PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Programa Smiles alcança 8 milhões de clientes

O programa de milhagem da Gol, o Smiles, ultrapassou essa semana a marca de 8 milhões de participantes cadastrados, informou a companhia aérea. O programa, criado em 1994 e adquirido em março de 2007 junto com a VRG Linhas Aéreas, teve os benefícios estendidos aos clientes da Gol em 2008. “O programa funciona como uma fonte de receita para nós, uma vez que podemos vender milhas diretamente para empresas ou utilizá-las como cartões de crédito de bandeira compartilhada. Ele mantém parcerias com cadeias de hotéis, empresas de aluguel de automóveis, editores, além de formar parcerias com os maiores bancos do Brasil e da América do Sul e administradoras de cartões de crédito”, aponta o vice-presidente de Finanças e RI, Estratégia e TI da Gol, Leonardo Pereira. O Smiles registra cerca de 60 mil cadastramentos ao mês. “Em agosto, registramos 87 mil novos cadastros”, continua Pereira. O número médio de emissões de bilhetes também disparou desde a incorporação à Gol: passou de 33 mil no mês antes da aquisição, em 2007, para 230 mil por mês. Recentemente, a companhia anunciou que passou a tratar o Smiles como unidade de negócio separada, a fim de aumentar sua autonomia e foco. Mais informações: www.smiles.com.br.
panrotas

Aranha volta à Avianca como diretor de Serviços


Renato Aranha assume nova diretoria

A Avianca Brasil anuncia a contratação do executivo Renato Aranha para a nova Diretoria de Serviços. Aranha terá como principal responsabilidade melhorar a experiência do passageiro no atendimento nos aeroportos, serviço de bordo e entretenimento. “ O maior objetivo é oferecer um serviço diferenciado e superior ao padrão médio encontrado no mercado, tornando a experiência do passageiro a melhor possível”, afirma o executivo.

A estratégia da nova Diretoria de Serviços é priorizar a qualidade de serviço aos passageiros. Uma das inciativas será inovar permanentemente o serviço de bordo, promovendo adequação do cardápio a cada mudança de estação. Também está planejada a renovação constante do sistema de entretenimento de bordo (on demand, em que o passageiro escolhe sua própria programação).

Renato Aranha já passou por outros departamentos da companhia aérea. Possui experiência de mais de 26 anos no setor de aviação, com passagens pela Varig, PanAm, American Airlines e Amadeus.


Sindicatos de aeronautas e aeroviários iniciam negociações salariais em outubro


Sindicatos de aeronautas e aeroviários iniciam negociações salariais em outubroOs sindicatos de aeronautas e aeroviários e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac/CUT) entregaram a pauta de reivindicações das categorias ao Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), na sede da entidade, no Rio de Janeiro, no dia 15 de setembro. O objetivo dos trabalhadores é antecipar as negociações da campanha salarial deste ano, a fim de evitar contratempos no final de dezembro nos aeroportos.


Os sindicalistas explicam que, há décadas, a data-base de aeroviários e aeronautas é 1º de dezembro. Nos últimos anos, no entanto, “as empresas, em um flagrante e total desrespeito aos usuários e trabalhadores, apesar de receberem as reivindicações dentro do prazo estabelecido, insistem em estender as negociações pelo mês de dezembro, chegando a colocar em risco o planejamento das férias escolares e natalinas de todos os usuários do Transporte Aéreo”.

A iniciativa de antecipar a entrega da pauta se dá nesse sentido, “de uma atitude responsável dos trabalhadores de entregar a pauta com antecedência para que o sindicato patronal a encaminhe às empresas e as negociações fluam com o respeito e agilidade necessária”, ressaltam.


Nas negociações anteriores, a demora das empresas em apresentar sua contraproposta e chegar a um consenso com os trabalhadores levou a campanha até a véspera de Natal e Ano Novo, impedindo o seu encerramento antes do início da alta temporada. Os passageiros foram prejudicados com o clima de tensão, mas os sindicatos de trabalhadores também, porque foram usados pelas empresas como desculpa para os vários problemas enfrentados nos aeroportos. Os funcionários das companhias aéreas, que já sofrem com o aumento da demanda e a sobrecarga de trabalho, também.


A intenção dos sindicatos, entregando a pauta antecipadamente, é garantir a data-base e evitar qualquer iniciativa das empresas de atrasar a negociação, além de afastar o acirramento das negociações e a possibilidade de greve este ano. “Cabe agora às empresas apresentarem uma posição com propostas de aumento salarial justo para seus funcionários”, afirmam. A primeira reunião com o sindicato patronal acontece em 6 de outubro.


