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quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Mesmo com encerramento oficial, processo da Varig está pendente



Primeira empresa do país a pedir recuperação judicial, a Varig finalizou no início de setembro o seu processo, por determinação da Justiça. Apesar de ter sido proferida a sentença de encerramento, o processo ainda está pendente e não transitou em julgado. Advogados de credores dizem que a empresa estaria em uma situação no mínimo estranha: não está em recuperação e muito menos falida. "A Varig não está saneada, não tem atividade e está sem comando", comenta uma fonte que prefere não se identificar.

A companhia entrou em recuperação em 17 de junho de 2005, sob o comando do juiz Luiz Roberto Ayoub, da 1ª Vara Empresarial do Rio. O magistrado decretou o encerramento do processo por entender que o plano de recuperação e as obrigações teriam sido cumpridos nos últimos dois anos. Mas a decisão sofreu algumas impugnações de credores. Em uma decisão proferida em novembro, dentre os vários despachos referentes ao processo, o juiz pediu que o Ministério Público se manifestasse sobre a questão. Na decisão, ele diz que "obstante o encerramento do monitoramento judicial, estamos diante de uma hipótese inusitada".

De acordo com a decisão do magistrado, a empresa passa por extraordinária dificuldade e ao mesmo tempo é potencial credora da União. Por outro lado, encontra-se sem comando e nenhum credor formulou requerimento de falência. Ele pede, então, aos peticionantes (as partes que entraram com pedidos) que indiquem aquele que potencialmente seria o gestor interino da empresa.
Valor Econômico

Air Berlin contratando



A companhia aérea Air Berlin anunciou que pretende admitir 700 assistentes de bordo e 120 co-pilotos, que ficarão baseados em vários aeroportos na Europa, a maioria na Alemanha.

Os profissionais a contratar ficarão sediados nos aeroportos de Berlim, Dusseldorf, Frankfurt, Hamburgo, Munique, Munster/Oenabruck, Nuremberga, Paderborn-Lippstadt, Estugarda e, fora da Alemanha, Basileia/Muhlhausen e Zurique, na Suíça.

Os candidatos devem dispor de licença de voo válida, atestado médico comprovando a aptidão para voar.
Aos co-pilotos pede-se alguma experiência de voo e, “idealmente”, qualificação para aeronaves Airbus ou Boeing. Outros requisitos, bons conhecimentos de alemão e de inglês, passaporte sem restrições, carta de condução e acesso a e-mail.
Mais informações e formulários de inscrição em www.airberlin.com/jobs.
TURISVER

Ministro quer relatório completo sobre a Airlink


O ministro dos Transportes Sbu Ndebele quer um relatório completo sobre SA Airlink após
terceiro acidente



Ontem ,após uma longa reunião com Colin Jordaan, CEO e comissário da Autoridade de Aviação Civil (CAA), e outros funcionários dos transportes, o ministro encarregou o CAA a prestar-lhe um relatório completo sobre SA Airlink.

Isto irá incluir detalhes de uma auditoria em curso na companhia, relatórios de auditorias anteriores; relatórios preliminares de todos os acidentes e incidentes com ela nos últimos seis meses, e uma sinopse do gravador de voz para o acidente que ocorreu em Durban.

E ele está exigindo que a companhia aérea Airlink explique a sua recente onda de acidentes em dois dias.

Este foi o seu quarto incidente controverso em menos de quatro meses, disse ele.



FAA não vai permitir cochilos no cockpit



WASHINGTON - Os reguladores federais disseram na terça-feira que não permitiram que os pilotos possam dormir na cabine, como parte de uma regra proposta para reduzir a fadiga dos pilotos.

Companhias aéreas e alguns peritos em segurança aérea aprovaram sestas curtas como um ingrediente de uma estratégia para reduzir a fadiga. Mas Peggy Gilligan, administrador adjunto da Administração Federal de Aviação para a segurança da aviação, disse que a agência poderia controlar a fadiga dos pilotos, sem permitir que cochilem.

United Airlines anuncia compra de 50 aeronaves por US$ 10 bilhões



A United Airlines, terceira maior companhia aérea dos Estados Unidos, anunciou nesta terça-feira que vai adquirir 50 novos aviões de grande porte, em uma operação avaliada em US$ 10 bilhões.

Depois de seis meses de negociações com as duas maiores fabricantes de aviões do mundo, a Boeing e a Airbus, a empresa resolveu comprar 25 aviões de cada. A United fez a oferta de compra firme de 25 aviões 787 Dreamliner da Boeing e mais 25 Airbus A350.

