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quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Pousada em Congonhas




Se você é da Aviação e está procurando onde morar
ou pernoitar, venha nos visitar!



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Vagas Limitadas!

Emirates seleciona novos comissários em São Paulo



A Emirates Airline abre mais uma temporada de seleção de comissários de bordo no próximo dia 7 de fevereiro de 2010.
A seleção será realizada no Intercity Premium Ibirapuera, em Moema, São Paulo.


A Emirates conta com uma equipe multicultural de comissários de bordo, provenientes de mais de 120 países e fluentes em mais de 80 idiomas. Os profissionais têm a oportunidade de trabalhar em modernas aeronaves Boeing e Airbus que voam, atualmente, para mais de 100 cidades ao redor do mundo.


O time de recrutamento da Emirates visita regularmente cerca de 60 países, a fim de selecionar profissionais dinâmicos e comunicativos para trabalharem na rede global da companhia aérea. Com sede em Dubai, a Emirates oferece ótimos benefícios: excelente moradia, assistência médica total, modernas instalações de treinamento e de trabalho.

Durante o Emirates Open Recruitment Days os candidatos participam de palestras informativas e apresentam suas habilidades e potencial à equipe de recrutamento. As sessões começam às 11h00 e seguem ao longo do dia, dependendo do número de candidatos. Para participar, o profissional deve ser maior de 21 anos e apresentar currículo atualizado, foto de corpo inteiro em traje social e foto no tamanho 7x5cm.

Local: Intercity Premium Ibirapuera
Av. Ibirapuera, 2577 - Moema - São Paulo
Data: 7 de fevereiro de 2010
Horário: a partir das 11h00

Mais informações no site www.emiratesgroupcareers.com
Detalhes sobre o processo seletivo: http://www.flyrightintlcom/eventos.html

Aviação Brasil

Morte de Buddy Holly e Ritchie Valens completa 51 anos


Buddy Holly é um dos expoentes do rock'n'roll O dia 3 de fevereiro é um dos dias mais tristes da história da música, em especial para o rock. Há 51 anos, morria o americano Buddy Holly, principal expoente do gênero na década de 50.

Ao lado de Ritchie Valens, autor de La Bamba, e J.P. Richardson, Holly havia participado de um show em Iowa no dia anterior, mas sofreu um acidente aéreo fatal, graças a uma tempestade de neve, que atrapalhou a visão do piloto. A viagem durou poucos minutos, até o avião se perder em meio a um milharal.

Buddy Holly é um dos expoentes do rock'n'roll

O episódio ficou marcado para sempre na história do rock. Em 1971, o cantor Don McLean compôs a música American Pie, que imortalizava o acidente de Holly, 11 anos antes. Segundo trecho da canção de McLean, o dia 3 de fevereiro ficará para sempre marcado como "o dia em que o rock morreu".

Autor de sucessos como That'll be the day, Peggy Sue e Maybe baby, Buddy Holly foi um dos pioneiros do rock'n'roll e também rival de Elvis Presley, outra estrela em ascensão na época. Guitarrista de qualidade e compositor de canções consideradas sofisticadas pela crítica, Holly teve uma carreira curta, mas influenciou vários artistas que surgiram a seguir, como os Beatles.

Um dos integrantes da banda, Paul McCartney admitiu a influência que as músicas de Buddy Holly tiveram na formação do grupo. "Pelo menos 40 músicas que escrevemos com os Beatles foram influenciadas por ele", diz McCartney em uma reunião de citações da New Musical Express.

Segundo McCartney, o nome Beatles foi inspirado em função da primeira banda de Holly, chamada The Crickets. Outro que se influenciou pelas novidades trazidas por Holly foi Mick Jagger, vocalista dos Rolling Stones. Uma das primeiras canções gravadas pelos Stones foi Not Fade Away, que tinha feito sucesso na voz de Holly.

Além de Holly, os outros dois músicos mortos no acidente também influenciaram as gerações seguintes. Apelidado de The Big Bopper, Richardson foi o criador do primeiro vídeo musical, na apresentação de Chantilly Iace, em 1958, um ano antes de sua morte. Já Ritchie Valens foi o autor da canção La Bamba, lançada pouco antes do acidente, e ficou marcado ao utilizar a influência mexicana em suas canções.

TERRA

Vagas para xerife




Este é o tipo de sucessão que desperta muito olho grande.

Na diretoria da Anac, xerife da aviação comercial, já há um cargo vago, o que era ocupado por Ronaldo Serôa da Mota.

Além disso, num colegiado de cinco, mais duas diretorias vão vagar mês que vem.

Ancelmo Góis

Operação "voando alto" prende estelionatária




Imagine comprar uma passagem aérea, de ida e volta, para qualquer lugar do Brasil, por apenas R$ 500,00! Impossível?

Para Kelly Cristina da Silva Alves, de 30 anos, considerada pela polícia uma das maiores estelionatárias do Pará, era perfeitamente possível. Então, surge a pergunta: como assim?
Primeiro Kelly publicava anúncios em jornais, nos quais oferecia as passagens. Paralelamente a isso, ela conseguia extrair informações de pessoas (como nome completo e número de CPF), de forma que pudesse efetuar compras através dos seus respectivos cartões de crédito, via telefone ou internet.

A delegada Beatriz Machado, titular da Delegacia de Repressão a Crimes Tecnológicos (DRCT), diz que Kelly obtinha os dados pelo chamado “Golpe do telefone”. “Geralmente, ela ligava para a recepção de hotéis frequentados por pessoas de elevado nível de renda ou para residências”, ressaltou.

Ainda segundo a delegada, ao ser atendida - no caso de hotéis -,

Kelly solicitava que a ligação fosse transferida para um determinado quarto. Nesse momento, ela conseguia o nome do cliente. Em seguida, se passava por uma funcionária de uma empresa de aviação comercial, identificando-se como Mariana. Durante o contato com a vítima, a golpista comunicava ao cliente que ele não havia preenchido corretamente o bilhete de uma passagem, ao passo que necessitava confirmar os dados. Caso a vítima tivesse realizado uma viagem aérea, o procedimento era bem-sucedido.
Com as informações disponíveis, Kelly tinha acesso ao saldo dos cartões de créditos, o que lhe proporcionava cacife financeiro para comprar passagens aéreas para qualquer lugar do Brasil.

