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quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Gulf Air vende dois A340


DUBAI -A transportadora nacional de Bahrein ,Gulf Air, já vendeu duas de suas aeronaves Airbus A340 a norte-americana Apollo Group aviação , a transportadora vem lutando para realinhar sua frota em uma nova estratégia centrada em rotas regionais.

As aeronaves tinham 16 anos e já não estavam em serviço, afirmou a Gulf Air, disse em um comunicado enviado nesta segunda-feira, sem revelar os termos financeiros do negócio.

A transportadora, que, em novembro, disse que espera economizar cerca de US $ 3 bilhões nos próximos cinco anos em um programa de reestruturação.

A Gulf Air disse que a conclusão da venda foi feita um "marco" para a transportadora ", como ela se esforça para se tornar uma empresa rentável e sustentável até 2012."
business.maktoob

Parceria de empresa com aeroporto instala quiosques com Playstation 3

 Divulgação
Uma parceria entre o Aeroporto Internacional de Hong Kong e a Sony Entertainment Hong Kong viabilizou a instalação de 14 quiosques equipados com Playstation 3 espalhados por todo o complexo do aeroporto. Os clientes podem usar o videogame gratuitamente, que tem em sua memória sucessos entre os jogos eletrônicos, como Assassin's Creed 2, Final Fantasy XIII, Uncharted 2: Among Thieves e James Cameron's Avatar: The Game. A ideia é garantir entretenimento para viajantes que eventualmente tenham seus voos atrasados ou reagendados.

O Playstation 3 é um dos representantes da chamada sexta geração de consoles de videogames. Primeiro a utilizar o sistema de Blue-Ray, o Play3 teve um início mais difícil por ser, na época, mais caro que seus concorrentes. O recente lançamento de jogos exclusivos catapultaram as vendas do console, que no Japão chegou a crescer 215% em uma semana.
Galileu

Queda de avião mata duas pessoas no interior de SP


Um avião de pequeno porte caiu na manhã desta quarta-feira (27) em uma fazenda em Iperó, a 126 quilômetros da capital paulista, matando duas pessoas, segundo o Corpo de Bombeiros.

A aeronave ia para uma fazenda em Goiânia e decolou por volta das 11h de Sorocaba, a 99 quilômetros de São Paulo. A queda ocorreu alguns minutos depois. Um dos mortos é uma mulher de 69 anos, que seria a mãe do dono da aeronave. A outra vítima confirmada é o piloto do avião. Os bombeiros fizeram buscas para tentar encontrar mais vítimas, mas apenas estas duas estão confirmadas.

De acordo com os bombeiros, o avião, um modelo do tipo Sêneca produzido pela Embraer, com capacidade para transportar seis pessoas, caiu virado para baixo, o que será investigado pela perícia. A caixa preta da aeronave já foi localizada e ajudará a apontar as causas da queda.

G1

Demanda de passageiros na aviação mundial cai 3,5% em 2009


GENEBRA - As companhias aéreas sofreram em 2009 o maior declínio no número de passageiros de sua história. Para 2010, mesmo com melhora na demanda, elas devem sofrer perdas de US$ 5,6 bilhões.

A estimativa é da Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata), que representa 230 companhias e 93% do tráfego aéreo internacional, insistindo que o pior já passou, mas que o cenário para o setor continua preocupante.

Em 2009, o número de passageiros caiu 3,5% comparado com 2008, enquanto o "load factor", que mede a proporção de assentos ocupados, foi de 77,6%.

Já em dezembro, a sinalização foi melhor para 2010. As companhias cortaram o número de capacidade (assentos disponíveis) em 0,7%, mas o número de passageiros aumentou 4,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Para Giovanni Bisignani, diretor-geral da Iata, em termos de demanda, as companhias aéreas perderam 2,5 anos de crescimento no mercado de passageiros e 3,5 anos no crescimento do negócio de cargas.

