PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Nova gripe reduziu em 50% ocupação de voos para a Argentina, diz Gol


A companhia aérea Gol vem observando uma queda de 50% na taxa de ocupação de seus voos para a Argentina, um dos países com maior número de casos da nova gripe, a influenza A (H1N1).

De acordo com o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Júnior, a empresa também vem cancelando alguns voos para o país vizinho, mas ainda mantém as 14 frequências diárias para Buenos Aires, Córdoba e Rosário.

O executivo explicou que a queda na ocupação, comparativamente às médias do mesmo período de 2008, vem ocorrendo nas últimas três semanas - especialmente após o governo brasileiro ter recomendado o adiamento de viagens para a Argentina. O destino, segundo ele, representa cerca de 2,5% do faturamento da Gol.

Constantino revelou ainda que boa parte dos voos que foram cancelados era de fretamento, mas admitiu que voos regulares também deixaram de ocorrer. Ele lembrou que um acordo bilateral com a Argentina exige a manutenção de uma frequência mínima de voos, mas não revelou qual seria.

De definitivo, a Gol cancelou sua frequência diária para o Chile, destino que passou a atender somente aos sábados. Constantino garantiu, no entanto, que a gripe não influenciou essa decisão, tomada em razão da baixa demanda." A operação não apresentou viabilidade para a Gol", completou o presidente da empresa.

G1

Após longo namoro, AA e Gol oficializam aliança

O vice-presidente sênior da American, Peter Dolara, e o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Júnior
O vice-presidente sênior da American, Peter Dolara, e o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Júnior

As companhias aéreas Gol e American oficializaram hoje, em São Paulo, o acordo de reciprocidade, que inclui a unificação dos programas de milhagens e o compartilhamento de códigos de voos (code-share).
Panrotas


Iberia investirá 150 milhões de euros em atendimento ao cliente

A Ibéria está planejando investir 150 milões de Euros em um único plano integral de atendimento ao cliente, com a finalidade de melhorar seus serviços e centrar sua atenção em uma das peças mais importantes do negócio: O Passageiro

iberia-customer-service

Deste modo, a aerolínea espanhola busca melhorar seus serviços ao passageiro e rever os processos de operação para “incidir na atitude e comportamento dos seus colaboradores” segundo informou Fernando Conte, presidente da companhia. “Os colaboradores devem ser indiscutivelmente os protagonistas nas soluções para se enfrentar a crise no setor.

Biman Bangladesh olha para locação de três 777s em outubro


A Birman Bangladesh transportadora aérea nacional está olhando para locação três Boeing 777-200/200ERs para outubro para que ela possa retomar serviços para Nova York e outros destinos.
Flightglobal

“Baixo custo” com menos voos em Portugal



De Janeiro a Maio, as companhias aéreas de baixo custo contabilizaram menos 1.8 mil voos nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro.

Ryanair planeja instalar equipamentos para passageiros viajarem de pé, ou quase


A companhia aérea de baixo custo irlandesa Ryanair está estudando com a Boeing uma forma de instalação a bordo de seus aviões equipamentos que permitam que os passageiros possam viajar de pé, ou 'quase', com se estivessem sentados em banquetas.

O porta-voz da companhia, Stephen McNamara, explicou que a ideia seria instalar ao lado da cabine quatro fileiras de três suportes, dotados com cintos e outros equipamentos de segurança que permitiriam que cerca de doze passageiros viajem "sentados na vertical".

"Assim eles não estariam completamente de pé", disse McNamara, acrescentando que esses lugares seriam gratuitos ou teriam uma redução de até 50% no preço dos bilhetes.

Michael O'Leary, principal executivo da empresa disse em entrevista ao jornal Telegraph.co.uk que se inspirou na companhia aérea chinesa Spring, que também tem os mesmos planos. Ainda segundo a publicação britânica The Sun, a empresa estaria apenas aguardando o sinal verde do governo irlandês, antes de efetivar o pedido junto ao fabricante americano. Com a nova configuração, a Ryanair estima que poderia ter até 50% mais de espaço disponível a bordo, com uma redução de custos de cerca de 20%.

Recentemente, o projeto de cobrar pelo uso dos banheiros no avião, apoiado pela Ryanair, foi adiado sine die porque a Boeing não tinha condições de fabricar o dispostivo adaptado para a porta dos banheiros. Outra medida que está em estudo pela Ryanair é a cobrança de uma taxa adicional para pessoas obesas , a exemplo de outras companhias aéreas, como a United Airlines .

