PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Pousada em Congonhas




Se você é da Aviação e está procurando onde morar
ou pernoitar, venha nos visitar!



Acesse a esquerda do painel e entre em contato

Vagas Limitadas!

Americano é preso após correr nu em aeroporto em Phoenix

Apesar do incidente, nenhum voo foi afetado.

Incidente aconteceu no aeroporto de Sky Harbor.

O norte-americano Daniel Green, de 27 anos, foi preso nesta sexta-feira (5) em Phoenix, no estado do Arizona (EUA), após ser flagrado correndo nu em dois terminais do Aeroporto Internacional de Sky Harbor, segundo reportagem da emissora de TV “ABC 15”.

De acordo com a polícia, o caos começou quando Green parou seu carro na frente de um terminal, saiu do veículo e começou a tirar suas roupas. Antes que os agentes conseguissem prendê-lo, o suspeito saiu correndo pelado pelo aeroporto.

Green foi detido acusado de conduta contrária à ordem pública, exposição indecente e colocar outras pessoas em risco. Apesar do incidente, nenhum voo foi afetado, conforme a emissora de TV “ABC 15".
Desástres Aéreos

TRIP + 3 ATR72 chegando!

Segue abaixo a lista dos ATRs que estão chegando dia 9 em REC e dia 10 seguirão para CNF.

ATR-72 -212A 785 PP-PTR Trip Linhas Aéreas delivery 09feb10 TLS-ACE-SID ex F-WWED
ATR-72 -212A 846 PP-PTT Trip Linhas Aéreas delivery 09feb10 TLS-ACE-SID ex F-WWEL
ATR-72 -212A 891 PP-PTU Trip Linhas Aéreas delivery 09feb10 TLS-ACE-SID ex F-WWEW

Contato Radar

Parceria GOL e AirMinas linhas aéreas


PARCERIAS

Constantino Júnior lembrou os acordos da Gol com Bradesco e Banco do Brasil, que lançaram cartões de crédito com a marca Smiles que permitem parcelamento de passagens e ajudaram a engordar o caixa da companhia aérea em cerca de 250 milhões de reais no ano passado.

No mercado doméstico, a Gol está respondendo aos avanços da TAM em aviação regional também com parcerias, com empresas menores como a Air Minas Linhas Aéreas, em Minas Gerais.

A TAM anunciou a compra da Pantanal no final de 2009 com objetivo de criar uma unidade para explorar a aviação regional fora dos grandes pólos de tráfego como São Paulo e Rio de Janeiro.

No exterior, a Gol -segunda maior companhia aérea do Brasil- está se concentrando em rotas no Caribe, que "abrem perspectivas para novas bases na região e na América Central", segundo Constantino Júnior.

A Gol está operando voos próprios do Brasil para Curaçao, Aruba e Punta Cana (República Dominicana). Na América do Sul, "os voos estão fortes. Está superada a questão da gripe suína e a crise financeira", afirmou o executivo.


Será que em breve poderemos decolar de Uberaba rumo a Guarulhos e fazer conexões mais fáceis, com a GOL!!! Maravilha!!!

CONTATO RADAR

Mande sua pergunta para o presidente da Azul Linhas Aéreas



G1 vai entrevistar executivos das maiores companhias aéreas do país. Tema será ‘Setor aéreo: desafios para 2014 e 2016’.

O ano passado viu a demanda por passagens aéreas no Brasil registrar um crescimento de 17,65%, impulsionado pelo maior acesso da classe média a essa modalidade de transporte. Com a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos marcados para acontecer no país nos próximos anos, o setor aéreo vai enfrentar o desafio de atender a uma demanda ainda maior.

Para falar sobre o assunto, o G1 fará uma série de entrevistas com os principais executivos das maiores companhias aéreas do país, com o tema “Setor aéreo: desafios para 2014 e 2016”. A primeira será com o presidente da Azul Linhas Aéreas, Pedro Janot, na próxima semana.
G1



American Airlines passará a cobrar por travesseiro e cobertor em voos

Kit custará US$ 8 em voos da classe econômica.

Outras aéreas nos EUA já cobram por esses itens.

Aeronaves da American Airlines em aeroporto de Arlington, Virgínia

A American Airlines passará a cobrar por cobertores e travesseiros em voos da classe econômica a partir de 1 de maio. Em voos com mais de duas horas, passageiros da classe econômica poderão comprar cobertor e travesseiro por US$ 8.

A cobrança valerá para voos domésticos e alguns internacionais: de e para o Canadá, México, Havaí, Caribe e América Central.

Conforme disse a porta-voz Andrea Huguely na segunda-feira (8), a decisão foi econômica. "A American Airlines avalia todos os aspectos do negócio para garantir que as decisões econômicas sejam prudentes e estratégicas para o sucesso da empresa a longo prazo".

Por US$ 8, o passageiro comprará uma manta azul de lã, um travesseiro inflável para pescoço e um cupom de US$ 10 de desconto em compras acima de US$ 30 na Bed Bath & Beyond Inc, organizados em uma bolsa com zíper.

Huguely disse que cobertores continuarão gratuitos em vôos de primeira classe e em outros voos internacionais.

Outras cobranças

A American não é a primeira companhia americana a cobrar pelo serviço. A JetBlue já oferece kits de US$ 7 para passageiros que desejam cobertor e travesseiro.

Desde agosto de 2008, a JetBlue passou a vender "O kit de travesseiro e cobertor mais limpo do mundo", que incluía um cupom de US$ 5 para compras da Bed, Bath & Beyond.

