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quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Morreu após ser atingido por um avião agrícola

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O incidente ocorreu na cidade de Rufino.O avião era pilotado por um amigo próximo da vítima.

Um homem de 63 anos morreu em um acidente quando atingido por um avião pulverizador pilotado por um amigo, perto de rodovia nacional 33, na jurisdição da cidade de Rufino, 265 quilômetros ao sul de Rosario.

O incidente ocorreu pouco depois das 19:30 h no sábado, quando na altura do quilômetro 539 da estrada nacional 33, Juan Carlos Alvarez caminhava com seus dois cães.

Nessa circunstância, por razões que estão tentando estabelecer, foi atingido por um pulverizador, marca Ranquel 230, conduzido por Walter Bauer, 38, "amigo" da vítima.


Após o golpe, o piloto sofreu um colapso nervoso quando viu que Alvarez havia morrido e teve que ser encaminhado para um hospital local .

O incidente foi semelhante a outro ocorrido em 15 de Janeiro de 2004, também em Santa Fé, mas em uma área rural localizada entre as cidades de San Gregorio e Christophersen.
Nesse dia, Nancy Nunez, 45 anos, foi decapitada pelas rodas de um avião agrícola Cessna 300 , pilotado por seu marido, Walter Cecchini, de 35 anos.

Hawaiian Airlines bate recorde com 8,3 milhões de passageiros em 2009



A Hawaiian Airlines, Inc. anunciou suas estatísticas de tráfego em todo o sistema em 2009, no quarto trimestre, e no mês de dezembro.
Em 2009 a empresa havaiana teve mais passageiros do que tem em qualquer um dos seus 80 anos de serviço.

Após terremoto, American cancela voos para o Haiti




A American Airlines, a principal transportadora que serve Port-au-Prince, cancelou todos os voos dentro e fora do sismo haitiano da cidade devastada.

BA e Jal uma empresa conjunta?


- A British Airways ofereceu a Japan Airlines Corp. acesso a 32 cidades e a criação de uma empresa conjunta para voos Londres-Tóquio, em 2011 em um campo de $ 240 milhões para manter a maior operadora da Ásia no grupo Oneworld.

British Airways opera atualmente 10 vôos em parceria com a JAL e ofereceu-se para acrescentar mais 22 destinos na Europa dentro de dois anos, incluindo Madrid, Milão e Paris.
Bloomberg

Morgan Freeman com um Emivest SJ30



O ator de Hollywood Morgan Freeman comprou um jato executivo SJ30, da empresa baseada em Dubai, a Emivest Aerospace, alguns dias antes do natal de 2009, e usará a nova aeronave para promoção mundial de seu novo filme Invictus, que fala sobre o líder da África do Sul, Nelson Mandela.

Ele já havia se decidido pela compra e aproveitou as férias em Dubai para buscar sua nova aeronave.

“Eu andava de olho no SJ30 já fazia algum tempo,” ele disse ao buscar o jato em Dubai durante uma breve entrevista antes de decolar.

“Ele é veloz, econômico de operar e irá permitir que eu possa efetuar voos de longa distância sem ter que parar para abastecer a todo instante.”

A aeronave SJ30 permitirá que o ator voe de costa a costa dos Estados Unidos sem a necessidade de escalas. O ator tem voado sua própria aeronave desde 2002, e possui a carteira de piloto IFR e Multimotor.
O jato SJ30 de Morgan Freeman é o segundo modelo de produção, mas a Emivest espera que a venda para o famoso ator possa aumentar as vendas em 2010.

Com a asas enflechadas em mais de 32 graus, o jato SJ30 pode atingir velocidades maiores que Mach .83 e possui uma autonomia de 2.500 nm (4.600 km).

A aeronave é certificada para operação com somente um piloto e pode transportar até sete passageiros.
FUEL PUMPS ON

Rodrigo Phavanello estreia na Record como piloto de avião na novela “Ribeirão do Tempo”


O ator Rodrigo Phavanello será o piloto de avião Sílvio em "Ribeirão do Tempo", nova novela da Record

Desde garoto, Rodrigo Phavanello se interessa por esportes radicais. E há seis anos não pensou duas vezes antes de saltar de paraquedas em Campinas, cidade em que nasceu e foi criado. “Sempre fui apaixonado por aventura. Por isso fiquei tão feliz quando me convidaram para viver um piloto de avião em ‘Ribeirão do Tempo’”, derrama-se, ao falar sobre Sílvio, papel que vai encarnar na novela que substituirá “Poder Paralelo” na Record.

Para dar credibilidade a esse destemido aviador, o ator – em seu primeiro papel na emissora – não só assistiu a inúmeros filmes sobre aviação, como também participou de um workshop sobre o assunto. “Lá aprendi detalhes técnicos que desconhecia, como a mecânica e o comando das aeronaves”, lembra ele, que ainda fez um curso de paraquedismo. “Nele pude conhecer todos os métodos de segurança usados pelos paraquedistas. Sem falar que aprendi a dobrar o paraquedas do jeito correto”, aponta ele, confessando que, para entrar ainda mais no clima do personagem, decidiu saltar de paraquedas pela segunda vez.
RD1 AUDIÊNCIA


Band: programa mostra a casa onde viveu Santos Dumont


No programa A Noite É Uma Criança desta quarta-feira, Otávio Mesquita apresenta a casa em que viveu o pai da aviação, Santos Dumont, em Petrópolis , Rio de Janeiro.

Multigolb



Menino de três anos dribla segurança do Aeroporto de Copenhague, na Dinamarca

Garotinho ficou no meio das malas no check-in e até passou pelo raio-x

Mesmo com todas as severas medidas de segurança tomadas em aeroportos de todo o mundo, um garotinho conseguiu se esconder e foi parar na área de bagagens, no Aeroporto de Copenhague, na Dinamarca.

O menino de três anos se perdeu da mãe na hora do check-in e acabou dando um passeio pela esteira de bagagem do aeroporto. Eles embarcariam num voo na quinta-feira cedo, informou o The Copenhagen Post nesta segunda-feira.

Enquanto a mãe estava distraída e os funcionários mexiam na papelada, o menino passou pelo sistema de malas e até mesmo pela máquina de raio-x.

O garotinho só foi notado quando começou a chorar. Um funcionário do aeroporto o encontrou e devolveu à mãe, que já estava desesperada.

Apesar do susto, o menino não sofreu nada e ainda conseguiu pegar o voo sem nenhum atraso.

Foi o segundo incidente deste tipo ocorrido no aeroporto de Copenhague.
Desástres aéreos

Gol deve vencer disputa pela classe média, diz Planner


A Gol é a companhia aérea que deverá obter os melhores resultados na disputa pelos consumidores da classe C. A Azul chegará em segundo lugar nessa corrida, seguida de TAM e WebJet, empatadas em terceiro. A conclusão é da Planner Corretora.

