PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Have You Flown AirAsia?


AirAsia Ad 1.jpg A low-cost Malaia, AirAsia está tentando se posicionar como uma Low -cost de "alta qualidade, refinada e elegante no sudeste da Ásia, com esses anúncios.

A campanha publicitária "Have You Flown AirAsia?" visa a "mudança de mentalidade dos consumidores das transportadoras de baixo custo, apresentando as inovações da companhia aérea, serviço de alta qualidade e uma experiência única", diz a AirAsia.



AirAsia Ad 2.jpgAirAsia Ad 3.jpg





Trabalhadores x Anac

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac) enviou um ofício a Lula cheio de queixas contra a Anac.

Reclama da "desnacionalização da aviação comercial" e do "desmonte da administração da infraestrutura aeroportuária".

Desástres Aéreos

Setembro :Air France-KLM


A AirFrance - KLM não tiveramem aumentos no número de passageiros em setembro. Pelo contrário, a situação foi oposta: registrou um declínio no número de passageiros no último mês.

A queda foi de 3,7% em relação a setembro de 2008, e 4,5%, se tomados os primeiros nove meses de 2009.

As maiores quedas relativas foram constatadas nas rotas para o Caribe e da Índia (com 9,5%) e as conexões dentro da Europa. E, para salvar alguma coisa, houve resultados positivos em voos para África e Oriente Médio.

Iberia e as bagagens

Embora a empresa tenha uma clara intenção de começar a cobrar por bagagem despachada a partir de 20 de outubro, de acordo com o estudo dos consumidores, a empresa ainda tem muito para ajustar para garantir que a bagagem na verdade, chegará realmente aonde precisa ir.

NOTA:

A Iberia ganhou o primeiro lugar como a companhia aérea que mais perdeu bagagens durante o Inverno passado, ou seja, entre novembro de 2008 e março deste ano, de acordo com dados fornecidos pela Associação das Companhias Aéreas Europeias (AEA) .

Air China oferece 1,5 milhões por 20% da Air Macau



A TAP recusou a oferta de 1,5 milhões de euros que a Air China fez pelos 20% do capital que a transportadora nacional detém na Air Macau.

A TAP está interessada em vender a sua participação na Air Macau mas não a qualquer preço. A companhia aérea nacional, que desde Julho tenta travar na justiça o plano de restruturação financeira da empresa macaense, terá recebido uma proposta de compra da sua posição, por 1,5 milhões de euros, mas exige mais, cerca de oito milhões.

A TAP, que detém 20% da Air Macau através da SEAP, terá mesmo começado por pedir 11 milhões de euros, mas aceitou mais tarde reduzir o montante na proporção dos dividendos recebidos quando a Air Macau dava lucro.

A Air China, que fez a proposta de compra, diz por seu turno que o valor de oito milhões de euros não reflete o preço real da Air Macau, que em Dezembro, foi avaliada em 19 milhões de euros.

A Air China defende mesmo que a Air Macau tenha agora um valor negativo, uma vez que foi avaliada por 219 milhões de patacas (18,9 milhões de euros) em Dezembro de 2008, tendo entretanto perdido 250 milhões de patacas no primeiro semestre de 2009.

O plano de reestruturação financeira da companhia macaense, a que a TAP se opõe, prevê a redução do capital, para limpar passivo, seguida de um aumento de capital, mediante a entrada de dinheiro fresco.



Se a SEAP não acompanhar o aumento de capital ficará numa primeira fase com uma quota de 0,1% e, no final de todo o processo, deterá apenas uma quota de 0,05% na Air Macau. Mas Carlos Pimentel, representante da TAP Portugal, afirmou recentemente que a companhia portuguesa "não é uma associação de beneficência e não vai colocar dinheiro numa companhia sem estratégia de futuro".

A Air Macau vê-se obrigada a reduzir o capital social porque tem prejuízos acumulados de cerca de 500 milhões de patacas, mais de metade do capital social de 400 milhões de patacas o que, de acordo com a legislação de Macau, obriga à declaração de falência, à redução do capital social ou à reintegração do património. A SEAP - Serviços, Administração e Participações, que a TAP lidera, integra ainda, em posição minoritária, o Banco Nacional Ultramarino (BNU), do grupo Caixa Geral de Depósitos.

APEA

Tap e Sata aumentam sobretaxa de combustível


A Tap e a Sata irão aumentar a partir de amanhã, a sobretaxa de combustível nos voos entre o Continente, Açores e Madeira, de quatro para nove euros por percurso.
Nos voos entre o Funchal e a ilha de Porto Santo, fonte da Sata adiantou a este jornaldiario que a sobretaxa será de nove euros, mas abrangerá ida e volta.
Refira-se que as companhias aéreas tinham reposto a sobretaxa de combustível nos voos domésticos dos Açores e da Madeira a 10 de Julho, um valor que estava suspenso desde Abril.
Jornal Diário

UE e EUA retomam conversações do "céu aberto"


A União Europeia e os EUA retomam esta semana as conversações sobre a liberalização do tráfego aérea no Atlântico Norte, tentando ampliar e aprofundar o acordo de "céu aberto" já existente. No encontro de três dias, que decorrerá em Washington, serão de novo analisadas as leis comunitárias e norte-americanas que afectam as companhias aéreas de passageiros e de carga que operam nos dois lados do Atlântico. Os negociadores de Bruxelas deverão prosseguir os seus esforços para aligeirarem as restrições impostas pelos EUA à propriedade e ao controlo por estrangeiros das suas companhias aéreas.

