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quarta-feira, 17 de junho de 2009

Lesões indicam queda 'de barriga'


As características e a extensão das lesões encontradas nos corpos de 43 das 49 vítimas do voo 447 da Air France já periciadas em Fernando de Noronha sugerem que ao menos parte do Airbus A330 caiu de "barriga" no mar. Ontem, o comando militar informou que mais um corpo foi avistado e recolhido pela Corveta Caboclo - dessa forma, já foram resgatadas 50 das 228 pessoas a bordo. Ontem, a Fragata Bosísio chegou às proximidades de Fernando de Noronha com os seis corpos anteriormente encontrados pelo navio-anfíbio francês Mistral.

Peritos ouvidos pela reportagem dizem que praticamente 95% dos cadáveres até agora apresentavam fraturas no terço medial das pernas, nos braços e na região do quadril - semelhantes aos verificados em pessoas que caem de grande altura. Na avaliação de legistas, esse é um indício de que alguns passageiros estariam sentados em suas poltronas no momento da queda. Outro sinal é a baixa incidência de traumatismo craniano.

Se o avião tivesse caído de bico, dizem peritos, era de se supor que as vítimas apresentassem ferimentos mais severos na cabeça - sobretudo as que estavam sem o cinto. Também foram detectadas petéquias (lesão de cor avermelhada) nas mucosas de grande parte dos cadáveres. Embora estejam associadas à morte por asfixia, elas podem surgir em outras situações, como politraumatismo. "Sabemos que houve despressurização da cabine, conforme indicou uma das mensagens enviadas pelo avião. Mas ainda é cedo para afirmar que as vítimas morreram por causa disso, mesmo tendo sido encontradas petéquias em muitos dos corpos", disse um legista.

A quantidade de roupas nos cadáveres - um importante indicativo da dinâmica do acidente - tem variado. Alguns chegaram com trajes completos e outros com pouca roupa. Entre os primeiros 16 corpos retirados do mar, por exemplo, grande parte estava despida ou com roupas mínimas. Anteotem, porém, os legistas descobriram que a maior parte vítimas entregues ao Instituto Médico-Legal (IML) do Recife dessa forma havia sido resgatada pela fragata francesa Ventose, que pode não ter seguido o protocolo brasileiro. "Eles podem ter retirado as roupas para facilitar o resgate ou o transporte dos corpos, mas isso prejudica nosso trabalho, até porque as vestes poderiam fornecer dados importantes, como cheiro de combustível e eventuais queimaduras", disse outro perito.

Apesar de as pistas indicarem que parte do avião pode ter chegado íntegro ao mar, a hipótese de que o jato se despedaçou no ar continua sendo investigada por legistas do IML e peritos da Aeronáutica. Os trabalhos em Recife estão sendo acompanhados de perto por duas equipes de peritos franceses - uma ligada ao Escritório de Investigação e Análises para a Segurança da Avião Civil (BEA, na sigla em francês) e outra ao Judiciário daquele país. Embora tenham trazido equipamentos (máquinas fotográficas e um raio x portátil) e estejam aptos a ajudar, os profissionais têm atuado apenas como observadores.

Documentos

A conclusão do processo de identificação das vítimas ainda não tem prazo para ser concluído, mas avança de maneira satisfatória, segundo dois legistas ouvidos pela reportagem. O grau de dificuldade varia conforme o estado do cadáver. Aqueles que estão vestidos, com documentos nos bolsos ou alianças de casamento, por exemplo, já estão parcialmente identificados. Ainda assim, os legistas foram orientados a aguardar os resultados dos outros exames, antes de comunicarem as famílias. As buscas no mar superaram ontem as mil horas. O comando militar voltou a ressaltar que não há prazo para o encerramento das buscas.
Fonte: Diário de Cuiabá

TAM deverá indenizar passageiro em R$ 12 mil por mala extraviada




DANOS MORAIS

A 19ª Câmara Cível do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) condenou a Tam Linhas Aéreas a pagar indenização moral no valor de R$ 12 mil a um passageiro que teve a mala extraviada em viagem com destino à Nova Iorque.

