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segunda-feira, 13 de maio de 2013

Mulher é expulsa de avião por se recusar a parar de cantar canção da Whitney

Tripulantes do avião se irritam com a passageira cantando loucamente.

EUA - Um piloto da American Airlines foi forçado a fazer um pouso de emergência depois que uma passageira se recusou a parar de cantar um hit de sucesso da cantora Whitney Houston - "I will love you". A performance solo começou logo no início de um vôo doméstico de Los Angeles para Nova York, na última quinta-feira. A mulher ao cantar sem parar, rapidamente tornou-se excessiva e irritante para os tripulantes do avião
O piloto foi forçado a mudar de rumo no meio do vôo de seis horas e fazer uma parada não programada na cidade do Kansas, para oficiais poderem escoltar e retirar a passageira do avião. O porta-voz do aeroporto, Joe McBride disse à WBTV: "A mulher estava sendo perturbadora e foi retirada do avião por interferir na viagem da tripulação do avião". Um Marechal do Ar federal, subjulgou a mulher colocando-a em algemas e romovendo-a do avião.


 Vídeo:  Veja o momento da confusão no avião

 

 

Apesar de os passageiros não poderem tirar fotografias enquanto aeronave está a bordo, um conseguiu filmar brevemente a mulher, sendo escoltada pelo corredor do avião, algemada ainda cantando a música pop dos anos 1990.
A mulher foi entrevistada e mais tarde libertada sem acusações. A música que ela escolheu para entreter seus companheiros de viagem, é mais conhecida por cobertura de Whitney Houston no filme O Guarda-Costas que foi originalmente lançado pela cantora e compositora country Dolly Parton em 1974.

O DIA

Antigo avião 'Força Aérea Um' vai a leilão por R$ 100 mil

 

Site de leilões do governo dos EUA anunciou avião com 30 anos de uso.
Aeronave fez missões presidenciais e transportou diversos políticos.

O site oficial de leilões do governos dos EUA anunciou a venda de um avião presidencial aposentado, que serviu como “Força Aérea Um” (código de controle aéreo utilizado para identificar a aeronave que transporta o presidente norte-americano) por mais de 30 anos no país, e que tem como preço inicial R$ 100 mil.

Avião serviu por 30 anos como aeronave do presidente dos EUA e outras figuras politicas (Foto: Reprodução/GSA Auctions)Avião serviu por 30 anos como aeronave do presidente dos EUA e outras figuras politicas (Foto: Reprodução/GSA Auctions)
 
De acordo com os detalhes do anúncio, a aeronave, que esteve em atividade entre 1975 e 2005, serviu em diversos voos presidenciais e transportou inúmeros funcionários do governo como o vice-presidente, a primeira-dama, secretários de Estado, generais, entre outros. No anúncio, há fotos que mostram o interior da aeronave, que conta com 32 poltronas mais uma cabine VIP com 10 lugares.
Além da aeronave, o pacote também inclui um conjunto enorme com peças de reposição para a aeronave. Os lances podem ser dados a partir da próxima quarta-feira (15).

Preço inicial da aeronave foi estipulado em R$ 100 mil (Foto: Reprodução/GSA Auctions)Preço inicial da aeronave foi estipulado em R$ 100 mil (Foto: Reprodução/GSA Auctions)
Cabine VIP da aeronave que serviu como Força Aérea 1 conta com 10 lugares (Foto: Reprodução/GSA Auctions)Cabine VIP da aeronave que serviu como Força Aérea Um conta com 10 lugares (Foto: Reprodução/GSA Auctions)
 
G1

 

Air New Zealand & Hobbit - INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA -


 Vídeo feito pela Air New Zealand em parceria com a Weta Workshop inspirado no filme Hobbit. Com participações especiais, incluindo Peter Jackson.


TAM DEMITE PILOTO e Latino diz que, se pudesse, compraria um avião para empregá-lo

Latino diz que, se pudesse, compraria um avião para empregar pilotoUma travessura feita pelo cantor Latino no último dia 28 de abril, quando ele postou fotos dentro da cabine de um avião que estava em pleno voo, custou caro ao piloto e copiloto da aeronave. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo publicada nesta segunda-feira, eles foram demitidos pela TAM. 

Em entrevista ao programa Domingo Espetacular, da TV Record, Latino disse que errou e pediu desculpas aos dois, alegando que não queria prejudicá-los. Afirmou, ainda, que, se pudesse, compraria um avião para empregar o piloto - que, segundo ele, é seu amigo.

 Procurada pelo site de VEJA, a TAM não confirmou a demissão, e disse apenas que "a situação em que as fotos foram tiradas foi totalmente identificada, e que as devidas ações disciplinares e de prevenção para que ocorrências similares não voltem a acontecer foram tomadas".

