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terça-feira, 5 de maio de 2009

Passaredo começa a operar com novo jato da Embraer


A Passaredo Linhas Aéreas passa a operar a partir da segunda quinzena de maio, com o primeiro jato dos cinco programados para esse ano. O jato modelo, ERJ 145, da Embraer, vai operar em rotas já atendidas pela empresa. Com esta política de investimento e ampliação, a empresa que opera em 13 destinos, espera triplicar seu faturamento, com relação ao ano de 2008.
Fonte: Mercado e eventos

OceanAir anuncia ampliação da malha aérea com voos a partir de R$ 94


A OceanAir começa a divulgar esta semana uma série de novos voos saindo do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Os novos voos deverão ter inicio no dia 18 de maio. Para o anúncio oficial, o diretor executivo da empresa, Renato Pascowitch, estará no Rio amanhã (06/05) para falar sobre a ampliação das operações.

Entre as novas saidas estão rotas para Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Florianópolis, além da ampliação na ponte aérea Rio-São Paulo, com a implementação de cinco frequências diárias para o Aeroporto de Guarulhos. "Vamos oferecer aos nossos passageiros a opção de escolher em qual aeroporto pretende chegar ou partir", afirma o Diretor Executivo, Renato Pascowitch.

A Hiper Ponte, como é chamada, terá bilhetes a partir de R$ 94. Com a nova malha aérea, a OceanAir irá operar mais de 90 trechos diários. Hoje, a companhia aérea voa para 21 aeroportos, com 74 vôos.

Fonte: Mercado e eventos

VARIG poderá ligar Brasília a Curaçao em junho


Segundo informações de dirigentes do Turismo de Curaçao, a Varig – Grupo GOL – está negociando o início de uma frequência que ligaria Brasília a Curaçao a partir de junho.

Fonte:Brasilturis

Um dia a faxina chega


O Brigadeiro Cleonilson Nicácio , presidente da Infraero, vai ter o mérito de sair do cargo com um trabalho que foi considerado uma "despolitização" da estatal. Mandou para a rua, semana passada - conforme adiantou a coluna - algo em torno de 250 funcionários contratados sem concurso. Tinha nas mãos um levantamento feito pelo setor de inteligência sobre os apadrinhados políticos que nada faziam a não ser abocanhar altos salários. O próprio Nicácio vistoriou todos os 67 terminais administrados pela estatal e conheceu alguns desses empregados. Mandou para casa afilhados políticos de deputados e senadores do PT, PMDB e outros partidos da base. A chiadeira vai ser grande esta semana nos bastidores. E espera-se até na tribuna.
Comentário:
Na verdade o número de pessoas a serem desligadas da Empresa é cerca de 100.

Tam e Anac

O vice-presidente da TAM, Paulo Castello Branco, criticou a postura da Agência Nacional de Aviação Civil na questão da liberdade tarifária internacional, afirmando que a ANAC distorce dados ao comparar tarifas promocionais das empresas estrangeiras com as tarifas cheias da TAM, a única companhia nacional que voa para destinos mais longos, como Estados Unidos e Europa.

O executivo afirmou que a TAM não é contra a liberdade tarifária total, porém, necessita de mais tempo para a sua implantação. Apontou para o fato de que a TAM opera em uma escala bem menor, na quantidade de aviões e no valor dos lucros, o que não permite a competição em condições de igualdade. “Além disso, lá fora, todos os governos ajudam suas empresas aéreas. Aqui no Brasil, eu não me recordo de ter sido injetado nenhum dinheiro nos 33 anos de história da TAM", acrescentou.


No cronograma da ANAC, a liberação gradativa dos descontos chegará dentro de um ano (abril de 2010) à liberdade total. Castello Branco pediu também a desoneração do setor. E mostrou que existe uma discrepância quando se compara a carga tributária praticada por diferentes países. "No Brasil, a carga tributária sobre a receita é de aproximadamente 32%. Na Alemanha, é de 29% e nos Estados Unidos, de 22%. No Chile, aqui ao lado, é de 16%", afirmou.

