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quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Tribunal Queniano põe panos quentes na greve da KQ




Um tribunal queniano interrompeu temporariamente uma greve planejada pelos trabalhadores, a nível nacional , da transportadora Kenya Airways (KQ), disse na ultima terça-feira um porta-voz da companhia.

Cerca de 3.000 colaboradores entre eles : tripulação, pessoal de terra e engenheiros têm ameaçado mutilar as operações em uma das maiores companhias aéreas da África a partir desta quinta-feira, exigindo um aumento salarial 130 por cento.
"Apelamos a todos os nossos clientes mantenham a calma enquanto aguardamos a resolução deste diferendo, em conformidade com a lei", disse o Chefe Executivo Titus Naikuni da KQ em uma declaração.
O tribunal barrou os trabalhadores de exercerem greve, até ambas as serem ouvidas em audiência na próxima segunda-feira.

Mas, O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aliados, disseram que a greve seguiria em frente, porque a companhia aérea tinha ignorado anteriormente decisões do Tribunal proferidas a favor dos sindicalistas.
Airwise

Helicópteros também na berlinda



O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) deverá analisar restrições a voos também de helicóptero em rotas dentro da cidade. A informação foi dada ontem pela Secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, ao Blog Verde, do GLOBO, após a aprovação, pelo Inea, de restrições impostas a voos no Aeroporto Santos Dumont. De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), pelo menos 22 voos do Santos Dumont serão afetados pela restrição de horário imposta pelo órgão ambiental.

Moradores de bairros como Lagoa, Humaitá e até da Barra, por conta do Aeroporto de Jacarepaguá, são os que mais reclamam do barulho dos helicópteros pela cidade. De acordo com Marilene, se os moradores encaminharem reclamação formal à secretaria, como fizeram aqueles que moram sob uma das rotas do Santos Dumont, ela promete avaliar o problema: — O caso não é o mesmo do Santos Dumont, até porque os helipontos da Lagoa estão todos licenciados. Se houver necessidade de fazer restrições de horários em função do barulho provocado pelos helicópteros, faremos.

A arquiteta Elza Alves, que mora num apartamento no nono andar da Avenida Epitácio Pessoa, próximo à Fonte da Saudade, diz que sofre com os barulhos. Segundo ela, os voos acontecem até de madrugada e aumentam muito nos fins de semana: — Eles passam até longe, mas a sensação, pelo barulho alto, é que estão dentro de casa.

A restrição no Santos Dumont oficialmente começa hoje, segundo o Inea. O aeroporto não pode mais receber voos entre 22h e 6h e não poderá usar a chamada Rota 2, que passa por sobre os bairros. Mas a Infraero, responsável pelo aeroporto, informou ontem que ainda não havia sido notificada da decisão.

O Globo

Vueling junta-se a programa Iberia Plus


A nova Vueling, companhia aérea que resulta da fusão entre a Clickair e a Vueling, uniu-se ao programa de fidelização dde clientes Iberia Plus, permitindo aos clientes redimirem pontos nas mesmas condições em que o faziam na Clickair.
Presstur

Air Arábia lucra 10% a mais



A Air Arabia, de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, maior empresa aérea de baixo custo do Oriente Médio, teve um lucro líquido de 90 milhões de dirhans (US$ 24,5 milhões) no segundo trimestre, um aumento de 10% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Kuwait Times.

Austrália confirma morte de 13 pessoas em acidente de avião


Um helicóptero de resgate localizou hoje os restos do pequeno avião que desapareceu ontem no leste de Papua-Nova Guiné e os corpos dos 11 passageiros e dois tripulantes que viajavam a bordo, como confirmou o primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd.

O avião, um modelo Twin Otter da Airlines PNG, levava nove australianos, um japonês e três papuas, e se dirigia para a rota histórica de Kokoda, depois de ter saído da capital, Port Moresby.

A informação chegou ao Governo australiano através do embaixador da Austrália no país, que foi informado pela Polícia local.

A rota de Kokoda, conhecida por suas espetaculares vistas e por ter sido palco de uma batalha durante a Segunda Guerra Mundial, é muito popular entre os australianos.