Sendo assim, quando os interessados nas passagens lhe contatavam, Kelly realizava a compra, mas explicava aos clientes que os mesmos deveriam confirmar pessoalmente a emissão do bilhete à empresa de aviação. Além disso, ela fornecia o número de uma conta bancária para o depósito de R$ 300,00 - para o caso de passagem de ida -, ou R$ 500,00 para o caso de passagem de ida e volta.

Algumas das vítimas foram consultadas por suas respectivas operadoras de cartão de crédito a respeito da compra das passagens. Outras vítimas não conseguiam realizar a suposta viagem paga ou só concretizavam a

viagem de ida, mas sem retorno. Assim, descobriam que tinham sido vítimas de um golpe.

As ações de Kelly resultaram em 15 denúncias na DRCT e culminou na operação “Voando alto”, iniciada em novembro de 2009. Após adotarem diversas estratégias, policiais da DRCT, com auxílio da Delegacia de Repressão a Roubos de Cargas (DRRC), cumpriram o mandado de prisão de Kelly Cristina, expedido pelo juiz Pedro Sotero, da 1ª Vara Criminal e Medidas Cautelares.

A prisão ocorreu no final da tarde de anteontem, quando tentava alugar um novo apartamento, no condomínio “Meu sonho”, localizado no bairro Jiboia Branca, em Ananindeua.

“Ela frequentemente trocava de endereço para dificultar sua localização por parte das vítimas e da polícia”, observou a delegada Beatriz Machado.

Beatriz afirma que Kelly aplica golpes desde 1997 e responde a 14 inquéritos na Justiça. Em 2006, ela foi presa pela Polícia Federal durante a operação “Balaústre”, cujo alvo foram integrantes de uma quadrilha que utilizava, sem autorização, dados de aposentados e pensionistas para obter empréstimos em instituições financeiras.

Atualmente, Kelly Cristina gozava de liberdade provisória. No entanto, agora terá que responder a mais 15 inquéritos, dessa vez, por estelionato e falsa identidade. Ela foi encaminhada para o Centro de Recuperação Feminino, localizado no bairro do Coqueiro, em Ananindeua.
(Diário do Pará)

Aeroclube de Barretos completa 71 anos

Domingo (7) é dia de festa para os associados do Aeroclube de Barretos, que na data completa 71 anos de fundação, prestando bons serviços à coletividade, sendo um dos mais conceituados do Estado de São Paulo, com mais de 1300 pilotos formados.


Fundado em 7 de fevereiro de 1939, tendo como primeiro presidente Abel Coimbra, o Aeroclube tem história. No ano de 1956, formou 60 pilotos de uma única vez, até hoje um recorde imbatível registrado no país.

Atualmente, o aeroclube está em pleno funcionamento, contando com 100 associados de Barretos, região e de outros estados, que têm no clube local um lugar para seus voos. "As pessoas optam por voos no interior por haver um melhor aproveitamento, já que o tráfego aéreo é mais tranquilo. Muitos de nossos associados são da capital paulista, de Minas Gerais, Goiás", fala o vice-presidente do Aeroclube, Wolinsk Maruco.

O Aeroclube de Barretos oferece cursos de Piloto Privado (PP), Piloto Comercial (PC), Instrutor de Voo (INVA), Multi-Motor (MLT) e Instrumentos (IFR). A entidade conta instrutores qualificados pela Agência Nacional de Aviação (Anac). Para as aulas de instrução, o local possui modernas aeronaves: Beechcraft Baron 55, Neiva P-56 "Paulistinha", AMT-200 Super Ximango e AeroBoero AB-115.

Para tirar o brevê, o aluno para passa exame médico, por aulas teóricas para o conhecimento de parte mecânica, navegação, teoria de voo, regulamentos, conhecimentos técnicos e meteorologia. Para o brevê de Piloto Privado são necessárias 40 horas de voo e para Piloto Comercial de 150h/voo. Todo piloto precisa fazer sua renovação do brevê, realizada conforme a faixa etária: até 30 anos de dois em dois anos, de 31 a 50 anos anualmente e a partir de 51 anos de seis em seis meses. O Aeroclube localizado na avenida Pedro Vicentini, s/nº, anexo ao Aeroporto Estadual Chafei Amsei, conta com salas de aula, alojamento e cantina mantida pelos próprios associados, servindo alunos, pilotos e visitantes. A entidade fica aberta de segunda a sábado, a partir das 15h; no domingo às 9h. Para a comemoração dos 71 anos, no domingo, está marcado almoço com a queima de alho, ao custo de R$ 10 a adesão por pessoa. A renda obtida será utilizada para a manutenção do local, que na oportunidade recebe integrantes dos Motoclubes de Jaboticabal e Barretos.

Jornal de Barretos

Mesmo com ação judicial, Anac decide manter redistribuição de horários em Congonhas


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu que irá manter até a última hora a redistribuição de slots (horários de pouso e decolagem) que não vem sendo usados com a devida frequência no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP). O sorteio está previsto para as 14h.

A expectativa da agência reguladora é de que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) dê a palavra final a respeito do recurso apresentado pela empresa aérea Pantanal em tempo hábil para a realização da redistribuição. Na terça-feira, a presidente da agência, Solange Vieira, conversou com o procurador-geral federal da Advocacia-Geral da União (AGU), Marcelo de Siqueira Freitas, que entregou, à tarde, ao presidente do STJ, ministro Cesar Asfor Rocha, os documentos necessários para justificar a inclusão dos horários da Pantanal.

Segundo a assessoria da Anac, por hora, a intenção da agência é não realizar a redistribuição sem os horários da Pantanal. No final da tarde de terça, o presidente do STJ, ministro Cesar Asfor Rocha, determinou que a Anac não redistribua os slots da Pantanal até o julgamento final do recurso impetrado pela empresa. Em sua decisão, o ministro ainda enfatizou que a medida é válida apenas para as 61 autorizações da companhia. Isso significa que, se quiser, a Anac poderá realizar a partilha das outras 294 autorizações previstas para serem redistribuídas entre as seis empresas habilitadas a participar do processo.

