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sexta-feira, 10 de junho de 2011

Tratamento psiquiátrico

A dor do 447

Os familiares dos passageiros mortos no voo 447 da Air France estão reivindicando aumento do prazo para tratamento psiquiátrico. Somente esta semana, o advogado João Tancredo, representante das vítimas, entrou com quatro pedidos de ampliação do tempo de serviço na justiça.

É que toda vez que o assunto volta à tona, como ocorreu recentemente, os familiares envolvidos alegam que não suportam a perda.

blog do ancelmo

Alemão fica nu em pleno voo e avião volta para Madri


MADRID, Espanha — Um passageiro alemão ficou nu em um voo da Iberia entre Madri e Frankfurt, o que obrigou o piloto a voltar ao aeroporto para expulsar o homem do avião, informou a companhia aérea.

"Um passageiro de nacionalidade alemã se despiu a bordo do avião em pleno voo, na noite de quinta-feira", explicou um porta-voz da Iberia à AFP.

"A tripulação tentou dissudi-lo, mas ele ficou agressivo. Depois, ele se trancou em um dos banheiros. O piloto decidiu voltar para Madri", acrescentou.

Em seguida, a polícia civil tirou o passageiro do avião e o levou para interrogatório. O porta-voz da Iberia admitiu não ter ideia do motivo do gesto.

afp

Parnaíba: Piloto pousa avião em avenida e Polícia Federal é acionada

Aeronave aterrissou na avenida Francisco Borges. Piloto teria ido buscar documento que havia esquecido.

Um incidente incomum foi registrado nesta quinta-feira (9) no litoral do Piauí. Um monomotor aterrissou no meio de uma avenida no município de Parnaíba (318 km de Teresina), por volta das 12h. Não houve feridos.


Fotos: Proparnaiba.com


O pouso aconteceu na avenida Francisco Borges dos Santos, trecho que liga as BRs 343 e 402, a cerca de 4km do aeroporto local. Segundo o policial rodoviário federal, Frederico Almeida, no avião não havia sinais de fogo nem de colisão. Ele explicou que o trecho ainda é pouco movimentado, mas conta com cerca de 20 residências e serve de acesso para quem vai ao IFPI.



O monomotor, identificado como Romeu Papa Fox de prefixo PT – RPF, estava sendo pilotado pelo seu proprietário, Delano Martins Coelho, com destino a Uruçuí (distante 453 km distante de Teresina). O piloto disse às Polícias Militar e Federal que é empresário do ramo de turismo e que fez o pouso apenas para pegar um documento.



Delano negou que o avião tenha sofrido pane e informou que não pousou no aeroporto porque este estaria interditado. A Infraero não confirmou a informação e os funcionários do aeroporto disseram não ter responsabilidade no caso.

A Polícia Militar informou que a documentação da aeronave estava correta e que o avião foi liberado mediante ordem de um comandante da FAB em Recife, que não teve seu nome divulgado.



Com informações e fotos do Proparnaiba
Jordana Cury (Especial para o Cidadeverde.com)
redacao@cidadeverde.com

cidade verde

Avião da TAP sofre acidente num aeroporto russo sem causar vítimas

Um avião da TAP que descolava esta noite do aeroporto de Domodedovo, em Moscovo, ficou danificado quando, enquanto era rebocado para o local de descolagem, o cabo de reboque se soltou. Apesar dos danos no aparelho os passageiros estão todos bem.
O avião sofreu danos num dos motores
O avião sofreu danos num dos motores (Carlos Lopes (arquivo))

"O avião estava a ser puxado por um pequeno tractor e o cabo partiu-se e danificou o aparelho", descreveu à Lusa o porta-voz da TAP, António Monteiro.

O avião, a única ligação diária da TAP de Moscovo para Lisboa, que devia partir às 2h40, 5h40 locais, vai ficar em Moscovo para averiguação dos factos e reparação.

“O avião estava cheio. Estávamos à espera para ir para a pista quando o comandante nos avisou que algo tinha embatido no avião. Eu não me apercebi de nada”, adiantou à Lusa Helena Duarte, uma passageira.

Fonte da TAP em Moscovo disse à agência Lusa que do incidente não resultou qualquer ferido entre os passageiros.

Segundo António Monteiro, os passageiros estão a ser encaminhados para outras transportadoras aéreas. "Estão a ser encontradas alternativas e durante as próximas horas tudo ficará resolvido. Mas os passageiros que assim preferirem podem regressar no nosso voo das 2h40".
publico pt

Maior avião de passageiros do mundo chega ao aeroporto de Miami


Um Airbus A380, o maior avião comercial do mundo, aterrissará na sexta-feira no aeroporto internacional de Miami (Flórida), no primeiro voo deste ''superjumbo'' entre Frankfurt (Alemanha) e a cidade americana, informou a companhia aérea alemã Lufthansa.

