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quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Susto: Avião com Leonardo DiCaprio faz pouso forçado

Leonardo DiCaprio

Leonardo DiCaprio passou por um susto bem grande enquanto voava de Nova York para Moscou, na Rússia.

De acordo com o Gossip Center o avião teve que retornar para os Estados Unidos depois de um problema técnico.

Uma das turbinas da aeronave falhou e o piloto teve que voltar para Nova York. Apesar dos problemas todos chegaram bem e nada de grave aconteceu.

O assessor de imprensa de Leonardo declarou que o ator cumprimentou as ações do piloto e das comissárias de voo por levarem o avião de volta em segurança.
Uma fonte afirma que Leonardo distribuiu autógrafos quando chegou.
ESTRELANDO

Falsa ameaça obriga avião da TAP a dar meia-volta


Um avião da TAP foi forçado a regressar ao aeroporto de Paris-Orly, em França, após uma "ameaça à segurança" feita já depois de levantar voo. Confirmada que era falsa, o TP447 já está no ar, a caminho de Lisboa.

Segundo a notícia avançada pela TF1, o voo TP447 com destino a Lisboa foi obrigado a voltar ao aeroporto de Orly, após uma ameaça da bomba. "Foi recebida um chamada anónima com uma ameaça genérica à segurança de todos os voos da TAP a partir de Paris", disse, ao JN, André Soares, das Relações Públicas da Transportadora Aérea Nacional.

"Não houve qualquer ameaça de bomba", especificou. O avião levava já cerca de 90 minutos de voo e, cumprindo os procedimentos de segurança, o comandante decidiu regressar a Paris-Orly. "O avião foi inspeccionado e nada foi detectado", acrescentou.

"Nestas situações, cria-se uma comissão de segurança nos dois aeroportos, no de partida e de destino. O comité de segurança não validou a ameaça", explicou André Soares.

A TAP, que tem 10 voos programados para hoje entre Paris e Portugal, Lisboa e Porto, diz que "foi acrescentado rigor ao rigor habitual com que é feito o controlo de bagagens e de passageiros, mas a operação decorre agora normalmente" na sequência da ameaça.

JORNAL DE NOTÍCIAS

Propostas do Snea deixam aeronautas e aeroviários indignados



Na quarta-feira (24/11), um dia após as manifestações que marcaram o dia de luta em todo o país, representantes dos sindicatos dos aeronautas e dos aeroviários se reuniram mais uma vez com o Snea para tentarem chegar a um acordo sobre a renovação da Convenção Coletiva.

Os trabalhadores já haviam recusado, na última reunião, dia 10 de novembro, a proposta do Snea de alteração da data base para 1º/04/2011. A reunião seguinte, prevista inicialmente para o dia 17 de novembro, foi suspensa e transferida para o dia 24 de novembro, para que as empresas pudessem apresentar uma posição concreta e justa para as reivindicações dos trabalhadores.

Na reunião, deveriam ser discutidas a renovação das cláusulas econômicas e o reajuste salarial compatível com a qualificação dos profissionais do setor aéreo. Os trabalhadores reivindicam 15% de reajuste e 30% no piso. Os Sindicatos não abrem mão disso e são firmes em afirmar que irão manter a data base em 1º/12/2010. Porém, o Snea continuou insistindo na mesma proposta: aplicar um reajuste integral pelo INPC em 1º de dezembro e a alterar da data base para 1º/04/2011, assim, todas as questões seriam discutidas em março.

Os trabalhadores, mais uma vez, ficaram totalmente indignados e deram a reunião por encerrada.

O crescimento econômico do setor aéreo tem sido cada vez mais lucrativo. De 2005 a 2010 cresceu o equivalente ao período de 1927 a 2005. Isso mostra que as empresas possuem total condição de oferecerem uma proposta melhor.

É importante lembrar também que a pauta de reivindicações foi entregue em setembro e que as empresas tiveram tempo hábil suficiente para elaborar uma posição justa.

Aeronautas e aeroviários continuam juntos empenhados em busca de um resultado que atenda a necessidade das duas categorias. Os trabalhadores não podem ser usados como bode expiatório em um possível apagão aéreo! Temos que nos manter em alerta e lutar contra o pouco caso das empresas!
SNA

TSA ABUSOS







We need a new book for children in our public schools now to go along with all the ones about having two daddies:

But don’t feel left out. Because Obama doesn’t just want to do an “aggressive pat-down” of your little boys and girls. He’s an equal opportunity junk fondler:

Aeromoça foi obrigada a mostrar sua prótese de mama


PLEASE REMOVE YOUR PROSTHETIC BREAST

Uma aeromoça que sobreviveu a um câncer de mama foi mais uma vítima de casos abusivos durante uma checagem de segurança em um aeroporto dos EUA para mostrar sua prótese de mama, nesta última sexta-feira conforme reportagem de uma emissora de televisão local.



A comissária de bordo da U.S. Airways, Cathy Bossy, relatou ter se esquivado do raio-x de corpo inteiro, em um aeroporto da Carolina do Norte, por ter sofrido recente mastectomia e por não poder sofrer radiações adicionais aos do tratamento contra o câncer. Na inspeção manual, a segurança exigiu que ela retirasse a prótese presa ao sutiã.
estadão/time

Gol recebe dois novos Boeing 737-800


Como parte da estratégia de sua renovação de frota, a Gol recebeu duas novas aeronaves. Vindos diretamente da fábrica da Boeing, em Seattle (EUA), o Boeing 737-800SFP, prefixo PR-GUD pousou no último sábado (dia 20), às 13h01, e anteontem (terça, dia 23), pousou o PR-GUE, ambos no Centro de Manutenção de Aeronaves da Gol, em Confins. “Esses dois novos aviões Boeing 737-800SFP, dotados da mais alta tecnologia aeronáutica, fazem parte do programa de renovação de frota da Gol”, disse o gerente regional de Vendas São Paulo, Gervásio Tanabe.
panrotas

Azul comemora dois anos no ar


Empresa aérea bate marca de seis milhões de bilhetes vendidos e investe em novos trechos de viagens.

A Azul Linhas Aéreas está comemorando a venda de 6 milhões de bilhetes no país em dois anos de operação. O mercado aquecido fez a empresa investir na implementação de novos voos, incluindo a rota Belo Horizonte/ Salvador/ Recife/ Fortaleza/ São Luís, que começa a voar a partir do dia 1º de dezembro.


