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sexta-feira, 3 de julho de 2009

Avião militar cai na Argentina e piloto se salva


BUENOS AIRES - Um avião da Força Aérea da Argentina caiu nesta sexta-feira, mas o piloto salvou sua vida após ejetar o assento, informaram fontes oficiais.

O incidente ocorreu enquanto o aparelho, um avião supersônico Mirage III pertencente à VI Brigada Aérea da cidade na província de Buenos Aires de Tandil, "fazia um voo comum" e "caiu a terra", disse a Força Aérea em comunicado.

"O piloto ejetou de forma controlada, saindo ileso, enquanto a aeronave que pilotava caiu em um descampado da região, sem provocar nenhum dano a terceiros", acrescentou o comunicado.

Integrantes da Junta Investigadora de Acidentes de Aviação da Força Aérea se dirigiam ao local do acidente, situado a 330 quilômetros ao sudoeste de Buenos Aires, para determinar as causas que provocaram o acidente.

Último Segundo

A Southwest é de mexicanos



A principal companhia aérea doméstica dos Estados Unidos, a Southwest, está pronta para avançar para a sua internacionalização através da sua aliança com os mexicanos da Volaris(Empresa lowcost Mexicana), disse Kyle O'Neal, gerente de Marketing para a empresa será otimo o compartilhamento de códigos(code share). O gerente explica que o mercado mexicano é atraente para eles, além de permitir a expandir a sua gama de serviços para os viajantes.
"Este acordo permite-nos a expandir nosso alcance, sem ter que investir grandes quantias de capital e sem a necessidade de enviar os nossos aviões para o México", disse ele.

Um ano depois, padre baloeiro vira tabu para pastoral pela qual morreu

Quando o padre Adelir de Carli pegou seus balões coloridos e alçou voo sem rumo, a Pastoral Rodoviária, entidade que auxilia caminhoneiros divulgada por ele na folclórica empreitada, ficou em evidência global. Mas junto da fama veio o ridículo: apelidos como São Balão e prêmios pela morte mais estúpida de 2008 brotaram.

A notoriedade em nada ajudou o grupo, que foi forçado até a fechar as portas após as doações minguarem. Mas nesta sexta-feira (3), um ano depois de o corpo do religioso ser encontrado no mar, os viajantes voltavam a ter ajuda da entidade - embora o homem da infame aventura, morto pela causa, já tenha sido abandonado por eles.

Padre Adelir alça voo em Paranaguá, em abril de 2008

  • Divulgação
Além de desaparecer em nome da pastoral, que hoje trabalha com três caminhões-capela nas rodovias do país, o padre também desapareceu do site da Pastoral Rodoviária.
Antes de ele morrer, o endereço contava com a seção "Voar Social", destinada ao evento que buscava atrair a mídia e divulgar o grupo, sem deixar de prestar assistência espiritual e social aos caminhoneiros. Não sobraram nem fotos.

Na apresentação da história da Pastoral Rodoviária, tampouco há citação a Adelir - fala-se apenas que a entidade ligada à Congregação da Missão Província do Sul, de Curitiba, atua nas estradas do Brasil desde 1976 e, tal como é no país, tem perfil "único no mundo".

Em todo o site, a solitária citação ao religioso encontrada pela reportagem do UOL Notícias é a reprodução de um texto do jornal "Gazeta do Povo", citando o acidente com o "padre voador" cujo corpo reapareceu há um ano, no mar de Maricá, litoral fluminense.

O padre baloeiro tampouco aparece nos comentários dos seus sucessores. Perguntado pela terceira vez sobre se a fama de Adelir ajudou a promover a entidade, o padre Miguel Staron, um dos novos coordenadores, limitou-se a dizer: "O pessoal tem contribuído sim, está tudo normal. O importante é continuar o trabalho nas rodovias, alertando aos motoristas sobre os riscos da bebida e das drogas. Falar de Deus, que é o mais importante".


Os padres Marian Litewka e Germano Nalepa não foram encontrados para fazer comentários. Segundo um assessor da pastoral, não o fizeram provavelmente por estarem rodando demais pelas estradas.

Injustiçado?
Em Paranaguá, cidade onde Adelir trabalhava, os fiéis sentem falta do padre que antes do voo rumo a Dourados, no Mato Grosso do Sul, tinha ganhado notoriedade em 2006, ao denunciar policiais que agrediam moradores de rua. Mas um dos frequentadores da paróquia onde o religioso trabalhava afirmou sob condição de não ter o nome revelado que houve falta de sensibilidade entre os próprios fiéis por conta da forma como o padre morreu.

BUSCAS POR ADELIR APÓS VOO FATAL CUSTARAM CERCA DE R$ 500 MIL


"Claro, a maioria reconhece tudo que ele fez e sente saudade. Mas tem gente que ficou com vergonha, porque apareceu muita piada por causa dos balões. Acho que ele foi um pouco injustiçado, porque fez um trabalho bonito e importante ao longo da vida inteira. Ele merecia ser lembrado por isso. Nós rezamos por ele muitas vezes, mas acho que mesmo entre quem rezou faltou mostrar melhor a dor que nós sentimos com a perda dele", afirmou.

