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sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Mirage III voado por Ayrton Senna é doado ao Museu Asas de Um sonho da TAM


Força Aérea Brasileira doa caça para museu da Tam


O presidente do Museu Tam, João Francisco Amaro, recebeu da Força Aérea Brasileira (Fab) a doação de um caça modelo Mirage, no último sábado (dia 15), em Anápolis (GO). A aeronave foi o primeiro caça da Fab a romper a barreira do som no Brasil, há mais de trinta anos.

Com a reabertura operacional do museu, programada para janeiro, o avião estará entre as mais de 80 peças expostas. O espaço passa por reformas desde julho do ano passado para expandir a antiga área construída coberta, de 9,5 mil m², para mais de 20 mil m².

“Este Mirage está pintado com o nome do nosso querido Ayrton Senna, que teve a oportunidade de voar nele como passageiro, e assim será preservado no Museu. O capacete usado por Senna no voo também será gentilmente doado pelo Instituto Ayrton Senna”, explicou João Amaro.






Avião-caça Mirage III D, usado na experiência de Ayrton Senna. Senna voou de Mirage III D em Anápolis Goiás e o piloto que o conduziu foi o Coronel Alberto Côrtez.


Experiência do Senna em um avião caça F-5 em 1987.

AYRTON SENNA NO AVIÃO - CAÇA F-5 TIGER II

Fonte: Paddock Formula 1 - Com modificações by Vinna

Era mês de março de 1987, quando Ayrton experimentou uma aventura que nunca chegou a uma mesma velocidade de um F-1. Ayrton embarcou juntamente com o piloto Silvio Potengi hoje coronel, em um avião-caça F-5B Tiger II da Força Aérea Brasileira (FAB), nos céus do Rio de Janeiro, a duas semanas do GP Brasil em Jacarepaguá, em uma emoção eletrizante.

Foto: Avião-caça Mirage III D, usado na experiência de Ayrton Senna. Senna voou de Mirage III D em Anápolis Goiás e o piloto que o conduziu foi o Coronel Alberto Côrtez.

No meio de cada movimento, Ayrton via pequenas bolinhas e perdia os sentidos por alguns segundos, no cockpit da frente, e Potengi no de trás indicado para os caronas.Foram quatro vezes. Potengi achou o suficiente e o avisou que poderia desmaiar, mas ele queria mais.

Foram loopings!!!! Já tinham feito um belo rasante na grande reta do autódromo de Jacarepaguá e ultrapassado a barreira do som a 1165 km/h, a uma distância segura para que não quebrasse os vidros das janelas da cidade. Não houve mais loopings, mas Potengi pediu permissão de Senna para mais manobras radicais. E o fez. Depois de um grande mergulho,seguido de um rasante que deixou o avião a poucos metros do mar, na região de Ubatuba, voando rente as ondas em direção ao continente, Potengi fez um movimento brusco de 180 graus.

De cabeça para baixo, tendo a água como sua única visão muito próxima ao cockpit. Sentiu algo que não esperava : Pânico.Desembarcaram daquele caça, em uma experiência de 40 minutos. Senna estava pálido e meio tonto, mas muito feliz principalmente tomado por um sentimento patriota:“Se todos os brasileiros pudessem experimentar o que senti, talvez tivessem mais amor a Pátria”.Essa frase foi estampada em todos os jornais e todas as revistas, o que aparentemente parecia um jogo de marketing.Provou anos depois, que foi o início de uma grande amizade leal e freqüente dos pilotos oficias da FAB, a ponto de , nos anos seguintes, pousar algumas vezes seu helicóptero na Base Aérea da Santa Cruz, e passar dias inteiros com eles, falando sobre aviões e aeromodelismo.

Senna também mandava vários presentes de forma discreta, um deles foi uma moderna tenda semelhante às usadas na F-1, para substituir um velho palanque de madeira que era usado em solenidades.Ayrton usou um adesivo com o símbolo do 1º Grupo de Aviação de Caça de Santa Cruz no lado esquerdo do capacete durante o GP Brasil daquele ano. E deu por encerradas as experiências supersônicas, mesmo quando anos depois, o piloto de seu jato particular , Owen O’Mahony, com ótimas relações na Royal Air Force, se ofereceu para conseguir para ele, a experiência de voar num dos jatos da Red Arrows, a famosa esquadrilha inglesa.

Blog do Vinna

Ana - trocando as rodas


a All Nippon Airways (ANA), começará a partir deste mês a mudar as rodas de suas aeronaves:
A princípio, em 13 aeronaves que operam rotas internacionais.
Motivo? com as rodas mais leves colocadas você se livra de 80 kg em cada avião.

Jal : Para economizar, Vale tudo ; e a natureza agradece

Japão-airlines1

A medida foi anunciada por um jornal japonês, o Yomiuri diário, onde foi relatado que a companhia vai "fazer de tudo para economizar energia." Entre Isto inclui um procedimento "simples" como está mudando as garrafas a bordo, contudo a ação será equivalente a uma economia de 20 litros de combustível por vôo.

A comparação é a seguinte: cada garrafa de vidro pesa aproximadamente 145 gramas, enquanto os de plástico, 22 gramas. Se você somar o peso total das garrafas de ar, totalizando cerca de 300, em cada viagem levaria cerca de 37 quilos a menos.

