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terça-feira, 1 de dezembro de 2009

VÔO PANORÂMICO NO LITORAL DO RIO GRANDE DO NORTE MARCA NOVA ROTA LIGANDO CAMPINAS PARA NATAL A PARTIR DE HOJE



O vôo inaugural com 96 passageiros, contou com a presença do presidente executivo da Azul, Pedro Janot, e mais do diretor de marketing, Gianfranco Beting e ainda do diretor de TI e comercial, Antônio Américo .

No hall do aeroporto internacional Augusto Severo, autoridades e o trade turístico aguardavam com ansieadade o vôo que teve o check-in as 9h50, e o vôo de 40 minutos pelo litoral com direito a serviço de bordo, sucos e batatinhas, e mais a palavra do presidente Janot, dando as novas da Azul que chegou para ser a companhia com preços mais acessíveis..

AUTORIDADES PRESENTES:
O secretário de turismo do Estado, Fernando Fernandes esteve por lá representando a governadora Wilma de Faria, o presidente da Emprotur, Claudio Porpino, o diretor de marketing , Welligton Paim, o secretário de turismo de Natal, Francisco Soares de Lima Junior também participou do vôo.
Ainda estiveram por lá a presidente da Associação das Agencias de Viagens, seccional do RN, Ana Carolina Costa, o vice-presidente da ABAV-RN, Nilo Machado, inúmeros agentes de viagens, hoteleiros, além do presidente da ABIH-RN, Fermi Torquato, o presidente do Natal Convention eleito, George Costa, Neivaldo Guedes do Natal Convention, o diretor geral do Serhs Natal Grand hotel, Jan Von Bahr, a diretora de vendas do grupo Serhs, Mariana Mello, a familia Gosson,o superintendente da Infraero José Daniel, Luciana e Marcelo Naliato do Pestana Beach hotel, Rosangela Farias da Dandara turismo, Ohana Fernandes da Athenas turismo,Jurema Marcia da UnP. ..entre outros..

O vôo foi um sucesso. O presidente Pedro Janot, garantiu que a AZUl terá sempre o preço da passagem aérea mais barata. A tarifa especial de lançamento varia a partir de R$179 por trecho para viagens de ida e volta para compras com 30 dias de antecedência e permanência minima de 3 dias.
Para o secretário de turismo de Natal, Francisco Soares de Lima Junior, a chegada da Azul é um fato importante, já que estará ligando Natal para o sudeste, maior emissor de passagens do Rio Grande do Norte, e com preços competitivos vai atrair muito mais turistas para a cidade. E em relação a alta temporada, o secretário enfatizou que com a chegada da Azul as perspectivas são muito boas para a alta.

O vôo panorâmico de 40 minutos, teve a participação dos pilotos Alvaro Neto e Assunção que foram aplaudidos pelo excelente passeio.
O presidente Pedro Janot, circulou por todo o corredor do avião, um equipamento Embraer 195, com capacidade para 118 passageiros conversando com os passageiros, todos elogiaram esta postura.
Janot anunciou que até final de 2010, a partir de novembro, todos os aviões terão a bordo 36 canais de tv ao vivo.

Turismo por cristina lira

Que tal ter a sua própria companhia Aérea - Airline Manager - Quer Jogar?


Se você tiver uma conta no Facebook e sempre pensou em ter a sua própria companhia aérea, então aqui está sua chance. "Airline Manager" é um jogo de estratégia que coloca você e seus amigos uns contra os outros , competindo por quem tem a melhor companhia aérea.

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Vinculado ao Facebook , você terá contas de todo o mundo contra você, para as rotas mais competitivas e compras de qualquer avião que você possa imaginar.

Este jogo não é tão simples como parece, porque você tem muitas coisas que precisava fazer para garantir que sua empresa seja a mais rentável.

Por exemplo, custos de manutenção em aeronaves, aquisição de rotas , você precisa de hedge de preço do combustível porque a cotação muda o dia inteiro, ganhe dinheiro com a publicidade de suas rotas e até restauração de aeronaves danificadas.

Novos uniformes de comissários de bordo da Hawaiian Airlines

Aeromoças Hawaiian Airlines Os comissários de bordo e agentes de serviço ao cliente na Hawaiian Airlines começoaram a usar os novos uniformes. Os novos uniformes, que serão usados por mais de 1.800 funcionários em todo o sistema, são uma faceta da celebração do 80 º aniversário da companhia aérea.

O novo uniforme elaborado, pela designer Havaiana Emma Howard, incorpora o azul, representando a cor do oceano do Havaí e do céu - e a cor cinza são as cores dominantes nas peças novo uniforme. O uniforme é fabricado pela Vestuário Solutions.



