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sexta-feira, 9 de abril de 2010

A realeza de Las Vegas enlatou o rock n' roll para os céus


De um hangar nada glamouroso do Henderson Executive Airport, o empreendedor e vocalista do MÖTLEY CRÜE, Vince Neil, lançou seu mais novo negócio: Vince Neil Aviation, um serviço de taxi aéreo heavy metal de luxo com jatos com labaredas pintadas e modelos como aeromoças.

“Funciona em Las Vegas porque Las Vegas é o máximo em tudo e é por isso que as pessoas vem pra Vegas,” diz Neil, que tem várias marcas patenteadas, muitas baseadas na cidade de neon. “Tudo é maior e mais legal. Tem coisas que você nunca viu antes.”

Neil diz que seus jatos – que ele opera com a Aerojet Aviation e dois sócios anônimos de Atlanta – vão atrair ricaços que querem ser vistos aterrizando com estilo, apesar das atuais condições do solo. O que nos leva à próxima pergunta: quantos endinheirados ainda restam nessa nova cidade de hotéis com estadias barateadas e supersaturação de opulência?

“Ainda que a economia vá mal, pra algumas pessoas isso não incomoda,” Neil diz, enquanto senta dentro de seu jato com carpete de pele de leopardo e mini televisões para cada assento.

Imagem

Mas seu público-alvo de fato caiu de nível social ao longo dos últimos anos. A maioria dos jogadores poderosos estão viajando em vôos comuns e rachando fretes, diz Anthony Curtis, presidente do site LasVegasAdvisor.com. Os jogadores de ponta (há somente alguns monstros de elite restante no mundo, ele diz) usam seu próprio transporte, ou o jato do cassino.

“Tem havido poucos caixa-altas vindo pelos últimos dois anos com certeza,” Curtis diz. “Mas nos últimos dois ou três meses os números de visitantes tem aumentado.”

Isso é notícia boa pra Neil, e a julgar pela sessão de fotos (onde ele posou com sua esposa Lia Gerardini e sua melhor amiga, Marley Taylor do Zowie Bowie), seu público-alvo quer ver loiras dotadas transbordando pra fora de vestidos de noite e enfeitadas sobre a asa do Hawker 700 e do Learjet 35. O serviço de táxi aéreo começa a cerca de $1.800 dólares por hora.

É claro que Neil, um morador de Las Vegas por 15 anos, não precisa de dois jatos pra ser bem-sucedido. O sucesso de Neil é baseado em sua imagem – que foi moldada excursionando com o vendedor de 80 milhões de discos MÖTLEY CRÜE – e seu poder de mercado parece infinito.

Um especialista em inter- promoção de nascença, Neil lança seu novo disco solo, "Tattoos & Tequila", no fim de junho. Suas memórias. "Tattoos & Tequila: The Life and Times of a Crüed Hellraiser" (editora Grand Central Co., ainda sem título em português), escritas em colaboração com o premiado jornalista e prolífico autor da revista Esquire, Mike Sager chega às lojas na segunda metade do ano. O filme baseado na bem-sucedida autobiografia do Crüe, "The Dirt" (editora Harper Entertainment, 2001, não publicado no Brasil), será lançado em 2011. Os salões de tatuagem da marca Vince Neil Ink estão na [avenida de Las Vegas] Strip e no [cassino da cidade] Rio.

Para uma celebridade vista (não se esqueça daquela fita de sexo) como hedonista, Neil descreve-se como “um cara normal... que curte o máximo.” Ele tem um Lamborghini e dois jatos, mas ainda voa pela [empresa Norte-americana de aviação comercial conhecida por seus preços baratos] Southwest. Neil divide seu tempo entre Las Vegas e São Francisco, e comprou seu primeiro jato porque sua esposa não aguentava por seus dois cães da raça cocker spaniel numa caixa para transitar entre as duas casas. Mas o estilo de vida roqueiro não é apenas tolerado, é celebrado por fãs ferrenhos que comparecem a festivais de música e compram os livros. A Vince Neil Aviation pode não ser um serviço do qual todo fã do MÖTLEY CRÜE possa desfrutar – ainda que Neil preveja que alguns rapazes indo pra uma despedida de solteiro façam uma vaquinha pra um vôo. Mas se você precisa de ajuda pra se imaginar lá, a marca de tequila dele, Tres Rios, está disponível em seu bar, o Feelgood's Rock Bar & Grill na avenida West Sahara.

Agende seu voo particular online no endereço http://www.vinceneilaviation.com. O site em breve terá pacotes que incluem limusines e hotéis.

whiplash

Corpo que seria embarcado em avião morreu de causas naturais 12 horas antes do voo, diz polícia



A polícia britânica disse nesta sexta-feira (9) que o homem morto que dois parentes tentaram embarcar em um voo para Alemanha morreu de causas naturais pelo menos 12 horas antes do horário de embarque do voo

Gitta Jarant, a viúva de 66 anos, e a enteada de 41 anos, Anke Anusic, tentaram embarcar o corpo de Curt Willi Jarant, de 91 anos, em um voo para Berlim no sábado (3), no aeroporto John Lennon, em Liverpool. Jarant foi transportado em uma cadeira de rodas dentro do aeroporto John Lennon em Liverpool usando óculos escuros. Os funcionários do check-in acharam a situação suspeita e ele foi impedido de embarcar no avião.

