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quinta-feira, 2 de julho de 2009

Companhia aérea chinesa estuda possibilidade de passageiros viajarem em pé


A companhia aérea chinesa Spring Airlines considera a possibilidade de fabricar aviões que permitam que os passageiros viajem em pé, informou a emissora "CFTV".

"A companhia está ventilando esta possibilidade há um ano, mas o processo de fabricação de um avião destas características é muito longo", declarou Zhang Wuan, porta-voz da Spring Airlines.

Segundo Zhang, tanto os assentos como a distância que há entre eles serão reduzidos para que o avião tenha maior capacidade.

Se for construído, o aparelho permitirá uma acomodação 40% maior de passageiros do que em um avião tradicional, o que representará 20% de economia nos custos operacionais da linha e a redução do valor das passagens.

A ideia é que os passageiros se sentem em tamboretes que lhes permitam permanecer em pé ou sentados, mas sempre com o cinto de segurança.

A companhia aérea apresentará seu plano às autoridades da aviação chinesa no final deste ano.

Terra

Famosa por ligar Rio e SP pelos ares, ponte aérea faz 50 anos

Rota já existia, mas foi regularizada em 6 de julho de 1959.
Viagem de 40 minutos é muito procurada por executivos e artistas.

Foto: Divulgação/ Fernando Tibiriçá

Avião Avro 748 da Varig fez a ponte aérea. Foto em Congonhas em 1974

“Embora sem redução de tarifas, mas com grande afluência do público, iniciou-se ontem a ‘ponte aérea’ entre São Paulo e Rio”. Assim começou a reportagem de 7 de julho de 1959 do extinto jornal Folha da Tarde, um dos veículos de imprensa a noticiar as operações regulares ligando as duas cidades. Em 2009, a ponte aérea faz 50 anos.

Mais precisamente, em 6 de julho. Nesta data, há meio século, uma segunda-feira, um avião saiu do Aeroporto Santos Dumont (Rio) e outro do Aeroporto de Congonhas (São Paulo) para marcar o início dos voos, que passaram a ter intervalos de 30 minutos. A rota já existia, mas sem regularidade.

G1



TRIP Linhas Aéreas conquista Prêmio Ouro da Aviesp


A TRIP Linhas Aéreas é reconhecida como a melhor empresa na categoria Transportadora Aérea Regional pela premiação promovida pela Top de Qualidade em Turismo 2008,Aviesp (Associação de Agências Independentes do Interior de São Paulo) para eleger os melhores fornecedores do setor, divididos em 13 categorias. O Prêmio Ouro, concedido à TRIP, contempla as empresas que obtiveram notas entre 9 e 10 na votação.

José Mário Caprioli, presidente da TRIP, avalia como uma grande honra o reconhecimento pela Aviesp. “Somos uma empresa aérea regional, que investe em aeronaves modernas, o que permite a ampliação constante da malha aérea e garante um serviço de qualidade aos clientes. Divido este prêmio com todos os nossos parceiros e, principalmente com os funcionários, nosso maior patrimônio nestes onze anos de vida, que têm contribuído para o crescimento sustentável e acelerado da companhia”, finaliza. [ www.voetrip.com.br]

Portal Fator Brasil

Etihad dá interativo da turnê em voo


Etihad Airways lançou uma nova linha avançada no site para mostrar-nos a sua experiência de voo e no solo. A transportadora anteriormente mostrou-nos fotos dos seus novos Airbus A340-600 suites de primeira classe (que são doces). Agora é fazer uma oferta melhor e "Etihad Experience", uma plenamente interactivas 3D turísticos disponíveis em etihadairways.com.

ABSA expande operação com rotas para a Argentina


A ABSA Cargo Airline, empresa de carga aérea brasileira, acaba de anunciar a ampliação de suas operações internacionais. A companhia lançou, no mês de junho, a rota Viracopos-Ezeiza-Santiago com voos diretos para a Argentina. De acordo com a companhia, esta conexão facilitará o comércio com o país.

Segundo informações da empresa, serão inicialmente dois voos semanais, às segundas e quintas-feiras, partindo do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), mas a expectativa da direção da ABSA Cargo é aumentar o número de frequências para três até o término ano.

Para a ABSA, a principal novidade é que a rota será operada com um Boeing 777F. O jato, é o primeiro, de um conjunto de quatro, que serão recebidos pela LAN Cargo, parceira da companhia brasileira na aliança estratégica que empresa integra junto com a MAS Air, do México.

Webtranspo

Novos aviões terão airbags e assentos mais resistentes


A certa altura, a segurança aeroviária se resumia a uma coisa: evitar a queda. Mas inspetores de segurança agora tentam se concentrar na sobrevivência a um possível acidente.

A partir do outono deste ano, todos os novos aviões terão que ter assentos resistentes que permaneçam no local mesmo quando sujeitos a uma pressão de até 16 vezes a força da gravidade. As poltronas de agora aguentam apenas nove vezes esta força. Além disso, em uma medida de segurança emprestada dos automóveis, alguns assentos terão que ser equipados com airbags.

A combinação de assentos resistentes e airbags significa que se um avião tocar o solo ou derrapar e atingir um obstáculo, "Você estará consciente e será capaz de sobreviver", disse Bill Hagan, presidente da AmSafe, responsável pelos airbags.

Em alguns acidentes aéreos, a força dos assentos é irrelevante porque a queda não é uma à qual os engenheiros qualificariam de "passível de sobrevivência". Em outros acidentes, ainda que violentos mas não tanto quanto uma explosão ou a queda livre, a sobrevivência dos passageiros depende deles sofrerem poucos ferimentos na primeira fase do acidente, para que possam deixar a aeronave rapidamente.