Além dos itens econômicos, que englobam salários, pisos, cesta básica, seguro de vida e diárias, entre outros, os trabalhadores aeronautas e aeroviários propõem ampliação de direitos sociais a fim de aumentar a licença maternidade e garantir benefícios iguais para parceiros de mesmo sexo.


Fentac/CUT

Tam e Lan recorrem à Suprema Corte do Chile

A Tam linhas aéreas e a companhia chilena Lan decidiram que vão recorrer à Suprema Corte do Chile contra medidas impostas por órgão de defesa da concorrência do país.

Em comunicado, as empresas disseram que as chamadas medidas de mitigação são "inconstitucionais e desproporcionais", e registraram recurso contra a decisão do Tribunal de Livre Concorrência do Chile na segunda-feira (3/10).

O órgão chileno aprovou a fusão entre as companhias em 22 de setembro, mas impôs 11 condicionantes para a efetivação da operação.

As empresas estimavam sinergias de US$ 400 milhões anuais

As empresas estimavam sinergias de US$ 400 milhões anuais


Dentre as medidas que as empresas rejeitam, uma delas propõe o acesso irrestrito do governo chileno a bases de dados, sistemas e instalações do Grupo Latam, o que, segundo as companhias, fere garantias constitucionais.

Além disso, as empresas questionam a exigência de renunciar a quatro direitos de tráfego em Lima, para que sejam concedidas a outras companhias aéreas.

As empresas não questionaram a exigência do tribunal chileno de que deverão renunciar a pelo menos uma das alianças globais das quais participam no momento.

Contudo, as companhias aéreas afirmaram que as medidas de mitigação não terão impactos significativos sobre as sinergias estimadas nem no desenvolvimento estratégico futuro do grupo Latam e prometem fusão no primeiro trimestre de 2012.

De acordo com o comunicado das companhias, o impacto das medidas na sinergia "não seria maior do que US$ 10 milhões por ano". As empresas estimavam sinergias de US$ 400 milhões anuais.

Brasil econômico

Roubo milionário em aeroporto

Um homem que fingiu ser funcionário de uma empresa de segurança roubou no domingo cerca de um milhão de euros de um banco localizado no aeroporto de Atenas.
O autor do roubo apresentou-se na sucursal do Alpha Bank, localizada no aeroporto internacional Eleftherios Venizelos, dizendo que precisava de resolver uma questão do sistema de segurança.
“Os funcionários do banco deixaram o indivíduo entrar depois de ele se ter identificado”, disse uma fonte policial à AFP.
Uma vez dentro da agência, o cidadão tirou uma pistola e exigiu aos funcionários que dissessem o código cofre.
“Abriu o cofre, pôs o dinheiro em três sacos e foi-se embora de táxi”, explicou a fonte policial.
A polícia disse que estão a ser a examinadas as filmagens das câmaras de segurança do aeroporto, com a ajuda da unidade antiterrorista, para identificar o ladrão.
jornal de angola

Ex-comissário é condenado 12 anos após corpo de cantora ser achado em mala

crime, londres, 424 280

Há 12 anos, Yousseff Wahid matou a cantora Fatima Kama, colocou a árabe dentro de uma mala e caminhou pelo aeroporto

Um ex-comissário de voo foi condenado à prisão perpétua pelo assassinato de uma cantora árabe de 28 anos cujo corpo foi encontrado dentro de uma mala no estacionamento do aeroporto de Heathrow, em Londres, 12 anos atrás.

O libanês Yousseff Wahid foi preso no Bahrein e extraditado para o Reino Unido no ano passado e vai ter de cumprir um mínimo de 24 anos na prisão.

Na época do assassinato de Fatima Kama, ele foi flagrado pelo circuito interno de TV do aeroporto empurrando a mala em um carrinho, mas em seguida o ex-comissário da Kuwait Airways fugiu para Beirute.

"O juiz e o júri em Londres nos deram algo que estávamos esperando por anos", disse o pai da vítima, Bouchaib, a jornalistas.

Mesmo após receber a sentença, Wahid não esclareceu os motivos que o levaram a estuprar e esfaquear a cantora.

Ele foi descrito pelo juiz no caso como um "homem inteligente, evasivo e manipulador" que não demonstrou nenhum remorso.

