebimento da minuta, cada agente acreditado têm o prazo de 60 dias para o encaminhamento formal de suas manifestações. Os comentários recebidos serão analisados pelo CENIPA e, aqueles considerados pertinentes, serão integrados ao corpo do relatório final, sendo os demais anexados ao mesmo.

Cabe destacar que o relatório final não é o principal produto do trabalho de investigação, mas sim as recomendações de segurança operacional que são emitidas ao longo do processo investigativo. Recomendação de segurança operacional representa uma medida de caráter preventivo ou corretivo proposto pelo CENIPA a grupos de usuários específicos ou a uma organização pública ou privada, visando à eliminação e ao controle de uma condição de risco. Nesse sentido, é a principal ferramenta utilizada para o aprimoramento dos níveis de segurança operacional.

Nesse período, a Comissão que investiga o acidente envolvendo o vôo JJ 3054 emitiu 61 recomendações de segurança, destinadas a instituições públicas (ANAC, INFRAERO e CENIPA), a empresas aéreas regulares, incluindo a TAM, e ao fabricante da aeronave (Airbus). Outras ainda poderão ser expedidas até o final da investigação técnica. É importante observar que a emissão antecipada de recomendações não deve servir para especulações quanto ao resultado dos trabalhos da Comissão, nem para previsões sobre o conteúdo do relatório final.

2 – AÇÕES REALIZADAS

Os trabalhos de investigação do CENIPA começaram logo após o acidente, por meio da ação inicial, onde especialistas da Aeronáutica reuniram fotos e vídeos sobre a ocorrência, localizaram os gravadores (“caixas-pretas”) de dados e de voz de cabine e estabeleceram, preliminarmente, a dinâmica dos fatos (fase de coleta de informações).

Os equipamentos gravadores de dados e voz encontrados foram levados aos Estados Unidos para a verificação da integridade e extração dos dados registrados nos laboratórios do NTSB (National Transportation Safety Board), órgão de investigação norte-americano.

Durante a fase de análise, os trabalhos da Comissão de Investigação do Acidente com o Vôo 3054 transcorrem em quatro áreas principais: a infra-estrutura aeroportuária, a empresa área envolvida com a ocorrência, o projeto da aeronave e o órgão regulador e fiscalizador. Diante desse planejamento, foram desenvolvidas as seguintes atividades:

- solicitação de documentos diversos a órgãos públicos e à empresa, relacionados, por exemplo, com a aeronave e sua manutenção, aos pilotos, às obras na pista etc;

- realização de vôos em simulador para reproduzir as condições registradas pelas “caixas-pretas” no momento do acidente;

- realização de vôos de acompanhamento em aeronaves do mesmo modelo para verificação de ergonomia, projeto e operação da aeronave;

- entrevistas com tripulantes e funcionários da empresa aérea;

- visita ao Centro de Manutenção da TAM em São Carlos (SP);

- verificação em partes do avião coletadas no local do acidente, como pneus e motores, por exemplo;

- pesquisas de campo, com entrevistas informais a diversos profissionais da aviação, ligados a diversas organizações, inclusive a empresa aérea, coletando impressões pessoais acerca de vários aspectos investigados;

- realização de exames de raio-X numa parte do sistema de manetes recuperado junto aos destroços da aeronave acidentada, com a finalidade de verificar a existência de possíveis falhas nos quadrantes ou engrenagens, ou marcas que permitissem confirmar a posição dos manetes de potência no momento do acidente. Estes exames foram realizados nas instalações do Comando de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos (SP). Peritos das Polícias Federal e Civil (SP) foram convidados e participaram do exame; e

- não tendo os exames de raio-X revelado qualquer indício importante, decidiu-se pela realização de exame estereoscópico, no CTA, com a participação de perito da Polícia Civil (SP). Este exame foi precedido de uma tomografia em três dimensões (tecnologia utilizada na construção de foguetes), realizada na França.