Apesar das críticas, Solange Paiva Vieira, presidente da Agência Nacional de Aviação Civil considerou que a liberação tarifária para os voos internacionais é positiva. A agência tem a previsão que os preços dos bilhetes aéreos internacionais de longo curso, com voos saindo do Brasil, tenham descontos de 30% a 50% sobre os valores atuais.

O piso atual para tarifas a partir do Brasil (ida e volta) é de US$ 708 para os Estados Unidos, US$ 869 para Alemanha, França, Itália ou Reino Unido,


Segundo Solange as companhias aéreas nacionais não serão prejudicadas, “pois os voos internacionais são regulados por acordos bilaterais, o que cria reserva de mercado para as empresas”. Como exemplo, lembrou que metade dos voos para os Estados Unidos com origem no Brasil estão reservados para a TAM. "Mesmo que ela [TAM] não utilize esses voos, eles não serão dados a nenhuma companhia estrangeira", afirmou.

Outra colocação feita pela executiva da Anac foi que o Congresso precisa começa a discutir a possibilidade de "céu aberto" (fim das restrições para as companhias estrangeiras) no País.

Os representantes de empresas aéreas nacionais presentes na audiência mostraram-se favoráveis, à liberação das tarifas, mas pediram condições de igualdade para concorrer com as companhias estrangeiras. Foi constituído um grupo de trabalho para dar continuidade ao estudo da questão, formado pelos deputados Marcelo Teixeira (PR-CE), Lídice da Mata (PSB-BA), Luiz Sérgio (PT-RJ), Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) e Otavio Leite.(PSDB-RJ). Este último, que sugeriu a audiência, mostrou-se preocupado com o impacto da liberação das tarifas dos voos internacionais no mercado interno de turismo. Ele ressaltou que, atualmente, é preciso resolver um déficit na balança turística brasileira, o que poderia ser feito por meio do setor aéreo.

"Nos últimos 12 meses, os brasileiros deixaram lá fora US$ 10 bilhões. No mesmo período, os estrangeiros deixaram aqui pouco mais da metade. Queremos que os estrangeiros venham ao Brasil e de preferência em empresas brasileiras", afirmou.

Participaram da reunião realizada em Brasília, os representantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ), do Sindicato dos Aeronautas, da GOL, da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), do Ministério da Fazenda e do Ministério da Defesa.

Fonte:AE

Voo direto Brasil-Israel será inaugurado domingo em Guarulhos


O próximo domingo será um dia histórico para milhões de cristãos e judeus do Brasil e da América Latina. Às 19h15 um Boeing 777-200 da empresa aérea israelense EL AL partirá do aeroporto de Guarulhos (SP) para o primeiro voo direto entre Brasil e Israel. “Com esta rota, estamos inaugurando uma ponte entre o Brasil e a Terra Santa”, acredita o presidente da EL AL, Haim Romano.

O avião da EL AL chegará ao Brasil no domingo de manhã, trazendo turistas e autoridades israelenses, entre elas um dos dois rabinos-chefes de Israel. Após o desembarque dos passageiros, a aeronave será lavada com água do Rio Jordão trazida especialmente para comemorar o evento.

A partir de domingo, EL AL oferecerá três voos semanais partindo de São Paulo para Tel Aviv, em Israel, com tarifas a partir de US$ 999,00 (incluindo taxas). Por meio de acordos com empresas áreas latino-americanas, a EL AL fará conexões rápidas e convenientes para Israel a partir de várias cidades do continente, entre elas Buenos Aires, Santiago, Lima, La Paz, Quito e Montevidéu, além de outras cidades brasileiras como Rio de Janeiro e Salvador. Os voos direitos partirão aos domingos, terças e quintas-feiras, às 19h15, e chegarão a Israel no início da tarde do dia seguinte. A duração do voo São Paulo-Tel Aviv será de aproximadamente 14,5 horas.