Nesse cenário, a demanda global de passageiros ficará de 5% a 10% abaixo do nível de antes da crise econômica e financeira global. O faturamento e a lucratividade vão melhorar muito mais lentamente do que o aumento da demanda.

As companhias da América Latina tiveram 7,1% a mais de passageiros em dezembro comparado ao mês de 2008. Mas a alta foi de apenas 0,3% durante todo o ano, freado por temores com a gripe suína (H1N1) no segundo e terceiro trimestres.

As empresas aéreas do Oriente Médio foram as que se saíram melhor em 2009. Aumentaram sua fatia nos voos internacionais mais longos, a partir de seus "hubs", registrando o maior crescimento no número de passageiros, de 19,1% em dezembro e 11,2% no acumulado de 2009.

Em compensação, o número de passageiros caiu 5,6% na Ásia/Pacífico, 5% na Europa, 5,6% na América do Norte e 6,8% na Africa.

Por outro lado, o transporte aéreo de cargas caiu 10,1% em 2009, com uma média de "load factor" de 49,1%, refletindo a gigantesca queda de 13% no comércio internacional.

Em dezembro, houve melhora de 24,4% na demanda, em relação ao mesmo período de 2008, com "load factor" de 54,1%. Mas a Iata diz que esse desempenho foi exagerado pela queda excepcional das cargas em dezembro de 2008, no meio da crise global.

A demanda por transporte de cargas ainda está em 9%, abaixo do pico de 2008, mas o otimismo está retornando no setor. As estimativas de variadas entidades apontam para alta de pelo menos 5% no comércio internacional este ano.

O Globo

Aviação doméstica cresce 17,65% em 2009



As empresas aéreas brasileiras encerraram 2009 com um crescimento de 17,65% na demanda de passageiros nos voos domésticos, melhor resultado do setor desde 2005, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Apenas em dezembro, a expansão foi de 37,7% em relação ao mesmo mês de 2008.



A TAM manteve a liderança do mercado, com participação de 45,6% no acumulado do ano, seguida pela Gol/VRG, com 41,37%.

A Anac destaca o aumento da fatia das companhias de menor porte - Webjet (4,46%), Azul (3,82%), OceanAir (2,54%) e Trip (1,5%) - que responderam juntas por quase 15% do mercado.

"O fim da restrição ao Aeroporto Santos Dumont (RJ), determinada pela Anac em março de 2009, permitiu o crescimento das companhias menores e este fator foi fundamental para a desconcentração do mercado", declarou em nota a presidente da Agência, Solange Paiva Vieira.

"O acirramento da concorrência favorece o passageiro, que tem mais opções para escolher a companhia, seja pela pontualidade, preço, serviço ou outros fatores."

A ocupação média dos aviões ficou em 66,75% em 2009, contra 65,49% em 2008. Entre as grandes companhias, a TAM registrou ocupação de 65,76%, abaixo dos 68,22% do ano anterior, e a Gol obteve 66,89%, acima dos 62,42% de 2008. A Azul foi destaque entre as companhias menores, com ocupação de 79,71%.

Os dados anuais da Anac mostram ainda que a oferta de assentos cresceu 15,43%, sendo que a TAM ampliou em 10,45% o número de vagas disponíveis, enquanto a Gol ofereceu 7,2% lugares a mais na comparação com 2008.

Época


Nova York, 27 jan (EFE).- A Boeing terminou 2009 com lucro líquido de US$ 1,312 bilhão, o que representa queda de 51% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados hoje pela companhia americana.

O lucro por ação nesse período foi de US$ 1,84, metade do registrado em 2008, enquanto as receitas anuais subiram 12% e chegaram a US$ 68,281 bilhões.Os resultados correspondentes ao último trimestre do ano foram mais positivos. Nesse período, a empresa teve lucro líquido de US$ 1,268 bilhão (US$ 1,75 por ação), contra perdas de US$ 86 milhões (-US$ 0,12 por título) no mesmo trimestre do ano anterior.

As receitas entre outubro e dezembro somaram US$ 17,937 bilhões, o que representa um aumento de 42% em relação ao último trimestre de 2008.

