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quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Veja fotos de alguns jatos expostos no Labace 2009

Phenom 100, da Embraer
Phenom 100, da Embraer
Hawker 750, da Hawker Beechcraft
Hawker 750, da Hawker Beechcraft
Falcon 7X, da Dassault Falcon
Falcon 7X, da Dassault Falcon
Hawker 900XP, da Hawker Beechcraft
Hawker 900XP, da Hawker Beechcraft
Bell 407 - VFR, da Tam Aviação Executiva
Bell 407 - VFR, da Tam Aviação Executiva
Stationair TC, também da Tam Aviação Executiva
Stationair TC, também da Tam Aviação Executiva
Citation Sovereign, outra aeronave da Tam Executiva
Citation Sovereign, outra aeronave da Tam Executiva
Um dos modelos de helicóptero da OceanAir Taxi Aéreo que atende agora a Amil
Um dos modelos de helicóptero da OceanAir Taxi Aéreo que atende agora a Amil
Bombardier Global Express XRS, da Bombardier
Bombardier Global Express XRS, da Bombardier
Visão parcial dos assentos da aeronave da Bombardier
Visão parcial dos assentos da aeronave da Bombardier

Panrotas

Feira de aviação em SP espera receber 20 mil visitantes

O brinde entre o vice-presidente executivo da Abag, Ricardo Nogueira, e o presidente da entidade, Rui Aquino
O brinde entre o vice-presidente executivo da Abag, Ricardo Nogueira, e o presidente da entidade, Rui Aquino
A Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag) promove, até este sábado (dia 15), no aeroporto de Congonhas, na capital paulista, a 6ª edição da Latin American Business Aviation Conference & Exhibition (Labace), considerada a maior feira de aviação executiva da América Latina. O objetivo do encontro, dedicado exclusivamente ao setor corporativo, é fomentar negócios entre a indústria aeronáutica e usuários do transporte aéreo de negócios. A expectativa é que mais de 20 mil visitantes passem pelo local.

O vice-presidente executivo da Abag, Ricardo Nogueira, acredita que a feira deste ano supere em cerca de 10% o volume de vendas gerado na edição passada. “Vínhamos de um crescimento acima da média devido ao bom momento econômico em todo o mundo. No ano passado, nosso volume de vendas aumentou 60%, em relação aos resultados de 2007”, revelou ele.

Para o presidente da entidade, Rui Aquino, o crescimento moderado do evento em 2009 deve-se ao atual cenário da economia mundial. Mas há ainda a expectativa de alcançar melhores resultados devido ao reaquecimento do mercado, principalmente o brasileiro. “O Brasil é o segundo maior mercado para a aviação corporativa de jatos, turboélices e helicópteros no continente e o quinto no mundo”, afirmou ele.
PANROTAS

Promoção 2x1 na LAN e SkyEurope

A companhia aérea chilena LAN e a low cost eslovaca SkyEurope voltam a lançar a promoção 2x1, em que duas pessoas pagam o valor correspondente a apenas uma. No primeiro caso, os bilhetes devem ser adquiridos até fim do mês, para viajar até 1 de Dezembro. No sSkyEuropeegundo, terminam hoje as reservas para voos de 1 de Setembro a 15 de Dezembro.

A LAN voa de Lisboa, São Paulo e Rio de Janeiro até mais de 80 cidades de três continentes. Já a SkyEurope atinge 30 destinos europeus, saindo de Lisboa para Praga e Viena, donde liga para Atenas, Bratislava ou Sófia.

Alma de Viajante

Anac promove treinamentos para provedores de serviços


Pequenos provedores de serviço da aviação civil – que desde o começo do mês passado contam com requisitos específicos de implementação, operação e manutenção do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional – passarão por um treinamento da Anac para a elaboração do Manual de Gerenciamento de Segurança Operacional.

São considerados pequenos provedores as escolas de aviação, aeroclubes e operadores de aeródromos com menos de 400 mil passageiros por ano, por exemplo. O manual simplificou os requisitos de implantação, operação e manutenção do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional e passou a substituir o Programa de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos no âmbito da Anac. O primeiro curso acontece no Rio de Janeiro de 24 a 28 de agosto, mas também será ministrado no dias 21 a 25 de setembro, em Porto Alegre e, de 28 de setembro a 2 de outubro, em São Paulo. Consulte aqui mais informações sobre os cursos.

TG Online

Monomotor pega fogo antes de decolar em cidade de SP



Um monomotor pegou fogo nesta manhã no aeroporto Campo dos Amarais, em Campinas (SP), quando o avião se preparava para decolar. Duas pessoas estavam dentro da aeronave, mas conseguiram sair a tempo. As informações são do aeroclube do local.

Segundo testemunhas, o avião se preparava para decolar quando começou o incêndio. O piloto e o passageiro que estavam no monomotor não tiveram ferimentos.

Técnicos do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) foram enviados ao local para investigar a causa do acidente.

Em nota, o Daesp afirmou que a aeronave bateu com o nariz no chão durante a corrida para a decolagem. "Houve um princípio de incêndio na asa esquerda, danos na hélice e no trem de pouso esquerdo", afirmou a nota.

TERRA

Para ter voos cheios, um passe de US$ 599 no mês


A companhia aérea americana JetBlue lançou um passe que dá direito a um número de vôos ilimitado durante um mês por US$ 599, numa tentativa de manter seus voos cheios após o fim da temporada americana de férias.

A promoção engloba todas as 56 cidades atendidas pela JetBlue e vai durar de oito de setembro a oito de outubro, segundo comunicado da empresa. Além de voos dentro dos Estados Unidos, ela tem operações para México, Costa Rica e Caribe. "Nunca fizemos nada parecido com isso e achamos que vai ser bem recebido", disse Bryan Baldwin, porta-voz da companhia.

A ação da JetBlue é uma variação sazonal da AAirpass vendido pela American Airlines, que permite voar 25 mil milhas (uma milha equivale a 1,6 quilômetro) em um ano, por US$ 11,250.