A aquisição será facilitada, segundo a empresa, pelo fato do mercado de avião estar enfraquecido com os efeitos da crise financeira global. Devido à baixa demanda, o preço das aeronaves estão baixos, o que facilita a compra.

O negócio marca uma das maiores compras do setor desde o início da recessão global, e é considerada necessária depois de anos seguidos de reestruturação --e investimentos reduzidos-- por parte das principais companhias aéreas americanas.

"Nós, obviamente, pensamos que a atual situação foi uma oportunidade para nós", disse o presidente da United Airlines, John Tague. "Nós resistimos à pressão durante o ciclo para comprar durante melhor ambiente de mercado e tivemos a paciência de esperar até que nós vimos esta oportunidade. Nos sentimos muito recompensados por isso."

A companhia aérea não deu maiores informações sobre como será o financiamento desta compra.

Segundo a United, os aviões devem ser todos entregues entre 2016 e 2019. Quando isso ocorrer, a empresa tirará de circulação seus aviões Boeing 747 e 767 --que são maiores e de manutenção mais cara.
BOL

Morre mulher mais condecorada do Brasil

Major Elza recebeu 35 medalhas, segundo CML.
Ela serviu como enfermeira na Segunda Guerra Mundial.

Major Elza é a mulher mais condecorada no Brasil

Faleceu nesta terça-feira (8), aos 88 anos, a major Elza Cansanção Medeiros, mulher mais condecorada do Brasil, segundo o Comando Militar do Leste, com 35 medalhas. Major Elza, que morreu no Rio, foi a primeira brasileira a se apresentar como voluntária na Diretoria de Saúde do Exército, para lutar na Segunda Guerra Mundial, aos 19 anos de idade.

Segundo o Comando Militar do Leste, ela sonhava em lutar na linha de frente, mas teve que se conformar em seguir como uma das 73 enfermeiras no Destacamento Precursor de Saúde da Força Expedicionária Brasileira, já que, na época, o Exército Brasileiro não aceitava mulheres combatentes.

Major Elza teve complicações após uma queda em que o fêmur foi fraturado.

Durante a guerra, ela trabalhou nos hospitais de evacuação na Itália, distante do front, em turnos de 12 horas. Segundo o CML, nenhum soldado que foi tratado por ela morreu. Ela atuou como oficial de ligação e enfermeira-chefe no 7th Station Hospital, em Livorno. Com o fim da guerra, foi dispensada logo após o retorno ao país, indo trabalhar no Banco do Brasil.


Aulas para pilotar ultraleves

Em 1957, as mulheres foram reconvocadas, podendo vir a ser militares de carreira. Dona Elza então retornou, continuando a trabalhar como enfermeira. De acordo com o CML, Elza era formada em jornalismo e, mesmo tendo trabalhado no Serviço Nacional de Informações (SNI), jamais pensou em abandonar a carreira militar.

Ela aprendeu a pilotar ultraleves aos 60 anos de idade. Escreveu três livros sobre sua participação na Segunda Guerra e deu sugestões importantes para a criação de um corpo auxiliar feminino para as Forças Armadas, base para a abertura das Forças Armadas do Brasil à participação das mulheres.

Velório no Palácio Duque de Caxias

O corpo da Major Elza será cremado após o velório, que acontecerá no salão nobre do Palácio Duque de Caxias a partir das 9h desta quarta-feira (9).

Entre as medalhas que recebeu estão a Medalha de Guerra, Medalha de Campanha, Ordem do Mérito Militar, Medalha Mérito Tamandaré e Medalha Mérito Santos Dumont.

G1


Avião da Trip faz pouso de emergência em Viracopos


Um avião da Trip Linhas Aéreas realizou um pouso de emergência hoje em Viracopos. A aeronave havia decolado rumo a Curitiba, e após aproximadamente meia hora de voo apresentou falha no motor número 2, preferindo retornar a Campinas. Ao aproximar-se de Viracopos, recebeu prioridade para pouso frente a outras duas aeronaves e aterrissou sem maiores problemas. Infelizmente ainda não há informações sobre o tipo de aeronave e a quantidade de passageiros a bordo(POB), mas essa rota costuma ser feita por ATR-42.
Segundo as informações automáticas do site de Infraero, o voo Trip 5503 pousou em Viracopos às 19h45min., procedente de Belo Horizonte, e decolou às 20h10min. para Curitiba, pousando novamente às 21h06min. no aeroporto campineiro.