Empresa opera seis voos com passagem pelo Recife Foto: Jair Amaral/EM/D.A Press - 3/12/08
O percurso poderá ser feito através do voo 4208, com saída da capital mineira às 6h52 e chegada em Salvador às 7h33. Os trechos Salvador/Recife acontecem às 8h14; Recife/Fortaleza, às 9h57; e Fortaleza/São Luís, às 11h42. A viagem de volta sai de São Luís às 14h30 e depois de escalas nas capitais nordestinas, aterriza de volta em Belo Horizonte às 22h46.

´Este será o nosso primeiro voo 'intra-Nordeste', com perspectivas muito boas. Para a alta temporada, a nossa expectativa é de voarmos com 90% de aproveitamento dos assentos`, comemorou o diretor comercial da Azul, Antônio Américo, durante a comemoração da marca de 6 milhões de bilhetes, no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre.

A empresa opera atualmente seis voos com passagem pelo Recife e segundo Américo, a expectativa é aumentar esse número. Do Recife, nos últimos dois anos, partiram 166 mil clientes da empresa, uma média de 7.935 por mês, com crescimento de 147% entre janeiro e novembro deste ano. Da capital pernambucana saem voos diretos para Campinas (SP), Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA).

De acordo com o diretor comercial da Azul, a média de ocupação das aeronaves tem sido de 80% no país. ´O nosso plano de negócios previa terminarmos 2010 com 21 aeronaves e nós vamos chegar à marca de 26 até o fim deste ano. Hoje a Azul já voa de Belo Horizonte para todo o Nordeste`, completou.

A empresa colocará voos extras para vários destinos nesta temporada de verão, incluindo o Recife, Porto Seguro (BA) e Ilhéus (BA) - que contará com seis voos semanais na alta temporada. No planejamento para atender a demanda, também foram contratados 200 novos funcionários que atuarão em várias regiões do país onde a companhia atua.
diário de pernambuco

Vexame Aéreo


Faltando pouco mais de um mês para as festas de fim de ano, Natal e Revéillon, no meio das luzes, compras e programações para as ceias, há um fantasma que ronda o brasileiro: a ameaça real de outro caos aéreo no País.

Esta semana, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou uma série de medidas preventivas que serão adotadas pela Infraero, Polícia Federal, órgãos ligados aos aeroportos e as companhias aéreas para enfrentar o rebuliço de embarques e desembarques no final do ano.

Entre as ações, nada novo. Solução definitiva que é bom, entre elas a ampliação dos aeroportos, por exemplo, nem sinal. De volta ao passado, a Anac proíbe a prática de overbooking, ou seja, quando as companhias vendem mais bilhetes do que vagas nos aviões. De quebra, ainda se tenta culpar o passageiro pelos atrasos, em razão das emboladas operações de check-in nos horários de pico.

O caos é um tema complexo, porque os aeroportos estão saturados e as aeronaves lotadas. Mas como embarcar tanta gente como prevê a Anac, para dezembro, quando se espera 14 milhões de operações, sendo boa parte dela com passageiros de “primeira viagem”? Acho que, primeiramente, com respeito. Respeito, paciência e bom senso não fazem mal a ninguém. Tanto do lado de aeroviários quanto de quem vai viajar durante a alta temporada.

Chegar ao cliente insatisfeito é a estratégia de marketing lançada para este fim de ano. Ao consumidor, além de cobrar por seus direitos, cabe seguir os mandamentos da viagem, o que implica em chegar cedo ao aeroporto (ou fugir dos feriados, se possível), fazer o check-in pela Internet e sempre estar bem informado para ser bem atendido.

De resto, é rezar para que os aeroportos entupidos, barulhentos e desconfortáveis não sejam o transtorno do Natal e Ano Novo. E pedir de presente que o Brasil consiga superar a deficiente estrutura aeroportuária para não dar mais vexames, até porque vamos sediar a Copa do Mundo em 2014.

d24am

Brasileiros temem abusos e reclamam de excessos em aeroportos dos EUA

Grandes filas, longa espera e o medo de um às vezes inevitável constrangimento. Alvo de críticas de alguns americanos, a forte segurança nos aeroportos nos Estados Unidos, nas últimas três semanas ampliada com a instalação de escâneres corporais e com a adoção de um método de revista invasivo, começa a incomodar também os brasileiros, que reclamam da lentidão e temem ter sua privacidade violada.

Os escâneres de corpo inteiro já estão nos 70 maiores aeroportos do país, como os de Atlanta, Los Angeles, São Francisco, Nova York, Washington e Miami. Qualquer um que se recuse a passar pela máquina, que revela em detalhes os contornos do corpo, é submetido à revista por um policial do mesmo sexo.

As inspeções íntimas geraram protestos e, a pedido do próprio presidente Barack Obama, podem ser reavaliadas pelas autoridades americanas.

Até lá, os procedimentos serão mantidos mesmo com 50% dos americanos, segundo uma pesquisa do jornal "Washington Post" e da emissora ABC, dizendo que vão longe demais.

Como eles, o empresário brasileiro André Rafael, de 38 anos, vê excessos. Ele voltou há algumas semanas de viagem de Miami, onde os escâneres de corpo inteiro já estão instalados, e apesar de não ter sido selecionado para ser inspecionado pelo aparelho, reclama.

- Esses excessos são desnecessários, não vão pegar ninguém. É um exagero - afirma o empresário, que costuma ir em média três vezes por ano aos EUA.

André Rafael conta que qualquer um poderia ser escolhido, mas que ele e sua esposa não passaram pelo aparelho. Sorte diferente teve Paulo Brito, de 42 anos e gerente de uma agência de intercâmbios no Rio de Janeiro. No retorno de Los Angeles para o Rio de Janeiro, ele passou pelo escâner e, apesar de dizer que teve sua privacidade preservada, não esconde o incômodo com a longa espera.

- Eles não me deram opção se eu queria passar ou não (pelo escâner). Eu apoio qualquer coisa por um voo mais seguro, mas o método tem que mudar. Hoje você chega duas horas antes no aeroporto e tem a sensação de que não vai conseguir embarcar - afirma Paulo, que já vem orientando turistas a chegar cada vez mais cedo na hora de embarcar em aeroportos americanos.

