PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 1 de junho de 2009

príncipe Pedro Luis de Orleans e Bragança estava entre os passageiros.


A família Orleans e Bragança, herdeira da família real brasileira, confirmou que o príncipe Pedro Luis de Orleans e Bragança estava entre os passageiros. Ele era o único integrante da família presente no voo.

Descendente de Dom Pedro 2º e filho do príncipe Dom Antônio, Pedro Luis, 26, é o quarto na linha sucessória do trono. As informações foram repassadas pelo escritório que representa a família Orleans e Bragança, em São Paulo.

Fonte: UOL

Oficial: maioria dos passageiros eram franceses e brasileiros

A Air France informou a poucos minutos, através do Comunicado nº 5, a nacionalidade dos passageiros a bordo do voo AF 447, que ia do Rio de Janeiro a Paris e desapareceu no Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo - 216 passageiros e 12 tripulantes.

Os passageiros:

61 franceses
58 brasileiros
26 alemães
09 chineses
09 italianos
06 suiços
05 britânicos
05 libaneses
04 húngaros
03 eslovacos
03 irlandeses
03 noruegueses
02 espanhóis
02 marroquinos
02 norte-americanos
02 poloneses
01 argentino
01 austríaco
01 belga
01 canadense
01 croata
01 dinamarquês
01 estoniano
01 gabonense
01 islandês
01 holandês
01 filipino
01 romeno
01 russo
01 suéco
01 sul africano
01 turco

Os tripulantes: 12 franceses.

Fonte: Aviation News

Buscas a Airbus revelam deficiências materiais das Forças Armadas do Brasil

p-95-bandeirulha

Na falta de aviões de patrulha marítima de longo alcance, a FAB está usando aeronaves de transporte de tropas C-130 para a missão de busca e salvamento dos passageiros e tripulantes da aeronave Airbus da Air France, desaparecida no Atlântico.

Os Bandeirulha P-95 (foto), uma adaptação do cargueiro da Embraer EMB-110 Bandeirante Somente em , também estão ajudando na busca, mas sua autonomia deixa a desejar nesse caso.Somente em 2010 começarão a chegar os P-3AM Orion da FAB de patrulha marítima de longo alcance.

Na Marinha, a falta de navios-patrulha oceânicos com alta velocidade e dotados de helicóptero embarcado, obriga o uso de uma fragata nas buscas.
Por conta da grande distância e da baixa velocidade dos navios, eles só vão conseguir chegar ao local previsto do desaparecimento no dia 02.06 e no dia 03.06.

Fonte: Poder Aéreo

Passaporte vencido livra dois passageiros do acidente com avião da Air France


A distração de um brasileiro livrou dois passageiros do incidente com o airbus da Air France que seguia do Rio de Janeiro para Paris e desapareceu quando sobrevoava o Oceano Atlântico. O analista judiciário João Marcelo Calaça, de 37 anos, conta que deixou de embarcar porque percebeu, duas horas antes do check-in, que o seu passaporte estava vencido há dois meses. Um amigo americano que viajaria com ele desistiu do embarque em cima da hora.

” Liguei a TV e senti um calafrio com as informações ao vivo ”

- Foi um erro bobo meu que salvou a minha vida e, do meu amigo também. Eu poderia ter insistido para embarcar, mas ao mesmo tempo pensei “se está errado, é porque não devo viajar neste momento”. Estranho falar isso agora, mas eu não estava com uma boa intuição - lembra.

João Marcelo, que faz um mestrado na Espanha, viajaria em férias e aproveitaria para resolver problemas burocráticos no curso e depois completaria a viagem em Lisboa. O voo para a França seria apenas uma conexão, segundo ele. O brasileiro conta também que entrou no site da Polícia Federal para marcar a renivação do passaporte, ainda para esta segunda-feira.

O analista judiciário do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro disse que estranhou as 25 chamadas não atendidas no início da manhã em seu celular quando acordou.