E que pesam menos que cerca de 52 kg vez menos emissões de dióxido de carbono liberado no ar em cada vôo. Esta mudança foi lançado recentemente com um vôo entre Tóquio e Londres. A partir daqui, a companhia planeja ir a substituição do Japão, incorporando este pouco no resto das suas ligações internacionais.

Com esta iniciativa, JAL planos para reduzir o consumo de combustível em cerca de 620 kl por ano. Esta medida é, além de outros tempos recentes tendem a reduzir o peso no avião: no caso dos empregados mês passado também fizeram uma redução no peso da sua bagagem pessoal, pelo menos 2,5 kg cada.

Estudos para sair da crise

Como é sabido, a International Air Transport Association (IATA) está considerando a possibilidade de eliminar a classe empresarial para os voos de médio alcance, ou seja, aquelas que duram menos de três horas.

British Airways Plc

A proposta havia sido discutida na última reunião que a agência realizou, e teria apresentado como uma medida "de choque" para tentar reduzir os elevados custos dos serviços de tais características, que não só é caro para manter companhias aéreas, mas também está tendo a demanda cada vez menor.

Lembre-se que a IATA reúne cerca de 230 companhias aéreas ao redor do mundo, o equivalente a 93 por cento do tráfego internacional.

British Airways vai vender publicidade em seu site e cartões de embarque



Como mais uma medida para tentar neutralizar os efeitos nocivos da crise, a British Airways vai começar a vender espaço publicitário em seu site e em seus cartões de embarque. Além de cortes na força de trabalho, salários e das operações, a companhia aérea é obrigada a "inovar" e recorrer a outras táticas para reverter sua imagem financeira delicada.

Corte na Aer Lingus



A Aer Lingus vai cortar salários e empregos, provavelmente, para garantir a que a deficitária companhia aérea irlandesa sobreviva, anunciou seu presidente nesta sexta-feira.
"Eu acho que a Aer Lingus, provavelmente, tem mais gente, do que ela precisa", disse Colm Barrington em uma rádio nacional.

"Estou tentando conseguir que todos os funcionários da Aer Lingus trabalhem em condições do atual mercado e às taxas de mercado, porque se nós não trabalhamos em condições deste mercado e as taxas deste mercado não sobriveremos", disse ele.

Airwise

“Unos vuelan, otros Vueling”


Lançado no Twitter, Facebook e no site da companhia, foram apurados cinco finalistas.

Terminou o passatempo: Vueling decidiu "renomear cinco das 18 aeronaves "herdadas" da Clickair

A frase vencedora foi “Unos vuelan, otros Vueling” de Lluis Nieto Ortin. As restantes a concurso eram as seguintes “Ready, steady, Vueling” (Luis Grande), “I want to Vueling” (Jip de Kort), “How are you, I’m Vueling!” (Tânia Teixeira) e “My name is Ling, Vue Ling” Nathalie Philipe.

AEROFESTA 2009

Ocean Air terá outro nome


Ocean Air passará a chamar-se de agora em adiante Aerovias do Continente Americano.
vide postagem abaixo.

Companhia aérea colombiana Avianca assume o controle da brasileira Ocean Air





A companhia aérea colombiana Avianca assumirá oficialmente a partir da próxima semana o controle da brasileira Ocean Air, dentro de um plano de unificação das companhias aéreas que pertencem ao grupo Sinergy, informou nesta sexta-feira o presidente da organização, Germán Efromovich.

O empresário afirmou em entrevistas com vários meios de comunicação colombianos que tudo está preparado para que Avianca assuma o controle de Ocean Air, que tem um faturamento anual próximo dos US$200 milhões tem 3% do mercado brasileiro.


"A gestão e a administração diária de Ocean Air está praticamente sendo executada pela Avianca. Há um bom tempo temos a equipe ali", disse o diretor após inaugurar na quinta uma nova sede da companhia aérea colombiana em Bogotá.

Além disso, indicou que na semana que vem estarão resolvidos os trâmites perante as autoridades brasileiras e reiterou que "essa operação já é um fato".

Efromovich afirmou que essa decisão empresarial implicará que Avianca ingresse no mercado brasileiro e Ocean Air passará a chamar-se de agora em adiante Aerovias do Continente Americano.

Indicou também que a Avianca está preparada para uma emissão de ações no mercado colombiano, mas esclareceu que por enquanto não se estabeleceu a data na Bolsa de Valores da Colômbia.

Avianca e Ocean Air avançam em um plano de ampliação de suas frotas, com a compra de 90 aviões Airbus e Boeing para ambas, 70 dos quais serão para a colombiana.

Além de Avianca e Ocean Air, que desde 2002 funciona como companhia aérea regular de transporte de passageiros, carga e correio, o grupo Sinergy é proprietário da equatoriana Vipsa e a colombiana Helicol, de serviço de helicópteros.

EFE

vendas flash

A companhia aérea Air France lançou hoje a sua habitual promoção mensal denominada vendas flash que, ao longo de cinco dias, oferece preços mais baixos do que o habitual para alguns destinos de todo o mundo.