A Planner considerou condições de pagamento, menores tarifas, pontualidade, oferta de destinos e lojas físicas para o passageiro com menor poder de compra. "A Gol combina as melhores condições na hierarquia de necessidades do consumidor de classe média", diz o analista de aviação da Planner, Brian Moretti. Lembra que a Gol saiu na frente na briga pela "nova classe média", ao parcelar passagens em até 36 vezes sem juros, há quatro anos, pelo "Voe Fácil".

No dia 17 de dezembro, a Gol inaugurou sua primeira loja "Voe Fácil" no Largo 13 de maio, zona sul de São Paulo. A Planner destaca que nessa região circulam, diariamente, em torno de 1 milhão de pessoas. Até o final deste ano, a companhia pretende abrir mais dois estabelecimentos desse tipo. Um dos fatores que distanciam a TAM da Gol nessa disputa, conta o analista, é o fato de a maior companhia aérea nacional não ter um ponto de venda para a classe C.

"Chequei com eles (TAM) se tinham algum projeto de loja, mas não deram nenhuma sinalização", diz Moretti. Outro ponto que o consumidor leva em conta, diz ele, é a pontualidade. Ele lembra que a TAM era tida como modelo nesse quesito, mas ultimamente tem registrado índices de atrasos superiores ao da média do mercado.

"A Gol é uma empresa que, desde o início, esteve focada tanto nas classes A e B quanto na C. E ela já tem penetração nas periferias e favelas do Rio e de São Paulo", afirma o consultor aeronáutico Paulo Bittencourt Sampaio. A Azul, para ele, também está entrando na competição pelas classes C e D ao oferecer tarifas diferenciadas. Já a WebJet, diz Sampaio, está se distanciando das classes A e B, ao aumentar a quantidade de poltronas nos seus aviões, de 136 para 148, encurtando a distância entre os assentos.

Moretti destaca que a Azul tem cobrado preço de ônibus. Na avaliação dele, a WebJet está bem posicionada por ter inaugurado um quiosque na Feira de São Cristóvão, local de concentração popular na zona norte do Rio, mas perde para a TAM porque o passageiro só pode viajar após quitar todas as parcelas. O passageiro da WebJet não precisa ter conta bancária e pode pagar em até 36 vezes, por meio do programa Vai Voando.

O relatório fez uma simulação de compras de passagens para o dia 29 e mostra as alternativas ao passageiro. Numa viagem de ônibus de 42 horas e 30 minutos entre São Paulo e Recife, o custo é de R$ 317, com possibilidade de pagamento em cinco parcelas. Já o menor preço de avião é de R$ 229, em até seis vezes sem juros, num voo de 4 horas e 55 minutos.
contato radar

Turkish encomenda 20 aeronaves da Família A320


A companhia aérea turca formalizou um pedido de 20 aeronaves da Família A320, que incluiu aviões A319 e A321. Os jatos, com entrega prevista a partir de 2011, serão usados para expansão das rotas domésticas e regionais da empresa. Com esse novo pedido, a Turkish totalizou 36 aeronaves encomendadas à Airbus, incluindo quatro A321, dez A330-300 e dois A300-200F. A companhia colocou sua primeira aeronave do fabricante europeu em serviço no ano de 1985 e hoje opera a maior frota Airbus do país, com um total de 67 jatos, incluindo 47 aeronaves da Família A320, quatro A310, sete A330 e nove A340. Mais de 6.400 aeronaves da Família A320 já foram vendidas e mais de 4.000 já foram entregues a 300 clientes e operadores no mundo inteiro. 12/01/10
Mundo aéreo

CHINA PLANEJA CONSTRUIR AEROPORTO MAIS ALTO DO MUNDO NO TIBETE

A China planeja construir o que, segundo o país, será o aeroporto mais alto do mundo, na região do Tibete, no Himalaia, em uma elevação de quase 4.500 metros, informou a mídia estatal nesta terça-feira (12).

Vista aérea do Himalaia - Foto: Tony Wheeler (Lonely Planet)
A construção do aeroporto está planejada para começar no ano que vem, ao custo de 1,8 bilhão de yuans (US$ 260 milhões), informou a agência estatal Xinhua, citando um funcionário local de planejamento.

O aeroporto será construído em Nagqu, em uma elevação de 4.436 metros - 102 metros mais alto que o aeroporto em Bamda, também no Tibete, considerado em 1994 o mais alto, segundo a Xinhua. A maior cidade do Tibete, Nagqu fica quase no meio do planalto de Tibete/Qinghai, onde vive a maioria da população tibetana de aproximadamente 400 mil pessoas, segundo a agência estatal.

Aeroporto Chamdo Bamda - Foto: China Tibet Information Center Photo
O comissário da prefeitura Tan Yongshou afirmou que, com o aeroporto, a cidade deve se consolidar como um polo econômico regional. O aeroporto ficará 230 quilômetros ao norte da capital regional, Lhasa, e será o sexto na remota região, controlada pela China há quase seis décadas.

Os críticos do domínio chinês afirmam que a nova infraestrutura, como a linha ferroviária recém-inaugurada e novos aeroportos, permitem que os membros da etnia han passem a viver cada vez mais no Tibete, explorando seus recursos e consolidando seu controle político. Já Pequim afirma que tais projetos aumentam o padrão de vida na região. Segundo uma fonte econômica da administração local, a construção do aeroporto deve levar três anos.

A China domina o Tibete desde enviar tropas para a província em 1951, para "liberar" a região. O líder espiritual tibetano, o dalai-lama, fugiu para a Índia em 1959, após um fracassado levante, e estabeleceu a sede de sua administração provisória em território indiano.
IFR Online

Avião de treinamento explode no sul do Iêmen



Um avião de treinamento das forças aéreas do Iêmen explodiu hoje perto da cidade de Áden, no sul do país, enquanto realizava manobras rotineiras, informaram fontes militares.
Trata-se de um Aero L-39 de fabricação tcheca, cujo piloto continua desaparecido e não se sabe se ele conseguiu escapar antes do impacto ou morreu com a nave que pilotava.

As autoridades do país árabe atribuíram o acidente a um "problema técnico".

Nos últimos meses, vários caças da força aérea do país, o mais pobre da península arábica, sofreram acidentes fatais.

Em 8 de dezembro, outro caça, um Mig de fabricação russa, explodiu na província de Omran, no nordeste do país, onde o Exército está em confronto desde agosto passado com rebeldes xiitas, supostamente também por problemas técnicos.

Em 2 de outubro, o Exército iemenita informou que um caça, outro Mig-29, colidiu contra uma montanha.

O Iêmen usa caças para bombardear as posições dos rebeldes xiitas da província de Saada, no norte, ou para destruir supostos esconderijos da rede terrorista Al Qaeda, que têm neste país um de seus principais redutos.
EFE ka/sa

Avião desviado na Holanda devido a ameaça de bomba



O avião da ArkeFly que ligava Amesterdão a Aruba, nas Caraíbas, foi desviado, esta quarta-feira, devido a uma ameaça de bomba. O alerta foi lançado quando o voo 361 já estava no ar, o que levou a que a rota fosse desviada para a Irlanda.
A bordo seguiam 224 passageiros e 11 tripulantes a bordo. A BBC conta, citando fontes oficiais, que o autor da ameaça foi um passageiro, de 44 anos e nacionalidade holandesa, que revelou grande agressividade durante o voo.