Aviões da Gol adotam GPS Landing System a partir de Janeiro de 2010




A Gol informou nesta terça-feira (01/12) que os aviões da empresa receberão, a partir de Janeiro de 2010, sensores para adoção do GPS Landing System – sistema que auxilia em pousos e decolagens aumentando a precisão e a segurança no desenho de segmentos curvos durante os procedimentos de subida e descida.

“Esse tipo de navegação permite reduzir o consumo de combustível, bem como da emissão de gases nocivos ao meio ambiente, em até 15% nessas fases do voo”, disse o Vice-presidente Técnico da Gol, Comandante Fernando Rockert. “Estamos nos antecipando a uma tendência mundial que será a tônica dominante em um futuro próximo”.

Outra novidade auxiliando os pilotos da empresa será o Vertical Situation Display, que transmite com precisão informações sobre o relevo e obstáculos em solo, aumentando a segurança através do monitoramento da superfície e permitindo um planejamento de descida mais eficiente, o que propicia menor desgaste de componentes e consequente redução de custos.

CR

Apesar da crise , comercial da Frontier Airlines - Still the One


Popout

ANA sutilmente mostra o interior do novo 787


Popout

Claudia Raia é a estrela da revista TAM Nas Nuvens de dezembro

Claudia Raia é a estrela da revista TAM Nas Nuvens de dezembro

A atriz Claudia Raia é a grende estrela da revista de bordo da TAM, a Nas Nuvens. O motivo é a estréia de “Pernas pro Ar”, o musical no estilo Broadway que tem a atriz brasileira como protagonista. Para as fotos da revista que está à disposição de todos os passageiros, ela escolheu um belo corpete que valoriza a sua boa forma. As fotos são de Felipe Hellmeister.

Na entrevista que compõe o recheio da revista, ela revelou algumas historias de sua trajetória de sucesso. Em seu primeiro teste em 1976, sua determinação rendeu a senha de número 001 entre os mais de 1500 inscritos que se apresentaram a Walter Clark, para participar do Chorus Line. O espetáculo “Pernas pro Ar” deve passar por vários estados brasileiros, em uma turnê digna de estrelas de primeira grandeza.

Claudia Raia é a estrela da revista TAM Nas Nuvens de dezembroClaudia Raia é a estrela da revista TAM Nas Nuvens de dezembroClaudia Raia é a estrela da revista TAM Nas Nuvens de dezembro

Viajandaum

Promoção Azul


A Azul está comemorando 2 milhões de passageiros e decidiu fazer promoções diárias e diferentes nos próximos 15 dias.

Hoje a promoção envolve vôos de/para Salvador
Aquela Passagem

Gol reabre duas lojas no Aeroporto de Congonhas


A Gol reinaugurou suas duas lojas no terminal de passageiros do aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Agora, segundo a companhia, elas estão de visual novo, com decoração que "evidencia destinos e a alegria das pessoas que viajam de avião". “O visual é mais humanizado, jovem, atraente e arrojado”, diz o diretor de Marketing e Cartões da Gol, Murilo Barbosa.


Uma das lojas está sendo usada exclusivamente para autoatendimento em procedimentos de check-in, com um recinto reservado para participantes do Smiles das categorias Ouro e Diamante.
Panrotas

FOKKER MUDA DE NOME



Noventa anos depois que o pioneiro Antony Fokker iniciou sua empresa fabricante de aeronaves, as companhias remanescentes do grupo, hoje conhecidas como Stork Fokker anunciam uma completa reestruturação de suas atividades. Agora elas serão conhecidas como Fokker Aerospace Group, unindo as antigas Fokker Aircraft Services, a Fokker Elmo e a Fokker Services.
O novo grupo tem 3700 funcionários. Há hoje em serviço no mundo cerca de 700 aeronaves Fokker dos modelos 50, 70 e 100.
Aerobusiness

Anac quer garantir tempo adequado de embarque em Guarulhos no fim de ano


Com o objetivo de garantir o tempo adequado de embarque dos passageiros nos períodos de maior movimentação, como as festas de fim de ano e as férias de verão, a diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vota hoje (01/12) uma proposta para a operação no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP).

A proposta é que nesse período os voos fretados, que hoje não passam por autorização da agência, também entrem no limite de capacidade operacional de Guarulhos - que na última rodada de alocações de slots (movimentos de pouso ou decolagem) neste aeroporto foi estabelecido em 45 movimentos por hora. Se aprovada, a medida não exigirá nenhuma alteração nos voos regulares já autorizados pela agência para a alta temporada, uma vez que essas operações já consideram o máximo de 45 movimentos por hora.