As novas regras serão aplicadas gradualmente. Aviões de modelos introduzidos depois de 1988 já tinham que ter novos assentos, aconhecidos como poltronas "16g". Então aviões como o Boeing 777 e outros jatos regionais já estão equipados. Mas modelos mais antigos que ainda estão em produção não precisam ter este tipo de assento.

A partir do dia 27 de outubro, no entanto, novos aviões de modelos certificados antes de 1988 também terão que cumprir a determinação. Na prática, os fabricantes de aeronaves já entregam muitos aviões que cumprem a nova regra há algum tempo. Portanto o prazo é mais um marco do que um momento de real mudança.

As novas regras não afetam aviões mais antigos com poltronas antiquadas. Mas estas aeronaves deixarão de ser utilizadas.

Os inspetores de segurança decidiram impor as novas regras depois que descobriram que os passageiros podem sobreviver a uma queda caso não sejam esmagados quando os assentos se soltam do chão.

O padrão de 16g foi escolhido porque é a desaceleração mais severa à qual se pode sobreviver. A força equivalente à 16 vezes a gravidade é o mesmo que uma mudança de velocidade de 15 metros por segundo quase instantaneamente.
Direto da Pista

Virgin Atlantic planeia reduzir até 600 empregos e corta capacidade em 7% no Inverno


A Virgin Atlantic está planejando reduzir até 600 empregos e vai cortar em 7% a capacidade para o próximo Inverno.

A companhia, que acaba de celebrar 25 anos, vai suspender o serviço diário entre Chicago e Londres/Heathrow durante o Inverno e um dos dois voos diários entre a capital inglesa e Hong-Kong também vai ser suspenso, e irá reduzir outros voos não especificados, diz a imprensa internacional.

Em resultado da menor procura a Virgin Atlantic vai ainda reduzir em 660 o número de empregados e em breve irá iniciar conversações com o pessoal, e representantes dos sindicatos para tentar proteger o maior número de empregos e evitar despedimentos obrigatórios.
As perspectivas sombrias para a indústria da aviação estão na base da decisão dos cortes, refere ainda a imprensa estrangeira.

Pesstur

Brasil e Israel ampliam voos dentro do acordo bilateral


Foi definida recentemente a ampliação da capacidade de voos entre Brasil e Israel acertada no acordo bilateral entre os países. O mercado específico de grupos religiosos foi uma das razões para a ampliação.

De acordo com a Anac, que participou do processo de negociação, cada país terá uma cota de 30 voos chartereres (não regulares) por ano, que também permitirão a permanência dos passageiros em trânsito por alguns dias no país (o chamado stop over) e múltiplos destinos.

Além disso, o número de voos de ida e volta por semana, que eram de apenas três, foi ampliado de imediato para dez, sendo sete para qualquer cidade no Brasil e outras três exclusivamente para rotas entre o Nordeste brasileiro e Israel.

A partir do verão europeu de 2012, outros sete voos semanais serão permitidos. Mesmo com a ampliação da capacidade, a realização dos voos depende da estratégia de cada companhia aérea. Para permitir maior flexibilidade de preços aos usuários, também foi alterada a cláusula tarifária, que dependia de dupla aprovação, para que prevaleça o regime de tarifas do país de origem do voo.
Panrotas

Piauí quer Trip operando em novo aeroporto


O presidente da Piauí Turismo (Piemtur), Paes Landim (foto), disse que o governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, liderada por Sílvio Leite, está em negociação com a diretoria da Trip Linhas Aéreas. Motivo: incluir na malha da aérea o recém inaugurado Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato, portão de entrada para a região do Parque Nacional da Serra da Capivara.

“Estamos conversando com a Trip para que a empresa passe a atender a cidade e creio que até dezembro esse voo deve sair”, afirmou o dirigente, que participa do Salão do Turismo, em São Paulo. “O desenvolvimento da aviação regional é fundamental para a economia e o turismo do Piauí e do Nordeste.”
Panrotas

BA não chega a acordo com trabalhadores


A British Airways ainda não chegou a acordo com os trabalhadores sobre um possível corte de 3500 postos de trabalho, de uma força laboral de 40 mil.

Os sindicatos vão tentar reatar as conversações, embora a porta-voz da companhia britânica não tenha dado como garantido a continuação das mesmas.

A BA, que deu como prazo final para o acordo o dia 30 de Junho, pretende despedir 2 mil comissários de bordo e 1500 funcionários de aeroporto, assim como reduzir os salários.

Webjet muda-se para o Terminal 2 do Galeão (RJ)


A partir do dia 4 a Webjet passará a operar no Terminal 2 do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro. Serão transferidas do Terminal 1 todas as operações de loja, check-in, chegada e partida de aeronaves, setor de bagagens e demaisáreas operacionais de aeroporto. A empresa adianta que a nova loja da empresa oferecerá “um novo e diferenciado conceito visual, mais alegre e comunicativo”, que ajudará a “dar mais visibilidade à marca.
Panrotas

Passageiro nu obriga avião a desviar rota nos EUA

Um passageiro que decidiu tirar as roupas e vagar pelo corredor do avião com 148 passageiros obrigou que um voo (705) que fazia a rota de Charlotte para Los Angeles desviasse para o aeroporto de Albuquerque, no Novo México.

Um porta-voz do aeroporto de Albuquerque identificou hoje o homem como Keith Wright, de 50 anos, que tirou toda a roupa em um dos últimos assentos do avião da linha aérea US Airways.

Segundo ele, Wright se recusou a se vestir quando um dos comissários pediu que ele pelo menos se cobrisse com uma manta.

Perante a recusa em atender ao pedido, agentes policiais que estavam entre os passageiros ajudaram a controlá-lo e o algemaram (foto acima).