"Pusemos um grande ponto final a 2009, ao pôr no ar o 787 e sermos capazes de gerar um sólido rendimento operacional em toda a empresa", declarou o presidente e executivo-chefe da Boeing, Jim McNerney, em comunicado de imprensa.Para McNerney, as prioridades da empresa "passam por continuar com nosso sólido rendimento operacional, certificar e entregar o 787 e o 747-8, e continuar adaptando nossos negócios de defesa, espaço e segurança".

A companhia prevê obter um lucro por ação de entre US$ 3,70 e US$ 4 e receitas de entre US$ 64 bilhões e US$ 66 bilhões neste ano.

Sua divisão de aviação comercial registrou receitas de US$ 9,2 bilhões no quarto trimestre e de US$ 34,1 milhões no conjunto de 2009. No período entre outubro e dezembro, contabilizou 82 ordens e 20 cancelamentos.Segundo a companhia, a carteira de pedidos "continua forte", com 3.375 aviões no valor de US$ 250 bilhões. A previsão é de entregar entre 460 e 465 aviões comerciais neste ano.
A divisão de defesa e espaço teve aumento de 6% nas receitas no último trimestre, chegando a US$ 8,5 bilhões, devido em grande parte ao aumento nas entregas de aviões militares. No total de 2009, as receitas somaram US$ 33,7 bilhões, 5% a mais do que no ano anterior.
G1

United Airlines tem prejuízo de US$ 240 milhões no 4º tri



SÃO PAILO, 27 de janeiro de 2010 - A norte-americana United Airlines, segunda maior companhia aérea do país, registrou prejuízo de US$ 240 milhões (US$ 1,44 por ação) entre outubro e dezembro de 2009, enquanto que no mesmo período do ano anterior houve perda líquida de US$ 1,315 bilhão (US$ 10,00 por ação).


Já no acumulado do ano, a companhia apresentou perda de US$ 651 milhões (US$ 4,32 por ação), ante prejuízo de US$ 5,396 bilhões (US$ 42,59 por ação) em 2008.


A receita operacional da companhia caiu 7,8% no quarto trimestre, passando de US$ 4,547 bilhões em 2008 para US$ 4,193 bilhões no ano passado. De janeiro a dezembro, a receita operacional recuou 19,1%, para US$ 16,335 bilhões, ante US$ 20,194 bilhões em 2008.
Agência IN

Preity Zinta pula muro do banheiro no aeroporto de Delhi




A atriz de Bollywood ,Preity Zinta pulou a parede de um banheiro no aeroporto de Delhi depois que ela ficou presa pelo lado de dentro por mais de 10 minutos.

"Passei 10 minutos presa no banheiro do aeroporto ... Finalmente tive que escalar o muro e salta por cima ... As pessoas estavam gritando meu nome", Preity publicando em sua página do Twitter terça-feira.

"Pensei que fosse morrer, como eu sou claustrofóbica.
Sofri uma distensão muscular no braço ...," ela acrescentou.

Japan Airlines recebe novo presidente



A Japan Airlines anunciou nesta quarta-feira que irá promover Masaru Onishi, 54, à presidente.

A nomeação será efetivada em 1º de fevereiro, conforme comunicado da companhia.

Onishi dirige atualmente Japan Air Commuter Co. Ltd., uma subsidiária operando no sul do Japão.

Com uma dívida enorme, Japan Airlines, conhecida como JAL, pediu concordata na semana passada.

Balenciaga cria uniformes para companhia aérea

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Dinheiro não foi problema na hora de confeccionar os novos uniformes da companhia árabe de aviação Oman Air. Equipe de cabine e chão tiveram seus uniformes desenvolvidos pela maison Balenciaga. Assinados pelo estilista Nicolas Ghesquiere, os uniformes em azul turquesa foram idealizados para transmitir modernidade e elegância.

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Pra falar a verdade, nem achei tããão especial o uniforme…

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…mas a classe executiva da Oman Air, ah que beleza!

