PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Boeing 737 Checklist:


Você tem um problema sério com os papéis de checklist?
Você está sempre os perdendo?

A partir de agora ... temos a solução!


























Até 14 categorias checklist e mais de 150 itens de lista em um só lugar.

Categorias Lista de verificação:

1. CHECKLIST prestart
2. CHECKLIST STARTUP
3. ANTES DE LISTA DE TAXI
4. LISTA DE TAXI
5. ANTES DE LISTA DE DECOLAGEM

6. LISTA DE DECOLAGEM
7. CHECKLIST CLIMBOUT
8. LISTA DE CRUZEIRO (acima de FL 180)
9. LIST
A DE DESCIDA
10. LISTA DE ABORDAGEM
11. LISTA DE POUSO
12. TAXI PARA RAMP CHECKLIST
13. CHECKLIST SHUTDOWN
14. PROTEÇÃO DE AERONAVES

Avião de brinquedo com turbina de verdade chega a 586 km/h


Você é um daqueles fanáticos por aviões de brinquedo? Normalmente, aqueles que são destinados a brincadeiras infantis não atingem velocidades extremamente altas, principalmente por questão de segurança. Em um vídeo no YouTube, entretanto, você pode conhecer o outro lado: um aeromodelo que chega a incríveis 586 km/h.

O avião usa uma turbina Jetcat P160 SE, utilizada em aeromodelos muito maiores. Para o lançamento, ela é aquecida por alguns segundos e faz um barulho bastante alto, até que o veículo começa a voar. A velocidade impressiona: parece fácil perdê-lo de vista, mas o “piloto” consegue pousá-lo em segurança no mesmo local.

Via Update or Die

Boeing vai incluir uma plataforma de entretenimento baseado em Android


O novo Boeing 787 Dreamliner vai oferecer opções de entretenimento baseado no sistema operacional móvel Android, que será usado em servidores de ambas as aeronaves e as telas serão localizados nas poltronas.

Estes são fornecidos pela Panasonic, e consistem em uma configuração que será diferente para cada categoria.

  • Classe Econômica serão oferecidos, tais como telas sensíveis ao toque
  • Classe empresarial está sendo testado em um método que permite o controle gestual, uma vez que estão localizados mais distantes.

Além desta novidade a Boeing confirmou que já recebeu 820 encomendas para o novo 787 Dreamliner, um avião que pudesse ganhar terreno entre as companhias aéreas se eles apreciam o potencial de suas escolhas de entretenimento baseado em Android.

boing android

Nós aqui já usamos o Android para entretenimento durante voos há algum tempo, né? Há pouco tempo fui a São Paulo e quase finalizei Samurai II Vengeance no trajeto. A novidade no Boeing 787 Dreamliner é que o passageiro não precisará mais do seu próprio Android para aplacar o tédio dentro do avião. A Boeing irá incluir a diversão no pacote.

Com a recente popularização da conectividade WiFi no interior de aeronaves, o plano da Boeing é dar um passo adiante e usar o Android para prover conteúdo de entretenimento aos passageiros no novo 787 Dreamliner, conforme anunciado hoje.

O novo sistema irá substituir as tradicionais telas disponibilizadas aos passageiros, fixadas à parte traseira do acento da frente. Com telas touchscreen disponíveis até mesmo para os passageiros da classe econômica (vejam só), o Android será usado para dar acesso a conteúdo multimídia e possibilitará rodar apps durante as viagens.

É mais um espaço (o aéreo) ocupado pelo Android em virtude da maleabilidade inerente um sistema open source.

droider

Finnair &¨Angry Birds

A companhia aérea finlandesa Finnair fez uma parceria com seus colegas finlandeses da Rovio, criadores do Angry Birds, o jogo mais popular em plataformas móveis , que lançaram um vôo com tema "Angry Birds."

O Angry Birds voou a 10.000 metros de altura com os fãs mais fervorosos,devidamente selecionados em uma competição .O vôo para Cingapura foi a partir de Helsínquia chamado "Angry Birds Desafios asiáticos", o voo partiu ontem em 20 de setembro e que permitiu uma competição particular durante a viagem através da instalação de consoles especiais em cada um dos assentos Airbus A340 especialmente decorada para a ocasião.

A nota destaca que a Finnair vai bordo de um "pássaro de verdade irritado." Queremos ver aquele pássaro passando por postos de segurança.