O Globo

Seleção de vôlei toma susto durante voo para Venezuela

A seleção brasileira masculina de vôlei levou um enorme susto nesta terça-feira, ao chegar na Venezuela, onde jogará a Liga Mundial. Após ficar quase 10 horas no voo que vinha de Paris, o time brasileiro viveu momentos de apreensão durante a aterrissagem no aeroporto de Caracas, quando o avião que levava o grupo precisou arremeter antes de pousar em solo venezuelano, devido a uma aeronave que taxiava na pista erroneamente.
IPARAIBA

MiG-29 Sérvio cai.


Um jato militar Sérvio caiu perto de Belgrado durante um vôo de treinamento nesta Terça-Feira.

O piloto ejetou do MiG-29 e desceu perto do aeroporto militar de Batajnica, a noroeste da Capital, mas acabou falecendo depois em decorrência dos ferimentos no hospital militar de Belgrado.

A causa da queda ainda não foi esclarecida.

O jato era um dos 5 MiG-29s na frota da Força Aérea Sérvia. Vários de seus jatos biturbina fabricados na Rússia foram perdidos durante o conflito das forças Sérvias com a OTAN em 1999.

Sérvia tem investido cerca de $20 Milhões(EUR$15 Milhões) na modernização de seus MiGs recentemente.

DEFESA BRASIL

Português lidera aviação civil europeia

Os 44 estados que compõem a Conferência Europeia da Aviação Civil (CEAC) reelegem o português Luís Fonseca de Almeida para um novo mandato de três anos na presidência do organismo pan-europeu.

O atual presidente do Instituto Nacional da Aviação Civil (INAC) é o primeiro português na presidência da CEAC, após o 25 de Abril, e um dos poucos líderes da organização a assumir o cargo duas vezes consecutivas. A reeleição, por unanimidade, ocorre hoje no âmbito 31.ª reunião plenária trienal, em Estrasburgo, nas instalações do Parlamento Europeu.

Luís Fonseca de Almeida enfrenta o novo mandato com o objectivo de "manter elevados níveis de segurança a nível pan-europeu, em estreita cooperação com a União Europeia e contribuir para que a Europa tenha uma só voz nas instâncias internacionais do sector da aviação civil".

JORNAL DE NOTÍCIAS

Britânico é atingido por gelo caído de avião

David Gammon mostra pedaço de gelo que o atingiuGammon: ‘Se tivesse caído na minha cabeça, eu não estaria mais aqui’

Um homem de Bristol, no sudoeste da Inglaterra, disse que foi atingido por um pedaço de gelo caído de um avião.

David Gammon, 76, que vive sob a rota por onde passam as aeronaves que chegam ao aeroporto internacional da cidade, disse que estava sentado em seu jardim quando o episódio ocorreu.

“Ouvi um avião voando sobre a minha cabeça e logo em seguida um som de assobio. E de repente um pedaço de gelo do tamanho de uma laranja caiu na minha coxa”, contou.

Ele sofreu um ferimento que lhe rendeu um hematoma, mas já está se recuperando.

“Me disseram que, se tivesse caído na minha cabeça, eu não estaria mais com vocês”, afirmou.

Em um comunicado, o aeroporto de Bristol não rejeitou a hipótese de que o gelo tenha caído de um avião usando as suas instalações, mas ressalvou que tampouco há provas para comprovar que isto ocorreu.

“Variáveis como a altitude da aeronave, força dos ventos, temperatura do ar e outros fatores indicam que o gelo poderia ter vindo de uma aeronave voando a uma distância de aproximadamente cinco milhas (cerca de oito quilômetros)”, disse o comunicado.

“Isto inclui vôos transatlânticos para o aeroporto de Heathrow, a Alemanha e o norte da Europa, e aeronaves com saída ou destino no aeroporto internacional de Bristol.”

O aeroporto disse que “proverá todo apoio possível” às autoridades de aviação para investigar o episódio.

BBC

Empresa esclarece o ocorrido com o voo 7459



23h44min (horário de Brasília) do Aeroporto Internacional de Ezeiza, em Buenos Aires, com destino a Porto Alegre.

Devido ao mau tempo na capital gaúcha, a aeronave programada para o voo teve seu pouso alternado para Florianópolis (SC), onde aterrissou por volta da 1h50min. Após a normalização das condições meteorológicas, o voo seguiu para Porto Alegre, onde pousou às 3h20min.

