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quinta-feira, 5 de novembro de 2009

FX-2: Entrevista Record - A Guerra dos Caças

Entrevista Record - A Guerra dos Caças
Record apresenta a guerra dos caças no Brasil

Rede Notícia

Record apresenta a guerra dos caças velozes e potentes. Máquinas de guerra com a missão de proteger as riquezas do Brasil. A série de reportagens especiais do Jornal da Record na semana de 20 a 25/07 mostrou por que o País quer renovar parte da força aérea. E quanto isso vai custar? Os grandes fabricantes mundiais de aviões e armamentos de olho no Brasil. Não é para menos, estamos falando de uma negociação de bilhões de Reais.

A equipe comandada pelo repórter Sylvestre Serrano foi a Paris, na França, conhecer de perto as 36 aeronaves que vão substituir os caças brasileiros que estão em operação desde a década de 70.

O Brasil não quer apenas comprar. Quer também desenvolver. Uma cláusula nesse contrato internacional diz que as empresas têm que transferir tecnologia. Em outras palavras, no futuro o País quer construir. Três empresas estão na concorrência: uma francesa, uma americana e uma sueca.

O Jornal da Record cruzou o Mar Báltico, a bordo de um desses supersônicos e apresentar também a nossa aviação de caça e quem são os pilotos que fazem a defesa aérea do País.

Popout
Blog do Vinna

Emirates de Bem com a Vida



Emirates produziu um lucro líquido de Dhs 752 milhões (E.U. $ 205 milhões), para os primeiros seis meses de seu atual ano financeiro encerrado em 30 de setembro de 2009. Isto representa uma melhoria de 165 por cento em comparação com Dhs 284 milhões (E.U. $ 77 milhões) o lucro líquido no mesmo período em 2008.

Bmibaby cortes no aeroporto de Manchester


A companhia aérea disse que o programa de reestruturação que lhe permitirá se concentrar nas operações fundamentais e atividades para ajustar os horários e as freqüências existentes para maximizar o seu potencial.

Até 45 postos de trabalho estão em risco em Manchester, incluindo 20 pilotos, 8 chefes de cabine e 17 tripulantes.

Revelações de hoje cedo informam que a companhia aérea acabará com serviços de Manchester a Málaga e Alicante este mês; Não está claro até o momento se novas rotas serão cortados a partir de Manchester.

Bmibaby estará reduzindo sua frota para 05 aeronaves em 2010, ante os 17 atuais.


Airbus faz primeiro voo de teste do A330

Aeronave decolou nesta quinta-feira em Toulouse, na França.
Avião de carga pode transportar até 69 toneladas.

Foto: AP/Divulgação

O novo avião de carga da Airbus, o A330-200F, decola de Toulouse (sudeste da França) nesta quinta-feira (5), em seu primeiro voo de testes.

A aeronave pode transportar 64 toneladas de carga com um alcance superior a 7,400 km ou 69 toneladas em distâncias de até 5930 km. (Foto: AP/Divulgação)

G1

PayPal agora na Vueling

vueling-paypal A companhia aérea Vueling informou ao público da sua decisão de incluir o PayPal como um processo de pagamento de bilhetes de avião. Desta forma, a companhia Vueling passa a ser a primeira companhia aérea na Espanha a oferecer o PayPal como método de pagamento online. Para aVueling Esta inovação é significativa porque abre a possibilidade de pagar as passagens aéreas em 24 moedas diferentes, que são aqueles que aceitam o PayPal para suas transações.

A Vueling não é uma exceção no mercado mundial, como o PayPal é o método de pagamento utilizado por 36 por cento daqueles que realizam na Europa pagamentos através da Internet como relatado pela empresa de pesquisa Forrester Research.

Ryanair pressiona Boeing, e ameaça se voltar para Airbus


A companhia irlandesa Ryanair, segunda maior operadora de Boeings 737 no mundo, atrás apenas da norte-americana Southwest, continua sua pressão sobre a Boeing para conseguir um acordo melhor em relação aos 200 aviões que pretende encomendar para receber a partir de 2013.

Através de seu CEO Michael O'Leary, conhecido por seus comentários exacerbados (por vezes provocativos), a companhia informou que se a Boeing não auxiliá-la em seus planos de redução de custo, estendendo ao contrato para compra desses 200 aviões parte do que o próprio O'Leary alega ser uma “enorme reserva” acumulada pela fabricante com processos mais eficientes de produção e preços mais baixos obtidos de fornecedores, além de não efetivar o pedido irá terminar as suas relações com a Boeing, cancelando uma parte e postergando outra das encomendas já feitas e ainda pendentes de entrega.

