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terça-feira, 25 de agosto de 2009

Espanha: Britânica morre a bordo de avião



Um avião da companhia aérea espanhola Iberia foi obrigado a efetuar uma aterrissagem de emergência, após a morte de uma mulher britânica, de 40 anos, a bordo.

O incidente ocorreu no último domingo, num voo que fazia ligação entre Marrocos e Madrid, depois de a mulher ter se sentido indisposta.

Um médico que seguia no aparelho afirmou que a morte da britânica deu-se devido a causas naturais.

Desástres Aéreos

Copa é premiada pela revista Airline Business

andini

A companhia aérea panamenha Copa Airlines foi premiada com o Lifetime Achievement Award, uma das principais distinções anuais da renomada revista internacional Airline Business. A premiação acontece desde 2002, com o objetivo de identificar e reconhecer as mais destacadas companhias aéreas e líderes na indústria da aviação. A Copa opera atualmente 144 voos diários para 45 destinos em 24 países nas Américas do Norte, Central, do Sul e do Caribe. Além disso, garante a seus passageiros acesso a voos para mais de 120 destinos internacionais, por meio de acordos com outras empresas aéreas. Para mais informações, acesse o endereço www.copaair.com .

Alerta de fumaça assusta passageiros de voo em SP



Os 27 passageiros do avião EMB Brasília, da Passaredo Linhas Aéreas, passaram por um susto logo após a decolagem na tarde de ontem.

Segundo a assessoria da empresa, a aeronave retornou para o solo logo após levantar voo, em procedimento padrão ao constatar um alerta de fumaça.

A aeronave seguia de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, para Brasília.

Não há informação sobre o que causou o acionamento do alarme.


Embora os técnicos não detectassem nenhuma fumaça, a aeronave permaneceu no aeroporto para passar por uma vistoria técnica.
Aeroblog

Southwest: Wi-fi em todos seus aviões até 2010

A companhia aérea americana Southwest anunciou ontem que está começando a adicionar a tecnologia de internet sem fio aos seus aviões. Todas as aeronaves da empresa terão o recurso até o fim de 2010.

É esperado que programas como Skype ou qualquer tipo de VoIP sejam bloqueados, entretanto é muito fácil burlar as barreiras.

Ainda não há informações sobre o preço do serviço.

Desástres Aéreos

Indenização milionária a funcionários da VASP

Uma Comissão pode anular a indenização milionária dos Funcionários demitidos da extinta Vasp que custam R$ 285 mil por mês à União.

Aeroviários foram afastados depois de greve em 1988; a comissão diz que o prejuízo material foi reparado com opção de reintegração.

Um dos casos mais controversos na discussão sobre possíveis distorções na concessão de indenização a perseguidos pela ditadura militar (1964-85) está em processo de anulação na Comissão de Anistia e pode vir a ser cancelado.

A indenização a 29 funcionários da extinta Vasp, que custa por mês R$ 285 mil à União e tem decisão de pagamento de retroativos de R$ 37,67 milhões (suspenso por ordem do Tribunal de Contas da União), passa desde junho por um processo de anulação.

Se confirmada, será proporcionalmente o maior valor já anulado pela comissão, criada em 2001 para centralizar a análise de todos os casos de indenização já concedidos e estudar novos pedidos.

Os aeroviários foram demitidos depois de uma greve de quatro dias no Carnaval de 1988, com base num decreto da ditadura. Houve depois um acordo para que todos fossem reintegrados à Vasp, que passou, a partir de junho de 1989, a ter controle estatal.

A comissão argumenta que eles de fato foram perseguidos e que têm direito ao reconhecimento como anistiados políticos, mas que o prejuízo material foi reparado quando tiveram a opção de reintegração.

Segundo um técnico da comissão, todos voltaram a trabalhar.

Aeroblog

Tam assina parceria por dez anos com Amadeus





Representantes da Tam e Amadeus comemoram parceria

A Tam e a Amadeus assinaram na manhã do dia 25 o maior contrato de tecnologia envolvendo uma companhia aérea. De comum acordo, a empresa de TI para indústria de viagem e turismos implementará um sistema de gestão de passageiros de nova geração. A Tam irá substituir diversos aplicativos usados atualmente em uma única plataforma baseada no Amadeus Altéa CMS (Customer Management Solution). O contrato tem validade de dez anos.

Em coletiva para imprensa onde apresentou detalhes da negociação, o vice-presidente Comercial e de Planejamento, Paulo Castello Branco revelou que o acordo está sendo negociado há muito tempo, desde quando a empresa anunciou a entrada na Star Alliance. Esta nova plataforma já é utilizada nas empresas que fazem parte da aliança e até o final do ano deverá estar 100% no sistema da empresa aérea.

"A Tam cresceu rapidamente nos últimos anos, especialmente nas operações internacionais, e chegamos a conclusão que precisávamos de uma solução tecnológica flexível e com escala suficiente para sustentar nossos planos de expansão", afirmou Castello Branco. A nova plataforma vai gerenciar todas as reservas, inventários e processos de controle de partida dos voos, e estará totalmente integrada aos sistemas da empresa.

A vice-presidente de IT da Amadeus para companhias aéreas, Julia Sattel, destacou que a Tam terá uma exclusiva habilidade para obter vantagens competitivas sustentáveis por meio de processos mais enxutos. "Com a nossa experiência poderemos realizar a migração para este sistema em menos de um ano, acelerando sua integração à aliança global de sua escolha", disse.

Mercado e Eventos

Sobre o selo ANAC



Até o dia 18 de setembro, qualquer pessoa poderá enviar contribuições à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) sobre a criação do Selo Dimensional ANAC, que irá identificar as aeronaves das companhias aéreas brasileiras que oferecem mais espaço aos passageiros.

A proposta da Agência é criar cinco categorias, de A a E, considerando a distância entre as poltronas (o chamado pitch) de no mínimo 66 cm (26 polegadas) até as superiores a 76 cm (30 polegadas). As companhias aéreas que aderirem ao Selo ANAC irão afixar as etiquetas nas aeronaves, além de publicá-las na Internet nos sistemas de compra e reservas de passagens.


A proposta do Selo ANAC é de ampliar a informação aos passageiros, ajudando-os nas suas decisões de compra. Ele foi baseado no Projeto Conhecer, estudo realizado pela Agência que coletou dados de 5.305 homens, entre 15 e 87 anos de idade, nos 20 principais aeroportos do país.

Também foram realizadas medições em aeronaves das duas maiores empresas aéreas brasileiras, que atualmente respondem por 86% do transporte aéreo nacional.