Mercado e Eventos

Anac homologa pista do SDU para voltar a operar


A pista principal do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que estava em obras, já está apta a voltar a operar. A abertura dependia apenas de um parecer de técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que inspecionou e homologou a pista.

As obras tiveram início em setembro e custaram R$ 1,21 milhão. Durante o período de obras, os pousos e as decolagens foram realizados na pista auxiliar do aeroporto, que teve a reforma concluída em agosto de 2009. As empresas Gol e Tam passaram a operar apenas no trecho Rio-São Paulo. Todos os outros voos dessas companhias foram provisoriamente transferidos para o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Tom Jobim, o Galeão, e os das demais empresas operaram sem alterações.
Panrotas

Leilão da Ibéria



Hoje,1º de dezembro, a companhia aérea Ibéria irá realizar um leilão em que a empresa tentará vender milhares de itens e bens de todos os tipos, esquecidos pelos passageiros a bordo de uma das aeronaves da companhia, em seus check-ins e em seus terminais. A ibéria agregou todos os objetos perdidos ou abandonados em aviões e aeroportos em toda a Espanha.

Objetos e pertences que não foram reivindicados ou reclamados por seus proprietários dentro do prazo concedido.

O Leilão da Iberia acontece desde 1942.


Os Itens do Leilão da Iberia já foram distribuídos em vários lotes que ficaram expostos à disposição dos interessados desde 23 de novembro até o último domingo 29 de novembro, na antiga área industrial do aeroporto de Madrid Barajas.


Caiu caça da IAF

Um Caça Sukhoi-30 , da IAF (Força aérea Indiana) caiu perto Jetha ki Dhani no distrito de Jaisalmer Rajasthan na segunda-feira, 30 de novembro, mas tanto o piloto eo co-piloto ejetaram-se e foram resgatados com segurança. O jato estava em uma operação de rotina quando o acidente ocorreu.

Livro sobre a história da Varig será lançado na próxima segunda-feira no Rio



Na próxima segunda-feira, será lançado no Rio de Janeiro o livro “Varig – Eterna Pioneira”. O livro foi escrito por Gianfranco Beting, especialista em aviação e atual diretor de marketing da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, com supervisão editorial do jornalista Joelmir Beting.

Apaixonado por aviação e pela Varig desde criança, Gianfranco, ou Panda, como é mais conhecido, revela que o livro resgata a história da Varig, companhia considerada a paixão dos brasileiros. O projeto consumiu dois anos de trabalho. Dezenas de ex-colaboradores foram entrevistados, inclusive a maioria dos ex-presidentes ainda vivos, pilotos-chefe, diretores e comissárias.

A obra tem 266 páginas e centenas de imagens, entre fotos e ilustrações, a maioria delas inéditas. A partir das 17h, haverá uma palestra sobre a história da companhia e depois, sessão de autógrafos. O livro é uma co-edição da Editora Universitária PUC-RS – Edipuc-RS, Beting Books.
Serviço:
Lançamento do livro “Varig – Eterna Pioneira”

Data: 07/12
Hora: 17h
Local: Incaer - Instituto Cultural da Aeronáutica Praça Marechal Âncora, 15 A – Centro – Rio de Janeiro – CEP 20021-200 (anexo ao Aeroporto Santos Dumont)
Jornal de Turismo

Imagens mostram ‘rasgo’ em avião cargueiro que bateu em Cumbica

Um avião cargueiro da TAF ficou com o bico avariado ao bater em uma escada elevatória da empresa TAM, na madrugada desta terça-feira (1º), no estacionamento do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Não houve feridos. Segundo informou a assessoria de imprensa da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), a aeronave da TAF teve problemas nos freios e não conseguiu parar.

Segundo a Infraero, um dos pilotos da aeronave TAF informou que não conseguiu frear quando se dirigia ao estacionamento e colidiu com um equipamento da TAM usado para limpar aviões. Ainda, de acordo com o órgão, foram danificados o aparelho e o bico do cargueiro, que ficou com um “rasgo”.

O incidente não prejudicou os pousos e decolagens de outros aviões e demais operações no pátio de Cumbica, de acordo com a Infraero. O aeroporto de Guarulhos opera 24 horas por dia.

Outro lado

O cargueiro foi retirado do local da colisão, mas continua no aeroporto. Procurada, a TAF informou que sua aeronave não conseguiu parar no local demarcado no estacionamento, prosseguiu cerca de 10 metros e atingiu a escada da TAM.

Segundo o diretor executivo da TAF, Ariston Filho, as causas do incidente estão sendo apuradas. "O avião pode ter deslizado por algum óleo na pista, ter tido um problema nos freios, ou mesmo falha humana. Ainda é cedo para dizer", disse o diretor.