A redistribuição deveria ter ocorrido na última segunda-feira (1), mas a data foi adiada para pela própria agência porque, na ocasião, o prazo legal para que as companhias não habilitadas apresentassem recursos ainda não havia se esgotado. No recurso que apresentou ao STJ, a Pantanal (que foi comprada pela TAM recentemente) pede que a Anac seja impedida de redistribuir os 61 horários que detém no aeroporto. A companhia argumenta que não há subaproveitamento das autorizações para pouso e decolagem e que o direito dos usuários de Congonhas será melhor preservado com a alienação dos slots à TAM.

A Anac justifica a redistribuição das 61 autorizações afirmando que a Pantanal descumpriu uma resolução de 2006. A norma determina que os slots que não estejam sendo usados adequadamente (com um mínimo de 80% de regularidade durante um período de 90 dias) devem ser devolvidos à agência para redistribuição a outras empresas interessadas. Segundo a agência, esta é a única forma de permitir que outras empresas aéreas passem a operar no aeroporto, cujos horários já estão todos ocupados e sem chance de expansão, uma vez que desde o auge da crise aérea as operações de pouso e decolagem comerciais foram limitadas a 30 movimentos por hora.

AGÊNCIA BRASIL

Klaus Kuhnast diz que Anac não fez avaliação correta ao excluir Pantanal de Congonhas


O diretor comercial e de Marketing da Tam, Klaus Kuhnast afirmou hoje durante a abertura do workshop CVC que a avaliação da Agência Nacional de Aviação Civil ao excluir a Pantanal do processo de distribuição dos slots de Congonhas não foi correta. Segundo ele a companhia aérea está num processo de recuperação.

"A decisão da Pantanal de recorrer a justiça foi correta uma vez que a decisão da Anac foi equivocada e não levou em consideração o fato da empresa estar iniciando um processo de recuperação', adiantou.

Mercados e Eventos


IAI procura parceiro para fabricar aviões regionais na Ásia



CINGAPURA (Reuters) - A IAI, maior montadora israelense de defesa, está procurando um parceiro na região Ásia-Pacífico para construir aviões para companhias domésticas à medida em que a demanda para viagens intra-regionais deve crescer, afirmou o presidente do conselho da empresa nesta quarta-feira.

A Israel Aerospace Industries (IAI), cuja especialidade vai desde aviões comerciais a aviões teleguiados, desenvolveu modelos de negócios com dois parceiros na Ásia para montar aeronaves com capacidade entre 40 e 90 assentos, disse o presidente do conselho da IAI, Yair Shamir, à Reuters.

Contudo, ele se recusou a dar nome às empresas ou dizer de que país são.

"Estamos procurando um parceiro para desenvolver e produzir aviões regionais aqui", disse Shamir em entrevista durante a Singapore Airshow.

"Nossa ideia é aparecer com um modelo de negócio único."

A IAI é a mais nova fabricante de aviões a entrar na competição por aviões menores para a Ásia-Pacífico, que deve tomar o lugar os Estados Unidos e Europa como maior mercado para transporte aéreo em duas décadas.

Na Singapore Airshow, a Embraer, terceira maior fabricante mundial de aeronaves depois da Airbus e Boeing, disse que planeja apresentar novos modelos em 12 a 18 meses, incluindo seu novo maior jato.

Shamir disse que levará cerca de cinco anos para que o primeiro avião da IAI fabricado na Ásia decole e que a nova joint-venture tenha uma produção inicial de 24 aeronaves por ano.

As vendas na Ásia-Pacífico correspondem a cerca de 40 por cento da receita total da IAI, disse Shamir.

, cuja especialidade vai desde aviões comerciais a aviões teleguiados, desenvolveu modelos de negócios com dois parceiros na Ásia para montar aeronaves com capacidade entre 40 e 90 assentos, disse o presidente do conselho da IAI, Yair Shamir, à Reuters.

Contudo, ele se recusou a dar nome às empresas ou dizer de que país são.

"Estamos procurando um parceiro para desenvolver e produzir aviões regionais aqui", disse Shamir em entrevista durante a Singapore Airshow.

"Nossa ideia é aparecer com um modelo de negócio único."

A IAI é a mais nova fabricante de aviões a entrar na competição por aviões menores para a Ásia-Pacífico, que deve tomar o lugar os Estados Unidos e Europa como maior mercado para transporte aéreo em duas décadas.

Na Singapore Airshow, a Embraer, terceira maior fabricante mundial de aeronaves depois da Airbus e Boeing, disse que planeja apresentar novos modelos em 12 a 18 meses, incluindo seu novo maior jato.

Shamir disse que levará cerca de cinco anos para que o primeiro avião da IAI fabricado na Ásia decole e que a nova joint-venture tenha uma produção inicial de 24 aeronaves por ano.

As vendas na Ásia-Pacífico correspondem a cerca de 40 por cento da receita total da IAI, disse Shamir.

O Globo

Optimus Secret Shows leva fãs de avião para concerto gratuito



«Um avião cheio de fãs, uma banda de renome internacional, um país que não o nosso, um Secret Show exclusivo e um meet & greet especial...» É desta forma que a iniciativa do MySpace apresenta, por agora, a terceira edição dos Optimus Secret Shows. O nome da banda, o país onde se realiza o concerto e a data exacta em que acontecerá (sabe-se apenas que será este mês) ainda são... segredo.

Depois das atuações de Mando Diao e de Nelly Furtado, a iniciativa exclusiva para utilizadores do MySpace vai agora acontecer fora de Portugal, privilegiando dezenas de frequentadores da rede social, que poderão assistir ao concerto gratuitamente.
iol

Quem quiser estar a par das revelações do próximo Optimus Secret Show deve estar atento também ao perfil oficial da iniciativa www.myspace.com/optimussecretshows

Precisa de um guia de viagem? Leve o smartphone

Mapas de metrô, horários de voos, conversores de medida e moeda: carregue o aparelho com os softwares adequados e boa viagem.


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Viajar requer espírito de aventura, mas planejamento de roteiro e controle de gastos podem ampliar ao máximo as opções de passeio. Se a meta for se arriscar num país estrangeiro, ter um guia de ruas e um dicionário à mão farão toda a diferença.