As mulheres foram detidas sob suspeita de não terem informado sobre a morte e foram libertadas sob fiança.

uol

Novo ou usado


A venda de jatos executivos seminovos aumenta. Mas a Embraer aposta na introdução de novos modelos para a aviação geral, bem como o aprimoramento de sua linha de produtos, para coibir o avanço dos usados no mercado, como mostra o cenário de Transportes e Automotivo.

Yahoo

NHT Linhas Aéreas estreia em Congonhas (SP)



A aérea gaúcha NHT estreou hoje no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A empresa tem um voo diário, em cada trecho, entre Curitiba e Congonhas.

Confira os horários: na ida, o avião decola de CWB às 13h27 e pousa em CGH às 14h47; na volta, o avião parte às 21h50 de CGH e pousa às 23h12 em CWB. Mais informações pelo tel. 0300-143-4343 e site www.voenht.com.br.
Panrotas

Jal e o número de cortes

A companhia está deixando quase que um terço de sua força de trabalho.

A JAL, no total, está cortando cerca de 16.500 postos de trabalho de todas as áreas do seu negócio.

Cerca de 5.000 trabalhadores de carga serão obrigados a procurar outro lugar para o emprego, e cerca de 2.000 representantes de vendas precisarão atualizar seus currículos.

Os aviões serão um pouco mais leves, pois também serão demitidos 775 pilotos e 2.460 assistentes de vôo.


TST - Sexta Turma: arrematante de bens da Varig não é responsável por dívidas trabalhistas da companhia



Sexta Turma: arrematante de bens da Varig não é responsável por dívidas trabalhistas da companhia

A VRG Linhas Aéreas S/A, que adquiriu os bens da Varig em leilão judicial, não é legalmente responsável pelos débitos trabalhistas da antiga companhia. Com esse entendimento, a Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho acatou recurso da VRG com o objetivo de excluí-la de processo interposto por um ex-empregado da Varig.

Os ministros da Turma reformaram decisão anterior do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (BA), que entendeu haver sucessão trabalhista de responsabilidade da VRG no caso. De acordo com o TRT, ”o princípio fundamental para configuração da sucessão é o de que os direitos que emergem da relação de emprego seguem o empreendimento ou o patrimônio da empresa a que se encontravam vinculados”.

O TRT incluiu ainda como responsáveis solidárias pelos débitos a Variglog Logistica S/A e Volo do Brasil S/A, por serem integrantes do mesmo grupo econômico da VRG. Ao recorrem ao TST, as empresas alegaram que a aquisição de ativos em processo de recuperação judicial, como é caso da Varig, não transfere ao comprador as dívidas trabalhistas.

O ministro Aloysio Corrêa da Veiga, relator do processo na Sexta Turma do TST, citou a Lei 11.101, de 2005, para acatar o recurso das empresas. Dispõe a lei que, no caso de recuperação judicial, “o objeto da alienação estará livre de qualquer ônus e não haverá sucessão do arrematante nas obrigações do devedor”.

O relator citou ainda julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) com a exclusão das obrigações trabalhistas em situação similar. “Dessa forma, tendo sido beneficiadas pelo leilão processado por Juízo de Vara Empresarial, as reclamadas não podem figurar no polo passivo do presente processo”, concluiu ele. (RR-42200-16.2007.5.05.0033)

www.duqueestrada.adv.br

10 dos sagões de aeroportos mais luxuosos de todo o planeta


Viajar é um prazer, mas infelizmente neim sempre podemos desfrutar de luxos de viagens, pois é óbvio que as opções mais economicas são mais interessantes quando o objetivo é apenas chegar ao destino. Sem mais delongas, neste post eu compartilho com vocês dez dos mais luxuosos lounges dos aeroportos de todo o planeta.

The Wing (El ala) – Cathay Pacific

The Wing -  Cathay Pacific
The Wing (El ala) – Cathay Pacific

Este luxuoso lounge tem cabines privadas com banheiros cm camas. Além de internet wi-fi gratuita, e suites/escritório para executivos, será meio difícil você conseguir dormir enquanto aguarda pelo seu voo em um lugar como esse. Está localizado no aeroporto internacional de Hong Kong

Premium Terminal – Qatar Airways

Premium  Terminal – Qatar Airways
Premium Terminal – Qatar Airways

No aeroporto internacional de Doha, existem tanto secretarias exclusivas quanto médicos plantonistas, sempre pensando na comodidade e nas necessidades dos passageiros e suas famílias. As crianças contam com consoles Nintendo Wii e um serviço de babás enquanto os pais aguardam por seus voos.

Golden Lounge – Malaysian Airlines

Golden Lounge – Malaysian Airlines
Golden Lounge – Malaysian Airlines

Na sala de espera da Malasia Airlines Golden no Aeroporto Internacional Kuala Lumpur os luxos são realmente excessivos e as excentricidades se apresentam como um rio que corre, literalmente, através do terminal. Além deste rio, o visitante desfrutará de uma academia, quartos privados e uma completa creche para as crianças.

Lufthansa Lounge – Lufthansa

Lufthansa  Lounge – Lufthansa
Lufthansa Lounge – Lufthansa

O salão da Lufthansa em Frankfurt conta com um salão para fumantes e se você for um viajante de primeira classe terá um choufer pessoal que lhe levará a tempo de pegar seu voo em um Porsche Cayenne.

Virgin Atlantic Lounge – Virgin Airlines

Virgin Atlantic Lounge – Virgin Airlines
Virgin Atlantic Lounge – Virgin Airlines

Uma forma diferente de esperar em um saguão totalmente ambientado, em forma de uma verdadeira boate. Tudo ao estilo tipico da Virgin.