Air France

Desta vez, estão contemplados 12 destinos, nomeadamente na Europa, com Frankfurt (Alemanha) a 169 euros, Bolonha (Itália) e Manchester (Inglaterra) a 179 e Oslo (Noruega) a 180; norte de África com Tunes (Tunísia) a 239 euros; e, em voos de longo curso, Washington e Boston (EUA) a 515 e 547 euros respectivamente, Pequim (China) a 715, Singapura a 765, Havana (Cuba) a 844 euros e, nas Caraibas, Fort-de-France (ilha Martinica) a 1.012 e ilha St. Maarten a 1.029.

Pilotos da Jet Airways estão ameaçando entrar em greve

Jet Airways A330-200.jpg Como se as coisas não estivessem ruins o suficiente para as companhias aéreas indianas, estão ainda enfrentando ameaças de greve.

Pilotos da Jet Airways estão ameaçando entrar em greve para protestar contra a demissão de dois colegas.
Há um longo caminho a percorrer antes de as companhias aéreas indianas colocar a casa em ordem.

Comandante da Azul Linhas Aéreas sugere aeroporto na região



O comandante da empresa que mais cresceu no mundo com 1 milhão de passageiros em oito meses, Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Régis da Silva Brito, sugeriu – durante uma visita a Novo Hamburgo na última semana – que o município hamburguense deveria ter um aeroporto regional.

Morador de Montenegro, Brito esteve na cidade acompanhado do sócio-fundador da empresa aérea, David Neeleman. Melhor logística, evitando o caos da BR-116, para quem precisa o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e crescimento da economia da região são aspectos citados para o investimento.

Seu comentário, no entanto, embora agrade a área empresarial, esbarra em algumas situações técnicas e financeiras apontadas pela prefeitura, pelo Departamento Aeroportuário do Estado da Secretaria Estadual de Infraestrutura e presidencia do Aeroclube de Novo Hamburgo.
Jornal NH

SP não concede licença e veta nova pista de Viracopos



A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) adiou de setembro deste ano para junho de 2011 o início das obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos. Aposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ser a porta de entrada do País na Copa do Mundo de 2014, o terminal, a 90 km da capital, deve receber R$ 2,8 bilhões em investimentos nos próximos cinco anos. A licença ambiental para as obras, porém, não foi concedida pelo governo estadual, que questiona o estudo e relatório de impacto ambiental (EIA-Rima) entregue em janeiro.

Pelo cronograma original, a construção da segunda pista de Viracopos deveria começar no mês que vem e ser concluída em novembro de 2011. Agora, a estatal planeja entregá-la apenas em abril de 2013, um ano antes da Copa. As dificuldades na obtenção da licença ambiental e nas desapropriações, contudo, colocam em xeque uma das maiores obras de infraestrutura do País, financiada por recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Estadão

Mesmo com tarifas mais baixas, demanda é 2,9% menor do que em 2008



De acordo com relatório da Iata (International Air Transport Association), no mês de julho, mesmo com tarifas mais baixas, a aviação internacional registrou queda na demanda de passageiros, de 2,9%, em relação ao registrado no mesmo período do ano passado. No sétimo mês do ano, o índice de ocupação ficou em 80,3%.

Apesar disso, a queda foi menor do que a registrada em junho deste ano, de 7,2%. No acumulado do ano, o recuo é de 6,8%.

Infomoney

Garcia Pereira acusa TAP de ilegalidade



A TAP está a cometer uma ilegalidade ao recorrer a serviços externos para contornar a greve em curso dos trabalhadores de terra, acusa o advogado Garcia Pereira, especialista em Direito do Trabalho.


Em declarações à Renascença, Garcia Pereira esclarece que a TAP não pode recorrer à Portway tendo nos seus quadros uma empresa, a Groudforce, que faz exactamente o mesmo serviço.

“A TAP e a Groudforce estão a cometer uma gravíssima ilegalidade, porque o princípio geral é o de que a entidade empregadora não pode, durante a greve, substituir os trabalhadores grevistas por pessoas que não trabalhavam no respectivo estabelecimento ou serviço”, explica.

“A única excepção a esta regra é a da possibilidade de contratação de uma empresa apenas em caso de incumprimento de serviços mínimos ou os serviços indispensáveis à segurança e manutenção do equipamento e instalações. De acordo com os dados disponíveis, não é nada disso que está aqui em causa”, adianta Garcia Pereira.

Estas duvidas já estão a ser investigadas pelos inspectores da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), que desde o início da manhã estão nos aeroportos de Lisboa, Faro e Porto.

Os inspectores estão a acompanhar todo o processo e analisar o recurso da TAP à Portway para minimizar os efeitos da greve.

Sobre os efeitos da greve, há diversos voos da TAP que estão a sair do Aeroporto de Lisboa com cerca de duas horas de atraso.

Apesar destes dados, a transportadora aérea sustenta que apenas 23% dos voos registam ligeiros atrasos.

Rádio Renascença

Chefe do Estado Maior da FAN esclarece acidente aéreo


Luanda - O chefe do Estado Maior da Força Aérea Angola (FAN), general Francisco Lopes Gonçalves "Hanga", esclareceu que o avião do IL76 despistou-se.

As primeiras informações do acidente davam conta que a aeronave se despenhara quando se fazia aos ares na base número 1 de Luanda, causando ferimento a 4 pessoas, informaçãocontrariada pelo general.

Em entrevista telefónica à Angop, Francisco Lopes "Hanga" informou que o aparelho, que transportava 33 passageiros e 8 tripulantes, tinha como destino a província de Cabinda e levava igualmente viveres.