Depois do malfadado voo, a Pastoral Rodoviária sofreu com falta de recursos e com um assalto na última Páscoa. Adelir, disseram fiéis na época, era o principal responsável pelas finanças e pela promoção da entidade. O motivo central da empreitada que causou sua morte era trazer verbas para a construção de 100 quartos para caminhoneiros em Paranaguá, onde funciona um dos portos mais importantes do país. Agora, depois das dificuldades dos últimos meses, as instalações estão sendo erguidas.

Adelir afirmava ter experiência com montanhismo, mergulho, paraquedismo e parapente. No início de 2008, ele tinha conseguido viajar com 500 balões de Ampére, no sudoeste do Paraná, a San Antonio, na Argentina - uma distância de 110 km, ficando 4h15min no ar.

Na viagem de 20 de abril, o padre pretendia bater o recorde de tempo na modalidade balão de festa, permanecendo alçado por 20 horas, com 1.000 balões. O tempo chuvoso e os ventos acabaram levando o padre a mais de 50 km do litoral catarinense.
UOL

Ryanair é a melhor da Europa em pontualidade e outros quesitos



Ryanair em mais de 90% dos voos cumpriu o horário estipulado


De acordo com dados divulgados pela Associação Europeia de Companhias Aéreas (AEA), referentes ao período Novembro 2008-Março 2009,a Ryanair foi considerada como a melhor companhia com melhor operação a nível europeu no atendimento de serviços ao cliente, em pontualidade, número de cancelamentos e bagagens perdidas.

Segundo a AEA, a Ryanair em mais de 90% dos voos cumpriu o horário estipulado, 99,6% foram completados e menos de uma mala, 0.67, foi perdida por cada milhão passageiros.

Para celebrar estes resultados a companhia aérea lançou uma promoção oferecendo um milhão de lugares a 5 euros para toda a sua rede europeia no final de Agosto, Setembro e Outubro.

Continental transporta menos 2,76 milhões nos primeiros seis meses deste ano


A Continental Airlines teve no primeiro semestre deste ano uma queda do tráfego medido em milhas x passageiros (ASM), unidade mais utilizada da aviação, em 8,3%, com uma redução do número de passageiros embarcados em 10,9% ou cerca de 2,76 milhões, para 22,4 milhões.
ANR

Wizz Air move-se para manter a pressão sobre a SkyEurope


Wizz Air está acumulando mais pressão sobre os seus rivais preparado para combate noCentro Europeu , lançando voos de Bratislava.
- casa de quem ?
- você adivinhou! da SkyEurope.

Esta última encontra-se atualmente em processo de reestruturação após a declaração de protecção dos credores, no mês passado, e Wizz fez a sua jogada, lançando quatro voos semanais de Bratislava a Roma no início de Setembro.

Explore os Quintais da Malásia -Nova propaganda da Firefly

Firefly backyard.gif Com base nesse anúncio que saiu nos jornais de Singapura, não sei bem o que estão a nos convidar ou a convidar os passageiros da Firefly para explorarem.

Mas o ponto de vista é muito bom a partir do meu ângulo e que me faz querer ter um olhar mais atento ao que a companhia aérea Malaia oferece.

*PS- Os qintais vistos daqui parecem maravilhosos!

Lufthansa / Austrian Airlines


A Lufthansa aindá poderá ganhar rápida aprovação regulamentar da União Europeia para a sua planejada aquisição da Austrian Airlines se fizer concessões dentro de dias, a Comissão Europeia anunciou nesta quinta-feira.

Velocidade é crucial para o negócio, porque a transportadora alemã pode desistir se não receber uma luz verde até 31 julho - muito mais cedo do que o prazo formal.

Airwise

Segmento premium causa queda em 3,8% do tráfego da British Airways em Junho


A companhia britânica British Airways teve em Junho uma queda média do tráfego (medido em RPK, do inglês para passageiros x quilómetros) em 3,8%, pela queda em 14,9% do segmento de tarifas mais altas, designadamente em executiva e primeira (tráfego premium), enquanto nas restantes classes a descida foi de 1,3%.

A informação da companhia indica ainda uma queda da taxa de ocupação dos voos em Junho em 1,8 pontos, para 79,6%, reflectindo o facto de a queda da procura ter excedido a redução de capacidade, que foi de 1,7%.

Em número de passageiros, a queda da procura foi em 4,9% ou cerca de 152 mil, para 2,93 milhões.

Presstur

EasyJet lança rotas Porto - Londres e Lisboa - Roma

A transportadora low cost easyJet vai lançar duas novas rotas diárias com origem em Portugal, a partir do dia 2 de Novembro, nomeadamente entre Lisboa e Roma (Itália) e entre o Porto e Londres Gatwick (Inglaterra). Os bilhetes já se encontram à venda.

easyJet - voos low cost

Pesquisas efectuadas há instantes revelam preços mínimos de 65 euros para um voo de ida e volta entre o Porto e Londres Gatwick e de 56 euros no caso dos voos entre Lisboa e Roma, valores com todas as taxas incluídas mas sem considerar transporte de bagagem de porão.