Air France Lounge – Air France

Virgin  Atlantic Lounge – Virgin Airlines
Air France Lounge – Air France

A sala VIP da Air France dispõe de alguns dos serviços mais úteis em minha opinião para um viajante: Duchas e massagens para relaxar-se enquanto o voo não parte. Além do mais eles possuem uma sala moderna e tranquila.

Terrazas Lounge – British Airways

Terrazas Lounge – British Airways
Terrazas Lounge – British Airways

British Airways possui um longe com fontes de agua gotejando e sons ambientes da natureza, junto com duchas e hidroterapia, massagens pre e pós voo que ajudará o passageiro de primeira classe a relaxar-se antes de ir e chegar ao seu destino.

Admirals Lounge – American Airlines

Admirals Lounge – American Airlines
Admirals Lounge – American Airlines

No aeroporto de Nova York, American Airlines conta com um salão de mais de 7.000 m² que dispõe deum completo centro de negócios e cyber café com impressora e serviço de fax disponíveis aos seus clientes.

Qantas First Class Lounge, Sydney

Qantas  First Class Lounge, Sydney
Qantas First Class Lounge, Sydney

No terminal internacional de Sydney se encontra um sagão que conta com uma vista de 180 graus da maravilhosa Sydney Botany Bay. A característica principal deste sagão é que ele conta com um spa com uma série de tratamentos de cortesia para ajudar os passageiros a relaxarem

Royal Orchid – Thai Airways

Royal Orchid –  Thai Airways
Royal Orchid – Thai Airways

O Royal Orchid oferece gratuitamente uma massagem tailandesa a seus visitantes, assim com uma série de outros serviços. Para se ter uma idéia da qualidade dos serviços, um cliente VIP pode esperar o traslado terrestre a bordo de um Mercedes-Benz.

Boa Viagem

Sábado (10/04) Azul no Avenida Center (Maringá-PR)



REGULAMENTO DA PROMOÇÃO :
  • Para participar da promoção SÁBADO AZUL NO AVENIDA, os clientes do shopping precisam vir até o Avenida Center no sábado dia 10/04/2010 e se cadastrarem no stand da AZUL LINHAS AÉREAS.
  • A participação da promoção é gratuita.
  • As Inscrições poderão ser feitas das 14h às 18h no mall central do shopping – Inscrição
  • O sorteio das 50 passagens ocorrerá no mesmo local entre 18hs as 19h30
Para mais informações: http://www.avenidacenter.com.br/

Azul

1 milhão de lugares a partir de 8 euros

Até à próxima segunda-feira, 12 de Abril, aRyanair estará oferecendo 1 milhão de lugares a partir de 8 euros para voos realizados entre os meses de Maio e Junho.

A tarifa de 8 € inclui taxas e encargos.


Trip anuncia rota Porto Alegre, Belo Horizonte, Belém e São Luís



A pauta da reunião da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur) aberta hoje, 8, em São Luís, Maranhão, rendeu uma boa novidade para quatro capitais brasileiras. Ao apresentar o tema “Interligação da malha aérea regional”, o diretor de Marketing e Vendas da Trip Linhas Aéreas, Evaristo de Paula, anunciou que a empresa área irá lançar em maio, nova rota regular que fará a primeira ligação direta entre Porto Alegre e Belo Horizonte, com destino final na capital maranhense depois de pousar em Carajás e Belém, no Pará.

De acordo com de Paula, a novidade atende a uma forte demanda por uma ligação entre as capitais gaúcha e mineira num vôo sem escala ou conexão com Curitiba ou São Paulo, como ocorre hoje, e ao mesmo tempo permitirá várias integrações de São Luís com outras capitais do Nordeste com o Norte do país. A nova rota será operada por aviões Embraer 175, de 86 lugares. A notícia foi saudada pelo secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, vice-presidente da Anseditur, que participa do encontro. “

Nordeste - “A malha aérea é deficiente em todo o país, e a proposta da Anseditur de realizar reuniões regionais tem o objetivo de focalizar os temas, como o que está ocorrendo neste encontro onde se discute a operação de vôos diretos entre as capitais do Nordeste, mesmo que para viabilizá-los as empresas operem com aviões de menor porte”, destacou o presidente da Anseditur, Marco Antonio Castello Branco, da SPTuris. Além da Trip, a reunião teve pela manhã a participação de Adalberto Febeliano, da Azul Linhas Aéreas, que tratou das perspectivas de crescimento do transporte aéreo doméstico no país.

O primeiro dia do encontro será encerrado com um debate sobre o desenvolvimento do turismo como atividade econômica por meio de feiras e eventos, em complementação ao fluxo turístico promovido pelos atrativos naturais consagrados do Nordeste. Amanhã, 9, a reunião terá a participação do secretário nacional de Políticas Públicas de Turismo, Carlos Silva, para tratar do Plano de Marketing dos Destinos Indutores. “O projeto que enviamos ao Ministério do Turismo está em fase final de aprovação. Agora passaremos a discutir os critérios para definir as cidades por onde o plano será iniciado”, esclarece Castelo Branco. Os recursos para o projeto serão viabilizados por meio de convênio da entidade com o MTur. A reunião da Anseditur se encerra no sábado, 10.

jornal de turisno

Avião colide com caminhão tanque em aeroporto nos EUA

Um jato executivo colidiu contra um caminhão tanque de combustível no Aeroporto Internacional Boeing Field-King County (KBFI), em Seattle, Washington, nos EUA, na quinta-feira (8), prendendo o motorista dentro do caminhão.