- Como estou em férias, acordei umas 9h30m e vi umas 25 chamadas não atendidas no meu celular logo no dia seguinte ao meu embarque. Pensei na hora que poderia ter acontecido alguma coisa com o voo. Liguei a TV e senti um calafrio com as informações ao vivo sobre o acidente.

O brasileiro diz que, apesar da alegria de ter se livrado do acidente, se sente triste pelos demais passageiros.

- Acho que a ficha ainda não caiu. É difícil explicar os meus sentimentos. É uma mistura de alegria por estar bem e, mais que isso, vivo. Mas, ao mesmo tempo, lamento pelas pessoas que embarcaram e pelas famílias que buscam respostas.

Fonte: Dani Duarte

TRIP Começa a Operar em São José do Rio Preto


A TRIP Linhas Aéreas começa a operar no aeroporto de São José do Rio Preto (SP) ainda neste mês de junho. Seu pessoal local vai receber as últimas instruções de treinamento em sala especial das instalações do Aeroclube da cidade, segundo informações colhidas na administração do aeroclube.
FONTE: Asas da América

Maioria era de brasileiros em Airbus, diz ministro francês


A maioria dos passageiros do Airbus A330, da Air France, desaparecido nesta segunda-feira entre o Rio de Janeiro e Paris, era de brasileiros, declarou o secretário para assuntos de Transportes do ministério Ecologia, Energia, Desenvolvimento Sustentável e Planejamento, Dominique Bussereau. Também havia pelo menos 40 franceses e mais de 20 alemães entre os passageiros.

A companhia montou um centro de gerenciamento da crise em Paris e no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão), há uma sala para onde todos os parentes de possíveis vítimas estão sendo encaminhados.

FONTE: Terra


Nota Oficial da FAB sobre as buscas do voo AFR 447

O Comando da Aeronáutica informa que iniciou as buscas para localizar o vôo 447 da AIRFRANCE, que desapareceu quando voava do Rio de Janeiro - RJ para Paris - França, com estimativa de pouso às 06h10 (horário de Brasília).

A aeronave da AIRFRANCE decolou do Aeroporto do Galeão às 19h30 (horário de Brasília). Às 22h33 (horário de Brasília) o vôo AFR 447 realizou o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (CINDACTA III) na posição INTOL (565 quilômetros de Natal RN), informando que ingressaria no espaço aéreo de DAKAR - Senegal (posição TASIL - 1.228 quilômetros de Natal RN), às 23h20 (horário de Brasília). Às 22h48 (horário de Brasília), quando a aeronave saiu da cobertura radar do CINDACTA III, de Fernando de Noronha, as informações indicavam que a aeronave voava normalmente a 35.000 pés (11 quilômetros) de altitude e a uma velocidade de 453 KT (840 quilômetros por hora).

mapa-desaparecimento-voo-afr-447-folha-de-sao-paulo

No horário estimado para a posição TASIL (23h20), a aeronave da AIRFRANCE não efetuou o contato rádio previsto com o CINDACTA III, o que foi informado ao Controle DAKAR. A Companhia AIRFRANCE informou ao CINDACTA III, às 08h30 (horário de Brasília), que a aproximadamente 100 quilômetros da posição TASIL, o vôo AFR 447 enviou uma mensagem para a companhia informando problemas técnicos na aeronave (perda de pressurização e falha no sistema elétrico).

Às 02h30 (horário de Brasília), o SALVAERO Recife acionou os meios de busca da Força Aérea Brasileira - FAB, com 01 aeronave C-130 Hércules, 01 P-95 Bandeirante de patrulha marítima e o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARASAR).

p-95-a-foto-nunao

Brigadeiro-do-Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica”

Nota do Blog: lendo atentamente o texto percebe-se que a Nota Oficial da FAB acrescenta, à informação já divulgada pelos jornais sobre a falha no sistema elétrico, que a Air France também teria recebido, da aeronave desaparecida, uma mensagem sobre perda de pressurização.

Fonte:Blog do Poder Aéreo

Lista de paxs depende de checagem de nacionalidades


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou novo comunicado sobre o desaparecimento do voo da Air France que ia do Rio até Paris. Segundo a Anac, a Air France só irá liberar a lista de passageiros depois da checagem da nacionalidade dos mesmo.