Alguns voos para Nova Iorque e Miami cancelados

A330 TAMDe agosto até dezembro, a TAM divulgou que por causa da baixa ocupação estará cancelando algumas frequências para Nova Iorque e Miami, partindo de Guarulhos.

Para Nova Iorque os voos JJ8082 e JJ8083 terão ao todo 40 cancelamentos. Essas informações já constam no banco de dados do programa para compras de passagens.

E para Miami, os voos JJ8084 e JJ8085, serão cancelados apenas nos dias 25 e 27 de agosto.

EAGLESKY

Polícia de NY encontra os últimos corpos de acidente aéreo sobre Rio Hudson



Destroços e os corpos de duas vítimas da colisão aérea entre um avião e um helicóptero sobre o Rio Hudson, em Nova York, que continuavam desaparecidos, foram resgatados nesta terça-feira (11), três dias após o acidente que matou nove pessoas.

Cinco turistas italianos que estavam em um helicóptero, dois passageiros a bordo de um pequeno avião e os dois pilotos morreram no sábado (8), quando as aeronaves se chocaram e caíram sobre o Rio Hudson, que separa Nova York de Nova Jersey. Não houve sobreviventes.

"Resgatamos os dois últimos corpos desse terrível acidente. Com o resgate desses dois, todos os nove foram encontrados", disse o porta-voz da polícia de Nova York, Paul Browne.

O avião tinha acabado de decolar do aeroporto de Teterboro, Nova Jersey, sábado ao meio-dia, quando bateu contra o helicóptero, que acabara de sair para um sobrevoo de 12 minutos.

O Conselho Nacional para a Segurança no Transporte está investigando as causas do acidente, que deflagrou pedidos por maior controle sobre o tráfego aéreo sobre a região. Esses corredores aéreos são grandes rotas para aeronaves de pequeno porte.

Segundo o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, aparentemente, o avião, um Piper Saratoga, atingiu a parte de trás do helicóptero, um Eurocopter AS350 operado pela Liberty Helicopter, a maior operadora de voos panorâmicos do nordeste dos EUA.

Fotografias tiradas por testemunhas mostram que uma das asas do avião caiu com a batida, assim como as hélices do helicóptero.

De acordo com autoridades, nem o avião nem o helicóptero deviam possuir caixas pretas que possam auxiliar nas investigações. Aeronaves de pequeno porte não são obrigadas a ter esses equipamentos.

BGA

ABAG Promove Seminário de Segurança



A ABAG promove hoje dia 12, o Workshop: International Standard for Business Aircraft Operations (IS-BAO), o evento discutirá um conjunto de normas recém atualizadas da OACI e práticas IS-BAO, para operações internacionais da aviação executiva.

Line Operations Safety Audit


AZUL X GOL





DPZ e Azul prepararam um big dossiê sobre estratégias promocionais de companhias aéreas na semana passada com objetivo de abrir processo no Conar contra a nova campanha da Gol Linhas Aéreas, que divulga o Feirão Gol de Passagens. Viram muita semelhança, principalmente no conceito da direção de arte, com filme veiculado em fevereiro deste ano sobre promoções da Azul.
O dossiê foi montado, mas na hora H, não rolou o check-in no Conar.


Contato Radar

United Airlines elimina taxa para uso de milhas


Com o objetivo de beneficiar os membros de seu plano de milhagem Mileage Plus, a United Airlines adotou uma nova medida. Desde o último dia 30 de julho, não está mais sendo cobrada a taxa que incidia sobre reservas feitas com menos de 21 dias de antecedência para passagens pagas com o plano. Isso permite aos clientes da United usar suas milhas mesmo em caso de viagens de última hora, sem o pagamento de taxas extras.

Mais informações no site www.united.com.br.

Mais cortes no ar


A Delta Air Lines, maior companhia aérea do mundo, planeja demitir mais funcionários uma vez que o número de passageiros vem caindo e pressionando para baixo a rentabilidade da empresa, informou a agência Reuters.

"Devido à severidade desta crise econômica teremos que suprimir postos de trabalho adicionais entre os níveis administrativo e gerencial - os mesmos setores que já sofreram com cortes feitos nos últimos 18 meses", declarou a diretoria da empresa em circular divulgada na sexta-feira.