Esta não é a primeira que um estilista é convidado para criação de uniformes “aéreos”. Cythia Rowley recriou os uniformes da United Airlines, Christian Lacroix também deu um “tapa” no look dos funcionários da companhia Air France e Pierre Balmain para Singura Airline, dentre outros.

No Brasil, lembro que TAM e Gol já tiveram seus uniformes assinados por estilistas.

Finíssimo

Filme - Segurança Nacional

Segurança Ncional: Breve nos Cinemas

Assista o Trailler

Popout

Air New Zealand oferecerá camas na classe econômica



"Classe econômica" poderá em breve deixar de ser sinônimo de desconforto obrigatório em viagens.


Popout


A promessa é da Air New Zealand, companhia aérea neozelandesa que decidiu ir além do assento reclinado e oferecer camas a seus clientes menos abastados.

Funcionários da Boeing arrecadam mais de US$ 900 mil para o Haiti




A Boeing informou na segunda-feira (25/01) que um programa interno de doações patrocinado por ela já arrecadou mais de US$ 900 mil entre seus funcionários ativos e aposentados, que assim contribuirão com as doações que chegam de todo o mundo ao Haiti.

Como parte do programa a fabricante se comprometeu a igualar a soma que seus funcionários arrecadassem, o que significa que o valor total a ser doado irá ultrapassar US$ 1,8 milhão com a contribuição da Boeing.

A quantia arrecada será distribuída entre várias organizações que auxiliam os esforços humanitários no Haiti, sendo todo o valor doado pelos funcionários entregue à Cruz Vermelha norte-americana, enquanto o valor doado pela Boeing será dividido entre a Cruz Vermelha, que receberá US$ 100 mil, e o restante destinado a diversas instituições não governamentais que trabalharão na reconstrução das áreas de educação, saúde e transportes do país caribenho.
Contato Radar

Angola multa companhia aéreas por transportar pessoas sem documentos

Também expulsa 244 estrangeiros ilegais

As autoridades angolanas expulsaram 244 cidadãos estrangeiros em situação migratória ilegal entre 7 e 14 de janeiro deste ano e multaram as companhias aéreas Air France, Euro Atlantic e Ethiopian Airlines por transportar pessoas sem documentos, soube-se terça-feira em Luanda de fonte oficial.

Segundo um relatório do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), citado pela Agência Angola Press (Angop), a maioria das pessoas expulsas são cidadãos da República Democrática do Congo (RDC), da Guiné-Conakry, da África do Sul, da Gâmbia, do Mali, da Namíbia e da Mauritânia.

Por falta de vistos de entrada, de documentos, de meios de subsistência e por pretensão de trabalho com visto ordinário, o SME recusou a entrada e o reembarque de 59 pessoas de nacionalidades congolesa, guineense, portuguesa, brasileira e britânica.

Na semana de 7 a 14 de janeiro, o SME apreendeu 11 pessoas após denúncias e registrou 23.461 entradas de estrangeiros (menos 8.670 em relação ao período anterior) e 9.402 saídas (menos 6.173).

As autoridades migratórias angolanas impediram igualmente a saída do território de 36 pessoas, da quais 33 nacionais e três estrangeiros, por falta de termo de responsabilidade dos progenitores, mau estado de conservação do passaporte, falta de situação militar regularizada e tentativa de embarque com valores monetários não declarados.

Na mesma semana, o SME concedeu 3.348 vistos de curta duração, privilegiados, de trabalho, de permanência temporária e ordinários.
Desástres Aéreos

MEMÓRIA GOL


A Gol/Varig completa 9 anos no próximo dia 15 de janeiro e para que o cliente possa verificar toda a trajetória da companhia, foi criado um site denominado "MEMÓRIA GOL".


