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terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Voos para os principais aeroportos da Irlanda estarão interrompidos amanhã

Voos para os principais aeroportos da Irlanda estarão interrompidos amanhã depois de controladores de tráfego aéreo anunciarem que estão de greve em uma disputa sobre novas práticas de trabalho.

Membros da União Impacto disseram que estão em greve em protesto contra a decisão da irlandês Aviation Authority (IAA) de suspender 15 controladores de tráfego aéreo que se recusaram a cooperar com a nova tecnologia.

A greve terá lugar amanhã, 2-6 em Dublin e Shannon, e 4-6 no aeroporto de Cork.
Todos os três aeroportos estarão desativados durante esses períodos.

As greves também podem afetar vôos passando pelo espaço aéreo irlandês.

Strike definido para fechar aeroportos irlandeses

Dublin and Shannon airports will be affected by tomorrow's strike

Divulgadas imagens inéditas da Segunda Guerra Mundial

Divulgadas imagens inéditas da Segunda Guerra Mundial



As imagens, que ajudaram os países aliados a vencer a Segunda Guerra, mostram detalhes vistos por pilotos britânicos em missões de reconhecimento. São mais de cinco milhões de fotos.
Blog do Vinna

+2 aeronaves para a Gol



Mais duas aeronaves têm a chegada prevista, para ingressar na frota da Gol Linhas Aéreas. Estamos falando do PR-GGW e do PR-GGX, dois Boeing 737-800. A aeronave (PR-GGW) deve chegar em Confins no dia 6 de fevereiro de 2010. E a outra (PR-GGX) deve chegar no dia 21 de fevereiro de 2010.

Ambas as aeronaves estão vindo direto de fábrica, Seattle, o voo contará com uma escala em Greensboro (KGSO) na Carolina do Norte.

EAGLE SKY

JAL cancela voo no Brasil



Atualmente, a Japan Airlines voa a partir de São Paulo, com escala em Nova York e destino final em Tóquio, com saídas às segundas, quintas e sextas-feiras e chegadas às quartas, quintas e domingos. Segundo a Anac, a empresa pediu o cancelamento da frequência que tem chegada às quarta-feiras e saídas às quintas-feiras.

Segundo a Anac, a companhia japonesa terá que prestar atendimento a passageiros com bilhetes comprados para a frequência que será cancelada. Provavelmente, de acordo com a Anac, os passageiros serão transferidos para outra frequência.

ZH

Air France lança Centro de Operações de Reservas - ROC

airfrance A air France lançou um novo serviço para os passageiros que nomeou de "ROC", que é o centro de reservas (Centro de Operações de Reservas).

O ROC oferece assistência integral aos passageiros quanto a vôos cancelados ou adiados.

A Air France é a única companhia aérea europeia a oferecer este sistema inovador ROC. Devido a condições climáticas persistentes, a Air France decidiu aplicar o sistema OCR para informar os passageiros se um vôo foi cancelado ou adiado.

O sistema de alerta não só informa os passageiros se um vôo foi cancelado ou adiado, mas rapidamente encontrou soluções alternativas. O serviço está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana e também está disponível para as filiais da Air France.

TACA E AVIANCA CORDENAM ESFORÇOS



A Taca Linhas Aéreas e a Avianca se uniram para ajuda humanitária ao povo haitiano.A Taca está enviando um avião Embraer com material para emergências , 55 profissionais e 2.500 Kg de material de apoio para resgate . A Avianca através da TAMPA-Cargo coordena ação de traslado de água potável e outros insumos básicos saindo de Miami.
Aerovirtual

ATR entregou em 2009 ; 54 aeronaves



Em sua conferência anual de imprensa realizada ontem em Paris, a fabricante franco-italiana, ATR ,anunciou que em 2009 nivelou os resultados do ano anterior, atingindo seus principais objetivos, apesar da situação adversa da economia.

O volume de negócios do fabricante foi de 1.400 milhões de dólares em 2009 e entregues 54 aeronaves (em 2008 foram 55), assim prossegue feliz com a taxa de mais de 50 aeronaves por ano.

Fidelidade da TAM pode levantar até R$ 1,275 bilhão em ações



A divisão de programas de fidelidade da companhia aérea TAM, Multiplus, pode levantar até 1,275 bilhão de reais em uma oferta pública inicial de ações que começarão a ser negociadas no início de fevereiro.

A Multiplus SA vai emitir uma quantidade inicial de 39,34 milhões de ações ordinárias sob o código, representativas de 25 por cento do capital da divisão. A expectativa para o preço dos papéis está estimada na faixa de 18 a 24 reais.