O Grumman G-1159 Gulfstream IITT, prefixo N706TJ, da JetStar Air, Inc., estava taxiando para a decolagem, quando sua asa esquerda atingiu o caminhão de serviço de abastecimento de combustível por volta das 19:00 (hora local), estilhaçando o vidro lateral do veículo, prendendo o motorista dentro.

Equipes de resgate cortaram o teto do caminhão para liberar o motorista, que parecia estar consciente e alerta. Ele foi levado para o Harborview Medical Center com ferimentos no peito.

Funcionários da Boeing disseram que o avião taxiava em preparação para decolar, mas errou a pista e tentou realzar um "U-Turn" e acabou atingindo o veículo de transporte.

Nenhum dos dois ocupantes da aeronave ficaram feridos.

Funcionários da FAA (Federal Aviation Administration) informaram que pretendiam entrevistar o piloto.

desástres aéreos

Delta quer voos de Detroit a São Paulo


A Delta Air Lines solicitou, junto ao Departamento de Transportes dos Estados Unidos, autorização para iniciar um novo serviço entre São Paulo e Detroit, seu maior eixo.

A companhia aérea planeja iniciar o serviço com dois voos semanais, a partir de 4 de novembro de 2010. Os Governos dos Estados Unidos e do Brasil concordaram com a expansão de oportunidades, e a Delta solicitou novos direitos para aumentar os serviços diários entre Detroit e São Paulo, já permitidos pelo Brasil.

"A Delta continua a crescer no Brasil, queremos oferecer aos passageiros mais opções que irão satisfazer as demandas do mercado," disse Christophe Didier, vice-presidente de vendas e negócios da Delta. "Dados os serviços da Delta já existentes e os que estão por vir entre os destinos Detroit e Ásia, estas novas frequências em São Paulo irão oferecer escalas de conexão mais convenientes ao crescente volume de clientes que viajam entre Ásia e América do Sul", acrescentou.
Avião Revue

Atenção Spotters de REC


Decolou da Alemanha ontem, dia 8, o Airbus A319 PT-AVB (cn 4222), o primeiro Airbus da OceanAir, que terá já aplicado a nova marca da empresa: Avian

Por ser controlada pelo Synergy Group, mesmo proprietário da companhia aérea da Colômbia, a brasileira OceanAir já aguardava a anos a mudança de marca, que agora passará a ter seus voos integrados aos destinos internacionais da Avianca, que já possui voos saindo de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Ainda esse ano, a Avianca Brasil (nome que será utilizado) receberá outras aeronaves Airbus A319.

O primeiro será utilizado na ponte aérea Rio – São Paulo. Uma segunda aeronave A319 que chegará em maio será utilizada na rota Porto Alegre – São Paulo(Guarulhos) – Brasília – Salvador – Brasília – São Paulo – Porto Alegre.

O Airbus A319 (PT-AVB) deve chegar nesse sábado, dia 10 de abril em Recife, e depois seguirá para o Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro.
Aeroblog

Grande supermercado pode ser construído próximo ao aeroporto e colocar em risco a segurança dos voos e dos clientes

Caso haja pane no pouso ou decolagem de um avião, o estabelecimento edificado nas proximidades da cabeceira da pista do aeroporto poderá ser um complicador em caso de acidente


PORTO SEGURO - Chegou à redação do “Bahia Dia Dia” a denúncia de um funcionário do aeroporto de Porto Seguro alertando para o que ele chama de uma catástrofe anunciada que poderá ocorrer na cidade.

Segundo ele, uma grande rede de supermercado estaria planejando instalar uma das suas unidades a menos de 100 metros da pista do aeroporto, no terreno onde fica a Pormal Madeiras. “A Infraero não pode permitir a construção de uma obra tão próxima ao aeroporto e que ficará na rota dos aviões que decolam e aterrissam diariamente em Porto Seguro”, advertiu, acrescentando que caso haja pane no pouso ou decolagem, o estabelecimento edificado nas proximidades da cabeceira da pista, poderá ser um complicador em caso de acidente.

Ainda segundo a mesma fonte, a obra pleiteada também contraria as determinações do Plano de Zoneamento de Ruído da Infraero.

O denunciante deu o exemplo de um hotel construído a mais de 800 metros do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e que o Serviço Regional de Proteção ao Voo (SRPV – SP) determinou no ano passado a sua demolição.

Além disso, a localização do empreendimento às margens da BR -367, que tem um fluxo enorme de veículos, mas não possui área de amortecimento, também pode contribuir para agravar os riscos de acidentes automobilísticos e atropelamentos no local.

Bahia dia a dia

Embraer entrega dois jatos à Líbia

Petro Air ERJ-170

A Embraer entregou no final do mês de março dois novos jatos EMBRAER 170 à nova companhia de aviação da Líbia, a Petro Air. O negócio também inclui direitos de compra para dois EMBRAER 190 e foi concluído durante o primeiro trimestre de 2010. Avaliado em US$ 66,8 milhões, referido a preço de tabela, com base nas condições econômicas de 2010, o acordo poderá totalizar US$ 146,8 milhões, caso todos os direitos de compra sejam confirmados.