O estudo demonstrou que 17 dos 22 modelos de assentos avaliados nessas empresas atendem a 95% dos passageiros, já que a menor distância entre as poltronas é de 73,6 cm. Entre os passageiros pesquisados, a estatura média é de 1,73 m e apenas 8% têm acima de 65 cm de comprimento entre a região glútea e o joelho.

Em relação à largura do encosto do assento, o padrão utilizado pelas companhias brasileiras é de 45 cm, enquanto 70% dos passageiros pesquisados têm medidas maiores de largura entre os ombros. Tanto a informação da distância das poltronas quanto a da largura do assento constarão da etiqueta do Selo ANAC.


Todas as empresas aéreas poderão aderir voluntariamente ao Selo ANAC e ficarão responsáveis por confeccionar as etiquetas seguindo o padrão estipulado pela Agência. A verificação das medidas das aeronaves será feita por oficinas de manutenção aeronáutica certificadas pelo órgão regulador.

Para efeito da classificação, será considerada a menor distância encontrada em cada aeronave, já que ela pode variar de acordo com a localização do assento (nas poltronas próximas às saídas de emergência, por exemplo, o espaço é maior).


As categorias, de acordo com a proposta da ANAC, serão A (maiores ou iguais a 76 cm), B (de 73,5 cm a 75,9 cm), C (de 71 cm a 73,4 cm), D (de 68,5 cm a 70,9 cm) e E (de 66 cm a 68,4 cm). A distância é medida do ponto de fixação de um assento na aeronave ao mesmo ponto de fixação do assento à frente para sua medida, para evitar alterações da medição devido a possíveis deformações do encosto ou da almofada pelo tempo de uso, por exemplo.

Regras de segurança

No mundo todo, a regulação da aviação civil trata especificamente dos aspectos de segurança e não estipula critérios relativos ao conforto dos passageiros, já que essa percepção é subjetiva e varia de acordo com cada usuário. Por essa razão, a adesão ao Selo ANAC será opcional para as empresas, como forma de diferenciar o serviço.

Com relação à segurança, o regulamento brasileiro é semelhante ao dos Estados Unidos: em uma situação de emergência, todos os ocupantes devem abandonar a aeronave em no máximo 90 segundos, usando as saídas de emergência do avião e com o auxílio dos comissários, que são treinados para isso.

A demonstração é feita durante um teste conduzido pelo fabricante da aeronave, com acompanhamento de inspetores da ANAC, por meio de um ensaio de evacuação de emergência em total escuridão, usando somente a iluminação de emergência.

Os ocupantes que participam do ensaio são voluntários e não possuem qualquer conhecimento prévio da aeronave. Todas as aeronaves que operam na aviação comercial brasileira foram previamente aprovadas nesses ensaios e, portanto, estão adequadas aos requisitos de segurança.


A nota técnica com as justificativas da ANAC para a criação do selo dimensional está disponível na página da ANAC na Internet.

As contribuições para o Selo ANAC devem ser enviadas exclusivamente no formulário próprio disponível neste endereço. O prazo para o envio das contribuições termina às 18 horas do dia 18 de setembro de 2009. Após o encerramento da audiência pública, a ANAC irá avaliar as sugestões e levará o assunto para a decisão da diretoria da Agência.
Aeroblog

Aurigny moderniza frota



A companhia Aurigny Air Services, das Channel Islands (Canal da Mancha) colocou em serviço o primeiro dos novos bimotores ATR-72-500, de uma encomenda feita em 2007. A aeronave foi adquirida para substituir outros ATR-72 mais antigos, da versão 200, e destinam-se aos serviços regulares ligando Guernsey à Inglaterra e à França.

Gol lança voos ligando Campinas ao Rio e a Brasília


A Gol Linhas Aéreas lançou novos voos ligando a cidade de Campinas, no interior paulista, ao Rio de Janeiro e a Brasília. Segundo informou a empresa por meio de comunicado, as duas novas linhas terão seis voos de ida e volta por semana.

Os voos entre Campinas e a capital fluminense já estão em operação e saem às 18h22 de Campinas e chegam às 19h30 no Aeroporto Internacional do Galeão. No sentido contrário, os voos saem às 16h40 do Rio de Janeiro e chegam no Aeroporto de Viracopos às 17h50.

A nova linha de Campinas a Brasília deve entrar em operação no próximo dia 2 de setembro, decolando às 7h de Viracopos e chegando ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek às 8h48. No sentido oposto, o avião sai às 22h04 do Distrito Federal, com chegada prevista para as 23h50 no interior paulista.
DESÁSTRES AÉREOS

Gol lança voos entre SDU e Guarulhos.


A GOL acaba de lançar um voo direto entre o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos - Governador André Franco Montoro. O voo, diário, sai do Santos Dumont às 22h00, chegando a São Paulo às 23h00. Na volta, parte do aeroporto de Guarulhos às 05h30 e aterrissa no Rio de Janeiro às 06h30. A operação é realizada por aeronaves Boeing 737-700 NG.
12HORAS

American Airlines cobra taxa de bagagem em voos internacionais

A companhia aérea American Airlines, com sede nos Estados Unidos da América, vai passar a cobrar 50 dólares (35 euros, ao câmbio actual) por uma segunda bagagem de porão em alguns dos seus voos internacionais, nomeadamente entre a Europa e território norte-americano, incluindo algumas ilhas das Caraíbas, a partir de 14 de Setembro.

American Airlines

A medida afecta os passageiros voando em classe económica entre os EUA e Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Espanha, Irlanda, Bélgica e Suíça, para além da Índia, e aplica-se ainda a voos entre esses países e os territórios norte-americanos de Porto Rico e Ilhas Virgem.

A American Airlines ressalva que a primeira bagagem de porão permanece gratuita para todos os passageiros. Os passageiros em business ou primeira classe estão isentos de qualquer pagamento.

Recorde-se que em Junho de 2008 a American Airlines começou a cobrar por toda a bagagem de porão nos voos domésticos.

Para os passageiros, a cobrança de novas taxas como esta parece ser, infelizmente, uma tendência da aviação comercial que veio para ficar.


Embraer entrega primeiro jato executivo para companhia da Alemanha

Jato executivo Legacy 600 (Foto: Divulgação/ Embraer)

Jato executivo Legacy 600

A Embraer entregou na última semana um jato executivo Legacy 600 para a vibroair Flugservice GmbH&Co.KG, em cerimônia realizada na sede da Embraer em São José dos Campos, interior do Estado de São Paulo. Esta é a primeira aeronave entregue pela Empresa ao cliente alemão, baseado no Aeroporto Internacional de Düsseldorf, e representa o começo de uma relação de longo prazo. A vibroair tem pedidos firmes para dois jatos executivos Phenom 300, da categoria light, e um jato Legacy 500, da categoria midzise, todos com previsão de entrega para 2014.