Tipicamente, as viagens de lazer dentro dos EUA diminuem após o feriado do Dia do Trabalho, que ocorre em setembro, e as maiores companhias aéreas do país planejam responder à queda com corte de voos e de empregos.

O tráfego de passageiros na Jetblue - medido pelo total de viajantes multiplicados pelas milhas voadas - caiu 4,6% em julho sobre igual mês de 2008, especialmente porque a recessão levou empresas a restringirem gastos com viagens.

Aeronauta

Tam implanta dia 20 nova malha para o Nordeste


a Tam inicia no dia 20 deste mês sua nova malha aérea para o Nordeste. Serão 14 novos voos, tendo como destaques:

- um novo voo Recife-Rio de Janeiro, saindo às 10h50 da capital pernambucana, e às 16h02 da fluminense
- novo voo Recife-Brasília, rota que passa a ter três ligações diárias e diretas, além de uma quarta, com escala em Salvador
- novo voo João Pessoa Guarulhos (SP). A capital paraibana passa a ter três vôos diários para São Paulo, dois diretos e um com escala em Recife
- nova ligação Natal-Rio de Janeiro, que não existia, sendo a primeira ligação diária da Tam entre as duas cidades. De Natal para São Paulo há três voos, sendo dois diretos e um com escala em Fortaleza
- novo horário noturno entre Recife e São Paulo, de olho no mercado corporativo. O voo JJ 3525 parte de Recife às 19h35. e chega às 22h58 na capital paulista. Recife e São Paulo passam a ter dez ligações diárias da Tam, sendo três com o A321 (saídas de Recife às 3h30 da manhã, 12h45 e 17h10)
- cancelamento de um trecho Recife-João Pessoa, mas a linha ainda tem dois voos diários
- Tam passa a ter 32 voos diários a partir de Recife, ultrapassando a Gol, com 31

Segundo Silvio Casarini, gerente regional da Tam para o Nordeste, as mudanças foram decididas de acordo com os pedidos de passageiros e do mercado e os 14 novos voos significam mais 2.370 assentos novos por dia no Nordeste inteiro.
PANROTAS

Lisboa: avião aterrissou pouco tempo depois de decolar


Um avião Airbus A310-300 proveniente de Lisboa com destino a Atenas, na Grécia, aterrissou na manhã desta quinta-feira pouco tempo depois de decolar, voltando para trás, devido a problemas técnicos, confirmou ao tvi24.pt fonte da ANA aeroportos.

O avião pertencia à companhia White que confirmou também o ocorrido, tendo adiantado que um novo voo estava previsto para o 12:40.

Ainda assim, este horário voltou a não ser cumprido, dado que, segundo a página oficial da própria ANA-Aeroportos, o voo WHT808, com destino a Heraklion/Atenas, partiu às 13:17.
IOL

Parceria entre TAM e Air China liga São Paulo a Pequim

A partir de hoje, quem for viajar com destino à Pequim terá mais uma opção. Voos compartilhados entre a TAM e a Air China vão fazer a rota de São Paulo para a capital chinesa.

A conexão será feita no aeroporto de Barajas, em Madri, onde o passageiro vai deixar o avião da TAM – com apoio de uma equipe da companhia brasileira – e continuar a viagem em uma aeronave da Air China. As duas empresas utilizam o Airbus A330 nessa rota. Na volta, da capital chinesa para o Brasil, os procedimentos serão os mesmos, de maneira inversa.

Esse tipo de acordo de cooperação entre duas companhias aéreas recebe o nome de codeshare. A conexão de voos entre a TAM e a Air China acontece somente às quintas e domingos, dias em que a companhia chinesa opera a rota Pequim-Madrid.

viajeaqui

easyJet consolida segundo lugar no Funchal

Segundo dados de Julho, o transporte aéreo no Funchal continua a ter o domínio da TAP e SATA com 53% do total dos passageiros.

A TAP foi responsável por 40.8% do tráfego, registando uma quebra de 1.27 pontos comparativamente a Julho de 2008. Já a SATA subiu 24.6% no mês transacto representando agora 12.3% do tráfego total.

A easyJet, que está no mercado desde Outubro de 2007, cresceu 86.6% em Julho. Mantem o segundo lugar entre as preferências dos passageiros daquele aeroporto com 13,3% do tráfego.

Presstur

Pequeno avião cai pouco depois de decolar em Nova Jersey


Um pequeno avião caiu nesta quarta-feira (12) sobre um rio, pouco depois de decolar do aeroporto do condado de Sussex, no estado americano de Nova Jersey, com dois homens a bordo, John Murray, 61 anos e Bill Fischer, de 57 anos, que estão bem, informou a imprensa local.

O acidente aconteceu a pouco mais de 800 metros do aeroporto, segundo explicou Parker Space, prefeito da cidade de Wantage.

"Um dos homens pôde sair andando do aparelho, enquanto o segundo parecia ter as pernas ou os tornozelos quebrados", disse Space, que detalhou que os dois feridos foram transferidos de helicóptero para o hospital de Morristown, próximo ao local.

O pequeno avião, um Cessna 150H, prefixo N6676S, de 1967, pertencia ao piloto, que realizava um voo recreativo junto com seu acompanhante para desfrutas das vistas panorâmicas da região.

As autoridades investigam as causas do acidente, que aconteceu no mesmo dia da realização de um serviço religioso em homenagem aos cinco turistas italianos que, junto a outras quatro pessoas, morreram no sábado, depois da colisão entre um pequeno avião e um helicóptero sobre o rio Hudson, em Nova York.
Desástres Aéreos

Azul planeja chegar a nove milhões de passageiros em quatro anos

Marlon Falcão


Pedro Janot, Presidente da Azul e Oswaldo Trigueiros Jr, Presidente do Conselho de Turismo da CNC

Ao afirmar que a Azul mudou o modelo da aviação comercial no Brasil através de uma nova política tarifária e uma nova malha aérea, o presidente da companhia aérea, Pedro Janot, confirmou que em quatro anos a empresa deve chegar a nove milhões de passageiros e dobrar o número de destinos atendidos no país, chegando a 26 cidades.