Passaredo disponibiliza check-in digital pela internet


A Passaredo Linhas Aéreas passa a oferecer a partir desta segunda-feira o serviço de check-in on-line, que na empresa será conhecido como Check-in Digital. Disponível através do sitewww.voepassaredo.com.br, o serviço passa a ser oferecido nos 22 aeroportos atendidos pela Passaredo, garantindo assim maior praticidade, rapidez, facilidade e conforto aos clientes na hora do embarque.

Com o check-in digital os passageiros podem imprimir seus cartões de embarque em casa, evitando filas. ”O serviço requer apenas de um computador com conexão à internet. O sistema é seguro e permite ao passageiro ter certeza sobre os dados fornecidos para sua viagem”, afirma Ricardo Cagno, diretor comercial e marketing da empresa.
jornal de turismo

Bombardier cortará produção de jatos regionais em janeiro de 2012

A Bombardier cortará a partir de janeiro a produção da família de aviões comerciais regionais CRJ, diante da demora das companhias aéreas em fazerem encomendas por causa das incertezas econômicas. Maior concorrente da brasileira Embraer na produção de aviões regionais, a companhia canadense disse que não fará demissões e que planeja transerir para outros programas cerca de 350 empregados que trabalham na fabricação de aviões de 60 a 99 assentos.

"As mudanças em nossa produção refletem as atuais condições econômicas e uma desaceleração nos pedidos pelo CRJ", afirmou o porta-voz da Bombarbier John Arnone. A Bombardier ainda planeja entregar cerca de 90 desses aviões em 2011, como previsto, e divulgará as metas de entregas para 2012 após o fim do ano fiscal em 31 de janeiro de 2012.
A companhia com sede em Montreal, também fabricante de trens, tinha afirmado em agosto que havia o risco de cortar a produção se os pedidos pelo CRJ não aumentassem. "Isso reflete uma incerteza generalizada na aviação sobre para que direção a economia está indo não só no Canadá ou no Estados Unidos, mas no mundo todo", disse o analista independente Robert Kokonis.
A divisão aeroespacial da Bombardier também fabrica jatos executivos e aviões turboélices. Atualmente trabalha no C-Series, nova família de jatos de longo alcance com 100 a 149 lugares e que marca a entrada da Bombardier no mercado dominado por Airbus e Boeing. O C-Series deve chegar ao mercado em 2013.
"O segmento de aviões regionais ficou proporcionalmente menor, e provalvelmente ficou ainda menor em termos de rentabilidade para a companhia", disse o analista David Tyerman.

12 horas aérea

Avião atinge carro no momento do pouso e vai parar distante da pista no Maranhão




Depois da queda uma das asas ainda chocou-se com um veículo que passava pelo local.

Na tarde de do último sábado (17) um avião de pequeno porte caiu no aeroporto desativado da cidade de Coroatá, no estado do Maranhão. O acidente aconteceu por volta das 11h30, após ter sido atingido por um veículo que passava pela pista.

O acidente foi no momento em que a aeronave tentava fazer um pouso. O piloto, Edvaldo P. Sousa, não revelou a origem do avião.

“Eu percebi o veículo, mas não tive como desviar, foi aí que houve o atrito frontal. Ainda tentei desviar do choque com o automóvel, porém uma das asas do avião chocou-se com o carro, e perdi o controle”, disse o piloto.

Voando muito baixo, o avião, depois da queda, ficou preso a um matagal nas margens da pista. No local ainda houve vazamento de combustível deixando a população bastante preocupada, já que havia risco de explosão.

O piloto ainda informou que o avião era propriedade particular, sem vínculo com empresa pública ou privada.
direto da pista

Participação no mercado doméstico de agosto

O satisfatório crescimento das outras companhias não foi o suficiente para tirara a Gol ou a TAM do topo da classificação de participação do mercado doméstico brasileiro do mês de agosto. Isso porque, os 9% da Azul, 5,7% da Webjet, 3,5% da Avianca e 3,4% da Trip ainda garantiram um empate técnico entre as duas maiores, a TAM e a Gol, com 38,37% e 38,84%, respectivamente.