A Gol esclarece que o avião dispunha de reserva de combustível que permitia uma hora de autonomia, além dos padrões oficiais da aviação.


Correio do Povo / RS

Vueling e Clickair completam fusão

ImageAnunciada há mais de um ano, a fusão entre as duas low cost espanholas será formalizada esta semana, na quinta-feira. A efetivação da fusão surge após ultrapassadas todas as etapas necessárias, como a aprovação pelos acionistas, pelas autoridades de concorrências espanhola e europeia, e já nos últimos dias, pela declaração pela comissão espanhola de mercados de valores mobiliários de que a Iberia não está obrigada a avançar com uma Oferta Pública de Aquisição da nova companhia, por ser o maior accionista, com mais de 30 %. José Piqué, presidente da Vueling antes da fusão, mantém o cargo na nova Vueling, enquanto Alex Cruz, CEO da Clickair, será director executivo.

Com a fusão o nome Clickair desaparece, Vueling será a designação adoptada pela nova companhia, detida em 45,85 % pela Iberia.

Com um tráfego estimado em 11 milhões de passageiros e uma frota de 35 aeronaves Airbus A320, será a terceira maior companhia aérea espanhola, embora praticamente com o número de passageiros que a Spanair, a segunda companhia do país vizinho, transportou em 2008, num quadro em este ano está a reduzir oferta. Em termos gerais a oferta de destinos da Vueling será composta pela soma das operações das duas companhias antes da fusão, voando para 46 aeroportos e efectuando 92 rotas em 17 países.

APEA

EMBRAER SELECIONA NOVO CENTRO DE SERVIÇO AUTORIZADO PARA JATOS EXECUTIVOS NO CANADÁ


A Starlink Aviation oferecerá suporte aos proprietários dos jatos Phenom 100 e Phenom 300

– A Embraer selecionou a Starlink Aviation para ser o primeiro centro de serviço autorizado no Canadá para os jatos executivos Phenom 100 e Phenom 300.

A sede da empresa fica no Aeroporto Internacional de Montreal Pierre ElliottTrudeau, em Quebec, oferecendo aos proprietários de jatos Phenom serviços de manutenção e bases fixas de operação (Fixed Base Operator – FBO) de primeira classe, assim como operações de controle e fretamento de aeronaves.

Avião de pequeno porte cai próximo a parque em Curitiba (PR); ninguém se feriu

Avião que caiu em Curitiba. Foto: Reprodução Portal RPC

da Folha Online

Um avião de pequeno porte caiu na tarde desta terça-feira em Curitiba, no Paraná, por volta das 16h, segundo informações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Os dois ocupantes da aeronave saíram ilesos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a aeronave caiu próximo ao parque Iguaçu, de Curitiba. As causas do acidente ainda são incertas.

A Polícia Militar informou que equipes do Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência) foram acionadas para atender a ocorrência, porém, o piloto e o copiloto não tiveram ferimentos.

A polícia não soube informar de onde partiu a aeronave. A Aeronáutica foi acionada para apurar as causas da queda. O avião –cujo modelo não foi revelado– ficou danificado.

Folha on line

Tanzânia encontra corpos e destroços que podem ser de avião do Iêmen

Autoridades da Tanzânia localizaram cerca de 13 corpos que seriam de ocupantes do avião iemenita que caiu na semana passada no Oceano Índico, nos arredores do arquipélago das Comores, disse um autoridade local nesta terça-feira (7).

"Temos informações do representante distrital em Mafia, enviadas ao primeiro-ministro, de que foram descobertos cerca de 13 corpos", disse Saidi Nguba, porta-voz do primeiro-ministro da Tanzânia, acrescentando que foram encontrados destroços do avião.


Foto: AFP
Pescadores participam nesta terça-feira (7) na praia de Mitsamihuli, nas Ilhas Comores, das buscas pelos destroços do Airbus que caiu na semana passada no Oceano Índico. (Foto: AFP)

"Está confirmado, de acordo com esses relatos, que são restos do avião", afirmou ele à Reuters. A polícia tanzaniana dissera antes, nesta terça-feira, haver informações de que alguns corpos apareceram na ilha de Mafia, na costa do país -- situado no leste da África -- e a noroeste do local da queda do aparelho.

O Airbus 310-300, da companhia Yemenia, caiu no último dia 30 de junho no oceano Índico. Das 153 pessoas a bordo, somente uma sobrevivente foi localizada.

