PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Crescimento da Gol é sustentável, dizem analistas




A projeção é de que a companhia continue evoluindo seus resultados até 2010.

A companhia aérea Gol conseguiu reverter o prejuízo recorde de 166,5 milhões de reais apresentados no segundo trimestre do ano passado para um lucro líquido de 353,7 milhões de reais obtidos em igual período este ano. De modo geral, os analistas do setor aéreo acreditam que este resultado positivo da Gol é sustentável no longo prazo.

"Mesmo em um período fraco para o setor aéreo, a companhia conseguiu um ótimo desempenho. A projeção é de que a Gol continue crescendo este ano e também em 2010", afirmou um analista da corretora Link Investimentos.

Os principais fatores que contribuíram para os bons resultados da empresa foram a valorização do real frente ao dólar, já que sua dívida está atrelada à moeda americana, a queda no preço do petróleo e as reestruturações internas da empresa impulsionadas pela desaceleração econômica.

Segundo Vitor Mizusaki, da corretora do Itaú, que trabalha de forma independente do banco, o dólar deve continuar em retração, favorecendo, dessa forma, o setor aéreo brasileiro. A projeção da corretora aponta para o dólar a 1,80 real no final deste ano e um valor ainda menor para o ano que vem - 1,70 real.

"Além disso, é improvável que o preço do barril de petróleo atinja os patamares do ano passado. Isso favorece muito o mercado da aviação", ressaltou Mizusaki. A conta de combustíveis da Gol caiu 41% devido à redução do petróleo. A companhia gasta em média entre 30% a 40% de seu capital com a compra de combustíveis.

Os analistas já vislumbram um cenário lucrativo para as empresas aéreas brasileiras, uma vez que o desempenho delas está fortemente ligado ao comportamento da economia. Para Mizusaki, um ponto favorável da Gol em relação às outras companhias é o seu baixo custo por acento. “Em um cenário positivo, isso é uma oportunidade de lucrar mais do que as concorrentes”.

Operacional

Os avanços não foram vistos somente na área financeira, mas também na parte operacional. A receita menos os custos operacionais geraram 89,9 milhões de reais à empresa no segundo trimestre, contra perda de 295 milhões de reais no mesmo período de 2008. Quanto ao mês de julho, a taxa de ocupação dos voos foi de 71,5%, um crescimento de 7,7 pontos percentuais em relação a julho do ano passado.

Diferentemente de TAM e Azul, a Gol não objetiva expandir sua frota de aviões no curto prazo para otimizar sua produtividade.

Ações em disparada

Os bons resultados estão promovendo uma disparada nas ações da Gol nesta quarta-feira (12/8). Às 16h12, os papéis preferenciais da companhia (GOLL4) lideravam o ranking das maiores altas do Ibovespa, subindo 11,38%, a 17,71 reais.

Portal Exame


Nenhum comentário: