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sexta-feira, 30 de julho de 2010

Aviões misteriosos aparecem no Google Maps



Internautas acharam aeronaves e sombras com formato de aviões pelo serviço de mapas do Google, o Google Maps, de acordo com informações o site Gawker.

A primeira foto mostra um avião em um quintal do Paraguai, aparentemente escondido sob as árvores.


Reprodução
Foto mostra um avião em um quintal do Paraguai, aparentemente escondido sob as árvores
Foto mostra um avião em um quintal do Paraguai, aparentemente escondido sob as árvores

A segunda foto sugere um avião submerso, próximo ao aeroporto JFK, em Nova Iorque.

Segundo o site, é possível que o efeito seja resultado de o avião estar sob o satélite no momento exato em que este tirou a foto.

O Google Maps, como o nome indica, mapeia a superfície terrestre.

O serviço gratuito funciona com imagens de satélite da companhia e pode ser usado para calcular rotas.

O site norte-americano brinca que a aeronave poderia ser o voo Oceanic 815, da série Lost.


Reprodução
Foto aparenta ser avião submerso na água; efeito pode ser resultado de sombra, segundo afirma site
Foto aparenta ser avião submerso na água; efeito pode ser resultado de sombra, segundo afirma site
FOLHA.COM

Avião perdido força fechamento de aeroportos em Buenos Aires


Os dois principais aeroportos internacionais da Argentina estão temporariamente fechados nesta sexta-feira devido a um avião perdido que sobrevoa a região, informaram os canais locais de televisão.

O avião de pequeno porte, com capacidade para seis pessoas, estava sendo guiado por funcionários aeroportuários por telefone via satélite para sua aterrissagem. Não estava claro quantas pessoas estão a bordo.

Os aeroportos internacionais de Ezeiza, localizado na região metropolitana de Buenos Aires, e o terminal Jorge Newbery, no centro da capital argentina, permaneciam fechados devido ao incidente.

O GLOBO

Congonhas em pauta - Grupo de trabalho vai ouvir técnico independente sobre poluição sonora


O Ministério Público de São Paulo decidiu ouvir um técnico independente para analisar o nível de ruído do aeroporto de Congonhas. Devem ser ouvidos também os técnicos da ABNT (...) e da Anac (...), para conhecer os critérios que cada um deles usa para avaliar o nível de ruído provocado pelas aeronaves.

Os procuradores da República coordenam um grupo de trabalho formado para discutir como reduzir a poluição sonora nos bairros próximos ao aeroporto. A criação do grupo é uma tentativa da Justiça Federal de buscar um acordo entre a Prefeitura, órgãos federais que administram o aeroporto e os moradores da região, que entraram com uma ação contra a União.

A primeira reunião foi na quinta-feira (27/07) e outras duas estão marcadas para agosto. Representantes da AMAM (Associação de Moradores e Amigos de Moema), MOVIBELO (Movimento de Moradores pela Preservação Urbanística do Campo Belo), AVAMOJA (Associação dos Verdadeiros Amigos e Moradores do Jardim Aeroporto), SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas), Infraero, ANAC e o Município de São Paulo participam das discussões.
aeromagazine

Cargolux deixa a Austrália



A transportadora de carga Cargolux Airlines vai suspender os seus serviços para a Austrália e Para a Nova Zelândia, citando altos custos operacionais.

A Cargolux Airlines irá realizar seu último serviço para Melbourne e Auckland em 28/29 de agosto.

A empresa, não fechou as portas e diz que poderá reestabelecer estes serviços no futuro.

Primeiros "resultados" da investigação


Em relação ao acidente de 27 Julho de 2010 quando o 11F MD Lufthansa Cargo despenhou ao aterrar em Riad,

O porta-voz da autoridade de aviação civil da Arábia, Khalid al Chaibari disse, de acordo com um relatório do jornal saudita Al Iqtisadiya ", que"o piloto colocou a aeronave no pouso com tanta força que ele derivou para a esquerda da pista, em seguida, quebrou e pegou fogo .

Popout
Este vídeo mostra a descarga após o acidente - Fonte Youtube

Sendo que um dos reltórios iniciais indicavam que a aeronave durante sua abordagem à terra já apresentava uma nuvem de fumaça.

A Lufthansa disse que não tinha provas de fogo antes da aterragem do aparelho.

A causa exata do acidente ainda está em aberto.

Entretanto já foi anunciado que os dois pilotos devem voltar à Alemanha ainda nesta semana. O capitão de 39 anos, saiu ileso, enquanto o de 29 anos teve que ser operado. No entanto, ambos estão em "boa saúde".

Singapore Airlines substituirá revistas por e-magazines


A Singapore Airlines anunciou nesta sexta-feira que vai estrear em versão electrônica sua leitura de bordo em uma tentativa de acabar com as revistas de papel tradicionais.

O e-mags ( eletronic magazine) estará disponível como parte de entretenimento de bordo da empresa.

O novo recurso começará a aparecer neste fim de semana a bordo de dois aviões Boeing 777-300ER e depois deve se estender para toda a frota a empresa.

Em um comunicado, a Singapore Airlines comentou que as novas revistas digitais estavam "em linha com os esforços para reduzir a quantidade de trabalho a bordo, reduzindo assim o peso e economizar combustível."

Dois aviões da Mexicana foram arrestados no Canadá


A Mexicana de Aviación, uma das maiores companhias aéreas do México, que há alguns meses atravessa grandes dificuldades financeiras, confirmou que dois aviões seus foram arrestados no Canadá, a pedido de um credor que não identificou.