O aparelho aterrissou numa zona remota do aeroporto de Shannon, para que a polícia pudesse levar a cabo uma busca no avião, depois de deter o suspeito, que agora está a ser interrogado.

Abola

vôos supersônicos comerciais, podem estar de volta em 2015

Desde a queda do Concorde em 2003, apenas as tripulações dos aviões de combate e os astronautas tiveram o prazer de fazer um vôo supersônico.

Embora a aviação comercial hoje permaneça subsônica, isso pode mudar em breve graças à Corporação Aerion de Nevada, que foi formada com a finalidade de desenvolver e comercializar um grande avanço nos transportes supersônicos, e tem 2015 como o ano base para lançar seu novo Supersonic Business Jet (SSBJ).

Popout

A empresa já recebeu encomendas no valor E.U. jet $ 4 bilhões para $ 80 milhões - um dos primeiros pedidos veio de Dubai em 2007 .

Air comet



O juiz Santiago Pedraz decidiu indeferir a reclamação apresentada por nove grupos de consumidores contra a Air Comet e seus proprietários, Gerardo Díaz Ferrán e Gonzalo Pascual, por alegado peculato, apropriação indébita, insolvência punível e continuarem a vender bilhetes apesar de saber da situação de insolvência. Atendendo a esta decisão, o Escritório da Alta Corte decidiu abrir o inquérito correspondente contra a Air Comet.

TAM poderá passar a frequentar Caracas


Está em processo a aceitação do voo, solicitado pela TAM. Será o voo JJ8050 de ida e JJ8051 de volta, ambos realizados pelo B767:

8050 – Galeão (DEP às 21:40) – Guarulhos (ARR às 22:55, DEP às 23:55) – Caracas (ARR às 05:55)

8051 – Caracas (DEP às 11:30) – Guarulhos (ARR às 17:30, DEP às 18:15) – Galeão (ARR às 19:20)

EAGLE SKY

Homem fica de cueca em protesto no aeroporto do Galeão

Passageiro se irrita com vigilância e chuta o balde

O embarque do aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro, parou na última quinta-feira. Um homem tentava passava pelo detector de metais. Na primeira vez, o alarme tocou. Na segunda, terceira e quarta tentativas, o barulhinho soou novamente.

Irritado, o sujeito disse que não tinha nada. Deu-se então a confusão – que culminou no protesto original do sujeito – que decidiu ficar só de cuecão, em pleno saguão do aeroporto.

O alarme do pessoal que embarcava soou – mas dessa vez foi de susto ao ver o cuecão peludo.

R7


Virgin Atlantic encomenda A330


A Virgin Atlantic anunciou ontem a compra de seis A330-300 e leasing de outros quatro, totalizando dez aeronaves.

A companhia também cancelou a encomenda que tinha para seis A340-600.

Os A330-300 da Virgin, serão configurados para 270 passageiros em três classes.

“Os A330 adicionarão uma flexibilidade operacional para a frota da Virgin e ao mesmo tempo irá se adequar ao nosso compromisso de investir em aeronaves eficientes e amigas do meio ambiente”, disse Steve Ridgway, chefe executivo da Virgin Atlantic Airways.

Flight life

TRIP ESCLARECE INCIDENTE COM AVIÃO NO PARANÁ





A empresa TRIP Linhas Aéreas divulgou nota no final da manhã desta segunda-feira lamentando o incidente com a aeronave ATR-72-212A, prefixo PP-PTO, que fazia o voo 5453, ontem, partindo de Curitiba com destino a Cascavel.

A nota informa que a aeronave alternou o pouso para o aeroporto de Foz do Iguaçu em função das más condições meteorológicas e explica que o comandante foi obrigado a arremeter o avião e esse procedimento ocasionou uma pane no motor.

De acordo com relato de passageiro do voo à imprensa, todos no avião ficaram assustados com um princípio de incêndio que atingiu a turbina esquerda da aeronave.

O avião partiu do Aeroporto Internacional Afonso Pena, na região de Curitiba, às 21h40, e as chamas teriam começado por volta das 23 horas, quando a aeronave sobrevoava a cidade de Cascavel.

A companhia afirma que apesar da manobra de emergência, o ATR-72, ano 2009, aterrissou em condições de segurança na cidade de Foz do Iguaçu, preservando a integridade física dos 50 passageiros a bordo. Nenhum deles precisou de atendimento médico.

A TRIP Linhas Aéreas explica que os passageiros foram prontamente transferidos para outros voos.
IFR Online

GOL LANÇA PORTAL PARA CONTAR SEUS NOVE ANOS DE HISTÓRIA

Reprodução da página principal do portal Memória Gol

A Gol acaba de colocar no ar um website em comemoração ao seu aniversário de nove anos, que acontece nesta sexta-feira (dia 15). O portal Memória Gol é um canal com conteúdo histórico, criado pelo Centro de Documentação e Memória da aérea, para aproximar a companhia de pesquisadores, estudantes, entusiastas de aviação e outros passageiros.

“Daqui para frente, teremos um canal direto entre os públicos externos e a Memória Gol, proporcionando atendimento rápido e eficaz”, diz a coordenadora do Centro de Documentação e Memória da Gol, Clarissa Schmidt.

Na página de abertura do site, o internauta confere uma reprodução, fornecida pelo Planetário de São Paulo, do céu de Brasília no momento em que o primeiro voo da Gol decolava, em 15 de janeiro de 2001. A ideia do projeto é produzir uma experiência de participação: o visitante navega pelo portal a partir da cabine de comando de um Boeing 737-800 Next Generation, passando pelas diferentes seções à medida em que move o manete da aeronave para frente ou para trás.

O portal inclui ainda uma linha do tempo detalhada, dados estatísticos, informações sobre prêmios, responsabilidade social e inovações tecnológicas introduzidas no mercado pela empresa, além de fotos de cada aeronave operada pela Gol e pela Varig, além de uma coleção digitalizada completa da revista de bordo.
IFR Online

Após viajar de avião desde o Caribe, escorpião pica menina em Cumbica


Após voltar das férias com a família em Curaçao, no Caribe, uma menina de seis anos foi picada por um escorpião no Aeroporto de Guarulhos na manhã de 08 de janeiro.

De acordo com o Instituto Butantan, onde a garota foi atendida, o animal veio da América Central, provavelmente transportado em uma das bolsas da família. Eles estavam no voo 085 da Avianca, que fez escala em Bogotá e pousou em Cumbica às 6h08.

A picada ocorreu quando a família aguardava para passar no setor da imigração. "Minha filha começou a gritar e eu vi o escorpião no ombro dela", disse o pai, que não quis se identificar. Vendo o desespero da garota, picada no braço, ele matou o bicho, guardou-o e levou a filha ao pronto-socorro do aeroporto.

