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quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Um avião pousou em cima do outro

O acidente ocorreu quando dois aviões pulverizadores decidiram usar a mesma faixa. Eles atribuíram o acidente à falta de controle na torre do aeroporto da cidade de Buenos Aires.


O fato, ocorreu hoje às 7:45, no aeródromo da cidade de Buenos Aires.



Popout

Cliente da Gol já pode acessar serviços pelo iPhone


A Gol lançou hoje mais uma inovação tecnológica para facilitar a experiência de viagem de seus clientes: o aplicativo Gol para iPhone. Com a novidade, passageiros sem bagagem a despachar podem efetuar check-in de voos domésticos, escolher sua poltrona no voo, creditar milhas SMILES e receber cartão de embarque diretamente pelo aparelho iPhone.

O cliente que possua o iPhone e esteja interessado em usar o serviço pode baixar o aplicativo Gol na loja virtual Apple Store. Para realizar o check-in pelo aparelho é muito simples. O cliente insere seu código localizador – recebido no ato da compra da passagem - e insere os dados de documentação e número SMILES (caso seja participante do programa). Finalizado o check-in, recebe o cartão de embarque em código de barras 2D, que será lido pelo equipamento dos agentes de autoatendimento da Gol posicionados em frente aos portões de embarque.

O serviço já está disponível para voos que partem dos aeroportos de São Paulo (Guarulhos e Congonhas), Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Brasília, Belo Horizonte (Confins), Campinas, Florianópolis, Recife, Natal, Porto Seguro e Goiânia. O check-in pelo Iphone pode ser feito entre 24 horas e uma hora e meia antes do horário do voo. Para viagens nacionais, a companhia recomenda que o cliente chegue ao aeroporto com uma hora de antecedência.
JORNAL DE TURISMO

Equipamentos e suprimentos médicos ajuda de emergência para as crianças.


Segunda-feira às 14h15, fora de Düsseldorf para Puerto Plata (República Dominicana), um vôo de ajuda ao Haiti a partir da "ONG Ein Herz für Kinder" (Um Coração para Crianças) e a Air Berlin com equipamentos e suprimentos médicos ajuda de emergência para as crianças.

Cônsul do Haiti diz que tragédia é boa e atribui terremoto à Macumba.


O cônsul do Haiti no Brasil, George Samuel Antoine, atribuiu o terremoto de terça-feira “à macumba” e disse que a tragédia “está sendo uma boa” para os haitianos. As declarações foram exibidas na noite de quinta-feira em uma reportagem do “SBT Brasil” (abaixo).


O diplomata não sabia que estava sendo filmado.

“A desgraça de lá está sendo uma boa pra gente aqui, fica conhecido” (sic), disse Antoine para um funcionário da representação diplomática que estava a seu lado. “Acho que, de tanto mexer com macumba, não sei o que é aquilo… O africano em si tem maldição. Todo lugar que tem africano lá tá f…”, completou.

Segundo a reportagem, o cônsul possui mais de 100 parentes no Haiti e ainda não tem notícias deles. Após as frases infelizes, já durante a entrevista, Antoine segura um terço nas mãos. “Esse terço nós usamos porque dá energia positiva, acalma as pessoas. Como eu estou muito tenso, deprimido com o negócio do Haiti, a gente fica mexendo com vários para se aclamar” (sic).

Popout

Esse é o tipo de cara que diz que a crise econômica é culpa “de gente branca de olhos azuis”.


Kibe Loco

Aos 25, Cumbica é uma cidade


Aeroporto mais movimentado da América do Sul completa hoje um quarto de século

Cumbica não está na lista de municípios de São Paulo. Também não consta como uma cidade em outros Estados brasileiros. Mas há 25 anos, a construção de um aeroporto internacional na Grande São Paulo popularizou o nome, criou o maior e mais movimentado terminal aéreo da América do Sul e culminou com o nascimento informal de uma cidade.