A TAM informou que o acidente danificou a plataforma elevatória usada para manutenção de aeronaves.

G1

A empresa está voando alto


A Trip está em fase de expansão. Atualmente, ela tem uma frota de 26 aviões, voa para 75 cidades em todo o País. É a sexta maior companhia aérea do Brasil em número de passageiros transportados, segundo levantamento da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A empresa tem 1,43% do mercado, ficando atrás da TAM, Gol, Webjet, Azul e OceanAir.

Fundada há 11 anos, com sede em Campinas, é uma das que mais cresce no País. Nos dez primeiros meses do ano, o número de passageiros transportados aumentou 48,8% em relação a igual período de 2008. O movimento de todas as companhias que fazem voos domésticos cresceu 13,5%.

Não é só para Joinville, Navegantes e Criciúma que a Trip pediu autorização para voar no Estado. A empresa aérea paulista também entrou com o pedido para voar entre Chapecó, Londrina e Guarulhos, usando um avião ATR 42-300, do mesmo modelo que vai pousar nas outras três cidades catarinenses.

Os voos seriam diários, saindo de Chapecó às 6h30, passando por Londrina às 7h55, e chegando no aeroporto internacional de São Paulo às 10h05. No retorno, os voos partiriam de São Paulo às 19h00, passando pela cidade do Norte paranaense às 20h30, chegando ao Oeste catarinense às 22h25. A expectativa é de que, se for aprovado o pedido pela Anac, os voos iniciem até 26 de dezembro.
12 Horas

SAS planeja demitir 100 pilotos


A Companhia aérea escandinava SAS planeja demitir até 100 pilotos, após conversações com a sua base sindical ter falhado, disse o diretor de relações com investidores da companhia aérea, à Reuters hoje, segunda-feira.

"Nós estávamos em negociações com os pilotos e as negociações não tiveram êxito".

Os cortes de pessoal fazem parte de um programa de redução de custos e seria aplicado "o mais rapidamente possível", disse ele.
A companhia aérea tem lutado com a queda de passageiros e a redução de custos será de forma agressiva através do seu "Core SAS program".


WizzAir com € 9,5 milhões em prejuízos



A
companhia aérea de baixo custo ,WizzAir, baseada em Budapeste registrou perdas de € 9,5 milhões no ano fiscal encerrado em março de 2009, enquanto a empresa tem dito até agora ser rentável.
O jornal online Checo, Diárias Gazdaság, informou que a empresa nunca obteve lucros durante os cinco anos do seu funcionamento, e já acumulou perdas de € 78 milhões.
Ao mesmo tempo, WizzAir aumentou drasticamente o número dos seus passageiros.

John Stephenson,vice-presidente da WizzAir primeiro se recusou a comentar a matéria publicada no Diárias Gazdaság , em seguida, disse que a unidade húngara era rentável e só as empresas ucraniana e búlgara sofreram perda de mercado.

Airbus adia entrega do A380 para a Malaysia Airlines



A Malaysia Airlines informou que o primeiro dos seus seis A380 vai agora juntar-se a sua frota somente oito meses mais tarde do que o esperado devido a um pedido da Airbus.

A Malásia Airlines irá agora receber seu primeiro A380 em agosto de 2011, em vez de no início do ano de 2011, disse em uma entrevista com o Wall Street Journal, Azmil Zahruddin, CEO da Malásia Airlines.

"Nós nunca solicitamos este adiamento; todos os atrasos foram a pedido da Airbus", afirma.

Enquanto a Airbus, por outro lado, confirmaram que o adiamento tenha sido acordado, a empresa se recusou a comentar sobre a razão para o adiamento.


Google amplia oferta de wi-fi nos aeroportos americanos



O Google gosta de ficar realmente sempre à frente e o seu recente lançamento do Chrome OS, não é suficiente para estar no centro dos palcos, já decidiu expandir a sua gama de wi-fi nos aeroportos.

O projeto começou recentemente e incluiu cerca de 47 aeroportos nos E.U., bem como os voos da companhia Virgin.

Agora eles decidiram adicionar sete terminais adicionais: Columbus, Albany, Boise, Asheville, e os 2 aeroportos de Washington (Dulles e Reagan).

Google Wi-Fi

Design Q revela o conceito de luxo para heliportos


Um novo conceito e um novo design de um
heliporto futurista que poderia transformar a viagem VIP ao redor do Oriente Médio foi revelado pela consultoria internacional de design ,a Design Q.

Os Novos conceitos foram revelados exclusivamente pela Flight Daily News, no show aéreo de Dubai, deste heliporto modular, com todas as comodidades totalmente integradas.