“A reputação da Embraer em produzir jatos comerciais de qualidade teve um grande peso na nossa escolha por estes jatos executivos, que eu considero produtos do futuro”, disse Ulrich Sigmann, Diretor Comercial da vibroair. “O Legacy 600 será utilizado em uma das regiões mais populosas da Europa – a Rhine- Ruhr, bem como em outros locais por meio do nosso serviço de fretamento privado”.

O jato Legacy 600 entrou em serviço em 2002 e compartilha importantes qualidades com a plataforma do jato regional ERJ 145, tais como baixo consumo de combustível, custos operacionais reduzidos, fácil manutenção e confiabilidade impressionante. Com mais de 170 unidades voando em 26 países no mundo todo, o Legacy 600 é customizado para atender às necessidades do mercado de aviação executiva, oferecendo autonomia de até 3.400 milhas náuticas, ou 6.297 km, acabamento interno de alta qualidade, três zonas de cabine distintas, excelente conforto e assistência global em centros de serviços dedicados para jatos executivos.

União versus Varig

Disputa de valores emperra acordo entre União e velha Varig

Governo não aceita proposta da empresa, que quer R$ 4,5 bi para retirar ações judiciais





Disputas sobre os valores a serem pagos pela União à velha Varig como ressarcimento por perdas provocadas por planos econômicos do passado estão emperrando as negociações do "encontro de contas", coordenadas pela Advocacia Geral da União (AGU) - o governo também a receber da Varig por impostos não pagos. A expectativa dos cerca de 40 mil credores trabalhistas, aposentados e pensionistas da Varig era de que o acordo fosse anunciado até o final desta semana, antes da decretação do fim da recuperação judicial da velha Varig (rebatizada de Flex), prevista para o final deste mês. Uma fonte próxima às negociações, porém, revela que a AGU não concordou com os valores propostos pela Flex, Aerus e credores trabalhistas, que não querem abrir mão das reivindicações.

Apesar de defender publicamente o encontro de contas e contar com respaldo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da AGU, José Antonio Dias Toffoli, não aceitou o pedido de R$ 4,5 bilhões a R$ 5 bilhões, a serem pagos em 20 anos. O ministro, segundo as mesmas fontes, estaria disposto a liberar algo como R$ 2,5 bilhões a R$ 3 bilhões no máximo.

As negociações para o encontro de contas já duram mais de quatro meses - desde que a União pediu à Flex que retirasse da pauta do Supremo Tribunal Federal (STF), em março, a ação da defasagem tarifária. A Varig ganhou no mérito o direito de receber uma indenização bilionária por conta do congelamento de tarifas entre 1985 e 1992, e a derrota da União no Supremo era dada como certa.

Para fazer o acordo, a AGU impôs como condição que as partes ligadas à Flex - trabalhadores, sindicatos, fundo de pensão Aerus e a própria empresa - desistam de todas as demandas judiciais contra a União. Em uma dessas ações, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) obteve uma liminar que obriga a União a assumir na integralidade os dispêndios mensais do Aerus, uma conta de cerca de R$ 24 milhões.

Na quinta-feira, a presidente do SNA, Graziella Baggio, protocolou um documento na AGU com alguns esclarecimentos sobre o pleito dos trabalhadores. Graziella argumenta que não há necessidade de a União desembolsar altas quantias de uma só vez. "Sugerimos que não se pague à vista, mas uma quantia anual para cobrir as necessidades do Aerus", diz.

Ela calcula que inicialmente seriam necessários cerca de R$ 290 milhões por ano para custear a folha de benefícios do fundo de pensão, mas que essa conta tenderá a diminuir, dado que não há novos beneficiários e muitos aposentados e pensionistas já estão com idade avançada. Ela diz ainda que a União só precisaria desembolsar a primeira parcela a partir do ano que vem. "Se houver uma garantia de que esses recursos serão pagos em 2010, você tem como voltar hoje a pagar as pensões integralmente, com a venda de alguns ativos líquidos do fundo", afirma. "Não precisa liberar R$ 5 bilhões de uma vez."

Além da parte que diz respeito ao Aerus, Graziella calcula que seriam necessários mais R$ 400 milhões a R$ 600 milhões para pagar dívidas trabalhistas.
Aeroclube Virtual

Qantas reduz pedidos do Dreamliner


A australiana vai na contramão da japonesa ANA e reduz o número de 787 encomendados de 65 para 50. Todos os cancelados eram da versão 787-9 e seriam primordialmente empregados pela subsidiária Jetstar para alavancar uma expansão de serviços da companhia para a Europa. Além disso, a Qantas adiou em quatro anos a entrega de 15 jatos 787-8. Desta forma, os primeiros Dreamliners da companhia só chegam em 2013.

Empresa dos EUA desenvolve avião com autonomia de voo de cinco anos

Uma companhia americana está desenvolvendo uma aeronave movida a energia solar que poderá se manter no ar por cinco anos continuamente.
  • Divulgação
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    A Odysseus deverá acumular a energia do sol durante o dia e usá-la para continuar seu voo durante a noite



A asa em forma de Z, com 150 metros de envergadura, será reajustável durante o voo, para que possa absorver o máximo possível de energia do sol.

A Odysseus deverá acumular a energia do sol durante o dia e usá-la para continuar seu voo durante a noite. Na ocasião, a asa tomará uma forma plana, diminuindo sua resistência ao ar e, portanto, consumindo menos energia.

A aeronave não tripulada está sendo projetada para voar a altitudes de 18 mil a 27 mil metros, e deverá ser utilizada para missões de reconhecimento, comunicações e monitoramento ambiental no âmbito de pesquisas sobre mudanças climáticas.

A empresa Aurora Flight Sciences está desenvolvendo a aeronave dentro do programa "Vulture", que tem apoio da BAE Systems, C.S. Draper Laboratories e Sierra Nevada Corporations.

Os pesquisadores divulgaram o desenho da aeronave. O protótipo deve ficar pronto em cinco anos.
UOL

Promoção da Azul tem tarifas a partir de R$ 69



Até quarta (26/08) é possível comprar passagens aéreas na Azul Linhas Aéreas Brasileiras com tarifas reduzidas e viajar às terças, quartas ou quintas-feiras pagando menos. Um bilhete de Campinas para Curitiba, por exemplo, custa R$ 69 em seis parcelas de R$ 11,50. Mesmo preço cobrado para voar de Campinas para Belo Horizonte. Outras rotas com desconto são Rio de Janeiro – Porto Alegre ou Campinas – Porto Alegre, por R$ 99, em seis parcelas de R$ 16,50. E ainda Campinas – Salvador por R$ 179,00 em seis parcelas de R$ 29,83 ou Porto Alegre – Recife por R$ 249,00 em seis parcelas de R$ 41,50. Os valores são válidos por trecho, para viagens de ida e volta. As passagens precisam ser compradas para viagens até 22 de outubro realizadas as terças, quartas ou quintas. A permanência mínima é de 3 dias.