"Tivemos que dominá-lo e colocar algemas não só nos punhos, mas também nos tornozelos", assinalou à rede de televisão de Los Angeles "KCBS" o agente Matt McGinnis, que sofreu alguns ferimentos no incidente, ocorrido na terça-feira.

O homem foi entregue ao FBI (polícia federal americana) e o voo continuou para Los Angeles sem maiores problemas.
Desástres Aéreos

Nasce o KC-390


A Embraer e a Força Aérea Brasileira assinaram, recentemente, um acordo para desenvolver um cargueiro militar

O Embraer KC-390 será o primeiro transporte militar a jato fabricado pela indústria aeronáutica brasileira

O projeto KC-390 é parte de um programa da Força Aérea Brasileira para a incorporação de um avião com capacidade para transportar carga e realizar o reabastecimento em voo dos seus caças. O projeto exigirá investimentos de US$ 1,3 bilhão até 2015, data em que deverá estar pronto o protótipo.

Com peso máximo de decolagem de 61 toneladas, carga máxima de 19 toneladas e cruzando a aproximadamente 900 km/h, a aero nave que a Embraer desenvolverá ocupará uma faixa do mercado na qual há poucos aviões com essas características.

Avião Revue


Ryanair cria base no Porto com dois aviões e 16 rotas


A Ryanair anunciou hoje a criação da base no Porto, que há cerca de dois anos o CEO da companhia, Michael O’Leary, dizia estar nos seus planos mas que não avançava por os custos do aeroporto serem “muitos altos” e faltar às “autoridades de Lisboa” uma “atitude mais comercial”.
Presstur

Passageiros da TAP na Madeira já têm «Greenway»

ImageDesde ontem, os passageiros da TAP na Madeira também já têm à sua disposição o serviço "Greenway" que permite acesso prioritário ao controle de segurança e tratamento de raio-x. O serviço passou a ser disponibilizado aos passageiros tap|executive, tap|plus ou detentores dos cartões Gold e Silver do Programa Victoria, do cartão tap|corporate e do cartão TAP Amex Platinum. O Greenway oferece um canal prioritário aos passageiros, facilitando o controlo de segurança e tornando mais rápido o acesso à sala de embarque.

Turisver

Copa Airlines lança promoções em viagens para os Estados Unidos e Caribe


A Copa Airlines está oferecendo bilhetes com até 40% de desconto, em viagens para o Estados Unidos e Caribe. Trata-se de uma ótima oportunidade criada pela empresa para os que desejam viajar para estes locais.

A liberação das tarifas aéreas internacionais e a queda do dólar foram os fatores que influenciaram na decisão da Copa, que no bilhete Rio-Miami, por exemplo, apresenta 35% de desconto, com a queda do preço de US$ 907 para US$ 594.

Mercado e Eventos

BEA garante que avião da Air France não foi destruído em voo


O Escritório de Investigação e Análise Aérea da França (BEA) divulgou hoje (2/07) que os destroços do avião da Air France, que desapareceu no oceano Atlântico no dia 31 de maio, indicam que a aeronave tocou a água com a parte inferior e não desintegrou em voo, conforme especulações surgidas quando o acidente aconteceu.

O BEA anunciou também que uma segunda fase de buscas será iniciada no dia 14 de julho. Até agora já foram identificados 35 corpos, dos 51 resgatados no mar.

Mercado e Eventos

Air China anuncia primeiro voo direto entre Pequim e Lhasa



A companhia aérea Air China anunciou que lançará o primeiro voo direto entre Pequim e Lhasa, capital da região autônoma do Tibete. Os voos, operados por um avião Airbus A330, começarão a decolar no dia 10 de julho e terão uma duração de quase quatro horas.

Garota que sobreviveu a acidente aéreo no Oceano Índico chega à França

A menina que sobreviveu ao acidente do avião da companhia Yemenia Airway que caiu na terça-feira quando se preparava para aterrissar nas Ilhas Comores chegou nesta quinta (2) à França e reencontrou seu pai.

Segundo as autoridades, Baya, que quase não sabe nadar, teria ficado pelo menos dez horas à deriva no Oceano Índico até ser resgatada por um barco.

Foto: AP

Reprodução de imagem de TV francesa mostra o rosto de Baya Bakari, única sobrevivente do acidente aéreo no Oceano Índico, em sua chegada em Paris nesta quinta-feira (2). (Foto: AP)

Foto: AFP

Kassim Bakari encontra Baya em Paris nesta quinta (2). (Foto: AFP)

Um jornalista da "France Info" que fez viajou no mesmo avião contou que Bakari, que fraturou uma clavícula no acidente, dormiu durante a viagem e parecia desorientada.

"Eu sinto algo entre alívio e tristeza. Eu estou feliz por ver minha filha, mas sua mãe não voltou", disse o pai, Kassim Bakari, depois de reencontrar a filha.

G1

Presidente da Air France se encontra pela 1ª vez com parentes de vítimas brasileiras


Pela primeira vez, o presidente da Air France, Pierre-Henri Gourgeon, se encontrou com parentes das vítimas brasileiras do acidente com o voo 447, no Rio de Janeiro. Em entrevista ao Jornal da Globo, ele disse que as buscas às caixas-prestas do Airbus A330 continuam. Pierre-Henri também participou de uma missa de um mês da tragédia.

Esta foi a primeira visita do presidente ao Brasil depois do acidente. Segundo ele, a empresa já adiantou R$48 mil do seguro por passageiro e as seguradoras vão cuidar da negociação das indenizações. Pierre-Henri Gourgeon elogiou o trabalho das Forças Armadas brasileiras no resgate do voo 447.
G1

Soluções nada usuais evitam demissões


Soluções para evitar o desemprego vão de trabalho grátis até licença de cinco anos com salário reduzido

Após 40 anos de Mercedes Benz, Detlef Fendt recebeu no começo do ano uma boa e uma má notícia. Seu emprego estava garantido, mas teria corte de um quarto no salário, com redução de jornada. Fendt entrou, assim, para um exército 1,25 milhão de trabalhadores alemães que vivem sob o sistema "kurzarbeit", no qual a empresa se compromete a não demitir e em troca da isenção de tributos.