Cabe destacar que durante todas as fases realizadas, a Comissão observou rigorosamente os preceitos de sigilo da informação de investigação, consciente das normas nacionais e internacionais que regem a matéria, bem como dos impactos negativos para a segurança de vôo advindos do uso daquelas informações fora do contexto da prevenção de acidentes, e também que todos os pedidos judiciais de cópias de documentos e de acesso aos conteúdos das “caixas-pretas”, na forma da lei, foram cumpridos.


Brigadeiro-do-Ar ANTONIO CARLOS MORETTI BERMUDEZ
Chefe do CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA

Defesa Net

Mau tempo impede equipes de busca de chegar a destroços de avião de executivo da Magnesita

BELO HORIZONTE e SÃO PAULO – A Força Áerea da Venezuela informou, na tarde desta sexta-feira, que o mau tempo impediu as equipes de buscas de chegar aos destroços do monomotor do executivo da Magnesita Maurício Lustosa de Castro, de 40 anos, que desapareceu no último fim de semana. Os destroços foram avistados por um helicóptero venezuelano, entre a tarde e a noite desta quinta-feira, em uma montanha com mais de dois mil metros de altura, no Parque Nacional Canaima, no altiplano venezuelano. A região é montanhosa e coberta pela floresta amazônica. Segundo a Força Aérea da Venezuela, que comanda as buscas, é impossível chegar ao local a pé.

O Centro de Controle de Maiquetía informou que helicópteros estão de plantão, à espera da melhora do tempo, para poder seguir até a região. As equipes de busca afirmaram que não viram sinais de sobreviventes, mas que não está descartada a hipótese de que o executivo e o piloto Alessandro Traugott Binder Morais estejam vivos. A Base Aérea de Boa Vista, em Roraima, informou nesta manhã que os aviões brasileiros não participam das buscas por conta do mau tempo em Boa Vista.

O monomotor do executivo, modelo Beechcraft, BE-36 A Bonanza, deixou o Aeroporto de Miami, nos Estados Unidos, no último sábado. Antes de desaparecer, o piloto fez contato com uma torre de controle na Venezuela. A previsão era que o avião pousasse na capital na madrugada de sábado para domingo. O executivo fazia a primeira viagem na aeronave, comprada nos Estados Unidos.

Castro é diretor Financeiro e de Relações com os Investidores da Magnesita desde 2007. Ele é casado e tem uma filha. A família não quer comentar o desaparecimento.

Castro é diretor Financeiro e de Relações com os Investidores da Magnesita desde 2007. Ele é casado e tem uma filha. A família não quer comentar o desaparecimento.

O Globo

Parentes recebem apoio psicológico em aeroportos, diz Air France


A companhia aérea Air France divulgou nova nota nesta segunda-feira (1º), informando que presta assistência psicológica às famílias dos passageiros e tripluantes do voo AF 447. O avião que fazia a rota Rio de Janeiro-Paris desapareceu. Além dos 12 tripulantes, estavam a bordo 216 passageiros, incluindo um bebê, sete crianças, 82 mulheres e 126 homens.
G1

Copa Airlines amplia encomenda de aviões com a Boeing





Na última semana, a Copa Airlines acertou com a Boeing a encomenda de mais quatro aeronaves do modelo 737-800. Com isso, a companhia amplia para 13 o número de pedidos para a fabricante americana.


Segundo a empresa, o acordo prevê a entrega das aeronaves nos próximos três anos. Para Pedro Heilbron, presidente da companhia aérea panamenha, “este novo negócio permite à Copa consolidar sua liderança na América Latina”, afirma.

Uma das vantagens da companhia, em relação à frota, conforme declarou Heilbron, é a flexibilidade. “Nosso plano de frota nos permite substituir aviões à medida que expiram nossos contratos de arrendamento ou para sustentar nosso crescimento futuro”, relata.