Lá, o pai pediu que uma ambulância os levasse ao Instituto Butantan, na zona oeste, o que não foi atendido.

Segundo a Infraero, a ambulância só poderia ser liberada se a menina passasse por avaliação, o que o pai não quis. "Eu sabia que eles iriam ligar para o Butantan para saber o que fazer", disse o pai, que é médico. "O Butantan é referência, queria que ela fosse logo para lá." Sem a ambulância, o pai foi de carro para o instituto.

De acordo com Ricardo Antonio Lobo, médico infectologista que atendeu a menina no Butantan, a dor dela assim que foi picada era grau sete --em uma escala de um a dez-- e, na chegada ao instituto, já havia baixado para quatro. "Ela chegou com dor, mas estava calma", contou Lobo.

No Butantan, os biólogos logo viram que o animal não era do Brasil e o levaram para análise. A menina ficou em observação. Ela não teve que receber soro antiveneno, apenas compressas quentes que ajudam a diminuir a dor, e foi liberada pouco tempo depois.

Segundo Paulo Goldoni, biólogo do instituto, não será possível classificar exatamente o escorpião porque ele chegou muito destruído. Conseguiu-se apenas chegar ao gênero --Centruroides.
BOL

TAM amplia compartilhamento de voos com a TRIP


A TAM anunciou a ampliação do acordo de compartilhamento de voos firmado com a regional TRIP. Com isso, os passageiros poderão voar para três novos destinos: Bonito (MS), via Campo Grande (MS); Lençóis (BA) e Petrolina (PE), via Salvador (BA). As duas companhias já possuem code share na operação de voos para 39 destinos no Brasil. Com as três novas cidades desse acordo, a TAM passa a atender um total de 82 destinos no Brasil, seja com voos próprios ou por meio de code share com companhias regionais. O acordo permite que os clientes sejam beneficiados com a simplificação de reservas de voos, conexões convenientes em um único bilhete aéreo e despachos de bagagens até o destino final.
Mundo Aéreo

Swiss volta a voar diariamente entre São Paulo e Zurique em fevereiro

A partir do mês de fevereiro próximo em função do aumento de demanda, a companhia aérea Swiss vai aumentar o número de frequências em várias rotas de longa distância e na Europa. Os voos entre São Paulo e Zurique passarão a ser diários novamente. Hoje são seis frequências por semana. A rota a partir de Zurique para Mumbai, na Índia, vai passar a ser servida com seis voos semanais, de Zurique para Nova York vai contar com 13 voos semanais e da cidade suiça para Bangkok, os voos voltam a ser diários. No continente europeu, haverá aumento de frequências nas rotas ligando Zurique a Berlim, Basel a Manchester, Basel a Barcelona e Zurique a Barcelona. Para mais informações, acesse o endereço www.swiss.com/brasil .
Mundo aéreo

50% off


Saldão

Foi só sair o realtório da Força Aérea apontando a proposta do caça sueco Grippen NG como a mais indicada para fornecer os novos caças da FAB que os franceses reapresentaram a proposta com um descontão digno de shopping em início de ano. ”É prá levar, mademoiselle!”

E como o relatório da FAB é praticamente uma recomendação, a presidência já emitiu sinais de que o consórcio francês será o agraciado, fornecenco 36 Rafales – ah, a política! Espero que desta vez não façam nenhuma besteira e que o Governo faça uma boa compra. Se der pau, vai reclamar prá quem? Para o PROCON é que não vai ser.

Azul lança concurso que premiará com 30 minutos em simulador de voo da empresa


Um concurso da Azul Linhas Aéreas vai premiar os melhores vídeos de pessoas pilotando o Embraer 195 ou o Embraer 190, as aeronaves da frota da Azul, no Microsoft Flight Simulator. O concurso, que a empresa lança em parceria com a GameLib e a Microsoft – Games for Windows, busca incentivar as pessoas a utilizarem o simulador da Microsoft e postar seus vídeos no YouTube. Os três melhores serão escolhidos por um júri.

Os vídeos podem ser enviados até o dia 25 de janeiro e o vencedor vai desfrutar de 30 minutos de voo no simulador da empresa, instalado em Alphaville, na Grande São Paulo. O equipamento, modelo Level D FFS e fabricado nos Estados Unidos, foi instalado no fim do ano passado na sede da companhia aérea e vai ser usado para treinar os mais de 150 pilotos da empresa.

Os nomes dos ganhadores serão anunciados durante a feira Campus Party, em São Paulo. O primeiro lugar vai ganhar, além dos 30 minutos de simulador, um Windows 7 Ultimate, um Combat Flight Simulator e um teclado Wired Keyboard 200. O segundo lugar leva um Windows 7 Ultimate, um Combat Simulator e um mouse Sidewinder. Para o terceiro lugar, serão oferecidos um Windows Ultimate e um mouse Comfort Optical 1000.
Desástres Aéreos

Vôos da Gol – Aumento em 2009


A companhia aérea Gol revelou que a demanda por vôos cresceu quase 35% em dezembro de 2009 em relação ao mesmo período de 2008. Segundo a empresa, além do pós-crise, há o fator férias de Verão, que normalmente é um período em que a população viaja mais.

Além disso, a Gol avalia que o dólar em baixa e a recuperação econômicas dos países Sul-Americanos contribuíram para o aumento e a manutenção da procura de destinos como Argentina, Chile e Venezuela.

O mercado internacional foi outro ponto de vital importância, neste sentido, para a Gol. Segundo a empresa, novos rotas interligando Brasil, Aruba e Curaçau fizeram a demanda avançar em quase 24% em dezembro de 2009 ante o último mês de 2008.

Passagem de Avião

Japan Airlines, maior companhia aérea do Japão, vai demitir 15 mil empregados



TÓQUIO - A Japan Airlines, maior companhia aérea japonesa, cortará cerca de 15.600 empregos, 30% do efetivo, para enfrentar suas dívidas, segundo a agência encarregada do plano de resgate divulgado nesta segunda-feira pela agência de notícias "Kyodo".

O corte de empregos, superior ao previsto anteriormente, se completará antes de abril de 2013 e poderá ser anunciado na próxima semana pelo ETIC (Enterprise Turnaround Initiative Corp of Japan), fundo criado para ajudar na recuperação de empresas financiadas com empréstimos governamentais.

O ETIC determinou que as obrigações e dívidas excedem os ativos da companhia aérea em 860 bilhões de ienes, informou a agência de notícias japonesa.

A grave situação da companhia aérea a obrigará a pedir concordata, o que lhe permitirá aumentar ou evitar o pagamento de até 730 bilhões de ienes em dívidas. Além disso, o Etic investirá outros 300 bilhões de ienes na companhia (US$ 3,3 bilhões).

O plano que reformará profundamente a que foi a maior companhia aérea asiática incluirá a substituição dos principais postos executivos, entre eles o do presidente.

O Etic estima que a perda operacional da JAL chegará aos 265,1 bilhões de ienes em março, quando será o fim do atual ano fiscal.