Essa solução alemã para manter empregos é uma das mais comuns na Europa em crise. Há outras muito mais heterodoxas, como trabalhar de graça, ter um corte de um terço no salário pelos próximos cinco anos ou fazer temporariamente um trabalho braçal. A British Airways pediu a seus funcionários que trabalhem por um mês sem receber salário - 800 abraçaram a ideia, 4.000 aceitaram licenças não remuneradas e 1.400 vão trabalhar meio período.

Valor on line

Contra subornos, Nepal proíbe bolsos em funcionários de aeroporto

Funcionário do aeroporto de Tribhuvan, em Katmandu

Autoridades alegam que estão ocorrendo mais subornos no aeroporto

As autoridades do Nepal vão obrigar os funcionários do Aeroporto Internacional de Katmandu, o principal do país, a usarem calças de uniforme sem bolsos para tentar acabar com a prática de subornos no local.

A medida foi anunciada pela Comissão para Investigação de Abuso de Autoridade do país depois que o primeiro-ministro afirmou que a corrupção está prejudicando a imagem do aeroporto.

A Comissão baseou sua decisão em um número cada vez maior de reclamações contra os funcionários. Além de acusados de aceitar subornos, eles são suspeitos de roubos de objetos da bagagem de alguns passageiros.

A Sessão Nepalesa do Serviço Mundial da BBC informou que estes incidentes atingem mais os viajantes nepaleses do que os turistas estrangeiros.

Objetos pessoais

A Comissão disse ter enviado uma equipe ao aeroporto para "observar (o motivo) das crescentes reclamações a respeito do comportamento das autoridades do aeroporto e dos funcionários em relação aos viajantes".

Ishwori Prasad Paudyal, um porta-voz do órgão, disse ao repórter Keith Adams, da BBC, que câmeras e telefones celulares estavam desaparecendo na área de checagem de bagagens.

Paudyal afirmou que a nova diretriz já foi enviada ao Ministério dos Transportes e ele espera que as novas calças sem bolsos sejam usadas em breve no aeroporto.

De acordo com Keith Adams, talvez a proibição dos bolsos de calças vá dificultar a corrupção, já que fica difícil esconder o produto de suborno nas meias ou debaixo do chapéu sem parecer suspeito.

No entanto, Adams lembra que o porta-voz da Comissão para Investigação de Abuso de Autoridade não deu nenhuma sugestão sobre como os funcionários do aeroporto levariam seus objetos pessoais, como carteiras, chaves e cigarros, em uma calça sem bolsos.

ANR

Reiniciados os voos diretos entre Los Angeles e Havana

Os voos comerciais diretos entre a cidade americana de Los Angeles e a capital cubana Havana foram retomados nesta terça-feira e terão uma frequência semanal, confirmou à AFP o ministério do Turismo cubano.

Esses voos charters, operados pela Cuba Travel Services e Havanatur, estavam suspensos há alguns anos e foram retomados depois que o governo de Barack Obama aboliu as restrições de viagem para os cubanos residentes nos Estados Unidos, impostas pela administração anterior de George W. Bush.

Entre Cuba e Estados Unidos havia comunicação aérea a partir de Miami, Los Angeles e Nova York. Segundo confirmou o Aeroporto José Martí de Havana, os voo de Nova York se mantém suspensos. De Miami, Flórida, onde vive a maior parte da comunidade cubana, atualmente são feitos 14 voo semanais.

Cuba e Estados Unidos mantêm desde 1994 um acordo migratório mediante o qual 20.000 cubanos recebem vistos anualmente para imigrar para os Estados Unidos. As reuniões anuais para verificar seu andamento foram suspensas em 2003, mas os dois países anunciaram que estão discutindo suas agendas para uma retomada em breve.
Desástres Aéreos

Frota de aeronaves no País cresceu 18,5% em 10 anos



A frota registrada no Brasil encerrou o primeiro semestre de 2009 com um total de 12.178 aeronaves, incluindo desde os jatos das grandes companhias aéreas, os aviões e helicópteros particulares, táxi-aéreo, as aeronaves usadas na agricultura, em escolas de aviação, em reportagens e vários outros usos, até mesmo balões e um dirigível.

Comparado ao número registrado há uma década, em dezembro de 1999, são 1.904 aeronaves a mais, um crescimento de 18,5%. Se considerados apenas os helicópteros o aumento foi ainda mais significativo: já são 1.255 helicópteros no País, 59% a mais do que em dezembro de 1999. A frota das companhias aéreas que fazem transporte regular de passageiros e carga passou de 435 para 554 aeronaves neste mesmo período, um aumento de 27%.

Os números consideram a quantidade de registros, mas, como é natural, muitas das aeronaves deixaram de ser utilizadas e outras novas foram incorporadas à frota brasileira.

Panrotas

Passageiros da SATA são notificados por SMS

A partir da próxima semana, os passageiros da SATA que se encontrem em lista de espera para um voo, vão receber uma mensagem no celular informando a existência de uma vaga no avião.

Esta é uma das medidas anunciadas por Ricardo Costa, diretor de markting e vendas da empresa de transportes aéreos dos Açores, na sequência de um protocolo pioneiro com o grupo Amadeus, líder mundial no fornecimento ao setor das viagens de soluções superiores de gestão, distribuição e venda de serviços de viagens.