Simultaneamente a companhia anunciou o reforço das operações entre Lisboa e Madrid (Espanha) com uma nova frequência diária, passando a ligar as capitais ibéricas com três voos por dia.


BRA adesiva aeronave na conqista da Copa do Brasil


737 BRA

A aeronave PR-GLK da BRA, que levará/levou o time do Corinthians de Porto Alegre para São paulo, já recebeu um adesivo comemorativo da conquista do time na Copa do Brasil. Mais fotos, clique aqui e veja, até o interior da aeronave foi modificado.

737 BRA interior

Eaglesky

França vai começar 2ª fase de buscas aos destroços do Airbus


Nesta segunda fase, robôs vão fazer a exploração do fundo do mar para tentar encontrar mais partes do avião.

Equipes francesas vão começar uma segunda fase de buscas aos destroços do Airbus A330 que fazia o voo 447 da Air France. A nova fase de buscas deve começar entre os dias 14 e 20 de julho e durar aproximadamente um mês, até 15 de agosto, de acordo com Alain Bouillard, do Escritório de Investigações e Análises sobre a Aviação Civil (BEA). As autoridades francesa responsáveis pela investigação do acidente - que matou 228 pessoas no dia 31 de maio - apresentam um relatório preliminar nesta quinta-feira, 2.

O Estadão

Mais de 460 mil passageiros de voos internacionais desembarcaram no Brasil em maio

Chegadas em voos internacionais no País nos primeiros cinco meses do ano somam 2.637.247 desembarques.

De acordo com dados divulgados pela Infraero, o mês de maio deste ano registrou o desembarque de 460.372 pessoas no Brasil em voos regulares e não regulares vindos do exterior. Ao todo, nos cinco primeiros meses do ano, 2.637.247 pessoas desembarcaram no País.

O mês apresentou variação negativa de cerca de 2% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Os dados levam em conta estrangeiros que entram no Brasil e brasileiros em retorno ao País.

Mercado e Eventos

Solução para Congonhas?

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Serve também para o Santos Dumond e outros aeroportos com pista curta. Trata-se do Aeroporto de Funchal, na ilha da Madeira. Construído originalmente com uma pista de 1.400 metros, está cercado pelo mar e a montanha e por muitos anos deixou apreensivos tripulantes e passageiros que pousavam ou decolavam do local.

A soma das condições geográficas locais adversas, com a pista curta, fazia da aterrissagem em Funchal um ato de coragem e perícia. Mesmo os pilotos mais experientes procuravam evitar aquele aeroporto. Durante a aproximação era necessário perder muita altitude, algumas vezes sem até mesmo enxergar ainda a pista. A reversão das turbinadas era acionada ainda antes de pousar, para dar tempo da aeronave parar nos limites da pista. Esta manobra arriscada causava tanta aflição aos passageiros, que virou uma tradição os passageiros aplaudirem os pilotos sempre após cada pouso, antes do desembarque.

Até que na noite de 19 de novembro de 1977, um Boeing 727-220 vindo de Bruxelas com escala em Lisboa, com 156 passageiros e 8 tripulantes, vôo 425 da TAP, tentou por três vezes aterrissar e na última tentativa aquaplanou e acabou passando da cabeceira, despencando no vazio. A aeronave partiu-se em duas, a parte da frente pegou fogo e morreram 125 passageiros e 6 tripulantes.

Depois do acidente a pista foi ampliada em 400 metros, mas mesmo assim o aeroporto teve sua capacidade limitada, comportando no máximo 727-100, com 75% de ocupação.

A primeira tentativa de solucionar o problema foi proposta em 1980 pelo engenheiro Edgar Cardoso, que sugeriu um projeto sobre pilares, para evitar um gigantesco aterro sobre o mar. Mas a idéia foi considerada perigosa e esquecida.

Dez anos depois outro engenheiro, Segadães Tavares, revisou os projetos de Edgar Cardoso, readaptou algumas das soluções e a obra foi finalmente aprovada. Iniciou em 1992, durou 9 anos e custou 530 milhões de euros.

A nova pista teria 2.781 metros de comprimento. Para tanto teve de ser deslocada em mais de três graus o seu eixo. Um quilômetro dela, com 180 metros de largura, para evitar aterro sobre o mar, foi construído como uma ponte, numa estrutura suportada por 180 colunas com 70 metros de altura. Com isto, o Aeroporto de Funchal poderia operar até mesmo Boeing 747-400.

Paralelamente à ampliação da pista, o terminal de passageiros também foi modernizado e hoje tem capacidade para 3,5 milhões de passageiros por ano. Embaixo da “ponte” foi implantado um estacionamento para milhares de veículos.

Foi reinaugurado em 15 de setembro de 2001 e para o povo local continua conhecido pelo seu nome original de Aeroporto Santa Catarina.

Em 2004 a obra recebeu o Outstanding Structures Award, prêmio concedido pela Associação Internacional de Pontes e Engenharia Estutural, com sede na Suíça, uma espécie de Nobel ou Oscar da Engenharia mundial.

Esta magnífica obra foi construída por um consórcio formado pela brasileira Andrade Gutierrez e por sua subsidiária portuguesa, a Zagope.