Nesta quinta-feira, a Azul comemora a chegada no aeroporto Viracopos, em Campinas da marca de um milhão de passageiros. Na ocasião, o presidente do Conselho Diretor e fundador da Azul, David Neeleman com toda a diretoria estará entregando ao felizardo um voucher que dá direito a voar um ano de graça pela Azul com direito a acompanhante.

As declarações foram feitas por Janot durante palestra na sede da CNC no Rio de Janeiro. Segundo ele, a Azul trouze para o mercado uma política de tarifas elásticas e uma nova filosofia de trabalho. "Não viemos concorrer com a Gol e a Tam, mas criar uma nova alternativa já que a nossa proposta e estrutura são completamente diferentes. Estimula-se inclusive que mais pessoas possam viajar d avião".

Ele completou dizendo que a a malha aérea da Azul trouxe para o mercado novas cidades que não eram atendidas pela Tam e Gol. Pedro Janot chegou a citar como exemplo o aeroporto de Viracopos, onde Tam e Gol chegaram a aumentar o número de passageiros por mês em função da chegada da Azul. "Quando iniciamos operaçãoes em Viracopos, o número de passageiros por dia para Salvador saltou de 35 para mais de 400. E a tarifa normal, que era de mais de R$ 600, caiu para menos de R$ 200.

Lembrou que até mesmo a concorrência acabou beneficiada com a chegada da Azul e citou o fato de que "a Tam passou a transportar mais de 10 mil passageiros depois da nossa chegada lá", explicou.

O presidente da Azul fez duras críticas ao trabalho da Infraero pela falta de melhor infra-estrutura nos aeroportos. Citou como exemplo o fato de não poder utilizar o aeroporto de Navegantes em Santa Catarina porque o mesmo não conta com apoio de um único carro do corpo de bombeiros para atender a emergências.

Ao fazer uma análise do mercado da aviação no Brasil lembrou que 70% do tráfego de passageiros atende ao segmento corporativo. Segundo ele a Tam e a Gol têm produtos direcionados apenas para atender às classes A e B.

"Nós queremos aproveitar que a faixa da classe C foi ampliada com a chegada de mais de 20 milhões de consumidores que tiveram seu poder aquisitivo melhorado e trabalhar este nicho pois estamos praticando a inclusão aérea oferecendo tarifas a preço de ônibus a quem compra com mais de 30 dias de antecedência", lembrou.

Em relação às razões do sucesso da Azul atribuiu a política de preços acessíveis com alto padrão de serviço. "Com a nossa chegada provocamos o chamado efeito azul no mercado e que trouxe benefícios ao passageiro que só contava com duas empresas para servi-lo".

Durante a reunião na sede da CNC, foram empossados novos conselheiros, entre eles, Roberto Dultra, presidente da Bito, Paulo Wiedmann, consultor da Abav, o brigadeiro Allemander Pereira, entre outros.

Mercado e Eventos

Virgin Atlantic aposenta três aeronaves

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A Virgin Atlantic irá aposentar dois A340-600 e um 747-400 de sua frota.

O primeiro será um A340-600, prefixo G-VGOA, que encerra suas operações hoje (12/09) e ficará parado no aeroporto de Tarbes-Lourdes, na França.

O segundo A340-600, prefixo G-VATL, não possui data para sair da frota, mas tambem ficará no aeroporto de Tarbes-Lourdes.

O 747-400, prefixo G-VAST, ficará no deserto de Mojave, nos Estados Unidos, mas ainda sem data para encerrar suas operações,

Flight Life

Força Aérea Argentina comemora 97 anos

a4-veterano-foto-aviacionargentina-net

A Força Aérea Argentina (FAA) comemorou no último dia 10 de agosto o 97º aniversário de sua criação, em cerimônia realizada no Heliporto do Edifício Cóndor, presidida pela ministra da Defesa, Nilda Carré. Presentes também o chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas Argentinas, general brigadeiro Jorge Chevalier, e o comandante da FAA, general brigadeiro Normando Costantino.

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Com um minuto de silêncio, foram lembrados os integrantes falecidos no transcurso desses 97 anos, enquanto faziam uma passagem três A-4R Fightinghawk, acompanhados de um C-130 Hércules. Três civis com mais de 50 anos de trabalho na FAA receberam condecorações. Como parte importante da ceremonia, uma réplica de Bleriot XI, normalmente exposta no Museu Nacional de Aeronáutica foi conduzida em solo em frente ao palanque, acompanhada de jovens com roupas de época. A réplica é da aeronave pilotada pelo pioneiro da aviação argentina, Jorge Newbery.

Também em frente ao palanque, podiam ser vistas em exposição estática duas aeronaves, um jato treinador AT-63 Pampa e um jato de ataque A-4, veterano da campanha das Malvinas.

Poder Aéreo

Irlanda: avião é obrigado a amerrissar devido a avaria


Piloto era a única pessoa a bordo e salvou-se sem ferimentos

Um pequeno avião de dois lugares foi forçado a amerrisar junto ao farol de "Tuskar Rock", ao largo da costa sudeste da Irlanda, nesta terça-feira (11) devido a complicações técnicas. Tinha partido de Haverfordwest, no país de Gales e deveria aterrissar no aeródromo de Wellingtonbridge, em Wexford, na Irlanda.

O avião é o Avid Speedwing, prefixo G-BTMS (foto acima)
Foto: lightaircraftassociation.co.uk

Segundo o "Irish Times", o salvamento do piloto correu bem, com um helicóptero se deslocando imediatamente para o local. A equipe encontrou o piloto e único ocupante John O'Shaughnessy dentro do "Avid Speedwing" e conseguiu se comunicar facilmente com ele.