Hoje, ao completar um quarto de século, o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos - Governador André Franco Montoro exibe números de uma cidade. Com população flutuante de 140 mil pessoas por dia e 14 quilômetros quadrados de área ocupada, Cumbica quase se equipara ao município de São Caetano do Sul, também na grande São Paulo, que tem cerca de 152 mil habitantes e 15 km2 de área, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Mas aqui (Cumbica) funciona como uma cidade mesmo. A nossa ‘prefeitura’ é a Infraero”, afirma o delegado titular Carlos Alberto Mezher, da delegacia de Polícia Civil de Cumbica.

Aproximadamente 28,2 mil pessoas trabalham no local, que abriga 190 pontos comerciais e trabalha em rede com outras 1.700 empresas - elas prestam serviços na comunidade aeroportuária de Guarulhos.

Como numa cidade, Cumbica produz anualmente 7.300 toneladas de lixo. Mas apesar dos números, não figura nem entre os 30 maiores terminais aéreos do mundo, de acordo com a associação internacional Airports Council International (ACI). O aeroporto de Guarulhos é apenas o 86º no ranking de passageiros.

No entanto, em 2008 Cumbica tomou a posição de maior e mais movimentado terminal da América do Sul. No ano passado, 190 mil aeronaves e 19 milhões de pessoas passaram por seus dois terminais de embarque e desembarque. “É muita gente. Na verdade é um formigueiro. Já viu isso aqui na hora do ‘rush’?”, brinca o taxista Antonio de Muriel , de 36 anos.

Assim como todo município, Cumbica também tem os seus problemas. Filas de espera intermináveis para o embarque e desembarque de passageiros, pedintes, vendedores ambulantes, tráfico de drogas e furtos. “Infelizmente o aeroporto está saturado. Trabalhamos acima do limite e muitas vezes deixamos de oferecer um serviço adequado. E olha que chegaram a dizer que Cumbica seria um terminal obsoleto”, diz um funcionário da Infraero, que preferiu não se identificar.

Segundo Mezher, são registrados em média dois furtos de laptops por semana. “É um número baixo pela quantidade de pessoas que circulam por aqui. Não temos roubos ou arrastões. O aeroporto é um local seguro, pois trabalhamos com tolerância zero ao crime”, afirma o delegado.

Em comemoração ao aniversário, a Infraero emitirá avisos sonoros parabenizando Cumbica e montará um painel fotográfico, no terminal de passageiros, com imagens antigas do aeroporto, que ganhou status de cidade.

PASSAGEIROS

58 MIL viajantes circulam por dia nos dois terminais de Guarulhos

NÚMEROS

28,2 MIL pessoas trabalham no Aeroporto Internacional de Cumbica

Desástres Aéreos

Modo Avião: Proibição com os dias contados

Há pouco mais de um ano, falei aqui sobre o Wi-Fi Bus, no qual o passageiro, mesmo podendo contar com a rede de telefonia celular, teria acesso também a uma rede wireless com acesso em banda larga. Mas não é de hoje que nos incomodamos com a falta de sinal, ou pior, com a proibição do uso de celulares a bordo de aviões comerciais.

A impossibilidade de acessar a rede de telefonia móvel durante o vôo, não apenas impede a comunicação de voz, mas também o transito de dados, acesso à internet e qualquer outro serviço que utilize as redes 3G das operadoras de celular.

Mas uma informação abre a possibilidade de que isso mude em breve, pois a GOL e a TAM estão se preparando para permitir o uso de celulares e de Internet dentro dos seus aviões já no primeiro semestre de 2010. A notícia que empolga a muitos também irrita a outros, que se preocupam com a tranquilidade dos seus vôos.

Polêmicas a parte, tanto GOL quanto TAM estão em negociação com o fornecedor de uma tecnologia que permitirá o uso de celulares durante quase todo o vôo e, que também permitirá o acesso à Internet.

Sem dúvida, é mais um serviço que pode ser bastante útil, mas como tudo que envolve tecnologia, é preciso saber dos limites. Já pensou como pode ser você sentado na poltrona do meio, do seu lado esquerdo alguém fala ao celular, do outro lado alguém vendo vídeos no youtube no seu notebook.

Eu prefiro a idéia de ter entretenimento no próprio avião e o usuário precisar obrigatoriamente de um fone de ouvido. Mas as coisas evoluem, vamos ver como será essa nova fase. Certamente, as duas companhias farão testes iniciais em um número reduzido de vôos, para ver os prós e os contras deste serviço.