Apesar da segurança hoje oferecida, as tripulações que operam o Funchal ficaram frustradas com o fim de uma tradição: ninguém mais aplaude os pilotos antes de desembarcar.

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Fote:Poder Aéreo

Piloto e co-piloto mulheres fazem missão histórica na Força Aérea Brasileira

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Na manhã do dia 1º de julho, pela primeira vez na história da Força Aérea Brasileira (FAB), uma aeronave da Base Aérea de Manaus (BAMN) foi pilotada por duas mulheres. As tenentes-aviadoras Joyce de Souza Conceição e Adriana Gonçalves, do Sétimo Esquadrão de Transporte Aéreo (7º ETA), voaram juntas pela primeira vez. Elas decolaram de Manaus em um C-98 Caravan em direção a Parintins, em uma missão de apoio ao Quarto Centro de Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA IV).

“É um orgulho participar dessa missão que vai entrar para a história do Esquadrão Cobra e da Força Aérea, com duas tripulantes capacitadíssimas”, disse o mecânico de voo que as acompanhou, Suboficial Raimundo Amílio Filho. Para a comandante da aeronave, Ten Joyce, é uma satisfação voar com uma companheira de turma depois de tantos anos de estudo e dedicação. “Mesmo com as dificuldades de se voar na Amazônia, temos confiança mútua e nos sentimos capacitadas para pilotar nas mais adversas condições”, garante a tenente.

Três das onze pilotos formadas na primeira turma de pilotos do quadro feminino estão na Amazônia: duas no 7º ETA e uma no 1º/3º GAv, sediado na Base Aérea de Boa Vista (BABV). As tenentes do 7º ETA são pilotos operacionais do C-98 Caravan e estão fazendo o curso do C-97 Brasília.

ANR

Esquadrilha da Fumaça fará apresentação nos Estados Unidos


A Esquadrilha da Fumaça estará este mês nos Estados Unidos, apresentando-se na Dayton Air Show, tradicional evento aeronáutico daquele país. O deslocamento inicia em 8 de julho e as apresentações serão realizadas de 18 a 19 de julho.
O Esquadrão de Demonstração Aérea (Fumaça) esteve no evento em 2007, nas comemorações dos 60 anos da Força Aérea Americana (USAF). Saiba mais sobre o evento em www.usats.org.
No percurso de Pirassununga, no interior de São Paulo, até Dayton (EUA) serão necessárias várias escalas, planejadas por conta da autonomia da aeronave, bem como necessidade de manutenção das mesmas e descanso para a equipe.
Ao chegar no destino, o time cumprirá uma rotina de preparação, em que consta um voo de aprovação e atividades de integração às demais atrações participantes e a organização do evento.
No retorno da missão internacional, a Esquadrilha da Fumaça fará demonstrações em estados do Norte do Brasil, Boa Vista/RR e Cachimbo/PA. A Fumaça estará de volta a Pirassununga em 27 de julho.
Para acompanhar o dia a dia da viagem e da apresentação, acesse diariamente o site www.esquadrilhadafumaca.com.br . A equipe de comunicação social que acompanha a viagem fará um diário da missão internacional.
Saiba Mais - Programação
08 jul – Deslocamento Pirassununga/SP – Cachimbo/PA
09 jul – Deslocamento Cachimbo/PA – Boa Vista/RR
10 jul – Dia de manutenção
11 jul – Deslocamento Boa Vista/RR – Sto Domingo/Rep Dominicana
12 jul – Deslocamento Sto Domingo/Rep Dominicana – Tampa/EUA
13 jul – Dia de manutenção
14 jul – Deslocamento Tampa/EUA – Dayton/EUA
15 a 17 jul – Preparação e voo de aprovação
18 e 19 jul – Demonstração no Vectren Dayton Air Show
20 jul – Dia de manutenção
21 jul – Deslocamento Dayton/EUA – Tampa/EUA
22jul – Deslocamento Tampa – Sto Domingo/Rep Dominicana
23 jul – Dia de manutenção
24jul – Deslocamento Sto Domingo/Rep Dominicana – Boa Vista/RR
25 jul – Demonstração em Boa Vista/RR
26jul – Deslocamento Boa Vista/RR – Cachimbo/PA – Demonstração em Cachimbo/PA
27 jul – Deslocamento Cachimbo/PA – Pirassununga/SP

Curiosidades
Horas totais de voo das 8 aeronaves T-27 Tucano
Deslocamento – 442:40
Treinamento – 5:50
Demonstração – 29:10
Total – 457:40

Fonte: ANR

Airbus confirma novo contrato com a Virgin para jatos A330-300


A companhia aérea britânica Virgin Atlantic assinou um pedido firme de compra de seis jatos A330-300 para voos de longa distância e está negociando com a Airbus, o leasing de mais quatro aeronaves do mesmo modelo. Os aviões da empresa irão acomodar até 270 passageiros em três classes e serão equipados com inovações na cabine de passageiros. Com os novos aparelhos, a companhia poderá oferecer melhores serviços nos voos entre o Reino Unido e os Estados Unidos e Caribe, para passageiros viajando a negócios ou a turismo. A Virgin tornou-se cliente da Airbus em novembro de 1993, quando adquiriu seu primeiro jato A340-300. Atualmente, a empresa opera seis aeronaves A340-300 e 19 A340-600, além de ter seis A380 encomendados.
REVISTA FLAP

Bomba explode perto de aeroporto de Tegucigalpa

Tegucigalpa, 3 jul (EFE).- Uma bomba foi detonada num restaurante de comida rápida em frente ao aeroporto de Tegucigalpa, informou hoje a Polícia hondurenha.