De acordo com o relato de Marco Antonio Costa Prado, autor do processo, a passagem foi comprada para viagem realizada em março de 2008; chegando ao aeroporto da cidade americana, depois de muito procurar, Prado constatou que sua bagagem havia sido extraviada.

O funcionário da Tam, procurado para solucionar o problema, informou que o registro da perda havia sido realizado e que ele deveria aguardar o prazo de 48 horas —se a mala não aparecesse, o caso só poderia ser resolvido no Rio de Janeiro.

O desembargador Paulo Sérgio Prestes dos Santos, relator do processo, manteve a decisão da primeira instância e afirmou que “não é de olvidar os transtornos suportados, numa viagem à lazer, sem os seus pertences e sem uma eficiente solução da ré, tendo uma viagem que deveria ser aprazível transformada em dissabor e transtorno”.

Fonte: Aviation News

Jato russo, rival da Embraer, faz seu primeiro voo


A fabricante russa de aviões Sukhoi lançou o primeiro avião comercial do país desde a queda da União Soviética, em meio à retração da indústria aeronáutica mundial. A empresa ainda anunciou, na feira Paris Air Show, a venda de 30 aviões civis Superjet 100, no valor de US$ 1 bilhão, à húngara Malev. O Superjet 100 concorre diretamente com os aviões da família de E-Jets da Embraer, que tem jatos de 70 a 118 lugares.

O diretor-geral da Sukhoi, Mikhail Pogosyan, disse que espera receber mais 150 encomendas firmes até dezembro, um aumento considerável em comparação com os menos de cem estimados para até o fim do ano.

"Quando fizemos as previsões, tínhamos em mente a crise financeira. Agora, é muito importante elevarmos a cadência de produção para o começo do processo de recuperação do mercado", disse ele, acrescentando que espera que o avião venda bem durante os próximos 15 anos.

O jato decolou para seu primeiro voo em público imediatamente após a fala de Pogosyan. O Superjet 100 é o único novo avião comercial em exibição na Paris Air Show, maior feira de aviação do mundo.

O sucesso do lançamento contrasta com os longos adiamentos dos novos aviões comerciais das gigantes dessa indústria, Boeing e Airbus, especialmente no caso da Boeing, com o 787 Dreamliner.

Pogosyan foi gracioso com os concorrentes, apesar de ter-lhes roubado a cena, afirmando que, mais cedo, o chefe de aviões comerciais da Boeing, Scott Carson, havia feito uma visita ao Superjet 100.

"Trabalhamos muitos anos com a Boeing e estamos tristes que o 787 não esteja aqui, mas desejamos a eles sucesso. Não ficamos felizes quando outros estão infelizes", disse.

Também ontem, em coletiva de imprensa, o executivo da Boeing disse que espera a retomada no crescimento do mercado de aviação comercial em meados de 2010.

O Superjet, desenvolvido em conjunto com a italiana Finmeccanica, pode levar de 70 a 100 passageiros. Mas o diretor-geral da Sukhoi afirmou que pensa em desenvolver uma nova versão para concorrer com aviões maiores. "Estamos considerando uma versão maior", disse.

Outra empresa russa, a Irkut informou também ontem que planeja construir mil de seus próprios aviões comerciais. É esperado que o avião MC-21, com apenas um corredor, faça o primeiro voo em 2014. A empresa, que faz parte de uma organização russa maior, a United Aircraft Corporation (UAC), estima que as entregas comecem em 2016. O projeto da Irkut conta com investimento de US$ 3 bilhões do governo russo.

Embraer

A Embraer informou ontem, durante o Paris Air Show, que recebeu um contrato para sete jatos Embraer 190 da KLM City Hopper, o que confirma as opções no contrato original, anunciado em agosto de 2007. As entregas iniciais da nova encomenda deverão ocorrer durante o primeiro semestre do ano que vem, informou a fabricante brasileira.

