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quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Uma estrela de David no aeroporto de Teerã

Google Maps Image Sparks International Debate In Iran

Desde o fim de semana, o Estado e os meios de comunicação iranianos estão em turbulência.

Uma estrela de Davi, o símbolo oficial do Estado judeu, decora o teto do aeroporto de Teerã.

tehranairport

Este é o site do Irã Parsin, que fizeram a descoberta através do software Google Eath americano, que oferece uma vista aérea do mundo.

Uma estrela de Davi, de dez metros, encontra-se no telhado da sede da transportadora nacional iraniana, a Iran Air, situada no coração do aeroporto de Teerã Mehrabad.
É este um inimigo jurado do presidente Ahmadinejad?
Não.

A explicação é fato histórico, como foi recordado pelo site iraniano.

A construção da Iran Air foi concebida antes da revolução islâmica de 1979 pelos arquitetos israelenses, quando o xá do Irã estava trabalhando com Israel e não ameaçavam o Estado judeu de destruição.

A estrela de seis pontas, seria atribuição dos arquitetos responsáveis pela construção.
Segundo o jornal israelense The Jerusalem Post, funcionários do governo iraniano já pediram a destruição da estrela.

searchengineland

Air India recontrata Comissárias que foram demitidas por sobrepeso



A transportadora Air India em estado de apuros, convidou ex-assistentes de vôo que foram demitidas por estarem acima do peso para regressarem a empresa, isto porque a Air India está sofrendo uma grave escassez de tripulantes de cabine.

A Air India se aproximou de 10 mulheres que foram demitidas há mais de um ano as quais não cumpriram os critérios estritos de peso para o trabalho de cabine.

"Cerca de três delas indicaram que estariam dispostas a voltar", disse o porta-voz.

A Air India ressaltou que os limites de peso ainda estam em vigor e que são calculados com base na altura e idade - e que a tripulação teria de ser mais esbelta para ser reaplicada para seu antigo emprego.

"Nós não estamos relaxando os nossos padrões", disse ele.


A empresa aérea em crise ,enfrenta protestos de passageiros nas últimas semanas sobre atrasos de seus vôos causados por uma escassez de tripulantes de cabine.

Qantas pode levar a Rolls-Royce ao tribunal


A Qantas Airways Ltd tem sinalizado uma possível ação judicial contra os fabricantes de motor a jato após uma explosão em seu super-jumbo A380.

A companhia disse hoje, que entrou com uma petição e que tinha sido concedida uma liminar pelo Tribunal Federal da Austrália, o que garantiria que ela poderia prosseguir com uma acção judicial contra a Rolls-Royce na Austrália, particularmente no âmbito do Trade Practices Act, se um entendimento comercial não for possível.

As duas partes iniciaram negociações sobre os efeitos financeiros e operacionais do aterramento da frota de A380 da Qantas, e verifica o andamento de seus motores Rolls-Royce, uma vez que o motor explodiu em 04 de novembro, pouco depois de decolar em um vôo de Cingapura a Sydney.
news.smh.com.au
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Aviação de caça despede-se do Xavante

Após 39 anos de serviço, a Força Aérea Brasileira (FAB) retira do serviço operacional os seus caças AT-26 Xavante.



Como forma de despedida, no dia 2 de dezembro, às 9h, acontecerá o último sobrevoo dos jatos sobre a capital potiguar, onde operaram por mais tempo, desde 1974.

O Xavante foi o primeiro jato produzido no Brasil e operou em unidades de combate de todo o país. Dentre as principais missões desempenhadas, destaca-se a formação dos pilotos de caça da FAB entre 1974 e 2004.

Ao todo, a EMBRAER fabricou 182 unidades, sendo 166 para o Brasil, dez para o Paraguai e seis para o Togo. A FAB também doou onze unidades usadas para a Marinha Argentina.
bga

Azul pode operar em Chapecó em 2011

Expectativa da prefeitura é de início das operações em março - Divulgação
Expectativa da prefeitura é de início das operações em março


Uma comitiva de diretores da Azul Linhas Aéreas — liderada pelo fundador da companhia, David Neeleman — esteve nesta quarta-feira em Chapecó para conhecer as instalações do Aeroporto Municipal Serafim Enoss Bertaso. A expectativa é de que a companhia dê início às novas linhas na cidade em março de 2010.

Neeleman disse que teve uma "ótima impressão" da cidade e vai decidir em um mês os novos destinos para onde a Azul vai voar em 2011. A empresa, com 26 aeronaves, pretende adquirir mais 12 no ano que vem.