Geração Internet

Varig vai ter que saldar dívida com a Infraero


A empresa Viação Aérea Riograndense S/A (Varig) foi condenada a pagar mais de R$ 129 milhões à Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero). O valor é referente a débito por utilização da infra-estrutura aeroportuária para pouso, permanência e auxílio à navegação aérea. A 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou a apelação da Varig e manteve, por unanimidade, a sentença proferida no 1º grau. A decisão foi publicada ontem (18/1) no Diário Eletrônico da JF da 4ª Região.
A 6ª Vara Federal de Porto Alegre julgou procedente a ação de cobrança condenando a Varig a pagar à Infraero o valor devido por utilizar os serviços aeroportuários da empresa no período de janeiro a novembro de 2004. A Varig apelou ao TRF4 pedindo que fosse reconhecido o caráter tributário da exigência, alegou a ocorrência de erros na cobrança de tarifas e solicitou o recálculo dos valores.
A 4ª Turma do TRF4, porém, manteve a decisão proferida em primeira instância. O relator do processo no tribunal, desembargador federal Valdemar Capeletti, destacou que as tarifas são cobradas de acordo com informações prestadas pelas próprias empresas aéreas a partir de suas rotas e voos. Ocorrendo, porém, alterações, os novos dados podem ser informados a qualquer tempo para que a Infraero faça as devidas modificações.
Assim, o magistrado concluiu que a Varig apenas alegou causas de possíveis erros de cálculo, mas não os demonstrou efetivamente. A Infraero, no entanto, apresentou faturas comprovando a existência da dívida e demonstrou ter realizado inúmeras tentativas de cobrança na via administrativa, sem que a Varig buscasse formas para realizar o pagamento.
Em relação ao processo de recuperação judicial do patrimônio da Varig, que tramitava na Justiça Estadual do Rio de Janeiro, a Turma entendeu que a decisão não prejudica o plano de recuperação e continuidade da empresa, já que aquele processo já tinha sido encerrado em setembro de 2009.
Aeronews Brasil

FX 2 Episódio de hoje: Boeing e Saab acirram guerra de lobby

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Objetivo de ofensiva é impedir que o governo brasileiro confirme escolha do caça Rafale, da francesa Dassault

Denise Chrispim Marin, Eugênia Lopes

A fabricante americana de aviões Boeing e a sueca Saab iniciaram uma ofensiva para impedir que o governo brasileiro escolha o caça Rafale, da francesa Dassault, na concorrência da Força Aérea Brasileira (FAB) para a compra de 36 aeronaves. Em pleno lobby, a Boeing reiterou sua última oferta de venda do F-18 Super Hornet, de dezembro, que prevê a inclusão da Embraer no desenvolvimento da próxima geração do jato.

A sueca Saab reforçou os critérios que colocaram o Gripen NG no topo da avaliação da Aeronáutica ? preço baixo e tecnologia a ser desenvolvida com a Embraer.

Sem data marcada, o governo promete anunciar em breve sua decisão. Questionado sobre essa nova batalha de lobbies, um colaborador do presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que essas iniciativas não mudam o jogo e os critérios de escolha não serão alterados. A vitória da Dassault, para esse assessor de Lula, está cimentada.

Gerente sênior de Desenvolvimento de Negócios Internacionais da Divisão de Aeronaves Militares da Boeing, Michael Coggins anunciou na terça-feira que o governo americano liberou a transferência de tecnologia e até dos códigos informáticos para armar os caças com mísseis brasileiros, e insistiu que nada impedirá a futura fabricação dessas aeronaves no Brasil. “Nós oferecemos à Embraer e à FAB a opção de produzir os Super Hornet no Brasil”, afirmou.

Coggins admitiu que há um sério problema de confiança do Brasil em relação à oferta americana. Mas mostrou-se otimista com as gestões do novo embaixador dos EUA em Brasília, Thomas Shannon, a partir de 4 de fevereiro, e nas respostas aos três lobbies diretos do presidente Barack Obama junto a Lula. O mesmo colaborador de Lula rebateu essa versão. “Nenhum compromisso do governo americano impede um eventual veto do seu Congresso.”

