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segunda-feira, 5 de abril de 2010

Carla Bruni visita esquadrão de acrobacias aéreas





TERRA

Da Série... Montagens


Aeroblog

São Paulo recebe Feira Nacional de Aviação Civil


A terceira edição da Feira Nacional de Aviação Civil será realizada entre os dias 28 e 30 de maio em São Paulo, ao lado do Aeroporto de Congonhas. O evento, que deve receber mais de 50 mil pessoas, terá exposição de aviões e helicópteros, além de oficinas e outras atividades.

No primeiro dia, o acesso à feira será restrito aos alunos de escolas públicas. Nos outros dois dias, será aberto ao público. A entrada é gratuita, mas os visitantes podem doar um quilo de alimento não-perecível. O evento é organizado pela Sator e conta com o apoio da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). A feira já passou por Brasília, em 2008, e pelo Rio de Janeiro, em 2009.

Mercado e eventos

Temos Vagas: Estágio em Análise de Sistemas, LÍDER AVIAÇÃO- Ciência da Computação, Informática

Dados da Vaga

Título da vaga:

Estágio em Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Informática

Data de entrada: 31.03.2010
Quantidade: 1 vaga
Descrição da vaga:
  • Cursando 1º ano, 2º ano, 3º ano, 4º ano, 5º ano ou 6º ano.
  • Deverá estar cursando: Ciências da Computação, Processamento de Dados, Engenharia de Software, Tecnologia da Informação
  • Atendimento diário a usuários, apoio funcional a módulos do máximo (pacote de gestão de manutenção de equipamentos). Atividades técnicas de manutenção em software (customizações), PHP e Delphi. Desenvolvimento de Triggers e Procedures em Oracle PL/SQL. Desenvolvimento de relatórios.
Observações:
  • Bolsa auxílio: R$ 600,00
  • Benefícios: Seguro de vida em grupo, Tíquete-refeição, Vale-transporte
  • Horário: Diurno
  • Informações adicionais: Horário de trabalho - segunda a sexta de 09h às 16h.
Faixa Salarial: De R$ 501,00 a R$ 1.000,00
Áreas Profissionais:
  • Informática /TI / Engenharia da Computação:
  • Exatas:
    - Análise de Sistemas
    - Ciência da Computação
    - Eng. de Sist./ Computação
    - Processamento de Dados
  • Níveis Hierárquicos: Estagiário
    Cidades:
    • BELO HORIZONTE - MG (1 vaga)

    Opine sobre esta vaga fechar Fechar


    Mais uma vez, TAM empurra a definição sobre a distriBuição do PLR

    Em reunião realizada no dia 26 de março, a TAM, novamente, não apresentou nenhum valor relativo ao pagamento da participação nos lucros e resultados (PLR), referente ao ano de 2009.

    A companhia também não se manifestou quanto
    às reivindicações apresentadas pelo SNA em
    reunião realizada no dia 26 de janeiro, para que
    o modelo para pagamento do PLR seja reformulado,
    de maneira a antecipar a distribuição e
    desconsiderar para o cálculo o critério do NPS
    – pesquisa de satisfação do cliente.

    Sob a alegação de que não pode apresentar
    valores antes do lançamento do balanço social
    da empresa, em 31 de março, a TAM foi para a
    reunião sem nenhuma proposta que possa ser
    ao menos considerada pelos trabalhadores.

    Presentes, o SNA, o Sindicato Nacional dos Aeroviários,
    o Sindicato dos Aeroviários de Porto
    Alegre, Recife e Guarulhos, a Associação dos Tripulantes
    da TAM (ATT) e a Fentac/CUT questionaram
    a postura da companhia.

    A TAM queria discutir as metas para o PLR
    de 2010, entretanto, os trabalhadores se opuseram
    a fazer qualquer discussão
    enquanto a companhia não
    apresente uma definição sobre
    os valores do PLR de 2009.

    Uma nova reunião foi marcada
    para o dia 6 de abril, quando
    a empresa se comprometeu a
    apresentar uma proposta.

    Descaso da TAM
    Desde o início do ano, o
    SNA vem tentando dialogar com
    a companhia para que sejam apresentados os valores
    do PLR de 2009.