O texto a seguir foi retirado da própria página na internet do novo portal de memórias da Gol:


"...As operações da GOL se iniciam no dia 15 de janeiro, às 6h56, quando a aeronave Boeing 737-700 Next Generation de prefixo PR-GOE decola de Brasília (BSB) para São Paulo (CGH) com clientes e convidados. Quase no mesmo horário, outro Boeing 737, de matrícula PR-GOL, decola do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (GIG) para São Paulo (CGH). É dessa maneira, ganhando altura e tomando a rota para Congonhas, que essas duas aeronaves começam a escrever a história de sucesso da companhia..."


No site é possível escolher entre os anos de 2001 à 2010 e verificar diversos aspectos importantes da companhia, como os prêmios, a tecnologia utilizada, a frota, as campanhas publicitárias, os programas sociais e diversos outros assuntos.
Papo de Hangar

Airbus A-320 voa perto de UFO




Um Airbus A320 da Mexicana voou perto de um OVNI, de acordo com Alfonso Salazar (ufólogo e técnico de aviação)

Isto ocorreu porque o avião fez suas manobras escalada para alcançar uma altura apropriada para um vôo reto e nível. O tempo de avistamento foi de 11:55

O avião voou cerca de 200 metros de um objeto, aparentemente esférica metálica que suas cores alteravam (em alumínio cinza para vermelho brilhante). A aeronave se dirigia a leste da Cidade do México, enquanto o objeto em direção ao sul.

Segundo dados oficiais, e em excelentes condições meteorológicas, o OVNI foi detectado visualmente enquanto voava a uma altitude aproximada de 10.000 metros.

Pessoal de MCIA (Aeroporto Internacional de Cidade do México) tinha acesso à informação. É interessante notar que nesta área próximo a Xochimilco, tornou-se conhecido por seus relatórios de objetos similares, ou seja, esferas metálicas que voam sobre a água, quase tocando a superfície do canal.

UFOs foram registrados no dia anterior no corredor aéreo perto do Aeroporto.
Aeroblog

DUPLA-FACE

A-arte

Kibe loco

Passageiro sofrendo ataque de pânico tenta invadir cabine de avião e é detido

Foto do Boeing 737-8K5 envolvido no incidente


Um homem sofrendo um ataque de pânico tentou nesta segunda-feira (25) forçar sua entrada na cabine de um avião da Thomson Airways que realizava o voo BY-6102 de Cardiff, no País de Gales, para as Ilhas Canárias.

O homem se levantou do seu lugar ignorando ordens dos tripulantes para sentar-se novamente e tornou-se agressivo com a tripulação e os passageiros.

O cidadão espanhol foi contido e dominado pelos passageiros e comissários de voo do Boeing 737-800 (8K5), prefixo G-FDZB, que levava a bordo 186 passageiros e sete tripulantes.

A tripulação decidiu continuar a Las Palmas. Ele foi preso pela polícia após o avião pousar em segurança no aeroporto de Las Palmas de Gran Canaria.

A Thomson Airways informou que o homem havia "demonstrado comportamento agressivo".

Um porta-voz da Guarda Civil espanhola em Madrid disse que não estava sendo tratado como um incidente terrorista.

O porta-voz da Guarda Civil, acrescentou: "Um passageiro teve um ataque de pânico, levantou-se da sua cadeira e se recusou a sentar-se novamente.

"Comportamento agressivo"

"Ele foi contido e foi detido quando o avião chegou a Las Palmas.

"Não posso dar mais detalhes sobre o porquê deste passageiro se comportar como ele fez, mas posso dizer que o incidente não teve nada a ver com o terrorismo."

A Thomson Airways disse que a atitude do passageiro foi "perturbadora".

Um porta-voz da empresa disse: "O passageiro tentou sem sucesso obter acesso à cabine do piloto e demonstrou um comportamento agressivo para com os clientes e tripulantes. O passageiro foi contido durante o voo e, de acordo com nossos procedimentos, ele foi entregue a polícia local após a chegada em Gran Canaria. A Thomson Airways pretende tranquilizar os clientes informando que incidentes deste tipo são extremamente raros e que a sua segurança é a nossa primeira prioridade sempre."