A boa notícia é que tudo isso já não vai ocupar espaço na mala: basta ter um smartphone. Com o aparelho, além de manter contato com a família e ter um telefone ao alcance para emergências, você poderá encontrar locais com internet sem fio, reservar restaurantes, encontrar hotéis e museus e se comunicar em línguas estrangeiras.

Para completar, boa parte dos aplicativos é gratuita. Mas fique atento, pois alguns recursos, como mapas, só serão plenamente acessíveis em aparelhos com GPS e conexão à internet.

Os programas são encontrados nas lojas virtuais de aplicativos dos fabricantes, como a LG e a BlackBerry ou, no caso dos sistemas operacionais, do Android Market e do Windows Marketplace for Mobile da Microsoft. Os aplicativos para iPhone podem ser comprados e baixados a partir do iTunes.

Confira a seleção que o IDG Now! preparou, classificada por tipo de plataforma.

Android

Places Directory (Google, gratuito) - O nome diz tudo: é um catálogo de locais de interesse, que pode ajudar a se localizar em diversas cidades dos EUA. Você pode ligar para o local ou encontrar sua localização no Google Maps.

NYC Subway Map (Episode6, gratuito) – Item básico para quem vai visitar a cidade. O acesso ao mapa, felizmente, é offline (lembre-se, nem sempre há sinal dentro dos trens e das estações).

Hotels Near Me (BluMedialab, gratuito) – O “primeiro localizador de hotéis GPS do mundo” dispõe de dados sobre 66 mil hotéis em 71 países. E os preços geralmente serão mais baratos do que os de balcão.

Translator (SpeedyMarks, gratuito) – Um programa que usa o Google Translator para converter texto entre diversas línguas. Não fala, mas você poderá mostra a tela para seu interlocutor.

Deskbell (Swiss Codemonkeys, gratuito) – Quer chamar a atenção de garçons e concierges? Use este aplicativo, que simula uma campainha de mesa como as dos velhos hotéis.

BlackBerry

Travel Genius Pro (MobileVision, US$ 2,99) – Quem tem um BlackBerry com GPS e mapas vai aproveitar bem esse software, que poderá ajudá-lo a encontrar serviços úteis, como táxi, lavanderias, postos de gasolina e lojas, entre outros. Disponível na BlackBerry App Store.

Flight and Hotel Travel Search (Kayak, gratuito) – Uma ferramenta para encontrar os melhores preços em hotéis e passagens aéreas, de acordo com o banco de dados da Kayak. Disponível na BlackBerry App Store.

WorldMate (WorldMate, gratuito) – Disponível para todos os tipos de smartphone, este aplicativo ajuda o viajante a organizar seu roteiro, com busca de hotéis, lembretes de horários, consulta a horários de vôos, conversores de moeda e relógio mundial, apenas para citar alguns. Disponível no site da WorldMate.

Traxx (Curtis Moxley, US$ 4,99) – Para quem viaja por terra e gosta de coletar dados, o Traxx é ideal. Baseado no GPS, ele registra velocidade, distância viajada, rota e posição, e as informações são apresentadas em mapas ou graficamente. Disponível na BlackBerry App Store.

iPhone

Wi-Fi Finder (JiWire, gratuito) – Quer saber se há alguma rede sem fio por perto? Use este aplicativo. Há duas versões, uma que só acha os hot spots grátis e outra que descobre também os pagos. Disponível no site da JiWire.

iTranslate (Sonico, gratuito) – Um tradutor para 35 línguas e que converte frases inteiras. Assim é o iTranslate, cujo dicionário contempla até línguas como croata, tagalog e árabe (e português, claro). Disponível no site da Sonico.

Yelp (Yelp, gratuito) – O Yelp tem versões para diversos smartphones, incluindo o iPhone, e ajuda a encontrar pontos de interesse. Além de endereços, telefones e distância, em alguns casos o serviço dispõe de avaliações dos lugares, feitas pelos próprios usuários. Disponível pela loja virtual do iTunes.

Bento (FileMaker, R$ 4,99) – Viagem significa despesas, e controlá-las é tarefa para o Bento. O aplicativo também ajuda a planejar eventos e gerenciar listas. Disponível por meio da loja virtual do iTunes.

Windows Mobile
Visitor Guide Subway New York - Este aplicativo gratuito e poderá ajudá-lo a utilizar a extensa rede de metrô da cidade americana. Disponivel na LG Application Store.

SPB Traveler (SPB Software, R$ 50,30) - Para viajantes com muitos compromissos e que se deslocam com frequência, este aplicativo oferece relógio mundial, previsão do tempo, pesquisas de voos e conversores de moeda e unidades, entre outras amenidades. Disponível no Windows Mobile Marketplace.

Travel (US$ 7,49 a US$ 9,99) – Os aplicativos da série Travel são como guias eletrônicos de viagem. Trazem ilustrações, fatos históricos, mapas de metrô e horários de museu, e permitem planejar roteiros. Cada aplicativo traz dados sobre um lugar: Washington e Grand Canyon (EUA), Hungria, Delhi (Índia) ou Tóquio (Japão). Disponível na LG Application Store.

MobiLearn Talking Phrasebook Add-on (MobiLearn, US$ 29,99) – Disponíveis em alemão e espanhol, esses microdicionários trazem termos da culinária e de viagem, que podem ser lidos em voz alta pelo smartphone. Disponíveis na LG Application Store.
IDG Now

Para as low cost's 2009 foi um ano Difícil?Acho que não!




Segundo a Iata o ano de 2009 foi o pior ano na aviação comercial desde a IIª guerra mundial.

Os números apontam um só sentido. Os voos internacionais tiveram -3.5% de passageiros e -3% de movimentos.

Por sua vez, a carga voada baixou -10,1% e -8.4% na oferta de serviços. Com resultados favoráveis restaram as companhias do Oriente Médio (11.2%) e da América Latina (0.3%), mas seguiram a tendência na descida de “load factor”.

A IATA não inclui resultados das companhias aéreas de baixo custo, pois não são membros associados.