O Boeing 737 para a Copa Airlines será configurado para transportar 160 passageiros em duas classes - 16 na executiva e 144 na econômica. Atualmente, a Copa Airlines opera no Brasil vôos a partir de Manaus (AM), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
Webtranspo

Anac estuda criar selo certificador para assentos de aviões





A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) quer implementar um selo que indique as dimensões das poltronas dos aviões comerciais. Concebida a partir de uma pesquisa sobre o espaço interno dos aviões, a ideia é criar, com base nos dados disponibilizados pelas próprias empresas, um quadro semelhante ao usado para indicar o nível de consumo energético de eletrodomésticos, informando as distâncias entre as fileiras.

"Estamos pensando em colocar algo que possa ser facilmente identificável pelo usuário na hora dele comprar sua passagem. O selo é uma coisa simples para que as pessoas pesquisem seu significado", explicou o superintendente de Segurança Operacional da Anac, Carlos Eduardo Pelegrino.

Segundo ele, o selo será uma referência a mais para que os usuários possam avaliar a qualidade dos serviços. "A informação é importante porque, com base nela, na hora em que você vai comprar sua passagem você pode decidir com qual companhia viajar . O que é confortável para mim, que tenho 1,87 m, pode ser diferente para quem tem 2 m", afirmou, explicando que o selo não servirá como referência para outros aspectos que influenciam na percepção do conforto, como os serviços de bordo.

Pelegrino disse que os técnicos da Anac ainda estão finalizando a proposta, que não tem data para entrar em vigor e, antes, deve ser discutida com os representantes das companhias aéreas.

"Estamos fazendo força para lançá-lo ainda este ano. Não é nada para perder de vista, embora eu prefira não fechar uma data porque ainda estamos trabalhando nisso e precisamos envolver as empresas aéreas e outros institutos que queremos que conheçam nossa idéia para validá-la."

Ele explica que as empresas são livres para definir o tamanho de suas poltronas, desde que a configuração final atenda às regras internacionais de segurança, certificada por meio de um teste que checa o tempo que os passageiros e a tripulação levam para deixar a aeronave em caso de emergência.

"Todo mundo tem que abandonar a aeronave em 90 segundos. Sem a distância adequada entre as poltronas, as pessoas vão ter dificuldades para sair de seus assentos", disse Pelegrino, assegurando que, hoje, todas as empresas aéreas brasileiras atendem a esse requisito de segurança.

Sobre a pesquisa, realizada no ano passado, o superintendente afirmou que o resultado final demonstrou que a distância entre as poltronas é suficiente para acomodar confortavelmente a maioria dos passageiros brasileiros, mas a distância lateral é "desconfortável". "Muitas vezes, se dois ou três homens sentam numa mesma fileira, eles têm que se sentar meio de lado, mudando constantemente de posição."

TERRA

O ALERTA É DA ANAC


O aeroporto de Viracopos, em Campinas, atinge seu limite de capacidade no fim deste ano.
Os outros dois aeroportos paulistas — Congonhas e Guarulhos — já estão saturados.
Onde irão pousar os novos voos para São Paulo, já no ano que vem? E como fica a Copa de 2014?
O marco regulatório da concessão à iniciativa privada de alguns aeroportos, em fase de estudos na Anac, vai limitar em 10% a participação das companhias aéreas no negócio.
Jornal Sport News

TAM realiza emissão pública de R$ 600 milhões




SÃO PAULO, 17 de julho de 2009 - A TAM (TAMM3; TAMM4) informou hoje que a sua subsidiária integral, TAM Linhas Aéreas, realizará a 1ª emissão pública de 600 debêntures simples, não conversíveis em ações, em série única, da espécie com garantia real, com valor nominal unitário de R$ 1 milhão, perfazendo o montante total de R$ 600 milhões, em 24 de julho de 2009 e com vencimento em 24 de julho de 2013.

De acordo com o comunicado da empresa, os recursos obtidos com a emissão serão destinados para reforço do capital de giro da TAM Linhas Aéreas. As debêntures são garantidas por cessão fiduciária de recebíveis e por garantia adicional fidejussória, prestada pela companhia, em favor dos titulares das debêntures.