Presentes caros

Fatima Kama nasceu no Marrocos, mas tinha nacionalidade canadense, e ganhava a vida cantando em festas e casamentos árabes.

Ela se mudou para Londres em 1999 em uma tentativa de ganhar mais visibilidade como cantora e alugou um apartamento em uma área nobre do centro da capital britânica.

Fatima podia ser vista com frequência em boites e cassinos, começou a namorar um árabe rico e esperava conseguir gravar um disco.

"Ela era uma jovem mulher animada e atraente que tinha diversos admiradores ricos", disse o promotor Adrian Darbishire durante o julgamento.

Quando voltou a Londres após uma viagem ao Canadá para comemorar seu aniversário de 28 anos, ela foi informada de que teria que dividir seu apartamento com Youssef Wahid, irmão do proprietário, Adel Wahid.

No dia de sua morte, uma semana depois, ela havia tirado do banco jóias e dinheiro, em um total estimado em R$ 150 mil (US$ 80 mil).

Youssef Wahid estuprou Fátima e a esfaqueou e depois colocou seu corpo em uma mala grande e o levou de táxi até o aeroporto de Heathrow.

Extradição única

Depois que Wahid fugiu para Beirute, as autoridades libanesas foram contactadas e após dois anos de investigações, ele foi condenado à morte, mas na época ele já havia fugido do país, possivelmente para a Arábia Saudita, disse o investigador John McFarlane.

- Ele foi procurado por anos e anos. Ele passou 11 ou 12 anos olhando por cima do ombro e esperando uma batida na porta. Ele achou que estava seguro no Bahrein porque o país não tem tratado de extradição com o Reino Unido, mas conseguimos negociar a extradição neste caso. Foi a primeira vez que alguém foi extraditado do Bahrein para o Reino Unido.

r7

Anac dá sinal verde para aeroporto privado de jatinhos em SP

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) já deu o sinal verde, no que tange às competências da própria agência, para a construção de um aeroporto privado internacional para a aviação executiva, mostra documento obtido pela eportagem.
O empreendimento será feito pela construtora JHSF, especializada no mercado de luxo e dona do shopping Cidade Jardim.

O investimento é de R$ 400 milhões e prevê, além do aeroporto, o desenvolvimento imobiliário do entorno, com shopping center e escritórios comerciais.

O terreno pertence à JHSF e está localizado depois de Araçariguama, a quase 60 km do centro de São Paulo, sentido sul, pela rodovia Castello Branco.

A JHSF não quis se pronunciar.

A reportagem teve acesso ao projeto: com uma pista de 2.700 metros de cumprimento e 45 metros de largura, o aeroporto terá capacidade para 200 mil movimentos (pousos e decolagens) por ano.

Isso equivale à soma dos movimentos da chamada aviação geral (aviões privados e táxi aéreo) nos aeroportos de Cumbica, Congonhas e Campo de Marte em 2010.


Libra anuncia compra do Aeroporto Internacional de Cabo Frio

O Grupo Libra anunciou nesta terça-feira que concluiu as negociações para a aquisição de 60% das ações da Costa do Sol Operadora Aeroportuária S.A., controladora do Aeroporto Internacional de Cabo Frio. O iG antecipou as negociações em maio deste ano.

Foto: AE
Movimentação de carga no aeroporto de Cabo Frio: novo impulso para expansão da infraestrutura aérea


Um dos primeiros aeroportos públicos com gestão privada no Brasil, Cabo Frio está habilitado a movimentar cargas e passageiros nacionais e internacionais e possui a segunda maior pista de pouso do Estado do Rio de Janeiro, atrás apenas do Aeroporto Internacional do Galeão. O areoporto também serve de base aérea para helicópteros, que operam principalmente nas bases de petróleo nas Bacias de Campos e de Santos.


“A compra marca a entrada do Grupo no segmentos aeroportuário e fortalece sua posição na operação de carga aérea alfandegada, permitindo a integração com os nossos demais negócios, oferecendo ao nosso cliente uma malha intermodal completa”, declara Marcelo Araujo, CEO do Grupo Libra, uma das maiores empresas brasileiras em operação portuária e logística de comércio exterior.

O processo está em análise final pela ANAC, agência reguladora do setor. "Com essa aquisição, a Libra torna-se a o único grupo brasileiro a oferecer uma logística internacional completa, com soluções portuárias, de transporte interno e aeroportuária", afirma a empresa, em comunicado à imprensa.