Iberia passa a cobrar check-in de segunda mala nos bilhetes das classes de turística


A companhia espanhola Iberia vai passar a cobrar o check-in de segundo volume de bagagem nos bilhetes de económica, a partir de 1 de Março, data em que passa a ter uma nova política de bagagens, na qual reduz o serviço gratuito para as tarifas mais baixas e aumenta para as de business. Um comunicado divulgado hoje pela Iberia indica que reduz de dois para um o número de volumes de bagagem, de até 23 Kg, incluídos nos preços dos bilhetes das tarifas mais baixas, tanto nas ligações de curta e média distância como nos voos de longo curso.

Para as tarifas de business, a companhia indica que nos voos de curta e média distância os passageiros podem continuar a despachar sem encargos adicionais dois volumes de bagagem de porão e que inclusivamente o limite máximo passou de 30 para 46 Kg (23 Kg em cada um).

Para os voos de longo curso, a Iberia indicou ainda que mantém os limites actuais para os passageiros que compraram full fares ou tenham tarifas de excursão ou de empresa e destacou que os titulares dos cartões Iberia Plus Platino, Oro ou Plata têm direito a um volume de bagagem adicional em relação ao que corresponda na tarifa comprada.

A Iberia refere ainda que no seu site, durante o self check-in, os passageiros que o necessitem podem pagar os encargos por despacharem volumes adicionais em relação aos previstos na nova política de bagagens. A Iberia também indicou que mantém a política de bagagens anterior para os bilhetes comprados antes de 1 de Março.

Apea

Vídeo de boas-vindas a bordo TAM | JAN 2010


Vídeo de boas-vindas exibido a bordo das aeronaves em Janeiro de 2010.



Força aérea americana monta supercomputador com 1,7 mil consoles Playstation 3


Força aérea americana monta supercomputador com 1,7 mil consoles Playstation 3
PS3 foi escolhido por combinar bom poder de processamento e baixo custo

A Força Aérea dos Estados Unidos comprou recentemente 1,7 mil unidades do videogame Playstation 3. Mas a ideia não é usá-los para distrair os soldados no intervalos dos exercícios. Os videogames estão sendo conectados para criar um supercomputador.

Em entrevista à revista Stripes, voltada para a comunidade militar dos Estados Unidos, o chefe do laboratório de pesquisas da Força Aérea americana, Richard Linderman, afirmou que os videogames serão usados para processamento de imagens e de vídeo, entre outras aplicações. O Playstation 3 foi escolhido por oferecer uma boa relação entre capacidade de processamento e custo.

O supercomputador montado com unidades Playstation 3 é cerca de 100 mil vezes mais rápido do que os desktops mais sofisticados atualmente no mercado e deve entrar em funcionamento em junho. Uma versão do sistema Linux permite a comunicação entre os videogames
Blog do Vinna

Homem de Louisiana Volta a Pilotar Depois de Pouso de Emergência com Piloto Morto

Morador do Estado de Louisiana, Doug White pilotou um avião com segurança contando a ajuda dos controladores de tráfego, depois que o piloto morreu em vôo no ano passado.

Doug White (Fotos: David Albers).

Depois de pousar o avião na Flórida, Doug, que tinha feito um curso básico de pilotagem há vinte anos, mas que não pilotava um avião praticamente desde aquela época, começou a fazer um curso para receber seu brevê comercial.

"Estou ansioso para pilotar o King Air novamente e pousar em Fort Myers um dia com os mesmos controladores de tráfego aéreo em serviço", disse Doug."
Asas da América

A incrível "Premium Economy Class" da Air New Zealand

Popout

Querem saber como é uma “Premium Economy Class” lá para os lados da Nova Zelândia? Basta ver o vídeo de apresentação da Air New Zealand, publicado pela Gadling.com. Aqui, ainda uma galeria bem explicativa, além do artigo completo. As poltronas são “space seats” muito mais espaçosos, maior é a distância entre os lugare, com muito mais espaço para as pernas além de portas USB e conexão para o iPod. As poltronas ainda possuem uma maior possibilidade de inclinação e orientamento; tudo para garantir mais privacidade e uma melhor vista das janelas.

Tudo não passa de um protótipo, mas algumas destas novidades já estarão à disposição dos passageiros da companhia em novembro de 2010. Um sonho de classe econômica, vocês não acham? Agora nos resta esperar que as idéias da Air New Zealand sejam imitadas pelas outras companhias e principalmente, nos resta verificar a diferença de preço entre um bilhete “economy” e um “premium economy”…

Viajandaun

Especialistas duvidam que bomba tenha derrubado AF 447

Aeronave da FAB se prepara para decolar em Fernando de Noronha Foto: FAB/Divulgação

Aeronave da FAB se prepara para decolar em Fernando de Noronha
04 de junho de 2009


Serviços de inteligência e analistas de segurança que monitoram grupos extremistas ainda não viram nada que indique a possibilidade de ação terrorista envolvida na queda do Airbus do vôo 447 da Air France. Especialistas em segurança dizem que o fato de ninguém ter reivindicado a responsabilidade pelo desastre e a ausência de comentários em sites ligados a redes de guerrilhas são indicativos, embora circunstanciais, que apontam para um acidente como a causa provável da queda do avião com 228 pessoas a bordo.

"Um ataque não é a teoria principal no momento", disse Anthony Glees, diretor do Centro de Estudos de Segurança e Inteligência da Universidade de Buckingham, no Reino Unido. Uma fonte de segurança ocidental, que se negou a ser identificada por não ser autorizada a falar à imprensa disse, sem dar maiores detalhes, que por enquanto o desastre está sendo visto como acidente.

As autoridades estão perplexas, sem entender como um avião moderno pode ter caído no mar sem dar a sua equipe de três pilotos experientes tempo para enviar um pedido de socorro.

"O sentimento é de estranheza. Muitas pessoas acham que não se pode excluir a hipótese de terrorismo, mas não encontramos nada que substancie essa idéia", disse Claude Moniquet, do Centro Europeu de Inteligência Estratégica e Segurança, um instituto de estudos com sede em Bruxelas.

A Air France e o governo francês vêm dizendo que o mau tempo e a turbulência provavelmente provocaram o desastre ocorrido no vôo que partiu do Rio de Janeiro com destino a Paris, mas não excluíram outras causas possíveis, incluindo o terrorismo.

As especulações sobre uma bomba se devem à notícia de que em 27 de maio, quatro dias antes da queda do avião, a Air France recebeu um telefonema anônimo avisando que uma bomba estava escondida num avião que partiria de Buenos Aires.