Foto publicada por Latino mostra o cantor na cabine de aeronave da TAM

 A companhia afirmou ainda que "considera falta grave o desrespeito a essa norma (o ingresso de pessoas não autorizadas na cabine de comando em pleno voo da aeronave)". As imagens, publicadas no Instagram do cantor no último dia 29 de abril (de um voo ocorrido no dia anterior), mostram Latino sentado no lugar do piloto -- em seu Facebook, ele chega a descrever a cena como sua "primeira experiência como copiloto".

Pela fotografia, é possível perceber que todos os painéis estão acessos e os manetes de potência, acionados. A cena indica, portanto, que a aeronave estava em pleno voo. Assim que as fotos começaram a causar controvérsia, Latino apagou as imagens. Foto publicada por Latino mostra o cantor na cabine de aeronave da TAM Reprodução/Instagram
 CENÁRIO MT

Jatos da Embraer ganham segunda geração



E-Jets - foto Embraer
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Previsão é lançamento na feira de Le Bourget, a maior do setor, em junho; novos jatos devem entrar em operação em 2018

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Nove anos após ter entrado em operação, os jatos da Embraer para a aviação comercial entre 70 e 120 assentos vão ganhar uma segunda geração de aeronaves, que deve garantir a permanência da família no portfólio da empresa pelo menos por mais 20 anos.

O lançamento oficial do projeto ocorrerá ainda este ano, mas sem data prevista.
Existe expectativa de que a companhia anuncie o lançamento durante a Paris Air Show, em Le Bourget, a maior e mais importante feira mundial de aviação, que será realizada em junho.
A previsão é que a nova geração de jatos comerciais da companhia entre em operação a partir de 2018.

Modernização

Sucesso de vendas, os EJets 170/190 vão passar por modernização tecnológica, chamada de remotorização. A Embraer já selecionou as empresas que vão modernizar a família para a segunda geração de aviões. Os novos jatos serão equipados com motores Pratt & Whitney e sistemas aviôni-cos da Honeywell.

Os atuais voam com motores GE. A UTC Aerospace Systems fornecerá o sistema de geração e distribuição elétrica, rodas e freios de carbono, e a Unidade de Potência Auxiliar (APU) da Pratt & Whitney.
Segundo a Embraer, os motores de última geração resultarão em melhorias de dois dígitos no consumo de combustível, manutenção e ruídos externos.

Vendas

Desde o lançamento dos EJets, em 2004, a Embraer já comercializou 1.136 aeronaves da família, segundo informações da empresa. Já foram entregues 925 jatos e a companhia possui uma carteira firme de encomendas de 211 unidades.
O Embraer 190 é o modelo mais vendido, com um total de 556 encomendas firmes e 264 opções. Foram feitas 459 entregas e a carteira tem 97 pedidos firmes, segundo o balanço financeiro do primeiro trimestre da empresa, divulgado no dia 29 de abril.

e-jets-foto-embraer
Empresa volta a fechar bons negócios

Após amargar um período de três anos de baixas vendas por causa da crise econômica mundial, a Embraer voltou a fechar bons negócios este ano na aviação comercial.
O reaquecimento do mercado aeronáutico proporcionou à empresa retomar as vendas para os Estados Unidos, principal destino da suas aeronaves para a aviação comercial. O modelo Embraer 175 é o destaque. As aéreas norte-americanas estão renovando a sua frota de jatos de 50 assentos para modelos de 70 a 80.

No começo do ano, a empresa anunciou a venda de 47 jatos desse modelo para a Republic Airways com opção para a compra de mais 47 unidades, negócio que pode atingir US$ 4 bilhões. Para a America Airlines, foram vendidos 30 jatos 175 com opção para mais 40.


Lucro da empresa tem queda de 67%

A Embraer registrou recuo de 67% no lucro líquido apurado no primeiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. A empresa registrou lucro de R$ 61,7 milhões ante R$ 187,6 milhões no período comparado. A companhia faturou no primeiro trimestre R$ 2,156 bilhões. As entregas também foram menores em relação a 2012.


Aviação comercial
  • Participação: O segmento da aviação comercial ainda é o carro-chefe do faturamento da Embraer
  • Percentual: No ano passado, a aviação comercial foi responsável por 61% do total do faturamento da companhia
  • Trimestre: No primeiro trimestre deste ano, o segmento respondeu por 59% da receita
  • Jato 170: A Embraer registra 193 pedidos firmes do modelo e 27 opções de compra. Foram entregues 187 aeronaves. Restam 9 pedidos firmes
  • Jato 175: A empresa registra 245 pedidos firmes e 313 opções. Foram entregues 165 aeronaves. Restam 80 para entrega
  • Jato 190: Estrela da família, a companhia registra 556 pedidos firmes e 264 opções de compra. As entregas somam 459. Restam na carteira 97 entregas firmes
  • Jato 195: A empresa registra 142 pedidos firmes e 20 opções. Foram entregues 117. Restam 25 pedidos
FONTE: O Vale (reportagem de Chico Pereira)
FOTOS: Embraer