Flex pode voltar a antigo controlador



Fundação Ruben Berta deve reassumir controle da empresa


Até o final deste mês, a Flex (velha Varig) deve sair da tutela da Justiça e voltar ao controle da Fundação Ruben Berta (FRB).

Esse cenário poderá atrapalhar ainda mais as negociações do encontro de contas. O fim da recuperação judicial também poderá colocar a companhia, que hoje tem só um avião, usado em voos fretados, mais perto de uma falência.


"Aproxima-se o momento final da recuperação", afirmou, na semana passada, o juiz Luiz Roberto Ayoub, titular da primeira vara empresarial do Rio de Janeiro e responsável pelo caso Varig. O juiz não quis estabelecer prazos, mas segundo fontes ligadas ao processo ele tem dito a interlocutores que até o dia 31 de agosto o processo estará encerrado, com ou sem encontro de contas.

A Fundação Ruben Berta, acionista controladora da velha Varig, foi afastada da gestão da companhia durante a recuperação judicial. O eventual cenário de volta da FRB é temido por todas as partes empenhadas no sucesso da negociação com a União. "A volta da FRB pode ser um elemento complicador nas negociações do encontro de contas", avalia Ayoub. "A negociação não é fácil e, neste momento, o ideal é que não haja mudança", afirma Aubiérgio Barros de Souza Filho, interventor da Secretaria de Previdência Complementar no Aerus.

Para a presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Graziella Baggio, se as negociações forem parar nas mãos da FRB, "a chance de o acordo não sair é enorme". Ela afirma que, no passado, antes de a Varig entrar com pedido de recuperação judicial, a fundação "rejeitou duas vezes a ajuda do governo ao se recusar a abrir mão do controle".

O juiz Ayoub garante que a volta da fundação não implicará riscos em relação ao cumprimento do acordo ou do plano de recuperação. "O dinheiro é carimbado e a mim compete homologar e monitorar o cumprimento do acordo." A reportagem tentou entrar em contato com o presidente da FRB, César Cury, mas não foi atendida.
Estadão
Contador de notícias

Simpatia viaja a bordo da TAP

ImageA TAP relança ainda este mês o seu programa Simpatia, que se prolongará até Dezembro. A companhia reforça assim a sua aposta em proporcionar ao seu passageiro um serviço de qualidade cuja apreciação cabe ao próprio cliente: ao longo deste período, os passageiros avaliam o serviço da transportadora com base em critérios de simpatia, cordialidade e cortesia. No âmbito desta acção vão ser selecionados, nos vários mercados, clientes TAP Victoria, para participarem activamente no programa. Para isso receberão um kit com três cartões que podem utilizar para distinguir o serviço prestado pelo pessoal da TAP, em qualquer um dos pontos de contacto com a empresa, explica a companhia em informação à imprensa.

Além da interação com os clientes, o programa Simpatia que a TAP agora reedita, "permite refrescar internamente a missão e os valores da companhia, integrando os princípios que constam das regulares acções de formação aos trabalhadores", lê-se na informação da empresa.

A TAP sublinha ainda que a reedição do programa Simpatia fica a dever-se sobretudo ao sucesso verificado nas edições anteriores.

MORADORES DE NITERÓI RECLAMAM DO BARULHO DE VOOS DO AEROPORTO SANTOS DUMONT

Há duas semanas, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) interditou a Rota 2 do Santos Dumont, no Centro do Rio, que sobrevoa a bairros da Zona Sul, porque os moradores sofriam com os barulhos dos aviões. Melhorou para eles, mas piorou para quem mora em Niterói. Depois de centenas de reclamações, a Câmara Municipal de Niterói solicitou uma audiência com a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos.

De acordo com o vereador Rodrigo Farah (PRP), que propôs a reunião com a secretária, a rota que sobrevoa os bairros de São Domingos, Icaraí, Ingá e Gragoatá ficou sobrecarregada, pois está sendo usada como alternativa à Rota 2. O barulho, segundo ele, triplicou:

“Antes era um avião a cada meia hora, agora, quando o fluxo é intenso, os aviões passam por aqui de cinco em cinco minutos. Começa às 6h e só para meia-noite. À noite, que tem mais silêncio, parece que a ponte aérea toda passa por Niterói, o barulho é ensurdecedor”, reclama Farah.

Regra tem que valer para todos

Para o vereador, a regra tem que valer para todos: “se os bairros da Zona Sul do Rio sofriam com o barulho, Niterói também não pode sofrer. Niterói não tem aeroporto, então não pode sofrer com o barulho dos aviões”, argumentou.

O presidente do Inea, Luiz Firmino Martins Pereira, afirmou que a secretária do Ambiente ainda não recebeu formalmente a solicitação para audiência com a comissão de vereadores de Niterói, mas, assim que forem convidados, estarão presentes na reunião: “Vamos conversar tranquilamente e, se necessário, vamos exigir que sejam feitas as medições”, garantiu.

Firmino adiantou que qualquer rota que cause transtornos à sociedade, como aconteceu com a Rota 2, merece um estudo detalhado de análise de ruído. Segundo ele, a Infraero (estatal que administra os aeroportos) foi intimada, desde 2004, a apresentar um estudo de impacto ambiental, além da análise de ruídos. Mas, até hoje, nada foi feito.

“Esse estudo é que diz em quais condições essa rota pode ser usada. Em abril, com a volta dos vôos para o Santos Dumont, o problema de ruído aumentou e aumentaram as queixas. A Infraero foi intimada novamente a apresentar esse estudo, mas até agora não foi apresentado. A mesma coisa vamos exigir no caso de Niterói, se ficar comprovado o impacto de ruído”.

O presidente do Inea salientou que, em relação à Rota 2, o instituto recebeu centenas de reclamações, mas, sobre o problema em Niterói, nenhuma manifestação foi registrada na Secretaria estadual do Ambiente.

Notificação

A Infraero foi notificada oficialmente no dia 13 de julho, sobre a suspensão dos voos entre 22h e 6h. Dias antes, no dia 10, o Inea aplicou multa de R$ 250 mil, pelo fato de o Santos Dumont operar sem licença ambiental, e também interditou a Rota 2.