Em fevereiro do ano passado, a US Airways lançou um kit de manta de lã, travesseiro inflável, protetor para olhos e tampões para o ouvido cuidadosamente embrulhado em uma bolsa com a logo da companhia, além de um cupom de US$ 10 para compras na SkyMall.
DESÁSTRES AÉREOS

Webjet chega aos 5 milhões de passageiros



A Webjet Linhas Aéreas ultrapassou na quarta-feira passada a marca dos cinco milhões de passageiros transportados desde a sua fundação, em 2005. Em janeiro, a empresa anunciou um recorde de passageiros (437.484), alta de 107,2% ante igual período de 2009.

Com sede no Rio, a empresa opera com 20 aeronaves Boeing 737-300 em dez praças. A Webjet terminou 2009 com 4,46% do mercado doméstico, firmando-se na terceira posição.
Estadão

Flight Safety – 01/02/2010 à 07/02/2010



Segunda Feira – 01/02/2010:

Um Boeing 767-300ER da Qantas, prefixo VH-ZXA, tocou a cauda no momento da decolagem no aeroporto de Sydney, Austrália.

No momento da decolagem, uma outra aeronave viu que a cauda havia tocado no solo e imediatamente avisou a tripulação do voo QF-453, que iria para Melbourne.

Após nivelar em 5000 pés, a tripulação decidiu retornar para o aeroporto de Sydney, onde pousou em segurança.

O voo foi cancelado e os 120 passageiros a bordo foram remarcados em outros voos da companhia.

Uma inspeção na parte sul da pista 16R do aeroporto, mostrou marcas, confirmando o toque.

A aeronave passou por inspeção e ja foi liberada para voar novamente.


Terça Feira – 02/02/2010:

Uma passageira passou mal e desmaiou a bordo do voo MU-2154 da China Eastern, que estava em rota de Xangai para Xian, China.

A aeronave, um A320 teve de alternar em emergência para o aeroporto de Zhengzhou, enquanto um médico a bordo dava os primeiros socorros para a passageira.

Equipes médicas, que estavam a postos no aeroporto, estabilizaram a passageira, que passa bem e se recuperando.


Um 737-700 da GOL, abortou a decolagem no aeroporto de Bauru/SP.

A aeronave, prefixo PR-GIG, estava acelerando para decolagem, quando a tripulação recebeu um aviso de indicação dos motores e decidiu abortar o procedimento.

O voo GLO1061, que iria para Congonhas, foi substituído pela aeronave PR-GIH e chegou ao seu destino com quatro horas de atraso.

O incidente está sendo investigado.

Quarta-Feira – 03/02/2010:

Um 737-800 da Japan Airlines, havia decolado do aeroporto de Haneda, em Tóquio e subia a 1000 pés, quando o motor esquerdo apresentou um nível elevado no EGT (exhaust gas temperature).

A tripulação desligou o motor imediatamente e iniciou o procedimento para retornar ao aeroporto de Haneda, onde pousou em segurança na pista 34L.

Uma inspeção externa após o incidente, revelou pequenos pedaços de metal no cano de escapamento do motor, que está sendo examinado.


Uma despressurização fez com que um MD83 da American Airlines, alternasse em emergência para o aeroporto de Oklahoma.

A aeronave estava cruzando o FL260, quando o problema foi avistado pela tripulação, que iniciou uma descida de emergência para pouso.

O voo AA621 estava indo de Dallas para Seattle e pousou em segurança em Oklahoma.

Em depoimentos, passageiros informaram que ouviram um estrondo alto antes da aeronave iniciar a descida. O comandante informou que a aeronave havia perdido pressão, porem as máscaras de oxigênio não foram acionadas.

Quinta-Feira – 04/02/2010:

Outro MD83, dessa vez da Aerolíneas Argentinas, sofreu problemas de pressurização quando estava em rota para o aeroporto de Jujuy.

A aeronave, com 45 passageiros a bordo, alternou para o aeroporto de Santiago del Estero, tambem na Argentina, onde pousou em segurança.

A tripulação fez um translado da aeronave de volta para Buenos Aires, para inspeção.

Sexta-Feira – 05/02/2010:

Um 747-400F, da companhia Atlas Air, estava na final da pista 09 do aeroporto de Miami, quando um invólucro aerodinâmico do flap caiu em um shopping local.

A aeronave estava a cerca de 1000 pés de altura e continuou para um pouso em segurança.

A peça, de cerca de 6m de comprimento, caiu no estacionamento do shopping e não machucou ninguem.


Um passageiro bêbado e agressivo fez com que o voo TP-188 da TAP, que iria do Rio de Janeiro para Lisboa, alternasse para Salvador.

A polícia prendeu o passageiro, identificado como francês e de 35 anos. Durante o depoimento, o passageiro ainda apresentava sintomas agressivos e fala incompreensiva.

A aeronave da TAP, prefixo CS-TOO chegou à Lisboa com um atraso de 12 horas.

Sábado – 06/02/2010:

Um 757-200 da Astraeus, mas operando em nome da companhia Ghana International Airlines, apresentou problemas hidráulicos e um o que foi descrito como um “som de explosão”, quando seguia de Accra, em Gana, para o aeroporto de Gatwick, em Londres.

A tripulação alternou para o aeroporto de Algiers, na Algéria, onde pousou em segurança.

Um 737-300 foi usado para substituição e chegou em Gatwick com um atraso de quase três horas.


Um gerador de um 777-200ER da KLM falhou durante o voo KL-867, de Amsterdã para Osaka, no Japão.