O sistema permite à SATA notificar aos seus viajantes das alterações das suas viagens por SMS, através da nova solução Altéa Automated Customer Contact.

As companhias do grupo SATA são as primeiras em todo o mundo a oferecer aos passageiros este serviço de comunicação de informação sobre os horários de voos.
Desástres Aéreos

Globo vai pagar jatinho para Faustão fazer seu programa no Rio





Faustão está mesmo podendo! Segundo o jornalista Lauro Jardim, da Veja online, o apresentador vai ganhar uma baita regalia, até hoje nunca dada pela Globo a nenhuma de suas estrelas.

Fausto Silva teria pedido à emissora um jato particular alugado exclusivamente para ele ir ao Rio de Janeiro apresentar o Domingão do Faustão e levá-lo depois a São Paulo, onde mora. Tudo pago pela Globo. E, também segundo o jornalista, o mimo foi obtido já a partir de 2010.

Este, ainda a partir do que a Veja diz, teria sido um dos acertos feitos num encontro entre Faustão e Octavio Florisbal, diretor-geral da Globo. Isso ocorreu em uma reunião decisiva nas negociações da renovação do contrato de Fausto para continuar à frente de seu Domingão até dezembro de 2017. Porém, parece que agora só falta assinar o contrato.

Rede Brasil

Viracopos já decolou rumo à modernidade


Todo o planejamento que envolve os planos de expansão do Aeroporto de Viracopos tem a convergência de todos os esforços de criar no Estado de São Paulo uma infraestrutura compatível com os planos de desenvolvimento a partir de uma megametrópole formada ao longo do eixo São Paulo-Campinas. As análises sucessivas de contexto apenas comprovam uma vocação já confirmada para o terminal, que reúne condições ideais de operação a maior parte do tempo, espaço para modificações estruturais e a existência de uma base capaz de minimizar os custos em relação à construção de um novo aeroporto.

Viracopos entra agora na sua rota de expansão, registrando neste primeiro semestre do ano resultados impressionantes que demonstram a enorme capacidade represada. O suplemento especial que circulou com a edição do Correio Popular de ontem é um retrato eloquente de que Viracopos não pode mais ser visto como um potencial para investimentos, ele é a realidade da conveniência do planejamento que agora se executa. A própria empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) já antecipa obras para adequar o espaço físico à demanda crescente, ampliando as áreas de trânsito, estacionamentos, pátio de aeronaves, hangares e terminal de aviação executiva.

O fluxo de passageiros no terminal cresceu 109% em relação aos primeiros meses de 2008, colocando o terminal da Região Metropolitana de Campinas (RMC) na agenda de embarque e desembarque de passageiros, em alternativa coerente ao tráfego de Congonhas e Cumbica. Com o ritmo de crescimento, pode-se estimar a passagem de 2 milhões de usuários até o final deste ano. A excelência de Viracopos no transporte de cargas já foi testada e os números comprovam esta vocação. A movimentação de produtos cresceu 745% em 16 anos, mostrando não apenas a capacidade operacional e logística do terminal como a força do setor produtivo da região, canalizando o fluxo de materiais na que é uma das mais importantes economias do País.

Essa capacidade de mobilização credencia Viracopos para o grande salto necessário para criar infraestrutura para a realização da Copa do Mundo de 2014, uma data que estabelece um compromisso de todos - empresários, investidores, governos, políticos - para cumprir a agenda que culmina com a linha do trem de alta velocidade (TAV), que estará em operação entre o Rio de Janeiro, a Capital e Campinas. Com isto, implanta-se uma solução de longo prazo para o transporte metropolitano, além de dar vazão ao importante eixo rodoviário do complexo Anhanguera-Bandeirantes.

É preciso que a influência política regional seja ampliada para todo o Estado e em todas as instâncias para que a oportunidade não seja desperdiçada. Finalmente, depois de muitos adiamentos, a vocação do aeroporto campineiro é desafiada a se tornar uma solução definitiva que projetará a RMC e o Estado de São Paulo como o mais importante polo econômico do País.
Aeroportos no Brasil

LUFTHANSA CITYLINE, AFILIADA DO GRUPO LUFTHANSA COMEMORA 50 ANOS COM 400 VOOS DIÁRIOS





O grupo Lufthansa está comemorando um aniversário muito especial: sua afiliada Lufthansa CityLine completou 50 anos no último dia 17 de junho. Wolfgang Mayrhuber, presidente da Deutsche Lufthansa AG, parabenizou os cerca de 2.500 funcionários pelo jubileu enfatizando a importância da empresa aérea para a aviação civil alemã.


“Sua empresa aérea exerceu papel importante na história da aviação alemã. Entre outros feitos, cito a introdução dos aviões a jato no segmento de aviação regional, sua contribuição para o desenvolvimento da oferta de rotas européias para diversas cidades alemãs e os serviços prestados por ocasião da construção do centro de distribuição Munique”, disse ele.

Mayrhuber destacou ainda a transformação da Lufthansa CityLine de pequena “linha de táxi aéreo da Frísia Oriental” numa empresa aérea regional ativa e renomada em toda a Europa, tornando-se, inclusive, um dos pilares do grupo Lufthansa.

Atualmente, a Lufthansa CityLine atravessa uma fase de redirecionamento e redimensionamento. A empresa deverá se concentrar ainda mais no tráfego de aporte para os dois centros de distribuição Lufthansa em Munique e Frankfurt. Além disso, a Lufthansa CityLine receberá, a partir do segundo semestre de 2009, 20 jatos regionais Embraer 190/195, maiores e mais modernos, ao mesmo tempo em que tirará de operação 35 aviões menores e parcialmente mais antigos.

