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sexta-feira, 12 de abril de 2013

Viajar de avião pode ficar (bem) mais turbulento e caro



As chances de uma aeronave atravessar uma turbulência aumentarão entre 40% e 170% até 2050
 
 
São Paulo – Se você já não curte muito viajar de avião, é bom se preparar. Um estudo publicado na revista científica Nature Climate Change sugere que o aquecimento global deve tornar as turbulências em voos transatlânticos mais frequentes e graves em 2050. E os aviões que quiserem fugir do problema precisarão realizar rotas mais longas, o que por tabela aumentaria o consumo de combustível - e a passagem.
A indústria aérea é uma das fontes de crescimento mais rápido de emissões de dióxido de carbono, uma dos gases vilões do efeito estufa, mas essa é a primeira vez que os efeitos da mudança climática sobre a turbulência são estudados.

Segundo os pesquisadores das Universidades britâncias de Reading e East Anglia, responsáveis pelo estudo, as sacudidelas nas aeronaves vão se tornar mais fortes e recorrentes se as emissões de CO2 realmente dobrarem até 2050 conforme prevê a Agência Internacional de Energia. O aumento das concentrações de CO2 eleva a temperatura média global e acaba mudando a atmosfera por onde passam as rotas aéreas, tornando-a mais instável para os aviões.
Num primeiro momento, a pesquisa focou na travessia transtlântica entre Europa e América do Norte, realizada diariamente por cerca de 600 aeronaves. Usando simulações computacionais para avaliar os efeitos do aquecimento sobre as condições de voo, os cientistas descobriram que as chances de uma aeronave atravessar uma turbulência aumentarão entre 40% e 170%. Já a intensidade da sacudidela poderá aumentar entre 10 e 40%.
Como consequência, advertem os pesquisadores, trajetos mais turbulentos poderão aumentar o desconforto do voo e os riscos de acidentes para os passageiros e a tripulação. Para evitar o problema, os aviões precisarão mudar a rota, realizando trajetos mais longos e, por tabela, consumirão mais combustível, o que em última instância acabaria por elevar o preço da passagem.
INFO ABRIL

Ladrões roubam 26 kg de ouro de avião em aeroclube de Manaus

A Polícia Civil de Manaus (AM) informou que 26 quilos em barras de ouro foram roubados de uma aeronave na última quarta-feira. Segundo a polícia, uma dupla rendeu os tripulantes de um avião de pequeno porte, que aterrisou no aeroclube da cidade, e retirou a carga, fugindo em um automóvel. As barras de ouro são avaliadas em R$ 2,5 milhões.

A carga pertence a uma empresa de São Paulo e seria levada em um carro blindado para o aeroporto de Manaus, onde seria embarcada para a capital paulista. Imagens do circuito interno de vigilância do aeroclube serão analisadas. Por enquanto, não há suspeitos.
TERRA

Piloto americano e seu avião desaparecem na região de Libreville



Libreville- Um pequeno avião de tipo Beeschcraft e o seu piloto americano desapareceram ao largo de Estuaire (região de Libreville) domingo, durante uma tempestade, segundo um comunicado da Embaixada dos Estados Unidos no Gabão divulgado hoje (quinta-feira), noticia a AFP.

Durante a tempestade um pequeno avião desapareceu,  domingo (dia 7 de Abril), ao largo de Estuaire (região de Libreville). Ele tinha dois motores com hélices e um piloto á bordo", anuncia o comunicado.

O piloto é de nacionalidade americana, segundo o conselheiro encarregado da informação da Embaixada dos Estados Unidos, que lançou um apelo para toda pessoa com discernimento de destroços  "de um avião que se despenhou em terra ou no
oceano " para informar a embaixada.

Acidentes desse tipo ocorrem regularmente no Gabão. Em Março de 2012, duas pessoas morreram na queda de seu helicóptero no sudoeste do país.