Já os EUA deverão enfocar nas restrições comunitárias aos voos nocturnos, por exemplo, que penalizam fortemente sobretudo operadores como a FedEx e a UPS. Esta ronda de conversações integra-se numa longa série de reuniões destinadas a ampliar o acordo de "céu cberto" que desde Março de 2008 permite que as companhias aéreas europeias operem voos para os Estados Unidos a partir de qualquer cidade da UE e vice-versa. O encontro ocorre pouco tempo depois de Bruxelas ter levantado reservas à aliança transatlântica que deverá reunir a British Airways, a Iberia e a United Airlines.

Transportes & Negócios

PRIMEIRO 737 DA YAKUTIA



A empresa russa Yakutia Airlines recebeu o primeiro de quatro jatos Boeing B.737-700 que tinha encomendado. O aparelho, matriculado VQ-BEO, foi colocado em serviço na rota Yakutsk-Moscou. O segundo exemplar chega antes do fim do ano e os dois aviões restantes serão entregues em 2010.
Aerobusiness

Gol encosta na Tam no doméstico em setembro, diz Anac




A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou hoje as tabelas com dados comparativos de participação de mercado das empresas aéreas brasileiras, nas linhas domésticas e internacionais, relativos a setembro de 2009.

Pelos números apresentados, a Tam continua na liderança do mercado nacional, mas a Gol/Varig praticamente encostou na líder. No internacional, a Tam também permanece à frente.

Em setembro deste ano, os números da Anac apontam uma participação da Tam e da Gol/Varig de, respectivamente, 44,15% e 41,85%.



No comparativo com o mesmo mês do ano passado, a diferença era maior: 52,81% (Tam) contra 39,88% (Gol/Varig).

A perda de mercado da Tam deve-se ainda ao crescimento da Webjet – 4,76% em setembro deste ano contra 2,92% em setembro do ano passado – e ao início das operações da Azul, que conquistou 4,68% no mês passado.

A OceanAir, quinta colocada no ranking da Anac, praticamente não variou no comparativo de setembro de 2009 com o mesmo mês de 2008 – 2,24% contra 2,26%.



No internacional, em setembro, a Tam mantém a liderança com 87,26% do mercado – contra 82,08% registrado em setembro de 2008. Logo após vem a Gol/Varig que perdeu participação – 12,63% em setembro de 2009 contra 17,59% em setembro de 2008.
Panrotas

Falcons descola patrocínio






A AirTran Airways apresentou na terça-feira um avião pintado com as cores do Atlanta Falcons, como parte de seu novo patrocínio a equipe.

O Boeing 717 - que irá voar de Atlanta para Boston de volta para Atlanta antes de ir para Minneapolis - foi carinhosamente apelidado de Falcon 1.

AirTran fez uma doação de 10.000 dólares à entidade beneficente Breast Friends Inc. em apoio ao câncer de mama.

pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Louisville


O Vôo 2226 da U.S Airways teve que fazer um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Louisville na terça-feira pouco depois de decolar.

Nenhuma das 62 pessoas a bordo ficaram feridas durante a aterrissagem.

O avião foi forçado a aterrar devido a indicação de um sensor que estava indicando que os freios do avião estavam aquecidos.

O piloto pousou o avião como precaução.

O piloto declarou uma emergência às 5:28 pm e o avião pousou em segurança às 5:35 pm.

SAS: Cartões de embarque móvel



Agora é ainda mais fácil de viajar com a SAS Scandinavian Airlines, a companhia introduziu cartões de embarque móvel. Isto significa que os clientes podem agora viajar na SAS usando apenas seu telefone celular, com uma carteira de identidade e o passaporte.

Melhor classe executiva




A Virgin America recebeu o prémio de companhia com a “melhor classe executiva” da Condé Nast Traveler 2009.

Pelo segundo ano consecutivo a empresa do grupo de Richard Branson vence esta categoria.

Air Asia para Paris?


A AirAsia pode obter direitos de aterragem no aeroporto de Orly.


Durante uma visita a França o primeiro-ministro malaio, Najib Razak disse a jornalistas que ele levantou, com o Governo francês, a questão dos direitos de aterragem da Air Asia no aeroporto de Orly, de acordo com a agência de notícias nacional Bernama.


O Primeiro-ministro francês, François Fillon, também teria dito a Razak que concedia a AirAsia direitos de aterrizagem "fora de Paris", embora não especificasse aeroportos.

Najib teria dito pedido os direitos de aterrizagem da transportadora no aeroporto de Orly , dado que AirAsia é um grande cliente da Airbus A320, alguns dos quais são produzidos na França.
Para se ter noção a AirAsia tem mais de 100 Airbus A320 encomendados.
Flight Global

Ryanair : Regresso só se receber 16 milões(de Euros)

A Ryanair equaciona reabrir a base em Valência se receber 16 milhões de euros de incentivo por parte da autoridade que gere a região.


O vice-presidente da “low cost” irlandesa, Michael Cawley, afirmou que uma relação privilegiada com o aeroporto de Valência poderia, nos próximos cinco anos, aumentar o tráfego em mais de 2.5 milhões de passageiros. O valor exigido, segundo afirma, é o mesmo que é pago à Air Nostrum, companhia regional da Iberia.