Durante o encontro com empresários, segundo a prefeitura de Chapecó, a comitiva externou o interesse em implantar linhas diárias para São Paulo, Porto Alegre e interior do Paraná, com aeronaves de médio porte, para até 50 passageiros. O grupo visitou outras cidades da Região Sul, como Criciúma, Santa Maria (RS) e Cascavel (PR).

— Falta serviço numa cidade em que o aeroporto mais perto fica a seis horas de carro — observou Neeleman.

O pátio de estacionamento das aeronaves passa por ampliação e deve ficar pronto em fevereiro. Terá espaço para quatro aviões, segundo o administrador João André Marafon.

Atualmente, as empresas Gol, Avianca e NHT operam em Chapecó. A Trip tem um balcão de atendimento montado, mas aguarda liberação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para começar o serviço.
DIÁRIO CATARINENSE

Ex-colaboradores Vasp fazem encontro de fim de ano



A Família Vasp fará seu 2º Grande Encontro neste fim de ano, como informou Aristides de La Plata Cury.

O evento terá DJ comandando a pick-up com vários ritmos e a participação dos grupos Grande Família e Toke de Mestre.

E acontece dia 10/12 na sede da Aervasp, no Campo Belo, em SP. Os ingressos antecipados custam R$ 7 e na hora R$ 10, tanto para homens quanto mulheres. Informações: secretaria@aervasp.com.br.
PANROTAS

Saab sai na frente em disputa por caças

A Prefeitura de São Bernardo e a Saab, fabricante sueca do avião-caça Gripen, formalizaram ontem o compromisso do investimento de US$ 50 milhões, em cinco anos, para a criação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Alta Tecnologia.

A iniciativa independe da escolha do governo federal para a renovação da frota de 36 aviões-caça da FAB (Força Aérea Brasileira), porém, não deixa de ser um lobby para vencer o processo de licitação.

De acordo com o presidente da Saab, Hakan Buskhe, entretanto, o centro está alinhado com interesses do prefeito nos últimos anos. "Queremos realizar uma sinergia entre governo, academia (que envolve educação e pesquisa) e indústria, e não somente vir aqui para vender coisas. Nosso objetivo é fazer um intercâmbio de tecnologia e inovação entre os dois países."

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, endossou, alegando que a relação com os suecos existe há muitos anos, muito antes da história dos caças. "Por isso a preferência por eles. Conversando com brigadeiros da FAB também percebo a preferência deles pelo Gripen."

Marinho afirmou já ter conversado tanto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como com a presidente eleita Dilma Rousseff. "Acho que as chances aumentaram depois das conversas. De qualquer forma, o governo vê com bons olhos prefeitos que se movimentam para conquistar mais investimentos", disse, referindo-se à possibilidade de o governo bater o martelo pelos suecos. "A Saab andou mais rápido do que seus concorrentes, transferindo tecnologia e conhecimento para o Brasil. Um aporte dessa magnitude vai beneficiar não só São Bernardo, mas a região como um todo."

DISPUTA - Na corrida pela vaga também está o Consórcio Rafale International - joint venture formada pela Dassault Aviation, Snecma e Thales -, que nesta semana, assim como a Saab, realizou visitas na FEI e na UFABC, para a possibilidade do desenvolvimento de futuros projetos, caso a francesa seja a eleita.

Para Marinho, a prospecção dos franceses na região é vista com otimismo. "Se eles querem ser escolhidos, têm de demonstrar para valer esse empenho na transferência de tecnologia."

Segundo Jean-Marc Merialdo, representante do Rafale, é exatamente esse o trunfo deles. "Possuímos toda a tecnologia utilizada na construção da aeronave", diz, alfinetando a Saab, que tem a turbina fabricada nos Estados Unidos. "Além disso, se o Rafale for escolhido, o governo francês já se comprometeu em comprar no mínimo dez aviões de carga KC390 da Embraer."

Merialdo ressaltou que também têm relação antiga com o País, principalmente com São Bernardo. "A Omnisys (empresa eletrônica que tem entre seus acionistas o grupo francês Thales) realizou a primeira exportação brasileira de radar para Cingapura", contou. A Boeing, terceira concorrente e fabricante dos FA-18 Hornet, ainda não se manifestou sobre transferir tecnologia ao Grande ABC.

Centro já tem parceria para desenvolver radar

O centro de pesquisa aplicada da Saab tem previsão de início das atividades em abril. No primeiro ano operacional serão aportados US$ 10 milhões entre cinco e dez projetos.