A TAM explica ainda que o valor nominal das debêntures será amortizado em 13 parcelas trimestrais e consecutivas, sempre no 24º dia dos meses de janeiro, abril, julho e outubro de cada ano, sendo a primeira parcela devida em 24 de julho de 2010.

Além disso, as debêntures farão jus ao pagamento de juros remuneratórios estabelecidos com base na variação acumulada de 126,50% da Taxa DI, calculados de forma exponencial e cumulativa, pro rata temporis por dias úteis. Os juros remuneratórios serão pagos mensalmente, no 24º dia, a partir de 24 de agosto de 2009.

A Planner DTVM Ltda. é o agente fiduciário da emissão. Também foram contratados o BB-Banco de Investimento como coordenador líder desta emissão, bem como o Banco Bradesco como banco mandatário da emissão.

JB Online

Ocupação dos aviões deve cair devido ao medo de novos desastres



RIO DE JANEIRO - As taxas de ocupação das aeronaves devem cair à medida que os preços do seguro subirem, segundo a Indoswiss Aviation. A consultoria, especializada no setor aeronáutico, acredita que a queda vai ser inevitável depois das mais de 550 mortes em desastres com avião desde 1º de junho deste ano.

Com a queda do avião da iraniana Caspian Airlines nesta semana, o número de mortes em acidentes comerciais em 2009 chega a 629, de acordo com dados da Flight Safety Foundation. O número, que supera o total do ano passado, representa a primeira alta anual desde 2004.

– Com o aumento do número de acidentes, as pessoas poderão desistir de viajar e qualquer redução no tráfego não será boa para as companhias aéreas neste momento – disse o diretor-executivo da consultoria Indoswiss, sediada em Hong Kong, Jim Eckes.

Mais caro desde 2001

O preço do seguro também pode subir. Os custos do acidente com o Airbus A330, da Air France, no dia 1º de junho no Brasil, que matou 228 pessoas, e do Airbus da Yemenia Airways, no qual 152 pessoas morreram, vão fazer com que junho seja o mês mais caro para as seguradoras de companhias aéreas desde setembro de 2001, informou na semana passada a corretora de seguros Aon Corp.

O pagamento adiantado pelo desastre da Air France vai ser de aproximadamente 17.500 euros (US$ 25 mil) por vítima do acidente, disse o principal executivo da companhia aérea francesa, Pierre-Henri Gourgeon. O número mais alto de mortes em acidentes aéreos em um único ano foi de 2.374, em 1972, segundo a Flight Safety Foundation.

Na quarta-feira, um avião iraniano com 168 pessoas a bordo caiu poucos minutos depois de decolar de Teerã em direção a Ierevan, capital da Armênia. Todos os 153 passageiros e 15 tripulantes morreram no acidente. No dia 1º do mês passado, um Airbus da Air France, que partiu do Rio de Janeiro para Paris caiu no Oceano Atlântico com 228 a bordo. No dia 30, outro Airbus A310-300 da Yemenia caiu nas ilhas Comores, no Índico, com 152 a bordo.

jb on line

Veja dicas para usufruir melhor dos programas de milhas aéreas




Apesar de trazerem vantagens para os clientes, os programas de milhas, pontos ou créditos das companhias aéreas nem sempre são bem compreendidos pelos clientes, segundo Maria Inês Dolci, coordenadora institucional do Pro Teste, entidade de defesa dos consumidores.

A própria assessoria de imprensa da TAM, consultada pela reportagem, não soube afirmar se, nos voos internacionais, o acúmulo de pontos depende do chamado "perfil da tarifa", ou seja, se o fato de o cliente viajar pela categoria mais cara ou mais barata da classe econômica influi nos créditos acumulados.

Depois de um leitor do UOL questionar uma informação publicada, que havia sido passada pela assessoria, o profissional que atendeu a reportagem em nome da área de comunicação da TAM disse que só poderia dirimir a dúvida na segunda-feira, com a coordenadora da sua equipe. A informação foi excluída do texto.