A explosão aconteceu apesar do toque de recolher em vigor no país desde que, no último fim de semana, um golpe de Estado tirou do poder o presidente Manuel Zelaya.

Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Mas o estabelecimento, que fica a cerca de 100 metros da entrada principal do Aeroporto Internacional de Toncontín, sofreu avarias.

G1

Companhia Yemenia pagará 20 mil euros às famílias de vítimas do Airbus


A companhia iemenita Yemenia Airways anunciou nesta quarta-feira que pagará 20 mil euros (cerca de R$ 55 mil) como indenização às famílias de cada vítima a bordo do avião Airbus A310-300 que caiu nesta segunda-feira no Oceano Índico com 153 pessoas a bordo.

"Vamos pagar num primeiro momento 20 mil euros para cada vítima do acidente", disse o presidente da empresa, Abdel Jaleq Al Qadi, em entrevista à imprensa em Sanaa, capital do Iêmen, sem precisar quando estas somas serão entregues.

Folha On Line

Serra cobra de Jobim relatório sobre Guarulhos


O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), cobrou hoje do ministro da Defesa, Nelson Jobim, rapidez na conclusão de um relatório da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) sobre o Terminal 3 do aeroporto internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. O documento vai complementar as informações do regulamento de concessão, já lançado, para a construção de uma linha de trem ligando o centro da capital paulista ao aeroporto de Guarulhos.

Serra quer um detalhamento do número de passageiros que usam esse terminal e que, por consequência, seriam possíveis usuários do trem. Serra e Jobim estiveram reunidos por uma hora e meia, na manhã de hoje, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista. "Precisamos de definições melhores que ajudem na licitação do trem expresso, e é preciso 'redondear' a questão do Terminal 3", relatou o governador à imprensa, após evento da Secretaria do Desenvolvimento. "A Infraero deve fazer logo um bom relatório para respaldar a concorrência."

O modelo de concessão de aeroportos estaduais, do interior paulista, também foi tema da conversa. O governador apresentou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) uma proposta de concessão, mas ainda não obteve uma resposta de Brasília. "Não há nenhuma divergência formal entre o governo de São Paulo e o ministério. Só há nós jurídicos que precisam ser equacionados", disse Serra. "O ministro já está empenhado em resolver isso. O projeto do Estado está pronto."
UOL

Especialista em aviação comenta relatório da tragédia da Air France

Gustavo Cunha Mello, especialista em aviação, afirmou que o avião pode ter caído na horizontal porque o piloto estaria tentando estabilizar o Airbus. Para ele, encontrar as caixas-pretas é essencial.
G1

WEBJET COMEMORA


Em alto astral, a Webjet está comemorando em pleno Salão do Turismo o sucesso da sua ação operacional com o web check-in. Para o diretor comercial Davidson Botelho, a melhor indicação está na decisão da empresa em aumentar o serviço, ampliado para 11 aeroportos onde a Webjet opera seu serviço de check-in via internet.

Inicialmente lançado no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão-Tom Jobim e no Aeroporto Internacional de Brasília - Presidente Juscelino Kubitschek, o serviço agora está disponível também nas cidades de Curitiba, Belo Horizonte (Confins), Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo (Guarulhos) e também no aeroporto Santos Dumont, no Rio.

Os passageiros podem emitir seu cartão de embarque a partir de 48 horas e até 90 minutos antes do horário previsto do voo.

Davidson garantiu também a terceira franquia São Paulo-Recife com mais quatro voos semanais a partir do próximo dia 10.

Além do aumento de sua frota, neste ano a Webjet vem ampliando seus serviços de tecnologia. Até o final do ano, 25% do atendimento de emissão estará sendo processado via web. Até o final deste mês chega mais um dos aviões Boeing, como adiantou hoje (antes da abertura do Salão), o presidente Wagner Ferreira. Estão sendo investidos cerca de R$ 3 milhões com a implantação do web check-in e do mobile check-in (para celulares), na reformulação do seu site e na modernização dos sistemas on-line de informações de voos.

BRASILTURIS

Inspeções nos aeroportos dos EUA geram polêmica


Dois casos recentes levados a julgamento colocam em xeque os métodos adotados pela Administração de Segurança no Transporte (TSA, na sigla em inglês).

A TSA trabalha na detecção de armas e explosivos nos aeroportos norte-americanos, e atualmente também é responsável pelo treinamento de inspetores. Mas a agência está sendo acusada de ir longe demais, motivada pelo desejo de identificar crimes comuns, como contrabandos de drogas e fraudes de cartões de crédito.
Em junho, um juiz anulou a apreensão de três passaportes falsos de um viajante, afirmando que os inspetores da TSA violaram a Quarta Emenda da Constituição norte-americana, que protege os indivíduos de “buscas e apreensões irracionais”. O juiz ressaltou que a TSA é autorizada a revistar viajantes em busca de armas e explosivos, e ir além disto significa exceder as suas prerrogativas.