O avião da Lufthansa, com capacidade para 526 passageiros, decolará no aeroporto de Frankfurt com destino a Miami para inaugurar uma rota com voos diários entre as duas cidades.

Está previsto que o avião conhecido como ''superjumbo'' aterrisse na sexta-feira às 13h40 hora local (14h40 do horário de Brasília) no aeroporto de Miami, o quinto com maior tráfego aéreo nos Estados Unidos e o primeiro ao sudeste do país.

Os aeroportos de Nova York, Los Angeles, San Francisco e Virgínia já receberam a visita do Airbus capaz de acomodar 800 passageiros em seus dois andares e que conta com três classes: primeira classe (8 viajantes), executiva (98) e econômica (420 passageiros).

O aeroporto internacional de Miami desembolsou US$ 4 milhões no acondicionamento e modificações de seus terminais para poder receber o A380, o avião com maior rendimento em consumo de combustível do mundo e 30% mais silencioso que o resto de aparelhos similares.

No total, 38 aviões A380 estão em serviço e entre as companhias aéreas da Lufthansa, da australiana Qantas, da francesa Air France, Singapore Airlines, entre outras.

terra

Embraer vende aviões militares para Indonésia

são josé dos campos - A direção da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) confirmou ontem, dia 9 de junho, a venda de oito turboélices de ataque leve e treinamento avançado Super Tucano à Força Aérea da Indonésia. Os valores envolvidos não foram revelados, mas devem alcançar a casa dos US$ 45 milhões. Esse modelo é fabricado nas instalações de Gavião Peixoto e parte na sede, na cidade de São José dos Campos.

Um voo alçado para a história

Entre a conquista de ser a primeira mulher a pilotar um jato de caça e a realização de um sonho de infância, a jundiaiense Carla Alexandre Borges vive o que considera como sua melhor fase na aviação.

Carla na aeronave modelo AMX, que chega a mil quilômetros por hora: trajetória de sucesso na Força Aérea

Divulgação FAB Carla na aeronave modelo AMX, que chega a mil quilômetros por hora: trajetória de sucesso na Força Aérea

Michele Stella
Agência BOM DIA

Uma mulher de poucas palavras e que revela certa timidez. Mas com ousadia o suficiente para entrar para a história da aviação brasileira como a primeira piloto de uma aeronave de caça. A jundiaiense Carla Alexandre Borges, 28 anos, atualmente vivencia o que revela ser um sonho de infância. “Desde criança eu gostava muito de aviões e sempre desejei ser piloto”, diz, com simplicidade.

Com foco nos estudos e centrada em seus objetivos, Carla foi muito além do que poderia sequer imaginar quando era apenas uma garotinha sonhadora. No dia 3 de maio deste ano, ela pilotou um jato de caça modelo AMX - uma aeronave de ataque tático e estratégico. O voo, além de repleto de significados pessoais para a jundiaiense, a consolidou como membro do esquadrão de primeira linha do 16º Grupo de Aviação Adelphi (base em Santa Cruz, no Rio de Janeiro) e a fez entrar para a história, já que nenhuma outra mulher havia alçado voos tão significativos na aviação de caça da FAB (Força Aérea Brasileira).

“O voo solo traz uma confiança grande, é bem representativo”, avalia Carla, completando: “E com um caça o voo é diferente, não é só decolar e chegar ao destino. É emocionante, exige maior concentração e preparo.”

São essas as características da aviação de caça que mais atraem a piloto jundiaiense. “A adrenalina é indescritível”, enfatiza. Um jato de caça chega a mil quilômetros por hora de acordo com Carla. E o voo exige muito preparo e planejamento. “Você voa muito próximo ao chão, tem que saber muito bem o que está fazendo porque improvisar alguma manobra é praticamente impossível”, afirma a piloto.

Antes de assumir o comando do jato, além do preparo teórico, foram necessárias horas e horas de treino em simuladores. “Cada modelo de aeronave tem o seu próprio simulador e essa é uma etapa fundamental para o nosso preparo”, salienta Carla.

Trajetória de sucesso / O primeiro passo de Carla rumo à realização de seu sonho foi dado em 2003, quando entrou para a Academia da Força Aérea, em Pirassununga. Aos 19 anos, a jundiaiense fez parte da primeira turma de mulheres do curso de Formação de Oficiais Aviadores. Até então, a mulher se fazia presente na FAB apenas em funções administrativas e na área da saúde (médicas, dentistas, farmacêuticas).