“Estamos muito satisfeitos com a escolha do EMBRAER 170 pela Petro Air para cumprir um papel xtremamente importante no transporte e no negócio desta empresa”, disse Paulo César de Souza e Silva, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Comercial. “Dadas as necessidades especiais de transporte desse cliente, esta demonstração de confiança em nossas aeronaves, com base na experiência em serviço da Sirte Oil, é um testemunho da adequação e flexibilidade da aeronave em se adaptar a diferentes ambientes de negócio.”

Os dois EMBRAER 170 são confortavelmente configurados com 76 assentos em classe única. Eles se juntarão a outro EMBRAER 170 entregue à Sirte Oil no primeiro trimestre de 2007 e transportarão empregados da companhia petrolífera da capital da Líbia, Trípoli, para diversas bases no país, além de oferecer serviços de fretamento sob demanda. Para mais comodidade dos passageiros, as aeronaves são equipadas com o sistema de entretenimento a bordo In-Flight Entertainment (IFE), que inclui acesso à Internet.

“Estamos muito animados com esta nova frota de jatos EMBRAER 170, que oferece cabine ampla e compartimento de bagagem espaçoso. Estas características são de suma importância para os nossos passageiros”, disse Basem Tantush, Diretor-Geral da Petro Air. “Devido ao excepcional desempenho e confiabilidade do EMBRAER 170 operado pela Sirte Oil, decidimos adquirir estas duas aeronaves. Esperamos que 2010 seja um ano extremamente dinâmico para nós e estas aeronaves exercerão um papel fundamental no sucesso do nosso negócio.”

poder Aéreo

‘Não valerá muita coisa protocolo assinado dos Rafale’

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Um simples protocolo de intenções, como o que o presidente Lula se propõe a assinar ainda durante seu governo com a Dassault, para compra dos 36 Rafale a custo astronômico, não valerá muita coisa.

Na regra jurídica internacional, vale somente a assinatura do contrato. O protocolo de intenções inclusive poderá ser desfeito pelo futuro presidente. Como se leu ontem nesta Carta, Dilma Rousseff está indecisa quanto a seguir o Rafale como um twitter aéreo.

Para os lobistas que aguardam uma gorda comissão, essa será uma notícia desalentadora. Os franceses só pagarão os 5% internacionais de prêmio do valor total da venda quando, bem além da assinatura do contrato, receberem a primeira parcela do pagamento do governo brasileiro.

Muitos irão padecer de alta ansiedade.
poder aéreo

Passageiros esperam mais de 10h por voo da TAM em Fortaleza


Passageiros esperam mais de 10h por voo no Pinto Martins

Movimento intenso nos principais pontos de saída e entrada de pessoas em Fortaleza, neste feriadão. O grande fluxo já começou, nesta quinta-feira (01), na Capital.

Muita gente pegou a estrada. Já outros preferiram viajar de avião para locais mais distantes. Mas, para alguns desses, a noite de quinta-feira foi de dor de cabeça.

Atrasados e falta de informação trouxeram revolta a passageiros de um voo da TAM. Eles tiveram que esperar mais de 10 horas, no saguão do Aeroporto Pinto Martins, para decolar. Os passageiros que deveriam ter embarcado para Teresina no começo da tarde estavam revoltados com a empresa aérea.

Confira o desabafo dos passageiros

Segundo a TAM, houve uma problema técnico na aeronave que deveria embarcar os passageiros às 14h30. A socióloga Gisela Torbemson não aceitou o argumento. Com dois filhos pequenos, Mateus e Ítalo, ela que saiu de Denver, nos Estados Unidos, disse que estava no limite das forças. Os demais passageiros também deixaram a área de embarque e foram para o saguão protestar contra o atraso. Alguns deles entraram em contato com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

No balcão de atendimento da TAM, a informação era que os funcionários não poderiam gravar entrevista. Somente às 23h, o supervisor da empresa comunicou que uma aeronave já estava no pátio, pronta para embarcar os passageiros para Teresina.

Fluxo na Capital

Das 20h desta quinta (01) até as 3h da madrugada desta sexta-feira (02), 18 voos chegaram a Fortaleza vindos de São Paulo, Campinhas, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Brasília. A Secretaria de Turismo do Estado espera receber mais de 60 mil turistas nesse período.

blog do vinna

Projeto para Congonhas empaca

Em 2008, Prefeitura entregou para o Ministério da Defesa proposta de ampliação das pistas: sem resposta.

O projeto apresentado em novembro de 2008 pela Prefeitura de São Paulo para ampliar a pista do aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, não avançou. A proposta surgiu após o acidente com o avião da TAM, que matou 199 pessoas em julho de 2007, para aumentar a segurança no terminal.

Desde que foi apresentado, o projeto está sendo analisado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), vinculado ao Ministério da Defesa. Segundo o ministério, o projeto continua em andamento sob a coordenação da Secretaria de Aviação Civil. Quando concluídos, serão levados ao ministro Nelson Jobim para análise.

O projeto inclui a desapropriação de uma área no Jabaquara, para que a pista possa ser aumentada em cerca de mil metros. As desapropriações de cerca de duas mil casas custariam em torno de R$ 400 milhões.

Dois anos após apresentar a proposta ao ministro Jobim, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) disse ao DIÁRIO que o seu papel é apenas propor soluções ao governo federal, que segundo ele “não tomou nenhuma atitude concreta”.