Com isso, o volume inicial da oferta, coordenada por BTG Pactual, Credit Suisse e BB Investimentos, pode levantar até 944,16 milhões de reais.

Incluindo lote suplementar de 5,901 milhões de ações e adicional de 7,868 milhões de papéis, a oferta pode chegar a cerca de 1,275 bilhão de reais se for totalmente realizada ao preço máximo da estimativa.

O prazo de reserva vai de 26 de janeiro a 3 de fevereiro, com a fixação do preço ocorrendo nesse mesmo dia. O início dos negócios ocorre em 5 de fevereiro.

A TAM criou a unidade em junho passado para atuar com empresas parceiras do grupo de aviação com oferta de serviços que fomentem fidelização de clientes da aérea e de parceiros. Na época, a empresa informou que a intenção era tornar a unidade independente, com uma eventual abertura de capital.

A criação da unidade faz parte dos esforços da companhia aérea em gerar mais valor a partir de suas operações, que ainda envolvem, além do programa de fidelidade e do transporte aéreo de passageiros, manutenção de aeronaves de terceiros, por exemplo.

Vooz

JAL : Fique por dentro



A companhia aérea japonesa Japan Airlines (JAL), a maior da Ásia , apresentou nesta
terça-feira (19) sua declaração de falência em um tribunal de Tóquio, de acordo com a lei local de Reabilitação Corporativa, informou a agência "Kyodo".

Trata-se da sexta maior quebra da história do Japão após a Segunda Guerra Mundial, a mais grave já registrada por uma companhia não financeira japonesa.

A companhia, de acordo com agências internacionais, continuará voando graças ao apoio de quase 1 trilhão de ienes (US$ 11 bilhões) de um fundo do governo, mas deverá passar por uma profunda reestruturação sob novas administração e conselho.

A JAL já foi socorrida pelo governo três vezes nos últimos dez anos.

O plano prevê que a JAL possa voltar aos números positivos no ano fiscal de 2011. Caso a reestruturação não dê certo, os bens da companhia seriam postos à venda para ressarcir os credores.

Está previsto que, por conta da quebra, as ações da JAL deixem de ser negociadas. Em apenas uma semana os títulos perderam 90% de seu valor, até alcançar uma capitalização total de apenas US$ 150 milhões, o preço de um Boeing 787.

Influências

Para analistas, são muitas as razões que levaram a companhia à situação financeira em que se encontra. A administração da empresa tem frequentemente sido criticada: um diretor executivo deixou a companhia em 2005 depois que uma série de falhas se segurança prejudicou a marca da companhia.

Além disso, a companhia enfrentou outros problemas familiares à aviação mundial na última década, como o atentado de 11 de setembro, a gripe aviária, o aumento dos preços dos combustíveis e a crise financeira internacional. Na opinião do mercado, a ajuda do governo é a única razão pela qual a empresa não faliu antes.

Demissões

Na semana passada, a empresa anunciou que cortaria cerca de 15.600 empregos, 30% do quadro de contratados, para o pagamento de dívidas.

O corte de empregos, superior ao previsto anteriormente, deve acontecer até antes de abril de 2013. Ele foi definido pelo fundo de investimento paraestatal encarregado de salvar empresas em risco (Etic), responsável pelo plano de viabilidade da JAL.

O Etic estima que a perda operacional da JAL chegará aos 265,1 bilhões de ienes.
Click PB

Embraer e Mitsubishi podem ganhar impulso com concordata da JAL







A Embraer e a Mitsubishi Heavy podem se beneficiar com a concordata da Japan Airlines, depois que a companhia aérea japonesa reformular sua frota com aviões menores e de consumo mais eficientes de combustível.

A JAL, que abriu processo de proteção contra credores nesta terça-feira como parte de reorganização apoiada pelo Estado, planeja aposentar todos os seus 37 Boeings 747-400 e todos os seus MD-90 para trocá-los por aviões menores.

A redução do tamanho da maior companhia aérea do Japão em receita pode gerar novas encomendas à Embraer e possivelmente ajudar o projeto de jato regional da Mitsubishi a sair do chão, afirmaram analistas.

"Isso vai colocar a Embraer e o jato da Mitsubishi em destaque", afirmou Kotaro Toriumi, analista do setor aéreo. "Aviões menores e regionais serão bem vindos pelas grandes companhias. A Embraer já tem crescido sua participação, mas isso pode ajudar a Mitsubishi a ter mais encomendas."