"A companhia aérea Air France irá divulgar a lista de passageiros do voo AF 447 somente após a checagem da nacionalidade dos passageiros junto à Polícia Federal no Brasil e após informar diretamente aos familiares dos passageiros desaparecidos. Por essas razões, não há no momento previsão de horário para a divulgação da lista de passageiros para a imprensa.

A companhia Air France montou o Centro de Gerenciamento da crise em Paris (França). Os familiares podem obter informações com a Air France no Brasil no telefone 0800 8812020 e em Paris no telefone 33-1-5702-1055. A Anac também atende familiares pelos telefones (61) 3366-9303 e (61) 3366-9307, da Anac. Estes telefones são exclusivos para atender familiares de passageiros.

A Anac, em contato com a Direção de Aviação Civil Francesa, verificou que o voo AF 447 foi realizado pela aeronave Airbus A 330-200, de marcas F-GZCP, que entrou em operação na Air France em abril de 2005.

A aeronave possui 18 mil horas de voo, autorizada a voar cruzando longas extensões de áreas remotas (ETOPS), sendo que a renovação do certificado de aeronavegabilidade da aeronave, realizada pela autoridade Francesa, foi em 2 de março de 2009."
Fonte: Panrotas

SP vai lançar edital para Expresso Aeroporto


O governador de São Paulo, José Serra, decretou no dia 7 de maio o regulamento de concessão do Expresso Aeroporto, serviço de trem que ligará o centro da capital ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica. A Secretaria de Transportes Metropolitanos deverá publicar o edital de licitação amanhã ou até o fim da semana. A empresa vencedora terá de cumprir as normas da concessão expressas no "Diário Oficial" do dia 8 de maio.

Entre elas estão que os trens poderão funcionar sem operadores e os usuários serão reembolsados em caso de atraso nas viagens. Além de indicar o traçado da linha, o regulamento aponta que haverá desapropriações de imóveis em São Paulo. O concessionário deverá construir pelo menos uma bilheteria em cada um dos terminais e terá de disponibilizar áreas para que se realize o "check-in" para os voos.

O traçado de 28,3 quilômetros começará em um Terminal Central, construído próximo e interligado com a Estação da Luz. Segundo a secretaria, a previsão é de que o Expresso Aeroporto comece a operar entre 2012 e 2013. O valor teto da passagem está estipulado em R$ 35. Não haverá paradas entre esse terminal e Cumbica. A concessão de exploração comercial será por 35 anos.
Fonte: Panrotas

"Tripulação começou a brigar e comissária chorava", diz passageiro de voo da TAM




O advogado Reinaldo Piscopo, 39, que estava no voo JJ 8095 da TAM, diz que além da turbulência, os passageiros tiveram que lidar com a falta de preparo da tripulação, que ficou desesperada e transmitiu pânico.

"Um tumulto generalizado da comissária, eles estavam brigando entre eles. O que me deixou decepcionado foi ver que não havia um gerenciamento dessa situação de crise de risco. Uma comissária chorando e o comissário dizendo que nunca passou por isso na vida", relata.

Segundo ele, as pessoas andavam pelo avião antes do ocorrido. "O grande problema é que isso veio de maneira quase que imediata ao aviso de atar o cinto", comenta.

Piscopo afirma que o procedimento médico realizado quando o avião pousou foi "amador". "Quando a gente chegou só tinha uma enfermeira e um médico."

Ele conta ter acionado seu advogado e diz que vai acompanhar a investigação. Se houver comprovação de que o piloto poderia ter impedido que os passageiros passassem pela área turbulência ou que pudesse ter avisado anteriormente para que os passageiros colocassem o cinto, ele entrará com ação judicial contra a TAM.

"Vou pedir indenização e fazer questão de não voar mais em uma companhia dessa", declara.