Viajantes defendem segurança, mas sem constrangimento

A posição de Paulo é compartilhada também por muitos nos EUA. Segundo a mesma pesquisa, dois terços dos americanos são a favor do uso de escâneres de corpo inteiro nos aeroportos, ao considerar o combate a uma eventual ameaça terrorista como prioridade.

Com o hábito de ir uma vez por ano aos EUA, a aposentada Angelina Queiroz, de 54 anos, também se sente mais segura com o cuidado por parte das autoridades americanas. Na última de suas viagens, que terminou na semana passada em Nova York, não passou pelo escâner, mas não esconde o incômodo com a possibilidade de ter que enfrentar a situação.

- Eu não duvido que haja abusos, mas não vi. As filas estavam muito grandes. O escâner novo deve ser constrangedor, e eu não gostaria de passar por ele - conta.

Dia de Ação de Graças preocupa

Mesmo com as recentes mudanças nos procedimentos, o Consulado Americano no Rio afirma que não orienta viajantes brasileiros ou responde dúvidas sobre a segurança em aeroportos. Mas os turistas, como o engenheiro Albano Franco, de 64 anos, que esteve nas últimas semanas em Miami, já se preparam para isso.

Após dois overbookings, ele aguarda para embarcar de volta ao Rio de Janeiro nesta quinta-feira, feriado do Dia de Ação de Graças, quando os americanos se preparam para um grande movimento nos aeroportos e temem um caos. Estima-se que 40 milhões de pessoas viajarão dentro e para fora dos EUA, mas o engenheiro não se mostra incomodado com a situação.

- Eu sabia que existiam os escâneres. Eu passei pelo o que acho que era um detector comum na chegada a Miami, e apitou porque tenho uma prótese no joelho. Então fizeram a revista, mas nada invasivo. Sou a favor de qualquer coisa que reforce a segurança - explica.

Muito cuidado, pouco conforto

A pesquisa ABC/"Washington Post" aponta que é crescente o número de americanos que defendem outras ações de segurança para detectar suspeitos de intenções terroristas, como o profiling, uma técnica baseada no perfil étnico ou no histórico de viagem dos passageiros. Hoje, 70% defendem o procedimento no país.

Mas essa busca por tornar a viagem mais segura pode gerar situações complicadas. André Rafael conta, por exemplo, que embarcando de Miami para o Rio, em 2008, teve "explosivos" detectados em sua bolsa.

- Chegaram a levar meu passaporte e tudo, e me revistaram em um local mais reservado, mas visível ao público. Achei que fosse ser preso. Depois se desculparam, alegando problema na máquina - relata.

Situação similar viveu em 2009 o produtor de TV André Chaves, de 26 anos. Na chegada a Los Angeles, foi levado para uma sala reservada, onde foi revistado e interrogado. Ele ainda teve sua carteira de motorista da Califórnia, herança dos tempos de estudante nos EUA, quebrada pelos agentes de imigração.

- Ficou mais do que claro que cada vez mais o imigrante não é bem vindo, eles não querem a gente lá. Acho que é preciso ter segurança, mas falta bom senso em algumas horas - afirma André, que promete pensar duas vezes na hora de voltar aos EUA.

o globo

Gol inaugura voos para aeroporto central em Buenos Aires


SÃO PAULO (Reuters) - A Gol informou na quarta-feira que irá começar a operar voos para o Aeroparque Jorge Newbery, a 10 minutos do centro de Buenos Aires, a partir de 4 de dezembro.

A companhia aérea afirmou que irá oferecer três voos diários para o local a partir do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, sendo uma operação com origem no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Belo Horizonte.

A Gol também informou que passará a operar no Aeroporto Internacional de Ezeiza, nos arredores de Buenos Aires, com oito voos diários após o remanejamento para o Aeroparque.

"Acreditamos que os voos atenderão principalmente ao público corporativo, já que os clientes nem sempre tem tempo para se descolar entre o Aeroporto Internacional de Ezeiza e a capital, trajeto que pode levar até uma hora", disse a vice-presidente de Mercado da Gol, Claudia Pagnano, em comunicado ao mercado.

o globo

Embraer anuncia início de construção de fábrica em Portugal


A Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) anunciou nesta terça-feira (23) que começou a construir a sua unidade de fabricação de estruturas e componentes em materiais compósitos (produtos construídos com fibra de vidro ou carbono) na cidade de Évora, em Portugal. A previsão da empresa é da obra terminar em 2011 com o início da produção em 2013.

De acordo com a Embraer, o investimento total previsto nesta unidade de compósitos é de 48 milhões de euros.

O presidente da Embraer Aviation Europe (EAE), Luiz Fuchs, também anunciou, por meio de nota, a construção de uma segunda unidade da empresa no país. “A construção da segunda unidade, dedicada à produção de estruturas metálicas, começará em breve. No momento, estamos selecionando os fornecedores”.
abril

Passaredo quer iniciar transporte de cargas em 2011

Companhia aérea que mais cresce no País - com 152% de aumento no número de passageiros até setembro de 2010, ante igual período de 2009 - a Passaredo Linhas Aéreas prevê de 90% a 100% de expansão no próximo ano e também iniciar as operações de transporte de cargas. "Nós vamos atingir nossas metas este ano, ampliar em 100% o nosso faturamento e a meta é seguir nesse ritmo no próximo ano", disse José Luiz Felício Filho, presidente da Passaredo, durante evento de inauguração do hangar de manutenção de aeronaves da companhia, em Ribeirão Preto (SP).

Em 2010, ampliou a frota de nove para 15 aeronaves, com a incorporação de seis jatos ERJ 145, da Embraer. Até janeiro de 2011 outras duas aeronaves do mesmo modelo serão incluídas na frota da companhia. "Com essa estrutura, vamos aproveitar os lugares vazios nos porões das aeronaves e iniciar o transporte de cargas no próximo ano", disse Felício, que não fala em números de receita da companhia. "Prefiro usar apenas porcentuais".

Com sede em Ribeirão Preto, a Passaredo voa para 20 destinos, com 36 operações diárias, dos quais 9 são voos diretos entre a cidade do interior paulista e outros municípios. Só para Brasília são três voos diretos diariamente e para o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, outros cinco. "Estudamos uma sexta frequência diária em breve e também outros destinos, que ainda não posso revelar", disse o empresário.