A informação divulgada pela Mexicana considera que o lessor dos aviões se baseou em informações erradas para avançar para o arresto dos aparelhos e garante estar a desenvolver “todos os esforços” para que “o diálogo iniciado com os trabalhadores e outros interessados se materialize em acções sólidas que permitam manter a viabilidade operacional da empresa, minimizando quais impactos futuros para os passageiros, voos e rotas”.
presstur

Trip solicita voo para Curitiba e Cuiabá


A companhia Trip Linhas Aéreas S.A. solicitou para a Anac (Agência Nacinal da Avicação Civil) a inclusão de mais um voo em sua malha, saindo de Curitiba, passando por Maringá e chegando em Cuiabá.

Se autorizada, a nova linha começará a funcionar ainda em agosto. A pretensão da companhia é operar com os Emb 175, da Embraer (foto), aeronave para 86 passageiros.

Os horários seriam os seguintes: saindo de Cuiabá às 5h20 e chegando em Maringá às 6h55; Saindo de Maringá às 7h25 e chegando em Curitiba às 8h10. A volta: saindo de Curitiba às 20h15 e chegando em Maringá às 21h05; Saindo de Maringá às 21h35 e chegando em Cuiabá às 23h15.

odiario.com

Viagem para São Luis de avião é bem mais barata e agradável


A empresa Azul Linhas Aéreas, há 3 anos no mercado aeroportuário, divulga que em breve estará no Piauí. Para concorrer com a Gol Linhas Aéras e TAM Linhas Aéreas, já instaladas no Aeroporto Senador Petrônio Portela, em Teresina, a Azul Linhas Aéreas traz rotas e preços incomparáveis.

Confira abaixo, uma tabela que compara os preços entre as três empresas:


180º

Lula nomeia três diretores para Anac


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nomeou três novos diretores para a Agência Nacional Aviação Civil (Anac). Os decretos foram publicados na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU).

Ricardo Sérgio Maia Bezerra assumirá a vaga do ex-diretor Marcelo Pacheco dos Guaranys. Rubens Carlos Vieira cumprirá mandato no lugar de Alexandre Gomes de Barros, e Carlos Eduardo Magalhães da Silveira Pellegrino exercerá mandato no cargo vago deixado por Ronaldo Serôa da Mota.

A Anac ainda vai marcar a data de posse dos novos integrantes da diretoria. Desde março, o colegiado está impedido de realizar reuniões para votar sobre os processos que chegam da área técnica por falta de quórum.

De acordo com a Anac, a diretoria do órgão regulador, mesmo com apenas dois integrantes, não deixou de deliberar sobre os assuntos que envolvem a aviação civil do país. Os atuais diretores fazem uso do recurso regimental que permite aprovar os processos importantes, como os de consulta pública e resoluções normativas com efeito prático imediato. Tais processos deverão ser referendados posteriormente pelos novos diretores assim que tomarem posse.

o globo

Banhistas confundem exercício da Marinha com queda de helicóptero



Militares usaram fumaça durante simulação de salvamento em Cabo Frio

Cerca de trinta bombeiros de Cabo Frio foram mobilizados para a praia do Peró, na região dos Lagos, após banhistas afirmarem terem visto uma aeronave voar próximo ao mar e depois desaparecer.

Na verdade, um helicóptero da Marinha fazia uma simulação de salvamento, com voos rasos, o que confundiu quem estava na orla.

A assessoria da Marinha informou, através de nota, que “durante o exercício, foram utilizados fumígenos (que produzem fumaça), ocasionando a confusão”.

A Marinha afirmou que o helicóptero pertence à Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia, localizada a 2 quilômetros do local.

ig

Lucros da empresa que detém Airbus caíram 51%


O grupo aeroespacial EADS, que detém a Airbus, divulgou esta sexta-feira uma redução de 51 por cento nos lucros do primeiro semestre face ao mesmo período do ano passado, para 185 milhões de euros, mas melhorou as previsões anuais.
Já no segundo trimestre, os lucros da EADS caíram 61 por cento para 82 milhões de euros enquanto as receitas totalizaram 11,4 mil milhões de euros e os resultados operacionais 323 mil milhões de euros, acima das previsões dos analistas.

Apesar da queda nos lucros, na apresentação de resultados do primeiro semestre, a empresa anunciou uma melhoria nas suas previsões de resultados para 2010, confiante numa recuperação do sector da aviação a nível mundial.
ao online

Pais sofrem para embarcar filhos em Cumbica



Quem precisa de autorização de viagem para os filhos e chega ao Aeroporto Internacional de Cumbica desprevenido pode se preparar para enfrentar transtornos. O aeroporto mais movimentado do País não tem posto da Vara da Infância e da Juventude, o que obriga os passageiros a ir até a Vara de Guarulhos, no centro da cidade. Cerca de 15 pedidos são atendidos por dia no local. Neste mês, até segunda-feira, foram 244 - 47% do total de processos da Vara no período.

Além dos funcionários que atendem ao público, há um servidor que trabalha especificamente com autorizações de viagem, o que corresponde a 80% de seu trabalho. Segundo a juiza auxiliar da Vara, Andrea Trigo, a demanda aumentou muito desde que a Resolução 74 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entrou em vigor, em abril de 2009.

Ela obriga o pai ou mãe que viajar sozinho com os filhos a assinar a autorização na frente de um tabelião, para que a autenticidade seja reconhecida.