Fonte: Aeroblog

Caxias do Sul figura nos próximos destinos da Azul Linhas Aéreas



A revista eletrônica Melhores Destinos divulgou em seu site que Caxias do Sul consta entre os próximos cinco destinos que a companhia área Azul irá operar. A matéria aponta julho como a estreia da empresa no aeroporto regional. Por meio de sua assessoria de imprensa, a Azul Linhas Aéreas não confirmou o dado, dizendo que não tem novas informações sobre futuras rotas.
Fonte: Direto da Pista

Sata eleva frota para 14 aeronaves


A Sata recebeu este fim-de-semana um novo Airbus A320-200, o seu quarto, no âmbito da renovação de frota em curso. O CS-TKO, um A320-200 baptizado Diáspora, foi entregue na passada sexta-feira, numa cerimónia nas instalações da Airbus em Toulouse. Chris Buckley, vice-presidente executivo da Airbus, "entregou" o avião a António Gomes de Menezes, presidente da Sata. O novo aparelho, operado em «leasing», eleva a frota da Sata para 14 aparelhos, e é o quarto A320 da companhia, com uma configuração para 161 passageiros em duas classes. A entrada no espaço aéreo português ficou marcada pelo acompanhamento de dois caças F-16 da Força Aérea, uma honra rara.
Fonte:APEA

Bomba caseira é encontrada em banheiro de avião iraniano


Uma bomba de fabricação caseira foi encontrada dentro de um avião iraniano com cerca de 130 passageiros a bordo e desarmada, de acordo com agências de notícias do Irã.

A bomba foi descoberta no sábado (30), pouco depois que a aeronave da Kish Air decolou da cidade de Ahvaz, um dos centros petroleiros do sudoeste país, para a capital, Teerã, disse a agência Fars.

Segundo agências, guardas de segurança à paisana que viajam em todos os voos iranianos encontraram o artefato dentro de um banheiro. O avião voltou para Ahvaz e fez um pouso de emergência, retomando sua rota depois que a bomba foi desativada.

O incidente ocorre em um momento em que aumentam as tensões no Irã em antecipação às eleições presidenciais de 12 de junho. O correspondente da BBC em Teerã, Jon Leyne, diz que um fator que contribui para a sensação de instabilidade é que o presidente Mahmoud Ahmadinejad não parece ter vitória garantida.

Na quinta-feira, um atentado a bomba em uma mesquita na cidade de Zahedan, no sudeste do país, matou cerca de 20 pessoas.

Fonte: Aviation News

Pequeno avião cai na Alemanha e fere piloto

Um acidente ocorreu na tarde deste domingo (31) no aeródromo de Brilon, na Alemanha.

Em uma demonstração de acrobacias aéreas, o avião Krause Super Acro Sport, prefixo D-EIMK, caiu, deixando seriamente ferido seu piloto de 40 anos. Ele foi levado num helicóptero de salvamento para uma clínica especializada em Kasseler.

Por volta das 14:00 (hora local) o piloto terminou sua primeira apresentação de acrobacias aéreas e foi recebido pelo público, após o desembarque, com muitos aplausos.

Já na segunda exibição, às 15:30, o avião vermelho e branco entrou numa espiral e o piloto perdeu o controle da aeronave, que caiu.

O piloto conseguiu, de acordo com a Força Aérea, evitar que o avião caisse na vertical, planando obliquamente, amortizando o impacto da queda sobre um gramado, ao lado de uma pista pavimentada.
Fonte: Aviation News

Privatização de aeroportos vai incluir liberdade para fixar taxa de embarque



Edital de licitação para o Tom Jobim deve ficar pronto no 1º semestre de 2010

BRASÍLIA. Os aeroportos brasileiros vão passar a competir entre si, podendo oferecer tarifas diferenciadas para atrair passageiros e companhias aéreas. As novas regras em estudo no governo para o setor de infraestrutura aeroportuária do país - hoje nas mãos da Infraero -, além de permitirem a gestão de aeroportos pela iniciativa privada, preveem que as concessionárias terão liberdade para fixar as tarifas de embarque (pagas pelos passageiros) e de pouso e permanência (cobradas das companhias aéreas). A União fixará previamente um teto para as taxas, segundo a demanda de cada terminal, e o administrador que quiser atrair clientela poderá cobrar mais barato.