Adiantou que apenas uma pessoa ficou ligeiramente ferida e que a FAN constituiu já uma comissão técnica que vai apurar as causas do incidente.

Angolapress

Pilotos militares da reserva serão convocados para formar futuros pilotos



A Força Aérea Brasileira (FAB) aproveitará a experiência de pilotos militares que hoje estão na reserva para auxiliar no processo de formação dos seus futuros aviadores.

Segundo o Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS), trata-se de uma iniciativa que irá contribuir com as atividades de instrução aérea dos cadetes-aviadores.

Os convocados irão trabalhar com militares da ativa na atual estrutura do Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA).

Os oficiais aviadores da reserva remunerada (R1) interessados serão selecionados pelo Conselho Superior de Ensino da AFA mediante avaliação curricular e realização de teste de aptidão física e inspeção de saúde. Os militares que cumprirem todos os requisitos serão contratados e realizarão o Curso de Padronização de Instrutor de Voo em janeiro de 2010.

Para se inscrever, o interessado deve enviar para o e-mail ttcvoo@afa.aer.mil.br as seguintes informações: currículo com foto, data e número do Boletim do Comando da Aeronáutica que publicou a reserva, a opção pela aeronave de instrução (T-25 ou T-27) e o endereço atualizado e telefones para contato. A divulgação do resultado será feita individualmente, também por e-mail, de acordo com decisão do Conselho Superior de Ensino da AFA.

Terão prioridade os militares que, nesta ordem, foram instrutores da AFA, de unidades da Primeira Força Aérea (FAE I), ou correspondentes, e que ministraram instrução em unidades operacionais da FAB. Mais informações: Subdivisão de Instrução de Voo – (19) 3565-7271.

DEPENS/CECOMSAER

Presidente da Azul fará palestra no próximo dia 3 de setembro


Às 19h30 do próximo dia 3 de setembro, o presidente da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Pedro Janot, vai ministrar uma palestra no Rio de Janeiro. Na platéia, os sócios, clientes e convidados da Real Assets, uma empresa dedicada à gestão de ativos financeiros, um Family Office, fundada por Mauro Molchansky. O evento acontece no Auditório do Edifício Leblon Corporate, na rua Dias Ferreira, 190.
Mercado e Eventos

“Viva a América do Sul”



O Programa SMILES lança a promoção “Viva a América do Sul” e os participantes do programa podem viajar para qualquer destino nacional e internacional da GOL e VARIG utilizando apenas 6.000 milhas.Maiores informações www.smiles.com.br.

Morales pede novo avião depois de passar por problemas na Bolívia


O North American Rockwell Sabre 60, prefixo FAB-001, da Força Aérea Boliviana, usado pelo presidente da República

O presidente da Bolívia, Evo Morales, reiterou hoje a necessidade de adquirir um novo avião presidencial depois que a aeronave passou por um problema técnico nesta quinta-feira (27) no departamento (estado) boliviano de Beni, sem maiores consequências.

Em entrevista coletiva improvisada, Morales lembrou que não é a primeira vez em que o avião presidencial deixa a desejar durante o cumprimento de sua agenda.

Morales participou hoje de um ato público em Trinidad, a capital de Beni, e dali deveria voar rumo à cidade de Sucre, no sul do país, quando o piloto de sua aeronave alertou sobre uma falha técnica no aparelho.

Alguns canais de televisão informaram que o avião teve que fazer um pouco forçado, enquanto a agência estatal ABI disse em um primeiro comunicado que o problema foi que uma das rodas da aeronave ficou danificada durante uma perda de altitude do aparelho.
Desástres Aéreos

Piloto fica ferido durante teste de avião que caiu em Rio Verde (MT)


Avião havia acabado de passar por manutenção e era testado para uma viagem para o interior de São Paulo

Um piloto de 49 anos ficou ferido, na tarde desta quinta-feira (27), enquanto testava o próprio avião, que caiu, próximo ao Bairro José Antônio, em Rio Verde de Mato Grosso.

José Roberto Buhler da Costa pilotava um avião Cessna 182P, prefixo PT-JLN, que tinha passado por manutenção e voaria para Guararapes-SP, quando perdeu o controle e caiu. Segundo o site Edição de Notícias, moradores das redondezas afirmam que José teve de fazer manobras bruscas para não atingir uma casa.

O piloto foi socorrido pelo filho e levado para o hospital de Rio Verde com cortes no rosto e escoriações no corpo. A polícia foi até o local mas esperava a chegada da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para analisar o acidente e investigar as causas da queda.

Desástres Aéreos

O Fim da Novela Mexicana : Bruxelas autoriza compra da Austrian Airlines pela Lufthansa



A Comissão europeia autorizou nesta sexta-feira a compra da Austrian Airlines pela alemã Lufthansa, mas impôs certas condições à operação para evitar problemas de concorrência.

A autorização está "subordinada à aplicação de um conjunto de medidas corretoras propostas pela Lufthansa para apaziguar os temores da Comissão em termos de concorrência", explicou em um comunicado o executivo da UE.

A companhia aérea alemã se comprometeu a respeitar estas condições de Bruxelas, para alguns destinos europeus dos voos saindo de Viena, para evitar que a compra da Austrian Airlines não se traduza em preços mais elevados para os consumidores, afirmou a Comissão.