'Polícia'

Um porta-voz do Aeroporto de Gran Canária, disse o piloto do avião chamou a polícia depois que o homem tentou entrar no cockpit.

O Foreign Office disse que não poderia confirmar se o passageiro que tentou entrar na cabine era espanhol ou britânico.

Ele também disse que as autoridades em Las Palmas não divulgaram quaisquer informações até esta terça-feira.
Desástres Aéreos

Contratações na TAM a todo vapor




Quem passa enfrente à Academia da TAM, localizada na Rua Ática, 673 próximo ao aeroporto de Congonhas já deve ter notado que a maior empresa aérea brasileira de fato enfrentou bem a crise financeira do ano passado.

Isto porque desde o final de 2009 a TAM Linhas Aéreas voltou a contratar comissários de voo, pilotos, co-pilotos entre outros cargos.
Meio Aéreo

Guias de Viagem para o iPhone

Guias de turismo para iPhone

Quem gosta de viajar e tem um iPhone ou iPod touch, pode gostar dos guias Wallpaper*, publicados pela Phaidon para os gadgets.

Eles trazem sugestões de passeios e roteiros para dez cidades: Amsterdã, Londres, Nova Iorque, Tóquio, Barcelona, Los Angeles, Paris, Berlin, Milão e Roma. Cada um custa apenas U$2.99.

A linguagem dos guias é o inglês, o tamanho do arquivo é 9,7 MB.

Viajandaun

Tempestade pode derrubar um avião? E um CB?


Quando a imprensa começou a divulgar as primeiras informações sobre o acidente com o Boeing 737 da Ethiopian Airlines, a hipótese levantada para a “causa” foi “o mau tempo”.
Ora, o mau tempo em si não pode ser “a causa” de um acidente aeronáutico, ele pode ser um fator contribuinte. Sei que as vezes pode ser difícil entender a sutil diferença entre a “causa” e o “fator” que contribui para o acidente, mas vejam bem (supondo que o 737 tenha se acidentado em função do mau tempo):
1- Se as condições estivessem tão ruins, o aeroporto estaria fechado.
2- Na dúvida em relação às condições, o comandante assumiria a responsabilidade de não decolar.
3- Decolando em condições adversas, o radar de uma aeronave (junto ao EGPWS – Enhanced Ground Proximity Warning System) é um instrumento essencial para evitar as formações e um possível windshear.
4- Se as alternativas anteriores falharem, a estrutura de uma aeronave é construída para suportar grandes cargas aerodinâmicas e de força G e poderia transpor uma tempestade de grande porte, com muito danos é verdade, mas sem afetar a capacidade de permanecer voando.
Portanto, SE um avião chegar a cair “por causa” de mau tempo, é porque várias “camadas” de segurança foram rompidas antes >>> logo, o mau tempo em si não foi a causa do acidente (acho que deu para entender agora?).

Ultimamente em São Paulo as tardes têm sido assim:

Nuvens

Tirei esta foto hoje, mas ontem (dia 25/Janeiro) estava muito pior do que isso.
O que poderia acontecer então se uma aeronave entrasse num tempo desses?
Bem, uma aeronave entrou ontem mesmo.
E não caiu, pois algumas das ultimas camadas de segurança não foram rompidas.


Atenção ao estado em que ficou o radome e o parabrisa.

Além do estrago que é visível nas fotos, houve danos também nos slats, deriva e estabilizador horizontal, além das lentes das luzes de anti-colisão.

Eu lembro de um 727 da Varig que também entrou num CB decolando de GRU… quando essa aeronave voltou ao aeroporto e encostou em frente a área de manutenção, parecia inacreditável que pudesse ter continuado voando.
Além dos parabrisas e asas estourados, os motores também estavam muito danificados.

A partir daquele dia eu entendi que o mau tempo não derruba avião…agora a decisão [errada] de entrar no mau tempo pode causar sérios problemas e até um acidente.