A Vara funciona de 12h30 às 19 horas, em dias úteis. Ontem, já na primeira meia hora de funcionamento, várias pessoas aguardavam na fila. A doméstica Delfina Oliveira, de 38 anos, foi uma das primeiras a ser atendidas e conseguiu autorização às 15h30 para viajar com o filho de 17 anos e o atual marido. Ela mora na Bélgica e veio passar férias em Marabá, onde o adolescente mora com o pai. Após embarcar para Paris na terça, fizeram escala em Guarulhos, onde a imigração os impediu de seguir viagem. Por causa das diferenças de horário entre as Varas de Guarulhos e de Marabá, não conseguiram resolver o problema em um dia.

"Como a companhia aérea não informou da necessidade de autorização do pai, eles acabaram pagando todas as despesas", conta Delfina, que ficou hospedada duas noites com a família em um hotel de Guarulhos. "Agora deu certo. Mas seria bom se tivesse a Vara no aeroporto. Resolveria mais rápido."

Já a vendedora autônoma Ligia Batista, de 43 anos, teve de encarar despesas de hotel no aeroporto e táxi até a Vara. Ela, que mora há 20 anos em Miami, veio passar férias com o filho de 8 anos, cujo pai está desaparecido. Na hora de voltar, foi barrada.

"Tenho a guarda provisória dele, e com essa mesma documentação consegui viajar em agosto, quando já havia a nova resolução. Dá vontade de chorar", diz Ligia, que calcula ter gastado R$ 500. "Acho absurdo. Se fosse um estranho, mas sou a mãe. Já perdi o voo das 3h45. Se fosse no aeroporto, talvez conseguiria pegar o de meio-dia."

Estrutura. Até 1996, havia um posto da Vara da Infância no aeroporto, onde trabalhavam voluntários. Segundo Daniel Issler, juiz titular da Vara de Guarulhos que atualmente é juiz auxiliar da presidência do CNJ, o posto foi fechado por não ter juiz. O Estatuto da Criança e Adolescente determina que autorizações só podem ser assinadas por ele.

"A comarca de Guarulhos, com 1,5 milhão de pessoas, tem uma Vara com um juiz. Já é uma situação-limite pelo volume de serviço e quantidade de servidores. Se fosse ter mais Varas, a prioridade seria criar uma segunda e até uma terceira. Teria de ter um aporte maior de recursos humanos e materiais, especialmente de juízes, que, infelizmente, não tem."

Segundo Issler, a demanda é maior nas férias e cresceu com a resolução, mas "não justifica deslocar um juiz para o aeroporto diante das necessidades da população". "Situações de risco, crianças privadas dos direitos, abandonadas e intimidadas são prioridade", destaca o juiz.
estadão

Aires suspendeu voos para a Venezuela


Aires

A companhia aérea colombiana Aires, anunciou através de um comunicado a suspensão imediata de seus vôos para a Venezuela.

As razões são a persistência de problemas que têm com o pedido de autorização com a aviação venezuelana.

Na declaração da empresa Aires, lê-se a seguinte citação: "Assim, após a difícil situação política que ocorre entre o governo colombiano eo governo venezuelano será suspenso voos entre os dois países."

Além disso, a companhia aérea colombiana informou que estará se comunicando com os passageiros que tinham comprado bilhetes para este destino, a fim de compensá-los financeiramente.

Até agora a Aires foi a única empresa da Colômbia a suspender seus voos para a Venezuela porque, segundo a Aeronáutica Civil da Colômbia, a Avianca e a AeroRepública continuam voando em território venezuelano, apesar da decisão da Venezuela em romper relações.

firstclass

Ambição de ser a primeira companhia aérea europeia.


A companhia aérea de baixo custo Ryanair anunciou que tinha registado mais de 7 milhões de reservas em julho, mais do que quaisquer outras companhias aéreas europeias.
Hoje cotovelo a cotovelo, a baixo custo continua crescendo, tanto que não esconde sua ambição de se tornar este ano a primeira companhia aérea europeia.
Em 2009, a Ryanair transportou 63,5 milhões de pessoas.

Inicialmente em versão regional a Easyjet testa nova versão para seu site


A transportadora de baixo custo mudou algumas das funcionalidades em torno da sua homepage para dar mais exposição para os negócios, ofertas e outros canais que ela oferece.

versão existente:

easyjet old

versão catalã:

easyjet new

Esteticamente o site tem algumas mudanças que estão sendo testadas, bem como as ferramentas de busca do núcleo adotam uma posição diferente em outro lugar na página inicial.

SNA se reúne com a GOL para tratar do PLR de 2010, escalas de voo e outros assuntos importantes para a classe



O SNA participou no dia 27 de julho de reunião com a empresa GOL. Um dos assuntos tratados foi o PLR de 2010. A empresa havia proposto iniciar as discussões sobre o PLR 2010 ainda no primeiro semestre deste ano.

Os sindicatos de aeronautas e aeroviários e a Fentac estiveram presentes em três reuniões e apresentaram diversas sugestões de ajustes na proposta apresentada. O texto final do acordo será encaminhado aos sindicatos até o dia 30 de julho. Depois de ser analisado, iremos publicar um boletim com todos os detalhamentos da proposta que, em seguida, será avaliado pelas assembleias específicas dos aeronautas e aeroviários da empresa.

Apesar dos esforços em fazer a discussão com antecedência, o Sindicato repudia a resistência da empresa em acatar a totalidades das sugestões apresentadas pelos trabalhadores, o que traria um conforto maior para atingirmos as metas.

Após a reunião sobre PLR, o SNA recuperou todos os itens que foram abordados na reunião emergencial realizada no último dia 12 de julho. Clique aqui para rever todos os itens. (Link: http://aeronautas.org.br/informes/396-sna-se-reune-com-diretoria-da-vrg-gol)

O atual diretor de gestão, Sr. Sommer, se mostrou empenhado na busca das soluções e antecipou aos presentes que alguns projetos estão sendo analisados e viabilizados para atender às reivindicações encaminhadas, mas ainda não existe prazo para implementação.