A KLM City Hopper é uma subsidiária regional holandesa da Air France-KLM. A KLM ainda tem 11 opções para comprar jatos da Embraer, acrescentou a empresa brasileira.

Fonte: Diário do Turismo

A350 pode custar 11 bilhões de euros

Airbus calcula em mais de 15 milhões de dólares projeto do novo jato da empresa, que vai concorrer com o 787 Dreamliner da Boeing



De acordo com o presidente-executivo da Airbus, Tom Enders, o custo de desenvolvimento da aeronave A350 será de cerca de € 11 bilhões, o equivalente a US$ 15,2 bilhões.

O executivo afirmou que o número não representa um aumento nos planos de investimento do projeto, que criará uma aeronave rival ao 787 Dreamliner da Boeing.

As projeções iniciais apontavam um custo aproximado de 10 bilhões de euros.

Fonte: Avião Revue


Primeiro leilão dos bens da Vasp vende imóvel e carros; aviões "encalham"


As aeronaves que pertenciam à Vasp não interessaram nem a compradores de sucata no primeiro leilão dos bens da companhia aérea realizado ontem em São Paulo. Nenhum dos 27 aviões, avaliados em cerca de R$ 19 milhões, foi arrematado.

Os três Airbus-A300, os 22 Boeing-737/200 e os dois Boeing-727/200 não podem mais voar. De acordo com especialista ouvido pela Folha, só uma das aeronaves teria condições de ser recuperada.

Elas valem, porém, pelo metal que contêm e pelas peças que sobraram. Mesmo assim, não se sabe o que pode ser aproveitado. Como os aviões estão em aeroportos de Estados como Amazonas, São Paulo e Maranhão, os interessados ainda não conseguiram vê-los. Segundo o leiloeiro Sergio Villa Nova de Freitas, o interior das aeronaves está "canibalizado".

A reportagem conversou com três compradores de sucata interessados nas peças e todos disseram que os lances mínimos foram muito altos. Fábio Franco de Assis, proprietário da Excel Brasil, que compra e vende peças e metais, afirmou que o preço exigido estava fora de mercado.

Para o leiloeiro, mais interessados devem aparecer na próxima venda, depois que as aeronaves forem reavaliadas, e os preços, provavelmente rebaixados.

"Infelizmente, as aeronaves não têm condição de voar, e a maioria deve ser considerada sucata."

Além dos aviões, foram colocados à venda um imóvel no Paraná, equipamentos de transporte --como carreta e rebocador--, uma moto 2003/2004 (vendida por R$ 2.200) e nove carros Gol MI entre outros veículos, todos fabricados na década de 1990.

Os bens vendidos renderam R$ 387 mil. Ainda não há avaliação oficial de quanto é a dívida da Vasp, que faliu em setembro de 2008. A cada dia, ainda chegam ao fórum novos pedidos de supostos credores da companhia.

Sidney Maia, 60, ex-funcionário da Vasp que assistiu ao leilão de ontem, diz que a empresa deve a ele cerca de R$ 45 mil por salários atrasados, multas e FGTS.

"O leilão foi uma decepção, mas tem muito para ser vendido. São cerca de 400 imóveis em todo o país. Só espero que vendam logo para que a gente consiga receber nossos salários."

Fonte: Folha On Line

Gol vai operar BSB-Curaçao por seis meses


Um pool de 13 operadoras brasileiras garantiu a operação de um fretamento da Gol na rota Brasília-Curaçao, no Caribe. O voo será operado por seis meses a partir de 27 de junho, uma vez por semana (aos sábados). O lançamento da iniciativa aconteceu hoje, no Rio de Janeiro, em um workshop realizado em parceria com o Curaçao Tourist Board, para cerca de 170 agentes de viagens.