A Ryanair fechou a base de Valência em 2008 por não ter chegado a um acordo com a região autónoma espanhola a nível de apoios financeiros.

Hosteltur

Emirates Airlines adicionando mais voos


A Emirates Airlines, transportadora aérea de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), está expandindo seus serviços na Índia, concentrando-se na adição de voos de e para o sul do estado de Kerala. A companhia aérea disse que irá aumentar a sua capacidade em Kerala para mais de 2.000 lugares por semana nos próximos 2 meses.

Criança morre dentro de avião

SÃO PAULO - Uma criança morreu nesta manhã dentro de um avião da Ocean Air que faria voo São Paulo/Brasília no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. O voo 6125 decolaria às 9h15m e o pai e a criança estavam sentados nas últimas poltronas do avião.

A criança teria começado a passar mal e a tripulação acionou a equipe de socorro do aeroporto. O pai, nervoso, não queria deixar que a equipe socorresse a criança e sim prosseguir viagem. Porém, a criança morreu às 9h33m.

Segundo informações da companhia aérea Ocean Air, a criança sofria de câncer, estava em estado terminal, e os médicos não conseguiram salvá-la. O sexo da criança não foi divulgado pela companhia.

O pai da criança, segundo a Ocean Air, afirmou que a família é de Juazeiro do Norte, no Ceará, e ele queria que fosse enterrada lá. O pai foi encaminhado à delegacia do aeroporto.
Contato Radar

Trip contempla aumento de frota e voos internacionais

O presidente da TRIP Linhas Aéreas disse que a companhia aérea regional vai tomar importantes decisões sobre a sua frota até o final do ano e que espera iniciar voos para países fronteiriços em cerca de dois anos.



Segundo José Mário Caprioli, presidente da TRIP, as decisões sobre a frota podem incluir pedidos de aeronaves Embraer com capacidade para 100 passageiros. Em 2009, a TRIP aumentou 60% sua oferta e planeja um crescimento anual entre 40% e 50% nos próximos anos, dobrando sua frota de 30 aeronaves (25 turboprops ATR-42 e 72 e 5 jatos Embraer 175) até a Copa do Mundo de 2014.



Aerovirtual

Emirates Airline abre loja oficial on-line




A Emirates Airline abriu uma loja oficial e on-line na internet, afirma o vice-chairman da companhia, Maurice Flanagan. Pelo site, o internauta pode comprar uma série de produtos, como roupas – inclusive do time britânico Arsenal FC, que é patrocinado pela aérea –, acessórios, roupas e modelos de aeronaves da frota da empresa. Confira no www.emiratesofficialstore.com.
PANROTAS

Revolta contra cancelamento de voo



No dia seguinte ao feriado prolongado de Nossa Senhora de Aparecida, o cancelamento de um voo que iria para São Paulo deixou um grupo de aproximadamente 90 passageiros revoltado na manhã desta terça-feira (13), no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Depois de gritaria e protestos no saguão do terminal, o grupo, que deveria ter embarcado às 9h42, acabou sendo realocado em dois voos distintos, às 11h39, e às 13h25.


Os passageiros pegariam o voo 6759, da companhia Webjet, com destino ao Aeroporto de Guarulhos. Logo no início da manhã, quando chegaram ao aeroporto, no entanto, foram informados que o voo havia sido cancelado porque a aeronave estava em manutenção.

Segundo a empresária Maria Priscila Alves, que embarcaria no voo para participar de uma reunião de trabalho em São Paulo, a empresa garantiu que os passageiros seriam realocados imediatamente em um avião da companhia Trip, com a qual a Webjet havia feito um acordo. “[Os funcionários da Webjet] disseram que haviam fretado uma aeronave da Trip para nos levar, mas depois de uma hora e meia de espera voltaram atrás, dizendo que houve um 'desacordo comercial'”, relata.

Houve protesto e gritaria dos passageiros em frente ao balcão da Webjet. De acordo com Maria Priscila, a empresa então resolveu oferecer bilhetes de voos de outras companhias que iriam para Guarulhos. “Mas as primeiras 20 passagens distribuíram para as 20 pessoas que estavam mais próximas do balcão, sem qualquer critério”, diz. “A escolha dos passageiros foi feita por sorteio”, define.

A empresária, que trabalha no ramo de turismo, estava no feriado em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, e dirigiu até Curitiba para pegar o voo da Webjet. “Nunca vi uma coisa dessas acontecer antes. É uma situação extremamente vexatória”, reclama.