DUBAI - Heliport Exterior Night Chopper (2). JPG




Dubai Interior (2). JPG

Flight Global

espaço aéreo restrito





O espaço aéreo em torno do centro da cidade de Cape Town estará temporariamente restrito ao longo dos próximos dias.

O movimento é no esforço para aumentar a segurança antes do sorteio final da FIFA, na sexta-feira.

As Autoridade de Aviação Civil já haviam emitido um comunicado a todos os operadores.

Sepla com novo presidente


Javier Martínez de Velasco, comandante da frota de Airbus A340 da Iberia, foi eleito presidente do Sindicato Espanhol de Pilotos de Linhas Aéreas (SEPLA) para os próximos quatro anos, com o maior apoio para um presidente na história da esta organização em um processo de selecção que as autoridades foram chamados mais de 6.000 membros.
A nomeação de Javier Martínez de Velasco ganhou 792 votos contra 558 votos do então presidente, o comandante da Spanair, José María Vázquez.

Air Comet : Paralização tem apoio de 75% dos colaboradores



A Air Comet, pertencente ao Grupo Marsans, continua hoje a operação de seus seis vôos regulares entre Madrid e várias capitais latino-americanas, apesar da greve convocada pelos cinco sindicatos que representam os funcionários da empresa( UGT, CGT, SEPLA , USO e Stavlos), para exigir o pagamento dos salários em atraso.

Cerca de 75% dos 640 funcionários da empresa devem cumprir os serviços mínimos estabelecidos pelo Ministério do Desenvolvimento para a greve por tempo indeterminado, que começou esta manhã, a partir das zero horas de hoje, 1 de Dezembro.
Os delegados sindicais destacaram que, na prática, está sendo negado o seu direito de greve em que 75% dos trabalhadores estão apoiando.

As paralisações estão programadas entre as 00:00 horas de hoje, 1 de dezembro, e 23:59 na sexta-feira, dia 4 e 8, haverá greve por tempo indeterminado a partir das 00:00 horas toda terça-feira até as 23 : 59, toda sexta-feira.
No entanto, a empresa vai operar todos os seus vôos programados para hoje: a Quito, Havana e Buenos Aires e três em Madrid, de Guayaquil, Lima e Buenos Aires.


Emirates transforma cinema em avião

Alinhar ao centroemirates_cinema


Hoje conferi uma ação criada pela Leo Burnett para a Emirates Airlines, onde eles transformaram o cinema em um interior de um avião. Isso é, eles usaram as poltronas confortáveis de 2 salas de cinemas de São Paulo – Cinemark do Shopping Market Place e do Shopping Villa Lobos – para divulgar as opções de conforto e entretenimento do Emirates ICE.

Quando as luzes se apagam, janelinhas que foram montadas nas laterais da sala se acendem e fazem com que as pessoas se sintam como se estivessem a bordo. Confira o vídeo da ação:

Uma idéia simples e muito criativa.

O melhor é poder conferir uma ação assim no Brasil. Vale a pena ver de perto!

Comunicadores

Avião com delegação do Vitória sofre pane no Rio de Janeiro


O avião Airbus A320 da TAM, que estava com a delegação do Vitória, decolou do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) na manhã desta segunda (30), e teve que retornar ao aeroporto após se chocar com uma ave, segundo informações da Infraero.
O destino do voo JJ 3192 era Maceió (AL), com escala em Salvador (BA). De acordo com a Infraero, o avião retornou sem problemas. A TAM informou que os passageiros do voo foram reacomodados em um outro avião da companhia aérea, que seguiu para Maceió às 15h30 desta segunda.
'Nós ouvimos um barulho e, a partir do barulho, começou a tremer. O comandante tranquilizou, disse que tinha sido uma ave que bateu na turbina e que o avião precisaria voltar pro Rio. Ficou todo mundo tenso até que pousasse. Ainda tinha mais uns 15 minutos até voltar e pousar. A gente já tinha saído do Rio, tinha passado a Baía de Guanabara', disse Mário Silva, supervisor do Vitória.
O assessor do Vitória, Roque Mendes, confirmou a pane e disse que uma ave entrou em uma das turbinas do avião. O comandante informou o que estava acontecendo e disse à tripulação que estaria retornando ao aeroporto.
Por volta das 17h, a delegação do Vitória chegou ao Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães.
Jornal Sport News

Raposa é capturada dentro do aeroporto de Uberlândia, Minas Gerais

Funcionários do aeroporto de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, foram surpreendidos nesta sexta-feira com a visita inesperada de uma raposa. O animal, de aproximadamente três anos, foi capturado na área interna do aeroporto com a ajuda de agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Ainda não se sabe como o animal conseguiu entrar no local, já que a vigilância contra a presença de bichos seria constante.