Em outro caso levado a julgamento, o tesoureiro de uma organização política dos EUA foi detido no aeroporto de St. Louis porque estava carregando US$ 4.700 em uma caixa fechada. O dinheiro havia sido obtido com a venda de camisetas, adesivos e outros objetos de campanha. Inspetores da TSA o questionaram sobre o dinheiro e o propósito de sua viagem, chamaram a polícia local e o ameaçaram de prisão porque ele respondeu aos inspetores citando seus direitos e questionando o direito da TSA de lhe fazer aquelas perguntas.

Opinião e Notícia

Número excessivo de acessos cria “instabilidade” no site da TAP


O site da TAP está a recebeu um “número excessivo de acessos” o que provocou alguma instabilidade nos servidores”, revelou o departamento de comunicação da companhia, que acrescenta que “assim que o número de acessos diminuíssem, os técnicos iriam estabilizar os servidores e o site passa a funcionar normalmente”.


O site da TAP estava inacessível, e quando acessava-se à sua homepage, surgia uma mensagem que dizia “os nossos preços estão cada vez mais atractivos! Aqui, encontra a qualidade e garantia TAP, com uma gama de serviços gratuitos, criados a pensar em si. Neste momento, o site alcançou o seu limite máximo de visitas. Para reservas clique aqui”.

A mesma fonte afirma que a TAP “lamenta qualquer contratempo que possa estar a causar aos utilizadores”.

O site já encontra-se operando normalmente

BA atrasa recepção de Airbus A380 e vai cortar mais na capacidade


A companhia britânica British Airways anunciou hoje que atrasou a recepção dos novos gigantes Aisbus A380, em cinco meses para os primeiros seis aparelhos e em dois anos para os restantes seis, e a ainda que vai reduzir mais a capacidade na época em curso e no próximo Inverno.
“Em resposta às condições económicas desafiadoras, a British Airways reviu o seu plano de negócios”, diz a companhia ao anunciar que também vai acelerar a retirada de aviões e que reduziu o investimento previsto para o exercício em curso.
A informação diz que a capacidade na época em curso (Verão IATA, de Abril a Outubro) vai ser 3,5% menor do que no período homólogo de 2008, quando anteriormente previa uma redução de 2,5%, e que no próximo Inverno IATA (Novembro a Março) a redução será em 5%, quando anteriormente previa baixar 4%.
A informação diz também que os três aviões Boeing B757 que ainda integram a sua frota vão deixar de operar no Verão de 2010 e que mais três aviões Boeing B747-400 sairão de operação no Inverno de 2004.
Sobre a encomenda dos aviões Airbus A380, a companhia britânica diz que apesar do adiamento médio por cinco meses da recepção dos primeiros seis novos aparelhos do fabricante europeu, a entrega do primeiro mantém-se para 2012.
Em relação aos outros seis encomendados, a British indicou que com o adiamento médio por dois anos, a entrega do último avião está para 2016.
Em relação ao plano de investimentos, a British indicou que foi reduzido de 725 milhões para 580 milhões de libras no exercício em curso (de 1 de Abril de 2009 a 31 de Março de 2010) e que “é provável que se mantenha nesse nível em 2010/2011.
A companhia também refere que mantém o objectivo de reduzir o número de efectivos médio em 3,7 mil no exercício em curso, além dos 2,5 mil que foram reduzidos entre Junho de 2008 e Março passado.
Na mesma informação a British Airways diz que no próximo Inverno, no Aeroporto londrino de Gatwick, passará a ter voos de Gatwick para Bermudas, Barbados, St Lucia e Port of Spain, suspenderá as ligações para Alicante, Barcelona, Cracóvia, Madrid, Malta e Palma de Maiorca, enquanto os voos para Gibraltar, Málaga e Pisa passam para Heathrow.
PRESSTUR

Boeing entrega 125 aviões no segundo trimestre


A fabricante de aviões Boeing informou hoje que entregou 125 aeronaves comerciais no segundo trimestre deste ano, o que representa praticamente uma estabilidade em relação aos 126 jatos entregues em igual período do ano passado. O modelo 737 NG liderou a lista entre abril e junho deste ano, com 99 aviões, seguido do 777, com 21 unidades.

No primeiro semestre, o número de entregas totais foi de 246 aviões, com leve alta sobre as 241 aeronaves da primeira metade de 2008.
UOL


FAB avisou Dacar sobre saída do voo AF447 do espaço aéreo brasileiro



A Força Aérea Brasileira (FAB) negou que não tenha avisado o controle aéreo de Dacar, no Senegal, sobre a saída do voo 447 da Air France do espaço aéreo brasileiro. A informação havia sido divulgada na quinta-feira pelo Escritório de Investigações e Análises (BEA, na sigla em francês) da França.