Segundo ele, a gestão dos negócios será compartilhada entre a Libra e a Costa do Sol.

O aeroporto fica em Cabo Frio, entre as cidades do Rio de Janeiro, Macaé, principal pólo petrolífero brasileiro. O aeroporto ainda se encontra na área de influência de carga área de São Paulo, Belo Horizonte e Vitória, e fica próximo às bases de petróleo nas Bacias de Campos e de Santos.

ig

Além de Vila Autódromo, clube de ultraleve será transferido para construção de Parque Olímpico

RIO - A construção do Parque Olímpico não vai desalojar apenas a Vila Autódromo. O Clube Esportivo de Voo (CEU), onde pousam e decolam ultraleves, também terá que ser transferido.


Além disso, não está descartada a possibilidade de o projeto exigir a ocupação de um condomínio do Ministério da Aeronáutica.


O prefeito Eduardo Paes disse que já procurou o clube para discutir a cessão de uma outra área pública, cujo espaço aéreo não tenha restrições para ultraleves.


O presidente do CEU, Édson Pimentel, confirmou as negociações. Ele lembrou que a área do clube foi cedida pelo estado e a concessão pode ser revogada:

- Nós precisamos de uma área que atenda ao clube e não tenha restrições de operação.


o globo

Emissora de rádio FM sai do ar por interferir em radar

A pedido da Aeronáutica, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou a interrupção das transmissões da emissora de rádio Real Cafelândia FM, 107,9 MHz, em Tanabi.

Segundo a Aeronáutica, o sinal da emissora interferia no funcionamento do radar do Cindacta 1 (centro regulador do tráfego aéreo brasileiro) em Tanabi. Quando pilotos sobrevoavam a região de Rio Preto, tinham dificuldade em se comunicar com controladores de voo do Cindacta em Brasília.

O problema teria começado no início do mês. De acordo com a Aeronáutica, apesar das falhas de comunicação, não houve incidentes graves. O radar de Tanabi é um dos 18 do Cindacta 1, três deles no Estado de São Paulo. Notificada do problema, a Anatel determinou a interrupção do sinal na última semana.

Segundo a assessoria da agência, será instaurado procedimento administrativo contra a emissora que pode culminar em multa - o valor pode chegar R$ 10 mil. Após regularizar a frequência, ainda conforme a assessoria, a Real Cafelândia poderá voltar a operar normalmente. A 107,9 MHz é uma emissora outorgada pela Anatel desde 2002.

Tanto a sede da emissora quanto seus proprietários são de Araçatuba: José Carlos Sanches Hernandes, Jaqueline Saccaon Hernandes, filha dele, e Pedro Leodoro Pelosi. De acordo com a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), a empresa Real Cafelândia FM foi constituída em 1998, e tem capital social de R$ 15 mil.

Procurado ontem à tarde, José Carlos confirmou a interrupção do sinal da emissora pela Anatel, mas não soube dizer o que teria motivado o sinal irregular e nem se o problema já teria sido solucionado. “Estou por fora”, afirmou. Ele disse que pediria para uma pessoa chamada Júnior entrar em contato com a reportagem para esclarecer tecnicamente o episódio, o que não ocorreu até as 19h de ontem. Procurado novamente pela reportagem, José Carlos não atendeu as ligações feitas para o seu aparelho celular.
região noroeste

Infraero exclui companhias aéreas da disputa por aeroportos de

O governo anunciou hoje que será publicada, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), a minuta dos editais de licitação dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos. A proposta de edital permanecerá em consulta pública pelo prazo de 30 dias.

A Infraero terá participação de até 49% na empresa que será constituída para operar o aeroporto, a chamada Sociedade de Propósito Específico (SPE). "A participação da Infraero certamente será significativa", disse o ministro chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt em entrevista coletiva.
Segundo o ministro, as companhias aéreas terão uma "participação residual" de apenas 1%. "A idéia é que não tenha conflito de interesse", disse o ministro. Bittencourt informou que os leilões dos três aeroportos serão realizados simultaneamente na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).
Vence a disputa a empresa ou grupo de empresas que oferecer o maior valor de contribuição ao sistema. O diretor presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Guaranys, informou que o governo trabalhou em mecanismos específicos para garantir a concorrência. "As empresas poderam concorrer em todos aeroportos, mas só poderá levar um", disse diretor.
12 horas aéreas

Helicóptero cai no East River de Nova York com 5 pessoas a bordo

Um helicóptero Bell 206 caiu nesta terça-feira (4) no East River, em Nova York, com cinco pessoas a bordo, das quais já foram resgatadas quatro delas, e que ocasionou um forte desdobramento de segurança na região.