No primeiro semestre deste ano, a receita da Delta foi US$ 3 bilhões menor em relação ao mesmo período do ano passado. A empresa já demitiu oito mil pessoas desde meados de 2008.

Aeronauta

Boeing propõe transferir US$ 1,5 bi em tecnologia de caças a jato


Em São Paulo, o vice-presidente executivo da Boeing, James Albaugh, afirmou a repórteres que a empresa está propondo a transferência para o Brasil de US$ 1,5 bilhões em tecnologia de caças a jato para o Brasil: “Nós acreditamos que os 1,5 bilhões de dólares de tecnologia que iremos transferir para nossos parceiros aqui farão deles uma indústria melhor nos anos que virão”.

A oferta da empresa para o programa F-X2 da Força Aérea Brasileira, ligada à venda 36 jatos de combate F/A 18 E/F Super Hornet, aparece como uma tentativa de mitigar propostas competidoras da Dassault francesa, que promove o avançado caça Rafale, e a sueca Saab, que promove o ainda a ser construído Gripen NG. Segundo a Boeing, o acordo para a entrega dos Super Hornets a partir de 2014 está estimado em um valor entre “dois e três bilhões de dólares”.

blog do Poder Aéreo

Azul comemora um milhão de passageiros e investe US$ 25 milhões na Universidade Azul




Diretoria da Azul

A Azul comemora nesta quinta-feira a marca histórica de um milhão de passageiros transportados em oito meses de funcionamento. Ao participar no Rio do lançamento oficial da nova rota Rio/Porto Alegre, interligando os aeroportos Santos Dumont e Salgado Filho em voos diretos, o diretor de marketing da empresa aérea, Gianfranco Beting, o Panda, confirmou que a companhia acaba de receber um aporte de US$ 35 milhões a ser utilizado no novo centro de manutenção.

"Será a Universidade Azul que estamos inaugurando em Barueri, São Paulo. Lá em dois meses estará funcionando um simulador e para isso vamos investir US$ 25 milhões. O restante dos recursos recebidos será para viabilizar a TV ao vivo que começa a funcionar em 2010 com 36 canais. A ideia é transmitir ao vivo até mesmo os jogos da Copa em 2014 no Brasil", explicou.

A comemoração pelo lançamento oficial do voo inaugural Porto Alegre/Rio, que registrou uma taxa de ocupação de 80% aconteceu no Hotel Santa Teresa, no Rio com a presença de diretores da Azul. Na ocasião, Paulo Nascimento, diretor de Vendas da Azul destacou o bom desempenho da companhia que já tem um market share de 4,3%, que lhe garante o terceiro lugar no ranking das aéreas nacionais.

"Trouxemos para o mercado da aviação comercial uma qualidade que há muito não se tinha. A nossa meta é transformar a Azul na companhia aérea mais fácil de se fazer negócios e que garanta o maior nível de satisfação ao passageiro", afirmou.

Em relação aos planos da empresa, Panda confirmou que a meta é inaugurar mais uma rota até o fim do ano, para um destino no Nordeste e chegar a marca de dois milhões de passageiros transportados até dezembro. Operando atualmente para 14 cidades a Azul planeja chegar a 24 até 2010. Já a possibilidade de abrir o capital da empresa e a participação no mercado acionário, bem como a abertura para voos internacionais a partir de Porto Alegre são planos de médio prazo a serem viabilizados em dois ou três anos.

Confirmou ainda que os efeitos da crise não atingiram a empresa que fechou o mês de julho com uma taxa de ocupação próxima a 85%. Já o programa de milhagem, Tudo Azul atingiu em seu primeiro mês de funcionamento a marca de 250 mil passageiros cadastrados.

Ao comentar sobre a relação com o mercado, Gianfranco Betting garantiu que a empresa jamais irá virar as costas para os agentes de viagens. "Esta preocupação manifestada ontem por um agente durante a inauguração do voo para Belo Horizonte não tem razão de ser. Vamos ser sempre aliados dos agentes e oferecer os melhores produtos e serviços ao mercado para poder enfrentar a concorrência", explicou.

Mercado e Eventos

Novo Embraer 190 da LAM faz voo inaugural Maputo-Joanesburgo

A segunda aeronave da mesma série chegará ao país até ao final de Setembro, tendo custado cada uma destas unidades cerca de US$ 35 milhões de dólares.