Se contar com a participação desde o começo do ano, a TAM ainda mantem-se na liderança com 41,87%, enquanto a segunda, a Gol, ficou com 37,73%. Esses dados, foram divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil.

eaglesky

Embraer entrega 800º E-Jet para a China CDB Leasing

O 800º E-Jet entregue pela Embraer, um jato Embraer 190, entregue para companhia aérea China Southern Airlines através da CDB Leasing. (Foto: Embraer)

O programa de E-Jets da Embraer atingiu hoje uma marca importante, com a entrega da 800ª aeronave, um EMBRAER 190, em cerimônia realizada na sede da Empresa em São José dos Campos, Brasil. O evento contou com a participação do cliente CDB Leasing Co., Ltd. (CLC), e do operador da aeronave China Southern Air Holding Xinjiang Company, uma subsidiária da China Southern Airlines, a maior companhia aérea na Ásia e a quarta no mundo em termos de volume de tráfego. O feito acontece em pouco menos de um ano após a entrega do 700º E-Jet, em novembro de 2010.

Cavok

Piloto diz que avião que caiu em SP apresentou problemas no freio

Dono de pista diz que pouso do monomotor não estava programado.

Nenhum dos três ocupantes se feriu no acidente em Cotia.


O piloto do avião que caiu na tarde deste sábado (17) em Cotia, na Grande São Paulo, disse à polícia que a aeronave apresentou problemas no freio. O veículo tentava pousar em uma pista, mas caiu de um barranco, bateu em um muro e explodiu. Os três ocupantes saíram ilesos.

O acidente aconteceu por volta das 13h, em uma pista particular que fica perto da Rodovia Raposo Tavares. A pista tem 740 metros e a inauguração está marcada para domingo. A aeronave saiu de araras, no interior do estado.

Moradores que vivem perto do local do acidente se espantaram. “Estava com minha filha brincando na sacada na varanda. A gente ouviu só o barulho do pouso. Passou um tempinho e a gente viu a fumaça preta subindo”, disse o estudante Diego Gonçalves.

Um dos donos da pista contou que o pouso do monomotor não estava programado. “O procedimento seria ele ter nos avisado”, disse Sebastião Suzano. A perícia esteve no local do acidente.

A Polícia Civil investiga o caso. “Vamos averiguar qual a circunstância que fizeram esse pouso nessa pista”, disse o delegado Carlos Eduardo de Souza. O acidente também vai ser apurado pelo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa).
Desástres aéreos

Gol foi negligente ao transportar cão da raça pug, diz veterinária

Empresa diz que não transporta cães da raça bulldog e suas variações.

Veterinária afirma que pug morto em viagem é similar a raça não permitida.

Foto: Divulgação/Mariana Castelar
Especialistas afirmam que a Gol Linhas Aéreas foi negligente ao transportar o cão Santiago, que morreu na última semana de parada cardiorespiratória após ter ficado mais de 10 horas em um avião. A empresa se defendeu e disse em nota, nesta terça-feira (20), que não transporta cães da raça bulldog e nenhuma de suas variações devido a dificuldade que tem em respirar. Por outro lado, a médica veterinária que atendeu Santiago, questionou a companhia por ter feito o transporte, já que a raça pug é similar a raça não permitida pela empresa.

"Eles foram negligentes. A anatomia da raça bulldog e pug é a mesma. Os cães destas raças possuem o céu da boca mais curto, eles podem se sufocar com a própria língua, o focinho é bem fechado e a traqueia é pequena. As características das duas raças são bem parecidas e possuem dificuldades na respiração. Porque eles não transportam bulldog e o pug, sim? Isso é um absurdo", destacou a veterinária Lilian Deise Storkc.

De acordo com a Gol, até o momento, não havia registrado nenhum incidente envolvendo cães da raça pug e continua emprenhada em prestar o suporte necessário aos proprietários do cachorro Santiago, tratando do assunto, diretamente, com os envolvidos. Os donos do cão decidiram entrar com um processo contra a Gol Linhas Aéreas na manhã desta terça-feira (20), já que a empresa não se posicionou sobre o caso com o advogado da família.

"Eles não fizeram o contato com ninguém e acredito que não vão fazer. Logo quando Santiago morreu, eles ligaram várias vezes, dizendo que fariam investigações internas, além de pedirem mil desculpas. Eles podiam ter dado algum respaldo para o nosso advogado, mas isso não foi feito. Empresas como esta só fazem alguma coisa quando dói no bolso", desabafou Mariana Castelar.