Um porta-voz policial confirmou à Agência Efe que o acidente ocorreu no heliporto, na altura da rua 34, e que por enquanto não estão claras as causas do incidente, que, segundo diversos meios da comunicação, estaria relacionado com a decolagem da aeronave.

Por sua parte, um porta-voz do Departamento de Bombeiros de Nova York informou que duas das vítimas foram transferidas ao Hospital Bellevue, enquanto uma terceira continua no local, embora se desconheça o estado de todas elas.

A operação de resgate fez com que se transferissem até a região mais de uma dúzia de embarcações do serviço da guarda-costeira e da Polícia de Nova York.

A aeronave ficou completamente submergida no East River e várias equipes de submarinistas buscam a quinta vítima.

O porta-voz da Polícia de Nova York, Paul Browne, assinalou à imprensa que a nave acidentada é um helicóptero comercial do tipo Bell 206.

As cenas exibidas pelos canais de televisão americanos, com numerosas embarcações de resgate, lembram a operação do dia 15 de janeiro de 2009, quando um avião da companhia aérea US Airways caiu no rio Hudson e a perícia de seu piloto, o capitão Chesley Sullenberger, salvou as 155 pessoas que estavam a bordo.

Popout

desástres aéreos

Pai de Herbert Vianna sofre acidente ao tentar pousar com ultraleve

Pai de Herbert Vianna sofre acidente

Pai de Herbert Vianna sofre acidente

O brigadeiro-do-ar Hermano Vianna, pai do cantor e compositor Herbert Vianna, do Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de ultraleve, na tarde desta terça-feira, ao pousar no Clube Esportivo de Ultraleves (CEU), na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. O oficial foi levado de helicóptero para o Hospital da Força Aérea do Galeão (HFAG), na Ilha do Governador.

O brigadeiro passou do ponto do pouso (a expressão técnica é “varou o pouso”) e parou no meio do mato. O acidente foi com um ultraleve avançado modelo Sierra.

De acordo com as primeiras informações, ele está lúcido e orientado. As tomografias não revelaram lesões graves. Ele já foi avaliado pela equipe de cirurgia geral e aguarda ser examinado pela neurocirurgia.

Em 4 de fevereiro de 2001, Herbert Vianna também sofreu um acidente de ultraleve, em Mangaratiba, no litoral sul do estado. Ele pilotava a aeronave, que caiu no mar, a cerca de 20 metros da orla. Sua mulher, a inglesa Lucy Needham Vianna, então com 36 anos, morreu no acidente. Herbert ficou paraplégico.

180 graus

Avião da Gol faz pouso de emergência em Salvador

Avião da GOL

Em Salvador, os 129 passageiros foram desembarcados e a companhia providenciou a substituição imediata da aeronave

São Paulo - Um avião que fazia o voo G3 1530 da Gol, que partiu do Rio de Janeiro com destino a Teresina, precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto de Salvador na madrugada de hoje. Segundo a companhia aérea, o comandante do voo decidiu pelo procedimento após verificar uma diminuição de potência em um dos motores. A Gol afirmou, porém, que em momento algum a operação esteve sob risco.

Em Salvador, os 129 passageiros foram desembarcados e a companhia providenciou a substituição imediata da aeronave. O voo prosseguiu às 5h15 com destino à capital do Piauí. Segundo a Gol, a empresa prestou todo o atendimento necessário aos clientes, conforme as determinações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

exame

País tem recorde de acidentes aéreos




O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) registrou 125 acidentes aéreos no País até o dia 30, volume que ultrapassou os 110 ocorridos em todo o ano de 2010. Trata-se de número recorde desde o início da série histórica, em 2001. O recorde anterior havia sido em 2009, com 113 acidentes. E nos números atuais ainda não estão computados os dois acidentes ocorridos no primeiro fim de semana de outubro, um deles no interior de São Paulo (com quarto mortos) e o outro em Curitiba, no Paraná. Os números não levam em conta os incidentes aeronáuticos, como pousos de emergência.