A aeronave, prefixo PH-BQB, estava em rota, estabilizado no FL310 sobrevoando o espaço aéreo alemão, quando a tripulação pediu para diminuir a velocidade e inspecionar o problema.

Após uma consulta com o despacho operacional da companhia, a tripulação decidiu retornar para Amsterdã, pousando em segurança na pista 36R.

Domingo – 07/02/2010:

Uma ameaça de bomba fez com que um 777-300ER da Emirates, retornasse para o aeroporto de Mumbai, de onde decolou com destino a Dubai.

A aeronave, prefixo A6-EMP, estava em ascenção, quando um telefonema anônimo informou que dois possíveis passageiros faziam parte de uma organização terrorista chamada “Lashkar-e-Taiba” e carregariam bombas.

A tripulação pousou em segurança e foi encaminhada para uma área isolada no pátio de aeronaves. Os passageiros foram evacuados e um casal foi detido pela polícia.

Uma investigação na aeronave não mostrou nenhum indício de explosivos.


Um 777-200 da Delta Airlines, pousou em segurança no aeroporto de Narita, após um voo vindo de Nova York.

A aeronave, prefixo N867DA, estava passando por inspeção externa quando os mecânicos encontram o corpo de um passageiro clandestino em um dos compartimentos do trem de pouso.

Investigação da polícia japonesa concluiu que o passageiro clandestino embarcou no compartimento do trem de pouso, em Nova York e congelou até falecer ou morreu de hipoxia, falta de oxigênio.

Flight life

Guarulhos receberá duas novas companhias

A Qatar Airways e a Puma Air solicitaram voos para o aeroporto de Guarulhos/SP.

A Puma Air solicitou frequências diárias para o aeroporto de Belém, a partir de 25 de fevereiro, operando com um Boeing 737-300, configurado para 144 lugares.

Ja a Qatar ligará São Paulo a Doha, capital do Catar a partir de 30 de maio. A companhia tambem solicitou rota para Buenos Aires. O voo será operado com um Boeing 777-200LR.

Flight Life

Aviação civil ganhou 2,6 mil pilotos em 2009


Mais de 2,6 mil pessoas foram aprovadas em exames da Anac em 2009 e se tornaram pilotos da aviação civil. A maioria (1,2 mil) é de pilotos privados de avião, primeira etapa para iniciar na carreira ou voar apenas aeronaves particulares. Entre os profissionais, foram habilitados 513 pilotos comerciais de avião e 230 pilotos de linha aérea. De helicópteros, a Anac emitiu licenças para 224 pilotos privados, 105 pilotos comerciais e outros 41 de linha aérea – embora não exista o serviço de linha aérea de helicópteros no Brasil, esses profissionais possuem a qualificação.

Além destes, a ANAC também emitiu licenças para pilotos de planador (83), de balão (4) e 210 certificados de piloto de recreio (específicos para a aviação experimental). A agência ainda habilitou 552 comissários de bordo, 793 mecânicos de manutenção, 44 despachantes operacionais de voo, 17 operadores de equipamentos especiais e 6 mecânicos de voo. No total, foram 4.034 novas licenças e habilitações emitidas pela Anac em 2009, abaixo das 5.162 de 2008.
panrotas

Avaria no voo Funchal-Las Palmas obriga avião da SATA a regressar à Madeira


O avião da SATA que fazia hoje a ligação Funchal-Las Palmas teve de regressar à Madeira devido a uma avaria, o que provocou também o cancelamento das ligações com o Porto Santo, confirmou à Lusa fonte da companhia açoriana.

José Gamboa adiantou que "o sistema do avião detetou uma avaria num componente elétrico durante o voo Funchal-Las Palmas, indicando no sistema um mau funcionamento que não colocava em causa a ligação, mas, devido às medidas de segurança da SATA, a aeronave regressou ao Funchal".

A peça para reparar a avaria só chegará à Madeira ao princípio da manhã, pelo que, além dos voos de hoje para o Porto Santo, também a primeira ligação prevista para quarta feira foi cancelada, adiantou o responsável da companhia de aviação açoriana.

José Gamboa acrescentou que o primeiro voo entre as duas ilhas do arquipélago da Madeira só deverá acontecer pelas 10:10 e que a viagem Funchal-Las Palmas está prevista para as 11:40.

Esta avaria afetou 60 passageiros que pretendiam viajar entre as ilhas da Madeira e do Porto Santo.

I Online

Anac tenta distribuir amanhã 355 slots em Congonhas

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pretende distribuir amanhã, a partir das 14 horas, 355 horários de pouso e decolagem (slots) no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo. É o aeroporto mais rentável do País para as companhias aéreas e o segundo de maior movimento de passageiros no Brasil.


A Anac aguarda a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) "para incluir na distribuição os 61 slots que não estão sendo utilizados pela companhia aérea Pantanal, 40 deles durante a semana - horários mais cobiçados pelas empresas e passageiros", diz a Anac, em nota. A Pantanal, adquirida pela TAM, recorreu à Justiça para reaver os seus horários.


Devem disputar amanhã os slots em Congonhas as empresas OceanAir, Gol/Varig e TAM, que já operam naquele aeroporto, e as novas interessadas: NHT, Webjet e Azul.


Acordos

A Anac renegociou, no decorrer de 2009, acordos bilaterais entre o Brasil e 11 países: Angola, Colômbia, Coreia do Sul, Egito, Hong Kong, Israel, Marrocos, Moçambique, Panamá, República Dominicana e Suriname. Com isso, segundo a Anac, a capacidade total para realizar voos internacionais mistos (de passageiros e carga) subiu 163% ante 2008. Agora há 192 frequências mistas, que representa a possibilidade de 192 voos por semana entre o Brasil e estes países. Considerando os voos exclusivamente de carga, o crescimento foi de 158%, passando para 44 frequências semanais.

g1

Líbano diz que avião da Ethiopian Airlines explodiu em pleno voo



O avião da Ethiopian Airlines que caiu no litoral do Líbano, em 25 de janeiro com 90 passageiros a bordo, explodiu em pleno voo pouco depois de decolar do aeroporto de Beirute, informou nesta terça-feira o ministro libanês da Saúde.

"O avião explodiu em pleno voo e a fuselagem, assim como as pessoas a bordo do mesmo, foram jogadas no mar, em diferentes lugares", indicou a imprensa Mohammad Jawad Khalifé, explicando as razões pelas quais alguns dos corpos resgatados se encontravam desmembrados.

É a primeira vez que um funcionário do governo libanês afirma em públilco que o Boeing 737-800 explodiu minutos depois de decolar durante uma tempestade.

Um funcionário do ministério da Defesa havia indicado no dia do acidente que o Boeing se desintegrou em quatro partes antes de cair. Várias testemunhas afirmaram ter visto uma bola de fogo cair no mar.

Depois do acidente do avião etíope, o governo libanês descartou imediatamente a hipótese de um ato de sabotagem.

A cabine do piloto, a parte traseira do aparelho e outros pedaços foram encontrados, assim como as caixas pretas.

Indagado pela AFP, o ministro do Transporte, Ghazi Aridi, se negou a fazer comentários.

Vários especialistas consultados pela AFP assinalaram que o mau tempo pode não ter sido a única causa da catástrofe, e aventaram um problema de motor ou da parte hidráulica do aparelho.

AFP

Aviação também registra trabalho escravo



aerodicas

A verdade sobre os acidentes de avião


Nada mais que a verdade.

Pirata almanegra

BOEING 747-8 DE CARGA FAZ PRIMEIRO VOO


A Boeing realizou nesta segunda-feira o primeiro voo do 747-8 versão cargueiro, após dois adiamentos. A decolagem no final desta tarde (horário de Brasília) foi em Everett, no estado americano de Washington, rumo a Seattle, com sobrevoo da área próxima à fábrica da empresa, em Seattle, no Estado americano de Washington.

A primeira entrega do avião está prevista para o quarto trimestre deste ano. O 747-8 cargueiro foi inicialmente anunciado em novembro de 2005 e pelo cronograma original deveria ter sua primeira entrega no quarto trimestre de 2009.

O modelo, que é 5,48 m mais longo que o 747-400, tem 108 encomendas, sendo 76 para a versão cargueiro e 32 para a de passageiros. Os preços de lista variam entre US$ 293 milhões e US$ 308 milhões.

A companhia teve gastos extras de US$ 1 bilhão relativos ao desenvolvimento do 747-8 no terceiro trimestre de 2009, relacionados a alta nos custos de produção e condições adversas do mercado.

Apesar de não ter tantas inovações ou ser tão econômico (na questão de combustível), o 747-8 compartilha tecnologia com o 787 Dreamliner, que é composto basicamente por materiais mais leves e carbono.

A linha do 747 está no ar desde 1969 e se destaca por ser o modelo mais reconhecido da Boeing em todo o mundo.
iFR Online

Aviões da Vasp em novo local em REC




Aeroblog

Alemão de Viracopos deixa o Brasil



Foto: Rose Mary de Souza
O turista alemão Heinz Müller, 46 anos, que passou 14 dias "morando" no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, deixou o Brasil na sexta-feira. Após passar três meses internado no Centro de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Müller voltou para a Alemanha. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
A passagem de volta para seu país natal foi paga pelo governo brasileiro. O visto dele havia expirado em janeiro. Heinz Müller entrou legalmente no Brasil no começo de outubro de 2009. Ele disse que veio à procura de uma mulher de nome Jessica, que mora em Indaiatuba, a qual teria conhecido na Alemanha e com quem "conversava" pela internet. Como não foi aceito na casa da moça, a solução foi "esperar" por ela no aeroporto.



SPOTTING VIRACOPOS

Piloto de Avião Comercial

Muito estudo e habilidades físicas e psíquicas são apenas algumas das características que o Piloto de Avião Comercial deve ter. O Piloto é o profissional altamente capacitado que dirige e coordena os aviões. Ao passo que a tecnologia auxilia o trabalho dos profissionais, a parte da aeronáutica também ajuda os pilotos, oferecendo programas que determinam parâmetros e que monitoram a automação da aeronave.

Pode-se dizer que esta profissão é uma das mais cobiçadas da categoria, pois o status e a falta de rotina que a profissão proporciona, chama a atenção dos jovens. No entanto, para se tornar um piloto de aviões o treinamento é rigoroso e exige muita capacitação, tais quais: responsabilidade, concentração, autocontrole, controle emocional, capacidade de trabalhar sobre pressão, capacidade de rápida adaptação às mudanças operacionais, capacidade de trabalhar em equipe, raciocínio rápido, raciocínio espacial, paciência, agilidade, comprometimento e disciplina. É de fundamental importância que profissional tenha um compromisso com a segurança e se dedique constantemente aos estudos e treinamentos.

O futuro profissional deve escolher entre diversos aeroclubes e escolas de pilotagem espalhados pelo Brasil que ministram cursos de piloto comercial, para tanto é necessário ter concluído o Ensino Médio. Existem também algumas faculdades particulares que possuem o curso de Ciências Aeronáuticas com ênfase em Piloto Comercial, com duração média de três anos. E para ter habilitação o profissional deve completar no mínimo 150 horas de vôo. A habilitação ou licença é adquirida através do Departamento de Aviação Civil (DAC). O tempo de estudo depende da rapidez com que o aluno realiza seus vôos de treinamento.