Um deles será realizado com a Atmos Radar, empresa da Capital com a qual a montadora vai estabelecer a transferência de tecnologia e a criação de produtos. Por ora, será, desenvolvido um radar para vigilância costeira.

É válido ressaltar que a UFABC e a FEI serão parceiras do projeto. Como o centro de pesquisa aplicada será composto, em um primeiro momento, por escritório que terá entre 300 m² e 500 m² - e provavelmente será situado no bairro Nova Petrópolis - , as pesquisas devem ser realizadas em laboratórios de terceiros.

O presidente da Saab, Hakan Buskhe, disse que a Suécia tem muito a contribuir com o País, principalmente na área de aviação, biotecnologia e nanotecnologia. Ele citou também um caso de sucesso em Gottenburgo, que pode servir de exemplo para a região. "Temos um parque tecnológico que agregou 275 empresas com 9.000 funcionários e três universidades com o mesmo número de estudantes."

diário do grande ABC

Aeroviários começaram operação padrão hoje à meia-noite


Gustavo Rampini/31.10.2010/AE

"Operação de não colaboração" poderá causar cancelamentos e atrasos de até duas horas nas viagens com conexão, segundo o sindicato dos aeroviários



O SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários), em parceria com o sindicato dos aeronautas, começa a partir da meia-noite desta quarta-feira (1º) uma “operação de não colaboração” nos aeroportos brasileiros.

A mudança da rotina dos trabalhos deverá causar atrasos de até duas horas em voos com conexões, além de cancelamentos, a partir de sexta-feira (3), segundo a presidente do SNA, Selma Balbino. Os primeiros reflexos da manifestação, entretanto, podem aparecer já nesta quinta-feira (2).

A manifestação da categoria se deve à falta de acordo salarial entre companhias aéreas e trabalhadores. Enquanto as empresas oferecem aumento com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulado de dezembro a dezembro - de 5,47% -, os aeronautas e aeroviários reivindicam reajuste de 15%.

Além do aumento do salário, a categoria reclama das condições de trabalho. Os funcionários dos aeroportos realizam os procedimentos do dia a dia com mais rapidez que o recomendado porque as empresas pressionam, explica Selma.

- No caso de voo com conexão em solo, os trabalhadores têm que fazer o mais rápido que podem para poder atender outros voos porque não há o número de trabalhadores suficientes. Está faltando trabalhador há muito tempo no conjunto das empresas áreas.

O Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias), entidade que defende os interesses das companhias aéreas, afirmou, por meio do porta-voz da entidade, Jorge Honório, que, “até agora, as companhias aéreas não sentiram nada”.

- As operações de voo estão normais, tanto em terra como em voo. Precisamos esperar para ver. Piloto pousa e decola em operação padrão, então eles deverão continuar seguindo isso. Agora, em terra, não dá para saber como eles farão. Temos que esperar.

Segundo o sindicato dos aeroviários, faltam cerca de mil aeronautas e aeroviários na TAM.

Na Gol, houve uma recente readequação do quadro de funcionários, quando houve uma crise interna e o MPT (Ministério Público do Trabalho) interveio, e a companhia contratou cerca de 400 aeronautas. Esses trabalhadores, entretanto, ainda estão fazendo curso de treinamento e, portanto, não assumiram suas atividades, explica Selma.


A partir desta quinta-feira (2), os funcionários passarão a cumprir os procedimentos padrão conforme manda a lei, segundo Selma.

- Dentro de uma pista de aeroporto, não se pode dirigir os carrinhos que levam o avião para pista a mais de 20km/h.

O mesmo vale para a kombi que leva tripulantes [até o avião]. Então, agora, eles vão dirigir a 20km/h, como manda o manual. Além disso, Selma lembra da pausa para o lanche, que não seria respeitada pelas empresas, e as mudanças repentinas de escala.

- O pessoal não tira os 15 minutos de lanche que a convenção manda; agora vão tirar. Não vai ser mais acatada a mudança de escala, que as chefias mudam todo dia. A convenção permite ao trabalhador recusar.

Para completar, eles não vão aceitar dobra de carga horária, como acontece com os mecânicos. Os funcionários estão respaldados pelo MPT, principalmente por causa de denúncias contra TAM e GOL, que são acusadas de excesso de jornada e assédio moral.


Reajuste em partes

O porta-voz do Snea explicou que as companhias aéreas ainda estão negociando o tamanho do reajuste, que poderia “vir em partes”.