Maputo - O novo avião Embraer 190 adquirido pela LAM – Linhas Aéreas de Moçambique, de fabrico brasileiro, foi inaugurado segunda-feira pelo presidente de Moçambique, Armando Guebuza.

O aparelho deverá efectuar hoje o seu primeiro voo comercial rumo a Joanesburgo, partindo de Maputo. O avião fará também rotas com destino a Luanda (Angola) e Dar-es-Salaam (Tanzania), informou o jornal Notícias.

A segunda aeronave da mesma série chegará ao país até ao final de Setembro, tendo custado cada uma destas unidades cerca de US$ 35 milhões de dólares.

Com capacidade para transportar 98 passageiros, o Embrarer 190 dispõe de elevado nível de informatização do equipamento e procedimentos, pode voar a uma altitude de quarenta mil pés (doze mil metros) durante mais de duas horas, com baixos níveis de emissão de dióxido de carbono e poluição sonora e baixos níveis de custos operacionais.

A cerimónia de apresentação pública da aeronave, baptizada com o nome Cobué ( Posto Administrativo do distrito do Lago, Província do Niassa), contou com a participação de membros do Governo moçambicano e trabalhadores da transportadora aérea nacional.

África 21

Esquadrilha da Fumaça se apresenta sexta-feira em Imperatriz


Serão utilizados nas acrobacias aéreas sete aeronaves modelo T-27, realizando 24 sequências de manobras e 55 acrobacias

A Esquadrilha da Fumaça (EDA), da Força Aérea Brasileira (FAB), confirmou o espetáculo que fará na cidade de Imperatriz na próxima sexta-feira (14), a partir das 16h, na Avenida Beira-Rio, em Imperatriz. A informação foi prestada ontem à reportagem pelo jornalista Élson Araújo, Assessor de Comunicação Social da Prefeitura Municipal.

Segundo ele, os dezesseis pilotos da Esquadrilha da Fumaça, incluindo duas mulheres, desembarcam às 14h no aeroporto de Imperatriz, e concederão entrevista coletiva à imprensa no saguão do aeroporto.

Serão utilizados nas acrobacias aéreas sete aeronaves modelo T-27, realizando 24 sequências de manobras e 55 acrobacias. O espetáculo terá uma duração de 30 minutos no céu de Imperatriz.

Internacional

Os pilotos da Esquadrilha da Fumaça Brasileira estiveram recentemente fazendo grandes apresentações nos Estados Unidos. No começo desta semana, segunda-feira (10) e terça-feira (11), os pilotos fizeram duas apresentações em Minas Gerais.

No começo do mês, estiveram em audiência com o prefeito Sebastião Madeira o major Davi e o 1º tenente-aviador André Fabiano da Silva, que vieram a Imperatriz fazer um levantamento de área.
O Progresso

SAS anuncia forte prejuízo e demissões


ESTOCOLMO, Suécia — A companhia aérea escandinava SAS anunciou nesta quarta-feira um prejuízo de 143 milhõ de dólares no segundo trimestre de 2009, além da intenção de demitir de 1.000 a 1.500 funcionários.

A empresa planeja ainda cortar entre 10% e 20% os salários e benefícios das aposentadorias, como parte de um programa de reestruturação para garantir a sobrevivência da companhia.

AFP

Azul negocia parceria para ampliar tráfego



A Azul Linhas Aéreas Brasileiras negocia parcerias com empresas internacionais para que utilizem suas rotas como parte de sua malha. O objetivo seria aumentar o fluxo de passageiros e permitir que estas empresas cheguem a cidades menores do Brasil, a um custo mais barato. Segundo diretor de marketing da companhia Gianfranco Panda Beting, a negociação ainda é embrionária já que a Azul ainda não opera em grandes aeroportos nacionais, mais usados pelas aéreas estrangeiras. Mas, explica Beting, não há conversa sobre parcerias com as aéreas nacionais. " Todas são concorrentes " , afirma.

UOL

Anac propõe 'plano B' para aeroportos



A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) propõe que a exploração dos aeroportos pela iniciativa privada possa ser feita também pelo regime de autorização - e não só de concessão. Um dos objetivos da proposta é acelerar a ampliação da infraestrutura aeroportuária nas regiões mais movimentadas do país, sobretudo no Rio e em São Paulo, mostra reportagem de Geralda Doca, publicada na edição desta quarta-feira do Globo.