O realocamento de todos os passageiros terminou no fim da manhã, com aproximadamente 40 pessoas encaminhadas para o voo 6753, também da Webjet, que saiu às 11h39; e outras 50 em um voo da TAM, programado para sair às 13h25.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Webjet informou que houve problemas técnicos no avião que faria o voo 6759, e a aeronave, que encontrava-se no Rio de Janeiro, não pôde ir até o Aeroporto Afonso Pena. A empresa disse ainda que cumpriu todas as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para casos como este, realocando os passageiros – inclusive com endosso de passagens de outras companhias –, e arcando com os custos de alimentação dos 50 que tiveram de esperar por um prazo mais longo.
BGA

Segurança na Aviação Civil



A ANAC lançou uma campanha que alerta pilotos , mecânicos , passageiros e proprietários de aeronaves particulares, agrícolas e de táxi aéreo para fatores que contribuem para a elevação dos níveis de segurança operacional.
Serão divulgados cinco cartazes em aeródromos onde opera a aviação agrícola e geral , escolas e aeroclubes.
Estes cartazes trazem dicas sobre planejamento de voo, manutenção, treinamento e reciclagem de pilotos, condições meteorologicas e táxi aéreo pirata (aeronaves particulares fazendo transporte público sem autorixação da ANAC, com o consentimento dos passageiros, e sem os requisitos necessários de segurança). O lema da campanha é " Segurança:depende de você".
Aerobrasil

Aéreas perderão US$ 11 bi em 2009


O presidente Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), Giovanni Bisignani, declarou nesta terça-feira (13), em entrevista, que o tráfego aéreo precisa de ao menos nove meses para melhorar na classe que garante os maiores lucros das companhias aéreas: a executiva.


O número de passageiros caiu de 6% a 7% nos últimos 12 meses, devido em grande parte a uma queda espetacular da circulação de passageiros na classe executiva, que caiu 14% em um ano, segundo Bisignani.

No último dia 15, a Iata informou que as companhias aéreas de voos comerciais sofrerão perdas de US$ 11 bilhões em 2009, uma quantia superior à prevista anteriormente. "Esse número representa perdas de US$ 2 bilhões a mais do que prevíamos em nossa última estimativa", afirmou Bisignani à época.

Segundo ele, as perdas se concentrarão em três grandes regiões: as companhias aéreas da América do Norte perderão US$ 2,6 bilhões, as da região Ásia-Pacífico, US$ 3,6 bilhões e as da Europa, US$ 3,8 bilhões.

No dia 1º deste mês, a associação informou que mais de 50 companhias aéreas perderam US$ 2,02 bilhões no segundo trimestre de 2009, o que eleva a US$ 6 bilhões as perdas acumuladas desde o início do ano. A Iata ressaltou então que, como os dados ainda eram incompletos, as perdas totais do setor aéreo provavelmente são mais elevadas. Em 2008, as companhias aéreas perderam US$ 10,4 bilhões.
Avião Revue

TAP é a única companhia aérea europeia detida a 100% pelo Estado



Ao longo das últimas décadas, a indústria da aviação civil tem mudado drasticamente. A consolidação do setor acelerou, surgiram as alianças de transportadoras aéreas e poucos foram os governos na Europa que mantiveram o controle das suas companhias aéreas de bandeira.

Portugal está isolado ao ter a sua transportadora nas mãos do Estado.

Para Kenneth Button, especialista de aviação, "não existe nenhuma razão para que os contribuintes paguem os prejuízos da TAP".

Jornal de Negócios

Associação quer linha do BNDES para transporte aéreo



A Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar) defendeu hoje que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) crie uma linha de crédito específica para financiar o transporte aéreo regional no País. Segundo o presidente da Abetar, Apostole Lázaro Chryssafidis, a reivindicação foi apresentada em reunião da entidade realizada com o secretário de Aviação Civil do Ministério da Defesa, Jorge Godinho Barreto, e com o diretor do Departamento de Políticas de Aviação Civil (Depac) do ministério, Fernando Antônio Ribeiro Soares.
Estadão

O que cobram e pensam cobrar as companhias de aviação


Com uma crise maior do que a provocada pelo 11 de Setembro de 2001, as companhias de aviação procuram novas formas de sobrevivência.


Bagagem

A par da taxa de combustível é cada vez mais comum cobrar por despachar bagagens. Nos Estados Unidos, a Delta registou no último trimestre um aumento de 15% no item de outras receitas, para mais de 610 milhões de dólares, em parte pelo aumento das receitas provenientes da taxa de bagagem. A Iberia e a Air France estão estudando a introdução desta taxa, que é também aplicada pela American Airlinese pela British Airways, à semelhança do que fazem as ‘low cost' easyJet e Ryanair.


Comida

A moda começou pelas ‘low cost', ou companhias de baixo custo, mas há muito que faz parte da estratégia de algumas companhias de bandeira, nomeadamente a Iberia. Em 2003, a companhia espanhola retirou as refeições dos voos com menos de três horas e passou a cobrar por um menu com sandes, bebidas e ‘snacks', vendidos por vários preços.


Peso

A medida nunca foi aplicada por nenhuma companhia de aviação, mas o debate está lançado. Com os passageiros a serem obrigados a pagar mais por excesso de bagagem, alegadamente por isto implicar um maior consumo de combustível, porque não cobrar aos passageiros com excesso de peso? Uma hipotética taxa que está longe de ser consensual.


WC

Ainda não passa de uma intenção, mas a ideia do presidente da Ryanair pode mesmo chegar à prática. Michael O'Leary quer cobrar pela utilização dos banheiros durante o voo. Para isso planeja colocar uma ranhura para inserir moedas na porta dos banhheiros. Preço? Uma libra, pouco mais de um euro.


Lugares

A British Airways foi a última das companhias de aviação a passar a cobrar pela possibilidade dos passageiros escolherem o seu lugar. Esta nova taxa será aplicada aos passageiros que queiram garantir um lugar à janela, no corredor ou numa saída de emergência. Para os voos de longo curso em classe económica ou de médio curso em classe executiva será cobrada uma taxa de 20 libras (cerca de 22 euros). Um lugar junto às saídas de emergência custa 50 libras (cerca de 55 euros). Uma medida muito comum nas ‘low cost', como as europeias easyJet e Ryanair e as norte americanas US Airways e a JetBlue, mas que também já é aplicada pela Singapore Airlines, para os passageiros que viajem em classe económica, há cerca de um ano.