PODER AÉREO

Aviões históricos voltam a voar em Itanhaém, SP, após serem resgatados



Encantado com os aviões que via passando pelo céu quando era jovem, o aposentado italiano Pietro Loporchio decidiu sair da rotina empresarial que vivia na Itália para se aventurar como piloto no Brasil. Hoje, aos 74 anos, Loporchio se dedica a arte de reformar aviões raros e antigos, das décadas de 1930, 1940 e 1950. O objetivo do aposentado é montar um museu para contar a história da aviação no Brasil, mostrando para as novas gerações o encantamento que tem pelos 'objetos voadores'.
Pietro Loporchio e o avião PT19, de 1943 (Foto: Mariane Rossi/G1)


Pietro Loporchio veio a passeio para o Brasil. Ele voltou para a Itália, casou-se e retornou para as terras brasileiras. “Acho que não tem ninguém que não se apaixona por essa terra”, fala o italiano. Durante uma viagem a Peruíbe, no litoral de São Paulo, ele se encantou pela aviação brasileira, o que acabou o trazendo definitivamente para morar no país. “A vida lá era muito difícil, não tinha emprego. Em 1972, em um passeio pela cidade de Peruíbe, eu vi um avião voando. O avião era do extinto aeroclube de Praia Grande. Fui atrás do avião até o aeroporto. No mesmo dia, fiz uma inscrição e comecei a voar. De lá para cá eu não parei mais”, conta ele.
 
Loporchio fez os cursos de piloto privado, piloto comercial, piloto de planador, piloto agrícola, e piloto de garimpo. Ele também trabalhou como instrutor de avião, na formação de pilotos. Conheceu a cidade de Itanhaém, ainda na época de aluno, durante treinamentos de pousos. Pouco depois, decidiu morar definitivamente na cidade. “Eu me estabeleci aqui com o hangar em 1986. Depois construímos outro hangar. Há três anos, eu decidi ficar na cidade definitivamente”, lembra o italiano, que foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Aeronaves Antigas e Clássicas.
 

Loporchio decidiu parar com a atividade de instrutor de pilotos para se dedicar ao restauro de aviões antigos. Ele quer que as outras gerações conheçam a história da aviação. “Há 40 anos na aviação, 15 mil horas de voo, já voei em 95% dos aviões que existem no Brasil. 
 
Tenho uma biblioteca de manuais”, conta. Por isso, começou a comprar antigos aviões, motores, peças e a conhecer todos os tipos de livros sobre o assunto. Grande parte dos aviões que ele tem atualmente são da Força Aérea Brasileira. Esse material com um alto valor histórico, às vezes, é encontrado no lixo ou está abandonado. “Foram achados todos em ferros velhos, jogados em fazendas. Eu vou atrás de aviões. Os caras me dão. A despesa é só de transporte. Garimpo as peças, procuro, ligo para amigos. Fazemos tudo, o motor, a pintura. Mas não é uma firma, é restauro”, explica ele.
 
Em um hangar, ele montou sua ‘oficina’ e, em outro, passou a guardar as preciosidades. São aviões de vários tamanhos e cores. Alguns deles, usados durante a guerra, por volta de 1945. Outros, utilizados pelas forças armadas americanas e brasileiras, como o PT19 e o T-6, que formou o início dos cadetes da Força Área Brasileira, em Pirassununga, no interior de São Paulo. Há também o Piper J3, também de 1945, especial para fazer acrobacias no ar. O restaurador também tem aviões que são feitos e planejados por ele mesmo, amigos e sócios. É o caso do Cap Sol, um avião híbrido, uma mistura de vários aviões, e o Sky ballet, que é um projeto  'bem arrojado e louco', segundo Loporchio.
 
 
Avião Ryan, de 1938, uma das raridades do italiano (Foto: Mariane Rossi/G1) 
Avião Ryan, de 1938, uma das raridadesdo italiano(Foto: Mariane Rossi/G1)
 
Entre as raridades, estão o J-5, o único do Brasil, e o Taylor, que só existem cinco em todo o mundo. Ambos estão em fase de restauro. O xodó do italiano, porém, é o PT 19, de 1943. Nas cores azul, amarelo e vermelho, ele também foi usado pelas forças armadas americana e brasileira. Mas o Ryan, construído em 1938 é o especial, entre tantos dentro do hangar.
 
 “Esse avião foi três vezes campeão mundial de acrobacias. É um avião raríssimo. Existem poucos no mundo. Depois de muito trabalho nós conseguimos comprá-lo. Esse avião estava em um museu nos Estados Unidos e pertencia a um dentista. Depois de um ano de exaustiva conversa, o dentista resolveu vender. Reformamos ele inteiro. Demorou dois anos”, conta ele.