De acordo com o decreto enviado pela agência a vários órgãos de governo, esse instrumento poderá ser usado na construção do novo aeroporto de São Paulo e na privatização do Antônio Carlos Jobim (Galeão). A proposta gerou polêmica até mesmo dentro do governo porque prevê menos rigor na fiscalização pelos órgãos de controle.

Sugerido na minuta de decreto do novo marco regulatório do setor, encaminhado a vários órgãos do governo, o modelo de autorização causa arrepios ao Ministério da Fazenda e à Casa Civil. Além de dispensar a realização de licitação, esse instrumento rompe com todas as amarras da concessão, ao permitir preço livre, fiscalização mais frouxa e liberdade em relação às determinações da política oficial para o setor.

Na visão do governo, a autorização abre espaço para canibalização de aeroportos. O receio tem fundamento em informações do próprio Executivo de que uma empreiteira de grande peso no mercado já teria terreno para construir o terceiro aeroporto de São Paulo e competir diretamente com Guarulhos (SP). O governo corre contra o tempo para fechar o modelo de concessão, pressionado pela Copa do Mundo de 2014 e o calendário eleitoral do ano que vem.

O Globo

GOL alcança lucro líquido de R$ 354 milhões no segundo trimestre



São Paulo - A GOL, companhia aérea brasileira de baixo custo, divulgou hoje ao mercado os resultados financeiros relativos ao segundo trimestre de 2009. No período, a Companhia registrou lucro líquido de R$ 353,7 milhões, com margem líquida em 25,4%, em comparação ao prejuízo de R$ 166,5 milhões no mesmo período de 2008 e ao lucro líquido de R$ 61,4 milhões apurado no primeiro trimestre de 2009.

O resultado operacional entre abril e junho foi positivo pelo quarto trimestre consecutivo, atingindo R$ 89,9 milhões, com margem operacional de 6,5%. Já a margem EBITDAR (lucro operacional antes de juros, impostos, depreciação, amortização e custos com leasing de aeronaves), importante indicador de desempenho operacional, chegou a R$ 258,8 milhões (18,6%) no trimestre.

A participação média da GOL no mercado doméstico ficou em 42,2% no período. Com as operações das rotas internacionais, a Companhia conquistou uma participação média de 13,2% (entre as empresas brasileiras que operam para o exterior). A taxa de ocupação média foi de 60,1%, sendo que a GOL transportou mais de 6,5 milhões de passageiros no trimestre.

“Os resultados do segundo trimestre refletem o foco estratégico da GOL em gerar resultados operacionais crescentes, fundamentados em uma proposta de valor diferenciada aos clientes”, afirma Constantino de Oliveira Júnior, presidente da GOL. “Mesmo com o cenário de crise externa, alcançamos resultado operacional positivo pelo quarto trimestre consecutivo, o que mostra o acerto de nossas ações e que nosso modelo de negócios é o mais adequado à aviação comercial brasileira”.

Os custos e despesas operacionais da GOL ficaram em R$ 1.304,1 milhões no período, queda de 25,9% em relação ao segundo trimestre de 2008. Contribuíram para essa redução as sinergias operacionais proporcionadas pela integração das operações da GOL e da VARIG, sobretudo nas linhas de despesas comercias, publicidade e em material de manutenção e reparo, além da redução no preço médio do combustível, que foi parcialmente contrabalançado pela desvalorização cambial no mesmo período.

“Voltamos a figurar entre as empresas aéreas com os menores custos operacionais do mundo”, continua Oliveira Júnior.

A GOL também fortaleceu significativamente seu saldo de caixa, que, nesse trimestre, atingiu R$ 613,7 milhões – 55,5% a mais do que os R$ 394,6 milhões registrados nos primeiros três meses do ano. Esse aumento decorreu de uma série de iniciativas implementadas pela Companhia, como o aumento de capital anunciado em março 2009 e completado durante o trimestre, a emissão de debêntures e a parceria dos cartões co-branded SMILES com o Banco do Brasil e o Bradesco.