O Globo

Pantanal duplica operações entre CGH e JDF





MAIS VOOS


Coluna do jornalista Cesar Romero

Representante da Pantanal, Moacir Miranda foi pessoalmente, ontem, ao presidente da Associação Comercial (de Juiz de Fora), Aloísio Vasconcellos Barbosa, dar uma boa notícia: a partir do dia 14, a empresa passa a operar com mais dois voos diários - às 8h15 e 15h - para São Paulo.
Aliás, o primeiro horário vem atender uma antiga reivindicação da entidade, visando facilitar quem vai a capital paulista e tem que retornar no mesmo dia.


Na coluna "Painel", do mesmo jornal:

Expansão aérea
Dirigentes da Pantanal, linha aérea que foi adquirida pela TAM, garantiram ontem ao presidente da Associação Comercial de Juiz de Fora, Aloísio Vasconcelos, que a nova concessionária vai manter o atendimento à cidade, sob a perspectiva de expandir a oferta de voos - duas chegadas e duas partidas - e renovar a frota. Os usuários ainda terão acesso ao programa de fidelização, pelo qual é possível acumular e trocar pontos por produtos ou serviços.
Contato Radar

Pilotos pousam em lago congelado para fazer lanche e 'levam bronca' da polícia

Pousos só são permitidos no local em caso de emergência.

Dupla desceu para comer hambúrgueres em restaurante.

A vontade de comer hambúrguer trouxe problemas a dois pilotos americanos que decidiram pousar seus aviões em um lago congelado para fazer um lanche.

Segundo reportagem da rede de TV "KSTP", pousos e decolagens no lago Calhoun, em Minneapolis, só são permitidos em emergências. O que não era o caso da dupla de pilotos que pousou com pequenos aviões na segunda-feira (11) antes de ir a um restaurante próximo para comer hambúrgueres.

Só é permitido pousar no lago Calhoun em caso de emergência
A polícia de trânsito da cidade foi ao local e acabou notificando os pilotos. "Isso é mais do que uma coisa estranha que aconteceu. Nunca vi algo assim antes", disse o capitão Robert Goodse. Representantes da Federal Aviation Administration também estiveram no local e autorizaram os pilotos a ir embora.
Desástres Aéreos

A Suíça está com problemas financeiros para substituir a sua frota de caças F-5



Caças F-5 suiços (http://www.worldwide-military.com)

A Suíça está com dificuldades para financiar o novo caça para a Força Aérea. O programa tem enfrentado grande oposição pública e deverá ser realizado um referendo a este propósito. Atualmente, se o projeto avançar, o vencedor será um dos três aparelhos em concurso: Gripen, Rafale ou Typhoon. Deverão ser comprados 33 aviões, mas há indícios de que este numero poderá descer a apenas 22 aparelhos. Um número escasso para um país que sempre teve mais aparelhos disponíveis e que persiste numa estratégia isolacionista que o faz contar apenas consigo mesmo para questões de Defesa. Entre os três tipos, o Gripen poderá ser o mais bem posicionado, já que é adequado à diminuta extensão geográfica do país e que o estatuto não alinhado da Suécia, assim como a sua capacidade para operar a partir de estradas e até a existência de aviões Saab na força aérea suíça.

Este é mais um concurso onde a Dassault deposita bastante confiança para realizar a primeira exportação do seu Rafale F3, juntamente com o concurso indiano e brasileiro. Dependo dos resultados destes três concursos, 2010 tanto pode ser um grande ano ou um péssimo ano para os franceses…

O estado duvidoso do concurso suíço demonstra também que nem mesmo a rica Suíça está imune à presente recessão global.

Azul terá voos diários para Goiânia a partir de março


A companhia aérea Azul informou nesta terça-feira a abertura de duas novas rotas a partir de março, com voos diários para Goiânia. A companhia também informou que realizará voos regulares para a cidade turística de Caldas Novas, aumentando a oferta de viagens já que antes somente realizava para a localidade voos fretados.

Para Caldas Novas, o início das operações está agendado para 14 de fevereiro e serão apenas aos domingos, sempre partindo e aterrissando no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). A Azul realiza atualmente voos para 16 destinos brasileiros.

Terra

Acidente com avião de carga mata duas pessoas nos EUA


Parte da fuselagem do avião acidentado nesta terça-feira

Um pequeno avião de carga da Royal Air caiu a cerca de dois quilômetros de um aeroporto da cidade de Wheeling, na região metropolitana de Chicago, nos Estados Unidos, nesta terça-feira (5). Duas pessoas morreram.

O Learjet 35A caiu cerca de 90 minutos depois de deixar a cidade de Detroit, no Michigan, rumo ao aeroporto de Wheeling, em Chicago. O destino final da aeronave era a cidade de Atlanta, na Georgia.

Os destroços do avião ficaram espalhados pela reserva florestal do condado de Cook e parte da fuselagem ficou submersa no rio Des Plaines.

Equipes de resgate encontraram dois corpos nos destroços, mas afirmaram que eles só poderão ser retirados nesta quarta-feira (6).

As causas do acidente ainda são desconhecidas, mas Robert Mark, um veterano piloto comercial, diz que pelas características dos destroços o avião deve ter perdido a sustentação e caído de nariz para baixo.

r7

Airbus volta a ultrapassar Boeing


A Airbus foi mais uma vez, em 2009, líder mundial da construção de aviões, ao ultrapassar a arqui-rival norte-americana Boeing.

Ao longo do ano, o grupo pan-europeu entregou 498 aparelhos, mais 17 que a Boeing, e teve 271 encomendas. Isto apesar das entregas do A380 terem ficado àquém do previsto no início do ano.

Os números foram apresentados numa conferência em Sevilha.

“A EADS demonstrou robustez. O nosso volume de vendas pode ser estimado em cerca de 42 mil milhões de euros, um pouco menos que em 2008, não por culpa do volume, mas sim do efeito do câmbio do dólar. Entregámos mais aviões em 2009 que em 2008. Quem acreditaria nisso no início do ano?”, disse Louis Gaullois, presidente da EADS, casa-mãe da construtora.

Este foi o sétimo ano consecutivo em que os números da Airbus ficaram à frente dos da Boeing. Para 2010, a administração da construtora espera um volume de entregas semelhante ao dos últimos dois anos.

A pedra no sapato é agora o avião de transporte militar A400M, já que vários governos cancelaram as encomendas, por culpa dos atrasos. A Airbus tem de chegar rapidamente a um acordo, para poder rentabilizar o projeto.

Inscrições para pilotos da Anac vão até 12 de fevereiro


Homens e mulheres candidatos a piloto de avião já podem se inscrever para o processo seletivo de 213 bolsas de estudos oferecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A iniciativa é resultado de um convênio com 19 aeroclubes dos estados do Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Serão oferecidas 139 bolsas para o curso prático de Piloto Privado, e 74 para o curso de Piloto Comercial. As bolsas cobrem 75% das horas de voo necessárias para a formação dos pilotos.