O'Leary, que já havia dito que uma frota mista de Boeing e Airbus é o que aponta o futuro da empresa, reafirma assim sua condição de provocador, restando saber até que ponto a Boeing se curvará para um de seus maiores clientes. A Airbus, por sua vez, se mantém indiferente aos comentários do CEO da Ryanair, não estando interessada em conversas com a empresa irlandesa pelo simples fato de achar improvável que tais afirmações de O'Leary tenham alguma veracidade.

CR

Os homens que mataram a Qantas


Qantas again.jpg Killed Aqui está algo para ler - ou talvez não.

Matthew Benns, um jornalista investigativo da Austrália, escreveu um livro para alegadamente expor tudo o que a companhia nunca quis expor.

De acordo com o material promocional: "Este livro é o relato da história da Qantas e tudo que todos os passageiros de avião precisam ler: a história completa e franca da companhia aérea nacional da Austrália.
O livro leva você de volta para a fundação da companhia aérea , a demora na sala de reuniões, os hangares, a luta dos engenheiros contra os cortes da contabilidade e os cortes para manter os aviões voando com segurança.

"Estas são as verrugas e toda a história da Qantas que não quer que você leia ... "

Para registro, o porta-voz da Qantas Simon Rushton foi citado por vários jornais negando muitas das alegações.

E quanto ao título, bem, eu não sabia que a Qantas tinha morrido!

tampa do motor caiu sobre a pista





Ontem (04/11), um
Airbus A320-232 da Turkish Airlines no aeroporto de Ataturk Istambul, na Turquia com destino ao aeroporto de Cairo, no Egito , teve que abortar a decolagem , porque durante a decolagem, a tampa do motor esquerdo caiu sobre a pista. A aeronave foi levada para o hangar de manutenção para reparos. Outro avião foi enviado para fornecer transporte para os 103 passageiros.

SAS reduz suas perdas


O grupo aéreo escandinavo SAS reduziu as suas perdas em 53,9% nos primeiros nove meses do ano, para 1,643 milhões de coroas suecas (156,8 milhões), comparado a uma perda de 3,571 milhões de coroas suecas (340,8 milhões de euros) registados no mesmo período do ano passado, a empresa relatou hoje.

KLM fará teste com biocombustível em voo de B-747



A KLM será a primeira companhia aérea no mundo a fazer um voo de demonstração com bioquerosene com um grupo de passageiros.
Será também o primeiro voo na Europa com o biocombustível. O voo vai ser realizado no dia 23 utilizando um Boeing 747.

"Este é um passo importante no caminho da aviação ser completamente sustentável", disse o presidente e CEO da KLM, Peter Hartman. "A KLM uniu forças com seus parceiros para estimular vigorosamente o desenvolvimento de combustíveis alternativos. Ao fazer isso, precisamos contar com a contribuição e o apoio de todas as partes relevantes, como a comunidade de negócios, o governo e a sociedade em geral”, completou Hartman.
Panrotas

Auditoria da FAA concede 100% de aprovação à aviação brasileira



A Federal Aviation Administration (FAA), órgão regulador da aviação civil nos Estados Unidos, concedeu 100% de aprovação à aviação brasileira, sem que fosse levantada nenhuma recomendação ou não conformidade nos processos regulatórios e de fiscalização destas áreas.

Na prática, isso significa a manutenção do Brasil na Categoria 1 dos países que mantém tráfego aéreo com os Estados Unidos, habilitando as empresas brasileiras a voarem para o país sem restrição da FAA. Atualmente, a Tam é a única empresa brasileira com voos regulares para os Estados Unidos, num total de 53 por semana. Quatro companhias norte-americanas (American Airlines, Continental, Delta e United Airlines) realizam mais 96 voos semanais entre os dois países. Outras companhias brasileiras também podem solicitar à Anac autorização de voos para os Estados Unidos, de acordo com suas estratégias comerciais.

Essa é a segunda auditoria da FAA no Brasil, como parte do programa "International Aviation Safety Assessments" (Iasa, que pode ser traduzido por Avaliação de Segurança Operacional da Aviação Internacional). A primeira ocorreu na época do Departamento de Aviação Civil (Dac), antes da criação da Anac.