A Saab não poupa esforços para convencer o governo de que seu projeto é superior e rebater as críticas de que o Gripen NG existe apenas no papel. “O Gripen é o melhor não só pela tecnologia, como também pelo conceito e preço”, afirmou Bob Kemp, vice-presidente da Saab. “O avião já existe”, emendou Bengt Jáner, representante da Saab no Brasil.

Eles explicaram que o Gripen NG tem base num caça em operação, o Gripen C, vendido para quatro países. Existe hoje uma espécie de protótipo do Gripen NG, já testado por pilotos da FAB.

A Saab também apresentou à Marinha brasileira o projeto do Gripen Naval para o porta-aviões São Paulo. A expectativa é que, em uma década, os 12 caças da Marinha em operação sejam substituídos.

Plano Brasil


Avião Pessoal da NASA

Que vos parece a ideia de um veículo pessoal que vos pudesse transportar pelos ares e levantar/aterrar em qualquer lado?



É essa a proposta deste Icarus idealizado pela NASA.

Como não poderia deixar de ser, trata-se de um "avião" elétrico amigo do ambiente, e que pela sua eficiência e baixo ruído poderia revolucionar a forma como nos movimentamos.




No entanto, como muitas vezes acontece, o mais provável é que este tipo de veículos comece por ser utilizado pelos militares, e só mais tarde faça a transição para o mercado civil.
Aberto até de Madrugada

Estranho



Por volta das 17h30 desta terça-feira, um avião de pequeno porte tentou fazer uma decolagem e acabou batendo no muro assustando muita gente no aeródromo de São José dos Pinhais, na região Metropolitana de Curitiba.

Segundo informações apuradas no local, o avião tinha como destino Guarapuava e duas pessoas ficaram feridas no acidente. Os dois homens foram encaminhados para o hospital. Um se encontra no Evangélico e outro no Vita.

Ainda não se sabe o que provocou o acidente, se foi falha do piloto ou algum problema técnico.

AERODICAS

CRJ da US Airways Express derrapa no aeroporto de Charleston

Um CRJ200, prefixo N246PS, de propriedade da companhia PSA Airlines que fazia o voo US2495 em nome da US Airways Express, derrapou durante a decolagem da pista 23, do aeroporto de Yager, em Charleston.

A tripulação decidiu abortar a decolagem, mas ja estava a uma alta velocidade, quando derrapou e foi parar em uma contenção de concreto na feita para frear bruscamente as aeronaves.

O voo 2495 iria para Charlotte, com 33 passageiros. Ninguem se feriu.

O aeroporto de Yager ficou fechado por aproximadamente seis horas, até que a aeronave fosse retirada do local.

METAR no momento do incidente: KCRW 192054Z 00000KT 10SM BKN046 BKN055 13/05 A2990 RMK AO2 SLP128 T01280050 56015

Flight LIFE

Overbooking com a pessoa errada



No domingo, um passageiro, que retornava de férias de Miami pela TAM, tinha que fazer uma escala no aeroporto de Cumbica para, então seguir viagem para Brasília, seu destino final. Ao tentar fazer o check in foi informado que o avião estava lotado. Conversa daqui, conversa dali, o passageiro notou o óbvio: overbooking.

O cidadão resolveu, então, lavrar um auto de infração para multar a empresa. Tratava-se do diretor da Anac, Marcelo Guaranys.

Contato Radar



Lula e o avião Rafale



Nunca pensei que uma possível compra de aviões fosse render tanto salamaleque para cima de Lula neste ano que passou. Obama convidou-o para visitinha, chamou-o até de O Cara na frente da imprensa; por sua vez Sarcozy deu um jeito de o jornal Le Monde escolher Lula como O Homem do Ano de 2009.

Mas agora parece que jogaram farofa nas tratativas feitas entre Sarcozy e Lula, pois a ser verídica a noticia que correu pela internet de que o Pentágono resolveu que a indústria americana não mais fornecerá os componentes do avião Super Tucano caso Lula insista em comprar o encalhado e custoso Rafale...a coisa fica preta ( será politicamente incorreto dizer assim?) e isso é um sinal de que Obama percebeu que o Cara tem duas caras e acende velas para dois senhores.