As inscrições são gratuitas e vão até 12 de fevereiro de 2010. Edital, formulário de inscrição e conteúdo programático estão disponíveis no site da Anac: www.anac.gov.br. Para participar da seleção, os candidatos deverão ter entre 18 e 35 anos, apresentar certificado de aprovação no curso teórico e no exame da Agência e comprovar a realização de 25% da carga horária de voos necessárias para a categoria: 9 horas para Piloto Privado e 29 horas para Piloto Comercial.

Incentivo à formação

Considerando apenas as aulas práticas, para um aluno se tornar Piloto Privado o investimento pode chegar a R$ 14 mil e, como Piloto Comercial, pode superar R$ 70 mil. A oferta de bolsas de estudo ajuda no desenvolvimento da aviação civil, além de contribuir para evitar a escassez de mão-de-obra especializada no futuro, para a aviação comercial e privada no Brasil.
O projeto tem investimento de R$ 3 milhões do Programa de Desenvolvimento da Aviação Civil, do Ministério da Defesa, e os aeroclubes foram credenciados pelo Sistema de Gestão de Convênios (Siconv), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

A Anac abriu inscrições para todos os aeroclubes no País e foram selecionados aqueles que cumpriam os requisitos de profissionais, equipamentos e aeronaves disponíveis para realizar os cursos práticos e que entregaram toda a documentação necessária para realizar os convênios.

Aqui Acontece

Anac constata venda casada


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) notificou a Gol para que torne mais clara a venda de passagens. A decisão foi motivada por denúncia do Ministério Público Federal de que a companhia estaria induzindo o consumidor a adquirir seguro viagem no ato da compra de passagens pela internet. A mesma notificação foi enviada à TAM, que teria procedimento similar em seu site.
zero hora

Anac proíbe venda de passagem com seguro de viagem embutido


O artifício da TAM e da Gol de vender passagens aéreas com seguro de viagem embutido está com os dias contados. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai notificar as duas companhias, proibindo a prática, que foi denunciada em reportagem do Correio no último sábado (9/01). A partir do recebimento da advertência, as empresas têm de retirar do ar, imediatamente, a pré-seleção da assistência de viagem do sistema de venda de bilhetes pela internet. Caso contrário, serão abertos processos administrativos e as companhias serão multadas. A agência não informou o valor das possíveis punições.

A notificação da Gol foi enviada na última sexta-feira e a da TAM será postada hoje. A Anac informou que tinha conhecimento da comercialização do serviço, mas não que estava sendo imposto ao passageiro. Segundo a agência, a TAM foi a primeira a oferecer o seguro mas, inicialmente, a assistência de viagem não aparecia de forma pré-selecionada. A Anac tomou conhecimento dessa prática depois da matéria publicada no Correio.

Na hora de finalizar a compra nos sites das duas companhias, a cobrança de uma taxa de assistência de viagem, que na TAM custa R$ 17 e na Gol, a partir de R$ 3 (conforme o tempo de permanência no destino), aparece em uma pequena caixa já selecionada. Quem não deseja contratar o serviço deve desmarcar a opção. Senão, a cobrança é automática. Se metade dos passageiros da TAM, por exemplo, pagarem a assistência de viagem sem perceber, a companhia embolsará mais de R$ 110 milhões por ano. Para a Gol, a soma seria de, no mínimo, R$ 35 milhões. A Gol informou que ainda não recebeu a notificação da Anac. A TAM informou que "desconhece qualquer iniciativa de natureza administrativa ou judicial em torno do tema, envolvendo diretamente a companhia".
Correio Brasiliense

Justiça anula absolvição de pilotos de jato que colidiu com avião da Gol

Justiça anula absolvição de pilotos de jato que colidiu com avião da Gol

Decisão de desembargadores do TRF ainda permite recurso ao STJ. Acidente com o vôo 1907 ocorreu em 2006 e deixou 154 mortos.

O Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região decidiu nesta terça-feira (12) anular a decisão de um juiz do Mato Grosso, que absolveu os dois pilotos norte-americanos do Legacy que colidiu com um Boeing da Gol, provocando 154 mortes em setembro de 2006. Os advogados dos pilotos ainda podem recorrer da decisão ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O acidente do vôo 1907 ocorreu em 29 de setembro daquele ano. Joseph Lepore e Jan Paladino haviam sido absolvidos da acusação de negligência por não terem comunicado a rota da aeronave ao comando do controle aéreo. Com a suspensão da absolvição, o processo retorna à primeira instância da Justiça Federal no Mato Grosso.

Segundo o relator do processo, desembargador Cândido Ribeiro, a pouca familiaridade dos pilotos norte-americanos com a aeronave justifica a permanência da ação por negligência. A decisão foi unânime.


O advogado Theo Dias, que defende os pilotos americanos, considerou a decisão da Justiça “equivocada”. ”O acidente decorreu de falhas sistêmicas do controle de tráfego aéreo”, afirmou.

Dias disse que vai analisar a decisão para saber se recorre ou não ao STJ. Os pilotos ainda respondem outras acusações.

Apelação

Os desembargadores do TRF julgaram um pedido do Ministério Público Federal (MPF) contra a decisão sumária que absolveu os pilotos, tomada pelo juiz Murilo Mendes em dezembro de 2008. A apelação era para reverter toda a decisão.

Na sessão desta terça, no entanto, os desembargadores do TRF mantiveram a absolvição dos controladores Felipe dos Santos Reis e Leandro Santos. Segundo o advogado dos dois, Roberto Sobral, eles não respondem mais a nenhum processo. Lucivando Tibúrcio continuou absolvido por negligência, mas continua respondendo por imperícia.


Ao contrário do que aconteceu em relação aos pilotos, o placar foi de 2 a 1 na decisão sobre os controladores.

Acidente

Os dois aviões se chocaram no espaço aéreo do Mato Grosso. O Boeing da Gol fazia a rota Manaus-Brasília-Rio de Janeiro e o jato havia saído de São José dos Campos com destino aos Estados Unidos. Os pilotos americanos conseguiram pousar o avião em uma base aérea na região. Nenhum dos passageiros do vôo 1907 sobreviveu.


G1

Ações da JAL caem 81% nesta quarta-feira

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Incentivado pelos crescentes rumores relativos à concordata da JAL, o valor das ações da companhia aérea caiu 81% nesta quarta-feira, informou a BBC.

A queda fez as ações atingirem 7,7 ienes (equivalente a US$ 0,08) ao fechamento do mercado asiático, menor valor já registrado. Nos últimos dois dias o valor de mercado da JAL caiu cerca de US$ 1,8 bilhão, estando agora avaliada em US$ 200 milhões.

O estrategista de mercado Hideaki Higashi, da consultoria SMBC Friend Securities, destacou que o mercado está empurrando a companhia para baixo através de um “jogo de dinheiro” provocado por investidores de momento.