A Anac, responsável pela malha aérea, informou que a decisão de suspender as operações entre 22h e 6h afeta 22 voos no aeroporto. A Anac explicou ainda que a capacidade do Santos Dumont é de 23 voos por hora.
IFR Online

Gol pretende arrecadar até R$ 650 milhões com nova oferta de ações



Objetivo primordial do novo lançamento é reforçar caixa da companhia.
Acionistas da companhia terão preferência na oferta.


Em comunicado, a Gol Linhas Aéreas apontou que pretende levantar de R$ 550 milhões a R$ 650 milhões com a oferta primária de ações ordinárias e preferenciais. A companhia entrou nesta terça-feira (25) com pedido de análise de oferta junto à Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid).

Além da oferta primária, o Fundo Asas, que detém o controle da companhia, também venderá papéis preferenciais em oferta secundária. O montante total de ações que será ofertado ainda não foi definido.

De acordo com o prospecto preliminar da oferta, o Fundo Asas se comprometeu a utilizar o dinheiro captado com a venda de ações PN para comprar os ativos ordinários vendidos no âmbito da oferta primária.

Os analistas da Link Investimentos apontam que, ao final de tal operação, o Fundo Asas deverá manter sua posição em papéis ON, mas ter sua posição reduzida em ações PN e no capital total, já que os controladores deverão ser diluídos devido à emissão das ações PN.

Partindo do pressuposto que a relação de papéis ON e PN no capital total continuará em 50% por 50%, os analistas da Link estimam que a oferta poderá chegar a R$ 975 milhões, sendo R$ 325 milhões na oferta secundária mais R$ 650 milhões na primária.

"No geral, acreditamos que a oferta é positiva para a companhia, na medida em que vai de encontro à estratégia de recomposição do caixa da empresa", disse a Link em relatório.

Reforço de caixa

De acordo com o prospecto preliminar, a companhia pretende utilizar o dinheiro obtido com a venda de novas ações para reforçar o balanço patrimonial, visando alcançar o objetivo de contar com caixa equivalente a, no mínimo, 20% da receita líquida operacional referente aos 12 meses anteriores.

Os analista da Link lembram que a companhia começou o ano com uma situação de caixa um tanto quanto desconfortável e com um cenário negativo de demanda pela frente. Mas a Gol conseguir levantar R$ 203,5 milhões via aumento de capital, R$ 400 milhões com emissão de debêntures e R$ 252 milhões como lançamento do cartão de crédito Smiles em conjunto com o Banco do Brasil e o Bradesco (dos quais R$ 104 milhões já foram recebidos até junho).

"Na última apresentação de resultados, os executivos da Gol deixaram claro que a meta é encerrar o ano com R$ 800 milhões em caixa, algo próximo de 20% do faturamento líquido dos últimos 12 meses", recordaram também os analistas da Link, que estão revisando a recomendação para o papel PN da companhia.

Preferências

Também pelo prospecto, os atuais acionistas da companhia terão preferência na subscrição dos papéis, mas a proporção de compra ainda não foi definida. Os detentores de American Depositary Shares (ADS) não terão direito à preferência. O varejo poderá participar com investimento mínimo de R$ 3 mil.

A venda os ativos está sob coordenação do Bank of America Merrill Lynch, Itaú BBA, Morgan Stanley, Bradesco BBI e BB Investimentos.

G1


4 AS 350 B2 para a Polícia Militar de São Paulo


Helibras celebra venda de quatro aeronaves à Polícia Militar de São Paulo



Durante a Interseg 2009, que ocorre entre os dias 25 e 27 de agosto, em Brasília, a Helibras celebrará o contrato firmado em julho com o Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar de São Paulo, para o fornecimento de quatro novas aeronaves Esquilo, no modelo AS 350 B2. A maior polícia aérea da América Latina e segunda maior das Américas completa este mês 25 anos de serviços prestados à comunidade e será homenageada pela Helibras durante a feira.

Na feira, a Helibras, líder no segmento de segurança pública e defesa civil, com 81% de participação, entregará uma placa em referência às bem sucedidas operações do Grupamento Aéreo. Com um efetivo de 270 pessoas entre policiais, pilotos e médicos, em 2009, o grupamento foi fundado em 15 de agosto de 1984 e soma mais de 74 mil horas voadas.

Com o investimento, a frota da PMSP passa a ter 20 helicópteros disponíveis para utilização em atividades operacionais. A entrega da primeira unidade está prevista para dezembro. As aeronaves serão destinadas a quatro novas bases aéreas da PM no interior de São Paulo, nas cidades de Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Sorocaba e Piracicaba.

Para o diretor comercial da Helibras Julien Négrel, o helicóptero tem se revelado um meio eficaz para inibir os índices de violência e criminalidade nas grandes cidades. "Aeronaves são capazes de oferecer uma resposta rápida aos chamados de emergência. Podemos dizer que uma aeronave substitui 35 viaturas".
Blog do vinna

Harrier da Marinha indiana se acidenta



Piloto das Forças Aéreas indianas morre em queda de avião

Da EFE - G1

Um piloto das Forças Aéreas da Índia morreu quando o avião de combate onde fazia um voo de treinamento caiu no mar, perto da região de Goa, informou o Ministério da Defesa indiano.

Em comunicado, o ministério informou sobre a morte do piloto Saurav Saxena no acidente, que ocorreu às 11h57 de domingo(3h27 de Brasília).

O ministério afirmou que não foi registrada nenhuma baixa civil nem prejuízo a propriedades privadas, e acrescentou que foi ordenada uma investigação sobre o acidente.

Segundo a agência indiana "Ians", o avião de combate tinha saído do aeroporto de Dabolim cerca de duas horas antes, para realizar exercícios de treinamento rotineiros.


Blog do vinna

Familiares de vítimas de avião da TAM sofrem derrota nos EUA



Os familiares de 77 vítimas do acidente com o voo 3054 da TAM em São Paulo, em julho de 2007, não podem processar a companhia aérea nem a Airbus, fabricante do avião, nem nenhuma das outras partes envolvidas, na Justiça dos EUA, mostra reportagem de Pedro Dias Leite publicada na edição desta terça-feira da Folha .

De acordo com o texto, a decisão foi tomada pela juíza Marcia Cooke, na ultima sexta-feira (21), baseada no fato de que apenas uma das vítimas tinha nacionalidade norte-americana e porque a maioria das provas está no Brasil.

"O fardo aqui, tanto para o tribunal quanto para os jurados, seria enorme, apesar de os Estados Unidos e a Flórida terem uma conexão apenas tangencial com o caso, comparado com o interesse claramente mais forte do Brasil", escreveu a juíza em sua decisão.