Na auditoria são avaliados todos os procedimentos adotados pela Anac com respeito à Aeronavegabilidade, Segurança Operacional e Habilitação. O foco está na habilidade do país – e não de cada companhia aérea – em aderir aos padrões internacionais e às melhores práticas nas operações aéreas e de manutenção, seguindo as orientações da Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci).

Mercado e Eventos

Aviação agrícola: Demanda em crescimento nos EUA, e o Brasil não fica atrás

aviacaoagricola_ipanemafrota

Aviões voando a poucos metros de altura do solo, constantemente. O que parece estranho àqueles mais acostumados à rotina operacional de outros setores da aviação é o padrão quando o assunto é pulverização de plantações.

Com o desenvolvimento das aeronaves e o crescimento do setor agrícola, os investimentos são cada vez maiores no controle da qualidade das safras. Aliado a isso, novos produtos que ajudam a combater as infestações quando o cultivo já está avançado tornam as pulverizações mais frequentes em diferentes estágios do plantio, o que tende a fazer a frota de aviões e o número de horas voadas crescerem.

Nos EUA, apenas entre os anos de 2003 e 2007, as horas voadas na aviação agrícola cresceram em média 29%, e algumas regiões como o estado de Illinois viu a quantidade de pilotos dobrar nos últimos três anos. Naquele país, além das características já mencionadas, outro fator que tem aumentado a utilização de aviões nas plantações é a redução ao mínimo possível do uso de arados na terra, atitude que tem o objetivo de prevenir a erosão e manter a qualidade do solo, aumentando a necessidade de pulverização.

Por sua vez o Brasil, que conta com a segunda maior frota de aeronaves agrícolas do mundo, atrás apenas dos EUA, apesar da crise espera terminar 2009 com um volume de vendas semelhante ao do ano passado.

Com um total estimado em torno de 1.300 aviões, dos quais cerca de 80% fabricados pela Neiva (empresa de propriedade da EMBRAER), o Brasil pretende acompanhar o ritmo norte-americano e ter cada vez mais aeronaves voando sobre suas plantações. Enquanto isso os pilotos já se preparam para aumentar suas horas de voo com a chegada do verão, especialmente com os índices de chuva acima do normal esperados para a estação no país, aumentando o potencial das safras mas também favorecendo as infestações que se beneficiam da umidade.

CR

"VARIG, VARIG, VARIG!!!" A PIONEIRA ESTÁ DE VOLTA!



Os bons tempos podem estar de volta em suas mãos!

Hoje ocorre o lançamento do livro "VARIG - ETERNA PIONEIRA", de autoria dos Beting Gianfranco e Joelmir. Isso mesmo, o "Panda" - Diretor de Marketing da Azul e o conhecido Jornalista fazem uma revisão na história da companhia Gaúcha que por muitos anos foi a "Embaixada Brasileira" em muitos países.

Os 2 eventos principais de lançamento ocorrem

1. QUANDO: Hoje, 05 de novembro, 18:00 h
ONDE: Prédio 9 da PUC-RS, em Porto Alegre (Av. Ipiranga 6681)

2. QUANDO: Amanhã, 06 de novembro, 17h 30min
ONDE: 55.ª Feira do Livro de Porto Alegre - Pavilhão Central de Autógrafos, Praça da Alfândega.

Os eventos estão sendo promovidos pela Editora Universitária PUCRS –EDIPUCRS, Beting Books e a organização da 55.ª Feira do Livro de Porto Alegre.

BOM PROGRAMA E BOA LEITURA...

Pensando Aviação

Líbano quer vender 25% de estatal aérea


O governo do Líbano pretende vender 25% da estatal Middle East Airlines (MEA), segundo informou Riad Salameh, presidente do banco central do país. A instituição, segundo o site Business Maktoob, de Dubai, é proprietária da empresa aérea.

“A intenção é vender 25% das ações que temos”, segundo declarou o executivo ao canal de televisão Al Arabiya, durante um encontro econômico no Kuwait. O plano para venda de participação na empresa está sendo desenvolvido desde 2008, mas a situação política no país não permitiu. O executivo acredita que em breve as ações possam ser colocadas à venda na bolsa de Beirute.