O fundo estatal que está apoiando a reestruturação da JAL, o Enterprise Turnaround Initiative Corp of Japan (Etic), afirmou em comunicado nesta terça-feira que a companhia aérea vai introduzir 50 aviões regionais de pequeno e médio portes como parte do plano de reformulação.

"A JAL tem uma série de aviões grandes e pouco eficientes no consumo e isso tem custado muito", disse Akitoshi Nakamura, diretor-executivo da Etic em conferência nesta terça-feira, depois da JAL fazer o pedido de concordata sob o peso de 25 bilhões de dólares em dívidas.

Apesar de a Etic não ter revelado que empresa vai receber encomendas da JAL, em um documento mais detalhado obtido pela Reuters o fundo especificamente cita os aviões regionais ERJ da Embraer como possíveis aeronaves para a nova frota da companhia aérea japonesa.

A Embraer é a terceira maior fabricante de aviões comerciais do mundo depois da Airbus e da Boeing e produz jatos com capacidade para até 120 passageiros, bem como aeronaves executivas e para área de defesa.

A JAL já tem dois ERJs e a operadora regional japonesa Fuji Dream Airlines deve receber o terceiro avião da Embraer na próxima semana.

Enquanto isso, a Mitsubishi Heavy recebeu 125 encomendas para o modelo MRJ, o primeiro jato de passageiros desenvolvido no Japão. Desse total, 25 pedidos são da All Nippon Airways, concorrente da JAL.

"O MRJ é o avião 'made in Japan' e o governo também tem se envolvido em seu desenvolvimento. Considerando isso, faz sentido que a JAL escolha fazer pedidos de MRJ depois do apoio recebido do Estado para a sua recuperação", afirmou Reiko Sonoyama, consultora da indústria de aviação.

Sonoyama também afirmou que a JAL pode decidir por aposentar seus 18 aviões A300, da Airbus, e usar Boeings 767 no lugar.
Hoje Notícias

Câmpus de Registro oferece curso de aviação agrícola


Com inscrições até 3 de fevereiro, a Faculdade de Ciências Agrárias do Vale do Ribeira, câmpus de Registro, sediará, de 8 a 12 de fevereiro, o I Curso de Executores em Aviação Agrícola, oferecido em convênio entre a empresa Centro Brasileiro de Bioaeronáutica (CBB) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A formação é voltada para técnicos agrícolas, mas também será estendida aos professores do curso de Agronomia do câmpus de Registro, que passarão a ser formadores na área.

A aviação agrícola permite a aplicação de adubos, sementes e defensivos agrícolas em grandes plantações. As aulas trarão informações sobre a chamada "neblina", um termo técnico usado para descrever a fumaça emitida pela pulverização aérea. Temas como o abastecimento do avião, equipamentos e calibração das aeronaves também serão abordados.

"Esse é um trabalho muito técnico, muito especializado, que só pode ser realizado por pessoas habilitadas, com formação reconhecida pelo Ministério da Agricultura", afirma Marcos Vilela Monteiro, diretor do CBB, doutor em engenharia agrícola pela USP e piloto agrícola há cinquenta anos. Ele diz que é escassa a oferta de cursos com esse perfil. Os professores do câmpus de Registro que quiserem participar do curso poderão, no futuro, oferecer esse treinamento num pólo de formação próprio da Unesp. "Já estamos realizando parcerias dessa natureza em outras universidades, principalmente para que essa relação dê origem a pesquisas para desenvolver e tornar mais segura a aviação agrícola", afirma Monteiro.

Agrotóxicos
Entre os estudos que podem nascer da realização do curso está a investigação de métodos para diminuir o desperdício de agrotóxicos, que hoje pode chegar a 80% do total de produtos aplicado nas plantações. Como essas substâncias fazem mal à saúde humana e ao meio ambiente, a pulverização de inseticidas biológicos com as aeronaves também pode ser tema de pesquisa.

Um exemplo é o combate à doença sigatoka-negra, causada por um fungo e que tem atacado com frequência as plantações de banana do estado de São Paulo. Sua presença obriga os produtores a usarem um número ainda maior de aplicações de agrotóxicos. Monteiro relata que na Austrália foi identificado um óleo que controla essa praga, mas com menos implicações ambientais que os defensivos empregados atualmente. "O desafio agora é desenvolver uma forma apropriada para pulverizar esse óleo com o uso de aeronaves."