Folha de São Paulo

Criança fica ferida ao cair de escada rolante no aeroporto Santos Dumont, no Rio

Uma criança de sete anos ficou ferida nesta segunda-feira após cair de uma escada rolante no aeroporto Santos Dumont, no Rio. Segundo informações preliminares da Infraero (estatal que administra os aeroportos), o menino é filho do embaixador da República Democrática do Congo no Brasil, mas a informação ainda não foi confirmada pela embaixada.


O acidente ocorreu no início da tarde, enquanto a família aguardava para embarcar para Brasília. O menino brincava na escada, perdeu o equilíbrio, e acabou caindo de uma altura de cerca de 5 metros.

A criança foi socorrida por uma equipe médica e encaminhada a um hospital do Rio com ferimentos, mas ainda não há informações sobre seu estado de saúde.

A reportagem tentou entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde e com a embaixada da República Democrática do Congo para obter informações sobre o estado da criança, sem sucesso.

Folha Online

Southwest pode vender refeições

A companhia norte-americana Southwest Airlines anunciou planos para cobrar dos passageiros as refeições que servir a bordo.

A medida visa reduzir parte das suas despesas operacionais e segue a tendência de outras empresas norte-americanas que vem cobrando por serviços até então gratuitos nos voos comerciais.

Direto da Pista

Produção do Antonov 124 será encerrada


A Rússia e a Ucrânia decidiram encerrar a produção de uma das mais célebres aeronaves de todos os tempos, o Antonov An-124 Ruslan.

O cargueiro é o 3º maior avião do mundo, somente atrás do A380, da Airbus, e do seu irmão maior, o An-225. A decisão não é exatamente inédita já que os dois países haviam chegado a um acordo preliminar em abril do ano passado.


O An-124 surgiu como um supercargueiro para a Força Aérea da ex-União Soviética. Ele era inspirado no seu rival norte-americano C-5 Galaxy, da Lockheed Martin, porém, o excedia em capacidade: são 150 toneladas de carga.


Desde 1995 nenhum exemplar é construído, mas a linha de montagem, segundo agências russas, não foi desativada na esperança de o modelo conseguir alguma venda para companhias cargueiras.

Direto da Pista

IATA quer trabalhar com o Brasil



A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) se ofereceu para trabalhar com o governo brasileiro sobre dois temas importantes para o setor de aviação: concessão de aeroportos e o congestionamento do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Em visita ao Brasil, o diretor-geral e CEO da IATA, Giovanni Bisignani, disse que o investimento privado nos aeroportos pode ajudar a melhorar a infraestrutura, mas destacou que é preciso ter uma regulação econômica robusta na concessão.

"O nosso objetivo comum é assegurar que o aeroporto funcione de forma eficiente. A IATA tem prazer em dividir sua experiência global para possibilitar que a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) tenha a independência para desempenhar sua missão de maneira eficaz", disse o executivo.

Em relação aos congestionamentos no aeroporto de Guarulhos, ele sugeriu apoio para implementação, no Brasil, das métricas que a Iata fixou em âmbito mundial para melhor eficiência dos aeroportos. Um estudo especificamente voltado para a América Latina está sendo elaborado pela associação. "A tarifa de congestionamento não é uma solução. Os Worldwide Scheduling Guidelines estão ajudando aeroportos ao redor do mundo a gerenciar congestionamentos. Enquanto avaliamos soluções de longo prazo, trabalharemos com a Infraero para tirar máximo proveito da infraestrutura e dos terminais existentes, além de um processo consistente de planejamento conjunto sobre futuros projetos ", destacou Bisignani.

Bisignani observou também a necessidade de melhorar a competitividade do setor de aviação brasileiro, trabalhando em conjunto para abordar questões como política de paridade de preços de importação da Petrobrás. "Isto agrega custos a cada galão de querosene de aviação vendido no Brasil. Essa desvantagem competitiva de US$ 450 milhões anuais não faz sentido para um país que produz internamente 80% de seu consumo de combustível. O resultado disto é que a participação dos combustíveis nos custos das empresas brasileiras representa 32% do total, contra 23% da média global. Precisamos encontrar uma política de preços alinhada com as realidades do mercado."

Na viagem ao Brasil, Bisignani teve reuniões com a ANAC, o Ministério da Defesa e com o Ministro das Relações Institucionais. Dentre os eventos recentes que o executivo julga "encorajadores" para a aviação brasileira estão a eliminação do PIS/COFINS sobre a querosene de aviação, que representam US$ 100 milhões ao ano, a adoção do IATA Operational Safety Audit (IOSA) pelo governo brasileiro e a progressiva liberalização das tarifas aéreas.

"Com a preparação do Brasil para sediar a Copa do Mundo 2014, estamos dispostos a trabalhar ainda mais estreitamente com o governo para aprimorar a competitividade da aviação brasileira e alcançar maiores eficiências de custo de infraestrutura", afirmou o dirigente da associação.
Jornal do Comércio

Paraquedas falha, cinegrafista cai 3 mil metros e sai ileso

Um cinegrafista britânico caiu cerca de 3 mil m até um hangar do aeroporto de Tilstock, em Shropshire, na Inglaterra, depois que seu paraquedas não abriu. Paul Lewis, 40 anos, foi resgatado pelos bombeiros e levado a um hospital para tratar ferimentos na cabeça e pescoço. Apesar do susto, ele não sofreu nenhuma lesão grave.

Lewis tinha sido contratado para fazer imagens da Parachute Centre, uma empresa com sede no aeroporto. Colin Fitzmorris, proprietário da empresa, disse que o cinegrafista teve muita sorte e espera que ele se recupere depressa.

Fitzmorris, que assistiu ao acidente, contou ao jornal Telegraph que o paraquedas principal não abriu e o reserva teve problemas, fazendo com que Lewis caísse em espiral até o teto do hangar.
Terra

Fabricantes de aviões se recuperam só depois de 2011, dizem especialistas


Redução de pedidos terá impacto dentro de alguns anos. Mercado também passa a dar preferência a aeronaves menores.

Mesmo com a crise dando sinais de "trégua" em vários países, a recuperação do setor de aviação ainda deve demorar. Devido à demora de alguns anos entre o momento em que as companhias aéreas fazem pedidos de aviões e a entrega destes, o impacto da crise econômica continuará a ser sentido nos próximos anos pelas fabricantes de aeronaves.

Da mesma forma, a retomada dos pedidos que começa a ser percebida só vai gerar frutos depois de 2011. “As vendas bateram recorde em 2009 e devem aumentar novamente em 2010, ainda que a taxa de crescimento seja bem menor do que vimos nos últimos anos. Depois disso, os efeitos da recessão [pedidos menores] vão entrar em jogo de forma mais forte”, diz Bill Chadwick, diretor de pesquisas aeroespaciais da Associação das Indústrias Aeroespaciais (AIA) dos Estados Unidos.