    Pela segunda vez, a TAM vai
    para a reunião com os trabalhadores sem apresentar
    os dados. A categoria está visivelmente
    insatisfeita, como demonstrou na reunião de hoje.
    Enquanto a TAM prepara para ingressar na
    Star Alliance, a maior aliança de empresas aéreas
    do mundo, enfrentea uma forte oposição dos funcionários,
    que se sentem tratados com descaso
    e falta de transparência. Aliás, a situação dos trabalhadores
    da TAM será denunciada em um encontro
    promovido pela Federação Internacional
    dos Trabalhadores em Transporte (ITF) com os
    funcionários das empresas membros das alianças,
    em Tóquio, no mês de maio.

    A TAM prepara uma festa para marcar a
    sua entrada na Star Alliance para o dia 13 de
    maio. Os trabalhadores, entretanto, não têm
    nada para comemorar.

    Fique atento! O SNA convocará uma assembléia
    geral dos aeronautas da companhia
    assim que a TAM apresentar uma proposta para
    distribuição do PLR.

    SNA

    TAM quer distribuir cerca de 30% do salário como PLR




    De acordo com informações preliminares da companhia, pagamento irá variar de no mínimo R$500 à no máximo R$ 3.600 reais

    Na manhã de hoje, dia 31 de março, mesmo dia em que a TAM divulgou o balanço referente ao ano de 2009, o SNA teve informações de que o presidente da companhia, em um canal de comunicação interno, divulgou que a meta do EBIT para 2009 não foi atingida. Segundo a empresa, a distribuição do PLR terá valores que vão de no mínimo R$ 500 ao teto máximo de R$ 3.600 reais. (Veja a tabela abaixo)

    A informação sobre a distribuição do PLR ainda não foi publicada pela companhia oficialmente. Pelo balanço divulgado hoje, a TAM afirma que o lucro total da empresa em 2009 foi de aproximadamente R$ 1,3 bilhão. Entretanto, o lucro operacional (EBIT) foi de pouco mais de R$ 336 milhões. A meta estipulada pela companhia para o EBIT era de aproximadamente R$ 1,2 bilhão, portanto o resultado ficou muito aquém do que havia sido exigido.

    O balanço divulgado pela TAM só comprova o que o SNA já vinha afirmando: que as metas estipuladas e apresentadas pela empresa ao sindicato eram inatingíveis. Se a proposta de PLR comunicada extra-oficialmente hoje pela companhia se mantiver, o SNA desde já antecipa a frustração que causará nos aeronautas e a dificuldade de que seja aceita. Uma proposta de distribuição do PLR não deve ser discriminatória, além disso, este procedimento sequer foi discutido nas reuniões entre SNA e companhia, que precederam a publicação do balanço. É inegável que todos os funcionários, sem distinção, contribuíram para o lucro da empresa.

    No dia 6 de abril, novamente o SNA tem uma reunião marcada com a TAM. Esperamos que até lá a posição da companhia seja revista e uma nova proposta que contemple com equidade e justiça a todos os trabalhadores seja apresentada.

    Tabela - Confira como está prevista até o momento a distribuição do PLR


    Salário


    PLR

    Até R$ 1.666,66


    valor mínimo de R$500,00 (+ de 30% de 1 salário)

    De R$ 1.666,00 até R$ 12.000,00


    30% do salário

    Acima de R$ 12.000,000


    valor máximo de R$ 3.600,00 (- de 30% de 1 salário)



    Pedimos aos aeronautas da empresa que permaneçam em estado de alerta, uma vez que a intransigência da TAM pode exigir que tomemos medidas de pressão mais contundentes. Após a reunião com a empresa no dia 6 de abril, convocaremos uma assembléia. Fique atento!
    SNA

    Advogados tentam afastar síndico da massa falida


    O processo falimentar da Transbrasil teve mais um capítulo esta semana. O juiz Clóvis Ricardo Toledo Júnior, da 19ª Vara Cível de São Paulo, responsável pela ação, decidiu manter o advogado e economista Alfredo Luiz Kugelmas como síndico da companhia mesmo após ele dizer que tem interesse em deixar o processo por motivos de “foro íntimo” e falta de reembolso das despesas geradas pelo cargo. O juiz não justificou a sua decisão. Indeferiu o pedido e ainda autorizou o sindico a levantar dinheiro da massa para pagar a si mesmo. Por esse motivo, a defesa da companhia já entrou com novo Agravo de Instrumento no TJ paulista.