“A Companhia tem como meta chegar a um saldo de, pelo menos, R$ 800 milhões até o final de 2009 e R$ 1,2 bilhão até o final de 2010, o que representaria, aproximadamente, 13% e 19% da receita líquida dos últimos 12 meses”, destaca Leonardo Pereira, vice-presidente Financeiro e de Relações com Investidores da GOL.

Para os próximos trimestres, a Companhia mantém o desafio de reduzir continuamente custos operacionais e gerenciar capacidade, ao mesmo tempo em que eleva a taxa de utilização das aeronaves e aprimora a qualidade de seus resultados operacionais e indicadores financeiros. Além disso, a GOL avalia as oportunidades de expandir suas operações, lançando voos no mercado doméstico e em outros centros internacionais de alto tráfego na América Latina.

Fator Brasil

Vento forte não causa acidente com ultraleve


Em um intervalo de apenas oito dias, dois ultraleves caíram no Estado do Pará. O primeiro acidente aconteceu no dia 2 deste mês e vitimou duas pessoas. O mais recente ocorreu no último domingo e resultou na morte de um médico. Os acidentes coincidem com o período em que o Estado recebe fortes rajadas de ventos, graças à ação do fenômeno climático El Niño. Mas será que os ventos fortes provocoram ou colaboraram com os acidentes? O diretor técnico do Clube do Ultraleve do Pará, Alexey Martins, é enfático ao descartar essa possibilidade. 'Rajadas de ventos não derrubam ultraleves. Isso está fora de cogitação', afirma.

Alexey Martins garante que existem apenas dois fatores capazes de derrubar uma aeronave: manutenção e pilotagem. Os cuidados com a manutenção de um ultraleve ficam a cargo do proprietário da aeronave - que chega a custar R$ 240 mil -, porém tanto a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) quanto a Associação Brasileira de Ultraleve (Abul) - responsáveis pela regulamentação da atividade - podem solicitar uma vistoria no ultraleve.

'Os cuidados com antes da decolagem incluem a verificação das condições do motor e dos níveis de água e combustível do ultraleve. Também é preciso que o piloto esteja atento às condições de visibilidade', atesta o diretor técnico do Clube do Ultraleve do Pará. No ar, as preocupações são outras, é preciso obedecer às normas impostas pela Anac que determina, entre outros, que o ultraleve deve voar a uma altura mínima de 500 pés ou 166,6 metros acima do obstáculo mais alto da região. 'O piloto deve estar, no mínimo, a 500 pés de altitude de uma antena ou morro, por exemplo', diz Alexey Martins.

O Liberal digital

Infraero contesta Inea sobre restrições de voos e passageiros no Santos Dumont



Depois de garantir que até o momento não recebeu qualquer notificação por parte do Instituto Estadual do Meio Ambiente - Inea, em relação à restrições de voos, passageiros e horários no aeroporto Santos Dumont, a Infraero emitiu uma nota oficial onde se confessa surpresa com a decisão da entidade e afirma que irá encaminhar o assunto ao departamento jurídico assim que for comunicada.

Veja o teor da nota
A Infraero não recebeu, até o momento, qualquer comunicado ou
notificação do Inea (Instituto Estadual do Ambiente). Vale ressaltar que todos os esforços estão sendo feitos pela Infraero para obtenção da licença ambiental do Aeroporto Santos Dumont.

Como tratativa para obtenção da licença ambiental, foi realizada uma reunião entre o Ministério Público (MP), o Inea, a Anac e a Infraero, além de outros órgãos públicos, em abril de 2009, a fim de definir os ajustes necessários ao processo de licenciamento do aeroporto.


A partir desta reunião, foi estabelecido um compromisso entre as partes envolvidas e, desde então, dentro dos prazos acordados com o MP, a Infraero forneceu toda a documentação exigida pelo Órgão ambiental em questão com a finalidade de obtenção das licenças, ou seja, a Infraero cumpriu rigorosamente o acordado com o Ministério Público e o Inea.


Desta forma, a empresa recebe a notícia sobre a possível notificação do Inea com surpresa, já que o processo está, ainda, em andamento. A Infraero, tão logo receba qualquer notificação, irá analisar juridicamente a questão.