Webtranspo

Anac cadastra psicólogos que atuam no Sistema de Aviação Civil



A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está mapeando os profissionais especializados no setor e pretende estabelecer parcerias em benefício da segurança operacional. A primeira fase da pesquisa é o cadastramento de psicólogos que atuam no Sistema de Aviação Civil para saber quantos são e onde estão atuando.


Os dados fornecidos no formulário serão usados para subsidiar o desenvolvimento de uma Instrução Suplementar (IS), na qual serão listadas as possibilidades de atuação do psicólogo no Sistema, em suas diferentes áreas, além de orientações voltadas para a capacitação profissional, como eventos e cursos.


Os psicólogos que atuam na aviação militar também são convidados a participar da pesquisa, fato que contribuirá para a troca de experiências e pode gerar oportunidade para parcerias futuras.


Se você é psicólogo e trabalha em alguma empresa do Sistema de Aviação Civil, em qualquer área, clique aqui para responder a pesquisa.

Qualquer dúvida poderá ser endereçada para o e-mail psicologodosac@anac.gov.br

Pol

Passageiros desmaiam a bordo de 777 da British Airways

O Boeing 777 matrícula G-ZZZC que realizava o voo BA-184 (Newark-Londres) causou preocupação ontem no aeroporto londrino de Heathrow quando, devido ao desmaio de passageiros durante o voo, sua tripulação requisitou assistência médica após o pouso.

Segundo o Aviation Herald, sem saber o motivo do desmaio coletivo as equipes médicas adentraram a aeronave vestidos com roupas protetoras contra materiais perigosos como vírus e bactérias, entretanto, após vasculhá-la, não encontraram sinal de qualquer substância suspeita, insetos ou mesmo indicação do que pudesse ter provocado o incidente com os passageiros. O tratamento àqueles que passaram mal foi dado no próprio aeroporto, não sendo necessária qualquer tipo de assistência hospitalar, e a polícia local informou que, apesar das causas permanecerem desconhecidas, o incidente não foi considerado suspeito.
CR

POLÍCIA DO RIO VAI MUDAR OPERAÇÕES COM HELICÓPTEROS EM CONFRONTOS



A Polícia Militar está revendo o uso de helicópteros em operações policiais no Rio. Segundo a assessoria da PM, a questão foi discutida na última sexta-feira (23) e ficou decidido que haverá a operacionalização das aeronaves será remodelada.

Entre os itens revisto, de acordo com a PM, estão as rotas de voo, os equipamentos dos tripulantes dos helicópteros e a finalidade da aeronave nas operações em favelas cariocas.

Especialistas condenam aeronave em confrontos

Para especialistas, os helicópteros não deveriam ser utilizados em confrontos diretos entre policiais e traficantes. A aeronave deveria servir apenas para apoio tático de operações em terra.

“O helicóptero é feito pra dar apoio. Em média, ele sozinho substitui 37 viaturas em terra, mas é feito para orientar por onde a equipe de terra pode ir. Não tem que entrar em combate pra não cair, não é aconselhado. É uma sinuca de bico”, afirma o especialista em segurança de voo, Douglas Machado, que aponta algumas vulnerabilidades deste tipo de aeronave em conflitos armados.

"O que determina o risco é a utilização da aeronave dessa forma, em voo baixo, com potencia máxima, numa área habitada. Aeronave policial está sendo usada como plataforma de combate, com perigo para policiais e moradores. Esses helicópteros estão sendo utilizados como aeronaves de guerra, de ataque, sem ter essa característica. Temos um histórico suficiente pra determinar o fim do uso dos helicópteros", reiterou o ex-capitão do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Rodrigo Pimentel.

Perigos

No ar, o perigo é mais do que a aeronave pegar fogo, como no último fim de semana. “Se você der um tiro no vidro e pegar no piloto, ele não poderia continuar a pilotar; se atingir bem no eixo do tubo de cauda, o helicóptero fica sem controle e cai; se atingir qualquer tubo que leva controle pro motores, fica vulnerável”, enumera Douglas.

Em um blog na internet, policiais desabafam sobre os perigos da profissão e analisam o episódio do helicóptero. "Em guerra de facções nas favelas e morros cariocas temos que ter homens e viaturas cercando todos os acessos nos locais onde estão acontecendo os confrontos. As aeronaves, se utilizadas, devem voar ao redor, mas não devem entrar na área de conflito. A utilização de aeronave militar é para garantir a vida e a integridade da tropa de chão, não para proteger vagabundos", diz um dos textos publicados.