    Transbrasil - Boeing - Reprodução

    O síndico é o administrador e representante legal da massa falida, que fica sob a direção e supervisão do juiz. Dentre inúmeras funções, no processo de falência, ele tem de prestar informações aos interessados, diligenciar a cobrança de dívidas da massa, apresentar contas demonstrativas da administração e promover a liquidação do ativo arrecadado.

    A permanência de Kugelmas, contudo, está sendo questionada pelos advogados da empresa, especialmente após o mesmo juiz ter nomeado o genro do síndico, o advogado Gustavo Henrique Sauer de Arruda Pinto, para atuar na função de co-síndico. A Transbrasil, representada pelos advogados Critiano Zanin Martins e Roberto Teixeira, alega que o envolvimento de outros familiares no processo caracterizaria nepotismo, vedado pela Súmula Vinculante 13, do Supremo Tribunal Federal.

    Ainda no processo, o Ministério Público de São Paulo já solicitou a destituição de Kugelmas pelos prejuízos causados à massa falida em virtude da perda de prazos e outros atos considerados desidiosos pelo MP.

    A decisão que manteve Kugelmas no cargo já é alvo de novo recurso. Os advogados recorreram ao TJ paulista com um Agravo de Instrumento para tentar suspender a decisão. De acordo com a empresa, o ato do síndico equivale a renúncia e esta não pode ser indeferida, por se tratar de ato unilateral. Além disso, o síndico alega questão de foro íntimo, mas não são explicadas.

    Os advogados destacam que quanto ao genro do síndico “a suposta renovação pretendida, na verdade, não passa de uma continuidade familiar, autêntico nepotismo em uma função pública, agravado ainda mais pela designação da filha de um e mulher de outro para advogar em favor da massa falida”.

    Por fim, pedem que o recurso seja deferido para acolher a renúncia manifestada pelos síndicos dativos nomeado no processo falimentar, independentemente de qualquer aceitação por parte do juiz ou pelas demais partes.

    Recentemente, a 23ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça reconheceu que a nota promissória que motivou a decretação da falência da Transbrasil já estava paga e condenou a GE, autora do pedido falimentar, a ressarcir todos os prejuízos causados à companhia.

    A indenização foi estimada em US$ 40 milhões. Além disso, a Transbrasil deve ser indenizada por perdas e danos decorrentes da cobrança indevida. A companhia acumula dívida de R$ 1,8 bilhão.

    A briga judicial entre as empresas começou em 2000. Naquele ano, a Transbrasil ajuizou uma ação para anular a dívida. A 22ª Vara Cível de São Paulo acatou o pedido da empresa, mas a GE recorreu ao TJ-SP. Em novembro, o julgamento começou com dois dos três votos a favor da companhia aérea, mas foi interrompido por pedido de vista. Na decisão do dia 10 de fevereiro deste ano, os três desembargadores que compõem a 23ª Câmara Cível reconheceram que a dívida havia sido saldada em 109%, antes mesmo do protesto. Ainda cabe recurso desta decisão.

    consultor jurídico

    TAM – Promoção Você + 3 na África

    Que tal assistir aos três primeiros jogos do Brasil na Copa da África com tudo pago? É a promoção: Você + 3 na África da TAM.

    Para participar, basta adquirir o maior número de passagens TAM até o dia 30 de abril, efetuar o cadastro no site e responder à pergunta: “Qual companhia aérea que patrocina, transporta e torce para a melhor seleção do mundo?”. Após o cadastro você adquire cupons de acordo com o destino e a classe escolhida das viagens que podem chegar a até seis cupons por viagem!

    Acesse o site www.tam.com.br para mais informações e não perca tempo de ver a seleção brasileira no maior espetáculo do futebol mundial!

    passagem de avião

    Maior proteção para o Rafale




    O DDM NG (Détecteur De Missile de Nouvelle Génération) teve suas primeiras imagens em voo liberadas. Em 2012, o sistema estará disponível para o Rafale. A MBDA tem testado o sistema desde o verão de 2009, no centro da DGA (Direction Générale de l’Armement) em Cazaux, a 75km de Bordeaux.