Segundo informações do Wall Street Journal, o volume negociado superou 822 milhões de ações, o maior já registrado pela bolsa de valores de Tóquio para um único tipo de ação de uma empresa na história.

CR

Ações da Japan Airlines caem 45%


As ações da companhia aérea japonesa Japan Airlines (JAL) caíram 45% nesta terça-feira em meio a temores de que a empresa está à beira da falência.

A queda aconteceu apesar da melhoria em uma oferta de investimento da companhia americana American Airlines (AA), que subiu de US$ 1 bilhão para US$ 1,3 bi.

A American Airlines está de olho nas lucrativas rotas asiáticas da JAL.

Nesse meio tempo, atuais e antigos funcionários da JAL concordaram com cortes no plano de aposentadoria da empresa.

O fundo de pensão tem um déficit de US$ 3,6 bilhões.

Os cortes são cruciais para que a companhia consiga qualquer apoio do governo.

Ofertas A oferta da American Airlines, no entanto, vem com algumas condições. A companhia americana quer que a JAL mantenha a Oneworld Alliance, integrada pela AA, British Airways e Qantas.

A JAL teve uma outra oferta de ajuda, vinda de uma rival da AA nos Estados Unidos. A Delta Airlines está oferecendo US$ 500 milhões e quer que a JAL integre sua rede Sky Team.

Em outubro passado, a Japan Airlines pediu ajuda do governo japonês por meio de um órgão público criado para captar dinheiro de impostos para auxiliar empresas em dificuldades que tentam se reestruturar.

Uma decisão a respeito do pedido deve ser anunciada até o fim de janeiro, mas o órgão exige cortes em custos, o que não apenas inclui uma reestruturação do plano de aposentadoria, como também duros cortes no número de funcionários - cerca de um terço de um total de 49 mil postos.

Só então haveria uma injeção de capital na JAL, desde que a companhia declare falência e que os credores concordem em abrir mão de cerca de US$ 3,8 bllhões em dívidas.

Decisão De acordo com o correspondente da BBC em Tóquio Roland Buerk, o novo governo do Japão "agoniza há meses" sobre como manter a JAL no ar e a respeito de quem deveria pagar o preço pelas dívidas da empresa - contribuintes, acionistas, funcionários, aposentados ou bancos.

Segundo ele, "uma decisão está emergindo: todas as opções".

Buerk argumenta que bancos credores teriam concordado com o plano, mas afirma que a alternativa poderia ser um colapso total da empresa, o que diminuiria suas chances de receber de volta qualquer parte do dinheiro.

"No meio da confusão estão as alianças globais de empresas aéreas, Oneworld e SkyTeam, que ainda estão interessadas na JAL por causa do acesso que a empresa oferece às rotas asiáticas", disse ele.

Mas segundo relatos recentes vindos de Tóquio, as duas ofertas podem acabar sendo rejeitadas, já que seu envolvimento poderia complicar o processo.
UOL

Entregas da Embraer crescem 20% em 2009 e somam 244 jatos


A fabricante brasileira de aeronaves informou nesta terça-feira que as entregas de jatos em 2009 somaram recorde de 244, número superior à meta de 242 estabelecida. O volume supera em 19,61% as entregas registradas em 2008, de 204.

Na divisão por segmento, foram entregues 122 jatos de aviação comercial, 115 de executiva e sete de defesa.

A carteira de pedidos firmes da Embraer totalizou US$ 16,6 bilhões em 31 de dezembro de 2009.

Apenas no quarto trimestre de 2009, a Embraer entregou 91 jatos para os segmentos de aviação comercial, executiva e de defesa.

A empresa destacou que, no segmento de aviação comercial, assinou no quarto trimestre contratos com a Oman Air, da região do Golfo Pérsico, para a venda de cinco jatos Embraer 175, e com a companhia aérea austríaca NIKI Luftfahrt GmbH, que confirmou direitos de compra para mais dois Embraer 190.

No mesmo período, a companhia fechou vendas à Air Astana, empresa aérea do Cazaquistão, que operará dois Embraer 190 na Ásia por meio de um acordo de leasing com a companhia norte-americana Jetscape, Inc.

No mercado de defesa, a Embraer anunciou a assinatura de contrato com a Royal Thai Navy (Marinha Tailandesa) para a venda de um segundo jato ERJ 135. O governo brasileiro recebeu o segundo jato Embraer 190 configurado para cumprir missões da Presidência da República, após a entrega do primeiro avião em setembro.

Em dezembro, a Embraer iniciou as entregas de Super Tucano para dois clientes: duas aeronaves foram para o governo da República Dominicana, que encomendou oito aviões, e outras quatro foram para a Força Aérea do Chile, que receberá 12 aviões.
UOL

Novos rumos, novos horizontes


Estatísticas oficiais mostram que a demanda por viagens aéreas é cada vez maior no Brasil. Com o crescimento do fluxo de viajantes por conta da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, o setor reconhece esse momento como único e muito especial para incrementar o tráfego no céu brasileiro.

À frente da Webjet Linhas Aéreas, trabalho exaustivamente para que a empresa acompanhe o desenvolvimento do mercado brasileiro, inclusive promovendo novas políticas e modelos de gestão que ajudem a criar demanda e mais voos. Recentemente, lançamos um programa de parcelamento pioneiro, com condições inovadoras para a aquisição de passagens aéreas, com foco nas classes C e D. Também instalamos, com sucesso, nosso primeiro quiosque em um local voltado para essas classes até então “excluídas” do transporte aéreo – a feira de São Cristóvão, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Outras novidades surgirão, podem apostar!

A aviação comercial brasileira vem enfrentando intensas transformações nas últimas décadas. Das empresas aéreas estatais e tarifas controladas pelo governo vistas no passado até a liberação tarifária e o aumento da competitividade, com a chegada de companhias de baixo custo, muita coisa mudou no País, berço da aviação mundial.

Não há dúvida que há espaço para outras mudanças. Experiências no exterior apontam novos caminhos a serem explorados e a Webjet quer ser uma das primeiras a desbravá-los inteiramente.

Em um mercado onde os passageiros têm o preço como primeiro fator de escolha de um voo, tornando o bilhete praticamente uma commoditie, existem bons exemplos ao redor do mundo, como Easyjet, Ryanair e Southwest, entre outros, que ilustram que ainda há muito a fazer no Brasil. Sustentadas por cinco pilares – segurança, preço competitivo, regularidade, pontualidade e bom atendimento – essas empresas aplicam na prática o que o manual das chamadas low cost/low fare manda fazer. Não à toa, são líderes em suas regiões.

Nesse Brasil de dimensões continentais, onde o setor emprega milhares de profissionais e movimenta milhões em recursos e investimentos, a aviação comercial possui um papel estratégico. A partir da democratização do mercado, que ganhou um novo leque de consumidores e viu surgir novas empresas, o segmento pode, enfim, pavimentar um crescimento sustentável e, de carona, promover a integração, o turismo e girar ainda mais economia.