Pode-se optar por duas categorias, a PC/IFR, de Piloto Comercial para vôo por instrumento ou a PC/H, de Piloto comercial para helicóptero. A partir daí, o piloto formado deve seguir as obrigações básicas que são, realizar vôos privados ou comerciais, zelar pela segurança dos passageiros, realizar pousos e decolagens, fazer exames médicos todo ano. Além disto vários treinamentos são recomendados como: regulamentos de tráfego aéreo, técnica de equipamento, combate a incêndios, primeiros socorros, cargas perigosas, receber e seguir orientações da torre de controle e trabalhar em equipe.

O atual panorama indica que a profissão de piloto de Avião está em expansão e a remuneração está acima da média, devido às novas companhias aéreas que prestam serviço low-cost e com isso aumentam a circulação de pessoas que está em alta, porém o sucesso depende muito da vocação, empenho e dedicação do profissional. A saber, um nicho de mercado que possui oportunidades, é o do táxi-aéreo, onde empresas aéreas possuem aviões e helicópteros para fretamento. O Táxi Aéreo é a escolha para empresários e profissionais que precisam chegar rapidamente ao seu destino, sem passar pelo congestionamento das grandes cidades.

No Brasil, Santos Dumont é considerado patrono da aviação e o primeiro piloto de aeronaves. O inventor desenvolveu o 14-bis, que era constituído por um aeroplano unido ao balão 14, que fora utilizado em vôos feitos por Santos Dumont, em meados de 1905, por isso o nome “14-bis”, que significa, “14 de novo”, devido ao fato do balão estar sendo reaproveitado.

INFO ESCOLA

HASP PARTICIPA DE VÍDEO DE APRESENTAÇÃO DA FÓRMULA INDY


A produtora "Gw Comunicação São Paulo-SA" produziu um vídeo para a prefeitura de São Paulo visando à divulgação da “Fórmula Indy” que será realizada no dia 14 de março de 2010.
Além de apresentar os atrativos da cidade nas áreas de alimentação, diversão e serviços, a produtora destacou ainda, a grande estrutura hospitalar da cidade de São Paulo, na qual o HASP foi citado por ser um dos poucos hospitais que possui o Certificado de Qualidade Hospitalar expedido pela Associação Paulista de Medicina.


SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Turbina-de-aviao-vs-caminhonete


Lily Allen poderá chegar de avião no palco do BRIT Awards...


Além de ter sido indicada em três categorias – Melhor Artista Feminina Britânica, Melhor Álbum Britânico e Melhor Single Britânico – a cantora também está planejando uma performance espetacular.

Segundo o The Mirror, Lily Allen quer envolver um avião no palco.

"No momento, a idéia é que ela chegue no palco do BRIT Awards num avião. Ainda é um trabalho em progresso, mas eles estão fazendo tudo que podem para que dê certo", diz uma fonte ao jornal.

"Irá custar uma fortuna, mas parece que será a última premiação dela por um longo tempo porque ela está planejando tirar alguns anos de férias".

FAB vai ressarcir donos de carros destruídos por helicóptero


A Força Aérea Brasileira irá ressarcir totalmente os prejuízos financeiros dos dois funcionários do Hospital Regional que tiveram seus carros danificados devido à queda de um helicóptero na tarde de ontem, em Campo Grande, segundo informações da Base Aérea de Campo Grande.

O helicóptero caiu na tarde de ontem no momento em que estava decolando para fazer o resgate de Sotênia Espíndola da Silva, de 69 anos, que foi picada por uma cobra na quinta-feira e estava ilhada na região do Pantanal. Porém, pouco depois de decolar para fazer o resgate, o avião caiu sobre um Corsa preto, de placa HRP 6876 e a hélice da aeronave acabou atingindo um Uno Azul, de placas 8523. Com o acidente, os carros ficaram bastante danificados e os proprietários dos veículos preocupados com o prejuízo. A Base Aérea informou que a Força Aérea Brasileira irá ressarcir todos os prejuízos dos donos.

Segundo a assessoria da Base Aérea, os dois proprietários dos carros farão o orçamento dos carros danificados e um relatório de todos os gastos que tiveram com os veículos. Essas informações serão levadas até a FAB que ficará responsável por ressarcir todos os gastos dos donos dos carros.

Dentre as pessoas que será ressarcida está Irineide Silva Costa, dona do Uno e que trabalha na Assessoria de Direção Técnica do Hospital. Ela conta que, no momento, ficou bastante preocupada, mas que já se acalmou pelo fato da Base Aérea ter afirmado que todos os prejuízos serão ressarcidos. Como o seu carro ficou bastante danificado, ela acredita que os prejuízos ficarão em torno de R$ 12 mil.

“Foi uma correria, quando eu vim ver o carro já estava completamente destruído. Eu fiquei preocupada na hora, mas o pessoal da Base Aérea disse que eu serei ressarcida em todos os gastos, eles disseram para eu ir procurá-los na segunda-feira. Ficou muito destruído a parte de cima do carro, acho que os gastos vão ficar em R$ 12 mil, o outro dono do carro que trabalha aqui no Hospital também vai ser ressarcido, o carro dele ficou bastante destruído”, afirma a mulher.

Levantamentos

O helicóptero que caiu ontem no Hospital Regional foi retirado por um caminhão guincho na tarde de ontem. Os destroços foram levados para a Base Aérea de Campo Grande.

A respeito das causas do acidente, a Base Aérea informou que será feito uma Investigação de Acidente Aéreo que pode durar até 90 dias. Segundo a assessoria, essa investigação não tem caráter punitivo, mas sim de precaução para evitar que outros incidentes como esse ocorram. Como o helicóptero é americano, algumas peças terão que ser levadas para o exterior para que sejam analisadas.

Apesar do susto, já que muitas pessoas acompanhavam o momento da decolagem do helicóptero, civis e nem tripulantes sofreram ferimentos.

Alessandra de Souza e Paulo Xavier

MIDAMAX

Busca a avião da Air France será retomada este mês


PARIS (Reuters) - Equipes internacionais de buscas serão enviadas ao oceano Atlântico neste mês para tentar encontrar destroços de um avião da Air France que caiu no ano passado, matando todas as 228 pessoas a bordo, disseram autoridades francesas nesta sexta-feira.

Três navios especializados, equipados com aparelhos capazes de ir até oito mil metros de profundidade, serão enviados para uma área de busca de 1.500 quilômetros quadrados, próxima ao litoral do Nordeste brasileiro.

"Nosso objetivo é começar as buscas no fim de fevereiro", disse um porta-voz da agência de investigação de acidentes aéreos da França (BEA, na sigla em francês).

O voo AF447 da Air France entre Rio de Janeiro e Paris caiu no oceano após decolar na noite de 31 de maio do ano passado, matando todos a bordo.

Uma busca inicial da Marinha e Aeronáutica do Brasil logo após o acidente encontrou vários pedaços da aeronave e 50 corpos, mas as caixas-pretas do avião, que poderiam ajudar a entender o desastre, ainda não foram recuperadas e as causas do acidente continuam sem explicação.

Dois juízes franceses estão investigando o acidente e as famílias das vítimas entraram com ações civis juntamente a um processo criminal de "homicídio culposo e lesão".

O GLOBO

Queda de pequeno avião mata três na Argentina


Um pequeno avião caiu nesta sábado (6) em Mendoza, província no oeste da Argentina, e matou as três pessoas que estavam a bordo, informou a Defesa Civil.

O acidente aconteceu perto da cordilheira dos Andes, no distrito de Potrerillos, a cerca de 80 quilômetros da cidade de Mendoza, capital da província homônima. O diretor de Defesa Civil, Rafael Garay, informou que as três vítimas são homens. Dois morreram ainda no local do acidente e o outro, quando era levado ao hospital.

Ainda não há uma versão oficial para a causa do acidente. A imprensa local especula que o avião teria batido em uma montanha antes de cair.

G1

Problema obriga avião da TAM a retornar para Viracopos-SP


Uma aeronave da TAM retornou para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo, e provocou atrasos em outros três voos na manhã desta segunda-feira, 8.

A TAM informou que a aeronave partiu de Viracopos às 7h31 rumo a Brasília. Por volta das 8h14, o avião retornou para o aeroporto devido a uma "manutenção não programada".

De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), depois que o avião pousou o aeroporto ficou fechado por 30 minutos para que a aeronave fosse rebocada. Três partidas sofreram atrasos.

Alguns dos passageiros foram reacomodados em voos que saíram de Viracopos direto para Brasília e outras partidas fizeram escala em São Paulo.

ESTADÃO

Avião escorrega para fora da pista durante pouso na chuva no Paquistão

ncidente ocorreu no aeroporto internacional de Peshawar.
Nenhum dos 112 passageiros ficou ferido.

Foto: AP

Equipes de resgate trabalham em torno de avião paquistanês que 'escorregou' fora da pista durante o pouso nesta segunda-feira (8) em Peshawar. (Foto: AP)

Foto: AP

O acidente foi causado pela forte chuva. A aeronave, da empresa Shaheen Airline, tinha 112 passageiros a bordo, mas ninguém se machucou. (Foto: AP)

G1

Corpo é encontrado em trem de pouso de avião em Tóquio


O corpo congelado de um homem negro foi encontrado em um dos trens de pouso de um avião da companhia americana Delta Airlines na chegada a Tóquio, na noite de domingo (7), procedente de Nova York, anunciou a polícia.


O corpo foi localizado por um mecânico do aeroporto internacional de Narita pouco depois do pouso do Boeing 777 da Delta. "O homem estava morto. Os médicos acreditam que faleceu vítima de hipotermia e falta de oxigênio quando o avião atingiu a altitude de cruzeiro a mais de 10.000 metros", disse o porta-voz da polícia de Narita, Yoshimi Ichihara.


O homem não tinha passaporte, mala ou objetos pessoais, segundo Ichihara. A polícia tenta confirmar a identidade da vítima.

G1

Avião com destino a Inglaterra aterra de emergência devido a ameaça terrorista



Uma chamada anónima obrigou um avião dos Emirados Árabes Unidos com destino a Manchester, Inglaterra, a fazer aterragem forçada no aeroporto indiano de Mumbai. Em causa, a possibilidade de um dos passageiros a bordo ser terrorista.

As autoridades evacuaram os 356 passageiros a bordo e verificaram todo o avião. Não encontraram nada, apesar de a pessoa que telefonou ter dado indicações exactas sobre o nome do alegado terrorista e onde estaria sentado.

O alegado terrorista e a esposa estão a ser interrogados pela polícia indiana
A BOLA

Sata tem novos aviões



A Sata Açores recebeu esta semana, vindo de Toronto, o primeiro de quatro novos aparelhos para renovar a sua frota.

O avião DASH 8-Q402 CS-TRD já está em Portugal ao serviço da companhia aérea do arquipélago.

Recorde-se que a Sata já tem na sua frota dois DASH8 Q220 recentemente chegados aos Açores.

RENASCENÇA

Equipes de resgate encontram caixas-pretas de avião etíope


As autoridades libanesas confirmaram que foram encontradas as caixas-pretas do avião etíope que caiu em 25 de janeiro no Mar Mediterrâneo próximo a Beirute, mas ainda não conseguiram resgatá-las, informou neste sábado à Agência Efe o ministro de Transporte libanês, Ghazi Aridi.

"Foi encontrado o local e agora estão trabalhando ali", insistiu o funcionário. Ele acredita que a curto prazo possam ser recuperadas as caixas-pretas para se verificarem as causas do acidente no qual morreram 90 pessoas.

O ministro Aridi acrescentou que o local se encontra a cerca de 45 metros de profundidade. "Foi definida a localização, mas ainda há passos técnicos pendentes para se chegar ao ponto exato das caixas-pretas", acrescentou.

Além disso, o ministro disse não acreditar que demorem muito as equipes de resgate para poder recuperá-las.

No último dia 27, fontes militares anunciaram que um navio americano, que cooperava nos trabalhos de busca, tinha localizado as caixas-pretas no fundo do mar a cerca de 1,3 mil metros de profundidade. Horas depois, no entanto, disseram que só haviam captado ondas que poderiam provir delas.

O avião da Ethiopian Airlines caiu poucos minutos depois de decolar do aeroporto internacional Rafik Hariri de Beirute.

O acidente foi atribuído ao mau tempo que pairava nos céus de Beirute naquele dia. Até agora, só foram encontrados 16 corpos, além de restos de outros, e apenas 13 deles foram identificados.

Entre as vítimas, está a esposa do embaixador da França no Líbano, Marla Sánchez Pietton.

Participam das buscas navios norte-americanos e franceses, além do Exército libanês e de todos os organismos locais concernidos.

Pouco antes, o ministro Aridi deu uma entrevista coletiva hoje na qual mostrou fotos tiradas do fundo marinho onde se viam manchas de restos do avião.

Anteriormente, fontes militares libanesas tinham dito à Agência Efe que várias partes do avião foram encontradas pelas equipes de resgate próximo ao litoral da cidade de Naame, a 18 quilômetros ao sul de Beirute, e que estavam sendo fotografadas antes de retirá-las.

EPA

Nigeriano que tentou explodir avião acusa clérigo de planejar ataque



O nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab, indiciado por tentar explodir um avião que sobrevoava os Estados Unidos no dia 25 de dezembro, disse aos investigadores que o clérigo radical americano-iemenita Anwar Al Awlaki foi quem ordenou o ataque, disse ontem (4) uma fonte judicial.

No último dia de Natal, o nigeriano conseguiu embarcar, em Amsterdã (Holanda), em um voo comercial com destino a Detroit (EUA) com um pó explosivo escondido na cueca. O rapaz só não provocou uma explosão na aeronave --que levava cerca de 300 pessoas-- porque foi contido por outros passageiros. Preso, o jovem contou que foi treinado no Iêmen por uma célula da rede terrorista Al Qaeda.

O relato de Abdulmutallab contradiz o próprio clérigo que, em entrevista divulgada pela rede árabe Al Jazeera, negou ter ordenado o ataque contra o avião da Northwest. Awlaki admitiu que Abdulmutallab era seu aluno e disse ainda apoiar o ataque, embora preferisse um alvo militar americano.

Funcionários do governo americano disseram nesta semana que Abdulmutallab está cooperando com os investigadores, depois de receber orientação de seus familiares. Os investigadores americanos parecem interessados na disponibilidade do nigeriano para incriminar e prender Awlaki, que supostamente está escondido nas remotas montanhas do Iêmen.

Segundo uma fonte citada pela rede de TV americana CBS, Abdulmutallab disse aos investigadores que conseguiu no Iêmen os potentes explosivos PETN e TPTA que utilizou na tentativa de explodir o avião.

Abdulmutallab teria sido treinado para realizar o ataque no Iêmen, onde se reuniu com Awlaqi na região de Wadi Rafadh, na Província de Chabwa. O jovem nigeriano também foi recebido por Chabwa Mohammad Umir, um dos líderes da rede terrorista Al Qaeda, que morreu em um bombardeio aéreo no dia 24 de dezembro, no Iêmen.

As fontes citadas pela rede de TV afirmam que as revelações do nigeriano mostram que Awlaki tem um papel chave na escolha dos objetivos e no direcionamento dos ataques do braço da Al Qaeda na Península Arábica.
Antes se acreditava que o clérigo só tinha uma influência religiosa, e orientava os militantes do grupo nos fundamentos da jihad contra o Ocidente.

Abdulmutallab escrevia no fórum islâmico www.gawaher.com pregando a Guerra Santa (Jihad) sob o pseudônimo "Faruk1986", e fez 310 comentários, a partir de 2005, incluindo divagações sobre "como ocorrerá a grande Jihad", "como os muçulmanos vencerão" e "como dominarão o mundo inteiro e estabelecerão o maior império jamais visto".

Aluno

As autoridades americanas dizem que Awlaki trabalha com o braço da Al Qaeda no Iêmen –que reivindicou autoria da tentativa de ataque no voo da Northwest Airlines que fazia a rota entre Amsterdã (Holanda) e Detroit (EUA).

O nome do clérigo aparece ainda vinculado ao major americano Nidal Malik Hasan, que matou, em 5 de novembro passado, 13 pessoas na base militar de Fort Hood, no Estado americano do Texas.

Awlaki, que estaria escondido em montanhas remotas do Iêmen, concedeu entrevista a um jornalista iemenita que relata as declarações ao site da Al Jazeera. "Irmão mujahed Umar Farouk, que Deus o abençoe, é um de meus estudantes sim", disse Awlaki. "Nós mantivemos contato, mas eu não emiti uma ordem para Umar Farouk para esta operação".

Awlaki disse ter apoiado o ataque contra o avião de passageiros americano, mas que seria melhor se o alvo fosse um militar americano. "Eu apoiei o que Umar Farouk fez depois de ver meus irmãos na Palestina, Iraque, Afeganistão serem mortos", disse o clérigo, citado pela Al Jazeera. "Se fosse um avião militar americano ou um alvo militar americano teria sido melhor, mas o povo americano participou em todos os crimes de seu governo".

"Cerca de 300 americanos não são nada perto dos milhares de muçulmanos que eles mataram", completou, em referência ao número de pessoas a bordo do avião.

Awlaki tem pais iemenitas e nasceu no Novo México (EUA). Ele já pregou em mesquitas na Califórnia e Virgínia antes de se mudar para a cidade natal de seus pais no Iêmen, em 2004. Ele se tornou popular entre simpatizantes dos militantes islâmicos por seus sermões em inglês e disponíveis na Internet, nos quais explica a jovens muçulmanos a filosofia da violenta jihad e o martírio contra o Ocidente e seus governos aliados.

Eles suspeitam que o clérigo está envolvido no recrutamento de novos membros para a Al Qaeda no país e no diálogo entre a rede terrorista e tribos iemenitas.
Folha Online.

Documento passa a ser obrigatório no momento do embarque a partir do dia 1º


A partir do dia 1º de março, todos os passageiros que embarcarem nos aeroportos brasileiros deverão apresentar ao funcionário da companhia aérea o documento de identificação, com foto, no portão de embarque da aeronave, informou a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

A medida, segundo a Anac, é chamada de Identificação Positiva de Passageiros e já é praticada nos aeroportos da Europa e da América do Norte. Os passageiros que fazem check-in pela internet, nos totens de autoatendimento ou por celular, não mais serão obrigados a carimbar o cartão de embarque nos balcões das companhias aéreas antes da entrada na sala de embarque do aeroporto.

Os funcionários das companhias farão a checagem do documento com o cartão de embarque. Serão aceitos para embarque em voos domésticos: carteira de identidade (RG); carteira nacional de habilitação; carteira de trabalho; passaporte nacional; documento expedido por Ministério ou órgão subordinado à Presidência da República; carteira de identidade emitida por Conselho ou Federação de categoria profissional; licenças de piloto, comissário, mecânico de voo e despachante operacional de voo emitidas pela Anac.

Além disso, a nova resolução prevê que cartões de identidade expedidos pelo Poder Judiciário ou Legislativo, no nível federal ou estadual, também passarão a ser aceitos. Os documentos podem ser originais ou cópia autenticada, desde que assegurem a identificação do passageiro.

Crianças e adolescentes, até 18 anos incompletos, devem apresentar documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, além de comprovação da filiação ou parentesco com o responsável. Índios podem embarcar também com autorização de viagem expedida pela Funai.

Nas viagens internacionais, o passageiro deve apresentar passaporte ou outro documento de viagem válido, estabelecidos pelo Serviço de Migração, do Departamento de Polícia Federal, no portão de embarque.

UOL

Notícias » Notícias Liberdade de mercado determina preços das companhias aéreas


As companhias aéreas têm total liberdade para estabelecer os preços das passagens que cobram aos clientes, esclareceu a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) à Agência Brasil, por meio de sua assessoria de imprensa. "Podem cobrar, desde que informem ao cliente", destacou a assessoria.

A Secretaria de Acompanhamento Econômico, do Ministério da Fazenda, e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), do Ministério da Justiça, entram no circuito somente quando há suspeita de dumping (concorrência desleal).

A Anac faz o registro das tarifas que as empresas são obrigadas a informar, para detectar se há alguma prática irregular, mas a liberdade de mercado é que vigora nesse setor.

Procurada pela reportagem, a assessoria da TAM Linhas Aéreas disse que os juros cobrados no parcelamento das passagens são informados aos clientes pelos bancos com os quais a empresa tem parceria (Banco do Brasil e Itaú). A Azul Linhas Aéreas não retornou a ligação.

Já a assessoria da Gol informou que o teto máximo de juros praticado pela empresa é de 5,99% ao mês. "Pode variar conforme o número de parcelas". A tendência é DE que os juros caiam na proporção em que as parcelas se reduzem. É a própria Gol que financia as passagens, uma vez que a companhia não trabalha com nenhum banco.

TERRA

Azul é a empresa mais pontual em janeiro


A Azul Linhas Aéreas Brasileiras foi a empresa mais pontual em janeiro, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Entre as companhias aéreas domésticas, a companhia registrou 6,3% das decolagens com atrasos superiores ou iguais a 30 minutos. Em 2009, a Azul foi a empresa mais pontual do ano, com 91,8% dos voos no horário, ou seja, uma média mensal de atrasos de 8,1%.
M&E

Portuenses lamentam transferência do Red Bull Air Race para Lisboa



A população do Porto lamenta a deslocação do Red Bull Air Race para Lisboa, considerando que aquele espectáculo trazia muita vida à cidade, e critica que a capital concentre os eventos que despertam mais interesse
sol