A raposa foi levada por uma equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e vai ser solta em uma área de preservação.
Desástres Aéreos

F-22 Raptor prós e contras


F-22 Raptor prós e contras

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O F-22A é o melhor caça da atualidade, mas enquanto caça-bombardeiro o avião é condicionado pelas suas características stealth, que o obrigam a transportar todo o armamento e combustível no interior da sua estrutura.

Cada avião deveria custar um pouco menos de 90 milhões de dólares, mas acabou por ficar ao estrondoso valor de 310 milhões de dólares por avião, e isso seria alias sempre o maior problema deste excelente avião, impedindo que fossem construídos todos os inicialmente previstos e que todos os F-15 fossem substituídos por F-22, como estava inicialmente previsto. Atualmente, pensa-se que apenas 187 aviões deste tipo serão construídos, com o último a ser entregue em 2011.

O avião consegue voar a uma velocidade ligeiramente superior a Mach 2, propulsado por dois motores Pratt & Whitney F119-PW-100 de 15 toneladas, com afterburners.

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Uma das fragilidades mais estranhas do Raptor é a ausência de um datalink. Isto significa que o avião é excelente em dogfight, mas que num cenário mais realistas de “combate em rede” em que todos os aviões amigos sabem permanentemente o que fazem, se encontra em desvantagem, já que os seus pilotos apenas podem comunicar via radio. O F-22 também não tem uma mira montada no capacete e é também incompatível (de momento) com o novo míssil AIM-9X, algo que só será resolvido em 2016. Por outro lado, o canhão pode ser equipado com apenas 480 rounds, enquanto que o do F-15 (que ele supostamente deveria substituir) poderia transportar até 940.

No geral, as afirmações que colocam o Raptor como melhor caca do mundo correspondem à verdade. Mas existem demasiados compromissos para com o aspecto stealth do avião, para que seja um interceptor puro, como o Typhoon, ou um avião multi-missões, como o SU-30 russo. No total, o avião acaba embarcando um pequeno lote de armamento, o que condiciona a sua utilidade em combate… Será difícil ou mesmo impossível de ser abatido, mas é uma ameaça para apenas um pequeno numero de adversários de cada vez. E, sobretudo, ao ser construído em tão pequenos números nunca poderá substituir plenamente os Eagle sem que tal substituição não implique uma perda de capacidade por parte da projeção global de poder mundial dos EUA.

Blog do Vinna

FAA divulga transcrições do voo da Northwest que passou direto pelo destino

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O FAA divulgou nesta sexta-feira (27/11) as gravações das conversas entre os controladores de voo e os pilotos do voo 188 da Northwest que, no mês passado, saiu da rota originalmente programada e passou direto pelo aeroporto onde deveria pousar, na cidade de Minneapolis, nos EUA.

As gravações mostram as tentativas de contato realizadas pelos controladores e destacam a preocupação em se certificarem de que a distração mencionada pelos pilotos era realmente o motivo da perda de contato e desvio de rota.

Por várias vezes após redirecionarem o avião para a cidade de Minneapolis os controladores perguntaram o que havia acontecido, ao que os pilotos simplesmente respondiam que se distraíram e que aquilo era tudo que podiam dizer a respeito.

Para confirmar que o voo estava realmente sob o controle da tripulação os controladores ainda pediram para que os pilotos realizassem uma série de curvas durante o trajeto de volta.

Devido ao ocorrido o comandante e o co-piloto acabaram sendo retirados da escala de voo pela companhia e posteriormente tiveram suas licenças suspensas pelo FAA.

CR

Avião perde freio e bate em equipamento da TAM no aeroporto de Guarulhos


Um avião cargueiro da Táxi Aéreo Fortaleza (TAF) perdeu os freios na madrugada desta terça-feira e bateu em um aparelho da TAM no pátio do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, em São Paulo.

Segundo a Infraero, um boeing 727-200 da TAF, de médio porte, pousou normalmente vindo de Brasília, mas, quando acessava o pátio de aeronaves para estacionar, o freio não respondeu ao comando do piloto. Por volta da 1h30m, a aeronave bateu em um equipamento chamado "lift", que eleva funcionários da companhia aérea para que eles fiquem na altura necessária para fazer a manutenção dos aviões. Não havia ninguém no "lift" no momento do acidente. No avião, havia três tripulantes.

De acordo com a Infraero, ninguém ficou ferido e as operações do aeroporto não foram afetadas pelo acidente. O bico do avião cargueiro da TAF e o equipamento da TAM ficaram danificados. Os bombeiros foram ao local.