Leia abaixo algumas perguntas que os clientes nem sempre se lembram de fazer e que acabam gerando reclamações na Pro Teste.


Quanto é necessário viajar para obter uma passagem grátis?
Gol: Para ir a Nova York a partir de São Paulo, por exemplo, o participante acumula 9.516 milhas (ida e volta). Com 50 mil milhas, ele faz o mesmo trajeto gratuitamente, na classe econômica.

Para ir à França a partir de São Paulo, o participante acumulará 11.678 milhas (ida e volta). Serão necessárias 70 mil milhas para fazer a mesma viagem de graça, também na classe econômica.

Azul: Em cada viagem, o cliente acumula um crédito equivalente a 5% do valor pago, o que significa que ele obtém uma passagem grátis depois de fazer o mesmo trajeto 20 vezes.

Webjet: A companhia ainda não tem programa de fidelidade; a previsão é lançá-lo no primeiro semestre do ano que vem.

Há limite de assentos destinados a passageiros que viajam por milhas/pontos/créditos acumulados?
TAM: Diz que não tem restrições de datas nem de assentos para os voos domésticos e dentro da América do Sul. Para outros destinos internacionais, há limite.

GOL: A companhia não informa.

Azul: Não há restrições.

Qual a validade dos pontos/milhas/créditos?
TAM: Dois anos.

GOL: Três anos.

Azul: Um ano.

A companhia avisa os clientes quando os pontos estão para vencer?
TAM: A empresa afirma que sim, por e-mail.

GOL: Não. O cliente precisa acessar o site.

Azul: A companhia diz que avisará por e-mail. Como as operações se iniciaram em dezembro do ano passado, por enquanto nenhum cliente tem créditos caducando.

As regras podem mudar no meio do jogo?
TAM: Sim. Qualquer alteração no regulamento do programa de fidelidade vale inclusive para os clientes que já estão cadastrados no programa. Eles são notificados por e-mail.

GOL: Idem.

Azul: Idem.

A empresa oferece o regulamento quando o cliente preenche o formulário impresso no aeroporto?
TAM: Não. É preciso acessar o site.

GOL: A empresa não oferece formulário impresso. O regulamento está no site.

Azul: Não tem ficha impressa. As regras estão no site.

Compartilha milha com outras empresas?
TAM: Sim, com United Airlines, TAP, Lufthansa, Lan, Air Canada e Swiss. O cliente da TAM pode usar seus pontos em passagens dessas empresas, e vice-versa.

GOL: Sim, com Air France KLM e American Airlines (esta, a partir de 1º de agosto). Milhas acumuladas pela Gol podem ser usadas em passagens dessas companhias, e vice-versa.

Azul: Não.

UOL

Novo terminal de cargas do aeroporto entra em operação



O novo terminal de cargas do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, inicia operações a partir desta segunda-feira, 20. Desde a última sexta-feira, 17, ocorre a transferência de equipamentos e pessoal para o novo prédio, que foi construído do lado leste do aeroporto. A obra chega com 11 anos de atraso.

Segundo o superintendente estadual da Infraero, Sérgio Baltore, o empreendimento custou cerca de R$ 36 milhões e conta, por exemplo, com três câmaras de refrigeração destinadas a produtos como flores, frutos e pescado, que são importados ou exportados pelo Pinto Martins.

A data de inauguração oficial ainda será marcada.
O Povo

Monomotor que caiu na Venezuela é encontrado

Os destroços do monomotor Beechcraft, que estava desaparecido há uma semana, foram localizados na quinta-feira pelas autoridades que trabalham nas buscas, no sul da Venezuela. A chuva, porém, impediu o resgate dos destroços e dos corpos dos dois homens que estavam a bordo, os mineiros Maurício Lustosa de Castro e Alessandro Ninder Morais.