Por meio de nota, a Aeronáutica esclareceu que às 22h33 de 30 de maio a tripulação do Airbus A330 que caiu no Oceano Atlântico fez o último contato, via rádio, com o órgão de controle de tráfego aéreo brasileiro, informando a hora estimada em que sobrevoaria as próximas posições previstas na rota.

“Imediatamente, o órgão de controle brasileiro informou ao Centro de Controle de Dacar que o AF 447 estaria na posição virtual Tasil às 23h20, haja vista que, a partir dessa posição, caberia a Dacar o controle sobre a movimentação dessa aeronave rumo à França”, afirma o comunicado, acrescentando que o Centro de Controle de Dacar chegou a confirmar o recebimento da informação.

A FAB destacou ainda que um acordo operacional entre Brasil e Senegal prevê que, se uma aeronave entra no espaço aéreo de Dacar no horário previsto ou até três minutos depois, não é necessário fazer a comunicação para formalizar a transferência.

“Por se tratar de uma região onde o controle de tráfego aéreo é realizado essencialmente por comunicação, caberia ao Centro de Controle de Dacar conferir o ingresso da aeronave no seu espaço aéreo, às 23h20, e alertar sobre eventuais problemas como, por exemplo, a impossibilidade de contato rádio com o AFR 447”, concluiu a nota.
Jornal Correio do Brasil

TAAG poderá retomar voos para Portugal


O Comité de Segurança da Comissão Europeia aprovou uma recomendação que permitirá à transportadora aérea angolana TAAG retomar as operações entre Luanda e Lisboa, informou nesta quinta-feira (2) o Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) português.

O reinício dos voos para Portugal depende ainda de aprovação da recomendação do organismo técnico pela Comissão Europeia.

A autoridade aeronáutica portuguesa comprometeu-se a fazer as inspecções aos aviões da TAAG.

O INAC assumiu também a responsabilidade de apresentar relatórios ao Comité de Segurança da Comissão Europeia, num processo destinado a retirar a companhias aérea angolana da chamada "Lista Negra".

O organismo de consulta da Comissão Europeia esteve reunido esta semana para analisar a “lista negra” e a situação da TAAG, proibida de voar no espaço aéreo da União Europeia desde há dois anos.
África 21

Governo brasileiro vai conceder subsídios para desenvolver aviação regional


O governo vai dar dentro de três meses um plano de incentivo à aviação regional, dirigido principalmente às cidades médias das regiões Norte e Nordeste do País. A taxa de ocupação dos voos será subsidiada, para manter a rentabilidade mínima das linhas regionais. Outro incentivo: a empresa que ganhar a licitação de uma linha vai poder explorar a rota com exclusividade por um tempo determinado.

Segundo dados da Secretaria de Aviação Civil, do Ministério da Defesa, dos 5,5 mil municípios brasileiros, apenas 133 recebem hoje aviões comerciais.Este número já foi bem maior: 180 cidades tinham transporte aéreo regular em 1988. Duas décadas atrás, esse número chegou a 300 cidades, informa "O Estado de S. Paulo".

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, diz que o problema, hoje, é que os roteiros aéreos estão concentrados no tronco Brasília, Rio e São Paulo. "Os voos que temos são muito verticais. Precisamos ter voos horizontais, cortando o País na longitudinal", acrescentou o ministro. Apesar de admitir a necessidade de aumentar o número de cidades atendidas pelo transporte aéreo em todo o País, Jobim deixou claro que, no momento, a prioridade são as regiões Norte e Nordeste.

No caso da concessão de subvenção, se a viabilidade da linha depender do fato de que as aeronaves precisam voar com 70% de assentos vendidos, o governo pode, por exemplo, bancar até 50% dessa ocupação para tornar a linha minimamente rentável. Caberá ao órgão regulador, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), definir o valor de subsídio de cada linha.

A execução do plano de aviação regional dependerá de aprovação de algumas medidas pelo Congresso Nacional - poderá haver resistências da área econômica, uma vez que o plano depende de desembolsos adicionais de recursos da União, em um momento em que o governo enfrenta o problema de queda de arrecadação por causa da crise econômica.

O plano a ser apresentado pela Fazenda dependerá da aprovação final do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os governos estaduais também serão chamados para participar do esforço de interiorizar as linhas aéreas no País. O governo federal vai pedir a governadores que reduzam o ICMS do querosene de aviação nos Estados que tiverem rotas incluídas no plano de incentivo.
Outra medida em negociação é a abertura de linhas de financiamento especiais para aquisição de aviões a serem usados nas linhas regionais.

Embraer entrega jato em Dubai


A Embraer, fabricante brasileira de aeronaves, entregou nesta semana um jato para um cliente de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Quem recebeu a aeronave e vai operá-la é a empresa Titan Aviation. O jato, um Legacy 600, terá uso privado e o nome dos proprietários não foi revelado. A Titan oferece serviços na área de aviação, como gerenciamento, fretamento, vendas e arrendamento de aeronaves, além de recursos humanos para as operações.