Policial morto teria tentado cortar cinto

Entre os equipamentos alvos de reclamação pelos tripulantes estão o cinto de segurança adaptado com material de rapel, também chamados de 'rabo de macaco', e macacões antichama.

“O cinto que usamos não é o mais indicado, porque este não há no mercado nacional. Usamos uma adaptação nacional feita na corporação. O Marcos Standler (um dos policiais mortos), inclusive, faleceu com um canivete na mão, tentando cortar o cinto para se soltar”, contou um policial militar, que preferiu não se identificar.

Segundo ele, o relato de que Standler tentou cortar o cinto foi passado por um dos tripulantes. Em entrevista nesta sexta-feira (23), o piloto Marcelo Vaz de Souza não deu detalhes, mas afirmou que os soldados Marcos Standler e Ediney Canazaro não conseguiram sair do helicóptero.

IFR Online

Mexicana filia-se a aliança OneWorld


A partir da próxima segunda-feira (09/11), a companhia Mexicana de Aviación ingressará oficialmente na aliança OneWorld, fundada por companhias como American Airlines, British Airways, Qantas, entre outras.

logo_oneworldA partir da aliança, os passageiros da Mexicana, contarão com mais de 650 destinos em todo o mundo, assim como acumular milhas e resgatar prêmios.

A OneWorld emitirá uma nota em breve, felicitando a entrada da Mexicana na aliança.

Flight Life


Em dez anos, preço de passagem aérea cai 34% no Brasil


Apesar de a aviação comercial brasileira ter presenciado dois dos maiores acidentes aéreos de sua história, caos nos aeroportos e o fim de alguns de seus maiores protagonistas nos últimos 10 anos, um estudo da Bain & Company mostra que o ganho de eficiência das companhias aéreas, nesse período, também trouxe boas novas.

A análise mostra que a acirrada competição no setor aéreo vai se traduzir em um recuo de 34% no preço das passagens de 1998 até o fim deste ano. E isso vai acontecer mesmo com o aumento de 224% no preço do barril do petróleo no mesmo intervalo de tempo.

Essa previsão de queda no preço das passagens leva em consideração a sazonalidade dos últimos três meses do ano, período de alta temporada, quando há um aumento médio de tarifas de até 10%, segundo a Bain. A Gol, por exemplo, já anunciou que planeja um aumento de 20% no preço dos bilhetes aéreos até o final do ano, após uma intensa disputa por passagens mais baratas travada principalmente com a TAM, mas que foi reforçada pela estreia da Azul, em dezembro de 2008, e pelo crescimento de companhias como OceanAir e Webjet.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também constatou a redução dos preços das passagens. Levantamento da Anac mostra que o valor pago pelos passageiros por quilômetro transportado (yield tarifa, no jargão do setor) foi de R$ 0,41 em setembro, o que representou um recuo de 29,3% em relação ao mesmo período do ano passado.
Valor Econômico - SP

Cresce disputa tarifária entre empresas do setor aéreo


Gol lança promoções no aeroporto de Campinas e é acompanhada pela Azul

Companhias passam a oferecer voos de Viracopos para Porto Alegre, Salvador e Recife com tarifas a partir de R$ 99 o trecho


A guerra tarifária se acirrou no aeroporto de Viracopos, em Campinas, base da novata Azul. Ontem, a Gol lançou uma nova promoção com tarifas de R$ 99 para voos de Campinas para Recife, Salvador e Porto Alegre. Ao saber da promoção pela reportagem da Folha, o presidente da Azul, Pedro Janot, determinou que sua equipe equiparasse os preços da empresa com os da concorrência.


"Nós sempre bancamos as promoções das outras companhias", disse Janot. O executivo disse ainda que a empresa não está preocupada com a baixa rentabilidade provocada pela guerra tarifária.
Em entrevista publicada na Folha na terça-feira, o vice-presidente de relações institucionais da Azul, Adalberto Febeliano, declarou que a guerra de preços afetou a rentabilidade da empresa a partir de agosto, revertendo um equilíbrio alcançado em julho.