Com relação às escalas de voo, o Sindicato tomou conhecimento que, em agosto, serão confeccionadas manualmente, até que o programa adquirido da Luftansa seja adaptado e aprimorado pelos técnicos. Isso prova que, apesar de nove meses de estudos e testes, o programa falhou.

Ainda sobre o assunto, o SNA exigiu que a empresa tome providências imediatas com relação à continuidade de solicitações (pressões/coações) feitas pelos controladores/escaladores para que os aeronautas voem contrariando a regulamentação profissional e, em consequência, colocando em risco a segurança de voo, a saúde e a higiene do trabalhador.
Os representantes da empresa foram veementes em afirmar que, diferente do que está sendo divulgado, a empresa não está contratando comandantes e sim preparando definitivamente um quadro de carreira para todos os aeronautas. Foi afirmado também que, possivelmente em agosto de 2010, as escalas poderão ser copiadas através de impressoras que serão instaladas nos D.O.s.

As negociações não foram concluídas. Esperamos que a empresa se manifeste brevemente sobre os demais itens encaminhados, pois são 10 anos de espera, de colaboração e compreensão.

sna

Receitas acessórias


A receita extra recolhidas pelas companhias aéreas, devido às vendas a bordo, taxas adicionais de bagagem ou comissões de reservas de hotel continuou a aumentar em 2009.
Segundo um estudo e consultoria IdeaWorks Amadeus, baseado no desempenho financeiro de 96 companhias aéreas, disse que a receita subiu 43% para 11.000 milhões de euros.

Shanghai Airlines deixará a Star Alliance




A
Shanghai Airlines vai deixar de ser membra da Star Alliance em 31 de outubro, o fato emerge como esperado.

A companhia foi adquirida pela China Eastern Airlines, que havia decidido anteriormente juntar-se à aliança Skyteam.

Dassault com lucros e incertezas


O primeiro semestre foi caracterizado por realizações do Grupo, tanto em entregas do Falcon como em rentabilidade.

No entanto, devido à crise persistente, a Dassault ainda enfrenta incertezas.

33 horas em um monomotor

Um grupo de oito pilotos brasileiro autodenominado Brazilian Airteam saiu de São Paulo em três RV 10 (monomotor da Van's Aircraft), viajou 33 horas durante cinco dias, e aterrissou sábado no Wittman Field, para participar da Air Venture 2010. A viagem foi tranqüila, exceto por uma tempestade no Caribe, que os obrigou a descer na ilha de Providenciales.

Os aventureiros são: Victor e Jairo Yancovitz, Ricardo Stipp, Antonio Nallin, Paulo Pizzato, Diogo Luz, Roberto Aparecido Rodrigues e Raul Federico Fernandez.

aeromagazine

Azul começa a operar voos diários para São Luís e Teresina a partir de 1º de Setembro

Dois novos destinos começam a ser servidos pela Azul Linhas Aéreas Brasileiras a partir de setembro. São Luís, no Maranhão, e Teresina, no Piauí, com isso sobe para 23 o número de cidades servidas pela companhia. O voo partirá todos os dias de Campinas para São Luís com escala em Teresina. Ou seja, a rota vai atender também o tráfego aéreo entre as duas cidades. As passagens aéreas já estão sendo vendidas e as novas rotas entram em operação no dia 1.º de setembro com voos diários.

No primeiro mês de operações, os bilhetes estão com preços promocionais. Até 30 de setembro, é possível voar de Campinas para São Luís ou de Campinas para Teresina por preços a partir de R$ 199 por trecho (válido para viagens de ida e volta). De São Luís para Teresina, as passagens variam a partir de R$ 69,00 por trecho.

Os voos partirão diariamente de Campinas para Teresina às 22h35 com chegada à capital piauiense à 1h40. De Teresina, o voo parte para São Luís, onde tem chegada prevista para 3h. No sentido contrário, os voos partem de São Luís às 3h30 com chegada a Campinas às 7h55. De Teresina a decolagem é às 4h50 com chegada a Campinas às 7h55. Quem quiser embarcar em São Luís para Campinas poderá sair da capital maranhense às 3h30 e chegar a Teresina às 4h20.

spottingviracopos

RUSSOS VÃO ABRIR IMPORTAÇÕES

http://1.bp.blogspot.com/_AxCuBauiBF0/SjbtjGb8VFI/AAAAAAAACQo/XmXC5nD4Gsc/s400/Sukhoi+Superjet+100,+primeiro+avi%C3%A3o+comercial+russo+desde+o+fim+da+Uni%C3%A3o+Sovi%C3%A9tica+faz+seu+primeiro+voo+na+Paris+Air+Show.jpg
A Rússia já isenta de taxas de importação aeronaves comerciais estrangeiras para menos que 50 e mais que 300 passageiros, mas é possível que em breve também isentem desses impostos os modelos com capacidades entre 250 e 300 passageiros.

Dois motivos são apontados para justificar a medida: o rápido aumento da demanda interna por essas aeronaves, cujos correspondentes nacionais ou não existem ou estão ainda em desenvolvimento, e um esforço para forçar os fabricantes russos a desenvolver modelos competitivos em termos globais.
hangardovinna

Venda de Refeições à Bordo Avança Timidamente no Brasil. O Que Esperar?