Helicópteros

Os acidentes com helicópteros, um meio de transporte que tem sido muito usado principalmente nas grandes cidades, crescem ano a ano. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recolhidos até o fim de julho, quando haviam sido registrados 89 dos 127 acidentes ocorridos até esta quarta-feira (05), problemas com helicópteros representaram 18% do total, ou seja, dos 89 acidentes computados, 16 haviam sido com helicópteros (que respondem por 10% da frota aérea, com 1.553 aparelhos registrados).

O ex-ministro da Aeronáutica brigadeiro Mauro Gandra, um especialista do setor, atribui ainda o aumento do número de acidentes aéreos ao longo dos anos ao “esquartejamento dos setores de comando da aviação civil”. Ele se refere particularmente ao período a partir de 2005, quando foi criada a Anac, em substituição ao Departamento de Aviação Civil (DAC), que ficava na Aeronáutica. Na sua opinião, vários órgãos passaram a funcionar de forma independente, sem diálogo entre si.

O brigadeiro observa que havia um respeito maior às regras ditadas pelo Cenipa, que tinham por objetivo prevenir fatores que levaram a um determinado acidente, voltassem a se repetir em outro. “Além disso, as partes passaram a não se falar”, observou ele, lembrando que é preciso que as autoridades façam um “trabalho de formiguinha de conscientização da necessidade de prevenção de acidentes aeronáuticos”, sobretudo em aeroclubes e escolas de pilotagem.

Motivos

Estudo realizado pelo Cenipa, levando em consideração todos os acidentes ocorridos entre 2001 e 2010, aponta que, na lista dos fatores que mais contribuíram para a ocorrência dos desastres aéreos lidera o julgamento de pilotagem. Trata-se da inadequada avaliação, por parte do piloto, de determinados aspectos relacionados à operação da aeronave, estando qualificado para operá-la.

O Cenipa sempre alerta que um acidente acontece por uma somatória de fatores. Em segundo lugar, a responsabilidade dos acidentes é atribuída à supervisão inadequada, pela gerência de não tripulantes, e em terceiro vem o planejamento do voo – seguido dos aspectos psicológicos.

Entre os 24 itens listados como fatores contribuintes, o controle do trafego aéreo aparece em último lugar, a manutenção das aeronaves vem em 7.º lugar, a instrução dos operadores da aeronave em 10.º e as condições meteorológicas adversas, em 11.º lugar.

cratéu news

Aviões mais eficientes do mundo são elétricos

Aviões mais eficientes do mundo são elétricos
O estranho formato do Pipistreal Taurus G4, com cabines separadas, deu ao avião uma sustentação excepcional. [Imagem: NASA]

Aviões elétricos

O Pipistrel Taurus G4 foi considerado pela NASA como o avião mais eficiente do mundo, conquistando US$1,35 milhão doCAFE Green Flight Challenge, o maior prêmio da história da aviação.

O mais surpreendente é que tanto o Pipistrel, como o segundo colocado, o eGenius, são aviões elétricos.

O evento, patrocinado pela empresa Google, tinha como objetivo alcançar a maior eficiência energética possível, voando o máximo de distância e tempo com o mínimo de combustível.

"Dois anos atrás, pensar em voar 200 milhas a 100 milhas por hora em um avião elétrico era pura ficção científica," comentou Jack Langelaan, chefe da equipe Pipistrel.

Nova era na aviação

Aviões mais eficientes do mundo são elétricos
O eGenius foi o segundo colocado na competição, cumprindo todas as etapas do concurso, inicialmente consideradas exigentes demais. [Imagem: NASA]

Para a NASA, o resultado positivo do evento, com equipes alcançando os objetivos inicialmente considerados exigentes demais, marca "o início de uma nova era na eficiência da aviação".

Esta é primeira vez que aviões elétricos em escala normal participaram de uma competição.

inovação tecnológica

Agência: peritos apontam 'confusão' entre pilotos do voo 447

O acidente, em maio de 2009, deixou 228 mortos. Foto: EFE

O acidente, em maio de 2009, deixou 228 mortos
Foto: EFE

Os especialistas judiciais que analisaram as duas caixas pretas do Airbus do voo 447 da Air France, que caiu no Atlântico em 31 de maio de 2009, indicaram uma "confusão na tripulação", segundo o relatório consultado pela agência AFP. "Até agora, peritos não tiraram nenhuma conclusão da consulta dos gravadores", avisa a introdução do documento.