AFP

TAP considera aplicar processos disciplinares a funcionários



Lisboa, 28 ago (Lusa) - A TAP admitiu nesta sexta-feira instaurar processos disciplinares aos trabalhadores escalados que não cumpriram os serviços mínimos, adiantando que a adesão global à greve pelos funcionários de terra ronda os 30% em cinco aeroportos lusos.

Antônio Monteiro, porta-voz da TAP, explicou que os sindicatos tinham que indicar os trabalhadores que cumpririam os serviços mínimos durante os dois dias de greve e não o fizeram. No final, a própria Groundforce os escalou, e mesmo assim muitos não apareceram, acrescentou.

A companhia lusa considera esta atitude "gravíssima", afirmou Monteiro.

Os números da greve são bastante divergentes entre TAP e sindicatos: a transportadora aponta uma adesão de 30% a nível global nos cinco aeroportos, enquanto os sindicatos garantem que 70% dos trabalhadores aderiram à greve.

O porta-voz da TAP afirmou que a empresa suspendeu temporariamente, durante os dois dias de greve, o contrato com a Groundforce (que detém) para evitar duplicação de custos, uma vez que subcontratou a Portway para assegurar os serviços paralisados pelos grevistas.

Os trabalhadores de terra da TAP fazem greve nesta sexta-feira e no sábado devido ao que consideram ser a "falta de diálogo" da diretoria da TAP.

Eles exigem a viabilidade e o futuro da Groundforce como empresa pública, assim como de todos os seus postos de trabalho.
LUSA

Piloto Assusta Escola Levando o Filho em Helicóptero


Um pai da Flórida, que é piloto, deixou seu filho na escola, em primeiro dia de aula no colégio, a bordo de um helicóptero, para que ele tivesse isso como inesquecível.

Mas os funcionários da escola não ficaram tão emocionados. Um deles ligou para a FAA, mas um fiscal disse que o piloto provavelmente não arrumou encrenca, visto que pousou o helicóptero com segurança e de acordo com as normas da FAA.

Tudo aconteceu no dia 26 de agosto. O piloto, Bart Sutherin, deu uma carona ao seu filho, Joseph, para o primeiro dia de aula na escola de East Ridge High, de Clermont, EUA. (Foto acima).

Mas parece que alugar um helicóptero para deixar o filho na escola não foi uma boa idéia, pois o piloto não avisou o distrito escolar de Lake County, nem a delegacia local.

Sutherin enlouqueceu alguns funcionários da escola quando pousou o Helicóptero Hughes 300, por volta das 7 horas da manhã, atrás de algumas salas de aula no lado leste do campus escolar, de acordo com o boletim de ocorrência policial.

O vice-diretor, que estava na escola, ligou para o FAA, que iniciou uma investigação.

Sutherin é pai de trê filhos e Joseph tem 14 anos. De acordo com o pai e piloto do helicóptero, "ele nunca mais vai esquecer disso".

Não precisa nem dizer que não houve aula. Só se falava nisso. E Joseph virou o herói da escola...

Asas da América

TAM RECEBE O AVIÃO NÚMERO 4.000 DA FAMÍLIA AIRBUS





A Airbus anunciou nesta sexta-feira a entrega de um avião A319 à companhia aérea TAM, que representa a aeronave número quatro mil da família dos A320.

No voo inaugural, que fará o trajeto de Hamburgo, na Alemanha, para o Brasil, a TAM transportará equipamentos especializados para escolas de crianças incapacitadas, informou a fabricante em comunicado.

Os equipamentos foram doados pela organização Aviação Sem Fronteiras, da Alemanha, ajudada pela Fundação Airbus.

"A entrega desse avião será mais emocionante quando chegar ao Brasil para contribuir com uma iniciativa importante no campo da responsabilidade social", declarou a presidente do Conselho de Administração da TAM, Maria Cláudia Oliveira.

Para o presidente da Airbus, Tom Enders, a entrega simboliza "não só o enorme sucesso do programa A320", mas também a "grande associação" de sua empresa com a TAM, segundo ele principal usuário de Airbus no hemisfério sul.

A família A320, que inclui A318, A319, A320 e A321, tem as despesas de exploração mais baixas de sua categoria, graças à regularidade técnica e ao aumento do período entre as revisões de manutenção, explica a nota.

IFR Online

Primeiro 777F da FedEx


As primeiras fotos do Boeing 777F da gigante americana do transporte de cargas expressas FedEx. Os registros, feitos na fábrica da Boeing em Everett, WA, exibem o primeiro dos 15 aviões encomendados pela companhia.


A FedEx encomendou um total de 15 unidades da versão cargueira do Boeing 777F, a qual é baseada na versão de passageiros -200LR (long range) , de ultra-longo alcance.

O 777F possui peso máximo de decolagem de quase 348 toneladas e seus dois motores General Electric GE90-110B1L possuem autonomia de 9045 quilômetros a uma velocidade de cruzeiro de Mach .84 (896 km/h).
AEROBLOG

Azul deve fechar 2009 com 2 milhões de passageiros



O presidente da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Pedro Janot, afirmou hoje que a taxa de ocupação (load factor) da companhia deverá ultrapassar os 80% em agosto deste ano. No mês anterior, a taxa ficou em 85%.