    Os primeiros testes do DDM NG foram considerados extremamente convincentes e a DGA encomendou o equipamento para os 60 Rafale que começarão a ser entregues em 2012.

    O DDM NG é um sistema MAW (Missile Aproaching Warning), capaz de detectar mísseis atacantes de qualquer direção e ângulo de ataque em relação à aeronave. O sistema vai substituir o atual DDM nos Rafale.

    O DDM NG incorpora um novo “array” infravermelho que melhora a performance de detecção de mísseis, com maior alcance e rejeição de falsos alarmes e dá a capacidade de localização angular, que será compatível com o futuro Directional Infra Red Counter Measures (DIRCM).

    Diferentemente do atual DDM que tem sensores facetados, o DDM NG possui dois sensores com lentes em formato “olho de peixe” (visto na foto abaixo), provendo uma visão esférica ao redor da aeronave.

    Queda de avião mata 2 na Dinamarca

    Aeronave de pequeno porte caiu próximo a estrada.
    Duas pessoas ficaram gravemente feridas.

    Foto: AP

    Destroços de avião de pequeno porte próximo a estrada na cidade dinamarquesa de Saeby na manhã desta segunda-feira (5). A queda do aparelho matou duas pessoas e deixou outras duas seriamente feridas. (Foto: AP)

    G1


    Torcedores do Racing da Argentina agridem tripulação em voo

    Alguns deles ameaçaram atear fogo ao avião

    Na manhã de sexta-feira (2), torcedores ('barrabravas') do Racing Club de Avellaneda (Buenos Aires), que voavam de Buenos Aires para Tucumán no voo 4M-4150 da LAN Argentina, para assistir a partida da equipe contra o Atlético Tucumán, atacaram a tripulação do Airbus A320-200 durante o voo.

    Os torcedores ameaçaram incendiar a aeronave e o comandante solicitou a intervenção da Polícia de Segurança Aeroportuária momentos antes de aterrissar no Aeroporto Internacional Benjamin Matienzo.

    "Pedimos ajuda porque tememos que provoquem danos à aeronave. Já agrediram verbalmente os tripulantes e não sabemos o que mais podem fazer." - solicitou o piloto à Torre.

    O avião pousou em segurança e rolou para um local seguro, onde a polícia entrou no avião e levou cerca de 30 torcedores em custódia.

    A polícia informou que o grupo se envolveu em disputas verbais com outros passageiros e com a tripulação da cabine. Três deles, posteriormente, agrediram uma aeromoça e ameaçaram incendiar a aeronave. Todos, exceto os três citados, foram liberados após serem identificados e entrevistados pela polícia.

    Fontes: El Diario 24 / La Gaceta Tucumán / aeropuertotucuman.blogspot.com / Aviation Herald - Foto: Hector Peralta (La Gaceta)

    MAIS

    Temporal suspende partida do Racing pelo Campeonato Argentino

    desástres aéreos

    Especialista avalia: piloto pode ter perdido os sentidos


    Especialista em segurança de voo, ao ver as imagens da queda do avião da esquadrilha da fumaça, em Lages, fez a seguinte análise: até momento em que a aeronave entra em parafuso, os comandos do piloto seguem os padrões de manobras acrobáticas.

    Na quarta e última volta do parafuso é que acontece uma leve atitude anormal, o que pode indicar uma breve perda dos sentidos do piloto (de milésimos de segundo), retardando a recuperação e provocando o toque de barriga no solo.

    Mas o especialista alerta: somente uma investigação da FAB irá indicar se houve falha mecânica ou humana. Aliás, as imagens enviadas para o clicrbs pelos cinegrafistas amadores que acompanhavam a exibição da esquadrilha serão fundamentais para os técnicos identificarem as causas do acidente.
    click rbs

    Ultraleves fazem pouso de emergência na Praia da Barra da Tijuca

    Rio - Dois ultraleves fizeram um pouso forçado na areia da Praia da Barra da Tijuca, na altura dos postos 4 e 8, e deram um susto nos banhistas. Os acidentes aconteceram entre por volta das 13h deste sábado e, por sorte, ninguém ficou ferido.

    Os pilotos não quiseram conversar com a impresa. Um amigos deles, que não quis se identificar, contou que as aeronaves perderam potência e, por isso, os pilotos precisaram interromper o voo.