Piloto foi resgatado após cair no mar enquanto estava indo da Inglaterra para a Irlanda - Fotos: BBC Brasil

Segundo os primeiros dados clínicos, fornecidos pelo Hospital Regional de Waterford, o homem sofria de choque e hipotermia. Ele foi examinado e teve alta.

Clique aqui e veja vídeo com o resgate da aeronave.

Relatos fornecidos por testemunhas que seguiam numa embarcação que estava junto ao local da amaragem, depois do incidente o piloto subiu em uma das asas, enquanto o avião começava lentamente a afundar. Depois de dado o alerta, chegou a equipe de salvamento para evitar o pior, permitindo ainda que o avião fosse rebocado para a margem.

O avião na praia de Carne, em Wexford, depois de ter sido retirado da água
Foto: Independent.ie

Desástres Aéreos

Portugal: avião de combate a incêndio faz pouso de emergência

Uma aeronave de combate a incêndios foi forçada a aterrar de emergência na localidade de Ferreiras, concelho do Fundão, devido a problemas mecânicos. Os dois tripulantes que seguiam a bordo do aparelho saíram ilesos.

A aterragem de emergência aconteceu às 12h48, na localidade de Ferreiras, concelho do Fundão

"O avião aterrou no campo devido a um problema mecânico e os dois tripulantes saíram ilesos, registando-se apenas alguns danos na aeronave", revelou à Lusa fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro.

A aterragem de emergência aconteceu às 12h48 e a aeronave, que realizava a primeira operação do dia, tinha o tanque de combustível cheio.

Segundo a fonte, "para o local foram enviadas patrulhas da GNR e veículos de combate a incêndios, mas apenas por prevenção e para balizar a zona".

A aeronave, um Air Tractor, da empresa Aeronorte, era uma das que está estacionada durante o Verão no aeródromo da Covilhã e estava a combater um incêndio no concelho de Idanha-a-Nova junto a Monsanto.

Desástres Aéreos


EUA aplicam a partir de Sábado novas regras de segurança em voos



As novas regras de segurança de voo nos Estados Unidos, chamadas “Secure Flight”, entram em vigor a partir deste Sábado, passando para o Governo Federal a responsabilidade de confirmar as identidades dos passageiros.


As novas regras prevêem que as companhias aéreas passem a pedir aos passageiros, além do seu nome completo, como aparece nas identificações emitidas pelo governo norte-americano, também o seu género e data de nascimento, aquando da reserva.

Estas informações serão enviadas para a Administração americana de Segurança no Transporte (TSA) que serão comparadas com uma lista de pessoas proibidas de voar, ou de pessoas que poderão voar depois de um rastreio físico adicional, segundo informa o canal noticioso norte-americano “CNN”.
Com esta medida, a Administração americana de Segurança no Transporte pretende assumir a responsabilidade de confirmar as identidades em todos os voos domésticos no início do próximo ano.
Presstur

Tap e Sata protegidas pelo Governo



A acusação é do vice-presidente do CDS-PP/Açores, Félix Rodrigues, que considera que as transportadoras são protegidas, quer pelo Governo Regional, quer pelo Governo da Républica.

Félix Rodrigues, vice-presidente do CDS-PP/Açores, considerou que, tanto os Governos Regional como da República, praticam “políticas proteccionistas”, para com as empresas públicas que efectuam transporte aéreo, nomeadamente a Tap e Sata.
Para Félix Rodrigues, “os Governos protegem a Tap e a Sata” e ambas a companhias se “protegem uma à outra, porque fizeram uma acordo de code-share (partilha de voos), que inviabiliza a concorrência e faz prevalecer o monopólio. Saem prejudicados apenas e só os passageiros dos Açores”.
Após a reacção da Sata, Félix Rodrigues aceita que “as comparações efectuadas sobre as tarifas aéreas na Região e para a Região podem ser falaciosas se não tivermos em conta todos os factores ”. O político refere contudo que “qualquer comparação poderá ser falaciosa, pois não entra nunca em conta com todos os factores responsáveis pelo preço, mas também não existe uma expressão matemática que nos permita calcular com objectividade o preço de uma dada tarifa aérea”.
O dirigente popular salientou que há que “congelar variáveis para que a comparação fique clara”. Por vezes as distâncias não são exactamente coincidentes, nem os preços dos aeroportos, “o que fará com que aparentemente, e apenas do ponto de vista teórico, as comparações possam ser falaciosas”.
Para melhor se entender a comparação de preços, Félix Rodrigues diz ter “congelado algumas varáveis”. Assim, “o mesmo período de voo para todas as companhias (Agosto-Outubro), uma distância idêntica à de Lisboa-Ponta Delgada, que é neste caso Lisboa-Paris, o mesmo aeroporto de partida (Lisboa), o mesmo gasto de combustível, as mesmas emissões de CO2, a mesma segurança, já que as companhias aéreas de baixo custo obedecem exactamente às mesmas regras de segurança das companhias tradicionais e a frequência de um voo diário resultante da combinação de todas as companhias”. Segundo adiantou, os preços em vigor são: “Na Aigle Azur, entre 74 e 91 euros; na Air France, entre 89 e 125 euros; na EasyJet, entre 28 e 107 euros; na Ibéria, entre 77 e 89 euros; na Lufthansa, entre 113 e 138 euros; na Swiss airlines, um único voo a 103 euros e na TAP Air Portugal, entre 48 e 84 euros”.
Já no percurso entre Lisboa e Ponta Delgada, referiu Félix Rodrigues, o dirigente centrista aponta que “não temos nos Açores, nenhum voo diário a estes preços”. O preço “varia entre 205 e 273,5 euros (uma média 253 euros), com tarifas promocionais para residentes”. Félix Rodrigues referiu também que a “diferença entre os valores da Sata e das outras companhias, quando se mantêm constantes as variáveis anteriormente apontadas, poderá ser explicada, teoricamente, pelo preço do aeroporto de Ponta Delgada”. Ainda assim, o vice-presidente do CDS-PP/Açores questiona se “o Aeroporto João Paulo II será muito mais caro do que o aeroporto Charles de Gaule em Paris”. Félix Rodrigues adiantou ainda que “o volume de tráfego, desde 2002, subiu 22% em passageiros e 50% em carga na ilha do Pico”
O responsável reclamou por fim, que passe a haver “transportes de qualidade e a preços justos no Arquipélago dos Açores”, sem discriminação de açorianos que nasceram em ilhas mais pequenas. Estes, refere, não usufruem por completo da tarifa de residente em termos de voo para o Continente, já que terão ainda que “pagar no mínimo, 124 euros para irem da sua ilha até Ponta Delgada, ficando essa passagem promocional, no valor mínimo de 315 euros”, concluiu.