O representante do distrito de Mafia, Manzie Mangochei, disse a emissoras de televisão, por telefone, que corpos foram achados flutuando em várias partes do entorno da ilha. Ele declarou que os primeiros corpos apareceram na segunda-feira, mas o mar agitado dificultou o resgate.

Mangochei disse à Tanzania Broadcasting Corporation, emissora estatal, que foram recuperadas peças que parecem ser assentos de avião, e as autoridades estão tentando verificar se outros destroços são parte de uma asa.

Equipes de resgate detectaram um sinal das caixas de registro de dados do vôo, mas dizem que ainda poderá levar algum tempo para encontrá-las, pois estão em águas profundas.

O chefe do Exército comorense, coronel Ismael Moegni Daho, declarou que recebeu informações da Tanzânia sobre os achados e enviará uma equipe de investigadores locais e peritos em aviação para Máfia na quarta-feira pela manhã.

G1

Índia retirará mais de 150 caças Mig-21 do serviço ativo

A Índia irá retirar do serviço ativo nos próximos dois anos mais de 150 aviões de combate Mig-21, modelo de aeronave que fez parte da Força de Combate Aéreo do país durante décadas.

A partir dos anos de 1960, a Força Aérea da Índia recebeu mais de 700 aviões Mig-21 em várias versões, muitos dos quais fabricados sob licença pela HAL (Hindustan Aeronautics Limited).

Como conseqüência da desativação, a Força Aérea da Índia reduzirá de 35 para 28 o numero de esquadrilhas operacionais de sua aviação de combate.

A versão modernizada do Mig-21, denominada Bizon, permanecerá operando até 2017 ou 2018.

Paralelamente, a Índia prossegue com a concorrência MRCA (Multi-Role Combat Aircraft) para a aquisição de 126 novos aviões de combate, cujo contrato renderá ao vencedor a quantia de US$ 10,4 bilhões.

Tecnologia e Defesa

Boeing investirá US$ 27 bi em empresa mista na Rússia


Moscou, 7 jul (EFE).- A fabricante americana de aviões Boeing inaugurou hoje na Rússia uma empresa mista com a VSMPO-Avisma, maior produtora mundial de titânio, e anunciou um investimento de aproximadamente US$ 27 bilhões em projetos durante 30 anos.


A assinatura de uma certidão simbólica entre as duas empresas ocorreu em Moscou, coincidindo com a primeira visita à Rússia do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e com a presença do primeiro-ministro russo, Vladimir Putin.

O ato aconteceu de forma simultânea à inauguração da empresa mista Ural Boeing Manufacturing (UBM) na cidade de Verkhnaya Salda, nos Urais. A firma produzirá peças de titânio para o modelo Boeing 787 Dreamliner e aviões russos.

A Boeing, que desde 1993 investiu US$ 5 bilhões na Rússia, destinará outros 70 milhões a esta empresa conjunta, com capital de 50% para cada lado e que deverá funcionar plenamente em 2010.

As autoridades antimonopólio russas autorizaram recentemente a Boeing a comprar outros 19,5% da UBM, o que deixará os americanos com um total de 69,5% das ações da firma mista.

Em comunicado divulgado em Moscou, a corporação anunciou que em 30 anos deve investir aproximadamente US$ 27 bilhões em seus projetos na Rússia, como a fabricação de peças de titânio, design de aviões civis e a aquisição de diversos serviços e materiais.

O chefe do Governo da Rússia elogiou a expansão da Boeing no mercado russo, apesar do impacto da crise no setor aeronáutico.

"Há muitos campos onde a cooperação será útil para as relações entre Rússia e Estados Unidos. Conhecemos as ações da Boeing para ampliar sua cooperação com os parceiros russos e apoiamos esse esforço", disse Putin, citado pela agência "RIA Novosti".

A VSMPO-Avisma, cuja principal acionista é a corporação estatal de tecnologia Rostejnologuii (com 66%), fornece desde 1997 25% do titânio usado pela Boeing para a produção de seus aviões comerciais. EFE.

G1

Boeing comprará fábrica de fornecedora do Dreamliner


A fabricante de aviões norte-americana Boeing chegou a um acordo para comprar, por US$ 580 milhões, a fábrica da Vought Aircraft Industries que produz partes do jato 787 Dreamliner, em uma tentativa de ganhar mais controle sobre o projeto, que já foi atrasado diversas vezes.

A Boeing vai comprar a unidade localizada em North Charleston, no Estado da Carolina do Sul, que fabrica partes da fuselagem do 787. A Boeing também vai liberar a Vought, que pertence à empresa Carlyle Group, de obrigações de reembolsar montantes adiantados pela companhia.