Muitas cias têm reduzido o serviço de bordo alegando que o peso e o espaço ocupado pelas refeições, além dos custos associados a sua confecção dentro dos padrões aeronáuticos e da logística envolvida, tornam o preço das passagens menos competitivos. Quanto mais peso, mais combustível se gasta e quanto menos espaço ocupado pelas “cozinhas” (galleys) dos aviões, mais assentos podem ser instalados. Isso tudo sem falar no custo Brasil…

A opção de algumas foi continuar servindo refeições como uma forma de se diferenciar das demais cias aéreas em termos de serviço. Um exemplo por aqui é a Avianca Brasil que sempre chama a atenção para esse diferencial nas entrevistas dadas à mídia em geral, mas que tem um site horrível e que nada faz para divulgar isso…

Outras optaram por oferecer um serviço mais espartano ou até não oferecer nenhum tipo de serviço incluído. A low cost americana Spirit e a irlandesa Ryanair são exemplos, já que aboliram o serviço de bordo quase por completo. Se você quiser alguma coisa, de bebidas ao amendoim vai ter que recorrer as opções disponíveis para venda. O americano, que já se acostumou a isso, compra alimentos nas lanchonetes dos aeroportos, sendo que alguns tem áreas que podem ser comparadas a praças de alimentação de shoppings pequenos, e faz um verdadeiro piquenique nos vôos mais longos. Um festival de odores de todo tipo de comida nos ares!

Para tentar agradar gregos e troianos, algumas cias aéreas passaram a vender opções de refeições/lanches nas aeronaves.

Refeições podem ser dispensáveis em vôo curtos, mas em um país de grandes dimensões como o Brasil e se tratando de transporte aéreo que requer normalmente longos deslocamentos até os aeroportos e antecedência de chegada, esse item não é assim tão dispensável em uma boa parte dos vôos. A opção de comer no aeroporto no Brasil é limitada pelos preços cobrados pelas suas lanchonetes e restaurantes, normalmente muito acima dos praticados nos centros comerciais dentro das cidades.

Então o que esperar desses menus de venda à bordo?

A Gol foi a pioneira na venda de alimentos a bordo. O seu cardápio atual inclui refrigerantes, sucos, cafés, chás, sanduíches e combinados, além de castanhas, chocolates, batata chips e outras pequenas guloseimas. O cardápio é claro, traz a quantidade contida nas embalagens de alimentos sem um padrão claramente identificável pelo consumidor. Existe também uma opção Kids (pão de forma branco grelhado, queijo cremoso, presunto e queijo prato).

Vale lembrar que o serviço básico baseado em biscoitos e refrigerante em copo não foi abandonado.

A Webjet vai iniciar testes de venda de produtos em breve em apenas uma rota, São Paulo/Salvador. As opções da Webjet incluem sanduíches e combinados, sopa em copo, castanhas, chocolates, batata chips e outras pequenas guloseimas. O cardápio não faz menção a bebidas fora dos combinados e nem traz quantidade contidas nas embalagens de alimentos sem um padrão claramente identificável pelo consumidor. Chama a atenção ainda o fato do sanduíche nomeado como light ser feito com croissant, uma opção bem calórica, e de que os preços estão acima dos praticados na Gol. A opção de chiclete no cardápio também poderia ser abolida para o bem dos estofados e da higiene das aeronaves (os bons usuários pagam pelos maus neste caso).

Tomara que a Webjet venha a fazer ajustes durante essa fase de teste, já que uma empresa que quer ser conhecida com low cost e low fare não pode vender produtos com preços superiores a da concorrência. Preços mais acessíveis seriam inclusive um chamariz para o novo passageiro que trocou o ônibus pelo avião. Não é porque ele paga caro nas paradas do ônibus é que ele tem que pagar também nos ares. Hora de mudar a lógica, até porque o deslocamento até uma grande parte dos aeroportos não é tão barato assim.

Para efeito de comparação vou citar alguns menus de cias aéreas que se autonomeiam low cost e low fares.

A Jetblue, cia aérea na qual a Azul foi inspirada, além de oferecer um menu de bebidas e snacks já incluidos, passou a oferecer recentemente algumas caixas de guloseimas que compostas de formas variadas a fim de atingir públicos diferentes. As combinações podem incluir frutas secas, biscoitos, chips, torradas, salame, dips, até uma combinação de queijos. As caixas são vendidas por 6 USD cada e são feitas para agradar ao público americano.

Na Spirit, o cardápio inclui apenas bebidas alcoólicas e não alcoólicas e alguns poucos snacks do tipo biscoito, batata Pringles, M&M e Cup Noodles. Nada de sanduiches ou algo mais saudável.

Já a alemã Air Berlim, além do seu serviço básico que inclui bebidas e snacks oferece pratos gourmets. Esses pratos são vendidos a partir de 8,50 Euros (Penne com molho de tomate, manjericão e parmesão), mas a maioria custa cerca de 9,90 Euros. Querer ser gourmet nos ares sai caro.

A maior low cost asiática, a Air Asia oferece uma variada gama de opções que inclui bebidas, guloseimas, sanduíches, cachorro quente, pão pizza, pequenos pratos orientais ou combinados, cup noodles e por ai vai. O cardápio é bonito e até dá vontade de provar alguns pratos (a partir de 90 THB ou cerca de 4,90 reais) e tem bons preços. Um modelo a ser copiado. Não há opção de cerveja ou bebidas alcoólicas no cardápio. A cia parece ter decido ganhar em volume e não em preço, já que também aboliu o serviço de bordo incluído no preço da passagem.

A inglesa Ryanair oferece um menu com que inclui cervejas, sanduíches, pizzas, bebidas não alcoólicas e alcoólicas variadas (até champanhe), guloseimas e uma série de snacks e bebidas rotuladas como escolhas saudáveis. Sanduíches podem ser encontrados a partir de 5 euros. Além dos preços (a Ryanair vende a passagem a preços baixos mas cobra tudo o que pode nos extras), pesa contra a Ryanair as constantes reclamações sobre a qualidade das refeições oferecidas.