JornalDiario

David Neeleman revela mais planos da Azul


Mais voos diretos entre capitais e entre grandes cidades já em 2010 e, daqui a até cinco anos, voos para destinos na América do Sul. Esses foram alguns dos planos que o fundador e presidente do Conselho da Azul Linhas Aéreas, David Neeleman (foto), revelou sobre a aérea a donos de locadoras de carros associadas à Abla, ontem (terça, dia 11), no 9° Fórum e Salão da Abla, em São Paulo.

Segundo Neeleman, o tráfego aéreo nacional está concentrado em poucos hubs (São Paulo/GRU e CGH, Rio de Janeiro/SDU e GIG e Brasília) e isso impede o desenvolvimento aéreo do País. Ele foi questionado pelos empresários na palestra – “para ir do Norte ao Nordeste tenho de ir até Brasília” e “para ir de Recife a Maceió tenho de ir primeiro até Salvador”. O executivo respondeu que para o próximo ano, com uma frota maior, a Azul vai oferecer mais voos diretos entre capitais e entre grandes cidades.

“Estamos estudando várias cidades, como Teresina, Florianópolis, Porto Velho, Boa Vista, por exemplo, e a criação de serviços entre o Nordeste e o Norte, sempre com voos diretos”, exemplificou. “Somos a única aérea que tem voo direto entre Vitória e Salvador.”

EXTERIOR
Questionado se a Azul irá voar para o Exterior, Neeleman afirmou “sim”. Segundo ele, os alvos estão na América do Sul, mas ele não revelou os nomes das cidades. “Em até cinco anos, esperamos estar voando para destinos dessa região.”

Panrotas

EMBRAER REALIZA 1º ENCONTRO DE OPERADORES DO LEGACY 600 NO BRASIL


Assuntos relacionados a produtos e suporte e serviços ao cliente serão discutidos no evento

São José dos Campos, 12 de agosto de 2009 – A Embraer realizou ontem a primeira Conferência
de Operadores do Legacy 600 no Brasil, no Hotel Sofitel, em São Paulo, próximo ao
Aeroporto de Congonhas. Este encontro é um momento importante para fortalecer o
relacionamento da Empresa com seus clientes e também uma oportunidade única para a troca
de idéias e experiências.

[foto]

“Estamos entusiasmados por realizar esse evento com clientes pela primeira vez no Brasil”,
disse Luis Carlos Matsumoto Huttenlocher, Gerente de Suporte ao Cliente e Serviços da
Embraer para a América Latina – Aviação Executiva. “A Embraer tem o compromisso de
ouvir o que seus clientes têm a dizer, procurar soluções para uma melhoria contínua e dar a
eles o melhor suporte. Esta é uma ótima oportunidade de compartilhar experiências, trocar
idéias e estabelecer contatos.”

Com o crescimento da frota de jatos Legacy 600
no Brasil, a Embraer considera importante
promover um evento específico para a região.

Os assuntos abordados são de interesse dos
operadores, tais como melhorias nos serviços
da Embraer, suporte e produtos, cobertura da
rede de centros de serviços e suporte logístico
e de material, além de programas de
manutenção especiais, tais como o Embraer
Executive Care (EEC).

Durante este período de desafios econômicos, a Embraer reafirma seu compromisso de
manter encontros como esse com seus clientes. É uma ocasião em que a união, a confiança,
a transparência e a troca de experiências propiciam elementos significativos para um
processo sólido de contínua evolução.

ANR

Aeronáutica abre concurso para professores


A Aeronáutica abriu concurso público para o preenchimento de 95 vagas para os cargos de professor da carreira de magistério superior (04) e da carreira de magistério do ensino básico federal (91). O salário varia entre R$ 2.202,38 e R$ 3.542,75, de acordo com a titulação do candidato aprovado.

As inscrições começam no dia 25 de agosto e seguem até o dia 10 de setembro e deverão ser feitas via internet, acessando o site www.epcar.aer.mil.br. A taxa é de R$ 65,00. O candidato deverá optar por uma disciplina e por uma localidade ao preencher a ficha de inscrição, podendo fazer até três opções de localidades, com ordem de prioridade.

O concurso terá Prova Objetiva, composta de questões de português e de conhecimentos específicos, Prova de Títulos e Prova Didática. A primeira fase ocorrerá no dia 18 de outubro, nas cidades de Barbacena (MG), Belém (PA), São Luiz (MA), Rio de Janeiro (RJ) e Guaratinguetá (SP). Para saber mais, acesse o edital completo no Portal da Força Aérea Brasileira: www.fab.mil.br.

Vagas:
História (06), geografia (07), português (17), inglês (7), educação física (15), matemática (10), física (04), espanhol (02), biologia (05), educação artística – música (01), educação artística – artes (02), filosofia (02), química (05), ciências (01) e anos iniciais do ensino fundamental (11).

ANR

Privatização de aeroportos não seguirá sugestão da Anac



O ministro da Defesa, Nelson Jobim, garantiu que o governo não adotará o modelo de autorização sugerido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para acelerar o processo de privatização dos aeroportos brasileiros, especialmente o Antonio Carlos Jobim (Galeão), no Rio, e o novo terminal internacional de São Paulo, revela reportagem do GLOBO nesta quinta-feira.