O boeing da TAF foi rebocado e continua no aeroporto. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, da Aeronáutica, vai investigar por que o freio do avião não funcionou.

O Globo

FAA: A presença de gelo pode provocar danos graves


A partir 30 de janeiro de 2010, todas as aeronaves contaminados com geada nas asas, bem como na estabilização e superfícies de controle será proibida de decolar, de acordo com a regra da FAA publicada hoje.

A agência fez recomendações para os operadores cumprirem a regra:

* Cobrir a asa para evitar acúmulo de gelo, que é o método mais barato;

* Esperar para derreter o gelo;

* Manutenção de aeronaves em um hangar aquecido, ou descongelar a superfície da asa.


Estas mudanças vão afetar 57 operadores e 188 aeronaves.

Prevendo que os operadores teriam escolhido cobrir as asas, a FAA estima que o custo no período 2009-2018 seja na ordem de $ 164.000.


A presença de gelo pode provocar danos graves, problemas aerodinâmicos, incluindo 30% ou mais de redução no elevador da asa, aumento significativo no arraste e vários graus no ataque para a elevação máxima, observa FAA.

Aeroblog

Gol nos ares


As ações da Gol subiram ontem 8% (as da TAM somente 2,7%). O mercado, como sempre, desconfia que aí tem…
Contato Radar

MD-11 (Ex-PR-LGD) sofre acidente fatal na China


Um McDonnell Douglas MD-11F coperado pela Avient Aviation, foi destruído em acidente ocorrido ontem as 08h14 (local) no aeroporto de Shanghai-Pudong International Airport (PVG), China. Três tripulantes morreram e quatro sobreviveram ao desastre ocorrido durante a decolagem. Segundo testemunhas, a cauda da aeronave teria batido no chão após a decolagem pela pista 17R/35L. A aeronave em questão é o antigo PR-LGD (s/n 48408/ msl 457) operado pela VarigLog.
Direto da Pista

F-15J da ASDF perde pedaço da cauda durante show aéreo


F-15J broken tail planeUm caça F-15J da Air Self-Defense Force (ASDF) do Japão perdeu um pedaço frontal do estabilizador horizontal durante show aéreo no domingo (29.11). O fragmento de 2,4m aparece no vídeo acima se desprendendo do avião. Na foto à direita o estabilizador do caça depois do acidente.

A ASDF começou uma inspeção imediata na sua frota de 202 caças F-15, que estarão “groundeados” até que a verificação se complete.

A inspeção pré-voo foi realizada normalmente e não revelou problemas e a ASDF continua investigando.

Poder Aéreo

A USAF espera ter um novo “super bombardeiro” até 2018

(http://gizmodo.com)

A USAF está atualmente a pedir propostas aos fabricantes norte-americanos para um novo bombardeiro de longa distancia que possa realizar o primeiro voo ainda em 2018.

O avião deveria incorporar muita da tecnologia avançada atualmente utilizada no B-2 Spirit, no F-35 e no F-22, mas a um custo unitário inferior ao primeiro e ao terceiro, porque se pouparia nos custos de desenvolvimento de tecnologias já provadas nestes 3 aparelhos.

Como o Spirit, este novo bombardeiro deverá ser capaz de realizar longos voos de penetração até ao interior do território inimigo. O avião terá datalinks sofisticados, sensores herdados destes aparelhos e características stealth que o tornem tão ou mais invisível ao radar que o Spirit.

A USAF espera adquirir até 100 destes bombardeiros, substituindo por fim os últimos B-52 e B-1B Lancer ainda em inventário.

Trip planeja começar a operar no aeroporto de Joinville a partir do dia 26


A Trip protocolou o pedido na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e aguarda a liberação do órgão para operar no Aeroporto de Joinville. A vontade da empresa é começar as opções de voos para Guarulhos (SP), Porto Alegre, Navegantes e Criciúma no próximo dia 26.

Nos planos da companhia aérea estão dois horários diários de ida e volta e dois com frequência de domingo a sexta-feira. A aeronave terá capacidade para 45 passageiros e será do modelo ATR-42300.

No dia 10 de novembro, o coordenador de infraestrutura aeroportuária da companhia, João Vianna Mendes esteve no terminal joinvilense para conhecer o local. Ele gostou do que viu e declarou que o aeroporto tem "área adequada, de qualidade e acima da média nacional".

A empresa deve ocupar o guichê que pertencia à Varig e está livre desde abril de 2006. Os preços das passagens ainda não foram divulgados; estima-se que o bilhete para Guarulhos custe em média R$ 150.