Christian Tillmans, diretor executivo da Lufthansa CityLine GmbH, afirma estar “convicto de que o redirecionamento permitirá à nossa empresa aérea continuar exercendo um papel de destaque no leque de produtos Lufthansa.” Klaus Froese, também diretor da CiyLine, acrescenta: “Nos últimos 50 anos, a Lufthansa CityLine alcançou altos padrões de qualidade. Nós nos orgulhamos disso e nos sentimos responsáveis por dar continuidade a isso.”

A empresa foi fundada em novembro de 1958 como “Ostfriesische Lufttaxi” (OLT) e registrada na Junta Comercial em 22 de janeiro de 1959. Em 17 de junho de 1959, a jovem empresa aérea realizou seu primeiro voo a partir do aeroporto de Emden. À mudança da razão social para “DLT Luftverkehrsgesellschaft” em 1974 seguiu-se a cooperação com o grou, que marcou época com a participação da Lufthansa na DLT a partir de junho de 1978. No mesmo ano, a DLT iniciou suas operações de voo para o exterior em nome da Lufthansa, passando a fazer voos de linha exclusivamente sob número de voo Lufthansa a partir de 1988. No início de 1992, mudou novamente sua razão social para Lufthansa CityLine. Um ano depois, a empresa passou a ser 100% filiada à Deutsche Lufthansa AG.

Desde outubro de 2003, a Lufthansa CityLine, cuja sede fica em Colônia, faz parte do grupo Lufthansa Regional e atualmente opera 69 jatos para mais de 70 destinos na Alemanha e na Europa. A empresa aérea realiza mais de 400 voos diários e transportou 7 milhões de passageiros por ano. A Lufthansa CityLine recebe regularmente o certificado EMAS II da Ordem Européia de Auditoria Ambiental, obtido por seu sucesso na gestão ambiental, assim como o certificado ambiental internacional ISO 14001, ambos desde 1999.

Atualmente, a Lufthansa CityLine exerce a maior parte de suas atividades no aeroporto de Munique. Cerca de um terço de todos os voos Lufthansa a partir de Munique são operados pela Lufthansa CityLine (110 partidas por dia). Desde 2008, a escala técnica da CityLine em Munique está instalada no novo hangar de manutenção com mais de 10.000 metros quadrados de área, o equivalente a aproximadamente dois campos de futebol. Cerca de 50% da frota CityLine está baseada em Munique, onde também trabalham cerca de 700 funcionários da manutenção e das operações de voo.

AF 447: TJ-RJ concede indenização de R$ 881 mil a família


A Justiça do Rio de Janeiro concedeu a primeira indenização para familiares brasileiros de passageiros do voo 447 da Air France, que caiu no Oceano Atlântico quando fazia o trajeto Rio-Paris. A mulher e os filhos do passageiro Walter Nascimento Carrilho Junior deverão receber o total de R$ 881 mil da companhia.

De acordo com o TJ, por um período de dois anos, a quantia mensal equivalente a 79 salários mínimos (49 salários de tratamento e outros 30 salários para o pensionamento) - o que, atualmente, seria R$ 36.735 - deverá ser pago aos familiares.

Segundo a decisão do juiz Magno Alves Assumção, da 28ª Vara Cível, a renda bruta da vítima chegava a 30 salários mínimos mensais, mas a família também necessitará de tratamentos médicos que justificam o valor da indenização. Após os dois primeiros anos, o pagamento poderá ser revisto e o valor, diminuído para o equivalente à renda de Carrilho.

A companhia aérea informou que ainda não foi comunicada oficialmente da decisão judicial e que não se negará a prestar apoio às famílias das vítimas. Cabe recurso da decisão.

Ontem, o diretor-geral adjunto da seguradora francesa Axa, Patrick de la Morinerie, afirmou que algumas das famílias já começaram a receber um adiantamento das indenizações pelo acidente. A Axa administra o processo de indenização. Mas Morinerie não divulgou detalhes sobre o número nem quem são as famílias que receberam o pagamento prévio.
TV Canal 13

Familiares de vítimas do acidente da Gol pedem indenização a pilotos do Legacy

Um grupo composto por cinco famílias de vítimas do acidente aéreo da Gol, ocorrido em 29 de setembro de 2006 em Peixoto de Azevedo (MT), entrou ontem com ação indenizatória contra os pilotos do jato Legacy e contra as empresas envolvidas no acidente.

De acordo com Luiz Roberto de Arruda Sampaio, advogado das famílias, a ação não foi movida em grupo, e sim por cada família. Ele estima que as indenizações totalizem R$ 15 milhões. As cinco famílias também aguardam na Justiça o resultado do pedido de indenização contra a Gol.

Segundo o advogado, o pedido de indenização acarretará em uma "ampla investigação com produção de provas tanto no Brasil como no exterior".

As empresas que foram acionadas ou participam do funcionamento do sistema de monitoramento aéreo da Amazônia - que apresentou falhas na ocasião do acidente - ou são fabricantes de peças das aeronaves. São elas: ExcelAir Service, Honeywell International, Aviation Commnunication & Surveillance System, Lockheed Martin Corporation, Raytheon Company e Amazon Technologies Company.

Ainda de acordo com Sampaio, as famílias já haviam processado as empresas e os pilotos do Legacy nos Estados Unidos, mas não foram atendidas pela Justiça norte-americana.
Desástres Aéreos

Mais 21 corpos do voo AF 447 foram identificados, diz PF; total chega a 35


Em nota divulgada nesta quarta-feira (1º), a PF (Polícia Federal) confirma a identificação de mais 21 corpos das vítimas do acidente com o voo 447 da Air France, ocorrido na noite do último dia 31 de maio. Com estes, são agora 35 os corpos identificados, dos 51 que foram encontrados pelas equipes de resgate.
UOL

Buscas por avião são retomadas em meio a protestos de comorenses


Aeronaves francesas e norte-americanas se juntaram nesta quarta-feira às buscas por sobreviventes do acidente com um avião que caiu na costa do arquipélago de Comores, enquanto em Paris comorenses expatriados tentavam bloquear um voo da mesma companhia aérea que sofreu o acidente.