O ministro reafirmou os argumentos contrários à proposta usados pelo Ministério da Fazenda e a Casa Civil, expostos em reportagem do GLOBO publicada na quarta-feira: o regime de autorização é precário e juridicamente inseguro, tanto para o poder concedente (a União) quanto para os investidores.

- Estamos trabalhando com o modelo de concessão. Ou seja, não é possível fazer (por meio de) autorização por uma razão muito simples: a autorização é precária e nenhum setor privado vai fazer autorização, porque ela pode ser cassada a qualquer momento. Tem que ser concessão - defendeu Jobim, que participou de audiência pública no Congresso Nacional.

A proposta de usar a autorização - um dos regimes possíveis de exploração de serviços públicos - consta da minuta de decreto do novo marco regulatório do setor aeroportuário que a Anac elaborou por solicitação da União. A assessoria de imprensa da Anac disse que a autorização seria restrita a aeroportos com menos de um milhão de passageiros. Mas os órgãos que receberam a minuta desmentem que a proposta faça esta diferenciação.

O GLOBO

Mulher paga 32 mil dólares para cachorro viajar de primeira classe


El Al - Israel

Alguns assentos de primeira classe chegam a custar 11 mil dólares. Agora, você pagaria 32 mil dólares para que o seu cachorro viajasse ao seu lado de Paris a Tel Aviv? Uma mulher israelense identificada como Rivkah, de 60 anos, não pensou duas vezes. Ela desembolsou a quantia para que o seu cão querido, Orchuk, um boxer, pudesse ser sua companhia nos ares.

Orchuk se livrou de uma viagem tediosa no compartimento de carga do avião da El Al por causa do amor incondicional da sua dona. O veterinário de Orchuk também estava no mesmo voo, também por conta de Rivkah. De acordo com o "Daily Telegraph", a companhia aérea israelense teve que retirar vários assentos para acomodar uma gaiola em que Orchuk viajou.

"Ele é uma criança, não é um cachorro. E ele merece o melhor", disse Rivkah.

A El Al disse que nunca havia recebido uma solicitação como essa. "Mas depois que a senhora explicou a relação especial que tem com o cachorro e manifestou desejo de pagar uma taxa extra para voar com ele, nós concordamos", disse um porta-voz.

Então tá. Será que o cachorro tomou um uisquinho para relaxar? Ou a mamãe não deixa?

Decon multa TAM em R$ 98 mil



O risco da gripe suína motivou o cancelamento da viagem de duas mulheres, mãe e filha, de Fortaleza aos Estados Unidos em abril deste ano. Elas, até hoje, tentam reembolso do total pago à TAM. Na última terça-feira, o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado do Ceará (Decon/Procon) do Ministério Público do Estado multou a companhia aérea em 40.00 ufirces (valor equivalente a R$ 98.760).

De acordo com o promotor de justiça Antônio Carlos Azevedo Costa, quem determinou a multa, a empresa reembolsaria apenas o pagamento das passagens, em torno de R$ 3.700, mas reteria o valor da taxa de embarque e outras, que somavam cerca de R$ 680.

Insatisfeita, a consumidora registrou queixa no Decon. Foram realizadas duas audiências, mas não houve acordo. Segundo o promotor, a passageira quer reembolso total.

Motivo justo

Ela iria viajar com a mãe idosa, com parada em São Paulo, e temia a gripe suína. "São Paulo está infestada pelo novo vírus da gripe A H1N1. O risco de uma senhora idosa ficar doente justifica o cancelamento da viagem", comentou Antônio Carlos Costa. Ele comentou ainda que em uma das audiências, o representante da TAM informou que o não reembolso de taxas está previsto contratualmente, mas não soube indicar tal informação no contrato. "Mas, cerca de R$ 680 é uma taxa excessiva para o consumidor", diz.

A decisão do Decon seguiu para publicação no Diário Oficial da Justiça. De acordo com o promotor, a decisão administrativa tem por base previsão na Constituição Federal, no artigo 5º, inciso XXXIV, combinado com o Código de Defesa do Consumidor e Lei Estadual Complementar nº 30 de 2005 e, por fim, o Decreto Federal 2.181/90.

A TAM Linhas Aéreas S/A, conforme os termos do artigo 41 da Lei Complementar nº 30, de 26 de julho de 2002, deverá efetuar o recolhimento no prazo de dez dias na Caixa Econômica Federal ou se desejar oferecer Recurso Administrativo, informou o órgão.

Tornando-se definitiva a decisão administrativa, o nome da empresa infratora será incluído no Cadastro de Reclamações Fundamentadas, com publicação no Diário da Justiça. Não sendo recolhido o valor de multa no prazo de 30 dias, será inscrita na dívida ativa do Estado do Ceará, para subseqüente cobrança executiva, na forma do artigo 29, da Lei Estadual Complementar 30/2002. O promotor de Justiça encaminhou a decisão para ciência aos demais órgãos de Defesa do Consumidor, inclusive o DPDC do Ministério da Justiça.

A TAM, por meio de sua assessoria de imprensa em São Paulo, informou que "não foi notificada oficialmente da decisão e irá se manifestar nos autos do processo". A reportagem perguntou ainda sobre a política de reembolso de taxas de embarque, mas não houve resposta.
Diário do Nordeste

Fato Consumado


Rogério Abdalla tentou ser presidente da Infraero no grito, mas não tinha nem o apoio que alegava, no PMDB. Afinal, Murilo Marques Barboza, indicado de Nelson Jobim (Defesa), será empossado no cargo hoje, contra a vontade da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil).

Gazeta de Alagoas

Crescimento da Gol é sustentável, dizem analistas




A projeção é de que a companhia continue evoluindo seus resultados até 2010.

A companhia aérea Gol conseguiu reverter o prejuízo recorde de 166,5 milhões de reais apresentados no segundo trimestre do ano passado para um lucro líquido de 353,7 milhões de reais obtidos em igual período este ano. De modo geral, os analistas do setor aéreo acreditam que este resultado positivo da Gol é sustentável no longo prazo.