Janot não quis comentar a declaração do colega, mas disse que a equipe da Azul nunca subestimou o duopólio TAM-Gol. "Essa guerra fazia parte do nosso cenário e nós temos uma estrutura de custos muito eficiente", disse ele. "Nunca desprezamos o duopólio. Mas, quando entramos, a TAM e a Gol tinham juntas 92% do mercado. Hoje elas têm 86%", afirmou. Além da Azul, Webjet e OceanAir ganharam mercado. Juntas, as três detêm 11,68% do mercado doméstico.


A promoção da Gol entrou em vigor às 20h de ontem e é válida até o dia 12, para viagens realizadas até o dia 16 de dezembro. "Vamos colocar a nossa a partir das 20 horas também", disse Janot na tarde de ontem.


Procurada, a Gol informou que não poderia dar declarações por estar em período de silêncio, regra da CVM para períodos que antecedem a divulgação de balanços. A TAM também foi procurada, mas não quis comentar.
Antes da chegada da Azul, TAM e Gol tinham poucos voos e frequências saindo do aeroporto de Campinas. Mas, à medida que a Azul foi lançando voos, as duas líderes entraram nas mesmas rotas. Apenas nas rotas da promoção iniciada ontem, a Gol lançou duas frequências diárias no início do mês passado.


A atual guerra tarifária teve início com a chegada da Azul, em dezembro do ano passado, mas se acirrou nos últimos meses. Em setembro, segundo levantamento da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), os preços das tarifas atingiram o nível mais baixo do ano.


Essa promoções têm estimulado a demanda por viagens de avião no mercado doméstico, revertendo os efeitos da crise financeira no setor. Depois de se retrair no último trimestre do ano passado e no primeiro trimestre deste ano, o setor aéreo vem crescendo a uma taxa superior a 20% desde julho. Os números referentes a outubro serão divulgados pela Anac na próxima semana, mas a expectativa é a de um crescimento acima de 30%.

Folha de S. Paulo


Exibição recente do ‘Super Hornet’


Popout

F-18 Super Hornet from atlpaul on Vimeo.

Poder Aéreo

Imagens exclusivas mostram resgate em avião da FAB na Amazônia



Militares, médicos e peritos a bordo do helicóptero de salvamento tiveram que enfrentar chuvas fortes e correnteza do rio para encontrar sobreviventes.

Imagens exclusivas do Jornal da Record, desta quarta-feira (4), mostram o trabalho da equipe formada por militares da Aeronáutica, médicos e peritos na busca por sobrevivendo do avião da FAB, que caiu em um rio no Amazonas, na última quinta-feira (29), com 11 pessoas a bordo.



Dentro do helicóptero do Exército, há homens do salvamento, médicos e peritos que tentam chegar até o local do acidente em meio à nuvens carregados e chuva forte. A copa das árvores e o rio cheio de curvas dificultam ainda mais o trabalho de resgate.

As imagens mostram o momento em que a equipe localiza o ponto certo em que o avião. Ele está submerso no rio Ituí há seis metros de profundidade. Como era impossível pousar com o helicóptero por causa da mata, os nove sobreviventes foram içados por uma corda.

Depois de encontrar nove sobreviventes, o foco da equipe é encontrar por Marcelo Dias, suboficial da Aeronáutica e mecânico do avião da FAB que caiu, e João de Abreu, funcionário da Funasa (Fundação Nacional de Saúde).
R7


Camata afirma que aeroporto de Vitória "é o pior do país"



Gerson Camata (PMDB-ES) pediu ao presidente Lula ajuda para que a Infraero adote providências para melhorar o aeroporto de Vitória, na sua opinião "o pior do país", e que é fechado constantemente por falta de equipamentos de segurança. Disse que o governo do estado já se ofereceu para comprar tais equipamentos, mas a Infraero recusou a oferta.

- O aeroporto é tão sujo que o governador Paulo Hartung disse que parecia rodoviária do interior. Prefeitos enviaram protestos, afirmando que suas rodoviárias não eram tão sujas como o aeroporto - disse.

Camata recebeu o apoio de Renato Casagrande (PSB-ES).
Jornal do Senado - DF

AVIC revela modelo do motor chinês SF-A para o jato comercial C919


A China Aviation Industry Corporation (AVIC) apresentou um modelo do turbofan chinês que espera-se equipar o futuro jato comercial C919 chinês. O motor, desenvolvido pela AVIC Commercial Aircraft Engines (ACAE) será chamado SF-A. Um modelo do motor está exposto na China Industrial Fair de Shanghai.