A Titan já tem em sua frota, desde junho do ano passado, um Legacy 600 e deverá incorporar um jato Lineage 1000 no ano de 2012. O jato executivo entregue esta semana é configurado para transportar 13 passageiros em três ambientes distintos e confortáveis. O Legacy 600 ainda é equipado com High Speed Data (HSD), o que permite navegar na internet, acessar e-mails, entre outros serviços.
ANBA

França ameaça colocar Yemenia Airway em "lista negra"


A França disse nesta sexta-feira que vai colocar a Yemenia Airway na "lista negra" europeia de companhias aéreas, a menos "grandes esforços" para melhorar suas medidas de segurança.

O secretário de Transportes francês, Dominique Bussereau, afirmou que a Yemenia "está sob estrita vigilância", horas depois de a companhia decidir suspender de forma indefinida seus voos com saída da França, onde é acusada pela comunidade originária de Comores de descumprir muitas regras básicas de segurança.

Em entrevista à emissora de rádio "RTL", Bussereau disse que se a Yemenia quiser evitar que seu nome entre na "lista negra" das companhias aéreas que não podem operar na União Europeia (UE), terá de realizar "grandes esforços" em matéria de segurança.

O anúncio da suspensão dos voos da Yemenia saindo da França aconteceu ontem no aeroporto de Marselha, onde centenas de pessoas da comunidade de Comores protestaram contra as condições dos aviões que utilizados pela empresa para voar até seu arquipélago no Índico.

Os manifestantes qualificaram de "avião lixo" o Airbus A310 que na terça-feira caiu 153 pessoas a bordo, das quais apenas uma adolescente sobreviveu.
UOL

BEA questiona demora no alarme de desastre


O Birô de Investigações e Análises (BEA) também levantou outras dúvidas em relação ao acidente, ao analisar as comunicações dos controladores de voo. Para Bouillard, não foi “normal’’ a demora de seis horas entre o desaparecimento do avião e o início do alarme de desastre e respectivas buscas. O avião fez o último contato por rádio com o Brasil às 22h33 de domingo, quando passou sobre o ponto virtual Intol (a 565 km de Natal). Deveria entrar em contato novamente às 23h20 no ponto Tasil (1.200 km de Natal), a fronteira entre a área sob controle brasileiro e a região sob responsabilidade do Senegal. A partir das 23h10, suas mensagens automáticas indicaram problemas, para silenciar às 23h14.

Como o avião não se reportou às 23h20, Bouillard afirma que após três minutos deveria haver contato entre os controladores brasileiros e senegaleses. “Esse é um dos eixos das investigações: descobrir por que levou tanto tempo para as mensagens de alerta serem lançadas’’, disse.

A Aeronáutica, que recebeu com surpresa o relatório preliminar sobre as causas da queda do Airbus da Air France, divulgou ontem à noite o áudio em que o controlador de tráfego aéreo brasileiro informa ao colega de Dacar, às 22h35 (horário de Brasília), em inglês, que o avião entraria às 23h20 na área sob controle do Senegal.

Segundo a Força Aérea, o Brasil não tomou nenhuma providência para iniciar as buscas logo em seguida porque simplesmente não foi informado do sumiço do Airbus.

O controle aéreo brasileiro nem foi informado por Dacar de que o avião não entrou no setor senegalesco na hora prevista nem pela Air France de que o sistema automático enviara mais de 20 mensagens de diferentes erros antes de sumir.

Identificada

A jornalista Adriana Van Sluys, de 40 anos, assessora da presidência da Petrobras, que estava no voo 447, foi identificada, segundo informou, por e-mail, seu irmão Maarten Van Sluys. Adriana é uma das 35 vítimas identificadas pelo IML.
Folha de Pernambuco

Anvisa não dará atenção especial a voos


Os voos que começam a chegar hoje a Alagoas vindos da Argentina não receberão nenhum tratamento especial por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para conter possíveis contaminação do vírus H1N1, responsável pela gripe A. O procedimento aplicado será o mesmo vigente para todas as aeronaves que chegam ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares oriundas do exterior.

Ao contrário do que foi divulgado pela Secretaria de Estado de Turismo, os voos charters não vêm direto da Argentina para Alagoas. A informação passada pela companhia aérea Gol à Anvisa é a de que o trajeto do avião começa em Buenos Aires, faz uma parada no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo e, só depois chega a Alagoas.

“Desta forma, ele não é nem considerado um voo internacional. Já passou a ser doméstico em São Paulo, mas mesmo assim os procedimentos de recepção serão os mesmo aplicados aos internacionais”, garantiu Maria Nazaré Alves da Silva, coordenadora Regional de Vigilância Sanitária em Alagoas.

Ela afirmou que não dá para ter a certeza de quantos argentinos desembarcam em Alagoas, até porque o voo recebe passageiros em São Paulo. “Nem nós e nem a Secretaria de Turismo temos condições de saber a nacionalidade das pessoas que estão a bordo. Mas as informações passadas pela Infraero são de que apenas uma pessoa que embarcou em Buenos Aires fica até o final no voo, em Maceió”, adiantou Maria Nazaré, informando ainda que um voo vindo direto da Argentina está agendado para chegar em Maceió, mas ainda não há data divulgada pela Infraero. “Saberemos mais a frente. Mas neste momento a Infraero ainda não divulgou nada”, completou.
O Jornal