"Mesmo em um período fraco para o setor aéreo, a companhia conseguiu um ótimo desempenho. A projeção é de que a Gol continue crescendo este ano e também em 2010", afirmou um analista da corretora Link Investimentos.

Os principais fatores que contribuíram para os bons resultados da empresa foram a valorização do real frente ao dólar, já que sua dívida está atrelada à moeda americana, a queda no preço do petróleo e as reestruturações internas da empresa impulsionadas pela desaceleração econômica.

Segundo Vitor Mizusaki, da corretora do Itaú, que trabalha de forma independente do banco, o dólar deve continuar em retração, favorecendo, dessa forma, o setor aéreo brasileiro. A projeção da corretora aponta para o dólar a 1,80 real no final deste ano e um valor ainda menor para o ano que vem - 1,70 real.

"Além disso, é improvável que o preço do barril de petróleo atinja os patamares do ano passado. Isso favorece muito o mercado da aviação", ressaltou Mizusaki. A conta de combustíveis da Gol caiu 41% devido à redução do petróleo. A companhia gasta em média entre 30% a 40% de seu capital com a compra de combustíveis.

Os analistas já vislumbram um cenário lucrativo para as empresas aéreas brasileiras, uma vez que o desempenho delas está fortemente ligado ao comportamento da economia. Para Mizusaki, um ponto favorável da Gol em relação às outras companhias é o seu baixo custo por acento. “Em um cenário positivo, isso é uma oportunidade de lucrar mais do que as concorrentes”.

Operacional

Os avanços não foram vistos somente na área financeira, mas também na parte operacional. A receita menos os custos operacionais geraram 89,9 milhões de reais à empresa no segundo trimestre, contra perda de 295 milhões de reais no mesmo período de 2008. Quanto ao mês de julho, a taxa de ocupação dos voos foi de 71,5%, um crescimento de 7,7 pontos percentuais em relação a julho do ano passado.

Diferentemente de TAM e Azul, a Gol não objetiva expandir sua frota de aviões no curto prazo para otimizar sua produtividade.

Ações em disparada

Os bons resultados estão promovendo uma disparada nas ações da Gol nesta quarta-feira (12/8). Às 16h12, os papéis preferenciais da companhia (GOLL4) lideravam o ranking das maiores altas do Ibovespa, subindo 11,38%, a 17,71 reais.

Portal Exame


Southwest propõe comprar Frontier Airlines




A companhia aérea norte-americana Southwest ofereceu mais de 170 milhões de dólares pela aquisição da companhia aérea baseada em Denver, Frontier Airlines, lançando as bases para um leilão que irá determinar quem irá tirar a companhia da protecção de falências.
O leilão, que deverá ter início hoje, dia 13, e assim que terminar o tribunal de falências deverá aprovar a selecção da empresa que ganhou, refere a Southwest, em comunicado, acrescentando que, uma vez que poderá mudar os detalhes da sua oferta que não os revela, mas que a oferta inclui a aquisição de 80% da frota Airbus existente na Frontier que será de cerca de 40 aviões, bem como todos os Lynx, e que a Frontier irá, numa fase inicial, operar os aviões Airbus, mas que estes irão ser retirados, passando a companhia a operar os Boeing 737 da Southwest.
A Southwest refere ainda que pretende manter todos os mercados existentes e acrescentar novas rotas nonstop a partir de Denver.
Presstur

Companhia aérea líbia adquire novo Aribus A330


A companhia aérea líbia Afriqiyah Airways reforçou a sua frota com a aquisição dum novo avião do tipo Airbus A330 duma capacidade de 375 passageiros, segundo informações da comapnhia, ontem (11).

A cerimónia de recepção do novo aparelho foi organizada no aeroporto internacional de Maatigua, no subúrbio leste de Tripoli, na presença do director da Afriqiyah Airways, Sabri Chadi, e de numerosos outros responsáveis líbios.

O director da companhia precisou na ocasião que o Airbus A330 é o quinto avião recebido pela sua empresa e faz parte dum lote de 23 Airbus de médio e longo curso dos tipos A320, 319, 350 e 330 encomendados ao construtor europeu e que serão entregues até 2017.

Retorno a nível pré-crise só em 2012


O mercado da aviação executiva deve voltar aos patamares registrados antes do agravamento da crise apenas em 2012, segundo dirigentes das principais empresas do setor, que, entretanto concluem que o pior já passou e que o Brasil não foi tão afetado quanto os outros. A Gol, nesse quadro, divulgou bons resultados apesar das turbulências.

O presidente da TAM Aviação Executiva, Marco Antonio Bologna, afirmou que a aviação executiva, em momento de crise, “desce de elevador” e, na recuperação, “sobe de escada rolante”.

Já o representante da Embraer, Claudio Camelier, estimou que a economia deve se recuperar em 2010, as empresas devem retomar os lucros em 2011, e só, então, elas voltam a encomendar jatos executivos, para entregas em 2012.

Para este ano, a previsão da TAM é de que as vendas se equiparam aos números de 2006, chegando a, em média, 35 aeronaves.

– Ainda estamos nos recuperando da crise. Se chegarmos ao número de 35, esse número será muito bem vindo – afirmou Leonardo Fiuza, diretor comercial da TAM Executiva.

As companhias avaliam que o setor de aviação é de difícil retomada das atividades.

No primeiro semestre deste ano, a TAM Executiva, que é parceira das empresas Cessna e Bell, no Brasil, fechou a venda de 17 aeronaves. O número poderia ter sido maior se não fosse o cancelamento de cerca de metade nas entregas de jatos neste ano. A previsão inicial era de entrega de 28 jatos em 2009. Mas, até o momento, 12 foram vendidos e segundo a TAM, esse número deve chegar a 15 até dezembro.
Os cancelamentos também afetaram a Embraer, afirmou Camelier. A empresa não divulga os números exatos, mas, segundo o executivo, os pedidos, neste primeiro semestre, equivalem a 20% dos registrado no mesmo período de 2008.