Foi dito publicamente que o C919, que deverá entrar em serviço em 2016, será propulsado por motores ocidentais, mas o plano é que logo os jatos chineses sejam equipados com motores fabricados na China. A ACAE disse que o motor deve estar pronto em 2016, mas levará alguns meses ou até um ano, para que o motor receba a certificação chinesa.

O jato comercial C919 é chamado de “big plane” na China. Será um avião de 190 passageiros para rivalizar com a Boeing e Airbus. O primeiro voo está planejado para 2014 e a comercialização a partir de 2016. A China diz que o C919 será superior ao Boeing 737 e ao Airbus A320. Ele consumirá 12 a 15% menos de combustível e custará menos que US$ 50 milhões, que é a faixa de preço dos jatos concorrentes.

A Boeing diz que o mercado chinês para jatos comerciais será de 3.770 jatos na classe do C919 para as rotas domésticas nos próximos 20 anos. A preços atuais, isso significa negócios da ordem de US$ 400 bilhões. Globalmente, a Boeing prevê uma demanda de 19.500 jatos como o C919, 737 e A320, no valor de US$ 1,4 trilhões.
Direto da Pista

Aécio anuncia ampliação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves


O governador Aécio Neves definiu com o presidente da Infraero, Murilo Barboza, a ampliação do terminal 1 do Aeroporto Internacional Tancredo Neves e a contratação do projeto executivo para a construção do terminal 2. O objetivo é chegar a 2013 com a capacidade ampliada para 12 milhões de passageiros/ano. As obras no terminal 1 serão iniciadas em janeiro de 2010.



Médica suspeita de injúria contra funcionário da Gol divulga nota


Ela e o marido perderam voo para a Argentina em 26 de outubro.

Ana Flávia será investigada pela Polícia Civil de Aracaju.

Balcão da Gol no aeroporto de Aracaju

A médica Ana Flávia Pinto Silva, por meio de uma nota, pediu desculpas públicas, nesta quarta-feira (4), pela confusão ocorrida no Aeroporto Santa Maria, em Aracaju, em 26 de outubro.

Ela é investigada pela Polícia Civil da capital por suspeita de ter ofendido um funcionário da empresa aérea Gol. Segundo o Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), ela poderá ser indiciada pelo crime de injúria, de acordo com o parágrafo 3º do artigo 140 do Código Penal Brasileiro. Clique aqui para saber mais sobre o caso.

As imagens da confusão foram parar na internet. No dia 30 de outubro, uma reportagem sobre o caso foi levada ao ar no telejornal SETV (veja o vídeo).

Veja a íntegra da nota enviada pelo advogado Emanuel Coelho, que representa a médica:

"Diante dos fatos ocorridos no último dia 26 de outubro no aeroporto Santa Maria, em que me vi envolvida em situação vexatória com funcionários da empresa GOL, venho a público esclarecer o seguinte:

1 – O episódio foi fruto de um somatório de circunstâncias as quais me afetaram emocionalmente, induzindo-me a uma situação de extremo estresse. Esclareço a todos que minhas atitudes, em nenhum momento, foram revestidas de qualquer tipo de preconceito contra quem quer que seja. Não tive a intenção de macular a honra, a moral e nem a dignidade de ninguém;

2 - Havia contraído núpcias no dia anterior e estava com viagem marcada para as 4h e 45min do dia 26/10/2009 para lua de mel, viagem esta que seria a realização de um sonho, fruto de anos de planejamento e economias;

3 – Que compareci ao guichê da GOL para fazer o check in depois de uma noite atribulada em razão do estresse, ansiedade e desgaste físico relacionados às fases antes, durante e pós núpcias, principalmente naquela noite, contribuindo para a diminuição da tolerância aos já conhecidos tratamentos precários dispensados aos usuários do transporte aéreo;

4 – Após diversas e reiteradas tentativas pacíficas e até mesmo humilhantes de obter acesso ao voo, já que o avião continuava na pista e outros passageiros ainda estavam no saguão, e ainda em razão das respostas ríspidas que recebera, entrei em pânico e fui acometida por reações impensadas e nunca antes experimentadas;

Assim, venho a público pedir desculpas ao funcionário da GOL , Diego José Gonzaga, e a toda sociedade sergipana pelo lamentável episódio, ao tempo em que me coloco à inteira disposição da Justiça para os esclarecimentos que se fizerem necessários.
Desástres Aéreos

Azar e problemas marcaram passagem do Barcelona pela Rússia



A Rússia definitivamente não é um país agradável para o Barcelona. Contra o Rubin Kasan, pela Liga dos Campeões, a equipe espanhola foi surpreendida em casa e perdeu por 2 a 1. Ao seguir para a Rússia, para enfrentar o Rubin na casa do adversário, mais problemas e o voo teve atraso de mais de duas horas. Em campo, um empate em 0 a 0 e a lamentação pelo frio excessivo.