    Os ultraleves pertencem ao Clube da Aeronáutica, na Barra da Tijuca. Segundo o presidente do clube, os pilotos terão que apresentar relatórios para ajudar a esclarecer as causas dos acidentes.

    O Globo

    Decolar.com promove concurso cultural no Twitter



    Já está no ar, para os seguidores no twitter, da maior agência de turismo da América Latina, a Decolar.com, o concurso “Eu vou Decolar para Buenos Aires”. As duas melhores respostas para a pergunta: “O que você faria para deixar Buenos Aires com a cara do Brasil?” leva um pacote com acompanhante, para a capital da Argentina.

    Para participar do concurso, é necessário que o cliente use o “@decolar” e a tag #voudecolar e envia a sua frase até o dia 8 de abril. Cada seguidor pode participar quantas vezes quiser. Para saber mais sobre o concurso e conhecer todas as regras da promoção, acesse: http://www.decolar.com/paginas/brasil/promocao-decolar-twitter.htm.

    tg online

    Despedida a um "Fumaceiro"

    Video de homenagem ao Comandante Anderson Amaro Fernandes, falecido em acidente durante a apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Lajes-SC.




    Spotting viracopos

    Japan Airlines vai suprimir 50 ligações aéreas

    A companhia aérea japonesa Japan Airlines vai reduzir cerca de 50 ligações internacionais e domésticas durante o atual exercício, numa tentativa de regressar aos lucros, segundo avançou a imprensa de ontem.

    A companhia, em liquidação judiciária, planeja suprimir 29 voos internacionais e 31 domésticos até ao final de março de 2011, de acordo com o jornal Yomiuri Shimbun.

    A Japan Airlines sofreu um prejuízo de 177,9 milhões de yenes (1,4 milhões de euros) nos primeiros 9 meses do exercício 2009-2010, prevendo suprimir cerca de 15 mil postos de trabalho.
    Desástres Aéreos

    Avião evacuado após falso alarme de sequestro

    Uma aeronave da Air Zimbabwe foi evacuada neste sábado (3) minutos depois da aterrissagem, quando um sinal de seqüestro foi emitido, disseram autoridades de Joanesburgo, na África do Sul.

    Um Boeing 737-200 da Air Zimbabwe, completando o voo UM-367 de Harare, no Zimbábue,para Joanesburgo, na África do Sul, com 113 passageiros e 6 tripulantes, recebeu uma mensagem transmitida acidentalmente pelo código transponder em razão de uma interferência ilícita, levando a um alerta de sequestro quando o avião estava prestes a aterrissar no Aeroporto Internacional Oliver Tambo (foto acima).

    O avião pousou em segurança em Joanesburgo. Imediatamente, foi cercado pelas forças de segurança e levado para uma área segura do aeroporto, onde os passageiros desembarcaram e foram submetidos à triagem. A tripulação também passou por entrevistas.

    "Dentro de minutos (após o desembarque), os passageiros foram taticamente removido para uma área isolada e segura, onde foram cuidadosamente entrevistados", disse o Comissário da Polícia Nacional, General Bheki Cele.

    O sinal emitido foi determinado como falso e, possivelmente, causado por uma avaria técnica.

    Desástres Aéreos

    Os jatos Eclipse “completos” estão disponíveis para venda



    Menos de um ano após assumirem o projeto do modelo Eclipse VLJ (very light jet), os novos proprietários da Eclipse Aerospace disseram que eles estão prontos para oferecer um limitado número de unidades totalmente funcionais para novos clientes.

    “O EA500 é um jato bi-turbina sofisticado, de alto desempenho e econômico, que possui baixo custo operacional, baixo impacto ambiental e alto nível de segurança,” disse Mason Holland, presidente da Eclipse Aerospace.


    “Na pressa de entregarem as aeronaves, os antigos fabricantes do EA500 [a Eclipse Aviation Corporation] entregou aos clientes uma aeronave que estava apenas 85% completa. Essas aeronaves tinham bom desempenho, mas faltava ainda uma variedade de importantes detalhes. Nós agora finalizamos o projeto e a engenharia do EA500.”