"Isso aponta o equilíbrio dos nossos negócios e mostra que nosso produto é de qualidade e que além disso, viemos para ficar", ressalta Janot, em evento de lançamento da Azul Cargo.

De acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Azul registrou em julho de 2009, o terceiro mês seguido, na terceira posição no ranking de participação no mercado. A companhia aérea prevê encerrar 2009 com uma frota de 14 aeronaves, lembrando que atualmente a empresa opera com 12 aviões.

"Ao final deste ano serão 14 aeronaves operando nas cidades e mais de 2 milhões de clientes", acrescentou o presidente da Azul Linhas Aéreas. As projeções para os próximos anos também são positivas. Para 2010, a expectativa é de operar com 33 aeronaves, sendo que em 2012 serão 45 e em 2013, 57 aviões. A Azul é a empresa que mais rapidamente chegou a 1 milhão de clientes transportados.
O recorde anterior pertencia à jetBlue, que havia conquistado a expressiva cifra com apenas 10 meses de vida. A Azul transportou seu milionésimo passageiro com menos de 8 meses de operações, no último dia 13 de agosto
JETSITE

Maleiros flagrados em câmbio ilegal no Rio serão processados por crimes


Aeroporto Tom Jobim

Os 20 carregadores de malas presos por praticar câmbio ilegal de dinheiro, detidos com R$ 41 mil durante a Operação Boas Vindas, no final da tarde da sexta-feira passada, vão responder a processo criminal , quando serão citados perante a Justiça. A ação foi coordenada por policiais da Delegacia da Especial de Apoio ao Turista (Deat).

Foto: Maleiros são conduzidos à delegacia

Um ambulante menor foi detido e mercadorias de outros vendedores foram arrecadadas. De acordo com o delegado titular da especializada, Fernando Vila Pouca de Sousa, a ação que aconteceu no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha da Governador, teve como objetivo reprimir atos irregulares praticados contra passageiros de voos internacionais, como transporte irregular, atuação de cambistas e o comércio irregular nas imediações da localidade. Ainda segundo o delegado, a operação contou com cerca de 100 agentes e teve apoio da Infraero, da Secretaria de Ordem Pública do Município, da Corregedoria do Detran e do Batalhão de Polícia do Turismo.
Desástres Aéreos

Spanair vai substituir 11 aviões por Airbus


A companhia aérea espanhola Spanair vai substituir no próximo ano 11 aviões McDonnell Douglas da sua frota por Airbus, disse um porta-voz da companhia à agência “Reuters”.

A companhia pretende vir a ter uma frota composta só por aviões Airbus e vai substituir os MD-82 e MD-87 cujo contrato de leasing termina no próximo ano, refere a fonte.

Presstur

Aeronáutica e Marinha terão poder de polícia para atuar contra narcotráfico


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Aeronáutica e Marinha terão poder de polícia para atuar contra narcotráfico

Mudança faz parte da recém-adotada Estratégia Nacional de Defesa.
Proposta será apresentada sexta-feira (21) ao presidente Lula.

Do Valor OnLine - Via G1

A Aeronáutica e a Marinha ganharão poderes de polícia em situações específicas, o Ministério da Defesa criará uma secretaria para organizar melhor a compra de armamentos e o país terá uma nova cartilha para a hipótese de guerra. Essas mudanças serão apresentadas na sexta-feira (21) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo ministro Nelson Jobim, como os primeiros desdobramentos concretos da recém-adotada Estratégia Nacional de Defesa. Eles vão analisar os instrumentos legais, como projetos de lei complementar e decretos presidenciais, necessários para implementar tais alterações.

No primeiro caso, será preciso enviar ao Congresso uma proposta para mudar a lei complementar 97/1999, que dispõe sobre as normas a organização, o preparo e o emprego das Forças Armadas. A intenção do ministro é fechar o cerco ao narcotráfico nas regiões de fronteira. Sua avaliação é que, depois da Lei do Abate, grande parte do transporte de drogas, antes feito por pequenas aeronaves, migrou para barcos nos rios da Amazônia.

Por isso, Jobim defende que a Marinha também passe a ter o direito - hoje inexistente - de atuar como polícia e combater traficantes em águas fluviais. A Lei do Abate, de 2004, permitiu à FAB dar tiros de advertência e até derrubar (mediante autorização pessoal do ministro da Defesa) aeronaves sem plano de voo e com evidências claras de transporte de drogas. Ela fez diminuir muito o número de voos suspeitos, segundo Jobim. Mas ele acha que é preciso ir além e outorgar poder de polícia à Aeronáutica.
Blog do Vinna

AERONAVES DA SEGUNDA GUERRA EM CIRCUITO NOS EUA


Entusiastas da aviação, veteranos e jovens e velhos amantes da história se alinharam ao longo da cerca do aeroporto de Hagerstown, Maryland, para observar a chegada de três raras aeronaves da Segunda Guerra Mundial que estão na cidade como parte de um tour nacional.

O Boeing B-17G Flying Fortress, o Consolidated B-24 Liberator e o North American P-51 Mustang estarão em exposição na cidade por alguns dias.

Os aviões são parte do Wings of Freedom Tour, uma exibição volante da Fundação Collings que pretende honrar veteranos e educar visitantes sobre história da Segunda Guerra.