Diário Econômico


Museu de Vila Real: “100 Anos da Aviação em Portugal - o Entusiasmo Vila-Realense”




O Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real associa-se à comemoração dos 100 anos da Aviação em Portugal, abrindo ao público, no próximo dia 15 de Outubro, pelas 17h30, a exposição “100 Anos da Aviação em Portugal: o Entusiasmo Vila-Realense”.

Aborda-se, nesta exposição, a reacção local das pessoas às notícias recebidas da passagem de uma ou outra aeronave por Vila Real, bem como aos progressos na área da aviação, ao longo das primeiras décadas do séc. XX. A exposição ficará patente até o final do mês de Novembro.

Notícias de Vila Real

Empresa aérea NO COST Ryanair continua a cortar serviços


Detalhe de um dos aviões da Ryanair


Destaque no mercado europeu de empresas aéreas “low cost-low fare” a empresa aérea irlandesa Ryanair vem levando o conceito a extremos. Depois de adotar aeroportos fora dos grandes centros (que cobram muito menos das empresas por pousos, decolagens, estacionamento, etc.), de reduzir o serviço de bordo a zero, de cobrar taxas extras por despacho de bagagens, pagamento com cartão de crédito, prioridade de embarque, alimentação a bordo, etc. a empresa iniciou neste mês a retirar seus balcões de check-in dos aeroportos, transferindo a operação inteiramente para seu site na internet.

Nesse site, aliás, passagens aéreas são só um dos serviços oferecidos pela empresa, que também faz reserva de hotéis, aluga carros e vende seguros de viagem. Por essas e mais outras, a Ryanair vem sendo chamada de empresa “no cost” (sem custos) em vez de empresa “low cost“.

O espaço dos balcões de check-in é alugado pelos aeroportos às empresas e não ter de pagar esse aluguel mensalmente em todos os aeroportos em que opera certamente irá significar uma sensível economia para a Ryanair.

Em alguns mercados, principalmente no exterior, é muito comum as empresas aéreas com poucos voos para determinados destinos procurarem economizar nesse quesito compartilhando um mesmo balcão em um aeroporto, apenas trocando uma placa de identificação com o nome da empresa. Outra tendência mais recente em alguns mercados é o compartilhamento de balcões por empresas de uma mesma aliança aérea.

Viagem de negócios

Acusado de sequestrar avião para Cuba em 1968 alega inocência


NOVA YORK (Reuters) - Um fugitivo que evitou um julgamento por mais de quatro décadas depois de sequestrar em 1968 um avião da Pan American e desviá-lo para Cuba se disse inocente das acusações que incluem sequestro e pirataria aérea nesta terça-feira.

Luis Armando Pena Soltren, de 66 anos, compareceu a uma corte federal em Manhattan sob acusações envolvendo sua participação no sequestro do avião que decolou do Aeroporto Internacional John F. Kennedy com destino a Porto Rico em 24 de novembro de 1968.

Soltren declarou-se "não culpado" por meio de um tradutor de espanhol, quando interrogado pelo juiz federal sobre como ele se via perante a acusação de 1968.

Ele permanecerá preso enquanto aguarda uma solicitação de fiança e seu advogado, James Neuman, disse ao juiz que Soltren não precisava de cuidados médicos.

Soltren, que é cidadão norte-americano e viveu em Cuba durante 41 anos, entregou-se às autoridades do aeroporto JKF no domingo, sabendo que seria preso, de acordo com as autoridades.

Neuman disse aos jornalistas do lado de fora da corte que ainda não poderia explicar porque Soltren retornou de maneira voluntária aos EUA.

"Há algo com a família", disse o advogado. Uma outra audiência foi marcada para quarta-feira.

O Ministério Público dos EUA disse na segunda-feira que o governo cubano havia autorizado a saída de Soltren. Um porta-voz do FBI disse ao jornal 'The New York Times' que Soltren queria ver sua mulher e outros membros da família que moram em Porto Rico e na Flórida.

Soltren enfrenta acusações de sequestro, pirataria aérea, interferência com membros da tripulação e conspiração para cometer pirataria aérea e sequestro. Embora as acusações possam levar a uma pena de prisão perpétua, um acordo com promotores públicos poderia resultar numa sentença menor.

Nos anos 1960 e no começo da década de 1970, dezenas de aviões norte-americanos foram sequestradas para Cuba, enquanto a Guerra Fria com o líder cubano Fidel Castro se intensificava. Alguns sequestravam aviões para fazer declarações políticas, enquanto outros buscavam asilo em Cuba ou pagamentos de resgate do governo norte-americano.

O Globo

Aeroporto de Tel Aviv (Israel) terá energia solar


O Aeroporto Internacional Ben Gurion, nos arredores de Tel Aviv (Israel), será um dos primeiros do mundo a gerar eletricidade para suas instalações a partir da energia solar. O projeto-piloto prevê a colocação de painéis ao longo do aeroporto para captação da energia solar e um sistema para transformá-la em energia elétrica.