Criada em 1978 como uma empresa de transporte viário, a Passaredo suspendeu as operações entre 2002 e 2004, saiu de um processo de recuperação judicial e retomou as atividades com apenas uma aeronave, focada no mercado de aviação regional. "A crise aérea de 2008 acabou sendo uma oportunidade para nós, pois muitas conexões foram canceladas em Congonhas e os passageiros passaram a usar a aviação regional", explicou Felício.

Otimista com um mercado em crescimento, o presidente da Passaredo, no entanto, admite que há vários entraves para a aviação regional no País, como falta de infraestrutura em aeroportos de cidades menores, o alto preço do querosene de aviação e a falta de "slots" (autorizações de uso) em outros aeroportos para as empresas menores. "Enquanto nos Estados Unidos 45% dos slots são para empresas regionais, aqui não chegamos a 2%", criticou.

Outro gargalo do setor é a falta de mão de obra especializada para a aviação, principalmente de tripulação e de mecânicos. "A aviação regional funciona como formadora dessa mão de obra", afirmou Felício. No hangar de 6,5 mil metros quadrados inaugurado hoje, a Passaredo investiu US$ 5 milhões. Em 2012, a empresa espera utilizar o espaço também para a manutenção de aeronaves de outras companhias.
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Tráfego aéreo – Entre o lapso e o colapso!

Sempre que uma ocorrência envolvendo o controle de tráfego aéreo torna-se pública, notamos um silêncio cômodo. Ninguém se pronuncia com propriedade. E já que aqueles que deveriam falar não falam, ouvimos por todos os cantos o zurrar oportunista e impune dos sacrílegos, com seus discursos verborrágicos, insípidos, insanos e leigos: – “A culpa foi do operador de voo da torre de comando”. E diante disso, a única manifestação que vem do Olimpo é um sorriso de soslaio, de canto de boca, amarelado pelo receio de ser lembrado. E justificam: -“Se a voz do povo é a voz de Deus, lavamos as mãos, pois quem somos nós para contestá-la?”
O mecanismo é simples. A mídia sacia o cidadão com sua logorréia. O sistema aproveita o momento e entoca, sem escrúpulos, suas falhas sistêmicas nas gretas que solapam o regulamento aeronáutico e a regulação da aviação civil. E assim, enquanto a opinião pública se farta devorando a honra e a dignidade “jomarceliana”, as instituições passam ao largo, absortas, impolutas e alheias.
É quase impossível precisar quantas revisões, emendas, erratas e reedições sofreu a biblioteca aeronáutica (ICA/IMA.../RBHA/RBAC... e os MOP das cias aéreas) depois dos acidentes de 2006 e 2007. Com certeza foram tantas que algumas até se descaracterizaram, mudaram de nome ou foram simplesmente revogadas. Para ser mais exato, uma delas, a IS-RBHA 121-189 não passou de uma “brincadeirinha”, acreditem!
Este mês os controladores e os pilotos envolvidos no episódio de 2006 começaram a ser julgados. Se foram necessários quatro anos de estudos e análises da justiça e das mais renomadas assessorias aeronáuticas para se chegar a uma conclusão sobre o que deveria ou não ter sido feito, o que poderíamos esperar daqueles que só tiveram alguns segundos, entre o lapso e o colapso, para analisar o cenário, a pertinência dos regulamentos, decidir e agir?
Se as autoridades aeronáuticas estivessem convictas da consistência de suas ordens em 2006, certamente aguardariam o desfecho jurídico de hoje para, só então, promover as alterações necessárias.
É assim que eu penso!
celso bigblog

Jobim deve permanecer na Defesa

Apesar de ter tido embates com a presidente eleita, atual ministro tem apoio de Lula e Palocci e é nome mais cotado para o cargo.

Brasília – Condutor do delicado e bilionário processo de aparelhamento das Forças Armadas e com fama de bons serviços prestados ao governo Lula, Nelson Jobim é o nome mais cotado para permanecer à frente do Ministério da Defesa. Na quarta-feira da semana passada, Jobim recebeu para um almoço o deputado Antonio Palocci (PT-SP), um dos coordenadores da transição do novo governo.

No cardápio, a consulta a Jobim se concordaria em continuar à frente do Ministério da Defesa no governo da presidente eleita Dilma Rousseff. A conversa, no entanto, não foi conclusiva e será retomada assim que Dilma fechar o desenho que deseja para o Planalto e a equipe econômica.

O convite a Jobim é do interesse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente enumera várias razões para sua permanência. Primeiro, a dificuldade de encontrar pessoas com perfil específico para comandar a área militar, uma pasta com enorme complexidade. Jobim também está no meio da condução do processo de verdadeira instalação do Ministério da Defesa e está conduzindo o embate que ainda poderá ocorrer em torno do Plano Nacional de Direitos Humanos, que se encontra no Congresso.

Enviado pela presidente eleita, Palocci, que também defende a permanência de Jobim no cargo, começou a conversa perguntando ao atual ministro se ele “teria interesse em permanecer no cargo”. Ouviu do ministro da Defesa que “quem tem de demonstrar interesse em ele permanecer ou não no cargo é o novo governo e não ele”. O diálogo foi interpretado por alguns segmentos como delicado. Mas a Defesa e a equipe de transição asseguram que não houve nenhuma trombada.

Ao justificar porque considerava que o sinal da consulta estava invertido, Jobim contou a Palocci quais as circunstâncias que o levou a aceitar o convite de Lula e assumir o Ministério da Defesa. Na época, o País vivia a crise aérea e Lula estava decidido a tornar a Pasta uma realidade, o que não tinha acontecido até então. Jobim acrescentou que, se houver interesse por sua permanência por parte do governo, gostaria de saber quais seriam as condições para ele permanecer.

Jobim não tem comparecido a festividades do governo e cerimônias em que a presidente eleita esteja presente para não parecer que está se apresentando. Tem também evitado a imprensa, limitando-se a dar declarações sobre assuntos restritos à pasta.

Embates

O ministro já teve alguns embates com Dilma, quando ela era ministra-chefe da Casa Civil, principalmente em relação a questões da Infraero. Ela também não gostou quando viu uma declaração do ministro, em abril deste ano, dizendo que a popularidade do presidente Lula não garantia o sucesso de Dilma na corrida eleitoral. Em outra ocasião, comunicou ao presidente Lula que não poderia apoiar e colaborar na candidatura Dilma porque era amigo íntimo do candidato tucano, José Serra, com quem tinha dividido apartamento em Brasília e de quem tinha sido padrinho de casamento.