Um ano mais tarde, um avião de carga trabalhando para a empresa de transporte DHL Express despenhou-se na água, não longe da beira-mar, em Libreville, e os quatro ocupantes ficaram feridos.

Em 2009, oito soldados franceses morreram na queda de um helicóptero Cougar pouco depois de descolar de um navio francês.
 ANGOLA PRESS

PF apreende avião com 400 kg de cocaína no Interior de SP

A Polícia Federal (PF) apreendeu na tarde de terça-feira (9) em Serrana (229 quilômetros de Bauru) um avião que transportava 400 kg de cocaína proveniente do Paraguai.
A aeronave pousou em uma pista clandestina em meio a um canavial. Três homens que esperavam o desembarque da droga também foram presos.
Segundo informou a Polícia Federal, o trio aguardava em uma picape o desembarque da droga. Nenhum nome dos suspeitos foi informado.
Ao avistar o comboio policial, um dos suspeitos chegou a atirar com uma pistola nove milímetros - ninguém ficou ferido.
A picape que seria utilizada para transportar a droga também foi apreendida.
Outros dois homens, que estavam no interior da aeronave, se esconderam no canavial e conseguiram escapar. Os suspeitos foram localizados.
O avião apreendido foi levado para um galpão do aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto (222 quilômetros de Bauru), na manhã desta quarta-feira (10).
A PF informou por meio de nota que dará prosseguimento às investigações. A suspeita é que mais pessoas estejam envolvidas com o transporte da droga para a região.
jcnet

Companhia de aviação de Chipre à beira da falência

Governo procura investidor privado que injete dinheiro na empresa.
Auxílios do Estado à Cyprus Airways estão a ser investigados pela Comissão Europeia AFP PHOTO/JANINE HAIDAR 
 
Uma das mais recentes vítimas da crise que se instalou em Chipre é a companhia de aviação estatal Cyprus Airways. Depois de ter apresentado prejuízos de 55,8 milhões de euros, relativos ao exercício de 2012, o Governo admitiu que a operação da empresa só será assegurada até ao final do período de Verão. Até lá, a intenção é encontrar um investidor privado que recapitalize a transportadora.
“O objectivo é encontrar um comprador o mais brevemente possível”, afirmou um porta-voz do executivo cipriota, Christos Stylianides, citado pela AFP. A imprensa local tem noticiado que a administração da transportadora aérea está em conversações com investidores do Médio Oriente e da China.
Além de dinheiro fresco, a ideia é pôr em marcha uma reestruturação que passa pelo despedimento de 650 trabalhadores (mais de 60% do quadro de pessoal) e cortes salariais que rondam os 17%. Além disso, a intenção será reduzir a frota para seis aviões. No entanto, os sindicatos estão contra este plano e organizaram um protesto, onde estiveram presentes cerca de 300 pessoas. “O Governo tomou a decisão menos dolorosa”, disse nesta quinta-feira o ministro das Comunicações, Tasos Mitsopoulos.
A Cyprus Airways tem vindo a perder receitas nos últimos anos, fruto da queda no tráfego de passageiros, à medida que as companhias de aviação low cost vão ganhando terreno nas ligações aéreas ao país. Tem sido o Estado a ajudar financeiramente a empresa a suportar as perdas, através de auxílios que a Comissão Europeia está a investigar.
Bruxelas anunciou em Março deste ano que abriu um inquérito à empresa por causa da injecção de 100 milhões de euros, por via de subsídios do Estado, proibidos à luz das regras comunitárias.
 público pt