A carga horária do curso é de 46 horas (15 horas de aulas práticas). O custo é de R$ 980, mais taxa de R$ 400 e matrícula de R$ 580. A hospedagem e a alimentação não estão incluídas no preço. Para inscrições e outras informações http://www.registro.unesp.br/noticias/n1_07012010.php
universia brasil

Conversão de licença de mecânicos estrangeiros em CHT brasileira.


Profissionais de manutenção aeronáutica de outras nacionalidades tem a possibilidade de converter as licenças estrangeiras em equivalentes à brasileira emitida pela ANAC, para isso, deverão seguir as determinações estabelecidas no RBHA ( Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica) de nº 65 , conforme escrito abaixo:

65.95 – CANDIDATOS DE NACIONALIDADE ESTRANGEIRA

Os candidatos de nacionalidade estrangeira deverão apresentar o currículum vitae, acompanhado de cópias autenticadas dos respectivos certificados e históricos escolar, para análise da Comissão Especial de Julgamento, através de solicitação a ANAC. Nos casos de titulares de licença/CHT estrangeira de mecânico de manutenção aeronáutica – brasileiros ou não - será aplicado o princípio da reciprocidade, entre o Brasil e o país emitente da licença/CHT considerada. Dessa forma, para fins de emissão da equivalente licença brasileira, o DAC somente reconhecerá como válidas as licenças/CHT estrangeiras emitidas por países onde a correspondente licença brasileira seja reconhecida, acompanhada de uma declaração de equivalência ou similaridade dos grupos de habilitação.
65.99 – COMISSÃO ESPECIAL DE JULGAMENTO

Fica estabelecido que os casos não previstos neste RBHA devem ser analisados por uma Comissão Especial de Julgamento (CEJ), que acontecerá, sempre que necessário, desde que haja um mínimo de 03(três) processos para julgamento. O processo de votação deve ser conduzido após as análises necessárias e deve começar sempre pelo participante de menor grau hierárquico.
O parecer final da comissão deve ser descrito em Ata de Julgamento, conforme modelo do Anexo 2 deste regulamento.
AEROBRASIL

Iberia inicia code-share com russa S7



A companhia áerea espanhola iniciou um code-share com a companhia aérea russa S7, nos voos entre Madrid e Moscovo.

Os voos de Sábado vão levar o código da Iberia, enquanto o código da S7 vai ser utilizado nos 11 voos semanais que a Iberia efectua com o A-319.

Presstur

Germanwings quer aumentar a sua capacidade em 2010

A Low Cost Germanwings, não parece muito assustada com a crise econômica, como já anunciou que este ano o seu objetivo é aumentar a sua capacidade.

E, a fim de reforçar as capacidades dos seus voos, decidiu ampliar a sua frota através da aquisição de quatro novas aeronaves, que serão Airbus A319. Assim, terá uma frota de 30 aeronaves e irá oferecer aos seus clientes mais de 10 milhões de lugares.

Germanwings têm dito desde que o objetivo é focalizar os viajantes de negócios, que dedicou seus esforços principalmente neste segmento, expandindo e melhorando as atividades de fornecimento.



Blue Wings também declara falência


vuelos baratos

Mal terminou o primeiro mês de 2010 e já saltou a notícia de outra falência no setor que a Blue Wings anuncia o seu encerramento. Esta empresa alemã com sede em Düsseldorf, que começou a funcionar no Verão de 2003 com vôos domésticos entre cidades do país, mas logo estendeu suas atividades para a Turquia, Portugal, Ucrânia e Espanha já tinha tomado o primeiro choque em 31 de março quando suspendeu seus vôos de forma temporária até maio.

Assim, os sete aviões que compõem a frota da Blue Wings foram cancelados, assim como milhares de passageiros, para que tenha fornecido informações telefone: 49 (0) 180 599 997 60.


Davidson Botelho deixa Diretoria Comercial e de Marketing da Webjet


A Webjet Linhas Aéreas comunica que o executivo Davidson Botelho está deixando a Diretoria Comercial e de Marketing da companhia.

Após um ano integrando o grupo liderado por Wagner Ferreira, que implantou uma nova gestão na Webjet, Davidson Botelho volta a dedicar-se aos próprios negócios em Salvador, onde reside sua família.

Segundo o presidente Wagner Ferreira, “Davidson é um grande executivo e contribuiu muito em todo o processo implantado na companhia ao longo de 2009, mas tem seus próprios negócios e entendemos que ele os priorize nesse momento”.