Provas

Cão morre após atraso em voo entre São Paulo e Vitória, diz dono
(Foto: Divulgação/Mariana Castelar)
Mariana diz que possui todas as provas que apontam a negligência da empresa no transporte aéreo. "O que aconteceu com o nosso cão foi negligência sim. Parece que algumas empresas não transportam cães da raça pug, mas eles nem mencionaram isso. Se a gente soubesse do perigo, não arriscaríamos a vida do nosso cão", relatou Castelar.

Para embarcar os três animais do esteticista de cães Fabio César, foi necessário atestado médico de cada animal, separadamente, comprovando o bom estado de saúde para fazer a viagem de São Paulo para Vitória. No caso de Santiago, o laudo médico diz que o animal estava saudável. "Atesto para os devidos fins que atendi em consulta o canino Santiago e não encontrei sinais e sintomasclínicos de doença infecto-contagiosa ou parasitose, estando clinicamente hígido". Esse foi o laudo do médico veterinário Luis Eduardo Pinho Gonçalves, atestando que Santiago estava saudável no dia 12 de setembro, um dia antes de embarcar.

Atestado médico de santiago feito em São Paulo
(Foto: Divulgação/Mariana Castelar)
De acordo com o esteticista de cães, o desembarque no Aeroporto Eurico Salles, em Vitória, só aconteceu às 15h do dia 13 de setembro. Quando os animais foram entregues, Santiago estava com a respiração ofegante. "Saímos do aeroporto e fomos em busca de atendimento, mas ele não resistiu e morreu por parada cardiorespiratória. Quando a veterinária viu Santiago, disse que a respiração já era um sintoma ruim, ainda tentaram reanimá-lo, mas foi tudo em vão. O meu cachorro tinha 3 anos e meio, era saudável", contou.

Fábio César levou Santiago a uma clínica veterinária em Vila Velha. A médica Lilian Deise Storkc atendeu o cachorro, mas disse que não deu tempo de medicá-lo. "Não deu tempo de fazer nada. Santiago chegou na clínica com parada respiratória, mas ainda tinha batimentos.

A raça pug é muito sensível, quando entram em parada respiratória tem que correr contra o tempo. Ele chegou aqui com aquecimento corpóreo elevado, com mais de 42º, ele estava muito quente. O organismo dele entrou em colapso e em seguida, teve uma parada cardíaca", disse a médica.

Lilia Deise enfatizou que o transporte aéreo para animais é o mais indicado, mas nesse caso houve negligência, por que a raça de Santiago tem dificuldades respiratórias. "Devemos pensar que a viagem dentro de um avião além de ser mais seguro é o mais indicado por que o animal vai ficar menos tempo longe do dono, o que pode evitar ansiedade e estresse. Mas o cão ficou tempo demais em um lugar fechado. Eles deveriam fornecer um trabalho diferenciado. De todo modo era uma vida", disse.

A médica veterinária disse que no ônibus ele passaria mais tempo enclausurado, dentro do bagageiro, em um lugar escuro, com mais calor e uma série de outros fatos negativos.

Leia a íntegra das notas da Gol

A GOL lamenta profundamente pelo ocorrido. A empresa informa que um de seus diretores contatou pessoalmente o cliente na semana passada, pediu desculpas em nome da companhia, forneceu informações sobre a apuração interna e se colocou à disposição para prestar todo o suporte possível. Durante esse contato, o cliente se reservou no direito de falar somente por meio de seu advogado. Em respeito a isso, a GOL prestará os esclarecimentos diretamente aos envolvidos.

A GOL esclarece que um de seus diretores contatou pessoalmente o marido da cliente na semana passada, pediu desculpas em nome da companhia e se colocou à disposição para prestar todo o suporte possível.

A GOL não transporta cães da raça Bulldog, em nenhuma de suas variações.

Até o momento, a GOL não registrou nenhum incidente envolvendo cães da raça Pug e continua emprenhada em prestar todo o suporte necessário aos proprietários do cachorro Santiago, tratando do assunto, diretamente, com os envolvidos.

Fonte: Juirana Nobres (G1/ES)
Desástres aéreos

Avião 'sucata' pega fogo em pátio do aeroporto de Guarulhos

Aeronave pega fogo em restrita do pátio do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Foto: N. Rodrigues/Agência Estado
Aeronave pega fogo em restrita do pátio do Aeroporto Internacional de Guarulhos

Foto: N. Rodrigues/Agência Estado


Uma aeronave pegou fogo na tarde desta terça-feira em uma área restrita do pátio do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. De acordo com a Infraero, a fumaça foi identificada pelo Corpo de Bombeiros por volta das 15h35. O fogo foi controlado e uma investigação deve apontar as causas do incêndio.