O que as nossas cias cobram é um preço justo? Está caro ou está barato? Fiz uma pequena tabela comparando os menus.

Eu sempre acho que o poder de compra dos meus suados reais está mais para o do Bath tailandês do que para o Euro como sugere a tabela, mas se for pelo índice Big Mac, eu é que estou subvalorizando meus reais. Se bem que há grandes chances mesmo é do Mc Donalds andar cobrando muito pelo que oferece aqui no Brasil…

Quer saber mais sobre refeições servidas nos ares e a opinião de pessoas como você? Não deixe de visitar o Airlinemeals.net, um site que andou adormecido e que voltou a ativa recentemente.

aquela passagem

British Airways agrava prejuízo em 15,1%


A British Airways teve um prejuízo de 122 milhões de libras no segundo trimestre deste ano, embora a nível operacional tenha reduzido o prejuízo operacional em 23,4%, para 72 milhões de libras, designadamente pela subida do yield (preço médio por quilómetro) em 13,5%.

A companhia britânica, que está em processo de fusão com a Iberia, já aprovada pelas autoridades da União Europeia, que também já deram luz verde à formação de uma joint-venture com a American para os voos transatlânticos, indicou que no segundo semestre teve uma queda dos proveitos em 2,3%, para 1.937 milhões de libras, pelo impacto na sua operação dos encerramentos do espaço aéreo europeu devido à nuvem de cinzas vulcânicas, bem como pelas greves do seu pessoal de cabina.

apea

Lufthansa triplica lucros no segundo trimestre


O Grupo Lufthansa anunciou nesta quinta-feira que atingiu um lucro de 159 milhões de euros no segundo trimestre do ano, triplicando os valores registrados no mesmo período do ano passado.

De acordo com a empresa, os principais fatores que contribuíram para este resultado foram o aumento da procura, em especial no transporte de mercadorias e no tráfego intercontinental, e os esforços em reduzir os custos em todas as áreas do grupo.

No conjunto dos primeiros seis meses do ano, o total das receitas da empresa alemã aumentou 23,5%, para os 12,6 bilhões de euros. As receitas de passagens aumentaram 30%, para os 10,2 bilhões de euros.
jt

Low cost voam “baixinho” em Lisboa



As low cost são o único segmento de tráfego aéreo em queda no Aeroporto de Lisboa no primeiro semestre deste ano, durante o qual a TAP, que ultrapassou o nível pré-crise do primeiro semestre de 2008, se afirma como o "motor" da recuperação, sendo responsável elevar a taxa de crescimento do Aeroporto de 1,5% para 3,8%.
apea

Air India pensa em criar uma Low Cost

Uma nova low cost pode surgir no mercado indiano.

Air india to soon launch low cost carrier

De acordo com o newKerala.com a Air India lançará em breve uma companhia doméstica que irá competir neste segmento com outras já bem implementadas.

O mercado paralelo de milhas

Consumidor já se acostumou a comprar e vender milhas à margem da companhia aérea. Juridicamente, não há ilegalidade, mas a empresa pode cancelar o benefício


Marina Falcão - Jornal do Commércio
Nas páginas dos classificados dos jornais, os anúncios são discretos. Mas na internet, há até empresas que se dizem especializadas em agenciar a compra e venda de milhas (Varig e Gol) e pontos fidelidade (TAM). Tudo, é claro, contrariando o regulamento oficial dos programas de fidelização de clientes das companhias aéreas. Para ganhar um dinheiro extra no final do mês ou adquirir uma passagem por até metade do preço, há quem se submeta aos riscos do mercado paralelo de milhagem.
Segundo as regras dos programas, as milhas ou pontos não podem ser transferidas para outra pessoa. Mas é permitido emitir bilhetes aéreos no nome de terceiros. E é através dessa brecha que o taxista André Luís Gomes, 38 anos, compra milhas de desconhecidos. Estou querendo comprar pontos para viajar para Rio Branco, no Acre. Já fiz isso várias vezes. Pago até R$ 320 por 10 mil milhas. Da última vez que fui conferir o preço, a passagem estava saindo por mais de R$ 500. A diferença é muito grande, conta.
Algumas variáveis afetam o preço das milhagens no mercado paralelo. Se estiver ocorrendo alguma promoção de passagens, o valor da milhas cai para poder competir diretamente com as companhias.


A dona de casa Suzana Ferreira (nome fictício) conta que tinha 20 mil milhas no TAM Fidelidade e queria trocar por duas passagens para São Paulo. Uma para ela, outra para o filho. Na época, a concorrente Gol lançou uma promoção pela qual Suzana conseguiu comprar os dois bilhetes para o destino desejado por um preço irrisório. Para pagar o gasto - e ainda sair no lucro -, ela decidiu vender os seus pontos da TAM. Como a promoção já tinha acabado, consegui vender por um bom preço. Por cada trecho (10 mil milhas), recebi R$ 350.

As milhas ou pontos acumulados têm prazo de validade: dois anos no TAM Fidelidade e três no Smiles. É quando ele está perto de expirar, e o cliente não vai usá-las, que é possível encontrar as melhores ofertas. No desespero para não perder o acumulado no programa, se vende por qualquer preço, conta a professora Eliana Silva (nome fictício), assídua compradora de milhas.

Conforme explica o diretor jurídico do Procon de Pernambuco, Roberto Campos, comercializar milhas não configura crime, diferente do ato de vender vale-alimentação ou vale-transporte. Mas ele aconselha o cliente a não vender nem comprar milhagem. A pontuação é um benefício promocional das empresas. Para participar, o cliente deve seguir as regras. Fica resguardado à companhia aérea o direito de excluir do programa aqueles que contrariem as determinações.