Um porta-voz da companhia aérea disse que o avião foi revistado, não foi encontrada nenhuma bomba, e o avião decolou com uma hora e meia de atraso. O porta-voz acrescentou que alertas desse tipo são relativamente comuns.

Uma fonte da Polícia de Segurança da Aeronáutica, na Argentina, disse que as autoridades francesas não pediram informações adicionais sobre a ameaça de bomba de 27 de maio.

Um juiz foi encarregado de realizar uma investigação de rotina sobre a ameaça de bomba. Uma fonte no tribunal que conduz a investigação disse que até agora os esforços para rastrear o telefonema em que foi feita a ameaça de bomba não renderam resultados.

As fontes disseram que um homem anônimo telefonou para um escritório da Air France no centro de Buenos Aires, não para o escritório da empresa no aeroporto, na manhã de 27 de maio, e perguntou sobre o horário de partida de um vôo da Air France. Então disse "há uma bomba nesse avião", e desligou.

Analistas de segurança acreditam que as agências de inteligência que monitoram sites na internet e interceptam telefonemas teriam captado algum comentário sobre o incidente entre grupos e redes como a Al Qaeda, se essas organizações fossem responsáveis.

Os sites usados por grupos filiados à Al Qaeda e que são monitorados por jornalistas da Reuters não divulgaram mensagens sobre o assunto.

Moniquet disse que sua organização não encontrou nada nos sites de extremistas. O Grupo de Inteligência de Sites, que monitora terrorismo e tem sua sede nos EUA, também informou não ter visto "nada relevante".

Uma reivindicação de responsabilidade, quer seja espúria ou genuína, normalmente é feita após a derrubada criminosa de um avião.

Philip Baum, da Aviation Security International, disse que a ausência de reivindicação de autoria não é sinônimo de ausência de ação criminosa.

"Mas seria extremamente incomum que não fosse feita qualquer ameaça anterior específica contra a aeronave ou contra essa rota em geral. E o fato de não ter sido feita nenhuma reivindicação de autoria imediatamente após o ataque tende a reduzir a probabilidade de ação criminosa."

"Em última análise, precisamos ter acesso aos destroços do aparelho", disse Chris Yates, da Jane's Aviation. "Se estamos falando de um artefato explosivo, então, mesmo que os destroços tenham passado tempo considerável mergulhados na água, ainda haverá evidências físicas que indicarão o que foi."

O acidente
O Airbus A330 saiu do Rio de Janeiro no domingo (31), às 19h (horário de Brasília), e deveria chegar ao aeroporto Roissy - Charles de Gaulle de Paris no dia 1º às 11h10 locais (6h10 de Brasília).

De acordo com nota divulgada pela FAB, às 22h33 (horário de Brasília) o vôo fez o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta III). O comandante informou que, às 23h20, ingressaria no espaço aéreo de Dakar, no Senegal.

Às 22h48 (horário de Brasília) a aeronave saiu da cobertura radar do Cindacta, segundo a FAB. Antes disso, no entanto, a aeronave voava normalmente a 35 mil pés (11 km) de altitude.

terra

Taxa de embarque em agência online

Fui adquirir uma passagem aérea num site desses, mas como taxa de embarque consta um valor mais que o dobro que no site da cia. É mesmo um artifício para tirar mais $ do cliente?

Se for põe a malandragem do seguro-viagem no chinelo...


Contato Radar

Air Berlin é novamente premiada

A Air Berlin, a segunda linha aérea na Alemanha por tamanho e carga de trabalho (A Lufthansa é a primeira), acaba de receber o prêmio Business Travel Award 2010 na categoria de Melhor Companhia Aérea em de curto alcance, estando à frente da poderosaBritish Airways e a IMC.

O júri, composto por um grupo de jornalistas e especialistas em viagens.

Quantum suspende operações

A Quantum Air, a companhia de propriedade de Antonio Mata, ex-presidente da Aerolineas Argentinas, suspendeu as operações.



O empresário, que comprou a empresa para a SAS há mais de um ano atrás, quando ainda era chamada AeBal, tomou esta decisão depois de encontrar uma dívida escondida que a companhia aérea escandinava não tinha divulgado na transação, de acordo com fontes próximas à empresa.

Mata, um ex-sócio de Gonzalo Pascual e Gerardo Diaz na Aerolineas Argentinas, irão mover uma ação judicial contra a SAS para a quebra de contrato e pedir a nulidade da transação. Quantum Air, que parou de vender seus bilhetes em 27 último, espera que possa deslocar os passageiros afetados em outras companhias aéreas.

Webjet: Faz Promoção e Não Sabe Divulgar Promoção…

Segundo o Jornal de Turismo, a Webjet está com uma promoção para compras até 8 de fevereiro. A matéria cita passagens promocionais em várias rotas da Webjet.

Até hoje a Webjet não sabe usar o seu site ou o seu Twitter para divulgas suas promoções. Existem algumas tarifas muito boas, mas elas e principalmente suas regras não são colocadas de forma clara, um problema crônico, e com destaque devido para ganhar o consumidor. A parte gráfica do site (que sofreu mudanças recentemente) parece ser mais importante do que os preços que ela pratica.

Lembrando ainda que essa cia foi uma das poucas que não pararam de ter tarifas com preços acessíveis mesmo em datas mais próximas às dos vôos, já que o discurso da Azul, Gol e Tam (muito semelhante por sinal) foi de promoções somente para quem compra com boa antecedência.

Será necessário a Ryanair comprar uma parcela da Webjet para ela aprender usar o que ela já tem? Enquanto uns fazem festa e divulgam no megafone qualquer pseudopromoção, outros não sabem divulgar nem uma boa promoção.

Aquela Passagem

Avião cai na África do Sul; dois corpos são encontrados


Aeronave teria partido de Krugersdorp e o destino seria o aeroporto de Wonderboom para manutenção.

A Autoridade de Aviação Civil da África do Sul notificou nesta quarta-feira (3) um acidente aéreo na região de Hartebeespoort Dam, a cerca de 55 km de Joanesburgo, durante a manhã. Um helicóptero policial encontrou os destroços do avião na mesma área e o total de mortos chega a dois.