Spotting Viracopos

Mais um Embraer 190 é entregue para a TACA


TACA Embraer 190
N982TA

A Embraer entregou ontem mais um E190 para a TACA, aumentando para sete o número de aeronaves do tipo na frota da empresa centroamericana. A aeronave (N985TA) realizou escala técnica em MAO no início da tarde de sexta rumo ao seu destino final, San Salvador.
Aeroblog

Piloto de F-15J, que pousou de barriga no Japão, esqueceu de baixar o trem de pouso


Retirada do F-15J que pousou de barriga na pista de
F-15J que pousou de barriga na pista de komatsu

Piloto de F-15J, que pousou de barriga no Japão, esqueceu de baixar o trem de pouso



O F-15J da Air Self-Defense Force (ASDF) do Japão que pousou de barriga na pista da Base Aérea de Komatsu, na Prefeitura de Ishikawa, na sexta-feira, dia 04, foi provavelmente devido ao esquecimento do piloto em baixar o trem de pouso, revelou o Ministro da Defesa, ontem, dia 08.

O piloto da ASDF, Major Shogo Chikayama disse numa investigação interna que poderia ter esquecido de baixar o trem de pouso. De acordo com a ASDF, o trem de pouso no caça F-15J é baixado usando-se um pedal.

Chikayama possui 3.600 horas de voo – incluindo 2.700 no caça F-15 – e também possui a qualificação de “piloto avançado”, além de ser o líder das nove aeronaves de treinamento do voo que executava quando pousou de barriga com o caça.

F-15J que sofreu um incidente na base de Komatsu

Durante o pouso, outro piloto que já estava no solo confirmou que o trem de pouso do F-15J de Chikayama estava baixado. O que pode ter acontecido é que o piloto viu o trem de pouso baixado, mas esse devia ter sido baixado num último instante, não completando todo percurso até o travamento, e uma vez que a aeronave tocou no solo, o trem de pouso entrou em colapso. O controlador aéreo da ASDF no momento do acidente disse que não lembra muito bem do incidente e não pode afirmar se o trem de pouso estava baixado.

Com a conclusão que o acidente foi causado por uma falha humana, a ASDF agora se concentra em criar rotinas e medidas preventivas para evitar novos acidentes nos pousos e decolagens.

Blog do Vinna

TOC WARS


Transtorno Obsessivo-Compulsivo: até Luke Skywalker tem.

Kibe Loco

Companhias aéreas preocupadas com possível aprovação de taxa ambiental


As companhias aéreas estão a ficar cada vez mais preocupadas com a possibilidade da Cimeira de Copenhague aprovar uma taxa global na aviação para ajudar os países mais pobres a combater as alterações climáticas.

O texto oficial das negociações da cimeira inclui algumas propostas de taxas para a aviação, entre as quais uma em todas as tarifas aéreas, com excepção dos voos de e para as nações mais pobres e outra, na ordem dos 4 ou 5 dólares por passagem aérea internacional, noticia a imprensa internacional.

As companhias aéreas já se manifestaram contra a implementação da taxa, apesar de reconhecerem a possibilidade de isso acontecer em Copenhague, considerando que a taxa é um instrumento que não irá necessariamente ajudar o clima e, referindo-se à adaptação da Taxa Internacional de Passageiros Aéreos proposta pelas Maldivas, dizendo que é “exorbitante”.

A proposta das Maldivas, cujos governantes acreditam estarem em perigo de ficarem submersas devido à subida dos níveis do mar, se não forem tomadas medidas drásticas, tem o apoio de outras nações em desenvolvimento.

A Taxa Internacional dos Passageiros Aéreos proposta pelas Maldivas tem previsto reunir de início cerca de 10 mil milhões de dólares anuais para ajudar os países pobres a lidar com as alterações climáticas.

Presstur

Aviação nacional tem o melhor novembro desde 2001



O transporte aéreo de passageiros no país registrou crescimento de 38,37% em novembro, na comparação com igual período do ano passado, divulgou nesta manhã a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). É o melhor desempenho para o mês de novembro pelo menos desde 2001, conforme um banco de dados do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea). Também é o quinto mês consecutivo de expansão da demanda doméstica acima de 20%. No ano, o crescimento acumulado é de 15,63%.