Depois que o acordo estiver concluído, o que deverá acontecer no terceiro trimestre deste ano, o programa do 787 vai administrar a fábrica de North Charleston. Separadamente, a Boeing entrou em um novo acordo com a Vought para trabalhos em outras linhas de aviões. As informações são da Dow Jones.

AE

Oito maiores companhias aéreas dos EUA perdem mais de 25 milhões de passageiros


As oito maiores companhias aéreas dos Estados Unidos, entre as quais se contam a nº 1 mundial e a maior low cost do mundo, tiveram no primeiro semestre deste ano uma queda do número de passageiros embarcados em 8,8%, que equivale a uma redução de 25,2 milhões para 288 milhões.
das informações publicadas pelas companhias aéreas e referem-se apenas aos passageiros transportados pela Delta, Southwest, American, United, USAirways, Continental, AirTran e JetBlue, não incluindo os voos operados por subsidiárias regionais quando são divulgados separadamente.

As informações publicadas pelas companhias aéreas e referem-se apenas aos passageiros transportados pela Delta, Southwest, American, United, USAirways, Continental, AirTran e JetBlue, não incluindo os voos operados por subsidiárias regionais quando são divulgados separadamente.
Incluindo essas subsidiárias, a queda situa-se em 8,3% ou 26,4 milhões, para 300,55 milhões de passageiros.
Presstur

Estudo de satisfação distingue Continental Airlines


A Continental Airlines está “entre as melhores” companhias aéreas norte-americanas, de acordo com o estudo de satisfação “J.D. Power and Associates 2009 North America Airline Satisfaction Study”, que incluiu 13 companhias aéreas.
A Continental Airlines recebeu mesmo a mais alta distinção possível, o Power Circle Rating, e foi uma das três companhias incluídas no “top rating of 5 Power Circles”, tendo ainda conseguido o primeiro lugar várias categorias analisadas, incluindo o Inflight Service Experience.
“Este estudo destaca o consistente trabalho árduo e serviço superior que os mais de 43.000 colaboradores prestam aos clientes todos os dias”, afirmou Jim Compton, vice-presidente executivo de marketing da Continental, acrescentando que “apesar do difícil ambiente da indústria”, a companhia continua a ouvir os clientes e a investir no produto.
A Continental Airlines reclama o posto de quinta maior companhia aérea do mundo, contando actualmente com mais de 2750 voos diários, para 133 destinos nos Estados Unidos e 132 destinos internacionais.
I.M.

Pluna terá voos de Porto Alegre a Montevidéu a partir de agosto

A Pluna começará a operar no trecho Porto Alegre-Montevidéu a partir de 2 de agosto. Inicialmente serão 4 voos semanais sem escalas e a partir de setembro os voos serão diários.

Além disso, a partir de Montevidéu o passageiro terá outras opções de viagem, como para Buenos Aires e Santiago.

Mais informações em: www.flypluna.com

Mercado e Eventos

Austrian Airlines AMPLIA serviços


A Austrian Airlines (AUA) e a Lufthansa Systems acabam de concluir a introdução do check-in móvel GroundSolutions/Mobile na empresa aérea austríaca. O check-in por telefone móvel não só aumenta o conforto dos passageiros, como significa redução de custos de check-in para a empresa aérea. O importante módulo GroundSolutions/Mobile integra a plataforma GroundSolutions da Lufthansa Systems, que cobre todos os canais de check-in de última geração.

“Com o check-in por telefone móvel, mais uma vez damos uma nova dimensão ao conforto dos passageiros e à flexibilidade. Ao mesmo tempo, essa inovadora solução de TI significa uma importante contribuição econômica nas atuais adversidades da indústria da aviação”, explica o diretor executivo de serviços ao cliente e gestão de produtos da Austrian, Peter Baumgartner. A empresa aérea também utiliza o sistema de controle de partida da Lufthansa Systems.
Brasilturis

Número de corpos é retificado de 51 para 50



O número de vítimas resgatadas do voo 447 da Air France foi reduzido de 51 para 50. A informação chegou ontem, em entrevista coletiva, por representantes da força-tarefa - composta pela Polícia Federal e Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) - responsável pela identificação e necropsia dos corpos. De acordo com o perito da Polícia Federal Carlos Eduardo Palhares, um fragmento de corpo foi vinculado a uma das vítimas há uma semana. "O perfil do DNA do fragmento era idêntico ao perfil do corpo", afirmou.