A unidade entrará em operação já em 2010 e a capacidade inicial de geração será de 50 kilowatts. Com a implantação desse sistema, além de ficar mais “ecológico”, o aeroporto Ben Gurion deixará de gastar o equivalente a US$ 15 milhões anuais em consumo de energia elétrica. E ainda poderá receber US$ 100 mil anuais pela venda de energia excedente.

AVIAÇÃO COMERCIAL

Fretamento CVC e Passaredo terá voos para AL e BA



Anunciada na feira da Avirrp (SP), em agosto, a parceria entre a CVC e a aérea Passaredo aproveitará a alta temporada do verão brasileiro para disponibilizar voos fretados ligando diretamente as cidades de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, no interior paulista, ao Nordeste. As operações, que fazem parte da ação "Projeto do Interior", acontecerão entre 12 de dezembro e 20 de fevereiro.

Os voos fretados sairão de São José do Rio Preto e Ribeirão Preto aos sábados com destino a Maceió. Já aos domingos os voos partem das duas cidades com destino a Salvador. As viagens serão realizadas por dois jatos ERJ 145, adquiridos recentemente pela Passaredo.

"É uma parceria muito importante para a Passaredo e esperamos que seja a primeira de várias outras com a CVC", explica o presidente da empresa, o comandante Felício.

O acordo de fretamento é inédito na história da CVC e promete criar novas oportunidades de vendas aos agentes de viagens. “Este acordo beneficiará também cidades do entorno, com a abertura de novas oportunidades em produtos turísticos para consumidores de importantes cidades do interior”, afirma o presidente da operadora, Valter Patriani. “Juntos, esses dois polos emissores de turistas levarão ao Nordeste neste verão mais de cinco mil turistas, contra 1,8 mil clientes da região que viajaram conosco no verão passado.”
PANROTAS

GOL - Agora voce pode alterar e cancelar seus voos online


Alterações ou cancelamentos on-line podem ser realizados com até 1h30min de antecedência do horário do voo.
Para saber mais:http://www.voegol.com.br/Facilidades/Paginas/AlteracaoOnline.aspx

Avião com brasileiros vindos da Bolívia não teve problema


Segundo o superintendente da Infraero no Acre, Daniel Sobrinho, o avião trazendo cerca de 40 brasileiros de La Paz, que prestigiaram o jogo da seleção brasileira contra a Bolívia pelas eliminatórias da copa de 2010, não teve problemas durante a viagem, entre as cidades bolivianas de La Paz e Cobija.

As informações davam conta que um avião que saiu de La Paz, teve problemas técnicos, ou seja, um princípio de incêndio na aeronave, entretanto, essa aeronave da América Airline, não trazia o grupo de brasileiros. O Avião fazia a rota La Paz e Miami (EUA) e devido o problema mudou de curso pousando em Lima no Peru, em segurança.

Já o avião que trazia os brasileiros pousou agora pouco no aeroporto de Cobija em Pando, o único imprevisto foi o mau tempo, que atrasou o retorno em quase 6 horas.
ORB.NET

Ryanair espera encomendar até 200 aeronaves até final do ano


LONDRES, 13 de outubro (Reuters) - A companhia aérea de baixo custo Ryanair informou nesta terça-feira que deseja encomendar um pedido de 200 aeronaves da Boeing ou da Airbus até o final do ano, com entrega após 2012.

O presidente-executivo da companhia irlandesa, Michael O'Leary, disse: "Se por alguma razão nós não pudermos concluir um acordo com a Boeing e a Airbus, certamente até o final do ano, nós simplesmente anunciaremos que não vamos comprar mais nenhuma aeronave."

"Nós então iremos parar de crescer além de 2012, quando nosso fluxo de entrega atual se esgota."

A frota da Ryanair atualmente consiste em aeronaves da Boeing, mas O'Leary afirmou que se a Airbus oferecer um acordo melhor, ele encomendará unidades da concorrente.

Caso ele não possa concluir o acordo, começará a distribuir capital para os acionistas.

"Se a Boeing ou a Airbus não tomarem uma decisão entre agora e dezembro, eu vou perder interesse e passar para o plano B", acrescentou o executivo.

Abril

A escolha do presidente da TAM deve levar em conta a sua importância como companhia aérea de bandeira no Brasil da Copa do Mundo e das Olimpíadas



Uma semana antes de ser oficializada a saída do comandante David Barioni da presidência da TAM, a sua rápida passagem pela festa do Top TAM já assinalava que algo de estranho estava acontecendo.
No hotel Iberostar Praia do Forte, estavam reunidos 500 convidados especiais da companhia aérea. Eram os seus maiores vendedores, ou seja, agentes de viagens, operadores e consolidadores não apenas do Brasil, mas dos principais países do mundo. Apesar da seleta plateia, Barioni desembarcou, em Salvador, em um jatinho, pegou um helicóptero e ficou menos de duas horas no hotel, com tempo suficiente para, apenas, fazer uma abertura formal e tirar algumas fotos, retornando no mesmo ritmo relâmpago para o Rio de Janeiro.

Dois anos antes, em um evento similar, ele havia sido oficializado como novo presidente e estreou confraternizando em um corpo a corpo altamente produtivo com esses pilares de vendas da TAM. A sua passagem, a jato, por Salvador, porém, colocou uma pulga atrás da orelha de muita gente, principalmente porque corria a notícia de que o seu contrato havia vencido em setembro e que ainda não havia sido renovado.