“Sabemos, e falo isso de uma maneira muito respeitosa, que a responsabilidade em relação aos aeroportos é vinculada ao governo federal. Existe uma demanda da Prefeitura e do governo do estado, assinada por mim e pelo (ex) governador José Serra (PSDB) junto ao governo federal para que, além de diminuir o número de voos, fosse ampliada a pista, para que pudéssemos construir nas pistas áreas de escape, nos dois lados, fazendo com que os voos que restassem tivessem mais segurança. E, infelizmente, vivemos com muita preocupação essa questão, porque nós não tivemos ainda essas medidas analisadas ou anunciadas”, disse, Kassab.

Moradores criticam
Apesar de visar a segurança, a proposta foi alvo de críticas dos moradores do Jabaquara que convivem com o ruído das aeronaves. Para esses moradores, o objetivo é permitir pousos e decolagens de aviões maiores e mais pesados, o que aumentaria ainda mais o barulho.

Atualmente, a pista principal de Congonhas tem 1.640 metros, mais uma área de escape de 300 metros. A mudança foi feita após o acidente da TAM. Na época, o Ministério da Defesa e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também apresentaram uma série de medidas para a segurança. Porém, todas foram suspensas e hoje o aeroporto opera como antes do acidente. A única exceção é com relação ao número de voos: antes eram 48 pousos e decolagens por hora, passou para 33 e agora são 34.

Projeto para Congonhas empaca

diário de são paulo

Avião de pequeno porte cai após decolagem em Goiás


Um avião de pequeno porte caiu logo depois de decolar no aeroclube de Luziânia, em Goiás, na tarde desta quinta-feira (8). Duas pessoas estavam a bordo e foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros da cidade.


“A aeronave decolou, perdeu altitude e caiu na mata com o piloto e um passageiro. Não chegou a explodir ou pegar fogo. Os dois foram resgatados pela equipe com algumas fraturas e escoriações, mas nada muito grave”, afirmou ao G1 o cabo Pimentel, do Corpo de Bombeiros.


O avião será encaminhado para perícia para que as causas do acidente sejam determinadas.


De acordo com informações da administração do aeroclube, o local não precisou ser interditado por causa do acidente.

g1

Aviação acordou ontem com um novo gigante e outro quase a nascer


A British Airways e a Iberia assinaram ontem o acordo oficial de fusão, mais de um ano depois do início das negociações. Este movimento, que será votado em Novembro pelas respectivas assembleias-gerais, irá criar a terceira maior companhia aérea da Europa, com 408 aviões - e mais 58 encomendados -, 200 destinos e mais de 65 milhões de passageiros em 2008, situando-se atrás da Air France-KLM e da Lufthansa.

Porém, a consolidação no sector aeronáutico não se cingiu à Europa, já que a United Airlines e a US Airways, segundo avançou ontem o "New York Times", voltaram recentemente à mesa de negociações, depois de em 2000 e em 2008 não terem conseguido fechar um acordo de fusão. A concretizar-se, esta nova transportadora norte-americana ficaria a uma pequena distância da United Airlines, a maior do mundo em frota e passageiros desde que se fundiu com a Northwest Airlines, em 2008. A United-US Airways teria um total de 702 aviões e 255 destinos, contra os mais de 800 aviões e 375 destinos da Delta. Em comparação, note-se que a alemã Lufthansa, a maior da Europa, tem 722 aviões, incluindo os de todas as suas subsidiárias.

BA-Iberia Segundo os números avançados pelas duas companhias europeias, a fusão irá permitir poupanças superiores a 500 milhões de euros nos próximos cinco anos - vindos de economias com o aumento de poder negocial para comprar combustível, aviões, tecnologias e demais serviços. Apesar de tanto espanhóis como ingleses manterem as duas marcas no ar, será criada uma nova empresa, chamada International Airlines Group (IAG). Os accionistas da British ficarão com uma acção da nova empresa por cada acção detida na BA e os accionistas da espanhola terão direito a 1,025 acções da IAG por cada título da companhia espanhola de que forem donos. O impacto esperado da fusão no respeitante aos trabalhadores de ambas as empresas não foi ainda revelado, mas os movimentos anteriores de consolidação no sector aeronáutico deixam antever um corte nas tripulações.

"Estaremos em melhores condição para competir com outras gigantes da aviação e participar na futura consolidação do sector", comentou sobre o passo ontem dado Antonio Vázquez, actual CEO da Iberia e futuro chairman da nova empresa.

Com a união da líder do mercado nas viagens entre a Europa e a América Latina e a líder de mercado nas rotas do Norte Atlântico - e de duas empresas que têm muito poucas rotas coincidentes -, será de esperar um aumento da concorrência para todo o sector da aviação, incluindo a TAP Portugal. Em 2009, as duas empresas combinadas registaram mais de mil milhões de prejuízo antes de impostos.

A fusão anglo-hispânica irá a votos em Novembro, aquando da realização das assembleias- -gerais das empresas e os administradores da Iberia e da BA estimam que a conclusão do fusão ocorra um mês após essa votação.
A British Airways e a Iberia assinaram ontem o acordo oficial de fusão, mais de um ano depois do início das negociações. Este movimento, que será votado em Novembro pelas respectivas assembleias-gerais, irá criar a terceira maior companhia aérea da Europa, com 408 aviões - e mais 58 encomendados -, 200 destinos e mais de 65 milhões de passageiros em 2008, situando-se atrás da Air France-KLM e da Lufthansa.