O B-17 e o B-24 são bombardeiros pesados que formaram a espinha dorsal dos esforço americano no conflito, enquanto o P-51 era um caça de escolta conhecido carinhosamente pelos bombardeiros como “amiguinhos”.

Após a guerra, muitas aeronaves foram destruídas para aproveitar seu alumínio e reconstruir a nação na prosperidade do pós-guerra e, portanto, poucos foram poupados”, disse Hunter Chaney, diretor da Collings Foundation. “A raridade do B-17, B-24 e do P-51 – e sua importância para contar a história da guerra – é a razão da Fundação continuar a voar a mostrar aeronaves por todo o país”.

O B-17 é um de somente nove exemplares em condições de voo nos EUA, e o B-24J e o P-51C Dual Control são os únicos exemplares restantes de seu tipo no mundo. Por um pequeno valor, curiosos podem visitar as aeronaves no solo; por uma quantia maior, podem fazer um voo de 30 minutos a bordo de uma das três.

Um dos primeiros a aproveitar a oportunidade foi Edwin Sprouse, 92, de Boonsboro, que serviu na USAAF como operador de rádio de um B-17 durante a guerra. “Foi diferente de alguma forma”, disse Sprouse alguns minutos após o pouso. “Eu acho que o diferente fui eu”.

Sprouse foi acompanhado pelo amigo Gene Sansone, 73, que arranjou o passeio. “Vimos num papel e pensamos que seria muito legal colocá-lo no avião de novo”, disse Sansone.

Sprouse inspecionou o compartimento do operador de rádio, mas não conseguiu entrar nele novamente, por ser muito pequeno. Na verdade, um dos mais comuns comentários feitos por pessoas que visitam essas aeronaves é que, embora pareçam enormes por fora, os espaços internos são surpreendentemente apertados.

Os pequenos espaços eram um problema menor durante a Segunda Guerra porque os aviadores eram magros por ter crescido durante a Grande Depressão”, disse Chuck Gardner, piloto do P-51 da Fundação.

A multidão incluía curiosos e pessoas atraídas pelo papel histórico das aeronaves. “O B-24 provavelmente venceu a guerra na Europa, eu acho”, disse Harry Himes, 83, que serviu na infantaria durante a guerra, mas juntou-se à Força Aérea nos anos seguintes.

Andrew Mitchell, 17, disse que veio ver o B-17 após escutar de seu avô suas histórias, de quando cumpriu 53 missões como artilheiro de uma Fortaleza Voadora.

Em sua primeira missão, o avô de Mitchell, George Franklin Silver, 86, voltou com 247 furos na aeronave, ele disse. “Estou impressionado”, disse Mitchell, “parece que dá a você um senso de respeito”.
IFR Online

Moradores acham que avião caiu Moradores acham que avião caiu

Suposta queda de avião mobiliza bombeiros no Vale do Rio Doce. Na manhã desta quarta-feira, 04, moradores ficaram assustados com a fumaça que saía do avião que passou nos céus do distrito de São Vitor, Governador Valadares. Eles
acharam que o avião tivesse caído na zona rural da região.

Entrevista com José Mario Caprioli, presidente da Trip










A Trip Linhas Aéreas aposta no crescimento do transporte aéreo regional. A companhia vai faturar R$ 510 milhões este ano, gera 1,5 mil empregos diretos e indiretos, tem 26 aeronaves e opera em 73 cidades. Confira a entrevista com José Mario Caprioli.

Líderes - Qual o potencial de crescimento da aviação regional?

José Mario Caprioli - O modelo atual corresponde a apenas 2% do mercado, enquanto em economias maduras, chega a 25%. Trabalhamos para que em dez anos o mercado atinja 10% de market share. Hoje, pouco mais de 150 cidades são atendidas por malha aérea regular. Em dez anos, serão 300.

Líderes - A crise afetou os negócios da Trip?

JC - Nossos investimentos são de longo prazo e como a crise não se prolongou, o negócio não foi comprometido. Mantivemos nossos planos de, em 2010, investir US$ 180 milhões no Brasil.

Líderes - Como estão os números da companhia?

JC - Este ano, devemos faturar R$ 510 milhões. Em 2008, transportamos um milhão de passageiros e chegaremos a 1,7 milhão em 2009. Temos 26 aviões e terminaremos o ano com 30. Em 2010, compraremos oito aeronaves. Quero ter 60 aviões até a Copa do Mundo de 2014.

Líderes - Como ser competitivo no mercado doméstico?

JC - Focamos na capilaridade: voamos para lugares onde quase ninguém voa. Ou seja, impulsionamos o turismo interno não apenas entre estrangeiros, mas entre brasileiros.
Isto é Dinheiro

Nas asas da Panair , Acredite se quiser ...



Acredite. Saiu ontem na página 11 no DO, com 45 anos de atraso, despacho da Aeronáutica que revoga a portaria que autorizava a Panair do Brasil a voar.
É que, na burocracia, a finada, "cassada" pelo golpe de 1964, ainda estava viva e podia operar — com rotas, horários preestabelecidos e tudo mais.