Por enquanto, a expectativa no Aeroporto de Joinville é a liberação completa da pista pela Anac. Os voos noturnos já estão liberados, mas ainda há restrição em dias de chuva.

De acordo com o superintendente do terminal, Sérgio Santiago Ribeiro, o pedido de uma nova vistoria só vai ser feito quando todas as árvores nos arredores das cabeceiras forem derrubadas. A previsão é de que isso ocorra depois do dia 10.

DIÁRIO CATARINENSE

Após 6 meses, causas do acidente com voo AF 447 continuam desconhecidas

Parte do Airbus da Air France que caiu no Oceano Atlântico quando ia do Rio de Janeiro a Paris é levada à terra para análise sobre as causas do acidente (Foto: AFP)

O acidente com o voo AF 447, que caiu no oceano Atlântico quando ia do Rio de Janeiro a Paris, matando 228 pessoas, completa seis meses nesta terça-feira (1º) sem que haja respostas sobre as causas da tragédia. Até o fim deste mês, o Escritório de Investigações e Análises da França (BEA), que está estudando o caso, deve divulgar um relatório sobre as últimas descobertas, mas, uma vez que as caixas pretas da aeronave não foram encontradas, é possível que as investigações tomem ainda mais tempo.

Segundo o último relatório divulgado pelo BEA, em 5 de outubro, os elementos disponíveis para a investigação estão sendo estudados pelos "maiores especialistas franceses e estrangeiros". O Escritório diz que a análise continua, mas é particularmente difícil "e é muito cedo para poder descrever as circunstâncias do acidente e tentar explicá-las." O texto pede grande prudência ao lidar com esta investigação.

O Airbus A330 caiu no Oceano Atlântico após decolar do Rio de Janeiro no dia 31 de maio, em direção a Paris. A aeronave seguia um voo normal até a área de cobertura do radar, em Fernando de Noronha, mas enfrentou turbulência, mal tempo e enviou mensagem de pane alguns minutos depois, não voltando a fazer contato com os controladores de voo. A investigação sobre as causas do acidente pode levar mais um ano.

Em novembro, durante homenagem às vítimas, o ministro francês Alain Joyandet afirmou que o governo francês espera retomar as buscas pelas caixas pretas em fevereiro de 2010. “Já houve acidentes do mesmo tipo em que se conseguiu encontrar a caixa preta. O avião está a 4 mil metros de profundidade, mas isso não torna impossível e não nos impede de fazer essa busca”, disse o ministro.

Uma das possíveis causas apontadas por investigadores de acidentes aéreos independentes é de que houve falha nos sensores de velocidade do avião. O Airbus A330 da Air France registrava leituras "inconsistentes" de velocidade antes de cair no oceano Atlântico. A BEA rechaçou as alegações de que defeitos em sensores de velocidade foram a causa do acidente, mas autoridades internacionais de aviação sugeriram a substituição definitiva das peças.

Processos

Desde o acidente, uma série de processos foram abertos contra a companhia aérea e outras empresas ligadas a ela por parentes de vítimas. A maior parte dos processos fala em negligência por conta de peças como os sensores de velocidade.

Um advogado norte-americano entrou com processo em outubro contra a fabricante de aviões Airbus e várias fornecedoras do setor aéreo, em busca de compensações não especificadas em nome dos familiares de passageiros que morreram quando um voo da Air France caiu na costa brasileira.

O processo afirma que os reclamantes, parentes de alguns dos mortos no acidente com o voo Air France 447, "sofreram uma perda de apoio", além de outras perdas como resultado das mortes. A ação foi enviada a um tribunal do Estado norte-americano de Illinois. O avião Airbus A330 que caiu no oceano era "defeituoso e irracionalmente perigoso", afirma o advogado.

Também são alvo da ação as fabricantes de peças aeronáuticas Honeywell International, General Electric, Rockwell Collins, Thales e a fabricante de chips Intel.

Famílias alemãs e chinesas que perderam seus parentes no acidente também decidiram abrir processos contra a companhia aérea, a construtora e as autoridades francesas de aviação civil, por negligência. Os advogados das famílias residentes na Alemanha representam os parentes de 26 alemães e oito chineses, que estão entre as 228 pessoas que morreram a bordo do Airbus A330.

Os advogados alegam que o acidente era "previsível", já que problemas recorrentes com os sensores de velocidade das aeronaves são descritos desde 1998, mas "nem a Airbus, nem a Air France investigaram o problema a fundo".

G1

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Trabalhadores da aviação prometem fazer barulho e atrasar os voos hoje, em Guarulhos. Será? O pessoal está em campanha salarial.
Ancelmo Gois