Aviação Civil pede para BNDES e Anac estudarem ajuda a cias aéreas

RIO DE JANEIRO - A Secretaria de Aviação Civil pediu ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estudos para ajuda às companhias aéreas, afirmou nesta sexta-feira o novo ministro à frente da pasta, Moreira Franco.
Em entrevista à Reuters durante evento no Rio de Janeiro, Franco afirmou que além de aeroportos eficientes, o setor precisa de companhias fortes.
"Já pedi para que BNDES e Anac façam estudos para ver o que a gente tem que fazer. Estou olhando para esse problema porque precisamos de empresas robustas", disse Franco. "Do que adianta buscarmos ter aeroportos sensacionais e não termos empresas?", acrescentou.
Secretaria de Aviação Civil pediu ao BNDES e à Anac estudos para ajuda às companhias aéreas (Getty Images)
Secretaria de Aviação Civil pediu ao BNDES e à Anac estudos para ajuda às companhias aéreas (Getty Images)
A Gol e a TAM, duas maiores empresas do setor no Brasil, fecharam 2012 com resultados desanimadores. A Gol teve um prejuízo de 1,5 bilhão de reais, e, a Latam (resultado da união da chilena LAN e da brasileira TAM), lucro de apenas 11 milhões de dólares, 97 por cento inferior ao de 2011.
As empresas reclamam de aumento de custo do querosene de aviação e alegam que reduziram os preços das passagens nos últimos anos, o que pressionou suas margens. Medidas como recomposição de malha e redução de frequências estão entre as adotadas para melhorar a lucratividade.
Questionado se poderia haver uma ajuda financeira do BNDES ao setor aéreo, Moreira afirmou que só poderia se posicionar após a conclusão do estudo.
Na bolsa de valores, a ação da Gol, que chegou a cair mais de 6 por cento nesta sexta-feira, inverteram o sinal e fecharam na máxima da sessão, em alta de 2,67 por cento, após as declarações de Franco.
O ministro voltou a defender o aumento participação das empresas estrangeiras nas companhias aéreas nacionais. Para ele, o limite previsto em lei --de 20 por cento-- é ultrapassado.
"Hoje já há mecanismos no mercado que permitem uma empresa com uma participação menor ter uma forte influência sobre uma companhia", declarou. "O mais importante é que a empresa seja sediada no Brasil, respeite as leis brasileiras e os regulamentos da Anac e do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica)."
SLOTS
Franco disse também que espera receber na próxima semana um estudo do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) sobre a situação dos slots no aeroporto de Congonhas (SP).
As companhias aéreas querem mais direitos a pousos e decolagens, e sugerem a transferência de slots de voos executivos para os comerciais. Franco espera uma definição sobre o tema em breve.
"Estamos esperando o relatório do Decea, que vai dar um parecer técnico e, em cima desse parecer técnico, vamos tomar definição política."
O ministro disse ainda que o governo vai se empenhar para que os aeroportos brasileiros passem a funcionar na liberação de cargas 24 horas, 7 dias por semana.
Na próxima semana, Franco vai se reunir com representantes das categorias e dos órgãos que atuam na liberação de carga dos terminais brasileiros para tentar um acordo.

Lei que permite soltura de balões coloca em risco aviação no Rio

Numa região metropolitana densamente povoada, o prefeito de Nova Iguaçu (RJ), Nelson Bornier (PMDB), pode liberar por lei a soltura de balões artesanais sem cangalhas ou fogos – apenas com ar quente –, e colocar em risco a aviação.
Os aviões com rota para o Aeroporto Santos Dumont passam a apenas 1.200 metros de altitude sobre a área. A Aeronáutica se mostra preocupada para alertar as autoridades e empresas aéreas, através do Cenipa – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes.
O risco torna-se maior porque os balões movidos a ar quente serão ‘invisíveis’ sem os
fogos aos olhos dos pilotos, principalmente num dia nublado.
Pilotos e especialistas sabem que qualquer impacto com um balão, por menor que seja, pode derrubar um avião. Com desastre sem precedentes.
A proposta, do vereador Maurício Morais (PMDB), foi aprovada na Câmara de Vereadores e espera sanção. Às vésperas das festas juninas, quando muito se solta balões tradicionalmente na região, a lei visa atitude ambiental para evitar queimadas em florestas, mas os edis se esqueceram dos… aviões e dos moradores em risco.
primeira edição

Pousada/Pensão Aeroporto de Congonhas São Paulo

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