Porém, a consolidação no sector aeronáutico não se cingiu à Europa, já que a United Airlines e a US Airways, segundo avançou ontem o "New York Times", voltaram recentemente à mesa de negociações, depois de em 2000 e em 2008 não terem conseguido fechar um acordo de fusão. A concretizar-se, esta nova transportadora norte-americana ficaria a uma pequena distância da United Airlines, a maior do mundo em frota e passageiros desde que se fundiu com a Northwest Airlines, em 2008. A United-US Airways teria um total de 702 aviões e 255 destinos, contra os mais de 800 aviões e 375 destinos da Delta. Em comparação, note-se que a alemã Lufthansa, a maior da Europa, tem 722 aviões, incluindo os de todas as suas subsidiárias.

BA-Iberia Segundo os números avançados pelas duas companhias europeias, a fusão irá permitir poupanças superiores a 500 milhões de euros nos próximos cinco anos - vindos de economias com o aumento de poder negocial para comprar combustível, aviões, tecnologias e demais serviços. Apesar de tanto espanhóis como ingleses manterem as duas marcas no ar, será criada uma nova empresa, chamada International Airlines Group (IAG). Os accionistas da British ficarão com uma acção da nova empresa por cada acção detida na BA e os accionistas da espanhola terão direito a 1,025 acções da IAG por cada título da companhia espanhola de que forem donos. O impacto esperado da fusão no respeitante aos trabalhadores de ambas as empresas não foi ainda revelado, mas os movimentos anteriores de consolidação no sector aeronáutico deixam antever um corte nas tripulações.

"Estaremos em melhores condição para competir com outras gigantes da aviação e participar na futura consolidação do sector", comentou sobre o passo ontem dado Antonio Vázquez, actual CEO da Iberia e futuro chairman da nova empresa.

Com a união da líder do mercado nas viagens entre a Europa e a América Latina e a líder de mercado nas rotas do Norte Atlântico - e de duas empresas que têm muito poucas rotas coincidentes -, será de esperar um aumento da concorrência para todo o sector da aviação, incluindo a TAP Portugal. Em 2009, as duas empresas combinadas registaram mais de mil milhões de prejuízo antes de impostos.

A fusão anglo-hispânica irá a votos em Novembro, aquando da realização das assembleias- -gerais das empresas e os administradores da Iberia e da BA estimam que a conclusão do fusão ocorra um mês após essa votação.
ionline

Lixão de Marabá é interditado por risco à aviação


O aterro municipal de lixo de Marabá, no sudeste do Pará, foi interditado na última segunda (05), por representar risco à operação dos vôos comerciais no aeroporto da cidade, que fica a menos de 7 km de distância do lixão. A interdição foi definida pela Justiça Federal a pedido do Ministério Público Federal, depois de dois anos de tentativas para que a prefeitura tomasse alguma providência.

De acordo com dados do Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), a cada 24 dias é registrada uma situação de risco aéreo no aeroporto de Marabá, por conta das dezenas de urubus que vivem na região, atraídos pelo lixão.
Diário do pará

Passagens aéreas atingem menor valor desde janeiro de 2002


O preço das passagens aéreas atingiu em fevereiro deste ano o menor nível desde janeiro de 2002, quando teve início o levantamento feito pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Durante o mês, o passageiro pagou cerca de R$ 0,37 por km voado (tarifa yield), uma redução de 10,7% ante janeiro deste ano. Quando comparado com fevereiro de 2009, a redução foi de 26,6%.

A tarifa média dos voos pesquisados foi de R$ 253,71, representando queda de 28,4% ante fevereiro de 2009 e de 16,8% sobre janeiro deste ano.

Os valores são atualizados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e consideram somente as vendas no varejo, excluindo tarifas corporativas e fretamento.

Os dados são do relatório consolidado pela ANAC a partir dos preços praticados pelas empresas em 67 ligações aéreas entre capitais e outras cidades do País.

terra

Feira da Aviação Civil (SP) tem empresas confirmadas


A terceira edição da Feira Nacional de Aviação Civil, promovida pela Sator com o apoio da Anac, já tem confirmada a participação de algumas empresas.

A Trip deixará em exposição um avião turbohélice ATR-72. A operadora CVC, por sua vez, sorteará dois pacotes turísticos entre os visitantes. O evento será realizado entre 28 e 30 de maio, ao lado do aeroporto de Congonhas, na capital paulista.
panrotas

Diplomata suspeito de detonar bomba em avião é libertado nos EUA


Washington, 8 abr (EFE).- O diplomata catariano Mohammed al Modadi foi libertado hoje nos Estados Unidos após sua detenção nesta quarta-feira, quando disparou um alerta terrorista ao tentar acender um cigarro dentro de um avião.

Modadi, que tem imunidade diplomática, foi solto sem acusações contra si, disse um porta-voz do escritório de advogados que representa a Embaixada do Catar em Washington. g1

Segundo um membro da diplomacia cataria citado pelo jornal "Los Angeles Times", Modadi viajava para o estado do Colorado em missão oficial.


Essa missão incluía uma visita ao catariano Ali Marri, que está preso após declarar-se culpado no ano passado de conspiração vinculada aos atentados de 11 de setembro de 2001.

O diplomata foi detido por agentes federais no voo 663 da United Airlines que viajava entre Washington e Denver com mais de 160 pessoas a bordo.

Modadi tentava acender um cigarro em um dos banheiros do avião. Quando foi confrontado por um membro da tripulação, o diplomata respondeu, de forma sarcástica, que tentava atear fogo a um de seus sapatos.


O embaixador do Catar nos EUA, Ali Bin Fahad al-Hajri, afirmou que o diplomata não tinha nenhuma intenção hostil.