Este ponto, que alguns consideraram negativo, depois foi visto como sinal de lealdade ao presidente Lula porque Jobim não se envolveu em nenhuma das duas campanhas e passou a maior parte do tempo viajando.

Os interessados na permanência de Jobim lembram que ele demonstrou uma “fidelidade constitucional” ao presidente, necessária a quem exerce uma função de Estado e não política. Avaliam como positivo ainda o fato de Jobim ter poder sobre os militares e ser respeitado por eles, podendo, com isso, negociar questões delicadas, como o Plano de Direitos Humanos, e vencer qualquer tipo de resistência que possa existir contra a presidente, que foi guerrilheira. – Tânia Monteiro.

Fonte: Estadão On-line

Nota do Blog: Lula afirmou que não iria interferir na montagem da equipe de Dilma e disse, em 3 de novembro, para confirmar sua declaração: “Rei morto, rei posto. Um ex-presidente não deve dar palpite”.

Nessa solicitação de permanência de Jobim no Ministério da Defesa, haveria alguma interferência de Lula na composição da equipe de governo de Dilma?

Para relembrar segue uma matéria publicada no Correio Braziliense, que também foi publicada em diversos veículos de comunicação.

Lula diz que não vai interferir na montagem da equipe de governo de Dilma

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (3/11) que não vai interferir na montagem da equipe de governo da presidente eleita Dilma Rousseff. Em declaração à imprensa, após reunião com Dilma no Palácio do Planalto, Lula disse que somente ela pode decidir quem vai ocupar os principais postos na sua gestão.

“Rei morto, rei posto. Um ex-presidente não deve dar palpite”, afirmou. Ele disse que apenas a presidente eleita pode negociar a distribuição de cargos com partidos aliados.“O governo da Dilma tem que ser à cara e à semelhança da Dilma. Somente ela pode dizer quem ela quer ou não quer.” “Vamos torcer para o sucesso da Dilma como se estivéssemos torcendo pelo nosso sucesso”, acrescentou.

Lula agradeceu à população brasileira pelo comportamento democrático demonstrado nas eleições. – Yara Aquino, da Agência Brasil.

poder aéreo

Embraer entrega protótipo histórico ao Musal


O protótipo de uma aeronave histórica da embraer, a ERJ 140-801, foi entregue na útlima sexta-feira, ao Museu Aeroespacial (MUSAL).


A Cerimônia aconteceu no museu, que fica no Campos dos Afonsos, no Rio de Janeiro. De acordo com Pedro Ferraz, Diretor do Instituto Embraer de Ensino, é incontestável o valor histórico do protótipo da Aeronave, utilizado para testes em três modelos diferentes de jatos da família ERJ145.

Ainda segundo o Diretor, é um orgulho ter o protótipo compondo o acervo do Musal.


direto da pista

Veja os aviões que transportam os líderes mundiais..

Palácios voadores

O "Aerolula", um Airbus A-319CJ cheio de luxo, transporta o presidente do Brasil em viagens internacionais, especialmente fora do continente sul-americano. Embora tenha sido apelidada em referência ao atual governante do país, a aeronave servirá aos próximos presidentes - Foto: Agência Brasil

Dentro do "Aerolula", poltronas confortáveis e mesas de reunião permitem ao presidente continuar no comando do país, mesmo voando a quilômetros de altura. A aeronave também está equipada com avançados sistemas de comunicação, que permitem ao chefe de Estado encontrar qualquer pessoa em qualquer lugar - Foto: Agência Brasil

Se o presidente do Brasil quiser tirar um cochilo, a cama do Airbus A-319CJ está à disposição. A aeronave também tem um banheiro com chuveiro e outros luxos que não se encontram na classe econômica dos voos comerciais - Foto: Agência Brasil

O avião mais famoso do mundo, o Boeing 747 Air Force One, que transporta o presidente dos Estados Unidos, é cheio de segredos. Seus sistemas de defesa permitem que ele escape de ataques de mísseis ou interfira nos radares de aeronaves inimigas. De dentro do avião, o chefe de Estado americano pode até ordenar um ataque nuclear - Foto: AP

No Boeing 747 da Air India, que faz as vezes de transporte do primeiro-mininstro do país, as defesas contra ataques também estão presentes. A aeronave pode emitir sinais para confundir radares inimigos e tem capacidade de reabastecimento em pleno ar - Foto: Creative Commons

A rainha e o primeiro-ministro do Reino Unido viajam neste BAe 146, que comparado aos aviões de outros chefes de Estado nem é tão luxuoso assim. A segurança, no entanto, também é uma preocupação aqui. Aeronave pode soltar flares, bolas de fogo que confudem mísseis guiados por calor - Foto: Royal Air Force

Este é o nada humilde banheiro do Airbus A340 do sultão do Brunei, que tem outros cinco aviões. A pia do lavatório é folheada a ouro, assim como muitas outras partes da aeronave - Foto: Reprodução

Quando o presidente da França, Nicolas Sarkozy, sai em uma longa viagem, é este Airbus A340 que serve de transporte. Carla Bruni, a bela primeira-dama francesa, também usufrui dos luxos da aeronave presidencial nas viagens que faz ao lado do marido - Foto: Creative Commons

O enorme avião Ilyushin Il-96 serve ao presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, em suas viagens internacionais. O país se orgulha de sua indústria aeronáutica e sempre utilizou aviões russos nas frotas de transporte oficial - Foto: Creative Commons

O Tango Uno, um Boeing 757 que transporta a presidente da Argentina em viagens internacionais, virou objeto de polêmica quando a filha de Christina Kirchner, Florência, pegou uma "caroninha" para visitar alguns amigos na Patagônia - Foto: Creative Commons

O Tupolev Tu-154 da Presidência da Polônia teve um fim trágico. Apenas 39 horas após esta foto, o avião caiu na Rússia, matando o presidente polonês, Lech Kaczynski, a primeira-dama e outras 94 pessoas. As primeiras investigações apontam para erro dos pilotos, que tentaram pousar em condições - Foto: AP
desástres aéreos

Dilma vai abrir o capital da Infraero


Uma das primeiras medidas da presidente eleita Dilma Rousseff será a abertura do capital da Infraero.

Dilma aposta na capitalização da estatal como uma forma de obter recursos para a modernização e ampliação da aviação civil no País, com o objetivo de atender às necessidades para a realização da Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016.