Ancelmo Gois

O Globo

CENIPA CRIA FÓRUM NA INTERNET PARA DISCUSSÃO CIENTÍFICA DO TEMA SEGURANÇA DE VOO


O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) acaba de criar um fórum na internet para a discussão científica do tema segurança de voo. A base desse projeto é a revista eletrônica “Conexão SIPAER”, voltada à comunidade científica (pesquisadores, professores, pós-graduandos e graduandos) e técnica (aviadores, controladores de tráfego aéreo, pessoal de manutenção e gestores de empresas aéreas).

“Seu objetivo é promover a disseminação da informação técnico-científica produzida por pesquisadores e profissionais da área da ciência aeronáutica e ciências afins, voltados para a segurança de vôo, com foco nas atividades de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos”, afirma o Brigadeiro-do-Ar Jorge Kersul Filho, chefe do CENIPA.

Os interessados em enviar artigos e contribuições para a primeira edição têm até o dia 30 de setembro. O material será lançado em 17 de novembro, como parte das comemorações do aniversário de 38 anos do CENIPA. Artigos submetidos após essa data seguirão os trâmites do processo editorial para a próxima edição. Para mais informações, acesse a página da Revista Conexão SIPAER no endereço http://inseer.ibict.br/sipaer. O nome da publicação vem do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER).

São de interesse para a revista os trabalhos desenvolvidos por pesquisadores e profissionais das seguintes áreas: administração aeroportuária; aviação; busca e salvamento; ciência aeronáutica; comunicação e fraseologia; engenharia aeronáutica; ensaios em vôo; ergonomia; fator humano; gerenciamento de operações; instrução aérea; investigação de acidentes aeronáuticos; manutenção aeronáutica; medicina aeroespacial; sistema de gerenciamento da prevenção de acidentes aeronáuticos; tráfego aéreo e transporte aeromédico. Poderão ser aceitos artigos de áreas transversais, como economia do transporte aéreo, direito aeronáutico, regulamentação aeronáutica, ciência da informação e outras, desde que apresentem trabalhos realizados sob o enfoque da segurança de vôo.

Considerando o pioneirismo da Revista Conexão SIPAER como um periódico científico da área de ciências aeronáuticas com foco na segurança de vôo, a estratégia de atuação editorial está sendo desenvolvida de forma a maximizar a penetração da revista nas comunidades aeronáutica e científica. A captação de autores e de leitores, bem como a participação das diversas instituições ligadas às atividades aéreas e de pesquisa é desenvolvida por meio da criação de uma rede colaborativa, agregadora dos esforços de pesquisa.

O conteúdo de uma revista de comunicação científica é estabelecido por contribuições dos próprios profissionais da área e não pela instituição que edita a publicação. Os artigos serão submetidos ao processo editorial de rotina da revista, o qual estará sendo testado durante o período do pré-lançamento.

FAB



Amanhã - Qatar Airways fará Open Day para contratar comissários brasileiros

No início de Junho, a Qatar Airways, companhia aérea do Catar que começou as suas operações no Brasil em meados de 2008, anunciou pedido para adquirir 24 aeronaves A320 da Airbus.

Notícia boa para brasileiros que pensam em seguir na profissão de comissário de voo internacional, pois a Qatar Airways irá contratar comissários de bordo brasileiros. A empresa iniciará seleções começando com o Open Day na cidade do Rio de Janeiro, dia 23 de Agosto, e em São Paulo, dia 29 de Agosto. A empresa deve contratar cerca de 20 profissionais.

welcome to qatar  airwaysPara se candidatar às vagas, os brasileiros, que podem ser homens ou mulheres, precisam falar inglês fluentemente. Ter o curso de comissário de voo em escola homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e experiência na área será um diferencial.

Em seu quadro de funcionários, a Qatar Airways possui cerca de 20 comissários e alguns pilotos brasileiros. A contratação de profissionais de nacionalidades variadas faz parte da política de recursos humanos de companhias aéreas do Oriente Médio. Trabalham para a Qatar Airways profissionais de 62 países diferentes, de acordo com oIan Gillespie, diretor para América Latina e Caribe.

Segundo o site da Qatar, o tripulante da companhia aérea não tem apenas um trabalho, mas uma forma de vida. Ainda segundo a empresa, o trabalho é exigente e extenuante, mas muito gratificante com horários de trabalho variados, incluindo finais de semana, noites e feriados.

Abaixo os requisitos para participar desta pré-seleção

- Idade mínima de 20 anos;
- Alcançar a estatura mínima de 212cm (na ponta dos pés);
- Ensino Médio comcluído;
- Inglês fluente falado e escrito (falar uma terceira língua será um diferencial);
- Excelentes condições físicas e mentais;
- Disponibilidade de morar em Doha, Catar

Os comissários brasileiros que forem selecionados passarão por uma fase de treinamento e adaptação em Doha, capital do Catar, onde ficarão baseados. Os comissários brasileiros que serão contratados irão atuar em todas as rotas da companhia. A empresa tem linhas para a Europa, Oriente Médio e África, Subcontinente Indiano, Oceano Índico e Ásia e opera com uma moderna frota de aeronaves A300, A319, A320, A321, A330 e A340.

Open Day

Cidade: Sao Paulo, Brasil
Data: 29 deAgosto de 2009 às 9hM
Local: Intercontinental Hotel Sao Paolo

Para mais informações:
Qatar Airways - São Paulo
Telefone: +55 (11) 3069 9595

MEIO AÉREO