O Airbus A310-300 da Yemenia caiu no Oceano Índico na manhã de terça-feira (horário local) com 153 pessoas a bordo quando se aproximava do aeroporto de Moroni, capital de Comores. A aeronave fazia a última perna de uma viagem iniciada em Paris, que passou por Marselha e chegaria a Comores via Iêmen.

Somente uma sobrevivente -- uma adolescente de 14 anos franco-comorense -- foi encontrada no mar. "Até agora não encontramos nenhum outro sobrevivente, mas ainda não desistimos", disse o vice-presidente de Comores, Idi Nadhoim, à Reuters por telefone.

No momento em que várias embarcações deixavam a principal ilha do arquipélago ao amanhecer, expatriados comorenses tentavam impedir o check-in de passageiros que pretendiam embarcar para o Iêmen no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, segundo uma autoridade aeroportuária.

Cerca de 60 pessoas que deveriam embarcar nesse voo não fizeram o check-in, embora uma porta-voz não tenha conseguido afirmar se os protestos foram a causa ou se os passageiros decidiram não embarcar por alguma outra razão. Cerca de 100 pessoas realizaram o procedimento e o avião decolou.

A sobrevivente do desastre, identificada como Bakari Bahia, tinha cortes no rosto e uma clavícula fraturada. Ela foi encontrada durante os trabalhos de resgate na terça-feira.

"A saúde dela não está em perigo. Ela está muito calma dado o choque que sofreu", disse o cirurgião Ben Imani à Reuters no hospital El Marouf, em Moroni.

Sessenta e seis franceses estavam a bordo da aeronave, segundo autoridades em Paris. Embora a lista completa ainda não tenha sido divulgada, uma autoridade iemenita disse que também havia cidadãos de Canadá, Comores, Etiópia, Indonésia, Marrocos, dos territórios palestinos, das Filipinas e do Iêmen a bordo.

Autoridades comorenses disseram que a França enviou um avião e dois navios do país também se encaminhavam para a região, enquanto os Estados Unidos enviaram um helicóptero para ajudar, além de um avião com suprimentos.

Com uma população de cerca de 800 mil pessoas, o arquipélago de Comores é composto de três ilhas localizadas na costa leste da África, ao norte de Madagascar.

O avião da Yemenia é o segundo Airbus a cair no oceano em um mês. Um Airbus A330-300 da Air France caiu no Oceano Atlântico matando todas as 228 pessoas a bordo no dia 31 de maio após decolar do Rio de Janeiro para Paris.

A perna Paris-Marselha-Iêmen do voo da Yemenia foi feita em um Airbus A330. Em Sanaa, os passageiros que seguiriam para Comores trocaram de avião e foram para o A310 que caiu.

O ministro francês dos Transportes, Dominique Bussereau, disse que Paris havia banido esse A310 em particular de seu espaço aéreo após a detecção de falhas em 2007.

O vice-presidente de Comores Nadhoim, em entrevista a uma emissora de TV da França, criticou as autoridades francesas por não terem repassado essa informação para Comores.

"Tendo em mente que essa é uma aeronave fabricada pela Airbus, uma grande empresa europeia, esperaríamos que a França repassasse a lista de aeronaves proibidas de voar na Europa", disse.

Yahoo

Air France deposita indenização antecipada para viúva de passageiro do voo 447


A companhia aérea Air France depositou ontem (30) no Protocolo Geral do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro a indenização antecipada, no valor de 30 salários mínimos (R$ 13.950) mensais, em benefício da viúva e dos três filhos do engenheiro Walter Nascimento Carrilho Júnior, de 42 anos, morto na queda do avião A330, que fazia o voo Rio-Paris na noite de 31 de maio deste ano.

A decisão do juiz da 28ª Vara Cível do Rio, Magno Alves de Assunção, foi tomada sexta-feira passada (26). Na ação, a família alegou total dependência do engenheiro e apresentou laudo psiquiátrico prevendo dois anos de tratamento para superar o trauma.

“É preciso esperar um dia para que a medida da empresa aérea chegue à 28ª Vara Cível, o que deverá ocorrer amanhã. Então, é recolher a guia de depósito na agência central de depósitos judiciais do Banco do Brasil e sacar o dinheiro. A partir do próximo mês, o depósito será feito na conta da viúva”, disse o advogado João Tancredo, que representa a família do engenheiro.

João Tancredo anunciou duas decisões idênticas tomadas ontem pela Justiça, relativas a outras famílias que representa, e espera para os próximos dias a intimação da companhia aérea francesa, que deverá efetuar os depósitos correspondentes no dia útil imediato. Ele tem oito ações em tramitação na Justiça Estadual, das quais cinco são de famílias que não dependiam totalmente do parente morto.

Hoje (1º) foram emitidas as certidões de óbito de dois dos nove corpos de brasileiros resgatados nas buscas e cujas famílias são representadas pelo advogado. Ele aponta o fim oficial das buscas como o ponto de partida para a decretação pela Justiça da morte presumida, possibilitando a abertura de inventários, reivindicação de seguros de vida, aplicações financeiras e outros direitos dos desaparecidos.

Como a decisão do juiz Magno de Assunção, as próximas deverão citar, além do Código Civil, o Código de Defesa do Consumidor, onde estão bem caracterizadas as relações de consumo, como o pagamento à empresa aérea para “prestar o serviço de transporte aéreo”, conforme escreveu o juiz. O valor da antecipação determinada por ele levou em conta a renda bruta mensal do engenheiro e o prazo de dois anos foi fixado na expectativa de decisão judicial definitiva até lá.