Segundo o Ministério do Turismo de Israel, 31.660 brasileiros visitaram o país em 2008, um aumento de 55% na comparação com o ano anterior. A expectativa é que os novos voos diretos ajudem a aumentar ainda mais o fluxo de turistas brasileiros e latino-americanos à Terra Santa, assim como o de israelenses para o Brasil e américa Latina. Através de acordos com operadoras de turismo, a EL AL oferecerá uma grande variedade de passeios turísticos, como peregrinações pelos caminhos percorridos por Jesus. “O lançamento do primeira rota direta regular entre a América Latina e Israel é um evento histórico para a EL AL, para o Estado de Israel e para os países do Oriente Médio e da América Latina”, celebra o presidente da empresa Haim Romano.

Fonte: Daniduarte

Expectativa no comando da companhia aérea portuguesa TAP.


Está terminando o mandado do brasileiro (e gaúcho) Fernando Pinto, ex-presidente da VARIG, à frente da maior empresa de aviação de Portugal -e, atualmente, a companhia européia com maior atuação no Brasil.
O destino do executivo deverá ser decidido na assembléia geral da TAP, que ocorre em Lisboa no próximo dia 14.
Apesar do prejuízo de 285 milhões de euros, que voltou a ser exibido pela companhia em 2008, a expectativa no setor é de que Fernando Pinto seja reconduzido ao cargo.
Empresa controlada pelo governo, a TAP deveria ser privatizada em 2009.
Mas com o resultado negativo do último ano, o plano poderá acabar sendo adiado.
Agora, o governo português fala em reestruturação da companhia.
Fonte: Contato Radar

GOL e Unidas assinam acordo comercial inédito



Parceria implantará o conceito de “Fly and Drive” no mercado brasileiro.

São Paulo– A GOL Linhas Aéreas Inteligentes, a companhia aérea brasileira de baixo custo, e a Unidas S.A., uma das maiores empresas de locação de veículos do Brasil, assinaram um importante acordo comercial. A parceria, que visa implantar o conceito de “Fly and Drive” (pacote integrado de viagens aéreas e terrestres) no País, consiste em uma oferta exclusivamente válida para os canais web por meio de seus websites institucionais no Brasil e no exterior, com desconto de 50% sobre o valor da diária para a reserva de aluguel de carros da Unidas a clientes que adquiram bilhetes aéreos da GOL.

“Com esse acordo, estamos integrando dois dos principais elos da cadeia de valor da indústria de viagens e turismo”, destacou Constantino de Oliveira Júnior, presidente executivo da GOL. “É uma iniciativa inédita no Brasil, que agregará novos diferenciais competitivos, tanto para a GOL como para a Unidas. Para o cliente, é uma opção muito mais cômoda e econômica”.

“Trazer inovações para proporcionar comodidade aos nossos clientes é um grande objetivo da Unidas. Por isso, inaugurar no Brasil o conceito “Fly and Drive” com um parceiro importante e de grande alcance como a GOL, é um passo estratégico para a Unidas. Tenho certeza que os clientes da GOL e da Unidas vão descobrir e passar a usufruir com frequência os benefícios que este acordo oferece”, declarou António Lemos, presidente executivo da Unidas”.

A parceria, válida em todos os destinos operados pela GOL no Brasil que também são servidos pela rede Unidas, destina-se inicialmente a pessoas físicas e estará disponível a partir de 4 de maio de 2009. Em breve, a parceria se estenderá também a agências e operadoras de turismo.

GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. - A GOL, companhia aérea brasileira de baixo custo, oferece cerca de 800 voos diários para 49 destinos que conectam todas as mais importantes cidades do Brasil e os dez principais mercados internacionais na América do Sul. A Companhia opera uma frota jovem e moderna de Boeing 737 Next Generation, as aeronaves mais seguras e confortáveis da classe, com baixos custos com manutenção, combustível e treinamento, e altos índices de utilização e eficiência. O serviço da Companhia – com as marcas GOL, VARIG, GOLLOG, SMILES e Voe Fácil – oferece aos seus clientes a melhor relação custo-benefício do mercado.