Participaram da iniciativa oito fornecedores da região. Além da Gol, estavam presentes os hotéis Superclubs Breezes, Hilton Curaçao, Tropical Inn, Howard Johnson Plaza e Hyatt Regence (com previsão de abertura no início de 2010), e as operadoras de receptivo Taber Tours e Tropical Tours. O workshop, que já aconteceu em Belo Horizonte, segue amanhã para Curitiba e, no dia 18, será realizado em Brasília e São Paulo.

As operadoras que participam da ação são a ADV, Flot, Nascimento, Turnet, Éden Tours, Velocitas, GBT, Marsans, CVC, Vectra Travel, Arriba Tours, MMT Gapnet e designer Tours.
Fonte: Panrotas

AeroSur oferece promoções para translado até o aeroporto de SP


A AeroSur oferece para seus clientes, até 30 de junho, uma promoção especial. Será disponibilizado um ônibus de translado grátis (ida e volta) para os clientes embarcarem com a empresa em São Paulo. Os pontos de saída são: Praça da República, Avenida Paulista, Itaim Bibi e Aeroporto de Congonhas.

Já para o translado a partir do terminal rodoviário de Barra Funda e do Terminal Rodoviário do Tietê, é cobrada uma pequena taxa, de R$1,40, pelo trajeto de ida.

Para participar da promoção basta enviar uma cópia do bilhete e cópia do RG ou RNE para o e-mail dalves@aerosur.com.

A passagem é intrasferível.

Fonte: Mercado e Eventos

United Airlines registra 6,89 milhões de passageiros em maio


A United Airlines teve um índice de ocupação de 80% durante o mês de maio de 2009. O índice da unidade principal foi de 80,2%, enquanto os voos do sistema de regionais afiliadas United Express tiveram uma ocupação de 78,7%.

Em maio, a United transportou 6,893 milhões de passageiros pagantes, sendo 4,744 milhões na unidade principal e 2,149 milhões no sistema United Express.

Nos cinco primeiros meses do ano, de janeiro a maio, foram embarcados 32,303 milhões de passageiros pagantes, dos quais 22,596 milhões viajaram na unidade principal. O índice de ocupação nos cinco meses foi de 77,5%, sendo 77,9% na unidade principal e 74,4% no United Express.

Os dados representam um decréscimo de 12,3% no número de passageiros-quilômetro transportados, para uma redução de 10,2% na oferta de assentos-quilômetro, com relação a maio de 2008. A empresa vem pondo em prática um programa de redução de oferta, para adequar-se à queda da demanda verificada nos últimos meses. Essa redução não se aplica ao Brasil, onde a United continua a oferecer dois voos diários para os Estados Unidos, número que se eleva para três em períodos de alta temporada.

Fonte: Mercado e Eventos

Taca recebe sétimo avião da Embraer



A Taca recebeu (segunda, dia 15) o sétimo de 11 aviões Embraer 190 que comprou da fabricante brasileira. “Esse jato vai ser usado nas rotas da América Central e do Caribe, fato que reconfirma o investimento da Taca neste excelente produto brasileiro”, diz o diretor geral da empresa no Brasil, Ian Gillespie.

Dessa forma, enfatiza Gillespie, “temos a frota mais nova das Américas”. Atualmente, a aérea tem 38 aeronaves da Airbus (A321, A320 e A319) e sete Embraer 190.
Fonte:Panrotas

Anac autoriza operação charteira da BRA


O presidente da BRA, Danilo Amaral, acaba de confirmar que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu autorização para que a companhia aérea opere voos não-regulares (charteres e fretamentos). "Não deixamos de operar. No fim de semana transportamos o time do Palmeiras e já temos outros contratos. Estamos back to business", disse ele. A concessão de empresa regular da empresa não foi renovada
Fonte:Portal PANROTAS

AirAsia encomenda 10 aeronaves A350 da Airbus



A companhia aérea malasiana de baixo custo AirAsia encomendou 10 aeronaves A350 da fabricante Airbus, da EADS, com uma opção para comprar mais cinco unidades, afirmou o presidente-executivo do Conselho da empresa, Tony Fernandes, nesta terça-feira.