Bem, os americanos ainda deixaram uma possibilidade ao governo brasileiro: eles até concordam que Lula não escolha o avião F-18, mas como os Estados Unidos tem participação importante nos componentes do avião Gripen sueco , esperam que a definição de Lula se faça por este avião e jamais pelo encalhado e custoso Rafale, a "Ferrari" de Sarcozy. Então , agora é que porca torce o rabo...pois a Embraer não pode dispensar os componentes americanos para o Super Tucano-tupiniquim...enquanto Lula detesta ser encurralado contra a parede, principalmente pelos gringos...Xiii , o clima está quente em Brasilia!
Por um Brasil Melhor

Air France recebe críticas por tratamento "discriminatório" dado a obesos




O Governo francês e associações de obesos criticaram nesta quarta-feira contra a "discriminatória" política da companhia aérea Air France segundo a qual um passageiro que ocupe mais de um assento e que não tenha comprado uma outra passagem não pode voar caso o avião esteja totalmente ocupado.

A secretária de Estado francesa para a Família, Nadine Morano, considerou hoje como "chocante" que pessoas obesas tenham que "pagar duas vezes por causa de sua doença".

As associações de obesos vão mais longe e tacham a medida de "discriminatória", já que "quase todas as companhias aéreas do mundo identificam os passageiros 'particulares' (obesos, grávidas etc.) e os recebem sem cobrar um centavo a mais", explicou à Agência Efe a presidente da associação Allegro Fortissimo, Ane Gauquier.

A polêmica surgiu nesta terça quando uma porta-voz da Air France declarou que a companhia tinha decidido que obesos teriam a "obrigação" de comprar passagens para dois assentos.

A companhia aérea se apressou em desmentir as palavras de sua porta-voz e explicou, no entanto, que lançou uma nova proposta para que as pessoas obesas que "voluntariamente" tenham comprado um segundo assento na classe econômica possam recuperar seu dinheiro sempre que o avião não decolar cheio.

Um funcionário da comunicação da Air France explicou à Efe que houve uma "má interpretação de uma mensagem" e que os obesos não têm "obrigação de adquirir um segundo bilhete".

"Em 90% dos casos, o avião não está totalmente chefio" e, caso esteja, os obesos são deslocados para assentos mais espaçosos, na medida do possível.

No entanto, se o avião estiver completo, um passageiro que precise de dois assentos e só tenha comprado um não poderia viajar, explicou a mesma fonte, alegando "motivos de segurança", já que essa pessoa bloquearia outros passageiros e os aviões devem ser desocupados em até 90 segundos.

A medida será aplicada a partir do próximo dia 1º, disse a Air France em comunicado.

A Allegro Fortissimo entende que a companhia encontrou um "pretexto legítimo", já que "a segurança aérea é um argumento contra o qual não se pode dizer nada", e asseguram que há "outras soluções" que passam por uma melhor gestão dos passageiros e por "gestos humanos".

epa

Militares norte-americanos dificultam voos de aviões russos


Um avião russo Iliuchin-76, com ajuda humanitária a bordo, não partiu da Venezuela rumo ao Haiti, porque o serviço de controlo de voos no aeroporto de Port-au-Prince, controlado por norte-americanos, não autorizou, disse um diplomata russo, citado pela Itar-Tass.


Segundo Vladimir Tokmakov, Encarregado de Negócios da Rússia em Caracas, os controladores de voo norte-americanos justificam os sucessivos adiamentos do voo do avião de transporte russo com o facto do aeroporto da capital haitiana estar extremamente sobrecarregado, mas os norte-americanos não têm qualquer dificuldade em receber autorização.

"A Embaixada da Rússia, juntamente com as autoridades venezuelanas e haitianas, tomam todas as medidas necessárias para enviar o avião o mais rapidamente possível", frisou Tokmakov.