A nota afirma ainda que a Infraero não pediu ao Inea para que o aeroporto movimente 8 milhões de passageiros por ano, mas, apenas informou ao órgão a capacidade do aeroporto que é de 8,5 milhões de passageiros por ano.

Sobre a movimentação no Aeroporto Santos Dumont, afirma que em 2008, 3.628.766 passageiros embarcaram ou desembarcaram pelo terminal. A expectativa para esse ano é que a movimentação não ultrapasse 5 milhões.

Em relação às informações a respeito do horário do funcionamento, afirma que elas devem ser verificadas com a Anac – responsável pela malha aérea. E em referência aos procedimentos de decolagem e de pouso, a informação deve ser verificada junto ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgão da Aeronáutica, afirma a nota.

Mercado e Eventos

Piloto de avião que se chocou no Irã estaria distraído

O piloto do avião que se chocou contra um muro logo depois do pouso em um aeroporto no Irã, em julho, estava "distraído" com uma conversa quando perdeu o controle da aeronave, segundo informações divulgadas pela agência BNO News.

O acidente deixou pelo menos 18 mortos e 40 feridos, segundo a agência Mehr. Entre as vítimas fatais estava o piloto, natural do Cazaquistão.

O excesso de velocidade do avião no momento da aterrissagem foi apontado como principal causa do acidente pela aviação civil iraniana.

Com 153 passageiros a bordo, o avião Ilyushin decolou de Teerã e saiu da pista durante o pouso, chocando-se contra um muro no aeroporto internacional Shahid Hashemi Neyad, em Mashhad.

Terra

DECEA planeja implantar 61 novos Radares até 2016


O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), como Órgão Central do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), sob a coordenação do Comando da Aeronáutica, planeja implantar em sua rede de detecção, tratamento e visualização de dados, 61 novos Radares no período de 2010 a 2016 em atendimento ao Conceito Operacional de Gerenciamento de Tráfego Aéreo, documento que traduz a Concepção Brasileira para a continuidade da implantação do Conceito Operacional ATM Global (Air Traffic Management) da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).

O planejamento estará dependente da aprovação do orçamento para o DECEA a cada período e a consequente liberação dos recursos.

As implantações planejadas são as seguintes :


  • 12 Radares primários bidimensionais de longo alcance (rota);
  • 02 Radares primários bidimensionais de curto alcance (terminal);
  • 14 Radares primários tridimensionais fixos;
  • 03 Radares secundários transportáveis; e
  • 30 Radares secundários fixos.

Aeroblog

British Airways nega rumores sobre cobrança de refeições a bordo


A companhia aérea britânica esclareceu hoje que vai continuar a fornecer aos passageiros e sem custos acrescidos o atual serviço de refeições, 'snacks' e bebidas em todos os seus voos.

Em comunicado, a transportadora aérea britânica esclarece que irá fazer algumas alterações nas suas cabinas, "as quais foram muito bem analisadas de modo a assegurar um impacto mínimo nos nossos passageiros e no elevado padrão de serviço que estes recebem."

No entanto, essas alterações não englobam a cobrança do serviço de 'catering' ou a extinção do mesmo.

Segundo a empresa, um estudo referente ao 'catering' da British Airways revelou que 30% da segunda refeição era devolvida sem sequer ser tocada. Desta forma, "a companhia aérea britânica está a rever esta oferta de modo a criar um serviço mais flexível para os passageiros e ao mesmo tempo reduzir os seus custos."

"Não é invulgar fazer pequenas alterações para evitar desperdícios e poupar dinheiro onde faz sentido e quando vai ao encontro da opinião dos passageiros", pode ler-se no mesmo comunicado.

Sapo pt

Cai ritmo de crescimento do número de passageiros aéreos no Brasil



O número de passageiros nos aeroportos brasileiros aumentou 1,1% no primeiro semestre deste ano, em relação aos seis primeiros meses de 2008, passando de 57,6 milhões para 58,2 milhões, segundo dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Entretanto, o ritmo de crescimento dos passageiros, nos primeiros semestres, vem se reduzindo ano após ano, desde 2004.

Do primeiro semestre de 2004 para o mesmo período de 2005, o crescimento havia sido de 16,7%. Desde então, cada primeiro semestre tem apresentado um aumento inferior ao registrado no período anterior: 12,6% de 2005 para 2006, 8,5% de 2006 para 2007 e 4,6% de 2007 para 2008.