A aeronave teria partido de Krugersdorp e o destino seria o aeroporto de Wonderboom para manutenção. Equipes continuam em busca de vítimas no local e outros dados que possam colaborar na investigação.
ABRIL

Governo vai centralizar as decisões das três Forças


Jobim pressiona por comando central militar

Ministro propõe que líderes da Câmara priorizem projeto que vai centralizar as decisões das três Forças


O ministro Nelson Jobim (Defesa) pediu a líderes partidários na Câmara dos Deputados que tratem com prioridade o projeto de lei complementar que cria o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, função cujo objetivo é centralizar as decisões de Exército, Aeronáutica e Marinha.

Previsto na Estratégia Nacional de Defesa elaborada em 2008 e que resultou em decreto presidencial publicado ainda naquele ano, o Estado-Maior seria chefiado por um general de último posto subordinado diretamente ao ministro da Defesa. O projeto de lei foi enviado pelo governo ao Congresso Nacional no dia 8 de dezembro.
Centralização

Na sua justificativa, Jobim escreve que o Estado-Maior terá como objetivo "a unificação doutrinária, estratégica e operacional" das três Forças, afirmando ainda que essa é uma das principais modificações legislativas da Estratégia Nacional de Defesa.

Devido a essa centralização, o Estado-Maior é visto com desconfiança em alguns setores militares, pois hoje há relativa autonomia de ações nas Forças.

O pedido de Jobim deve ser levado para a reunião da semana que vem dos líderes das bancadas partidárias na Câmara. Caso eles atendam à solicitação, deve ser aprovada a tramitação em regime de urgência do texto, o que dispensaria a passagem do projeto pelas comissões da Câmara antes da votação em plenário.

Depois de ser aprovado pelos deputados federais, o projeto terá de passar ainda pela análise dos senadores.
Blog do Vinna

WEBJET PATROCINA O CAMPEONATO GAÚCHO DE FUTEBOL


A Webjet Linhas Aéreas patrocina, pelo segundo ano consecutivo, o Campeonato Gaúcho de Futebol. A parceria com a federação gaúcha foi renovada, estreitando ainda mais a relação da companhia com o Rio Grande do Sul, um de suas principais bases de atuação no país. Durante a competição, a companhia aérea terá sua marca exposta por meio de duas placas de publicidade em todos os jogos e estádios do campeonato.

Para se aproximar ainda mais dos gaúchos, a Webjet também sorteará ingressos para as partidas em seus voos em direção a Porto Alegre a partir de fevereiro. Hoje, a companhia possui ligações a partir da capital do Rio Grande do Sul para Curitiba, São Paulo (Aeroporto Internacional de Guarulhos), Rio de Janeiro (Aeroporto Santos Dumont e Aeroporto Internacional do Galeão), Brasília, Salvador, Fortaleza, Natal e Recife.
Mercados e e Eventos

TAM planeja rede de 182 lojas e dobrar de tamanho em pacotes turísticos



A maior companhia aérea brasileira quer agora se consolidar como a segunda maior operadora de turismo do país, atrás apenas da CVC. Nos próximos dois anos, a TAM Viagens quer mais do que dobrar de tamanho e faturamento. O vice-presidente comercial e de planejamento da TAM, Paulo Castello Branco, conta que o número de lojas saltará das atuais 70 para 182. A meta para o faturamento, que foi de R$ 412 milhões em 2008, é chegar a R$ 1 bilhão no fim de 2011.
"Sem dúvida já somos a segunda maior no mercado de turismo", afirma Castello Branco. De acordo com ele, os investimentos para a rede de lojas da TAM Viagens ainda não foram definidos porque o modelo de expansão, por meio de franquias, ainda está sendo formatado. A conclusão desse trabalho está prevista para até o fim de fevereiro.

Outra meta da operadora de turismo da TAM é triplicar a participação das vendas pela internet, atualmente em 3%, nos próximos dois anos. Atualmente, cerca de 80% dos pacotes turísticos vendidos pela empresa são de turismo doméstico. Os 20% restantes são de viagens ao exterior, estima Castello Branco.

A TAM Viagens também quer duplicar a quantidade de voos fretados com a TAM Linhas Aéreas, que no ano passado operou 25 voos para a operadora. Castello Branco afirma que, para 2010, a ideia é fazer pelo menos 50 voos fretados em virtude da Copa do Mundo de Futebol, na África do Sul. A TAM Linhas Aéreas, diz o executivo, já tem 39 voos fretados para a África do Sul este ano, com seis operadoras de turismo diferentes.

Assim como na TAM Linhas Aéreas, a operadora de turismo quer aproveitar a ascensão da classe C ao consumo. A TAM Viagens parcela a compra dos pacotes turísticos em até 10 vezes. Durante a Copa do Mundo, a operadora oferece condições especiais de pagamento em até 24 vezes. Castello Branco revela que estão havendo negociações com a Caixa Econômica Federal para parcelar pacotes em 24 vezes.

"Está em estudo essa possibilidade (de oferecer mais parcelas para a classe C). No caso da TAM Viagens, não é só a passagem, mas a hospedagem e a locadora de automóvel, por exemplo", afirma o vice-presidente da TAM. Segundo ele, ainda não é possível estimar uma data para o lançamento do programa que poderá oferecer o pagamento dos pacotes turísticos em até 24 vezes.

A TAM anunciou no fim do ano passado duas parcerias voltadas para o consumidor da classe C. A primeira foi um acordo com o Banco do Brasil que oferece passagens em até 36 vezes para correntistas da instituição. Pouco tempo depois, a empresa anunciou outra parceria com o Itaú Unibanco que permite o pagamento em até 48 vezes.

A Gol foi a primeira a oferecer múltiplas parcelas para o pagamento de passagens, por meio do Voe Fácil, em meados de 2005. A Webjet seguiu o modelo com uma parceria com a empresa Vai Voando e logo após a TAM anunciou seus acordos. A Trip também aderiu, com 60 parcelas. Ontem foi a vez da Azul anunciar parcelamento em até 60 vezes.
Contato Radar

Integração Avianca-TACA

Com o processo de fusão entre Avianca e TACA em fase de análise pelos órgãos reguladores, sendo os trâmites burocráticos realizados na Colômbia e em El Salvador, as companhias aéreas divulgaram mais informações referentes ao processo de integração, informou o jornal colombiano Portafolio.