Dilma vai ao mesmo tempo retirar toda a parte civil da área de aviação do escopo do Ministério da Defesa, criando uma secretaria especial subordinada diretamente à Presidência.

Dilma sabe que a necessidade de modernização e ampliação dos aeroportos é o maior gargalo do País para a realização da Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016.
contato radar

Ministro da Defesa repudia declarações da Iata sobre aeroportos brasileiros


O ministro da Defesa, Nelson Jobim, fez duras críticas à manifestação da Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata), que classificou como “desastrosa” a situação atual da infraestrutura dos aeroportos brasileiros.


“Essa visão terrorista estabelecida pela Iata é meramente uma manifestação do setor comercial”, afirmou o ministro, que considerou a posição das empresas aéreas “unilateral e sem conhecimento profundo de causa”. Jobim completou: “Nunca vi, por exemplo, posição da Iata em relação ao conforto dos passageiros nos voos”.

Contrapondo-se a informações veiculadas recentemente pela entidade, o ministro afirmou que o governo vem trabalhando firme para melhoria e ampliação dos aeroportos, tanto para garantir o atendimento de passageiros e voos domésticos quanto para dotar os terminais de condições para receber eventos internacionais, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.“As coisas estão caminhando e serão atendidas”, afirmou em cerimônia no último dia 22.

O ministro também garantiu que o governo vem tomando medidas para evitar problemas com o aumento do fluxo de passageiros nos aeroportos durante o fim de ano. “Este ano vai acontecer a mesma coisa que ocorreu no ano passado, ou seja, será tudo planejado e controlado. Não haverá caos”, garantiu.

jornal de turismo

Voos entre Guarulhos e Recife possuem maior taxa de ocupação do Brasil



Levantamento divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostra que os voos da rota aérea entre Guarulhos e Recife obtiveram a maior taxa de ocupação do Brasil. Segundo o Anuário do Transporte Aéreo, publicado, em novembro, o índice de lotação foi de 78%.

Os trajetos com números mais próximos são: Guarulhos-Salvador (75%), Galeão-Salvador (72%), Galeão-Brasília (67%) e Congonhas-Brasília (64%), por exemplo. A rota Guarulhos-Recife também está à frente da ponte aérea Rio de Janeiro-São Paulo, a mais concorrida pelas companhias, como Congonhas-Santos Dumont e Guarulhos-Galeão, ambos com 58% de ocupação.

“De forma geral, a origem do turista brasileiro para o Recife é distribuída em todo o mercado nacional. Entretanto, os paulistas são os que mais desembarcam na cidade, seguido dos cariocas, baianos e cearenses, por exemplo”, disse o secretário de Turismo da Prefeitura do Recife, Samuel Oliveira. Segundo dados oficiais apontados em pesquisas da CTI-NE e Empetur, Recife é líder no setor em Pernambuco. Dos turistas brasileiros vindos em voos nacionais e internacionais, 54,42% escolhem o Recife como destino final.

ANUÁRIO - Pela primeira vez, a Anac publica análises detalhadas, como por aeroporto, por companhias aéreas, por rotas (nacionais e internacionais) e informações sobre movimentação de passageiros. Em 2009, as principais companhias aéreas brasileiras melhoraram seus índices de pontualidade e regularidade, atingindo 80% de eficiência operacional. Além disso, o número de passageiros embarcados em voos regulares e não regulares com origem no Brasil para qualquer destino cresceu 12%, ao comparar com 2008.
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Avião de Obama polui quase três vezes mais que os de Lula

Presidente brasileiro usa jato que emite menos poluente em viagens internas

O presidente Barack Obama emitiu em 2010 tanto CO2 (gás carbônico, considerado vilão no aquecimento global) quanto os líderes da China, Hu Jintao, do México, Felipe Calderón, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva juntos. Os gastos foram medidos e divulgados nesta quarta-feira (24) pela revista francesa Terra Eco.

Cinco dias antes da Cúpula de Cancún sobre Mudança Climática, a publicação indica que entre 1º de janeiro e 31 de outubro de 2010, os deslocamentos do presidente americano emitiram "quase 20 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2)", um dos principais gases de efeito estufa.

A revista alerta que "percorrer os 50 Estados a bordo do Air Force One, um Boeing 747, tem consequências para o meio ambiente". O artigo compara as emissões do presidente americano com as de seu colega brasileiro, Lula, que este ano também esteve em campanha eleitoral.

- Lula da Silva viajou este ano no Brasil mais que Obama nos Estados Unidos, mas felizmente o presidente brasileiro se desloca de jato, quase uma bicicleta em comparação com o Air Force One.

Segundo a revista especializada em sustentabilidade, "a maratona de Lula para favorecer a eleição de Dilma Rousseff emitiu 7.033 toneladas de CO2".

Sarkozy é o que menos gastou, dentre os líderes citados

O presidente mexicano Felipe Calderón, anfitrião da cúpula de Cancún, fez neste ano 72 viagens por 12 Estados do país, durante a campanha para governador. Ao todo, ele emitiu 7.120 toneladas de CO2, um pouco mais que Lula.

Na classificação de emissões de CO2, em seguida estão o presidente da China, Hu Jintao, com 7.025 toneladas, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, com 5.138 toneladas de CO2, e o presidente da França, Nicolas Sarkozy, com 2.900 toneladas.

Mais de 190 países se reunirão de 29 de novembro a 10 de dezembro em Cancún para tentar conseguir um acordo sobre a redução das emissões de gases de efeito estufa, um ano depois da fracassada Cúpula de Copenhague.
desástres aéreos

Aeroviários ameaçam paralisação no fim do ano

Greve pode causar caos aéreo entre o Natal e o Ano Novo; categoria quer aumento salarial.

Os trabalhadores do setor aéreo ameaçaram cruzar os braços no mês de dezembro caso as empresas não reajustem os salários. Manifestações ocorriam simultaneamente nos maiores aeroportos do país, no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Porto Alegre, segundo o SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários).

Aeronautas e aeroviários iniciaram por volta das 9h desta terça-feira (23) uma manifestação no aeroporto Santos Dumont, na região central do Rio de Janeiro. No aeroporto Antônio Carlos Jobim também estava programado um ato a partir das 11h.