“As vendas devem se estabilizar e depois cair por um período de tempo”, diz Chadwick, que considera, porém, que “a severidade e a duração dessa queda são difíceis de prever”.

O especialista norte-americano explica que “mudanças na direção deste mercado [aviação] são como mudanças na direção de um navio gigante: elas não são evidentes por algum tempo”. Segundo ele, nos últimos meses os pedidos de aeronaves, que eu vinham crescendo nos últimos anos, vêm tendo grandes mudanças. “A crise econômica global chegou. Desde então, vimos o número de cancelamentos e adiamentos [de entregas de aeronaves] aumentando.”

Entretanto, o professor Edson Gaspar, coordenador do curso de Aviação Civil da Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo, já vê sinais de recuperação no mercado. “Muitos pedidos que haviam sido cancelados já estão sendo retomados”, diz ele. “Já paramos de cair e foi iniciada uma retomada ao crescimento.”

“Mesmo com notícias altamente positivas, a recuperação completa do setor, fazendo com que retorne ao "momento pré-crise", somente ocorrerá após 2011”, alerta Gaspar.
Direto da Pista

Azul lança operação de cargas na quarta-feira


A Azul Linhas Aéreas vai lançar na quarta-feira uma unidade de negócios voltada ao transporte de cargas, a Azul Cargo, ampliando competição com as líderes do mercado brasileiro de aviação TAM e Gol.

A empresa aérea realiza atualmente voos comerciais e utiliza aviões Embraer 190 e 195.

A assessoria de imprensa da Azul indicou que não serão usados aviões exclusivamente para o transporte de carga, e sim parte do espaço livre das aeronaves utilizadas em voos comerciais.

De acordo com informações no site da Embraer, o jato modelo 195, por exemplo, tem condições para transportar até cerca de 13 toneladas, sem incluir combustível.

Considerando uma ocupação de 100 passageiros --com média de 80 quilos, mais 20 quilos de bagagem por cada um-- seriam 10 toneladas, restando ainda ao redor de 3 toneladas.

A estratégia da Azul será reservar 800 quilos em cada voo para o transporte de carga, segundo a assessoria de imprensa da companhia aérea.

A Azul encomendou 40 aeronaves da Embraer e tem opções de compra de outras 36 unidades. A companhia começou a voar no país em dezembro passado e atualmente tem voos para 13 cidades a partir de Campinas, interior de São Paulo.

UOL

Azul é a mais pontual em julho



De acordo com dados da Infraero, a Azul Linhas Aéreas foi a companhia mais pontual entre as empresas domésticas no mês de julho. Apenas 8,2% dos voos sofreram atrasos iguais ou superiores a 30 minutos.

Em janeiro e fevereiro deste ano, a Azul também havia sido a mais pontual com apenas 5,3% dos voos com atrasos superiores ou iguais a 30 minutos.

Recentemente a Azul registrou a marca de 1 milhão de passageiros transportados, em apenas 8 meses de operações.

Avião Revue

TAM inicia 20 novas frequências


A TAM iniciou na última semana a operação de 20 novos voos domésticos para diferentes destinos nacionais. A região Nordeste será contemplada com 14 voos, chegando ou partindo das capitais Fortaleza, João Pessoa, Natal e Recife.

A rota entre São Paulo (Guarulhos) e Recife ganha mais uma frequência, passando a seis voos diários. Além disso, a companhia reforça a ligação entre Rio de Janeiro (Galeão) e Recife, com o início da quarta frequência diária nesta rota. Outra novidade é o voo diário de ida e volta que liga a cidade de Londrina, no norte do Paraná, a Recife, com escalas em Curitiba e Brasília.

A ligação entre as regiões Sudeste e Nordeste também será reforçada com o início do segundo voo direto entre São Paulo (Guarulhos) e João Pessoa, além do novo voo direto entre Rio de Janeiro (Galeão) e Natal sem escalas.

Além disso, a empresa estreia também uma frequência diária ligando Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Salvador e Fortaleza. Com isso, os passageiros de Porto Alegre e Curitiba ganham uma nova opção para viajar a Salvador e Fortaleza, sem fazer escalas em aeroportos que são centros de conexão, como Brasília, por exemplo.

As novas operações da TAM também incluem voos diretos entre Brasília e Fortaleza, Brasília e Belém, Porto Alegre e Brasília, além de mais uma frequência entre Campinas (Viracopos) e Rio de Janeiro (Galeão).

Avião Revue

Aviões de caça colidem no ar na Rússia; comandante de grupo de elite morre


Dois caças da Força Aérea russa colidiram neste domingo durante ensaio para um show aéreo perto de Moscou, matando o comandante de uma força de elite da Aeronáutica da Rússia. Um dos aviões caiu em uma área residencial, segundo a imprensa local. Em um acidente separado, dois pilotos morreram na queda de um avião Yak-52, no sul de Moscou.

O porta-voz da Força Aérea tenente-coronel Vladimir Drik disse que os jatos colidiram perto do aeroporto de Zhukhovsky, a leste de Moscou, local de uma apresentação marcada para terça-feira. Os caças Su-27 fazem parte do grupo de elite Cavaleiros Russos, que estava se preparando exibir-se na Maks-2009, a mais importante feira da indústria aeroespacial russa, que será aberta nesta semana.

Segundo o porta-voz, três pilotos ejetaram-se após a colisão. Ele disse que o coronel Igor Tkachenko morreu, e que os outros dois foram resgatados em condições satisfatórias. A agência de notícias oficial Itar-Tass informou que o coronel, comandante dos Cavaleiros e considerado um dos melhores pilotos da Rússia, morreu porque seu paraquedas não abriu depois que ele se ejetou.

A agência RIA-Novosti informou que uma mulher ficou gravemente ferida quando um jato atingiu uma casa perto do aeroporto, e até quatro outras pessoas sobre o solo poderiam estar feridas. Autoridades disseram que o avião caiu em uma área não povoada.

Nos últimos anos, jatos da força aérea russa sofreram uma série de problemas, muitos atribuídos ao envelhecimento da esquadrilha da era soviética. Em junho, as autoridades suspenderam por dez dias os voos de toda a frota de Su-24 após dois acidentes em três dias.

AVIÃO DERRAPA NA FILIPINAS


O avião Dornier 328-100, prefixo RP-C6328, de propriedade da Seair, uma companhia filipina, ficou preso na grama na lateral da pista principal do aeroporto internacional de Manila, no domingo, dia 23, depois que saiu da pista e virou para o lado após a aterrissagem.

O avião, transportando 32 pessoas da ilha turística de Boracay, nas Filipinas, parou fora da pista. A evacuação foi realizada e os passageiros sairam sem ferimentos.