- Temos uma nova reunião marcada para o dia 8 [quarta-feira]. O diálogo entre os patrões e empregados está aberto, tanto é que temos uma outra reunião. Oferecemos o INPC, trocando a data-base de dezembro para abril. O restante do que eles estão pedindo, a gente pode pagar em abril.
r7

Loira, Cadeirante e vestida só com suas roupas íntimas é barrada por mais de uma hora pelo pessoal do TSA

Uma loira de cadeira de rodas, que tirou a sua roupa e permaneceu somente com as roupas íntimas, perder seu vôo devido ao TSA.

Sabendo que sua cadeira de rodas iria detonar o detector de metais, Tammy Banovac chegou ao aeroporto de Oklahoma vestindo nada além de roupa preta e um casaco em uma tentativa de bater um over-the-top "pat-down '.

Mas o impressionante é que a passageira de 52 anos de idade , além da roupa íntima usava apenas um colar de pérolas e trazia consigo um cachorro branco - foi ainda alvo de uma busca longa e íntima, fazendo-a perder seu vôo para Phoenix, Arizona.


Banovac escolheu para vestir sua roupa de baixo por causa de uma má experiência, há duas semanas na segurança do aeroporto. Ela é tipicamente mão procurou nos aeroportos, porque ela usa uma cadeira de rodas de metal

Banovac escolheu para vestir somente sua roupa de baixo por causa de uma má experiência, há duas semanas com a segurança do aeroporto. She is typically hand-searched at airports because she uses a metal wheelchair Ela é tipicamente uma passageira que precisa realizar procedimentos manuais de busca da TSA porque ela usa uma cadeira de rodas de metal.

O evento foi capturado em vídeo por um colega passageiros e seguem ainda vários outros vídeos que mostram os tratamento humilhante que os passageiros estão sendo submetidos pelos oficiais de segurança dos aeroportos americanos.

Ms Banovac disse a um jornal local que uma revista executada pela segurança aeroportuária é muito desconfortável, há duas semanas sentio-se violada e que ela tinha a esperança de evitar uma situação de repetição.

"Se isso acontecesse em qualquer outro lugar, ele teria sido agressão sexual," disse o Oklahoman referindo-se a revista manual anterior.

Banovac, 52, trouxe com ela a roupa para vestir depois de ela e seu cão de estimação limpos segurança

Banovac, trouxe com ela sua roupa para vestir depois de ela e seu cão de estimação passarem pelos "cravos" da segurança.

Uma porta-voz do aeroporto disse uma afiliada da CBS que teve que ser submetido à revista manual, porque ela se recusou a passar pelo detector de metais.(CLARO,!!!! )

Ela, então, sofreu mais de uma hora com de buscas manuais e questionamentos de funcionários, fazendo com que ela perdesse seu vôo.



dailymail

American Airlines lança novos voos ao México, Uruguai e Brasil





American Airlines informou em um comunicado que estas novas rotas sem escalas conectarão seus clientes do México e Golfo com o terminal de Dallas/Fort Worth.

American Eagle, afiliada regional da American Airlines, anunciou que lançará novos voos diários do terminal de Dallas/Forth Worth a Veracruz e Querétaro, no México, a partir do dia 10 de fevereiro de 2011.

American Airlines anunciou também seus novos voos para Miami saindo de Brasília e Montevideo, anunciou o vice-presidente sênior da American Airlines para México, Caribe e América Latina, Peter J. Dolara.

Veracruz é a maior e mais antiga cidade portuária do México. Atende a turistas e empresários. Querétaro é uma próspera comunidade do interior do país, dominada pela manufatura, o comércio e o turismo.
A companhia aérea informou que usará um Embraer ERJ 145 com capacidade para 50 pessoas, enquanto que para Querétaro utilizará um Embraer 135 com 27 acentos.

“Estes voos sem escalas conectarão nossos clientes que vêm do centro do México e Golfo com a maior sede da American Airlines, além disso, oferecemos a nosso passageiros conexões diretas para outros destinos através da rede global da empresa”, anunciou em comunicado.

A American Airlines, Iberia e British Airways receberam recentemente a aprovação final do Departamento de Transportes dos Estados Unidos (DOT em inglês) para formar uma sociedade conjunta. O negócio transatlântico combinado das três aerolinhas oferecerá serviços a 433 destinos em 105 países com 5.178 saídas diárias em todo o mundo.
brasilwiki

Construtora terá de demolir três andares de prédios no Distrito Federal para não atrapalhar aviões


BRASÍLIA - Uma construtora terá de demolir três andares de quatro prédios localizados em um conjunto em Samambaia, no Distrito Federal. De acordo com a Aeronáutica, as estruturas estão 18 metros acima do limite de segurança do espaço aéreo, na rota dos aviões.