De acordo com as gravações, os pilotos ficaram preocupados quando observaram uma grande concentração de radares no radar. "Temos uma 'coisa' bem na nossa frente", disse um deles. Isso foi à 01h35. A turbulência começou a aumentar meia hora depois. Porém, os especialistas explicaram no relatório que "a situação meteorológica tinha sido avaliada como não preocupante pelo comandante".

Poucos minutos depois, o piloto automático foi desativado. Na ausência do comandante, que foi descansar, o copiloto que assumiu "teve uma ação sobre o manche. Esta ação foi mantida de forma imprecisa e confusa". A aceleração vertical do avião continuou "aumentando de forma sensível", de acordo com os peritos.

Logo em seguida, o copiloto "manifestou seu espanto e incompreensão a respeito das informações que recebia", segundo o relatório. "Não tenho mais controle sobre o avião", teria afirmado o piloto quando o comandante voltou para a cabine. "Estamos perdendo o controle", repetiu outro piloto mais tarde.

Os especialistas também levantaram dúvidas sobre as "indicações visíveis nas telas". "Não tenho mais indicações", disse um dos copilotos. "Estamos indo em uma velocidade louca", completou outro. De acordo com os peritos, "a confusão começou a reinar entre os membros da tripulação". Diversas situações que comprovam isso constam no relatório.

Os pilotos "sequer mencionaram o início da perda de altitude do avião" que, segundo os peritos, "não foi percebido pela tripulação". Os especialistas explicam que, "apesar de alarmes sonoros e visuais", os pilotos pareciam "não ter identificado o problema e não ter tomado qualquer medida para resolvê-lo".

No início de setembro, o Escritório de Investigações e Análises da França (BEA, na sigla em francês), divulgou que formou um grupo de trabalho para analisar, entre outros aspectos, as ações e reações da tripulação nas fases finais do voo. Sete especialistas formam a equipe: três investigadores do BEA especializados em fatores humanos, um psiquiatra especialista em análise de risco, um consultor de fatores humanos em aviação e dois pilotos de Airbus A330.

O congelamento em sensores de velocidade foi a única falha técnica observada desde o início do inquérito, mas os especialistas afirmaram que esta não poderia ser a única causa do acidente. O relatório final das autoridades francesas deve ficar pronto em 2012.

As famílias das 228 vítimas do acidente devem ser recebidas na quarta-feira pela juíza de instrução Sylvia Zimmermann para receberem novas informações sobre a investigação.

O acidente do AF 447
O voo AF 447 da Air France saiu do Rio de Janeiro com 228 pessoas a bordo no dia 31 de maio de 2009, às 19h (horário de Brasília), e deveria chegar ao aeroporto Roissy - Charles de Gaulle de Paris no dia 1º às 11h10 locais (6h10 de Brasília). Às 22h33 (horário de Brasília) o voo fez o último contato via rádio. A Air France informou que o Airbus entrou em uma zona de tempestade às 2h GMT (23h de Brasília) e enviou uma mensagem automática de falha no circuito elétrico às 2h14 GMT (23h14 de Brasília). Depois disso, não houve mais qualquer tipo de contato e o avião desapareceu em meio ao oceano.

Os primeiros fragmentos dos destroços foram encontrados cerca de uma semana depois pelas equipes de busca do País. Naquela ocasião, foram resgatados apenas 50 corpos, sendo 20 deles de brasileiros. As caixas-pretas da aeronave só foram achadas em maio de 2011, em uma nova fase de buscas coordenada pelo Escritório de Investigações e Análises (BEA) da França, que localizou a 3,9 mil m no fundo do mar a maior parte da fuselagem do Airbus e corpos de passageiros em quantidade não informada.

Após o acidente, dados preliminares das investigações indicaram um congelamento das sondas Pitot, responsáveis pela medição da velocidade da aeronave, como principal hipótese para a causa do acidente. No final de maio de 2011, um relatório do BEA confirmou que os pilotos tiveram de lidar com indicações de velocidades incoerentes no painel da aeronave. Especialistas acreditam que a pane pode ter sido mal interpretada pelo sistema do Airbus e pela tripulação. O avião despencou a uma velocidade de 200 km/h, em uma queda que durou três minutos e meio. Em julho de 2009, a fabricante anunciou que recomendou às companhias aéreas que trocassem pelo menos dois dos três sensores - até então feitos pela francesa Thales - por equipamentos fabricados pela americana Goodrich. Na época da troca, a Thales não quis se manifestar.

terra