Aviões de alta tecnologia não interessam para Loporchio. A busca é sempre por antiguidades. “Se você traz um avião moderno eu não quero. Avião moderno não tem história”, afirma. O seu grande desejo é completar a primeira esquadrilha da Força Aérea Brasileira. Para isso, falta apenas uma unidade.

Após isso, o italiano quer realizar o sonho de deixar essas raridades para os olhares de novas gerações. Ele garante que todos os aviões que foram reformados voam aos finais de semana em Itanhaém, mas a ideia é criar um museu com essas peças e mostrar como elas podem funcionar normalmente, mesmo após muitos anos. “O nosso intuito é fomentar a aviação para essa juventude nova. Queremos fundar um museu para atrair as escolas para a visita, para mostrar o que é a aviação. Nossa história aeronáutica que não tem muita divulgação. Quero incentivar mais a molecada e difundir a história da aviação antiga. A aviação moderna todo mundo conhece pela internet”, finaliza o italiano.
12 HORAS AÉREAS

Divulgado edital para piloto, tripulante e mecânico de aeronaves para Polícia Militar da Paraíba


A Casa Militar da Polícia Militar da Paraíba abriu um processo seletivo para capacitar os policiais militares no curso de piloto, tripulante, mecânico e apoio operacional de aeronave de segurança pública.
As vagas são para cadastro de reserva e estão com o período de pré-inscrição aberto até o dia 15 de maio. Os interessados devem mandar um e-mail para nrs.qcg@hotmail.com com o nome completo, matrícula, nível hierárquico e unidade em que está lotado.

As funções oferecidas são específicas para postos e graduações. A função de piloto é destinada ao posto de 1º e 2º Tenentes, tripulante para 3º Sargento, Cabo ou Soldado e mecânico para 2º e 3º Sargentos. Os candidatos passarão por quatro etapas: Exame intelectual, apresentação de documentos, exame médico e exame de aptidão física.

Governo da Paraíba - Polícia Militar
Segue transcrição da Nota publicada no Boletim da Corporação (BOL PM) nº 0083, de 06 de maio de 2013:
ABERTURA DE INSCRIÇÃO
3.1.1 – NOTA Nº 017/2013-NRS, DE 06/05/2013

PRÉ-INSCRIÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA CADASTRO DE RESERVA PARA PROVIMENTO DE VAGAS PARA A FUNÇÃO DE PILOTO, TRIPULANTE, MECÂNICO E APOIO OPERACIONAL (TASA) DE AERONAVE DE SEGURANÇA PÚBLICA – PSICRASP 2013
O PRESIDENTE DA COMISSÃO COODENADORA DO PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA CADASTRO DE RESERVA PARA PROVIMENTO DE VAGAS PARA A FUNÇÃO DE PILOTO, TRIPULANTE, MECÂNICO E APOIO OPERACIONAL (TASA) DE AERONAVE DE SEGURANÇA PÚBLICA – PSICRASP 2013 no uso das atribuições que lhes são conferidas pela PORTARIA nº GCG/0184/2012-CG, de 12 de novembro de 2012, publicada no Bol PM nº 0215, de 16 de novembro de 2012, e com vistas a levantar o número de interessados em participar dosupra mencionado Processo Seletivo, RESOLVE:

TORNAR PÚBLICO que estão abertas as pré-inscrições para o PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA CADASTRO DE RESERVA PARA PROVIMENTO DE VAGAS PARA A FUNÇÃO DE PILOTO, TRIPULANTE, MECÂNICO E APOIO OPERACIONAL (TASA) DE AERONAVE DE SEGURANÇA PÚBLICA – PSICRASP 2013, na forma seguinte:
1. Período da pré-inscrição: 07 a 15 de maio de 2013
2. Procedimento: Através de email para nrs.qcg@hotmail.com, contendo nome completo, matrícula, nível hierárquico e Unidade em que está lotado.
3. Funções disponíveis:
3.1 Piloto: 1º ou 2º Tenente;
3.2 Tripulante: 3º Sgt, Cabo ou Soldado PM-2;
3.3 Mecânico: 2º ou 3º Sargento;
3.4 Apoio Operacional (TASA): 3º Sgt, Cabo ou Soldado PM-2;
4. Etapas:
4.1 Exame Intelectual;
4.2 Apresentação de documentos comprobatórios dos requisitos;
4.3 Exame Médico;
4.4 Exame de Aptidão Física.

JOÃO ERIVALDO DE PONTES – Cel QOC
Presidente da Comissão Coordenadora.”
Fonte: PMPB

PILOTO POLICIAL

Para ministra Cármen Lúcia, União tem de indenizar Varig


A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, decidiu, nesta quarta-feira (8/5), que a União tem de indenizar a Varig por perdas decorrentes do congelamento de tarifas de passagens aéreas imposto às companhias por planos econômicos implantados durante o governo José Sarney, entre 1985 e 1990. O julgamento não foi concluído porque o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, pediu vista dos processos.