RTP

Candidato de Obama para supervisionar tráfego aéreo desiste do cargo


No dia em que completa um ano de mandato, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sofreu uma derrota ao saber que Erroll Southers, o nome que sugeriu para chefiar a Agência de Segurança na Aviação (TSA, na sigla em inglês), desistiu do cargo.

"Após uma prolongada reflexão e depois de ter consultado minha família e meus amigos, decidi retirar minha candidatura", declarou Southers em comunicado distribuído pela Casa Branca.

Obama tinha proposto o nome de Southers em setembro, mas sua confirmação no cargo pelo Senado americano foi impedida pela oposição republicana.

Ao anunciar a retirada de sua candidatura por e-mail, o ex-agente do FBI (Polícia federal americana) disse que tinha tomado a decisão devido à politização de sua nomeação.

"É triste que vivamos uma época política em que candidatos excepcionais e apolíticos tenham que planejar seriamente sua disposição a participar do serviço público", destacou Southers.

"Parece claro que minha nomeação se transformou em um para-raios para aqueles que preferem fazer avançar uma agenda política em vez da segurança do povo americano", acrescentou Southers, para quem "este clima partidário é inaceitável".

Os republicanos tinham pedido mais informações sobre um incidente de 20 anos atrás, no qual Southers ordenou obter dados sobre a vida do então namorado de sua ex-mulher, algo que à época lhe valeu uma repreensão de seus superiores.

MPE pede a prisão da médica do caso da Gol em Aracaju

O Ministério Público Estadual de Sergipe pediu a prisão da médica Ana Flávia Pinto Silva, acusada de crime de injúria qualificada. Ela se envolveu num escândalo nacional após ter agredido verbalmente um funcionário da empresa Gol, no aeroporto de Aracaju. O pedido foi feito no último dia 15, quando o promotor de Justiça Fábio Carballal assinou a manifestação do MPE oferecendo denúncia contra a médica.

Popout

O promotor da Curadoria de Defesa dos Direitos Humanos e Controle Externo da Atividade Policial e Conflitos Agrários argumentou que a acusada cometeu o crime de injúria, ofendendo a dignidade ou o decoro da vítima. Na manifestação, o promotor se baseia no artigo 140, § 3º, que estabelece que se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência, a pena é de reclusão de um a três anos e multa.

Os fatos que levaram Ana Flávia e o funcionário da empresa aérea Gol à Justiça aconteceram na madrugada do dia 26 de outubro do ano passado. Segundo os autos, a médica teria se descontrolado emocionalmente e agredido Diego José Gonzaga dos Santos, chamando-o de “imbecil safado” e “nego morto de fome”, após ter perdido o horário de embarque no voo que seguiria em lua-de-mel para a Argentina.

“Você não é gente, você tá me causando um prejuízo de R$ 10 mil, seu imbecil safado. Olhe, eu sou médica; tomara que um dia você precise de mim, porque no que depender de mim você morre (...) quem vai pagar? Esse cachorro? Esse bando de analfabeto morto de fome que não tem dinheiro nem pra comprar feijão pra comer? (...) Esse nego morto de fome?”, disse Ana Flávia, em diálogo reproduzido nos autos. O promotor de Justiça arrolou a vítima, o policial que conduziu a todos à delegacia, o marido da médica e outros funcionários da Gol.

Desástres Aéreos

Chuva em São Paulo, mais desvios para Viracopos


Mais uma noite de desvios para Viracopos. Bom lembrar que a chuva tem sua culpa, mas se os aeroportos tivessem a infraestrutura adequada (ILS, pista, pátio, terminal,...) tudo seria diferente, pois até em dias de tempo bom os aeroportos paulistas passam apertado nos horários de pico. Seguem abaixo alguns desvios de hoje.

TAM3727 - Brasília - Congonhas
TAM3767 - Congonhas - Londrina(PR)
PANTANAL4789 - Juiz de Fora(MG) - Congonhas
Spotting Viracopos

Trilhos até Confins em estudo


Uma parceria entre os governos de Minas Gerais e o espanhol foi firmada ontem com objetivo de desenvolver novos projetos para a área da Cidade Administrativa, na região Norte de Belo Horizonte. O contrato assinado pelo governador Aécio Neves (PSDB) e pelo embaixador da Espanha no Brasil, Carlos Alonso Zaldívar, prevê que um consórcio de empresas do país europeu vai se concentrar em duas iniciativas principais.