De acordo com a construtora, a demolição será feita manualmente. A empresa alega que recebeu o alvará de construção para começar o empreendimento em 2007 e que tudo foi legalizado e aprovado. A construtora se comprometeu a fazer o ajuste na estrutura e devolver o dinheiro de quem pagou pelas unidades nos três últimos andares.

United volta a operar voo sazonal Rio-Washington dia 15 de dezembro


A United Airlines novamente irá operar o voo sazonal, sem escalas, entre o Rio de Janeiro e Washington. O voo será conduzido por um Boeing 767-300ER e estará disponível diariamente entre os dias 15 de dezembro deste ano e 10 de janeiro de 2011.O voo sairá diariamente do aeroporto Galeão, às 23h30, chegando ao aeroporto de Dulles, em Washington, às 6h34. No sentido oposto, o voo deixa a capital norte-americana às 22h31 e chega ao Rio de Janeiro às 11h20. Esse será o terceiro voo diário da United no país. A empresa já opera serviços diários de São Paulo para Washington e Chicago.


“A remodelação interna de toda a frota de aviões Boeing 767 usados em voos internacionais está completa, o que significa que as classes United First e United Business estão equipadas com poltronas que podem transformar-se em camas”, afirma Luiz Camillo, gerente de Vendas da United Airlines para o Brasil.Além das novas poltronas, a remodelação inclui um novo sistema de entretenimento com múltiplas opções para o consumidor, com telas de 15,4 polegadas à disposição de cada um.

jornal de turismo

Acidente do Rafale: falha no medidor de combustível teria causado pane seca

Segundo informações da “Secret défense”, o acidente do Rafale, domingo, no Oceano Índico, foi o resultado de um problema no medidor de combustível. Falha de sistema ou interpretação errônea de informação? A investigação em curso determinará as causas do acidente. Ainda é muito cedo para se afirmar algo, principalmente, considerando que ambas as hipótese podem estar inter-relacionadas.

O problema surgiu 40 minutos após ter sido catapultado do porta-aviões Charles de Gaulle. O Rafale estava em rota para realizar uma patrulha desde o porta-aviões até o Paquistão, juntamente com outra aeronave, um Super Etendar. O Rafale teve de fazer um reabastecimento em voo através de um outro avião de caça reabastecedor.

Ainda que não saibamos as exatas causas do acidente, os tanques de combustível esvaziaram mais rápido do que deveriam e quando o avião estava voltando para o porta-aviões teve uma pane seca.

O piloto se ejetou e foi imediatamente resgatado. Ele é um oficial experiente, que participou na missão Agapanthus, em 2007.

Os aviões foram mantidos no solo, na segunda-feira, devido a uma programação prévia para um dia sem vôos no porta-aviões. Hoje, nenhum vôo de Rafale parece ter sido marcado, mas deverão retomar os voos brevemente.

A frota naval não está imobilizada, o que parece confirmar que, perante a Marinha Francesa, a aeronave está fora de questionamento, ou que o problema foi devidamente identificado. – Merchet Jean-Dominique, 30 de novembro de 2010.

poder aéreo

Receita suíça


Swiss Air Lines anuncia lucros maiores e investimento em conforto

A partir de março de 2011, passageiros da Swiss Air Lines poderão desfrutar da exclusivíssima Classe Executiva que a companhia passa a oferecer em seus voos entre São Paulo e Zurique, operados com o Airbus A340-300. A grande novidade serão os assentos totalmente reclináveis que se transformam em camas de 2 metros de comprimento. Eles são equipados com o Air Confort System, sistema pneumático que permite ajustar a densidade do encosto, tornando-a mais rígida ou mais maleável, garantindo assim um nível ainda superior de conforto.

aeromagazine

TAM LINHAS AÉREAS NAS REDES SOCIAS


A TAM tem utilizado das redes sociais para se posicionar no mercado competitivo do setor de aviação no Brasil. Este contato com direto com o público das redes socias, poderia ajuda-la a ter que poderia utilizar dos serviços da empresa por muito mais tempo, e não cometer o erro de algumas de suas concorrentes, como a VARIG, que não conseguiram sobreviveu porque a maioria das gerações que nelas voaram, não continuam na ativa. Seu site consta todos os links para acesso as suas redes social e ainda a empresa tem aplicativos para IPHONE, aonde o cliente poderá fazer todos os serviço de busca e compra através do celular.