As empresas, que aguardam apenas as aprovações regulatórias para selar a união, reafirmaram a intenção de manter as duas marcas devido aos seus valores dentro do mercado latino americano, e anunciaram as companhias que cada uma trará para o grupo.

Por parte do Grupo TACA, as empresas de sua propriedade a serem incluídas na fusão são TACA International, TACA Peru, Aeroperla, Aviateca, Isleña, Lacsa, La Costeña e Sansa.

A Avianca, além da própria, integrará ao grupo a Tampa e a SAM, além de trazer consigo as opções de compra que possui junto ao Synergy da Aerogal e da brasileira OceanAir. Isso signica que uma vez adquiridas pela companhia aérea colombiana elas passariam automaticamente a fazer parte do Grupo Avianca-TACA Limited, nome oficial da nova aliança, com sede nas Bahamas.

Selada a união, a mesa diretora da Avianca-TACA será presidida por Roberto Kriete, membro da família proprietária da TACA, e a empresa será presidida por Fabio Villegas, atual presidente da Avianca.

O novo grupo surgido da fusão será detentor de uma malha aérea que atenderá a mais de 100 destinos na região, e terá como acionista majoritário o Grupo Synergy (dono da Avianca), de Gérman Efromovich, com 67% das ações, ficando os demais 33% com a Kingsland Holding Limited, empresa pertencente à família Kriete.
CR

Avião da Qantas retorna ao aeroporto após bater a cauda na pista durante a decolagem

Um avião da Qantas que partia para realizar o voo QF-453 de Sydney para Melbourne, na Austrália, com 120 passageiros a bordo, foi obrigado a voltar atrás depois de a cauda da aeronave bater no solo durante a decolagem nesta segunda-feira (1).

O Boeing 767-300, prefixo VH-ZXA, estava girando para a decolagem na pista 16R às 17:08 (hora local - 06:08 Z). Ao decolar, durante uma ventania, o nariz do avião elevou-se mais do que o habitual, fazendo com que o conjunto da cauda tocasse no solo.

Os tripulantes de outra aeronave que taxiava na pista naquele momento, avisou via rádio a tripulção do Boeing da Qantas sobre o ocorrido.

A tripulação do Boeing estabilizou a aeronave nos 5 mil pés decidiu retornar ao aeroporto, onde pousou cerca de 15 minutos após a partida. Seus instrumentos de cabine também haviam notificado o choque da cauda.

Os passageiros do voo QF-453 foram mantidos a bordo cerca de 10 minutos, enquanto o avião era inspecionado.

Um exame na pista revelou uma marca de raspagem ao sul da pista 16R.

O avião não ficou danificado para além de alguns arranhões na fuselagem. O avião foi liberado para voar novamente.

O Australian Transport Safety Bureau (ATSB) foi notificado do incidente, mas não vai investigar.
Desástres Aéreos

Voo da Gol atrasa 4 horas após aeronave apresentar problemas


No segundo dia de operação em Bauru, a Gol Linhas Aéreas teve problema com o avião que sairia do aeroporto Moussa Tobias às 13h30 de ontem com destino a Congonhas, São Paulo, o voo 1061. Após ter apresentada falha, a aeronave foi substituída e o voo saiu de Bauru às 17h35, com quatro horas de atraso.

A Gol, através de sua assessoria de imprensa, informou que a aeronave precisou passar por manutenção não programada, mas não especificou qual problema foi detectado. Passageiros do voo 1061 disseram ao JC que foram informados que uma luz acendeu no painel quando os motores do avião foram ligados à força total para a decolagem.

Os passageiros, então, foram convidados a desembarcar e esperar a outra aeronave por cerca de quatro horas. A Gol informa que os passageiros receberam atendimento em terra e lamenta que eventuais alterações nos horários de voos causem desconforto. A empresa reitera que ações como essa visam garantir a segurança operacional, item prioritário em sua política de gestão.
JC Net

O primeiro avião comercial elétrico



O Yuneec e430, com capacidade para dois ocupantes, deverá ser o primeiro avião elétrico produzido em série a chegar no mercado. O aparelho deve começar a ser comercializado em 2011 por aproximadamente 165 mil reais. O Yuneec é uma aeronave de grande envergadura capaz de funcionar como um planador, sem propulsão, por um bom período de tempo.


A empresa responsável pela construção do avião afirma que o custo da hora de voo não ultrapassa os cinco reais. A autonomia de voo depende da configuração das baterias e pode alcançar até 2,5 horas (ou 230 km) com uma velocidade máxima de 150 km/h. O projeto futuro do aviãozinho contempla o uso de painéis solares em suas asas para aumentar sua autonomia.


Rússia volta a adiar entregas do Superjet 100

MOSCOU, 3 de fevereiro (Reuters) - A Rússia atrasou ainda mais as primeiras entregas do jato Superjet 100, o primeiro avião de passageiros desenvolvido no país desde a queda da União Soviética, afirmou o chefe empresa que constroi a aeronave nesta quarta-feira.

Alexei Fyodorov, chefe da United Aviation Corporation (UAC), controlada pelo governo russo, disse a repórteres que as entregas serão adiadas para a segunda metade de 2010 ante previsão anterior do primeiro semestre. O prazo inicial era até o fim de 2008.

"Estamos agora conversando com a Aeroflot e outros clientes do Superjet para trabalhar com uma nova agenda de entregas", explicou Fyodorov.

A UAC é dona da Sukhoi - mais conhecida por fabricar caças militares - que está desenvolvendo o Superjet 100 em parceria com a italiana Finmeccanica, grupo italiano de defesa aeroespacial.

Fyodorov havia culpado inicialmente os motores pelo atraso, que estão sendo produzidos pela russa Saturn com a francesa Safran, enquanto a francesa Thales desenvolve a aviônica do modelo.

Cerca de 100 aviões foram encomendados e a companhia aérea russa Aeroflot é a primeira na fila de espera.

O Superjet é um jato regional com capacidade para entre 75 e 95 passageiros. Nos mercados internacionais ele concorrerá com modelos da brasileira Embraer e da canadense Bombardier, que dominam o mercado.

O Globo