O valor da indenização que pode sair dos cofres da União varia de acordo com quem faz os cálculos. A Advocacia-Geral da União estima que o montante é de R$ 3,057 bilhões. A Varig e o Aerus, fundo de pensão da companhia, calcula que a indenização, com as devidas correções, ultrapasse R$ 6 bilhões.
“O Estado brasileiro atuou de forma imperativa e definiu políticas. Ao cumprir o que foi determinado, a concessionária prejudicou funcionários, aposentados e pensionistas cujos direitos não puderam ser honrados”, sustentou Cármen Lúcia. Para a ministra, em relação ao setor de transporte aéreo, as provas colhidas nas instâncias inferiores, que não podem ser reavaliadas em recurso no Supremo, demonstram que os reajustes permitidos pelo governo não teriam sido suficientes para cobrir a variação de custos.

A relatora ainda argumentou que o congelamento provocou danos e lesões à concessionária do transporte aéreo, contra os quais ela não poderia lutar, já que estava amarrada às regras da concessão. A ministra fez referência a precedentes do Supremo, nos quais os ministros decidiram pela indenização. No caso, destilarias conseguiram indenização em razão dos prejuízos que tiveram com a intervenção estatal por meio da fixação de preços no setor sucro-alcooleiro abaixo dos valores impostos pelo extinto Instituto do Álcool e Açúcar.
Apenas sete dos dez ministros que hoje compõem o STF participarão do julgamento. Luiz Fux e Teori Zavascki, que já julgaram a matéria quando eram ministros do Superior Tribunal de Justiça, e Dias Toffoli, que atuou no caso como advogado-geral da União, estão impedidos.

No começo do julgamento, a ministra Cármen Lúcia fez um desabafo. Ela se declarou habilitada para votar a matéria em 2009, pediu pauta à Presidência do Supremo e pouco antes do julgamento, marcado para 24 de março daquele ano, o processo foi suspenso a pedido das partes para que fosse tentado um acordo. O recurso voltou sem acordo em 2010, retiraram de novo em 2011 e voltaram de novo sem acerto em 2012. Finalmente, o caso foi colocado em votação agora.

Da decisão do Supremo dependem as pensões de milhares de ex-trabalhadores da Varig e de seus familiares que contribuíram para o plano de previdência dos funcionários da companhia, o Aerus. Depois que o ministro Joaquim Barbosa pediu vista dos processos, o ministro Marco Aurélio fez uma observação: “Ágil como costuma ser Vossa Excelência, tenho certeza que devolverá o processo para a continuidade do julgamento no menor espaço de tempo possível”. Barbosa respondeu: “Sem sombra de dúvidas”.
CONSULTOR JURÍDICO

Infraero investe R$ 680 mi em terminais de carga até 2017

A Infraero divulgou proposta de investimentos nos terminais de logística de carga (Tecas) que administra, de R$ 680,9 milhões, até 2017. Estão previstas obras para novos terminais, reforma, ampliação e modernização dos já existentes, além da aquisição de novos equipamentos.

Do montante, cerca de R$ 190 milhões vêm do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para os terminais de Joinville (SC), Confins (MG), Galeão (RJ) e Vitória (ES).

Neste ano, o investimento para os 31 Tecas deve ser de R$ 50 milhões, para ações como a reforma dos terminais de Vitória, instalação de transelevador frigorificado no Galeão e projeto de reforma do Recife.

Para 2014, a intenção é aumentar a capacidade de alguns terminais, como o de Vitória, que ganhará novo complexo logístico, o de Curitiba, que receberá novo transelevador, e o de Navegantes, que terá o terminal de carga reformado e ampliado. Goiânia, além do transelevador, vai ganhar um segundo terminal de carga.
-Pamela Mascarenhas 
M&E

Justiça suspende multa de R$ 4,6 mi à Gol por demissões da Webjet


O corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Ives Gandra Martins Filho, suspendeu a execução de uma multa de R$ 4,6 milhões aplicada à Gol Linhas Aéreas pelo não cumprimento da ordem de reintegração de cerca 850 funcionários da Webjet demitidos após a Gol anunciar o fim das atividades da empresa - a Gol concluiu a compra da Webjet em outubro de 2011.


As informações foram divulgadas pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST)A multa foi aplicada após ação movida pelo Ministério Público do Trabalho que alegava a impossibilidade da dispensa coletiva sem negociação com o sindicato da categoria. A 23ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro declarou a nulidade das dispensas sem justa causa e determinou a reintegração a partir de 23 de novembro de 2012, impondo multa diária de R$ 100 por trabalhador no caso de descumprimento da medida. 