    O jato “Total Eclipse” agora inclui o sistema FIKI (Flight Into Known Icing) e uma GPS acoplado ao piloto automático. A companhia adquiriu jatos não terminados durante a falência, e comprou alguns de volta dos clientes. Ela está oferecendo os jatos “prontos para voar”, com garantia de fábrica, num oreço de US$2,15 milhões. Os clientes que receberam seus Eclipses originais poderão trocar essas aeronaves e receberão de crédito US$ 1,7 milhão.

    A fabricante planeja eventualmente reiniciar a linha de produção e produzir novos jatos. Com isso em mente, o limitado número de jatos “Total Eclipse” serão vendidos com uma provisão para “comprar de volta”, onde a Eclipse Aerospace concordará em recomprar a aeronave por uma quantia garantida que será aplicada no primeiro espaço de produção quando a fabricação do EA500 recomeçar.
    Meio aéreo

    VENEZUELA ESTAO NEGOCIANDO COM A RÚSSIA COMPRA DE 50 AERONAVES




    Rusia e Venezuela estão negociando a compra de 50 aaeronaves russas, informou hoje á imprensa una fonte da delegação russa que se encontra em Caracas.

    As aeronaves são Antonov 148 e o Beriev 200.



    IFR Online

    TAM pretende adquirir 20 jatos para a Pantanal

    A TAM Linhas Aéreas planeja adquirir cerca de 20 novas aeronaves para a Pantanal, recem adquirida pela companhia.

    A princípio a TAM mantem conversas com diferentes fabricantes para a aquisição de aeronaves no segmento de 100-150 assentos. Ainda não foi decidido sobre um modelo específico.

    O presidente da companhia, Líbano Barroso, revelou que a aérea aérea trabalha em uma nova malha aérea e um plano de renovação de frota para a Pantanal, que continuará a servir boa parte das cidades já servidas, porem, incorporando o serviço e o atendimento da TAM.

    Flight Life

    Voo

    Voo

    TAM prevê aumento de 30 mil passageiros por dia com Star Alliance


    A companhia aérea TAM prevê um aumento de 30 mil passageiros na média de seus voos diários a partir do ingresso na Star Alliance, uma aliança de empresas aéreas internacionais que dará acesso a 1.077 aeroportos em 175 países.

    "Hoje, transportamos quase 100 mil passageiros por dia (entre voos domésticos e internacionais)", afirmou o presidente da TAM Linhas Aéreas, Líbano Barroso, durante entrevista coletiva.

    A adesão definitiva à aliança está prevista para o dia 13 de maio e a empresa projeta um ganho em receita da ordem de US$ 60 milhões ao ano com essa integração.

    Segundo Barroso, a TAM investiu aproximadamente R$ 40 milhões para preparar seu ingresso ao grupo, o que inclui desembolsos para a adequação de sistemas de gestão de passageiros e de check-in.

    A empresa também informou hoje que iniciará em agosto voos para Londres e Frankfurt a partir do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro.

    Com isso, fica suspenso o plano de lançar neste ano uma rota para Joanesburgo, como forma de aproveitar a demanda gerada pela realização da Copa do Mundo de futebol na África do Sul.

    Segundo Barroso, os voos para a cidade sul-africana teriam menor rentabilidade em relação às novas rotas para as duas localidades na Europa, onde a TAM já tem bases operacionais.

    Para Frankfurt, serão cinco voos por semana. Já para Londres, a TAM vai realizar três voos semanais, nos dias em que a British Airways não oferecer transporte para a capital britânica a partir do aeroporto carioca. "Se houver demanda, poderemos abrir uma frequência diária no futuro", disse Barroso.


    Contato Radar

    Mudança climática causa mais turbulência nos voos



    A sensação vai desde um leve friozinho no estômago até o mais terrível desespero diante da iminência de uma queda. Os passageiros não passam ilesos por uma turbulência em voo mas, por culpa do aquecimento global, devem começar a se acostumar com a frequência cada vez maior com que elas vêm acontecendo, como a que deixou 20 feridos no dia 25 de maio de 2009 em um voo da TAM procedente de Miami meia hora antes de pousar em Guarulhos.


    A conclusão é de especialistas das áreas de meteorologia, aviação civil e engenharia aeronáutica. “O aquecimento global dá origem a um número maior de fenômenos atmosféricos extremos, dentre eles os que são responsáveis pela turbulência aeronáutica”, diz o professor Rubens Villela, meteorologista do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP).