A indenização por danos materiais será determinada tendo por base a idade da vítima, sua renda à época do acidente, a expectativa de vida e a projeção da renda futura. Já a indenização por danos morais tem critérios subjetivos e caráter inibidor e educativo, “mostrando ao réu que o prejuízo é muito alto para o risco que ele correr. Antes havia limite para a indenização, mas era um tempo em que se temia que indenizações altas pudessem levar uma companhia aérea à bancarrota. Hoje não existe mais este perigo, as empresas são gigantes e tudo funciona na base do seguro”, concluiu João Tancredo.
Diário de Cuiabá

Novaer Craft mostra seu avião T-Xc

Nova aeronave, que leva a assinatura do Engenheiro Kovacs, será apresentada na Expo Aero Brasil; Defesa Brasil mostra imagens exclusivas da maquete

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A Expo Aero Brasil, que ocorrerá em São José dos Campos, de 2 a 5 de julho, terá uma apresentação exclusiva: a nova indústria aeronáutica brasileira, Novaer Craft, mostrará em detalhes o seu projeto, incluindo a apresentação das aeronaves T-Xc e U-Xc, durante coletiva de imprensa logo após a abertura do evento.

O T-Xc e o U-Xc são projetos derivado do conceito da aeronave K-51 Peregrino, projetada e desenvolvida pelo engenheiro Joseph Kovacs, que entre seus 55 desenvolvimentos, destacam-se o T-27 Tucano, o T-25 Universal, o L-42 Regente, entre outros. Durante a EAB 2009, o K-51, demonstrador de conceito do T–Xc, realizara vôos de demonstração do alto de suas mais de 200 horas de vôos de ensaio.

Da direita para a esquerda: Ney Pasqualini Bevacqua, Diretor-Presidente da Winnstal, Luiz Paulo Junqueira e Plinio Afonso Junqueira, da Geometra BTE juntos com a maquete do Projeto U-Xc. Foto: Lucas Lacaz Ruiz/DB
Da direita para a esquerda: Ney Pasqualini Bevacqua, Diretor-Presidente da Winnstal, Luiz Paulo Junqueira e Plinio Afonso Junqueira, da Geometra BTE juntos com a maquete do Projeto U-Xc. Foto: Lucas Lacaz Ruiz/DB

A Novaer Craft aposta no mercado de aeronaves de treinamento militar primário com o T-Xc “Pilgrim”. “O conceito do avião é de um engenheiro único no Brasil, que ajudou a contar a história da aviação no país. Vindos desse conceito, concretizado no K-51, geramos o projeto do T-Xc, que é um possível substituto para o T-25, atualmente utilizado pela FAB para treinamento primário dos seus pilotos”, explica Luiz Paulo Junqueira, diretor da Geometra e um dos parceiros da Novaer Craft.

Completando as parcerias, a Winnstal e a Flight Technologies, ambas 100% nacionais, garantem ao Projeto T-Xc capacidade técnica, viabilidade tecnológica e profissionalismo.

A aviação geral é contemplada através do projeto U-Xc “Stardream”, que será mostrado em detalhes na Expo Aero Brasil no dia 02 de julho, às 14h30min, logo após a abertura oficial do evento. Estarão presentes a coletiva de imprensa as três empresas envolvidas.

A Novaer Craft

A indústria aeronáutica Novaer Craft é resultado da associação entre a Geomentra BTE, especialista em projetos e produção de aeronaves e componentes e certificação, aliada com a Winnstal, especializada em construção e montagem de aeronaves e a Flight Technologies, que tem seu foco no mercado de sistemas aviônicos embarcados. Todas as empresas envolvidas na Novaer Craft são 100% nacionais e estão situadas em São José dos Campos, pólo tecnológico do mercado aeroespacial na América Latina.

Defesa Brasil

Diretor da Air France crê que é possível achar caixas-pretas



Apesar de já terem se passado 31 dias do acidente com o Airbus 330 da Air France que fazia a rota Rio-Paris, ainda há esperanças de se encontrar as caixas pretas do avião. O diretor-geral da Air France, Pierre-Henri Gourgeon, que se encontrou nesta quarta-feira, 1º, no Rio com as famílias das vítimas brasileiras durante uma missa, disse que as autoridades francesas vão continuar as buscas submarinas por pelo menos mais 20 dias.
Estadão

Terminal de cargas do aeroporto de Fortaleza deve ser inaugurado neste mês


Uma equipe técnica da Secretaria da Receita Federal inspecionará o novo terminal de cargas do Aeroporto Internacional Pinto Martins na próxima semana. A informação é da superintendência estadual da Infraero, que já concluiu toda a obra ano passado.

Depois disso é preparar a festa de inauguração que, de acordo com o superintendente Sérgio Baltore, pode ocorrer ainda neste mês.
O Povo

Aeroporto é prioridade na Copa de 2014


Aeroportos brasileiros são uma preocupação da Fifa para a Copa. Onze aeroportos das cidades-sede operam no limite

A situação dos aeroportos brasileiros, uma preocupação da Fifa para a Copa do Mundo de 2014, foi definida pelo governo como principal foco dos investimentos públicos na preparação do evento. Dos 14 aeroportos das cidades-sede, 11 já operam no limite da capacidade ou estão perto da saturação. Em Cuiabá, o movimento no ano passado foi mais que o dobro da capacidade. Os terminais de Guarulhos e Brasília operaram 23% e 41%, respectivamente, acima da capacidade em 2008. O Executivo pretende fazer um levantamento minucioso da situação dos aeroportos das 12 cidades. "Essa será a nossa prioridade zero", disse um funcionário do governo que participa das reuniões sobre a Copa.

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