- Queremos estimular a eficiência, mediante aumento da concorrência. Por isso a idéia de fixar um preço teto, abaixo do qual a empresa poderá competir com as outras - disse o diretor do Departamento de Política de Aviação Civil (Depac) do Ministério da Defesa, Fernando Soares.

As linhas gerais das novas regras para a administração dos aeroportos serão apresentadas ao Conselho de Aviação Civil (Conac) em junho e depois submetidas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os novos contratos de concessão terão validade entre 25 e 30 anos. Neles estarão expressas as obrigações e direitos, além das metas de investimento para os concessionários.

Conforme já ocorre em setores privatizados, as tarifas serão reajustadas anualmente por um índice de preços. Segundo técnicos que trabalham nas novas regras, poderá ser o IPCA.

O Tom Jobim (Galeão) será o primeiro aeroporto a ser privatizado dentro das novas regras, devendo ser utilizado o regime de outorga, onde o arrendatário pagará uma espécie de aluguel mensal ao governo. Estima-se que o edital de licitação do Galeão esteja pronto no primeiro semestre de 2010.

A pressa se deve à pressão política do governo do Estado do Rio e à candidatura para os jogos Olímpicos de 2016. A empresa que vencer a concorrência para explorar o Galeão também terá a missão de prepará-lo para os jogos da Copa 2014. A intenção do governo é utilizar os recursos arrecadados com a taxa de arrendamento mensal do Galeão na manutenção de aeroportos deficitários.

- A Copa está aí, e a gente precisa fazer uma estruturação forte para atender a essa demanda - afirmou Soares.

Tarifas também poderão variar conforme horário

Atualmente, as tarifas aeroportuárias são padronizadas, segundo a categoria do aeroporto. São quatro categorias, divididas conforme a infraestrutura disponível (número de escadas rolantes e de banheiros, tamanho da pista, entre outros).

Nas regras atuais, os preços não consideram a demanda geral nem os horários de maior e menor tráfego. Em Congonhas, por exemplo - o terminal mais movimentado do país e que está no limite -, o passageiro paga R$ 19,62 de taxa de embarque doméstico, o mesmo valor fixado para o Galeão. No Santos Dumont, em outra categoria, o preço é R$ 15,42.

Pelo plano do governo, o novo parâmetro de tarifas vai permitir a cobrança de valores diferentes em um mesmo aeroporto, de acordo com horários de maior e menor movimento.

Segundo Soares, será como ocorre com a telefonia.

De acordo com o diretor do Depac, com a liberdade tarifária e uma gestão privada, o Galeão poderá competir com o Santos Dumont. Terá potencial também para tirar parte do movimento de carga de Viracopos (Campinas), campeão de receitas nesse segmento, e virar alternativa de hub (centro de distribuição de malha) fora de São Paulo. Como Guarulhos está esgotado nos horários de pico, dependendo das taxas, o Rio poderá ser uma opção aos vôos internacionais, disse.

- O aeroporto é uma firma com vários produtos, e não só um lugar de subida e descida de aviões - afirmou Soares, acrescentando que as empresas terão margem para reduzir tarifas em várias áreas, como segmentos de carga, voos internacionais e aviação executiva (jatinhos particulares).

Para definir o teto das taxas, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está realizando estudos de viabilidade econômica de cada aeroporto e de demanda (atual e futura). Ao mesmo tempo, técnicos da Anac e do Ministério da Defesa estão finalizando as diretrizes gerais do processo de concessão e trabalhando nas propostas de formação dos modelos de concessão específicos para cada terminal.

Secretário: Galeão precisa de R$ 400 milhões

Soares explicou que, embora o Galeão necessite de investimentos, dispõe de estrutura pronta (pátio, pista e terminais), por isso o modelo indicado de privatização é o regime de outorga. Já nos demais aeroportos, por demandarem pesados aportes de recursos do setor privado, a escolha deverá ser pela empresa que oferecer a menor tarifa, dentro do teto fixado pelo governo. Também estão na fila da privatização Viracopos, São Gonçalo do Amarante (RN) e um novo aeroporto a ser construído em São Paulo.

Os contratos vão permitir às concessionárias explorarem as receitas comerciais dos aeroportos (lojas e restaurantes), que chegam a representar até 50% da receita total, desde que sem prejuízo para a atividade principal do aeroporto e o conforto dos passageiros. A Anac, explicou Soares, poderá determinar a desocupação de áreas, se necessário.

O secretário de Transportes do Rio, Júlio Lopes, calcula que o Galeão precise de US$ 400 milhões em investimentos urgentes. Entre as intervenções, a retirada do estacionamento de dentro do aeroporto, por questões de segurança, para atender às exigências do comitê olímpico.
Fonte:Aeroportos no Brasil

Dois terços dos aeroportos dão prejuízo


Dos 67 aeroportos administrados pela Infraero, 44 deram prejuízo no ano passado, de acordo com dados fornecidos pela estatal. Eles gastaram R$ 115 milhões a mais do que arrecadaram. Considerando todos os terminais, segundo a empresa, o saldo em 2008 ficou positivo em R$ 372 milhões.

Os três aeroportos de São Paulo (Cumbica, Viracopos e Congonhas) administrados pela estatal estão no topo dos que mais ganharam. Cumbica, em Guarulhos, lucrou R$ 340 milhões, e Viracopos, em Campinas, outros R$ 108 milhões. Grande parte dessa arrecadação vem da armazenagem de produtos transportados em voos cargueiros, que é hoje a maior fonte de receita da Infraero.

De olho nesses lucros, empresas nacionais e internacionais já procuraram a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para saber detalhes das futuras concessões. Entre elas, está a Fraport, grupo com sede na Alemanha e que administra aproximadamente 60 aeroportos em todo o mundo.
No Brasil, Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e outras empreiteiras de grande porte também já demonstraram interesse nas concessões.

Resistência

Apesar de parecer irreversível a decisão do governo de conceder aeroportos, a Infraero resiste. O principal argumento é que, sem a receita de seus principais terminais, não há como sustentar os aeroportos deficitários. Seus críticos rebatem dizendo que a estatal não é capaz de manter o nível de investimento de que o setor necessita.

A empresa mantém o cronograma de investimentos. Para os próximos quatro anos, prevê gastar R$ 689 milhões no Galeão e R$ 905 milhões em Viracopos.

Airbus envia mensagem de pane elétrica


A companhia Air France informou que o Airbus que sumiu sobre o Oceano Atlântico quando ia do Rio de Janeiro a Paris mandou uma mensagem automática às 2h14 GMT desta segunda-feira (23h14 de domingo em Brasília) avisando sobre uma pane elétrica.

O aviso teria sido mandado depois que a aeronave, um Airbus 330-200, atravessou uma área de tempestade, em que enfrentou forte turbulência.

François Brousse, diretor de Comunicação da empresa, disse em Paris que a hipótese "mais provável" é que a aeronave tenha sido atingida por um raio.

O diretor-executivo da Air France, Pierre-Henri Gourgeon, disse que possivelmente se está "diante de uma catástrofe aérea".

O voo AF 447, que levava 216 passageiros e 12 tripulantes, segundo a empresa deveria ter pousado às 6h10 (horário de Brasília) no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. Anteriormente, a empresa havia informado sobre a presença de 15 tripulantes.

Entre os 216 passageiros, há um bebê, sete crianças, 82 mulheres e 126 homens . A companhia disse que a aeronave estava em uso desde 2005 e passou por manutenção técnica pela última vez em 16 de abril. Os nomes dos passageiros não foram divulgados ainda.

O comandante, segundo a Air France, tinha 11 mil horas de voo. Os copilotos tinham 3 mil e 6,6 mil.