Aviões e Músicas

Venda de avião é contestada na Justiça



A decolagem de um turboélice Brasília prefixo PP-ISB no último dia 7, pertencente à massa falida da Transbrasil, intrigou o setor aéreo e credores da companhia, que faliu em julho de 2001 com uma dívida de R$ 1,8 bilhão. Esses credores alegam que a aeronave, que estava parada há nove anos no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, foi negociada à revelia da massa falida. O avião, fabricado pela Embraer, estava estacionado próximo ao hangar da Target, empresa de táxi aéreo que pertencia ao ex-presidente da Transbrasil, Antonio Celso Cipriani.

O advogado da Transbrasil, Cristiano Zanin Martins, do escritório Teixeira, Martins & Advogados, afirma que a aeronave, leiloada pela Justiça do Trabalho de São Paulo, não poderia ter decolado. "A venda foi irregular. Só o juízo falimentar poderia leiloar o bem. Vamos pedir no processo falimentar que o negócio seja desfeito", diz. Segundo ele, o síndico da massa falida, Alfredo Luiz Kugelmas, estava ciente do leilão, mas não tomou nenhuma providência para impedi-lo. Procurado pelo Valor, Kugelmas não quis se pronunciar sobre o assunto. O Ministério Público Estadual de São Paulo já pediu o afastamento dele do cargo.

O avião decolou rumo a Campo Grande (MS), mas teve de fazer uma parada técnica em Londrina (PR). Isso porque houve uma "imprecisão de instrumentos", segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que indicou falta de combustível. O avião chegou ao seu destino final e está na ATM Manutenção de Aeronaves e Turbinas.

A gerente comercial da ATM, Kátia Assunção, diz que o avião para 30 passageiros foi comprado pela empresa em um leilão realizado pela Justiça do Trabalho de São Paulo. Nos registros da Anac, a transferência de posse foi realizada no dia 13 de fevereiro de 2009, mas o nome do atual proprietário não é a ATM. Kátia diz que alguns documentos ainda estão sendo atualizados, mas não revela o valor da compra.

Ela estima que a manutenção da aeronave custará US$ 920 mil. O Brasília vai passar pelo chamado check C, que desmonta e remonta a aeronave. No mercado, um Brasília usado, fabricado em 1985, custa US$ 2,2 milhões. O turboélice será revendido após os reparos.

"O pior foi o crime cometido pela Anac, de irresponsabilidade. A aeronave colocou em risco a vida da sua tripulação e da população das cidades por onde ela passou", afirma o advogado de 300 ex-trabalhadores da Transbrasil, Carlos Duque Estrada, que estima o passivo trabalhista da empresa em torno de R$ 700 milhões.

A Anac informou que concedeu uma Autorização Especial de Voo (AEV). Esse documento, segundo a agência, exige o pagamento do seguro e um relatório de uma oficina homologada para comprovar que há condição de operar a aeronave. A AEV também foi necessária porque o Certificado de Aeronavegabilidade do avião está vencido desde 30 de setembro de 2001. Duque concorda com Martins e diz que a Justiça do Trabalho não poderia ter autorizado a venda do avião, tarefa do juízo falimentar.

A presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Graziella Baggio, ficou igualmente intrigada. "Foi um negócio feito à revelia. Ninguém soube. A venda beneficia um só credor, prejudicando os demais", diz.

Os advogados da Transbrasil ajuizaram uma petição na Justiça mostrando que outros bens da massa falida foram leiloados à revelia do juízo falimentar. São cinco imóveis que foram vendidos em meados de 2007 por cerca de R$ 1 milhão. No recurso ajuizado pelo escritório que representa a companhia, alega-se que o valor arrecadado é "vil", pois uma avaliação feita por eles chegou a um total de R$ 4,8 milhões.
Valor Econômico - SP

FedEx doou um milhão para apoiar Haiti


A FedEx contribuiu com um milhão de dólares em dinheiro e serviços de transporte junto de várias instituições de caridade mundiais para apoiar as vítimas do terramoto do Haiti.