A partir de agora, a gestão do departamento comercial ficará ligada diretamente à presidência da companhia, área em que Wagner Ferreira atua há mais de duas décadas. O departamento de Marketing será terceirizado para a agência de Comunicação e Marketing GP7.
Diário de Turismo

O aeroporto internacional de Porto Príncipe

O aeródromo está operando bem acima de sua capacidade e muitas aeronaves carregadas de mantimentos não estão conseguindo pousar.

Aeroporto Internacional de Porto Príncipe

Poder Aéreo

Há 5 anos a AIRBUS lançava o A-380



Airbus promove grande festa para lançar o A380



Em 18 de janeiro de 2005, A empresa europeia AIRBUS lançou o avião que pode levar até 850 passageiros, ocupa uma área equivalente a um campo de futebol e tem dois andares. Cada modelo custa US$ 290 milhões.
Blog do Vinna

Airbus entrega a aeronave de nº 6000 para a Emirates



A fabricante europeia de aviões Airbus entregou ontem (18), em Hamburgo, o oitavo Airbus A380 (MSN025) à companhia aérea Emirates. A entrega marcou um total de 6.000 aeronaves entregues em toda história da Airbus, nos 40 anos de existência. O A380 tem um adesivo na parte frontal com os dizeres “6,000th Airbus Aircraft.” Para a Airbus, o evento é uma marca importante do programa A380.

O primeiro avião de passageiros Airbus, um A300B2, foi entregue à Air France em Maio de 1974. A marca de 1.000 aeronaves da Airbus foi superada em março 1993 com a entrega de um A340-300. O de nº 2.000 também foi um A340-300, entregue em maio de 1999.

Posteriormente, foi reduzido o intervalo entre as entregas de aniversário: o de número 5.000 foi um A330-200, entregue apenas em dezembro de 2007 para a companhia aérea australiana Qantas.

A Emirates encomendou um total de 58 aeronaves A380. Para 2010 são esperadas entregas de seis ou oito aeronaves A380 para companhia dos Emirados Árabes Unidos. A Emirates voa para Dubai com o A380 a partir de Sydney, Auckland, Londres, Bangkok, Toronto, Seul e Paris.

A partir de 1º de fevereiro iniciará os voos para o Brasil com o A380, quatro vezes por semana, a qual está sendo atualmente operada pelo Boeing 777-300ER.

O oitavo A380 a entrar em serviço na Emirates operará os voos EK803/EK804.

Direto da Pista

Difícil, mas não impossível


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Marcar com

Infraero é acionada por problemas em Congonhas



A Associação Brasileira de Parentes e Amigos das Vitimas de Acidentes Aéreos (Abrapavaa) protocolou uma ação civil pública na Justiça Federal de São Paulo contra a Infraero. O objetivo da ação é obrigar a Infraero a sanar as irregularidades existentes no Aeroporto de Congonhas, antes de iniciar qualquer novo empreendimento planejado para a Copa de 2014.

A Associação acusa a Infraero de permitir que o Aeroporto de Congonhas funcione irregularmente, sem a Licença Ambiental de Operação (LAO). "Somente no final do ano de 2008, após a Infraero receber uma multa de R$ 10 milhões, foi que a mesma apresentou o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) do Aeroporto de Congonhas", afirmou a Abrapavaa em nota.

Conforme a Associação, para que o aeroporto de Congonhas receba a Licença Ambiental de Operação, a Infraero deverá cumprir 100 exigências fixadas na resolução 130 da Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo.

"Entendemos que somente a ordem judicial de cumprimento de todas as 100 exigências emitidas, com estipulação de multa diária expressiva, poderá compelir a Infraero a regularizar o aeroporto mais importante do País e, assim, atender aos anseios da sociedade civil, principalmente no que se refere à segurança dos usuários e moradores do entorno", disse a Associação em nota.

Procurada pela redação do Terra, a assessoria de imprensa da Infraero no aeroporto de Congonhas afirmou que não irá se posicionar sobre o assunto.

TERRA

John Travolta envia avião para o Haiti


O ator norte-americano John Travolta disponibilizou um avião para ajudar as vítimas do terramoto do Haiti.

Com o brevê de piloto profissional, o ator quer atuar com rapidez para socorrer o país e espera que outros sigam o seu exemplo.

«Espero que inspire outras pessoas. É necessário», afirmou John Travolta, que com esta iniciativa se junta aos famosos que estão a ajudar o Haiti.