O sindicato ainda realiza atos no aeroporto de Congonhas (na zona sul de São Paulo), a partir das 10h; no Salgado Filho (em Porto Alegre), às 17h; e nos terminais aéreos de Recife, de Brasília e de Salvador devido ao Dia Nacional de Luta dos Aeroviários e Aeronautas.

A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) diz que os atos não prejudicam os voos em nenhuma das cidades.

Os aeroviários e aeronautas reivindicam um reajuste de 30% para as categorias que já têm piso salarial: agentes de aeroporto, agentes de proteção de aviação civil, mecânicos e auxiliares de mecânico.

Outra exigência é para que as demais categorias tenham reajuste de 15%. Além disso, eles reivindicam que seja instituído um piso de R$ 1.200 para operadores de equipamentos e de R$ 1.500 para agentes de check-in.

A presidente do SNA, Selma Balbino, diz que a greve dos aeroviários irá depender de uma reunião agendada para o dia 1º de dezembro com o SNEA (sindicato Nacional de Empresas Aeroviárias). Ela não descarta que uma greve pare os aeroportos nos dias de maior movimento no fim do ano.

- A Anac [Agência Nacional de Aviação Civil] deu uma declaração ontem [segunda-feira, 22] que não é verdadeira. Nossas relações não estão harmoniosas. Este movimento está acontecendo em todo o Brasil e em dezembro poderemos ter uma paralisação.

Medidas anticaos

A manifestação e ameaça de greve da categoria ocorre no dia seguinte ao anúncio da Anac de que medidas seriam tomadas para evitar um possível caos aéreo no fim do ano. Uma das principais seria proibir férias dos funcionários entre 15 e 31 de dezembro.

Entre outras medidas adotadas ainda estão a proibição ao overbooking (quando a companhia vende mais passagens do que o número de lugares disponíveis no avião), endossar o passageiro caso ele perca o seu voo (ou seja, o cliente poderá procurar a companhia aérea e pedir um assento em outra empresa caso perca o voo).

As companhias terão também, obrigatoriamente, que divulgar aviso aos passageiros domésticos em voos internacionais (para que eles saibam o tipo de bagagem que podem levar e a antecedência no aeroporto para o destino desejado), tripular todas as posições de check-in nos horários de pico, além da obrigatoriedade da antecipação das manutenções de aeronaves e de apresentações dos planos de contingência entre os dias 1 e 31 de dezembro – período de pico no setor, em razão das festas de final de ano.

Segundo a presidente da Agência, Solange Vieira, tradicionalmente dezembro é um mês que aumenta o número de passageiros. Desde julho deste ano já se verifica um padrão de crescimento no número de embarques.

- O setor já está chegando em dezembro bem estruturado. Esperamos 14 milhões de embarques e desembarques, dentro do padrão de crescimento verificado desde julho.
desástres aéreos

Grupo Avianca-TACA compra equatoriana Aerogal


A Avianca-Taca anunciou em Bogotá, a aquisição de 100% das ações em circulação da companhia aérea equatoriana Aerogal. Neste momento, segundo comunicado da Avianca-Taca, as empresas trabalham na busca de sinergias de suas operações e gestão e na consolidação da oferta da Aerogal na América do Sul, oferecendo aos passageiros da região viagens e conexões para mais de 100 destinos nas Américas e Europas.

A Aerogal conta hoje com forta de 13 aviões e voos para 11 destinos, nove dentro do território equatoriano, e duas rotas internacionais: Quito-Bogotá e Quito-Nova York. “A incorporação da Aerogal ao grupo Avianca-Taca constitui um importante passo no objetivo que traçamos de consolidar a melhor oferta de serviços da região para os passageiros da América Latina e do mundo”, diz no comunicado o presidente executivo da Avianac-Taca, Fabio Villegas Ramírez.

Para a presidente da Aerogal, Gabriela Sommerfeld, a negociação é “uma importante oportunidade para os passageiros equatorianos, para os funcionários e para a aviação comercial do Equador”. No último dia 10, a Avianca-Taca foi aceita na Star Alliance.

PanRotas

Gol voa para Mossoró (RN) em operação conjunta com a Noar



Clientes provenientes de voos operados pela Gol em conexão para os voos da Noar, poderão realizar somente um check-in e despachar sua bagagem até o destino final.
jornal de turismo

Fidelidade Tam e Multiplus: Confusão Criada Pela Tam e Problemas em Extrato de Pontos

A criação do Multiplus foi confusa desde o início. A decisão de manter tanto o Fidelidade Tam como o Multiplus convivendo ao mesmo tempo não seria um problema, mas a forma que a Tam escolheu para promover sua associação de ambos só tem gerado dor de cabeça.

Na minha opinião, a criação do Multiplus nada mais foi que a forma encontrada pela Tam para que ela pudesse vender mais facilmente pontos do Fidelidade Tam para outras companhias interessadas em distribuí-los aos seus próprios consumidores por meio da promessa da possibilidade de uma passagem aérea gratuita no futuro.

É muito difícil convencer uma empresa, que não seja do grupo Tam, a oferecer aos seus clientes pontos Fidelidade Tam ao comprar seus produtos. Por que? Simplesmente porque toda vez que se fala Fidelidade Tam se faz propaganda da Tam. Que empresa quer gastar com publicidade própria e fazer ao mesmo tempo propaganda de graça para outra (para qual ainda vai pagar pelos serviços). O nome Multiplus facilita as coisas.

O Multiplus então foi criado como uma central de trocas de pontos entre os programas de fidelidade das empresas parceiras. Pontos acumulados em vários programas independentes de fidelidade das parceiras poderiam ser transferidos entre si ou consolidados em um único local, no Multiplus, permitindo assim que o consumidor que consolidou seus pontos nele optasse por usá-los para emitir um prêmio no parceiro que mais lhe interessasse. Na verdade, as passagens aéreas da Tam continuam sendo o prêmio mais cobiçado pelos associados, mas ele pode optar por diárias de hotéis na Accor, combustíveis nos postos Ipiranga e por ai vai. Por mais que os demais programas de fidelidade associados ao Multiplus sonhem em aumentar seus ganhos através de emissão de prêmios com pontos acumulados por associados do Fidelidade Tam, vão ser sempre as passagens aéreas o maior chamariz desse programa.

O problema começou quando o Fidelidade Tam, possivelmente como uma forma de fortalecer o Multiplus e agradar seus demais parceiros, decidiu que os pontos Fidelidade seriam transferidos automaticamente para uma conta Multiplus. Ela acredita que assim os associados do Fidelidade poderiam entender mais facilmente que esses pontos servem para resgatar muito mais que passagens na Tam ou nas cias associadas a ela.