Na sua página no Facebook a empresa tem mais de 200 seguidores, e a empresa disponibiliza informações sobre passagens, atrasos de voô, que vem acontecendo na maioria das companhias, informações sobre check in.

Sua página no twitter é aonde a empresa tem maiores seguindores, são mais de 141 mil seguidores. A empresa utiliza este espaço como uma SAC "imediato", são tiradas dúvidas dos clientes como acesso ao site para compras de passagens, trocas de passagens, horários de voô e informações sobre promoções.

A empresa também tem um canal no youtube aonde ela disponibiliza videos sobre de campanhas, promoções, entretenimento de bordo, relações com o investidor e muito mais. No seu canal, a empresa posta videos sobre o seu projeto de TV chamando TV TAM NAS NUVENS, que é apresentado pelo ator Cássio Reis, que mostra reportagem sobre viagens, entrevista com gente famosa, gastronomia e muita outras coisas.
marketing notícias

Novo King Air 250 sairá da fábrica com o Air System Recovery




Raisbeck Engineering, representada no Brasil pela Japi Aeronaves, anunciou que o novo King Air 250 sairá de fábrica com o Raisbeck Ram Air Recovery System (RARS) como um dos itens diferenciais mais signiticativos. A melhora de performance que o RARS Raisbeck dá ao 250 é evidente em todas as fases do voo. O aumento de performance vem de um dos elementos mais fundamentais no desempenho de King Air, uma redução de ITT do motor de aproximadamente 20 ° C.

Os efeitos no avião são significativos, tais como melhora de performance nas operações a partir de aeroportos com características hot and high, maior velocidade de subida e de cruzeiro, motor mais eficiente resultando em economia de combustível e consequente aumento de alcance.

Igualmente importante é a possibilidade de se abrir as vanes de anti-ice sem perda de potência significativa do motor. É possível que as vanes sejam abertas no solo antes da partida e recolhidas após iniciar a subida sem perda de potência, eliminando desta maneira a possibilidade de dano por ingestão de corpo estranho (FOD) causado normalmente por pistas e faixas de táxi não preparadas ou em mau estado. Esta característica operacional também pode ser utilizada no pouso quando acionado o empuxo reverso pelas hélices.

Quando o acréscimo de velocidade não é um item primordial para o operador, a redução de ITT durante voo de cruzeiro diminui o consumo de combustível, aumenta a longevidade do motor e reduz os custos de manutenção (overhaul).

Sobre a Raisbeck
O RARS é um dos elementos do programa EPIC da Raisbeck Engineering que inclui também os Bordos de ataque de alta performance (EPLE), Estabilizadores de cauda (DABS), Hélices hartzell/Raisbeck Power Props(TFPS), e comportas de trem de pouso para aeronaves equipadas com high flotation gears (HFGD), juntos estes upgrades tornam o King Air 200/B200 mais versáteis. No B200GT, quando combinados com o motor PT6A-52 eles produzem o King Air mais rápido jamais certificado, incluindo o King Air 350. Todas as modificações Raisbeck para King Air são vendidas e instaladaspela Japi Aeronaves, no Brasil, representante da marca.



caiafa

A previsão é de mais problemas


Trabalhadores dizem que irão começar uma “operação de não colaboração”

Mal começou dezembro e os primeiros sinais de problemas com a aviação doméstica – após os problemas recentes com a TAM, inclusive em Joinville – já apareceram no horizonte. Os sindicatos dos Aeronautas e dos Aeroviários confirmaram ontem que iniciarão uma “operação de não colaboração” a partir de hoje. No mesmo dia, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a TAM a retomar a venda de passagens para voos domésticos, inicialmente suspensos até amanhã.

Os trabalhadores informaram que, se não houvesse nova proposta das companhias, as duas categorias iniciariam a “operação tartaruga”.

Na prática, os trabalhadores decidiriam seguir as regras de seus manuais, sem acelerar procedimentos, para minimizar a sobrecarga provocada pelo aumento de demanda nesta época do ano.

A perspectiva é de que, com a operação, haja atrasos nos voos.

Aeronautas e aeroviários buscam reajuste de 30% sobre o piso e de 15% para os trabalhadores que recebem acima disso. De acordo com a Anac, as operações estão normalizadas.

a notícia

Lula encantado com o avião francês.