A oferta de assentos nos aviões registrou crescimento de 22,15% em novembro e alta acumulada de 14,5% nos 11 primeiros meses do ano. A demanda por voos ao exterior, por sua vez, teve crescimento de 12,05% em novembro, em relação ao mesmo período do ano passado, mas acumula queda de 1,82% no ano. A oferta de assentos nos aviões que voam para o mercado internacional registrou alta de 2,09% em novembro, ante igual mês de 2008, e acumula expansão de 0,56% de janeiro a novembro.

A TAM seguiu na liderança do mercado doméstico, com 43,94% de participação, seguida de perto pela Gol, controladora da Varig, com 42,25%. Juntas, as duas maiores companhias aéreas do país responderam por 86,18% dos voos nacionais em novembro.

A Webjet foi a terceira maior empresa no país, com fatia de 4,56%. Logo atrás dela veio a Azul, com 4,31%. A OceanAir manteve-se na quinta colocação, com 2,35% do fluxo de passageiros transportados em novembro.

No mercado internacional, a TAM respondeu por 85,41% dos voos operados por companhias aéreas brasileiras, seguida pela Gol, com 14,59% de participação no mês passado.

O Globo

Avião da Air France pousa com pane hidráulica no aeroporto de Guarulhos



Um Boieng 777 da Air France, que fazia o voo 454, proveniente de Paris, pousou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, com pane hidráulica.
Segundo a Infraero, a chegada da aeronave - com 259 passageiros e 16 tripulantes - estava prevista para 8h, mas o piloto pediu para que a aterrissagem fosse antecipada e solicitou acionamento das equipes de emergência do aeroporto, como bombeiros e ambulância. O avião pousou sem problemas às 7h53m e os passageiros desembarcaram sem problemas.

Em nota, a Air France explicou que o avião sofreu uma pequena pane hidráulica e que o piloto, a título de precaução, pediu apenas para usar a pista mais longa do aeroporto. Não foi solicitado pouso de emergência, segundo a companhia aérea. Confira o comunicado:

"A Air France confirma que o voo AF 454, operado por um Boeing 777-200, que saiu do Aeroporto de Paris-Charles de Gaulle às 23h36 (hora local) do dia 08, e chegou no horário previsto no Aeroporto de São Paulo-Guarulhos, na data de hoje, às 08h06 da manhã, teve uma pequena pane hidráulica. Durante a fase de aproximação, o piloto, a título de precaução e aplicando os procedimentos normais, solicitou ao serviço de controle aéreo brasileiro utilizar a pista mais longa do Aeroporto de São Paulo-Guarulhos. Os passageiros desembarcaram do avião em perfeitas condições e no portão previsto. O avião transportava 259 passageiros, três pilotos e 13 comissários de bordo. As equipes de manutenção da Air France efetuarão os controles necessários no Aeroporto de São Paulo-Guarulhos."

O Globo

Su-30MKI da Índia liberados para voar

Su-30MKI da Força Aérea da Índia

Caças Su-30MKI da Índia retornaram os voos

Os caças Sukhoi Su-30MKI da Índia, que estavam retidos no solo devido a série de acidentes com essas aeronaves, retornaram as suas operações normais anteontem, dia 07, conforme informado por oficiais da Força Aérea da Índia. Num comunicado, informaram que a causa da queda de um Su-30MKI no dia 30 de novembro, em Rajasthan, próximo a Jaisalmer, foi causada por incêncio em um dos motores.

As verificações preventivas na frota de caças Su-30MKI operados pela Força Aérea da Índia irão continuar, mas as aeronaves não serão mais mantidas no solo e estão liberadas desde ontem.

Imagem de um Su-30MKI voando sobre a Índia, caça do primeiro lote entregue em 1997.

Após o acidente do dia 30 de novembro, a Força Aérea da Índia havia determinado que cerca de 100 caças Sukhoi deveriam ficar no solo até que se determinasse a causa das quedas de duas aeronaves num período curto.

Os Sukhoi Su-30MKI da Índia, são caças biplaces de superioridade aérea fabricadas sob licença da Rússia na fábrica indiana Hindustan Aeronautics Limited.
Blog do Vinna

PILOTOS DA ESQUADRILHA DA FUMAÇA FAZEM INTERCÂMBIO COM OS RED ARROWS


EDA-RedArrows

Em meio ao Circuito Nordeste, dois pilotos da Esquadrilha da Fumaça deixaram a equipe com o nobre objetivo de realizar uma viagem de intercâmbio com os Red Arrows, Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Inglesa.