IOL


Processo de falência da Japan Airlines começa nesta 3ª


A falência da Japan Airlines (JAL), considerada uma das maiores da história do Japão, começa o seu processo nesta terça, marcando a derrocada de uma empresa ex-estatal que simbolizou as aspirações internacionais do Japão em uma determinada época.

A JAL, uma das maiores companhias aéreas da Ásia, continuará nos céus baseada em um plano de reestruturação, que tentará livrar a empresa de uma dívida de US$ 16 bilhões. Essa reestruturação vai retirar um terço dos empregos do seu pessoal, que atualmente é de 47 mil pessoas. Rotas que não são lucrativas também serão encerradas.

"Eu não estou preocupado com o futuro da companhia, pois acredito que o governo vai apoiá-la com força. Como ela crescerá como negócio, entretanto, é incerto. Não sei como a JAL pode reconstruir sua rede nos âmbitos nacional e internacional", disse o analista de crédito Yasushiro Matsumoto.

A sua principal rival, a All Nippon Airways Co., deve se tornar a maior companhia aérea do Japão após a bancarrota. A JAL perdeu mais de 90% da sua capitalização de mercado desde o início do mês. Com um valor de mercado de US$ 150 milhões, a JAL é agora menor que a Croatia Airlines e a Jazeera Airways, e vale menos que um avião Boeing 474-8.

A companhia foi considerada por muitos japoneses um símbolo da reestruturação do país, chegando a ter 50 mil funcionários e 280 aviões. Cerca de 15 mil vagas serão cortadas e pelo menos 20 rotas serão cortadas, segundo fontes.

Reuters

AFP

Funcionária da JAL orienta passageiro no aeroporto de Haneda, em Tóquio


BR bate recorde histórico na venda de combustível para aviação


A Gerência de Produtos de Aviação da Petrobras Distribuidora (BR) fechou 2009 com um recorde histórico de vendas de gasolina e querosene de aviação, totalizando 310.383 metros cúbicos. O resultado supera o de julho, de 289.988 metros cúbicos de média mensal, até então a maior do país.

Segundo nota da BR, entre os motivos que levaram a esse resultado, destacam-se "o aumento do volume de vendas da WebJet, o início de operações no Aeroporto do Galeão da US Airways; o aquecimento do mercado, com voos extras, decorrentes da alta temporada; e a ampliação do volume de vendas da Azul Linhas Aéreas".

O gerente executivo da GPA, Francelino da Silva Paes, resumiu, por meio da assessoria de imprensa da BR, a importância desse resultado para a área de aviação da BR.

A nota da subsidiária informa que no início de 2009 havia incertezas devido ao cenário de crise global, mas a empresa fechou o ano com um volume de vendas 7,2% acima do realizado em 2008.

“Conquistamos duas importantíssimas companhias aéreas (Azul e WebJet) e atingimos 60% de participação de mercado”, diz a nota.

Gazetaweb

Azul transportou 2,2 mi de passageiros em seu 1º ano

Segundo presidente da empresa, quatro destinos serão acrescentados este ano e sua frota subirá para 21 aviões até o final de 2010 e para 33 até 2011.


 Divulgação
Azul: 2,2 milhões de passageiros transportados em um ano



A companhia aérea brasileira Azul Linhas Aéreas transportou 2,2 milhões de passageiros em seu primeiro ano de operações e deverá ter lucro em 2010, disse o fundador e presidente da empresa, David Neeleman. Mais conhecido por ter lançado a JetBlue Airways há uma década nos EUA, Neeleman disse em entrevista que acredita que a Azul seja a primeira empresa aérea do mundo a superar a marca de 2 milhões de passageiros transportados em seus primeiros 12 meses de operações.

A Azul opera hoje 14 aviões que atendem 16 cidades. Quatro destinos serão acrescentados este ano e sua frota subirá para 21 aviões até o final de 2010 e para 33 até 2011, disse Neeleman. A Azul opera os modelos E-195, de 118 assentos, e E-190, de 106, ambos da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer).

O grupo voou com cerca de 80% de sua capacidade ocupada em 2009, a maior taxa entre as principais companhias aéreas do Brasil, de acordo com a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac). A Azul terminou o ano com 3,8% do mercado de passageiros domésticos. TAM e Gol possuem juntas 87%.

Há um ano, quando a Azul se preparava para seus primeiros voos, Neeleman reclamou que os mercados de crédito congelados dificultavam o financiamento da frota. Mas a companhia, que atraiu US$ 200 milhões em capital de investidores dos EUA e do Brasil, conseguiu enfrentar essa dificuldade. As informações são da Dow Jones.
Época