Como a empresa não cumpriu o mandado o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ) apurou o montante da multa, chegando aos R$ 4,6 milhões.A Gol entrou com liminar pedindo a suspensão da multa, mas o TRT-RJ negou a ação, levando a empresa a recorrer à Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho. 

AO decidir aceitar a liminar, o ministro Ives Gandra Filho afirmou que a "impossibilidade de demissão em massa sem negociação prévia é altamente discutível", já que a Gol havia apresentado documento apontando que as demissões só ocorreram após dez reuniões de negociação coletiva que não resultaram em acordo.O Terra entrou em contato com a Gol Linhas Aéreas, que afirmou que não vai se pronunciar sobre o assunto.

TERRA

Resíduos eletrônicos podem ser trocados por voucher aéreos em MG

 

Araxá, Uberaba, Uberlândia e Bom Despacho participam da ação.
Unidades do Sesc receberão materiais até dia 5 de junho das 8h às 18h.


Resíduos Uberlândia Uberaba Araxá Sesc (Foto: Reprodução / TV Integração) 
Materiais serão recebidos até 5 de junho

As unidades do Serviço Social do Comércio de Minas Gerais (Sesc) receberá, até o dia 5 de junho, das 8h às 18h, equipamentos eletrônicos que não são mais usados. A cada item doado, o participante da ação ganha um voucher no valor de R$ 50 para ser usado nas compras de passagens aéreas da companhia Azul Linhas Aéreas.

Para trocas por voucher, serão aceitos celulares, aparelhos de fax, notebooks, computadores, estabilizadores, monitores (tubo, led e cristal líquido) gabinetes (CPUs), impressoras e scanners. Para trocas sem voucher os itens são teclados, cabos, disquetes, mouses e demais acessórios. Interessados podem consultar o regulamento no site do projeto.
Os materiais arrecadados serão tratados, reciclados e, se necessário, descartados, conforme a atual legislação ambiental. Segundo o Eniac, projeto parceiro do Sesc, a reciclagem dos eletrônicos diminui a necessidade de extração de materiais da natureza, evitando a contaminação do meio ambiente.
A ação é uma parceria com a ONG Instituto Brasileiro de Turismólogos (IBT), entidade que congrega egressos do curso superior de bacharelado em turismo, promovendo projetos de sustentabilidade.
Confira as unidades participantes:

Sesc Bom Despacho – Avenida. Maria da Conceição del Duca, 150, Bairro - (37) 3522 -7253
Sesc Araxá  – Rua Doutor Edmar Cunha, 150, Bairro Santa Terezinha - (34) 3661-4683
Sesc Uberaba – Rua Ricardo Misson, 411, Centro - (34) 3333-3250
Sesc Uberlândia – Rua Benjamim Constant, 844, Bairro Aparecida - (34) 3212-9098

G1

 

Anac reverte determinação e volta a autorizar trabalho de arquitetos


De acordo com o CAU/DF, agência não reconhecia esses profissionais para a elaboração de projetos arquitetônicos em aeroportos e não admitia a legalidade do RRT




O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF) conseguiu reverter no final de abril uma determinação contida no texto da Portaria n° 1.227/SIA, na qual a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) não reconhecia a figura do profissional de arquitetura e urbanismo para o desempenho da função técnica de elaboração de projetos arquitetônicos em aeroportos e não admitia a legalidade do Registro de Responsabilidade Técnica (RRT).


No Ofício n° 96, a Anac informou que "nos processos de autorização prévia para a construção de aeródromos (áreas destinadas a pouso, decolagem e manutenção de aeronaves) ou de modificações de suas características, o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) relativo à concepção e à execução de projetos de arquitetura e urbanismo referentes a edificações situadas em aeroportos, tais como hangares, parques de abastecimento de aeronaves, terminais de passageiros e terminais de carga, será admitido".

De acordo com o CAU/DF, a Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária da Anac também expressou em ofício emitido ao órgão sua intenção em observar as prerrogativas próprias da profissão de arquiteto e urbanista nas próximas atividades desempenhadas no ambiente aeroportuário, bem como consultar o Conselho Profissional como fonte de subsídios e diretriz específica nesse caso.
PINIWEB

Avianca aumenta número de voos entre São Paulo e Bogotá

A Avianca Internacional anunciou um aumento na oferta de voos entre as cidades de São Paulo e Bogotá. Agora, das 14 operações semanais, 10 serão realizadas com as aeronaves Airbus A330. Os outros quatro voos serão conduzidos pelo Airbus A319, com 120 poltronas disponíveis.

Segundo a companhia, as operações feitas com o Airbus A330 adicionará um total de 792 assentos por semana, podendo somar até 6 mil passageiros no mesmo período. Essa mudança começou no dia 2 de maio, e alguns clientes já puderam encontrar passagens aereas promocionais.