O problema é que o consumidor não entendeu a jogada e a migração dos pontos existentes na conta do Fidelidade para a conta Multiplus gerou problemas para muitos associados que alegam que o número de pontos no Multiplus são inferiores que os anteriormente depositados no Fidelidade Tam.

Melhor seria o Fidelidade ter continuado como era e ter introduzido a opção de transferência de pontos instantânea e sem custos para o Multiplus e vice-versa no momento que o consumidor desejar, além de ter criado uma conta no Multiplus automática para os associados Fidelidade orientando que os mesmos poderiam acumular pontos em outros parceiros e depois transferir do Multiplus para o Fidelidade ou para outro programa associado ao Multiplus quando assim desejarem.

A confusão foi tanta, que ela chegou a enviar um tutorial (não muito claro por sinal) ensinando como o associado Fidelidade pode conseguir consultar seus pontos. Não podemos esquecer que a forma antiga de visualizar os pontos já era longe do ideal e de difícil entendimento pelo consumidor menos acostumado a programas de fidelidade. Esse negócio de Fidelidade Tam ser um programa de relacionamento entre consumidores Tam e a cia aérea e Multiplus o local onde as milhas são depositadas não são conceitos fáceis de passar.

Se você é associado ao Fidelidade Tam, vale a pena conferir os pontos depositados na sua conta Multiplus.

Aquela passagem

Ontem nos Aeroportos de Portugal

O setor da aviação comercial foi dos mais afetados na Greve Geral convocada pela CGTP e UGT.
A paralisação de 100% dos trabalhadores da NAV, que controlam a navegação aérea, levou ao cancelamento de praticamente todos os voos em Portugal.
Exceções foram os serviços mínimos para os Açores e Madeira. Um para a Terceira outro para o Funchal pela TAP.

Lugares especiais à venda

A TAM começou a vender os assentos das primeiras filas e da área de emergência. Ainda não são em todos os voos. O passageiro pode comprar esses assentos privilegiados a partir de 10 reais nos voos domésticos, ou até 137 reais em alguns voos internacionais.

“As pessoas estão pedindo, já virou objeto de desejo no mercado internacional”, diz o presidente da TAM, Líbano Barroso. Ele diz que o plano é ampliar a cobrança para todos os voos domésticos da companhia.

Preferencialmente, os primeiros assentos do avião devem ser reservados para clientes com prioridade: gestantes, famílias com crianças e pessoas com dificuldade de locomoção. Esses passageiros não pagam nada a mais para sentar nessas poltronas.

Já os assentos na saída de emergência só podem ser vendidos para clientes que se sintam aptos a operá-las. A companhia não vende o “Assento Conforto” pela internet. Só na hora do check-in. A cobrança por assentos diferenciados é permitida pela legislação brasileira.

eagle sky

Roupas íntimas de tungstênio garante privacidade de passageiros nos aeroportos nos EUA

Muitos passageiros protestam contra as máquinas de raio-x que mostram os órgãos genitais. O inventor do produto garante a eficácia e diz que o metal não aciona o alarme nos aeroportos.

Imagem/Reprodução TV Globo

Nova moda nos Estados Unidos para não ser visto nu pelos aparelhos que escaneiam passageiros nos aeroportos: roupas íntimas de tungstênio.

Vinte e quatro milhões de americanos viajam de avião esta semana, a mais movimentada do ano, para o feriado do dia de ação de graças, quinta-feira. A segurança está a cargo de uma agência do governo federal, que ordenou atenção redobrada na revista devido à ameaça de atentados.

Muitos passageiros protestam contra as máquinas de raio-x que mostram os órgãos genitais. Outros, contra o apalpamento dos mesmos órgãos pelos agentes. Até crianças pequenas são minuciosamente revistadas.

Um protesto marcado para amanhã, intitulado "Dia de resistir à revista" ameaça paralisar os aeroportos. O governo anunciou que não vai voltar atrás. Está armada a confusão.

E tem sempre alguém tentando levar um ganho. Um inventor de Las Vegas lançou pela internet cuecas e calcinhas especiais para driblar a revista. Vem com insertes de metal em forma de mãos e de folha de parreira que não deixam passar os raios-x. O inventor garante que o metal não aciona o alarme nos aeroportos. Mas é um risco que a pessoa que usar a novidade vai enfrentar.
bga

FOTO - ATR DA AZUL NA FRANÇA


ifr online

Emirates responde a Air France



Numa conferência de imprensa realizada em Paris, quarta-feira 24 de novembro, Tim Clark, presidente executivo da Emirates, quis responder a Air France-KLM, que o acusa de não respeitar a concorrência.

O chefe da gigante de Dubai tem mantido a sua posição e reiterou seu desejo de abrir uma nova linha na França.
Tim Clark primeiro negou as acusações da franco-holandesa dizendo que eles não recebem um subsídio de Dubai e, portanto, estão dentro das regras da concorrência.
Ele então quis tranquilizar: "Nós não representam uma ameaça para ninguém, não vamos matar o setor europeu da aviação".

Pluna recebe prêmio da ALTA pelos avanços no setor aéreo


A Associação Latino-americana de Transporte Aéreo (ALTA) homenageou o presidente da Pluna e sócio da Leadgate, Mathias Campiani, durante o 7º Fórum ALTA de Líderes da Aviação, realizado no Panamá, com o prêmio Federico Bloch Award. A premiação reconhece a liderança da Pluna nos avanços da indústria da aviação comercial na América Latina.

Em discurso, Campiani assinalou os desafios enfrentadas pela Pluna, como “as limitações do regulamento, o protecionismo por parte dos governos, a pressão dos sindicatos, a ferocidade da concorrência e os desafios diários das operações”, para construir uma trajetória de sucesso na aviação regional da América do Sul.

tg online

Airbus A330 dá uma “encostadinha” em Boeing 737 no solo


O Gerson Schermann (Sorocaba/SP) nos mandou estas fotos impressionante do que um descuido no taxi em solo pode causar em dois aviões: o choque de um Airbus A330 com um Boeing 737! Naturalmente o Boeing levou a pior, mas o fato é que podia ter machucado muita gente!

Olhem as fotos abaixo!

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loucos por aeromodelismo