Da Folha de São Paulo, repercutindo as revelações do site WikiLeaks:


Se o presidente Lula procurava o "ponto G" na relação com George W. Bush, seu colega Nicolas Sarkozy usou a primeira-dama Carla Bruni para "promover os interesses nacionais franceses no Brasil" -um "festival do amor". E foi bem-sucedido, na opinião preocupada dos EUA, ao forjar uma relação pessoal com o brasileiro que desembocou em acordos militares bilionários e numa forte agenda bilateral. As considerações da relação Brasil-França estão em um despacho de novembro de 2009 feito pelo embaixador dos EUA em Paris, Charles Rivkin, feito à luz de um encontro Lula-Sarkozy e vazado pelo WikiLeaks.


Grande parte do relato é dedicado aos negócios bélicos de Sarkozy, que viu o Brasil passar a ser o maior comprador de armas francesas em seu mandato. Além do acordo militar de R$ 20 bilhões, descreve como os franceses convenceram os brasileiros a adquirir 36 caças Rafale -por até mais R$ 10 bilhões, negócio a ser fechado semana que vem. Relativiza a promessa de transferência de tecnologia, lembrando sutilmente que submarinos e caças têm componentes americanos (logo, sujeitos a vetos). Cita a fragilidade brasileira no setor, em que foi ultrapassado por Chile e Venezuela. Para finalizar, Rivkin afirma que todos os movimentos de Sarkozy visam uma entrada maior da França na América Latina, o que preocupa estrategicamente os EUA. Mas também aponta razões mais comezinhas: o francês usaria os acordos com o Brasil como peça na campanha à reeleição em 2012. Para os EUA, o "festival do amor" ainda vai longe.
coturno noturno

AVIÃO VAI TENTAR QUEBRAR RECORDE HOJE EM JF


Aeronave destinada à quebra de recordes é projetada e construída pela UFMG

Um avião projetado pelo Centro de Estudos Aeronáuticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vai tentar quebrar o recorde de velocidade em três quilômetros, nesta quinta-feira, 2, em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. Na quarta-feira, 1º, a aeronave superou os recordes de velocidade em 15 e 100 quilômetros e tempo de subida até três mil metros, durante uma demonstração realizada no Aeroporto Regional da Zona da Mata.

De acordo com a UFMG, em 15 quilômetros o avião alcançou 329 km/h. O antigo recorde era de 292 km/h. Em 100 quilômetros, o modelo chegou a 326 km/h; a marca anterior era de 297 km/h. A aeronave demorou cerca de 10 minutos para atingir três mil metros de altura. Aproximadamente três minutos a menos que o recorde anterior. Dois representantes da Federação Aeronáutica Internacional (FAI) foram responsáveis por julgar a demonstração, segundo a UFMG.

Um deles é oficial da National Aeronautic Association (NAA), nos Estados Unidos. O outro pertence à Comissão Aerodesportiva Brasileira (CAB), de acordo com a universidade. A universidade já produziu 10 aviões-conceito destinados à quebra de recordes. Segundo a UFMG, a instituição é a única no Brasil a projetar e construir esse tipo de aeronave.
o corvo veloz

Antes do prazo, Anac libera venda de passagens pela TAM

A empresa aérea TAM foi autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a retomar, a partir do meio-dia de ontem, a venda de passagens.

Na segunda-feira, a agência havia determinado a suspensão da emissão de bilhetes da companhia até a próxima sexta-feira. Ontem, a Anac disse que antecipou o fim da suspensão por entender que a empresa conseguiu superar os atrasos e cancelamentos de voos em número acima da média ocorridos no domingo e na segunda-feira.

Segundo a Anac, a suspensão por dois dias evitou que mais passageiros, além dos que já haviam adquirido bilhetes anteriormente, fossem prejudicados.



Empresa solucionou pico de atrasos e cancelamentos, avalia Anac

DESTAK

Instituto Gol é lançado em Belo Horizonte

Claudia Pagnano, presidente do Instituto Gol e vice-presidente de Mercado da Gol

Claudia Pagnano, presidente do Instituto Gol e vice-presidente de Mercado da Gol

A Gol acaba de lançar o Instituto Gol, com o objetivo de promover a capacitação e qualificação de profissionais do setor da aviação, além de incentivar a inclusão social e o desenvolvimento socioeconômico da grande Belo Horizonte.