Unidas S.A. - Empresa especializada em soluções de gestão e locação de veículos, a Unidas é líder no mercado brasileiro de Terceirização de Frotas, com cerca de 27,1 mil veículos, atendendo mais de 900 clientes corporativos em todo o Brasil. No negócio de Locação de Veículos a UNIDAS ocupa o 2º lugar nacional na atividade. Com um market share de 7%, a empresa disponibiliza aos seus clientes cerca de 10,9 mil automóveis, compondo uma frota total em torno de 38 mil veículos. Seu alcance nacional soma 136 pontos de atendimento, entre pontos de locação e de atendimento corporativo. Criada em 1985, a Unidas foi adquirida pelo Grupo SAG, maior grupo automotivo português, no ano de 2001. | Site? www.unidas.com.br ou ligue 0800 121 121.

Fonte:Portal Fator Brasil

Trip já opera voo Salvador-Lençóis


Baianos e turistas já podem chegar mais rápido à Chapada Diamantina, um dos principais destinos brasileiros para o ecoturismo e turismo de aventura. O governador da Bahia Jaques Wagner lançou oficialmente, no último sábado, o voo Salvador-Lençóis, operado pela Trip Linhas Aéreas.

O governador destacou que a nova rota impulsionará ainda mais o trade turístico da região. “O voo é de grande importância para o turismo da região, que já é atraente por ter tantas belezas naturais e seu valor histórico. Além disso, essa rota será um grande incentivo para passar o São João na Chapada”, afirmou Wagner, que retornou para Salvador a bordo da aeronave ATR-72-500, com capacidade para 68 passageiros.

O novo voo, retomado após cinco anos, funcionará aos sábados com partida de Salvador às 14h e chegada em Lençóis às 14h55. Mais informações: www.voetrip.com.br .

Fonte: Revista Aviação

Fusão entre Vueling e Clickair elimina 200 postos de trabalho

A fusão entre as transportadoras aéreas low-cost Vueling e Clickar, que deverá tornar-se realidade no final de Junho, vai originar o despedimento de 200 pessoas por duplicação de funções, apesar de as previsões apontarem para um volume de negócios anual de 800 milhões de euros .

O presidente da Vueling (que irá dar o nome à nova empresa), Josep Piqué, explicou hoje à imprensa espanhola que existe um excedente de 200 pessoas nesta operação e que, no final do processo, serão mantidos apenas 1300 postos de trabalho (contra os 1500 que existem actualmente).

A fusão, que deverá estar concluída no final de Junho deste ano, foi precedida de um redimensionamento da estrutura de custos, que culminou com despedimentos pontuais nas duas companhias de aviação espanhola, forçado pela crise na indústria aérea.

No entanto, tais ajustes não foram suficientes para que a nova Vueling pudesse descolar de acordo com as pretensões dos accionistas, de entre os quais a transportadora aérea espanhola Iberia (com 45 por cento do capital). De acordo com Piqué, as novas dispensas foram realizadas de "uma forma natural e sem traumas".

A maioria dos postos de trabalho eliminados corresponde às áreas de handling e de manutenção, que vão ser concentradas no aeroporto de Madrid, ao contrário do que acontecia até agora.

A nova companhia de aviação vai operar com uma frota de 35 aviões de gerar um volume de negócios de 800 milhões de euros por ano. Piqué acredita que "vai conseguir estar entre as cinco primeiras do sector na Europa em termos de rentabilidade".

Fonte: Economia Público

suspensão de voos noturnos em Mossoró

A suspensão, pela Anac e Infraero, de voos noturnos de médio e grande porte no aeroporto de Mossoró (RN) foi lamentada por Senador José Agripino (DEM-RN).

Os voos foram suspensos devido à falta de um farol aeroportuário rotativo, à inexistência de sistema de iluminação em toda a extensão da pista, além de outros problemas, relatou o senador.

O aeroporto de Mossoró tem pista onde pousa à noite avião de médio e grande porte há mais de 30 anos e nunca houve acidente nenhum. E agora a Infraero, não sei por que razão, manda um documento suspendendo pousos e decolagens com exigências que eu tenho a impressão que, se fossem feitas ao aeroporto do Galeão, provocariam o seu fechamento – declarou.
Fonte: Jornal do Senado