E é exatamente isso que as empresas fazem quando identificam que um cliente está emitindo passagem em nome de terceiros após realizar uma transação comercial. A exclusão pode ser temporária ou definitiva, independente de haver ação judicial.

Dessa forma, os portais que se encarregam de intermediar profissionalmente o comércio de milhagem atuam de forma impessoal. Negociamos os pontos pelo melhor valor do mercado de forma rápida, segura e sigilosa, permitindo que você utilize seus créditos da maneira que lhe for mais conveniente está na página inicial do portal da GlobalMilhas.

Detalhe: o cliente que quiser vender sua pontuação deve enviar a senha do seu cartão fidelidade para empresa, que se encarregará de emitir um bilhete no nome de outra pessoa, a compradora. Dispondo da senha, não há como garantir que a GlobalMilhas vai sacar somente a quantidade de milhas que o cliente deseja vender.

O aviso de que a operação de emissão do bilhete foi concluída é um e-mail enviado pela GlobalMilhas. A empresa fica sabendo a senha do cartão fidelidade até que o cliente a altere na companhia aérea. Um percentual da negociação não informado no site fica para a intermediadora, que alega ter 15 anos de experiência neste mercado. Não há telefone de contato da empresa, endereço ou nome do empresário responsável disponível no portal. Se der alguma coisa errada, o cliente vai reclamar para quem?, questiona Campos.
aeronauta

oficinas de manutenção aeronáutica homologadas pela anac

Para garantir a segurança operacional na aviação civil, as atividades de manutenção (recuperação, conserto e troca de peças) e modificação de aeronaves devem ser feitas obrigatoriamente por empresas certificadas pela ANAC. Elas devem seguir todos os padrões legais para funcionar, como a certificação na Agência tanto da empresa quanto das peças e equipamentos utilizados. Para atender as cerca de 12 mil aeronaves registradas no país, estão válidas e funcionando cerca de 470 oficinas de manutenção aeronáutica nos 27 estados brasileiros. Na página da ANAC na Internet é possível consultar a lista de oficinas pelo nome do estabelecimento, pela cidade ou Estado onde se localiza. Ao clicar sobre o nome da empresa, são apresentados os contatos cadastrados pela oficina na Agência e detalhes sobre o tipo de serviço prestado.
hangar do heinz

Domingo Aéreo 2010!

ENTRADA FRANCA

Local: Academia da Força Aérea

Estrada de Aguaí, Km 39 – SP 225 – Pirassununga/SP

Entrada: Portão Principal

Data: 01 de Agosto de 2010

Horário: 09h às 16h

Estacionamento gratuito.

Proibida a entrada no evento com bebida alcoólica.

Haverá Posto Médico próximo ao hangar da Praça de Alimentação.


Acesse aqui a Programação do Domingo Aéreo 2010.

domingoaéreo

Mais dois Embraer 195 para a Azul

Chegou à frota da Azul Linhas Aéreas, o PR-AYI, mais um Embraer 195. O nome da aeronave será Azul Celeste.

E falando nisso, já foi avistado em São José dos Campos o PR-AYJ, outro Embraer 195, com o nome de Azul Real.

eaglesky

Minha praia...



Não é linda? Essa é a praia do aeroporto Princess Juliana, na ilha de Saint Marteen, no Caribe. Aeronaves comerciais passando a pouca altura na praia são (mais) uma atração do local, além destas águas lindas e quentes. Essa é uma excelente dica de viagem. A ilha é toda linda, mas essa praia em si, é muito divertida.
diretodocockpit


Uruguai recebe novos radares de vigilância aérea

http://www.tecnodefesa.com.br/images/stories/arsr3duruguai.jpg

A Força Aérea do Uruguai (FAU) acaba de receber dois radares tridimensionais de vigilância aérea ARSR 3D(M) LANZA, fornecidos pela empresa espanhola Indra. Trata-se de uma unidade fixa, posicionada em Santa Clara, noroeste do país, e outra móvel, que será deslocada para o centro de Comando e Controle do CG da Força Aérea.

Nesse local, as informações coletadas pelos radares servirão, entre outras coisas, para monitorar voos clandestinos, emitir alertas de possíveis colisões e observar fenômenos climáticos.

Os dados coletados pelos radares serão compartilhados com o controle de tráfego aéreo civil, que poderá contar, em breve, com outra unidade instalada no Aeroporto Internacional de Carrasco. Segundo autoridades da FAU, o equipamento, que tem custo estimado em US$ 25 milhões, vai aumentar consideravelmente a capacidade de monitoramento do espaço aéreo uruguaio.

plano brasil

P180 Avanti II da Ferrari, o turbo-hélice mais rápido do mundo

Você sabia que a Piaggio Aereo Company, que é a fabricante do Avanti II, na verdade é detida em parte pela família Ferrari?

Um desses aviões é utilizado para levar os pilotoa de Fórmula 1 da equipe Ferrari para as corridas. Este avião - que transporta até nove passageiros - foi destaque durante o Dubai Air Show 2007.

O Piaggio P180 Avanti II da Ferrari é a aeronave turbo-hélice mais rápida do mundo, atingindo uma velocidade máxima de 450 mph (724.2 km/h). Tem um alcance de 1.800 milhas e voa a uma altitude máxima de cruzeiro de 41.000 pés, que é similar a outros jatos privados comerciais, mas consome 30% menos combustível.