A preços de tabela, a encomenda firme equivale a 2,4 bilhões de dólares, embora as fabricantes normalmente concedam descontos para assegurar as vendas.

A Rolls-Royce disse que foi escolhida para fornecer motores para o modelo, bem como para outras 10 aeronaves A330 já encomendadas, em um acordo avaliado em até 1,8 bilhão de dólares também a preços de tabela.

A companhia aérea informou que o pedido pelo mais novo modelo da Airbus é para sua subsidiária AirAsia X e que planeja usar o avião para ligar Kuala Lumpur a destinos na Europa e na Austrália.

Fonte:Webtranspo

Nota correio Brasiliense


Acidente
Cuidados especiais estão sendo tomados pela Air France, protegendo as famílias e informando a situação e as causas do acidente. A diretoria da Airbus sabe que autoridades já tomaram conhecimento dos cuidados necessários para relatar sobre os modelos de aviões. É que muitos familiares estão se cercando de advogados internacionais para as indenizações necessárias.

Mais um corpo de vítima do voo 447 é encontrado, elevando para 50 os já resgatados


Após três dias de buscas infrutíferas, os navios militares que participam das buscas às vítimas do voo 447 da Air France resgataram mais um corpo, elevando para 50 o total de vítimas resgatadas desde o primeiro dia do mês. Continuam desaparecidos 178 corpos.

Segundo a Aeronáutica e a Marinha, o quinquagésimo corpo foi resgatado pela corveta brasileira Caboclo por volta das 11h30 de hoje (16). Além disso, a fragata brasileira Bosísio chegou logo cedo às proximidades de Fernando de Noronha, transportando os seis corpos resgatados na última sexta-feira (12) por um navio francês.

Do navio, os corpos foram trasladados até o arquipélago a bordo de um helicóptero H-34 Super Puma, que pousou em Fernando de Noronha por volta de 8h15. Na ilha, estes corpos serão submetidos a um processo de prévia identificação a cargo de peritos da Polícia Civil de Pernambuco e da Polícia Federal (PF). Após serem liberados, eles seguirão para Recife, onde especialistas do Instituto Médico Legal (IML) de Pernambuco e da PF irão concluir os trabalhos de reconhecimento.

Logo após deixar os corpos, a fragata Bosísio seguiu viagem para Natal, onde passará por uma manutenção de rotina, agendada previamente. A expectativa é de que a embarcação volte a se incorporar às buscas tão logo o trabalho seja concluído.

Atualmente, dez aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) tentam avistar em meio ao Oceano Atlântico os corpos das vítimas e os destroços do Airbus A 330 da Air France. Outras duas aeronaves francesas também estão empenhadas nas buscas. Já a Marinha brasileira mantém seis navios na área de buscas, concentradas a cerca de 950 quilômetros de Fernando de Noronha.

Nos próximos dias, a frota marítima será reforçada pela chegada do navio desembarque Doca Rio de Janeiro. Antes de se reunir aos outros seis navios brasileiros, a Doca Rio de Janeiro irá parar a cerca de 48 quilômetros ao norte de Fortaleza, onde receberá dois helicópteros: um Super Puma e um Esquilo.

Somadas as horas de voo de todos os aviões militares, as aeronaves já superaram mil horas no ar. Somente hoje, a área de buscas ultrapassou mais de 19 mil quilômetros quadrados.

O Airbus A 330 da Air France caiu no mar no último dia 31, quando viajava do Rio de Janeiro para Paris, na França. A bordo do avião, atingido, ao que tudo indica, por uma forte tempestade estavam 228 pessoas de 32 nacionalidades. A causa do acidente ainda é ignorada e será alvo de investigação conduzida por autoridades aéreas francesas.

Jornal de Brasília