O Cap Av Ricardo Felzcky e o Cap Av Anderson Amaro Fernandes decolaram de Fortaleza/CE a bordo de um avião comercial, no dia 15 de novembro.

No percurso, escala em Lisboa, pouso em Londres e uma viagem de carro até Lincoln, distante 300 km da capital inglesa, onde fica a sede da Royal Air Force Aerobatic Team.

Durante quatro dias, nossos pilotos voaram isolados e em formação a bordo das aeronaves Hawk. Antes, porém, submeteram-se a detalhados exames, que atestaram uma perfeita saúde para se aventurar na aeronave estrangeira.

Além das atividades aéreas, os dois pilotos foram recepcionados com um jantar de confraternização e até um jogo de futebol.

Dentre outras curiosidades e particularidades, os pilotos destacaram o fato dos ingleses não almoçarem, fazem apenas um lanche durante o dia, e; terem dedicação exclusiva ao voo, diferente do brasileiro que se ocupa também com atividades administrativas.

No dia 21 de novembro, os pilotos voltaram ao Brasil, pousando em Recife/PE, para se vincularem ao Circuito Nordeste novamente.

Na mala, algumas histórias para contar e a impressão inglesa que já é mundialmente conhecida. “O que mais me impressionou foi a pontualidade dos Red Arrows”, afirmou o Cap Felzcky, que voltou cheio de ideias de melhorias para o Esquadrão brasileiro, cumprindo com a finalidade do intercâmbio.

De qualquer forma, o EDA não deixa nada a desejar em relação aos ingleses. “Não há como comparar os times, pois voamos aeronaves diferentes, mas a nossa estrutura física e a rotina de trabalho estão em grau de igualdade.”, finalizou o experiente piloto.

Cap Av Ricardo Felzcky e o Cap Av Anderson Amaro Fernandes

IFR Online

Chineses apresentam o Turbo Fan para a família de jatos C-919

Turbofan para os jatos regionais C-919 Jumbo Jet

China apresenta o modelo do Turbofan destinado ao seu projeto de avião comercial C919, o modelo foi apresentado no centro tecnológico de design aeronáutico de Shangai, China, o mesmo responsável pelo desenvolvimento do projeto de jatos ARJ-21.

Segundo declarações, foram concluídos os planos preliminares do programa C-919 e o Fabricante chinês assinou um memorando de entendimento com nove fornecedores de estruturas internas. O jato pretendido terá capacidade de transportar 150 passageiros e segundo o cronograma fará o seu vôo inaugural em 2014 estando disponível para entrega aos clientes em 2016.

Vale ressaltar que a china tem investido pesado para desenvolver a capacidade de desenhar e construir seus aviões independentemente, segundo alguns analistas a evolução tecnológica alcançada pelos chineses tem surpreendido até mesmo os mais céticos.

Os chineses tem acelerado o seu processo de desenvolvimento de tecnologias e o desenvolvimento aeronáutico tem sido o de maior expressão.

Projetar e construir seus próprios aviões é um privilégio de poucos países e os chineses tem se esforçado para alcançar o ciclo completo de concepção, desenvolvimento e construção dos seus artefatos.

Poucas nações no mundo possuem a capacidade de projetar e construir motores aeronáuticos e os chineses estão na direção certa, podendo alcançar esta capacidade em pouco menos de 10 anos, o que é surpreendente.

Plano Brasil

Sinalização nova no Campo de Marte

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A INFRAERO iformou que acaba de revitalizar a sinalização horizontal da pista, taxiways e pátio do Campo de Marte, em São Paulo, além da sinalização das áreas públicas de acesso ao aeroporto (vias, estacionamentos, rotatórias e faixas de pedestres).

O objetivo das novas marcações é auxiliar melhor os pilotos nas operações, especialmente as noturnas ou com pouca visibilidade, e facilitar o deslocamento dos passageiros que circulam pelo aeroporto.

Ao todo foram investidos cerca de R$ 160 mil para revitalizar uma área de 6 mil m².

CR

Paraquedista fica pendurado em poste no Rio


Um paraquedista ficou pendurado em um poste da avenida das Américas, na Barra da Tijuca, zona Sul do Rio de Janeiro. O acidente aconteceu no início da tarde no último domingo, quando ele praticava parapente.

Os Bombeiros foram chamados para socorrer o rapaz, que estava consciente e procurava se agarrar no poste para não cair.
Desástres Aéreos