Apesar de não explicar a redução do ritmo de crescimento nos últimos anos, o presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação, José Márcio Mollo, diz que o primeiro semestre de 2009 teve resultado especialmente ruim por causa da crise econômica mundial, que se acentuou no segundo semestre do ano passado, e da influenza A (H1N1) - gripe suína.

Mollo acredita que ainda há espaço para crescimento do transporte aéreo de passageiros no Brasil. Segundo ele, basta que a situação da economia melhore para que os números voltem a crescer de forma mais acelerada. “Pelo que a gente tem visto, a situação da economia já está se revertendo e tudo indica que teremos um primeiro semestre melhor em 2010, apesar de acreditarmos que não chegará a patamares de anos anteriores.”

Gianfranco Beting, diretor de Marketing da companhia aérea Azul, que está apenas há sete meses no mercado, também acredita que há espaço para maior crescimento no transporte aéreo, mas é preciso reduzir o preço das passagens para atrair mais passageiros.

“O brasileiro viaja, em média, uma vez a cada quatro anos. Nos Estados Unidos, cada americano faz quatro viagens de avião por ano. Essa disparidade, mesmo quando se faz a compensação por renda média ou por Produto Interno Bruto (PIB), as passagens do Brasil custam o dobro do que custa nos Estados Unidos. É por isso que as pessoas não voam mais no Brasil, porque é caro e é ruim”, disse Beting.

Agência Brasil


Viajar de avião deve ficar mais barato


Preço das passagens aéreas tende a cair no segundo semestre. O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) cita alguns indicadores, do primeiro semestre, que apontam a possibilidade desta queda: o preço do combustível caiu 20,27%, a oferta de assentos em vôos domésticos subiu 10,2%, a taxa de ocupação das aeronaves diminuiu para 63,15% - em relação a igual período do ano passado era de 67,44%. Além desses números, o técnico do Snea, Ronaldo Jenkins, destaca que a demanda cresceu apenas 3,2%.

"O setor estava acostumado a um crescimento de dois dígitos", compara. "O preço do combustível representa 35% a 40% do custo total. Isso pode ter reflexo no preço das tarifas".

Rotas internacionais

Nas rotas internacionais, a queda na demanda foi de 5,64%, ante igual período de 2008. A oferta de assentos recuou 3%. De acordo com Jenkins, a demanda interna desacelerou por conta da crise econômica mundial e da gripe suína, que reduziram as viagens de negócios e de lazer. Sobre o desempenho do primeiro semestre em anos anteriores, as altas foram de 7,4%, em 2008; 11,9%, em 2007; 12,3%, em 2007; 12,3%, em 2006; 19,4%, em 2005; e 11,9% em 2004, segundo o Snea, em relação a vôos nacionais, sempre na comparação com igual período do ano anterior.

Ele garante que as companhias aéreas não vão parar avião para restringir a oferta. "Isso já ocorreu em outros países, por causa da crise, mas aqui as empresas operam com frota total", avalia.

Trade vê oportunidades

Apesar deste cenário, o trade turístico fala em manutenção de preços e na possibilidade de promoções pontuais das companhias. Quem pretende viajar neste segundo semestre deve ficar atento a boas oportunidades para compra de passagens aéreas. As companhias tendem a aumentar disputa por passageiro com promoções. Para o diretor da empresa em Fortaleza, Arley Silva da CVC, a demanda deve melhorar no segundo semestre, quando deve acontecer mais promoções pontuais. "Uma facilidade é parcelar em até 10 vezes", diz.

Classe média

"A classe média já inseriu no seu orçamento familiar uma viagem por ano". O diretor da Turisforma, Valmir Torres, também está confiante no incremento das vendas até o fim do ano. "A procura por cruzeiro é grande", garante. Ele diz que há uma demanda reprimida. "O setor vai recuperar o resultado do primeiro semestre", projeta. O gerente de marketing da agência Grandes Viagens, Flávio Wanderley, afirma que as vendas de roteiros para os EUA devem crescer com a queda do dólar, principalmente, para quem quer fazer compras. "A procura por navios também é grande", ressalta.

Fonte DN