A Infraero afirma que o avião estava em um local onde são estacionadas seis aeronaves sucatas, que estão em processo de desmonte. Quatro são de propriedade da Vasp e duas, incluindo a que pegou fogo, da Fly. O órgão garantiu ainda que o ocorrido não interferiu nas operações de pousos e decolagens do aeroporto.

terra

Charles de Gaulle oferece um espaço para ouvir música de graça


Charles de Gaulle, em Paris, vai operar no Terminal 2B Soundcorner em primeiro lugar, um espaço dedicado à música e relaxar gratuitamente na sala de embarque.

O anúncio foi feito na semana passada, Aeroportos de Paris, graças à colaboração com a Universal Music e Samsung, que permitem que os passageiros têm um novo lugar para desfrutar antes do embarque.

O quarto tem 50 metros quadrados, permitindo que os passageiros estão em cabines individuais equipadas com comprimidos Samsung Galaxy e relaxar ouvindo música. Oferecidos atualmente uma centena de itens serão renovadas a cada mês.

Você também pode conectar seus dispositivos de armazenamento própria (como MP3) e ouvir a sua música, quer com os seus fones ou alto-falantes que têm o 'quarto'. Você também pode ver os videoclipes que são projetadas de forma contínua em uma tela central.

A concessionária dos aeroportos da capital francesa e se expandiu seu entretenimento para os passageiros que já têm filmes em alta definição, jogos eletrônicos ou áreas de parques infantis.

tecnoaereo

Coisa que só um hacker pode fazer por você


Te ver pelado (Foto: Reprodução)










Sabe esses scanners de corpo inteiro que existem nos aeroportos agora? Eles são essencialmente robôs que te striptizam sob seu consentimento, vendo através de suas roupas para saber se você está escondendo uma arma ou uma tatuagem embaraçosa. Mais perturbador do que o simples fato de que essas imagens existem é a facilidade como esses equipamentos de raio-x podem ser hackeados. Os hackers podem assumir o controle de um computador de aeroporto estando a centenas de milhas de distância e podem fazer o download dessas imagens sem piscar, provavelmente dando o pontapé inicial para um novo fetiche fantasma metade-transparente (e o fetiche na internet já está em niveis críticos de saturação).

As imagens que esses sistemas capturam deveriam ser deletadas imediatamente depois que a segurança as vê, mas esse não é sempre o caso. No ano passado, as fotos em um tipo de scanner mais antigo (imagens com um menor aspecto de nudez) vazaram, e futuras violações de privacidade como essa são consideradas bastante possíveis.

techtudo

Anac autoriza compra da Webjet pela GOL


Pelo acordo fechado em julho, a GOL pagará R$ 96 milhões pela Webjet e assumirá dívidas de aproximadamente R$ 215 milhões

A compra da empresa aérea Webjet pela GOL foi aprovada hoje em reunião de diretoria colegiada da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Conforme informa a Anac, a decisão desta terça-feira avaliou o aspecto financeiro da operação, ou seja, foi aprovado que a GOL assuma a administração da Webjet.

Foto: Getty ImagesAmpliar

Operação agora será analisada pelo Cade

Esse, no entanto, é apenas o primeiro passo necessário para a aprovação total do negócio. Será preciso obter, ainda, o sinal verde do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Depois disso, será necessário que o caso retorne à Anac, para que a aquisição seja analisada sob o ponto de vista técnico. Só então, a GOL poderá colocar em prática ações como a extinção da marca Webjet e o uso dos slots (autorizações de voos nos aeroportos para cada empresa aérea) da companhia adquirida.

Pelo acordo fechado no início de julho, a GOL pagará R$ 96 milhões pela Webjet e assumirá dívidas de aproximadamente R$ 215 milhões. O presidente da GOL, Constantino de Oliveira Junior, entretanto, já anunciou que a marca Webjet vai desaparecer após a aquisição da companhia pela GOL.

A expectativa da compradora é de que o negócio seja aprovado pelo Cade até o fim do ano que vem. Além de abandonar a marca, a GOL também vai renovar toda a frota da companhia, considerada velha, em até dois anos.

IG