Pela primeira vez, a TAM trazia os seus vendedores internacionais e a chance de um corpo a corpo com o presidente da empresa seria superprodutiva. O papel de anfitrião coube exclusivamente ao vice-presidente, Paulo Castello Branco, que foi brilhante na sua apresentação e na atenção especial aos membros do Top TAM. Presente ao Iberostar desde a véspera, Castello Branco costurou acordos e atendeu, pessoalmente, os convidados, ao lado do seu diretor de vendas, Klaus Kühnast.

Se a saída precipitada de Barioni da festa não causou prejuízo à TAM, foi recebida, por alguns, como um ato político, que só acelerou a decisão dos acionistas de abreviar a sua saída.

A TAM vive hoje uma das etapas mais decisivas da sua vitoriosa jornada. A contratação de Barioni cumpriu a sua missão de recuperar a imagem de uma empresa de aviadores. Talvez, um dos erros de marketing tenha sido personalizar em excesso a figura do gestor principal, papel que cabe exclusivamente ao seu fundador. A volta aos princípios originais de Rolim poderia ter sido feita sem a exposição desgastante de imagem do presidente executivo, o que potencializou problemas do dia a dia.

A imagem do comandante Rolim é incomparável, principalmente porque, nela, materializava-se não apenas a figura do “comandante”, mas a do acionista principal, a do dono da empresa. Qualquer tentativa de reeditá-la, utilizando outros personagens, sempre ficará capenga.

A TAM deve mirar com cuidado o exemplo da Varig e de quanto foi desgastante a troca constante de gestores e, principalmente, de inventar figuras externas, como foi o caso de Ozires Silva, além da pá de cal que foi a contratação da equipe de “notáveis”, uma constelação de gestores-coveiros que enterraram a empresa no suicídio da recuperação judicial.

Os acionistas da TAM já tinham dado sinal de acerto profundo ao trazer de volta para a sua convivência Marco Antonio Bologna, um estrategista que ajustou a vida da empresa e só cometeu um pecado: transformar-se em vitrine quando assumiu o comando do Sindicado das Empresas Aéreas e acabou, involuntariamente, trazendo para a empresa a ira do poder concedente, em pleno período de caos do sistema e, principalmente, do colapso provocado pelo confronto com os controladores aéreos após o acidente da Gol.

O seu regresso como conselheiro da família Amaro restaura uma visão estratégica de gestão que não pode ser esquecida novamente. O seu papel na historia é muito superior ao de ser, novamente, o CEO da empresa, principalmente quando surgem grandes oportunidades de novos negócios. Ter colocado Bologna novamente ao lado de dona Noemy, da Maria Cláudia e do comandante Maurício é um dos grandes milagres do santo Rolim!

O que a TAM precisa é de um novo presidente, que também conheça aviação, conheça a própria TAM e compreenda o seu papel consolidado como a nova empresa de bandeira do Brasil.

O seu ingresso definitivo na Star Aliance, em 2010, a mudança de plataforma de TI para o Amadeus, e o cenário da companhia para o Brasil da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas 2016 garantem, pelo menos, sete anos de bonança na vida da TAM. Os próximos anos são favoráveis a consolidar a expansão internacional da companhia e, ao se firmar como a empresa de bandeira de um novo Brasil, a TAM acaba sendo, com as suas novas aeronaves e com o seu serviço internacional sofisticado, a imagem dessa nova fase.

O seu novo CEO não pode ser um neófito neste cenário de conquistas e deve assumir o comando já, sabendo o que deve fazer e como fazer. No mercado doméstico, como líder, o planejamento eficaz garante a lucratividade, e, no internacional, com o Brasil da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016, cada segundo é precioso na ocupação de espaço. Ser a companhia aérea de bandeira do Brasil exatamente neste momento é tirar a sorte grande, sem dúvida, mais um milagre do santo Rolim, que deve iluminar os seus herdeiros na escolha de uma solução de casa, que evite o risco de apostar em quem não conhece todos os nuances de gestão e relações internacionais de uma companhia aérea.

Já o comandante David Barioni cumpriu a sua missão e sai de cabeça erguida. No seu currículo, duas histórias de sucesso: a criação da Gol e a colocação da TAM na sua volta às origens. Ainda jovem, ele poderá contribuir muito para o País, que carece de executivos com a sua bagagem e capacidade de fazer história.
Jornal de Turismo

Serviço da Lufthansa envia tweets durante voos

A companhia aérea Lufthansa criou um novo serviço gratuito que envia informações sobre voos direto para o Twitter ou Facebook dos passageiros, o MySkyStatus (http://myskystatus.com/).



Os passageiros da Lufthansa e de companhias aéreas de todo o mundo, incluindo as brasileiras Tam e Gol, devem informar a empresa pela qual vão voar, a data e número do voo ou aeroportos de saída e chegada.

Ao concluir o cadastro, o viajante escolhe se quer publicar as informações no Facebook ou no Twitter, com a opção de atualizações apenas na decolagem e aterrissagem ou durante todo o vôo.

Durante a viagem, o MySkyStatus informa a localização do passageiro em um link que leva a um mapa do Google Maps. As informações de partida e chegada também ajudam a informar amigos e parentes se o voo estiver atrasado.