    Ele é o autor de um artigo publicado no ano passado pela revista Aero Magazine em que questiona qual tem sido a causa da recorrência do aumento de turbulências. “Seria mais um sinal da comprovada mudança climática global?” Villela cita sete ocorrências de repercussão mundial só em 2009, sem contar o acidente do voo 447, da Air France, que matou 228 pessoas.

    Desde que o homem começou a voar, as turbulências já se apresentavam como obstáculos. Elas ocorrem por causa das mudanças de velocidade e direção do ar. A movimentação é semelhante à agitação da superfície do mar, mas não se pode vê-la.

    Existem duas principais causas para a turbulência em voo: a passagem das aeronaves por rotas próximas de cúmulos-nimbos, que são enormes nuvens de tempestade, ou o encontro de uma corrente de jato (ou jet stream), fluxos de ar fortes e estreitos.

    Nos dois casos, o aquecimento global - que é o aumento da temperatura média do ar perto da superfície terrestre - atua como potencializador. Ele provoca um desequilíbrio maior entre a temperatura na superfície e nas camadas mais elevadas da atmosfera, estimulando a formação de cúmulos-nimbos, além de aumentar o contraste entre a temperatura dos polos e dos trópicos, intensificando as correntes de ar.

    Apesar de ser um assunto recorrente entre pilotos e especialistas da área, ainda não existem estudos que comprovem esse fenômeno. “Ainda é difícil determinar com que intensidade e em que lugares isso ocorre”, afirma o engenheiro aeronáutico James Waterhouse, professor da USP de São Carlos. “Trata-se de uma conclusão qualitativa e não quantitativa.” O meteorologista da Climatempo Marcelo Pinheiro concorda e reforça que ainda é preciso mais estudos sobre a influência do clima no aumento das turbulências. “Não dá para confirmar a teoria porque precisa-se pesquisar o assunto.”

    Jornal da Tarde.

    É dando que se recebe

    Fotos: Rogério Cassimiro

    Pastorando a RIQUEZA - Valdemiro cultiva uma imagem de frugalidade. Mas tem um padrão de vida sofisticado. Um helicóptero Agusta (foto inferior, à esq.), um Bell (foto maior) e um jato Citation de R$ 18,5 milhões (foto superior, à esq.) ficam a sua disposição

    Falta de pilotos pode travar setor aéreo em dois anos

    Há tempos o país enfrenta dificuldades para recrutar pilotos de aviões comerciais, devido ao número reduzido de pessoas que se profissionalizam para exercer esta tarefa. Com o crescimento projetado para o turismo do Brasil, que está às vésperas de sediar uma Copa do Mundo e uma Olimpíada, o setor aéreo tende a entrar em colapso em, no máximo, três anos.
    Entre 2007 e 2009, a média de licenciamento de novos pilotos comerciais de linhas aéreas foi de 373 profissionais por ano. Esse número é suficiente para atender apenas 62 novas aeronaves, de acordo com especialistas ouvidos pelo R7. TAM, Gol e Azul, juntas, absorveriam pelo menos 70% desse total, considerando o número de aviões que elas compram a cada ano.
    Isso porque é preciso ter 12 pilotos por avião em uso no país, para que se formem seis duplas por aeronave, entre piloto e copiloto. Esse arranjo é necessário porque ambas as categorias profissionais têm limites de horas para voar.

    Nesse cenário, sobraria menos de um terço dos formandos para atender todo o restante do mercado, que inclui as outras empresas que precisam repor seus quadros devido à aposentadoria de seus pilotos, companhias aéreas internacionais e novatas como Webjet e OceanAir.

    O número é considerado “irrisório” pelo diretor de relações institucionais da Azul, Adalberto Febeliano.

    - Vai faltar piloto daqui a dois ou três anos. Não tem piloto para mais ninguém.

    Custo caro afasta interessados

    Um dos principais empecilhos para quem quer ser piloto é o preço do curso. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informa que o investimento necessário para este tipo de formação vai de R$ 14 mil a R$ 70 mil.

    O superintendente de capacitação e desenvolvimento da agência, Sidney Nogueira, afirma que formar um piloto é certamente o processo que mais exige investimento financeiro de um aspirante à profissão.