“Esperamos colaborar para o crescimento sustentável do mercado da aviação nacional, além de elevar a qualificação profissional da comunidade e gerar empregos”, destaca Claudia Pagnano, presidente do Instituto Gol e vice-presidente de Mercado da Gol. Estaremos formando profissionais dentro do padrão Gol de excelência e segurança”.

Inicialmente, os cursos serão voltados para manutenção de aeronaves e as primeiras turmas já estão tendo aulas desde o último dia 16, na Escola Professora Claudomira, no município de Lagoa Santa, cuja prefeitura é parceira da Gol no projeto.

Cerca de 70 estudantes terão a oportunidade de se capacitar e ingressar no mercado de trabalho. “Investimos em jovens de até 22 anos que tenham estudado em escolas públicas e alguns deles serão contratados para trabalhar em nosso Centro de Manutenção de Aeronaves”, explica Felipe Sommer, Presidente do Instituto e diretor de colaboradores e gestão da Gol.

Os cursos são ministrados por instrutores de manutenção da Gol e têm duração de 2 meses. “Temos muitos profissionais que, além de qualificados para a função, tem um carinho especial por Lagoa Santa”, destaca Nazaré Souza, diretora executiva do Instituto e assessora de responsabilidade social da Gol.

Até o final de 2010 as aulas serão realizadas em escolas da Prefeitura e, a partir de 2011, no Centro de Manutenção de Aeronaves da Gol, em Confins. Também para o próximo ano estão previstas mais quatro turmas, totalizando 150 estudantes, além da abertura de novos cursos.
panrotas

Investigação confirma defeito grave no motor de A380 da Qantas


O motor Rolls-Royce do avião Airbus A380 da companhia aérea australiana Qantas, que há um mês apresentou um problema em pleno voo, tem um "grave defeito de segurança" que poderia levar a um "falha catastrófica" na aeronave. A conclusão é da investigação do Departamento de Segurança no Transporte Aéreo da Austrália (ATSB), que publicou nesta quinta-feira (2) suas primeiras conclusões sobre a avaria que obrigou a uma aterrissagem de emergência em Cingapura.

O relatório indicou que uma peça mal alinhada desgastou um cano de óleo que se rompeu e provocou a queima de combustível que desencadeou a explosão de um dos quatro motores do A380 da Qantas em 11 de outubro, quando a aeronave levava 466 pessoas. "Se essa falha não for corrigida, há o risco elevado de o cano se romper de novo, gerar outro vazamento de óleo e outro incêndio", acrescentou o documento.

Também houve vazamento de combustível nos outros três motores do avião da companhia australiana.

Segundo os especialistas do ATSB, a avaria está relacionada com um defeito na fabricação do motor Trent 900 pela Rolls-Royce.

Há duas semanas, a Qantas anunciou que a fabricante terá que substituir os Trent 900 de 40 aviões Airbus A380. A Qantas decidiu retomar os voos de aeronaves com outros motores enquanto aguarda as substituições, além de seguir com a encomenda de outros quatorze A380.

Outras companhias aéreas afetadas, como Lufthansa e Singapore Airlines, mantêm seus aviões do modelo afastados das operações. O incidente com o avião da Qantas representa o primeiro problema técnico grave desde o primeiro voo comercial do maior avião de passageiros do mundo, há três anos.

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Neve cancela 25% dos voos no principal aeroporto da França


Paris, 1 dez (EFE).- A neve prevista para esta quinta-feira na região parisiense deve causar transtornos no tráfego aéreo local, o que forçou o cancelamento de 25% dos voos do aeroporto Roissy-Charles de Gaulle, o principal do país, informou nesta quarta-feira a agência de Aviação Civil francesa.

Além disso, o organismo que administra o tráfego aéreo na França pediu às companhias aéreas que cancelem 10% dos voos do outro aeroporto comercial da capital, o de Orly, indicou a entidade em comunicado.

O temporal de neve, que nos últimos dias atingiu o centro da França, irá nesta quinta-feira ao norte e nordeste do país, inclusive a região de Paris.

A neve levou as autoridades a proibirem nesta quinta-feira a circulação de 10 mil caminhões no centro e o leste da França.

As espessuras de neve chegaram a 20 centímetros na região de Lyon, onde foi suspenso o transporte escolar por pelo menos dois dias.

A Sociedade Nacional de Estradas de Ferro (SNCF, na sigla em francês) cancelou a circulação de 20% dos trens de alta velocidade (TGV) entre Paris e o sudeste da França, além de reduzir pela metade a velocidade entre Mâcon e Avignon para evitar possíveis danos.

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