Uma rápida olhada no movimento de passageiros transportados em nosso país nos últimos anos nos mostra que o desenvolvimento ganhou corpo a partir desta década. Entre 2000 e 2008, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil, o total de pessoas embarcadas no mercado doméstico pulou de 28,995 milhões para 50,140 milhões, alta de 72,93% no período. O aproveitamento médio das empresas aéreas também acompanhou este movimento, passando de 49,3% em 2000 para 65,9% no ano passado.

À primeira vista, a combinação entre o aumento na oferta de assentos e a queda nas tarifas domésticas, associado ao crescimento da renda das famílias brasileiras, pode ser considerada como o principal vetor desse desenvolvimento. Mas, na verdade, as inovações em gestão são os verdadeiros responsáveis por estes avanços. Ao focarem as atenções nos custos, em detrimento das receitas, as companhias puderam, enfim, aumentar suas já reduzidas margens e crescer. Sem esta mudança de paradigma, a transformação jamais teria acontecido. Mais ainda, quem não tomou tal medida ficou pelo caminho – exemplos não faltam no setor.

Hoje, cerca de 70% dos custos das empresas aéreas são, basicamente, arrendamento de aeronaves, combustível, mão de obra e impostos. Suscetíveis às nuances do preço do barril do petróleo nos mercados internacionais e refém dos altos custos tributários brasileiros, resta às companhias aéreas uma restrita margem para garantir o lucro.

Especialistas em aviação estimam que nas principais empresas aéreas mundiais há uma relação de 100 a 120 funcionários para cada avião em operação. No Brasil, garantem, essa margem está em quase 150 para um. O maior desafio do setor atualmente é buscar eficácia, sem, é claro, abrir mão dos cinco pilares citados acima.

Frota padronizada, o que ajuda na redução de custos com manutenção, e terceirização de alguns departamentos, como catering e central de reservas, entre outras ações, são algumas das ferramentas que ajudam as empresas a otimizar os gastos. Assim, é possível alocar mais recursos em outras áreas, como treinamento, tecnologia e marketing, além de viabilizar promoções tarifárias que são determinantes para as decisões dos consumidores.

Disposta a ampliar sua participação no mercado doméstico, a Webjet está promovendo uma série de mudanças internas. Com a chegada de novos aviões, ampliamos nossa frota para 20 aeronaves – todas Boeing 737-300 – e refoçamos a malha aérea já existente, oferecendo, a partir deste mês, melhores opções de horários aos clientes. Em paralelo, continuaremos investindo fortemente na capacitação dos colaboradores para sempre garantir um bom atendimento. Todo este trabalho será complementado por uma oferta de tarifas condizente com as demandas dos consumidores, que estão em busca de qualidade e bons preços.

A Webjet está atenta a esse momento propício para o crescimento. E não vamos medir esforços para incluir mais brasileiros no mercado aéreo.

. Por: Wagner Ferreira, presidente da Webjet Linhas Aéreas.

Fator Brasil

American Airlines melhora oferta de apoio à JAL




TÓQUIO (Reuters) - A American Airlines e seus parceiros na aliança Oneworld melhoraram a oferta à Japan Airlines para 1,4 bilhão de dólares para evitar que a companhia aérea una forças com a rival Delta Air Lines.

O anúncio aconteceu no momento em que as ações da JAL despencaram 45 por cento para um novo recorde de baixa, eliminando quase 900 milhões de dólares em valor de mercado da companhia diante de crescentes expectativas de que a companhia aérea japonesa esteja rumando para um colapso e para a retirada da bolsa de valores de Tóquio.

A companhia aérea, apertada por 16 bilhões de dólares em dívida e mergulhada em prejuízos, informou na terça-feira que assegurou apoio suficiente para redução de pensões de trabalhadores aposentados da empresa, algo que a empresa dizia ser necessário para se qualificar para uma injeção de recursos públicos.

O fundo de recuperação apoiado pelo Estado planeja colocar cerca de 300 bilhões de ienes (3,3 bilhões de dólares) em capital novo na JAL, desde que a empresa faça um pedido de recuperação judicial e que seus bancos concordem em adiar o pagamento de cerca de 350 bilhões de ienes em dívidas, afirmaram fontes à Reuters na semana passada.

O fundo, Enterprise Turnaround Initiative Corp of Japan (Etic), está inclinado para uma retirada da JAL da bolsa de valores após um pedido de concordata e não está planejando aceitar investimentos seja da Delta ou da American até que pelo menos uma nova administração esteja a postos, afirmou uma fonte.

As ações da JAL encerraram no menor nível já registrado de 37 ienes, o que confere à empresa um valor de mercado de 1,1 bilhão de dólares, equivalente a cerca de um quinto do que a companhia valia há quatro meses.

Apesar de ser a maior companhia aérea da Ásia em receitas, a empresa é 16a em valor de mercado entre as grandes companhias do setor na região.

Neste terça-feira, o ministro dos Transportes do Japão, Seiji Maehara, afirmou que os três principais bancos do país, Mitsubishi UFJ Financial Group, Mizuho Financial Group e Sumitomo Mitsui Financial Group, concordaram basicamente com o plano do Etic.

A American informou nesta terça-feira que ela, a empresa de investimentos TPG e outros membros da Oneworld podem investir até 1,4 bilhão de dólares na JAL para evitar que a empresa se associe à Delta e à aliança rival SkyTeam.

Reuters

Aeroporto de Porto Príncipe é fechado após o terremoto


O aeroporto da capital do Haiti continua fechado depois do violento terremoto e sua reabertura depende de uma revisão que deve ser feita na manhã desta quarta-feira, informou o ministério da Defesa do Brasil, que lidera o contingente militar das forças de paz da ONU nesse país.

"O aeroporto da capital, Porto Príncipe, permaneceu fechado à noite e sua reabertura depende do resultado de uma revisão que vai ser realizada pelas autoridades durante a manhã para verificar a integridade dapista de aterrissagem e decolagem", afirma o comunicado.

AFP

Seis aeroportos já usam novo sistema da Tam


A migração da plataforma tecnológica da Tam de Sabre para Amadeus, no final de novembro, não abrangeu os aeroportos, pois a companhia aérea preferiu esperar o fim da alta temporada. Seis aeroportos, porém, já migraram e os testes, segundo o presidente Líbano Barroso, foram aprovados. São eles Orlando, Milão, La Paz e Assunção, no Exterior, e Navegantes e Joinville, no Brasil. Depois do carnaval, os demais aeroportos do País passarão pela migração e toda a rede Tam estará no novo sistema.

Os problemas encontrados na fase de implantação, considerados normais por Barroso, não atrasaram, de acordo com ele, o cronograma para a entrada da Tam na Star Alliance em abril. “Estamos 100% dentro do cronograma”, afirmou ele.
Panrotas

Ônibus da Webjet passará a estacionar no T-2 de GRU


A Webjet informou que a partir da próxima sexta-feira (dia 15) o Webbus, que faz o translado gratuito entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo, passará a estacionar para embarque e desembarque no Terminal 2 no aeroporto de Guarulhos.
Panrotas