Ele ressaltou que, apesar dos efeitos da crise, os números da aviação executiva no Brasil ainda são maiores do que na década passada.

Gol O presidente da Gol, Constantino de Oliveira Jr., afirmou que a empresa registrou recuperação na demanda doméstica em julho e agosto. O executivo citou, entre os fatores para o aumento, os casos de gripe H1N1 no Cone Sul, que estão causando uma transferência de voos para o Brasil, e a readequação da malha aérea promovida pela empresa. Nos últimos meses, a Gol cortou voos para o Chile e para o Peru.

Segundo o vice-presidente financeiro da empresa, Leonardo Pereira, o yield, importante indicador do desempenho de uma companhia aérea e que mede o preço pago por passageiro por quilômetro voado, ficou em julho cerca de 10% abaixo do nível do terceiro trimestre de 2008, perto do patamar de junho.

No mês passado, a Gol teve a maior taxa de ocupação das aeronaves desde a compra da Varig em março de 2007, de 71,5%. Segundo Pereira, a expectativa da empresa é de manutenção nos preços de combustível no Brasil nos próximos trimestres.

“Em nossa visão, as operações da Gol e da Varig combinadas estão melhorando de maneira significativa”, afirmaram em relatório analistas do Bank of America Merrill Lynch.
JB Online

Azul inaugura rota Porto Alegre – Rio de Janeiro


Nem mesmo amanheceu o dia em Porto Alegre (RS) na última terça-feira e o saguão do aeroporto Salgado Filho já estava com as dependências lotadas. Uma grande fila se formou defronte ao balcão da Azul, mais precisamente para o check-in do voo inaugural até o terminal de Santos Dumont, no Rio de Janeiro, sem escalas, e com seis frequências diárias entre as duas cidades.

O voo inaugural feito pelo modelo Embraer 190, com 106 assentos, e que promete ficar na história da empresa (o de número 400), que saiu às 6h35 da capital gaúcha, contou com a presença de clientes, agentes de viagens e jornalistas. Os dois últimos grupos foram convidados pela companhia aérea para tomar um brunch no hotel Santa Teresa, no bairro de mesmo nome, na capital carioca.

No local, em entrevista coletiva, o diretor de marketing da Azul, Gianfranco Panda Beting, afirmou que o sul do Brasil é um dos pontos fundamentais no desenvolvimento da malha, principalmente devido a sua importância para o Mercosul. "Nosso objetivo é estimular o mercado, dar o acesso mais fácil, criar novas rotas e gerar um fluxo de passageiros onde antes não existia", afirmou Beting.

Os voos diretos partem do Aeroporto Santos Dumont todos os dias às 9h05, 14h36 e 20h22. De Porto Alegre, os horários de partida são 6h35, 11h55 e 17h15. Pela primeira vez, os dois aeroportos serão ligados por serviços comerciais a jato. A última operação deste tipo foi feita pela Varig, em princípios dos anos de 1970. Os modelos escolhidos pela Azul para unir as duas cidades são o Embraer 190 e 195.

Tragédia da TAM: Câmara de Indenização encerra atividades com 55 acordos firmados



SÃO PAULO - Dois anos após o acidente com o Airbus da TAM em Congonhas, está sendo encerrada a Câmara de Indenização do Voo 3054 criada para ajudar parentes de vítimas a negociarem acordos com a companhia aérea e com a seguradora AIG. A Câmara inclui a Defensoria Pública, o Procon, o Ministério Público e a Secretaria de Justiça de São Paulo. O acidente matou 199 pessoas e 55 acordos foram fechados em negociações coordenadas pelos órgãos do governo paulista.

A Câmara de Indenização recebeu 59 requerimentos. Em apenas quatro casos o acordo não foi firmado - três desistiram e um rejeitou a proposta das empresas. No total, foram indenizados parentes de 45 vítimas.

A negociação coletiva começou em abril de 2008, por iniciativa da Secretaria da Justiça de São Paulo. O procedimento segue modelo de outros países, que em situações similares tentam fechar acordos sem que seja necessária a abertura de processos judiciais. Em 2007, a Defensoria Pública de São Paulo também negociou indenização às vítimas dos mortos na cratera aberta na obra da linha 4 do Metrô, em São Paulo, que deixou sete mortos.

O valor das indenizações não foi revelado, por conta da cláusula de sigilo adotada nos acordos. No caso em que os beneficiários eram menores de 18 anos o pagamento foi feito após homologação na Justiça. O encerramento oficial da Câmara será realizado na tarde desta quarta-feira.

O Globo

US Airways operará voos para São Paulo




As companhias aéreas Delta e US Airways anunciaram ontem (12) um acordo que dá direitos de decolagem e pouso em Nova York e Washington à segunda, além da autorização para operar em São Paulo e Tóquio.
A US Airways adquirirá 42 pares de "slots" (vagas) que a Delta possui no aeroporto Ronald Reagan, na capital americana, além dos direitos da companhia aérea para operar voos diários para São Paulo e Tóquio, o que ampliará sua oferta de voos internacionais.

O compromisso inclui a transferência de 125 pares de vagas que a US Airways possui no aeroporto nova-iorquino de LaGuardia, dedicado ao tráfego nacional, mas assegurou que manterá uma presença significativa nele.

Sobre a aquisição de direitos para operar em São Paulo e Tóquio, o vice-presidente de marketing e planejamento da US Airways, Andrew Nocella, afirmou, em comunicado, que a medida impulsionará os planos de crescimento da companhia aérea na América do Sul e Ásia e dará a oportunidade de operar em duas cidades importantes, às quais não teria acesso de outra maneira.

A empresa prevê iniciar seus voos para São Paulo na segunda metade de 2010, sem que isso altere seu plano de começar um serviço diário entre Charlotte, no estado americano da Carolina do Norte, e o Rio de Janeiro, em dezembro.