A pista foi fechada temporariamente, enquanto equipes de reparos, tentaram remover o avião, que sofreu danos no seu trem de pouso.
IFR Online

AVIÃO CAI EM MILHARAL NA SUIÇA

Logo após a decolagem do aeroporto, o avião Piper PA-28-180 Cherokee, prefixo HB-OYN, registrado para Motorfluggruppe Thurgau, caiu em um milharal em Thurgau, na Suíça.

O avião monomotor caiu por causas ainda desconhecidas, na tarde de segunda-feira, dia 24, às 16:30 (hora local). Ele se acidentou a cerca de 500 metros da pista onde decolou. Os feridos com idades entre 23 e 24 anos foram capazes de sair do avião danificado antes que pegasse fogo.

Dois dos ocupantes, segundo informações da polícia, sofreram ferimentos de moderados a graves e foram removidos de helicóptero. Os dois outros ocupantes escaparam com ferimentos moderados e foram levados de ambulância para o hospital.

Os bombeiros de Münchwilen e Affeltrangen-Lommis apagaram rapidamente o fogo que tomava o avião. O avião sofreu perda total.
IFR Online

Japan Airlines estuda cortar 5 mil empregos até 2012

TÓQUIO (AFP) - A maior companhia aérea japonesa, a Japan Airlines (JAL), em dificuldades financeiras, estuda suprimir 5.000 empregos, ou 10% de seu quadro, até março de 2012, informou nesta segunda-feira a agência Kyodo News, citando fontes do setor.

A agência precisou que os cancelamentos serão aplicados por etapas privilegindo as aposentadorias voluntárias, segundo informação ainda não confirmada pela companhia.

A JAL sofreu perdas de 99 bilhões de ienes (750 milhões de euros) no primeiro trimestre 2009-2010, 29 vezes mais que o perdido no mesmo período do ano anterior, em consequência de uma forte redução do tráfego.

A expectativa do grupo para o conjunto de 2009-2010 é de uma perda de 63 bilhões de euros.

A partir de 25 de outubro, a JAL realizará uma ampla reestruturação de sua rede internacional e de sua frota para adaptá-las à demanda.

Yahoo

Tam passa Air France-KLM e lidera internacional da TMC

Como no Favecc, a Tam perdeu share no doméstico nas vendas do primeiro semestre das agências TMC Brasil, mas teve bom rendimento no internacional. A Tam obteve 15,8% de share nos seis primeiros meses, conseguindo ficar à frente da campeã do ano passado, a Air France-KLM, que teve 14,5% e continua forte na associação (dados das sete agências associadas no primeiro semestre).
O presidente da TMC Brasil, André Carvalhal, destaca o bom desempenho da Tap (oitava). Enquanto as vendas da Air France-KLM caíram 39,5%, da Tam 31,7%, da American assustadores 55,5%, da Lufthtansa 37% e da Delta 50,1%, a diminuição na Tap foi de apenas 12,6%. “A Tap está cada vez mais se mostrando uma empresa corporativa”, disse Carvalhal.

Ranking (com dados da Master, BTI/HRG, Avipam/BCD, BBTur, Kontik, Maringá e CWT)

Tam
Air France-KLM
American Airlines
Lufthansa/Swiss
Continental
Delta
United
Tap
British Airways
Aeromexico
Gol/Varig
Iberia
Lan
Copa
Emirates
SAA
Panrotas

Cinco mortos em queda de avião perto da Côte d'Azur

Cinco pessoas morreram no domingo (23), na queda de um pequeno avião de turismo em Callas, perto da Côte d'Azur, no sudeste de França.

O aparelho caiu pouco antes das 10:00 locais numa zona densamente arborizada próxima de habitações e incendiou-se, causando a morte dos cinco ocupantes, de acordo com fontes da polícia e dos bombeiros.

A polícia informou que o avião era um monomotor Socata TB9 Tampico e transportava três adultos e duas crianças de 8 e 13 anos. Tinha se decolado do aeroporto de Cannes Mandelieu e deveria aterrissar em Alès, a cerca de 200 quilômetros de distância.

As autoridades não divulgaram por enquanto a nacionalidade e identidade das vítimas.

Foi instalado um perímetro de segurança em torno dos destroços do aparelho, que ficaram sob vigilância da polícia.
Desástres Aéreos

Passaredo recebe terceiro jato

logo_passaredo_e145

O terceiro Embraer ERj-145 de um pedido de quatro aeronaves, iniciou suas operações com a Passaredo, hoje.

A nova aeronave, ligará as cidades de Ribeirão Preto, Belo Horizonte e Brasília

“O início da operação do novo jato vai agregar ainda mais valor aos nossos serviços nestas localidades”, afirma Felício, comandante e presidente da empresa.

A Passaredo agora conta com nove aeronaves, sendo 6 Embraer 120 Brasília e 3 ERJ-145, até o final desse mês, outro jato deverá equipar a frota da empresa.
Flightlife

Gol recebe certificado IOSA

logo_gol

A Gol recebeu da IATA a certificação IOSA (Iata Operation Safety Audit), avaliação reconhecida internacionalmente, que capacita a empresa aérea em uma série de padrões operacionais de qualidade e serviço.

Com o certificado, a Gol pode iniciar e expandir acordos de code-share (compartilhar voos) com companhias internacionais que possuam o registro na IOSA.

“A obtenção da IOSA é motivo de grande orgulho para cada um dos 17 mil colaboradores da GOL. Ao longo de 2008, a Companhia realmente se mobilizou e se comprometeu para garantir que todos os procedimentos sejam executados de forma consistente e de acordo com os mais rigorosos requisitos de segurança exigidos no mundo”, disse Constantino de Oliveira Júnior, presidente da Gol.

Em dezembro de 2008, a Gol foi avaliada por consultores da IATA, que passaram por diversas bases da companhia pelo país afim de verificarem os padrões operacionais da empresa.
Flightlife

Gol revela nova identidade visual


A Gol esta modificando sua identidade visual em alguns aeroportos do Brasil.

Os primeiros a receber a “nova cara” foram os aeroportos Santos Dumont e Galeão, no Rio de Janeiro, porem, em breve todos os aeroportos operados pela companhia receberão a nova identidade.

“Para se identificar com produtos e serviços, o consumidor precisa ter certeza de que a marca que está falando com ele é real, transparente e verdadeira.” revelou Tarcísio Gargioni,vice-presidente de marketing e serviços da Gol.

Confira:

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FlightLife

Os fabricantes do Gripen

gripen-partnersO gráfico acima mostra o país de origem dos principais componentes do caça sueco Gripen. A ilustração abaixo mostra um raio-x para ajudar na visão de algumas das partes mostradas.

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Poder Aéreo