Ao tentar voltar para a Espanha, mais problemas. Desta vez o avião teve que parar na pista por causa de falha no sistema de freios. Antes de decolar, o comandante da aeronave teve que dar uma freada forte ao perceber que algo estava errado. Os jogadores tiveram que esperar dentro do avião.

O atraso fez com que o técnico Guardiola cancelasse o treinamento desta quinta-feira e a coletiva de imprensa. Os jogadores retomam as atividades nesta sexta-feira.

O Globo

Avião colide com javali no Zimbabwe



"Infelizmente o nosso avião, que estava indo para Bulawayo, bateu em um javali na pista e foi obrigado a fazer uma parada de emergência", disse Peter Chikumba, o executivo-chefe da Air Zimbabwe.

"O avião tinha 34 passageiros ... felizmente todos eles estão seguros e ninguém ficou ferido".

A aeronave de fabricação chinesa MA60, acertou o javali quando estava decolando.


Um dos passageiros, informou que o avião derrapou na pista. "Os passageiros foram evacuados, mas alguns de nós ficamos assustados e traumatizados com o incidente", disse o passageiro.

Air Zimbabwe disse que tinha um "registro de segurança invejável".


Aeroblog

Avião cai ao fugir de sem-terra no Pará


O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) causou destruição em duas fazendas no sul do Pará. Cem homens armados e encapuzados queimaram casas, expulsaram empregados e atearam fogo em tratores, além de roubar gado.

Na fuga, um avião com três mulheres e três crianças, expulsas pelos sem-terra, caiu após decolar de uma das propriedades.


O acidente deixou o comandante e o piloto feridos. Eles estão internados em um hospital da região.

A Delegacia de Conflitos Agrários abriu inquérito para apurar os atos de vandalismo. Os policiais e a imprensa tiveram dificuldades para chegar às propriedades. O MST bloqueou uma rodovia estadual em três pontos, afirmando que a ação foi um protesto contra a morosidade da reforma agrária no Estado.

O gerente da fazenda Maria Bonita, Oscar Boller, contou que os invasores chegaram ao local durante a madrugada. Entraram nas casas dos funcionários, que dormiam, gritando que todos deveriam sair imediatamente. Em seguida, passaram a destruir as casas e os currais, usando tratores da própria fazenda, que em seguida foram incendiados.

A coordenadora estadual do MST, Maria Raimunda Cézar, negou a destruição nas fazendas. Afirmou que a invasão foi apenas para “protestar contra a presença de escolta armada” na área.
Zero Hora

O Exemplo vem de Portugal



Os deputados e funcionários da Assembleia da República vão deixar de poder fazer desdobramentos de bilhetes de avião e acumular créditos de milhas, segundo uma proposta, hoje aprovada, do Presidente da Assembleia da República.

"Esperamos que todos os órgãos de soberania, sem excepção, todos os serviços da administração pública e das empresas públicas, governos regionais e autarquias locais sigam o nosso exemplo porque é isso que está no caminho da modernidade", exortou Jaime Gama.

Muitos parlamentares recebiam bilhetes de avião de classe executiva, viajando contudo em económica para poder levar acompanhar acompanhante ou ficar com crédito na agência de viagens para uso pessoal. Uma prática que há alguns anos chegou a provocar forte controvérsia e levou mesmo à condenação de um deputado. Contudo, o hábito manteve-se até hoje.

A prática de acumular milhas a favor do deputado ou de terceiros também acaba na presente legislatura. "Até era uma prática da Assembleia com cabimentação normativa e jurídica, que nós decidimos abolir. A partir daqui será diferente", disse.

O presidente do Parlamento sublinhou que a proposta, de sua iniciativa e aprovada "por unanimidade" na conferência de líderes, foi feita "livremente e não sob pressão de nenhum caso".

Rádio Renascença