A Air France colocou à disposição de familiares um telefone que centraliza informações sobre o acidente:

0800 881 2020 para o Brasil 0800 800 812 para a França, e + 33 1 57 02 10 55 para outros países

O voo fez o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta III) a 565 km de Natal, informando que entraria no espaço aéreo de Dacar, no Senegal, às 23h20 de Brasília, segundo a Aeronáutica. Às 22h48 (horário de Brasília), quando a aeronave saiu da cobertura do Cindacta, as informações indicavam que a aeronave voava normalmente a 11 quilômetros de altitude e a uma velocidade de 840 quilômetros por hora.

A Aeronáutica já começou as buscas pelo avião. Segundo o assessor de imprensa da Aeronáutica, coronel Henry Munhoz, as buscas foram iniciadas ao nascer do sol. “Aeronaves da Força Aérea Brasileira, a partir de Fernando de Noronha, no sentido de Paris, buscam a aeronave desaparecida”, disse Munhoz.

Segundo o coronel, o avião não foi detectado nos radares da Ilha do Sal, que fica no meio do caminho entre Brasil e Europa.Em consequência disso, a Força Aérea Brasileira foi acionada durante a madrugada para que as buscas fossem iniciadas com o nascer do sol.”

O assessor da Aeronáutica explica que o departamento de controle do espaço aéreo tem uma cobertura que corresponde a três vezes a dimensão do Brasil. Boa parte do Oceano Atlântico está sob a responsabilidade do país, de acordo com tratados internacionais. Portanto, as buscas estão a cargo do país.

Um avião militar francês deixou Dacar, no Senegal, para tentar localizar o avião, informou a embaixada da França naquele país africano.

Fonte: G1


Executivo brasileiro assume comando da Helibrás


A implementação do Pólo Aeronáutico Brasileiro de Helicópteros de Grande Porte, com o projeto do helicóptero EC-725, que será fornecido para as Forças Armadas brasileiras, é o principal desafio que o executivo Eduardo Marson, de 46 anos, terá a partir de hoje como novo presidente da Helibrás

Desafio que, segundo Marson, será duplo, pois também ocupará o cargo de presidente do conselho de administração da EADS Brasil, braço de marketing e estratégia do grupo europeu EADS. A indicação de Marson para as duas funções foi aprovada na sexta-feira, durante reunião dos acionistas da Helibrás, em São Paulo. O executivo assume o lugar de Jean-Noël Hardy, que ocupou o cargo por quatro anos.

Subsidiária da francesa Eurocopter, a Helibrás é integrante do grupo EADS, do qual Marson era diretor-geral no Brasil desde 2003. Segundo ele, esta é a primeira vez que a EADS delega a um executivo duas funções estratégicas. "Isto mostra a importância que a Helibrás conquistou no grupo, que considera o Brasil um dos cinco países mais importantes para seus negócios, junto com os Estados Unidos, China, Rússia e Índia".

Fonte: Valor Econõmico

TAP reforça liderança dos voos Portugal-Espanha Companhia portuguesa conquista 30,1%


A TAP transportou 30,1% dos passageiros que viajaram de avião entre Portugal e Espanha no primeiro quadrimestre deste ano, tendo conquistado 2,32 pontos de quota de mercado neste período, embora a concorrência tenha aumentado, designadamente por parte das low cost.
Fonte: Presstur

Avião da Air France que saiu do RJ desaparece do radar


Um avião da companhia Air France que saiu do Rio de Janeiro com 231 pessoas a bordo desapareceu hoje do controle dos radares em frente ao litoral brasileiro, informaram fontes aeroportuárias de Paris.

A Air France confirmou depois que está "sem notícias" sobre o avião.

Trata-se de um Airbus A330 com 216 passageiros e 15 membros da tripulação que deveria aterrissar no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, por volta das 11h10 (6h10 de Brasília), onde foi criada uma célula de crise.

O voo partiu às 19h local do Rio de Janeiro, tem o código de voo AF447, segundo dados da companhia aérea, que comunicou que perdeu o contato com o aparelho quando este sobrevoava o Oceano Atlântico.

O secretário de Estado de Transportes francês, Dominique Bussereau, foi ao aeroporto parisiense para acompanhar a situação, informaram fontes oficiais em Paris.

Fonte: UOL Notícias