"Sem dúvida não estava envolvido em nenhuma atividade ameaçadora. Foi um erro e pedimos para que todas as partes relacionadas (ao incidente) evitem formular juízos ou especulações irresponsáveis", acrescentou.

A intervenção dos agentes federais no incidente foi elogiada hoje pela secretária de Segurança Nacional americana, Janet Napolitano.

"Aplaudo os agentes do voo 663 de United Airlines que responderam a uma ameaça potencial à segurança dos passageiros em pleno voo", disse Napolitano em nota.

"felizmente este incidente não representou nenhuma ameaça à segurança", acrescentou.

Os EUA já viveram outros casos de tentativas de atentados em pleno voo depois dos de 11 de setembro de 2001. Ainda naquele ano, o americano Richard Reid foi declarado culpado de tentar explodir um avião de passageiros por meio da detonação de explosivos escondidos em seus sapatos.No último Natal, agentes federais detiveram o nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab na cidade de Detroit. Ele foi acusado de tentar detonar explosivos escondidos em suas roupas íntimas em um avião de passageiros procedente de Amsterdã. EFE
g1

Noar realiza seu primeiro voo no Recife




Aeronave L-410 da Noar
Foi realizada ontem (08/04) a apresentação da companhia área pernambucana Noar, que irá operar voos apenas no Nordeste com tarifas competitivas. A Noar é resultado da parceria entre o empresário Vicente Jorge Espíndola Rodrigues e mais três sócios.
O evento contou com a presença do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do vice-governador, João Lyra, do secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira, do vice-prefeito de Caruaru, Jorge Gomes, do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Jorge Corte Real, representantes da indústria de aeronaves da República Tcheca e empresários. O grupo participou do vôo inaugural sobrevoando o Recife em direção ao porto de Saupe.
mercado e eventos

Coragem do piloto é lembrada em missa

Celebração foi realizada no pátio de manobras do aeroporto de Lages.

“Devo sacrificar a vida por meu irmão.” O trecho de uma canção religiosa está associado ao que muita gente acredita que o capitão Anderson Amaro Fernandes, 33 anos, pensou pouco antes da tragédia. Ele morreu na queda de um avião da Esquadrilha da Fumaça há uma semana, em Lages.

Ontem, uma missa foi celebrada no aeroporto da cidade, local do acidente, em homenagem ao militar que morreu.

Durante a celebração, iniciada às 17h25min, mesmo horário em que o avião caiu diante de 15 mil pessoas, os cerca de cem fiéis, entre militares, sócios do Aeroclube de Lages e cidadãos, exaltaram a heroica atitude do piloto de não ter ejetado o seu assento e de ter sacrificado a sua vida para evitar que o avião desgovernado caísse sobre o público.

As pessoas que foram à missa chegaram de carro, de bicicleta e a pé. Todas se emocionaram e muitas choraram ao lembrar do momento que nunca sairá de suas mentes e, principalmente, ao pensar na família de Anderson, que era casado e tinha uma filha de quatro anos.

A agente administrativa Rosemari Becker Rosa, 46 anos, presenciou a tragédia, ficou desesperada e ainda não se recuperou. Desde o acidente, ela chora bastante e não consegue se concentrar em seus afazeres. Ontem, ela caminhou durante uma hora de sua casa, no Bairro Conta Dinheiro, até o aeroporto para homenagear o capitão Anderson.

– Me coloco no lugar da família dele, e é impossível não sentir a dor – disse Rosemari.

O padre Henrique Vicente de Bitencourt, da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, do Bairro Guarujá, perguntou aos presentes se alguém gostaria de falar algo sobre o piloto. Várias pessoas, mesmo sem nunca tê-lo visto em suas vidas, deram depoimentos emocionantes.

Uma delas pediu uma oração às vítimas de outras tragédias ocorridas no aeroporto de Lages, como a que matou 13 pessoas durante a colisão entre dois aviões, em 18 de maio de 1997.

Causa continua sendo apurada

Esta semana, um avião da Esquadrilha da Fumaça coletou informações atmosféricas do aeroporto como parte das investigações sobre a causa do acidente. Um relatório inicial deve ser apresentado em até 30 dias, a contar da tragédia, mas todo o processo deve levar um ano para ser concluído.

A Esquadrilha anunciou o retorno das apresentações para o dia 14 de abril, em Botucatu (SP).
dc

Preço de passagem aérea internacional fica livre no dia 23


Expectativa da Anac é de que extinção dos valores mínimos em vigor proporcione redução das tarifas.


Passagens aéreas de qualquer voo internacional partindo do Brasil terão preços livres a partir do próximo dia 23. A determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pode representar descontos maiores, dependendo apenas da estratégia de cada companhia aérea.

Sem os preços mínimos que vigoram atualmente, a expectativa da Anac é de aumento da concorrência e tarifas mais baixas. Com preços tabelados, as aéreas ficavam impedidas de fazer promoções abaixo dos valores determinados, mesmo em época de baixa demanda. Nos voos para a América do Sul, os preços já são livres desde setembro de 2008.

Desde a publicação no Diário Oficial da União, em 23 de abril de 2009, foi permitida a aplicação gradual de descontos sobre a tabela de referência: 20% em abril, passando a 50% em julho, 80% em outubro e, no próximo dia 23, a tabela deixa de existir.

Em rotas domésticas, de acordo com relatório da Anac, os preços das passagens aéreas continuaram caindo em fevereiro, atingindo o menor nível desde janeiro de 2002, apesar do crescimento de 43% na demanda.
Zero hora