    - Sem contar que o candidato também precisa reunir outras habilidades e características bem específicas, como ter boa visão, boa audição e reflexos apurados. Por isso é que esta é provavelmente a área da aviação civil em que a oferta de profissionais é mais escassa.

    Graziella Baggio, presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), conta que realmente as vagas mais procuradas são de pilotos e de comissários. O problema, segundo ela, é que os cursos são “extremamente caros e longos”.
    Ciências aeronáuticas

    Samba do Avião – Milton Banana Trio


    O baterista Antonio de Souza, ou apenas Milton Banana, nasceu em 23 de abril de 1935, no Rio. Fã da Orquestra Tabajara, começou a se interessar por música bem jovem, especialmente a percussão. Ele estreou nos estúdios no primeiro álbum de João Gilberto, "Chega de Saudade", em 1958. Após viajar na turnê de João Gilberto pela Itália e França, com João Donato ao piano e Tião Neto, no baixo voltou ao Brasil e formou o grupo Milton Banana Trio, coisa incomum para a época, o baterista conduzir seu próprio grupo.

    Ouça Samba do Avião / Só Tinha de Ser com Você com Milton Banana Trio

    Clique aí do lado esquerdo desta página e acesse a nova Estação Jazz & Tal. São pouco mais de 28 mil músicas divididas em 20 canais. Aproveite.

    Blog do Noblat


    Uma nova chance para o Gripen na Índia

    The_independent_choice_Gripen NG India

    O caça sueco Gripen NG, um dos concorrentes do programa indiano MMRCA (Medium Multi-Role Combat Aircraft), ganhou uma nova chance. O Ministério da Defesa da Índia informou quea companhia Saab terá uma nova oportunidade para apresentar o Gripen NG no próximo mês de maio.

    No mês passado, o caça sueco deveria seguir para a Índia e participar de diversos testes naquele país. No entanto, a Saab alegou que o mesmo não estava disponível e enviou no seu lugar dois aviões do modelo D. Tecnicamente, isto representaria uma violação das regras da concorrência.

    Mesmo o bom desempenho do Gripen D no mês passado em solo indiano não modificou a decisão das autoridades indianas quanto aos testes da versão NG sob condições ambientais locais. Na próxima semana um grupo de estudo da Força Aérea da Índia seguirá para a Suécia para avaliar a capacidade de combate BVR do Gripen NG.

    águia do Céu

    Programa Smiles da Gol lança promoções


    O Smiles, o programa de relacionamento da Gol, lançou duas promoções para quem deseja viajar até 30 de junho. Desde a última semana, os participantes podem resgatar bilhetes-prêmio para qualquer destino no Brasil e no exterior operado pela Gol ou Varig (exceto Caribe), utilizando uma menor quantidade de milhas ou completando as pontuações com uma parte em dinheiro.

    Com a promoção “Milhas Reduzidas”, os participantes podem emitir bilhetes usando apenas 8.000 milhas por trecho no Brasil e no exterior – o mesmo percurso é feito, normalmente, com pelo menos 10.000. Já o passageiro que optar pela “Smiles & Money” ganha até 30% de desconto na tarifa e ainda pode combinar de 1.000 até 3.000 milhas com dinheiro para emitir o bilhete.

    Para mais informações e a emissão dos bilhetes-prêmio, os clientes devem acessar o site do Smiles (www.smiles.com.br).

    TG Online

    Acidente fatal com helicóptero aeromédico nos EUA

    Em 29MAR10, por volta das 06 da manhã, um helicóptero aeromédico, modelo AS350B3, caiu próximo de Brownsville, Tennesse.

    Segundo relatos, ele tinha acabado de desembarcar um paciente no hospital e retornando para sua base, caiu a poucas milhas de distância.

    Havia condições climáticas ruins no local do acidente. Não foram ouvidas transmissões de rádio do piloto reportando algum tipo de problema.

    O piloto Doug Phillips, 58, e as enfermeiras Cindy Parker, 48, e Misty Brogdon, 36 morreram no local. Eram os únicos ocupantes da aeronave.

    Eles voltavam de uma viagem de transporte de um paciente para um hospital na cidade de Jackson. O acidente foi provavelmente causado pelo mau tempo.

    Piloto Policial