Em 2007, foi o momento de escolher que caminho exatamente seguir dentro da corporação. Segundo Carla, há uma classificação que encaminha as pilotos para a aviação de transporte, helicópteros ou caça. Foi assim que a jundiaiense seguiu para Natal (RN), onde fez um curso específico para pilotos da aviação de caça.

Pouco tempo depois, Carla seguiu para Boa Vista (RR), cidade em que permaneceu durante três anos e onde pilotava uma aeronave modelo 29. “Um voo é sempre diferente do outro e o desafio se faz presente em todos”, revela.

Corporação
Ao todo, mais de 74 mil pessoas integram a FAB. As mulheres representam 12,78% do total (9.524).

22
É o número de oficiais aviadoras formadas pela FAB. Em formação, há 31 mulheres no momento de acordo com dados da assessoria de imprensa.

FAB lança selo de datas históricas
A aeronáutica lançou um selo personalizado dos 70 anos da FAB (Força Aérea Brasileira). O símbolo foi elaborado com dois desenhos, em forma de nuvens, em branco, simbolizando todo o conteúdo do espaço aéreo brasileiro.

Todo o conjunto procura evidenciar o transporte aéreo, em especial, o Correio Aéreo Nacional, em seu voo precursor em 12 de junho de 1931, partindo da antiga Escola de Aviação Militar em direção ao Estado de São Paulo, em uma aeronave K-263.

redebomdia

Linha de trem entre Aeroporto de Congonhas e Morumbi ganha licença ambiental, diz Metrô


A linha-17 Ouro de trem em São Paulo recebeu nesta quarta-feira (8) licença ambiental prévia do Cades (Conselho Municipal do Meio Ambiente), segundo divulgou o Metrô por meio de nota.

O ramal, que deve operar em sistema de monotrilho, vai ligar o estádio do Morumbi, na zona sul de SP, ao aeroporto de Congonhas, no bairro Campo Belo. No total, a linha terá 17,9 km de extensão e 18 estações.

A construção do monotrilho é polêmica. Moradores da região chegaram a obter liminares contra a obra, que seria um “novo Minhocão”. O elevado Costa e Silva, popularmente chamado de Minhocão, provocou a degradação de parte do centro histórico da capital paulista.

Uma audiência pública que aconteceu na manhã desta quarta-feira na Secretaria do Verde e Meio Ambiente para discutir o assunto foi marcada por protestos de moradores da região.

Na semana passada, o Metrô de São Paulo escolheu a proposta do Consórcio Monotrilho Integração como a vencedora da licitação para implantar o sistema de monotrilho para a linha 17-Ouro.

O consórcio é formado por Scomi, Andrade Gutierrez, CR Almeida e Montagens e Projetos Especiais. Segundo a Scomi, a construção começará no próximo mês e deve levar 42 meses para ser completada.

R7

Cinzas de vulcão cancelam vôos para o RS

Afonso Pena amanheceu fechado nesta sexta-feira


Os voos do período da manhã de Curitiba para Porto Alegre (RS) e para Bueno Aires foram cancelados por causa da nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue, na manhã desta sexta-feira. Além disso, o forte nevoeiro deixou o Aeroporto Afonso Pena para pousos e decolagens. De acordo com a Infraero, há cinzas no espaço aéreo de Curitiba, mas elas estão distante das rotas dos aviões.

A Força Aérea Brasil (FAB) informou na madrugada desta sexta-feira (10) que a nuvem do vulcão chileno Puyehue ocupa 70% do território do Rio Grande do Sul e deve entrar em Santa Catarina.

Segundo a FAB, o monitoramento da região vem sendo feito pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), que acompanha a evolução da situação com as informações do Volcanic Ash Advisory Centres da Argentina.

Segundo a FAB, os dados do CGNA servirão para coordenar desvios de rotas para que as aeronaves não atravessem ou ingressem na camada de nuvens, que estaria até cerca de 7 km de altitude (teto). Não há restrições para o tráfego aéreo acima das nuvens vulcânicas.

“Apesar da previsão de ocorrência de camada de nuvens ao nível do solo, não foram registrados, até por volta de 2h, relatos de que isso tenha acontecido em aeroportos da região Sul”, diz o comunicado da FAB.

As projeções mostram que, mantidas as atuais condições meteorológicas, a nuvem poderá ingressar em Santa Catarina.

JORNALE