Castro, que era diretor financeiro da empresa mineira Magnesita, voltava de Miami para Belo Horizonte. Morais era o piloto do avião. Os dois estavam nos EUA para buscar o monomotor que havia sido adquirido pelo executivo da Magnesita. O aparelho foi fabricado em 2004.

O último contato da aeronave foi feito às 18h do sábado passado, com um centro de controle na Venezuela. As buscas, iniciadas na segunda-feira, foram dificultadas pelas condições de relevo e vegetação de floresta. Segundo informações da Aeronáutica, o transmissor de localização de emergência foi acionado automaticamente quando o motor parou, indicando que ele caiu dentro do Parque Nacional Canaima, na Venezuela.
Ministério das Relações exteriores

Companhias aéreas britânicas impedem embarque de pessoas com sintomas de gripe

Os aeroportos tornaram-se num dos principais locais de controle do vírus da gripe A. Deste modo, para evitar que se propague a outros países, nas linhas de check-in dos aeroportos como Heathrow e Gatwick, as pesoas que apresentem sintomas que possam ser de gripe A estão proibidas de viajar.

Os passageiros que apresentam uma tosse seca e persistente, com febre alta, ou os olhos inchados, sintomas comuns de uma gripe, estão proibidos de embarcar e são rapidamente enviados para hospitais.

Um porta-voz da companhia British Airways, confirmou que os sues empregados têm instruções para estarem atentos a sintomas e evitarem a entrada nos aviões a quem apresente sintomas de gripe A.

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Trem-bala entre São Paulo e Rio custará R$ 34,6 bi; passagem sai a partir de R$ 150

O trem de alta velocidade que ligará São Paulo ao Rio custará R$ 34,6 bilhões, segundo estudo divulgado nesta quinta-feira pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). O valor ficou 63% acima do previsto no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) que era de US$ 11 bilhões (o que equivale a aproximadamente R$ 21,23 bilhões). A obra deverá ir a leilão até o fim do ano e será concluída em 2014.

A estimativa para a passagem entre São Paulo e Rio de Janeiro fora do horário de pico é de R$ 150 na classe econômica e R$ 200 na executiva e de R$ 200 na econômica e R$ 325 na executiva durante o horário de pico.


Com tecnologia de ponta para a época, trem-bala do Japão (shinkansen) foi o primeiro do mundo; modelo foi já "aposentado"
Com tecnologia de ponta para a época, trem-bala do Japão (shinkansen) foi o primeiro do mundo; modelo foi já "aposentado"

Os custos incluem construção da linha, aquisição de trens,desapropriação e medidas socioambientais e implantação de todos os sistemas necessários. Os maiores custos serão das obras civis, R$ 24,5 bilhões.

De acordo com o estudo, o trem-bala transportaria, em 2014, 6,4 milhões de passageiros por ano, contra 3,9 milhões do transporte aéreo, 960 mil de automóveis e 865 mil de ônibus. Atualmente, a demanda do transporte aéreo é de 4,4 milhões de passageiros por ano. A estimativa é de que, em 2024, a demanda pelo trem de alta velocidade passe para 10,2 milhões de passageiros por ano e, em 2044, para 24,9 milhões por ano.

O trem terá um serviço expresso, que ligará as capitais São Paulo e Rio diretamente, em uma viagem de 1 hora e 33 minutos, saindo do Campo de Marte e chegando à Barão de Mauá.

Haverá também o serviço regional de longa distância, entre Campinas (SP) e Rio de Janeiro, com paradas no aeroporto internacional de Viracopos (SP), aeroporto internacional de Guarulhos (SP), Volta Redonda e Barra Mansa (RJ) e aeroporto internacional do Galeão (RJ). Será oferecido ainda o serviço regional de curta distância, ligando Campinas a São José dos Campos, com paradas em São Paulo e aeroporto de Guarulhos.

Em 2014, a previsão de ter 42 trens operando sendo que serão três trens a cada 20 minutos no Serviço Expresso (por hora, por direção) no horário de pico e 1,5 trem a cada 40 minutos fora do horário de pico.

Folha on line