Terra

Direção do vento



Com o ministro Nelson Jobim (Defesa) duvidando da transferência total de tecnologia dos caças franceses Rafale e militares da FAB fazendo o mesmo com os Hornet, dos EUA, os suecos da Gripen “decolam”.

Gazeta de Alagoas - AL

Companhia aérea alemã retoma voos para Port Harcourt



Port Harcourt (Nigéria - A companhia aérea alemã Lufthansa, que suspendeu os seus voos com destino a Port Harcourt, capital do Estado de South Rivers (sudeste da Nigéria) devido ao clima de insegurança no Delta do Níger, vai brevemente retomar os seus voos internacionais a partir do aeroporto internacional de Port Harcourt.

Um comunicado do secretário encarregado da imprensa do governador do Estado de Rivers, Blessing Wikina, destaca que a retomada dos voos da companhia alemã é uma prova suplementar da normalização da situação na zona atormentada do Delta do Níger.

Segundo Wikina, a companhia vai oficialmente retomar as suas operações a 26 de Outubro próximo.

Ele considera a decisão da companhia de retomar as operações de voo como "um presente para o segundo aniversário do governador Chibuike Rotimi Ameachi, já que esta decisão vai consolidar os esforços consentidos pelo Estado para a restauração da confiança".
África 21

TAM prevê melhora de demanda e deve aumentar preços

O presidente-interino da TAM, Líbano Barroso, que assumiu o cargo depois da saída intempestiva de David Barioni Neto na sexta-feira, afirma que a companhia está pronta para obter maior geração de caixa nos próximos meses, após passar por um período de grandes investimentos e ajustes.

O presidente, que também é diretor-financeiro da TAM, acredita que a guerra de tarifas se reduzirá no quarto trimestre, tradicionalmente o melhor do setor, por conta das festas de fim de ano.




Barroso afirma que as promoções foram necessárias num momento em que a demanda caiu. De janeiro a junho, o setor cresceu apenas 3,2%, enquanto, em julho, a alta foi de 26,5%. Em agosto o mercado cresceu 21,5% e, em setembro deve ficar entre 25% e 27% segundo previsão da TAM. " As companhias estimularam o tráfego e isso trouxe um resultado na ocupação. Agora temos espaço para aumento de tarifas, o que já está acontecendo " , avalia o executivo.

Barroso lembra que nos últimos quatro anos a companhia adquiriu 83 aeronaves e fez um alto investimento para melhorar o padrão de segurança, conseguindo certificado de autoridades da aviação europeias e americanas. " Temos uma visão clara de dar ao cliente a qualidade no atendimento " , afirma o presidente-interino da companhia.

Ele fez questão de dizer que a companhia seguirá o projeto de seu antecessor. Os projetos de Barioni serão implementados, disse ele, e a companhia segue no mesmo rumo: aumentar o número de rotas e de assentos, aproveitar o crescimento da demanda para aumentar a ocupação das aeronaves e investir em segurança, tudo isso sem perder o padrão TAM de atendimento e a liderança no mercado.

Mas o mercado financeiro não viu a saída de Barioni com tanta tranquilidade. Analistas ouvidos pelo Valor dizem que a decisão foi tomada depois da divulgação dos resultados negativos do segundo trimestre.

Apesar de o lucro ter crescido 134% para R$ 788,9 milhões, a TAM apresentou resultados negativos como a queda de 8,6% na receita líquida e aumento de custos e despesas operacionais de 3,6% para R$ 2,450 bilhões. A concorrente Gol não apresentou um lucro tão grande ( foi de R$ 353,7 milhões) mas teve um recuo de custos e despesas operacionais de 25,9% para R$ 1,304 bilhão. A receita líquida caiu 4,8%.

A diferença no desempenho tem feito as ações da Gol se valorizarem muito mais do que a da TAM na Bovespa.

Nos últimos 12 meses, as ações da Gol subiram 86,91%, enquanto as da TAM caíram 17,98%.

No pregão de ontem, as ações da TAM caíram 0,75% - a sétima maior queda registrada ontem na bolsa. Os analistas Caio Dias e Carlos Eduardo Lucato, do Banco Santander, divulgaram nota, afirmando que a TAM está envolvida em importantes programas e que o cronograma pode ser afetado pela mudança na presidência.

Barroso rebate a avaliação do mercado e afirma que a tendência da companhia é de recuperação de caixa principalmente devido ao cenário no mercado internacional responsável por 45% da receita da TAM. Rotas para Frankfurt, Londres e Santiago tiveram sua capacidade aumentada com novas aeronaves 777-300. Foram também abertas rotas diretas para Orlando, Rio-Miami e Rio-Nova York.

Segundo Barroso, todas estão com uma ocupação bastante satisfatória principalmente por conta de novos acordos de code-share como a adesão à Star Alliance. " Os grandes investimentos foram efetuados e agora vamos colher os frutos " , disse.

último Segundo

Tap cresce no mercado africano


Mesmo com a crise financeira, companhia registra 6,7% mais operações com a África.




Segundo dados divulgados pela própria companhia, a Tap registou uma aumento de 6,7% nas operações com África, com um total de 303 394 passageiros, contra 284 268 um ano antes.

A Tap tem razões para comemorar os números positivos, já que a crise financeira mundial provocou uma queda de 5,2% de passageiros nos sete primeiros meses deste ano.

Avião Revue