Veja o vídeo:

Popout

desástres aéreos

Winglets diferentes

Você já tinha visto winglets assim? São as Spiroids, projeto da empresa americana Aviation Partners, especializada em winglets. Elas foram instaladas em um Falcon 50 e estão em teste.

aeromagazine

Rússia frustra sequestro de avião com mais de 100 a bordo em Moscou


MOSCOU - Forças especiais russas fizeram nesta quinta-feira uma rápida operação para deter um homem que havia tomado o controle de um avião, com mais de 100 pessoas a bordo, em pleno voo (doméstico) com destino ao aeroporto de Domodedovo, em Moscou.

- Durante o voo houve a tentativa de sequestrar o avião. Depois do pouso no Domodedovo, (o voo) foi liberado graças às ações bem coordenadas do Ministério do Interior e do FSB (serviço de segurança nacional) - disse uma porta-voz do aeroporto, que considerou a operação a mais rápida para liberar um avião na história da Rússia.

A funcionária contou que o avião estava a caminho de Moscou proveniente da cidade de Mineralnye Vody, no Cáucaso, quando foi sequestrado. Havia 105 pessoas a bordo, incluindo sete tripulantes e cinco crianças, disse o promotor-geral do comitê de investigação, em comunicado.

- Como condição para soltar os reféns, (o sequestrador) pediu que o colocassem em contato com o primeiro-ministro russo (Vladimir Putin) - disse.

Citando fontes policiais, a agência de notícias Itar-Tass informou que todos os passageiros foram liberados em segurança depois que integrantes das forças especiais disfarçados de médicos abordaram a aeronave no aeroporto.

o globo

Anac suspende operações de transporte de valores no aeroporto de Caruaru


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinou, nesta quinta-feira (29), que as operações de transporte de valores no Aeroporto Oscar Laranjeiras, de Caruaru, Agreste do Estado, sejam suspensas temporariamente. A medida é preventiva e ficará em vigor até que o administrador do aeroporto comprove as condições de segurança para realizar esse tipo de transporte.

Um avião que estava para decolar no Aeroporto Oscar Laranjeiras foi alvo de ladrões, na noite da última segunda-feira (26). Oito homens invadiram o pátio usando uma caminhonete e atiraram várias vezes na asa da aeronave, obrigando o piloto a abrir as portas.

O grupo conseguiu roubar malotes com dinheiro, cheques e documentos, que seriam transportados de Caruaru para o Recife. Após o roubo, os criminosos abandonaram a caminhonete e fugiram em motocicletas. Ninguém ficou ferido.

Reprodução / TV Globo


Segundo a Anac, a informação da restrição será comunicada por meio de um aviso aos aeronautas, disponível em um sistema da Aeronáutica consultado por todos os pilotos ao prepararem um plano de voo. A ANAC fará também uma inspeção no aeroporto de Caruaru para verificar o cumprimento dos requisitos legais com respeito aos itens de segurança contra atos de interferência ilícita.

Segurança

Sobre a responsabilidade da segurança do Aeroporto Oscar Laranjeira, a Secretaria de Transportes de Pernambuco disse que, em convênio firmado em novembro do ano passado, coube à Prefeitura de Caruaru, entre outros itens, a vigilância do Aeroporto.

A Prefeitura de Caruaru negou essa responsabilidade e falou que essa função é de responsabilidade da Polícia Militar. A assessoria da Secretaria de Defesa Social (SDS) informou que o policiamento dentro do Aeroporto de Caruaru cabe à Prefeitura.

A assessoria da SDS disse, ainda, que a Infraero também já se pronunciou informando que a Prefeitura de Caruaru é responsável pela segurança interna do aeroporto.

Investigação

O piloto e o tripulante que estavam no avião no momento do crime foram ouvidos pela PF. Outros funcionários e pessoas que estavam a serviço da empresa de segurança que alugou o avião também foram chamados para prestar depoimento.

A Polícia Federal (PF) localizou, na manhã da quarta (28), parte dos malotes roubados do avião. Alguns cheques foram encontrados espalhados pelo mangue sob a ponte Motocolombó, que liga o bairro de Afogados a Imbiribeira.

Não há informações sobre a quantidade exata de cheques. Ninguém foi preso. O material será analisado pelo IC e os resultados serão encaminhados para a Polícia Federal de Caruaru, responsável pelo caso.

A PF também fez a perícia na caminhonete, que foi usada pelos bandidos para assaltar o avião e novas testemunhas também devem ser ouvidas.

correiodoestado

Temos Vagas: Aux.Documentação Técnica- exclusiva para PCD GRU

Aux.Documentação Técnica- exclusiva para PCD GRU
Empresa: TAM Linhas Aéreas

Nível hierárquico
Administrativo (Auxiliares/Apoio)

Descrição
Distribuir e atualizar publicações operacionais a bordo das aeronaves e em outros departamentos.

Informações referentes à empresa
A TAM Linhas Aéreas é uma empresa líder no mercado doméstico de aviação comercial e possui uma filosofia baseada na ética e no cliente. A preocupação com o passageiro e com o colaborador encontra-se presente desde os princípios mais elementares da empresa. Para sustentar seu plano de expansão, busca profissionais identificados com a sua atividade e filosofia empresarial para fazerem parte de sua equipe de colaboradores. Cadastre seu currículo e venha trabalhar conosco.

Tipo de Oportunidade
Vaga

Formação desejada
Ensino Médio Completo

Remuneração oferecida
A Combinar

Qualificações e conhecimentos desejados
Desejável inglês básico; Necessário segundo grau completo.

Idioma desejado/proficiência
Inglês - Domínio da leitura técnica

Local de trabalho
Aeroporto Guarulhos

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fonte: elancers