Hoje, a Avianca Internacional disponibiliza 25 voos semanais ligando o Brasil à Colômbia. Nos anos de 2011 e 2012, o número de pessoas que utilizaram essa rota saltou de 154 mil para 222 mil passageiros. As vantagens de horários e as passagens aereas em promoção também ajudaram nesse aumento de 44%.
REVISTA HOTÉIS

Colombiano é preso durante tentativa de assalto em aeroporto de SP

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Um colombiano que deixou a cadeia há dois meses foi preso novamente nesta sexta-feira (10) pelo sexto furto que cometeu na capital. O flagrante, desta vez, foi no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Ele tinha acabado de pegar a bolsa de um passageiro e as câmeras de segurança gravaram o furto.
As imagens mostram um homem de casaco e mochila na mão, andando pelo saguão do aeroporto, de um lado para o outro. Em vários momentos, pra disfarçar, ele fala ao celular. Ele finge pegar a fila pra fazer o check-in e desiste.
Tempos depois, ele se mistura aos passageiros que estão no balcão de embarque, e ninguém percebe quando ele abaixa e pega uma bolsa com um computador. O pessoal da segurança chamou a Polícia Militar, que encontrou o colombiano. Ele foi rendido no saguão.
g1

Aeronáutica estuda impacto de veto a aviões no Campo de Marte


Campo de Marte, em São Paulo, que ainda tem parte da pouca área verde do entorno (Foto: Lawrence Bodnar/G1)Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo (Foto: Arquivo/Lawrence Bodnar/G1)
 
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), da Aeronáutica, estuda a pedido da Prefeitura de São Paulo o impacto da retirada dos aviões do Campo de Marte, aeroporto na Zona Norte de São Paulo que conta principalmente com voos executivos e táxi aéreo. A intenção é analisar mudanças que aconteceriam com o fim dos voos de aviões no aeroporto e impacto em outros aeroportos caso o Campo de Marte funcionasse apenas com operação de helicópteros.

Procurada nesta sexta-feira (10), a Prefeitura de São Paulo não se manifestou. Um dos objetivo de retirar os aviões do local seria a implementação do projeto Arco do Futuro, que visa desenvolver a cidade em regiões distantes do centro. Em seu plano de governo, o prefeito Fernando Haddad (PT) citou o Campo de Marte quando abordou o tema de "estímulo ao uso habitacional em projetos estratégicos de desenvolvimento urbano". Já afirmava que aeroporto poderia ser objeto de intervenção.
Decisões sobre mudanças no funcionamento dos aeroportos estão sujeitas à Secretaria de Aviação Civil, da Presidência da República. A secretaria, procurada nesta sexta-feira, tampouco se manifestou sobre o tema.

O tamanho total do Campo de Marte é 2 milhões de m².
Área sob disputa
A área do aeroporto é uma disputa judicial antiga entre a Prefeitura de São Paulo e a União. O caso chegou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que, em 2011, decidiu que o terreno pertence à prefeitura. A União recorreu, e o caso foi parar no Supremo Tribunal Federal.
O ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD) chegou a anunciar um projeto para a área prevendo o uso da Avenida Olavo Fontoura e de parte do Campo de Marte para a ampliação do Parque Anhembi. Tudo isso mantendo o funcionamento da pista de voo. A gestão Fernando Haddad não informou nesta sexta-feira qual a destinação exata que pretende dar para a área.
O Campo de Marte é o quinto aeroporto brasileiro em número de operações e funciona exclusivamente para a aviação geral, executiva, táxi aéreo e escolas de pilotagem como o Aeroclube de São Paulo. Lá se encontra baseado também todo o grupamento aéreo da PM e da Polícia Civil.
g1

Detector de nuvens vulcânicas será testado em avião da Easyjet



Tecnologia destina-se a evitar os transtornos da suspensão do tráfego aéreo no caso de uma erupção, como a de 2010 na Islândia.
 
Cientistas vão criar, no próximo Verão, uma pequena nuvem vulcânica artificial na Europa para testar um sistema que permite aos aviões evitarem os problemas que uma erupção coloca ao tráfego aéreo.

Será um dos ensaios finais do equipamento AVOID (Airborne Volcanic Object Imaging Detector), criado por especialistas do Instituto Norueguês de Investigação Aérea e que está a ser testado num projecto que envolve a companhia aérea Easyjet, o fabricante Airbus e a empresa Nicarnica Aviation.

A tecnologia identifica nuvens vulcânicas a uma distância de até 100 quilómetros, o que dá aos pilotos pouco menos de dez minutos para fazer alterações à rota (ver vídeo). O objectivo é permitir que os aviões se mantenham no ar durante uma erupção vulcânica, sem o risco de potenciais estragos causados pelas partículas que estão no ar. Ao mesmo tempo, o equipamento transmite informação para controladores em terra, criando um mapa real de onde pode estar o perigo.