Um dos estudos será sobre o ramal ferroviário para ligar a estação do Vilarinho ao aeroporto de Confins. Os especialistas devem apontar a sugestão do melhor meio de transporte sobre trilhos para fazer a ligação de cerca de 30 quilômetros. O grupo vai definir ainda o traçado ideal da linha, os melhores locais para a instalação das estações e os custos de implantação do projeto.

O outro projeto previsto no convênio trata da criação de uma plataforma no aeroporto de Confins para embarque e desembarque de mercadorias, criando estrutura logística para exportação de produtos de alto valor agregado.

Juntos, os estudos, desenvolvidos por empresas estrangeiras com experiência na área, custarão cerca de R$ 1 milhão, pagos por meio de doação do governo espanhol.

Metrô. A parceria para a criação de um meio de transporte sobre trilhos na capital foi assinada um dia depois de a ministra da Casa Civil e pré-candidata à Presidência da República pelo PT, Dilma Rousseff, cometer uma gafe, prometendo verbas para uma linha do metrô que não existe.

Em visita a Minas, anteontem, Dilma anunciou a liberação de investimentos para a linha 4 do metrô, dentro da segunda fase do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2). No entanto, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) não possui projeto de construção para uma quarta linha. Belo Horizonte conta, atualmente, com apenas uma linha em operação e tem projeto de outras duas.

A declaração da ministra foi criticada pelo senador Eduardo Azeredo (PSDB), que classificou como "ridículo" o anúncio feito por ela.

"Em sete anos, o governo do PT não fez um metro de metrô. Nós podemos falar sim que o metrô chegava só na estação Central e, na sequência de governo, conseguimos levá-lo até a (estação) Vilarinho", afirmou.

Já Aécio Neves voltou a cobrar ontem repasses da União para o projeto de duplicação das pistas de Confins e a construção do segundo terminal. O governador reivindicou uma posição da Infraero, que, segundo ele, conta com R$ 400 milhões disponíveis para investir.
O Tempo

Centro vai capacitar profissional para aéreas


Um decreto assinado ontem pelo governador Aécio Neves criou o programa de implantação do Centro de Capacitação Aeroespacial de Minas Gerais, um local para formação de profissionais e realização de pesquisas na área de aeronáutica.

O projeto vai custar R$ 6 milhões aos cofres estaduais e pretende atender a demanda por mão de obra de empresas áreas, como a Gol e a Trip, que instalaram centros de manutenção das suas aeronaves no Estado.

O curso será coordenado pelo Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec) e o currículo foi definido em parceria pelas companhias privadas de aviação com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O centro será instalado em uma área do governo de 780 mil metros quadrados em Lagoa Santa.

A Escola Preparatória de Cadetes, que já funciona na cidade da região metropolitana, forma, segundo o governo estadual, 75% dos profissionais de aviação do Brasil e irá receber agora um investimento do Ministério da Aeronáutica no valor de R$ 216 milhões.

O governador disse que pretende transformar Minas no segundo polo de tecnologia aeronáutica do país, atrás apenas da Embraer, em São José dos Campos.

O Centro de Capacitação Aeroespacial faz parte do projeto que pretende atrair para o entorno de Confins empresas do setor aeronáutico, de tecnologia de comunicação e ciências da vida. O aeroporto indústria faz parte desse complexo.
O Tempo

Polícia fecha parte de aeroporto de Munique por segurança


A Polícia alemã fechou dois níveis do terminal dois do aeroporto de Munique, depois que um homem evitou os controles e desapareceu no recinto aeroportuário.

Um porta-voz informou que os detectores de explosivos tinham ativado ao revisar o computador portátil do homem.

A Polícia está revistando cada passageiro e todo o pessoal das lojas que ficam na área.

O incidente aconteceu na área de voos de países da zona Schengen, onde não é feito controle de passaportes.

Devido ao fechamento de parte da terminal, já houve vários atrasos nas decolagens e aterrissagens, explicou a Polícia, em comunicado.

UOL