Esta vítima faz parte das sete ainda não identificadas.

Dos 50 corpos, 43 já foram identificados - 17 deles brasileiros. Politraumatismo por forte impacto foi a causa da morte de todas as vítimas resgatadas. "Em todos os 50 cadáveres há sinais inequívocos de politraumatismo, múltiplas fraturas de membro superior, e notadamente de membro inferior, além de ruptura de órgãos internos, tanto torácicos como abdominais", explicou o gestor de Polícia Científica da SDS, Francisco Sarmento.

No primeiro balanço das atividades da força-tarefa, seus integrantes se negaram a responder a perguntas que, na sua avaliação, são restritas à investigação das causas do acidente, ocorrido na noite de 31 de maio com 228 pessoas a bordo. Segundo eles, foi feito o levantamento, por exemplo, da localização dos passageiros no avião - se estavam concentrados em determinada área da aeronave ou espalhados. "Esta informação foi repassada à Aeronáutica; nosso objetivo se restringe à identificação", afirmou Palhares, que também não respondeu se as vítimas se encontravam em posição sentada.

Sobre a possibilidade de morte por afogamento, após o choque com o oceano, ou antes do impacto, por asfixia decorrente de despressurização, Sarmento resumiu: "o que podemos constatar é que as lesões produzidas por impacto determinaram por si só a causa morte".

Dos 50 corpos, 10 estavam sem nenhuma veste, enquanto 40 tinham algum tipo de roupa. Vinte e oito deles não tinham qualquer pertence, e os outros 22 estavam com algum tipo de objeto, como anel, aliança, relógio ou colar.


Diário de Cuiabá

Embraer entrega 96 aeronaves no primeiro semestre


A Embraer entregou 56 aeronaves no segundo trimestre de 2009 para os segmentos de aviação comercial, executiva e de defesa, quatro a mais que os 52 aviões entregues entre abril e junho de 2008.

Nos seis primeiros meses do ano, a empresa entregou 96 aeronaves, uma a menos que no período janeiro-junho do ano passado. No fim de junho deste ano, a carteira de pedidos firmes da companhia somava US$ 19,8 bilhões, contra os US$ 20,7 bilhões de 12 meses antes.

No total, os pedidos firmes em carteira da companhia somavam 340 aeronaves no fim de junho.

Do total de aeronaves entregues pela fabricante no segundo trimestre deste ano, 35 foram para empresas de aviação comercial, enquanto 19 foram destinados para a aviação executiva e dois para o segmento de defesa.

Entre os contratos assinados pela Embraer no segundo trimestre estão o acordo de sete pedidos firmes para o jato Embraer 190 feito com a KLM Cityhopper, subsidiária regional da KLM, que tem ainda 11 opções de compra com a companhia brasileira. Também foi assinado um contrato com a Austral Líneas Aéreas, da Argentina, para venda de 20 jatos Embraer 190, acordo que não está incluído na carteira de pedidos firmes.

Entre as entregas realizadas pela fabricante brasileira, estão o primeiro jato Embraer 190 para a austríaca Niki Luftfahrt GmbH; um Embraer 195 para a Augsburg Airways, parceira da Lufthansa Regional; um Embraer 170 para a australiana Airnorth; e três Embraer 175 para a brasileira Trip Linhas Aéreas.

No segmento de defesa, a Embraer assinou, em abril, um contrato com Força Aérea Brasileira (FAB) para o programa de desenvolvimento e fabricação da aeronave de transporte militar KC-390. Também em abril, a empresa fechou contrato para a modernização de 12 jatos da Marinha do Brasil.
Valor Online



ANA concorre a aeroportos peruanos

ImageA ANA e a Aeropuertos del Peru vão concorrer juntas à concessão de seis aeroportos regionais no Sul do Peru. A concessão será feita por um período de 25 anos e será feita no regime BOT, compreende o projeto a construção, financiamento, operação e transferência. O investimento será co-financiado pelo estado peruano.

A ANA deterá possivelmente 20% na futura sociedade concessionária. No final da semana passada, responsáveis da ANA e da homóloga peruana rubricaram em Lisboa o memorando de entendimento para a formação do consórcio. O acordo prevê ainda a exploração conjunta de outras oportunidades de negócio, seja no Peru seja noutros países da América Latina. Desde Janeiro de 2007 que a ANA presta assessoria técnica à Aeropuertos del Peru em 12 aeroportos regionais no Norte daquele país.

ANA