Em 2010, o vulcão islandês Eyjafjallajökull provocou o caos no tráfego aéreo europeu. Ao longo de vários dias, cerca de 100.000 voos foram cancelados, deixando em terra 10 milhões de passageiros.
Cinzas do mesmo vulcão vão ser utilizadas neste ensaio do sistema AVOID. A tecnologia já tinha sido alvo de testes iniciais, primeiro com um pequeno avião em 2011 e também com Airbus A340, no ano passado.
Desta vez, uma tonelada de cinzas foi recolhida na Islândia, tratada até ficar com consistência de pó de talco e enviada para as instalações da Airbus em Toulouse, França. Em Agosto, dois aviões da Easyjet levantarão voo para realizar a experiência. O primeiro dispersará as cinzas no ar, a uma altitude de cruzeiro dos aviões comerciais - na ordem dos 10.000 metros. O segundo testará um equipamento AVOID instalado na ponta de uma asa.

Segundo um comunicado da Easyjet, Agosto é a época ideal para a experiência, pois nessa altura os satélites meteorológicos Seviri e Calypso estarão alinhados de uma forma que permitirá obter a localização real da nuvem. Com isso, será possível testar se a tecnologia detecta com precisão a concentração de cinzas.

"É a experiência científica perfeita. Saberemos exactamente a quantidade de cinzas que lançámos na atmosfera, e também a sua concentração e composição. O sistema AVOID irá então medi-las e demonstrar a tecnologia", afirma Fred Prata, o inventor da equipamento e director da Nicarnica Aviation, uma empresa formada pelo Instituto Norueguês de Investigação Aérea para desenvolver sistemas de detecção de nuvens vulcânicas e outros riscos para o tráfego aéreo.

Os responsáveis do projecto esperam que os testes permitam avançar com a certificação da tecnologia e a produção em massa do equipamento. Segundo a Easyjet, se houver 100 aviões dotados com o equipamento na Europa, será o suficiente para se ter um quadro do risco real de erupções vulcânicas, reduzindo a necessidade de suspender o tráfego aéreo.
fugas

Latino confirma que foto em avião foi tirada durante o voo

Cantor pediu desculpas ao reconhecer que fez algo proibido em todo o mundo.

Nesta semana, o cantor Latino postou diversas fotos em uma rede social dentro de uma cabine de um avião. Ele confirmou que o avião estava em pleno voo e pediu desculpas ao reconhecer que fez algo proibido.

Nas fotos publicadas pelo cantor na internet, Latino aparece sentado na cabine de comando de um avião comercial, com capacidade para 180 passageiros, em um voo entre Recife e Rio de Janeiro.
Na legenda das fotos, Latino escreveu: "foi assim a minha primeira experiência ontem, como copiloto!!". O cantor disse que “só queria sentar e tirar uma foto, pra brincar com meus amigos, colocar nas redes sociais”.


Ele contou que não sabia que a brincadeira é uma violação às regras da aviação internacional. Segundo especialistas, as normas de segurança foram desrespeitadas e o comandante daquele voo jamais devia permitir que um passageiro acessasse a cabine.

Apesar de ter escrito na internet que estava de copiloto, Latino se sentou no banco da esquerda, ou seja, no lugar do comandante, e até chegou a colocar o fone de comunicação dos pilotos.
Inicialmente, a assessoria de Latino disse que as fotos foram feitas com o avião em solo, mas detalhes das imagens revelam uma situação diferente. Em uma das imagens, o cantor parece estar com a mão em uma alavanca de aceleração do avião.

Latino disse que estava assustado com as turbulências, e o piloto — que por coincidência — é amigo dele fez o convite. O cantor afirmou que a ideia de tirar as fotos foi dele e que o piloto até tentou impedir. E garantiu que não acionou nenhum comando do avião e que o voo estava no piloto automático.


Riscos
Especialistas afirmam que pode ocorrer uma emergência no exato momento em que o passageiro está na cabine do piloto. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) afirmou em nota que "iniciou processo de apuração do fato" e "vai adotar medidas cabíveis caso sejam constatadas irregularidades".
A agência declarou ainda que o piloto pode ser multado em até R$ 5.000 e a companhia aérea, em até R$ 20 mil. A TAM, companhia aérea responsável pelo avião, declarou em nota que "as devidas ações disciplinares e de prevenção para que ocorrências similares não voltem a acontecer foram tomadas".
Além disso, a empresa afirma ainda que "veta o ingresso de pessoas não autorizadas à cabine de comando durante o voo e que considera falta grave o desrespeito a essa norma", mas não informa se o piloto e o copiloto foram demitidos. Já Latino disse que os dois foram desligados da empresa.
r7