As doações em dinheiro foram dirigidas para a Cruz Vermelha Americana para apoiar o International Relief Fund, que fornece mantimentos de sobrevivência e materiais de primeiros socorros, e ao Exército da Salvação, que pretende responder às necessidades imediatas de alimentação, abrigo, vestuário, despesas médicas e funerais, entre outras.
Apea

Beyonce em turne pelo Brasil, a bordo de um B757

Para realizaçãos dos shows, a Beyonce virá a bordo de um boeing 757-200 da Open Skies. Segue a programação:

Configurada para 84 lugares, um Boeing 757-200 da empresa Open Skies.

A aeronave chega em Florianópolis no dia primeiro de fevereiro de 2010, às 0705Z. Decola de lá para Guarulhos, no dia 5 de feveriro, às 1300Z e chega às 1410Z. De GRU, no dia 7 de fevereiro, a aeronave parte para o Galeão às 0600Z, com chegada prevista para às 0700Z.

Do Rio a aeronave vai para Salvador, às 1600Z, do dia 8 de fevereiro, e chega às 1755Z. E de Salvador a aeronave decola para Buenos Aires, no dia 11 de fevereiro, às 1100Z.

Eagle Sky

COPA já tem novo diretor Brasil e mais duas aeronaves Boeing 737-800


Com a designação de Marcos Calixto como novo diretor geral da Copa Airlines para o Brasil - a apresentação oficial será em fevereiro - a empresa aérea panamenha anuncia também a expansão e renovação da frota, com o recebimento de duas novas aeronaves Boeing 737-800, com capacidade para 160 passageiros, sendo 16 assentos em classe executiva e 144 na cabina principal.



"Nossa frota é motivo de orgulho para a empresa aérea", pontua o presidente Executivo da Copa Airlines, Pedro Heilbron. "Estes novos aviões contribuem para ampliarmos nossa rede de destinos e frequências com um produto ainda mais atrativo aos nossos passageiros", acrescenta.



Em julho do ano passado, a Copa Airlines encomendou 13 modelos Boeing 737-800, com opção de compra de outros oito aviões. Em dezembro de 2009, a companhia adquiriu mais duas aeronaves, chegando a um total de 15 aviões encomendados no ano. A companhia aérea tem ainda 26 aeronaves encomendadas a serem recebidas entre 2010 e 2015. De acordo com valores atualizados da Boeing, estes pedidos representam um investimento superior a US$ 2 bilhões.


Calixto, que será o novo executivo principal da Copa para o Brasil, veio da Aero República, outra empresa aérea da holding na América Latina, com atuação a partir da Colômbia.

BRASILTURIS

Tam reúne trade do Rio para ajudar o Haiti

Paulo Castello Branco com Cláudia Raia, Bruno da Costa, ganhador da passagem para Paris, e Antonio Henrique de Paula e Roberta Barreto, que também ganharam bilhetes para a capital francesa
Paulo Castello Branco com Cláudia Raia, Bruno da Costa, ganhador da passagem para Paris, e Antonio Henrique de Paula e Roberta Barreto, que também ganharam bilhetes para a capital francesa

O espetáculo Pernas para o Ar, com Cláudia Raia, teve uma sessão especial para os convidados da Tam, ontem à noite, no Píer Mauá. A Tam patrocina toda a temporada no Rio e pelas principais capitais do Brasil. O espetáculo já passou por São Paulo, onde também foi sucesso.

Além do marketing de relacionamento e institucional, a Tam aproveitou a ocasião para arrecadar alimentos e medicamentos para a população do Haiti.

Após o espetáculo, Cláudia Raia disse que a parceria com a empresa aérea “concretizou meu desejo de levar o gênero musical para uma camada da população que normalmente não tem acesso a este tipo de cultura, formando assim, nova plateia". "Desta forma podemos cobrar ingressos bem mais baratos do que o mercado”, afirmou;

Paulo Castello Branco, vice-presidente comercial e de Planejamento da Tam, ressaltou que este é apenas um dos eventos que a empresa está apoiando, mas que é um projeto que, como a Tam, incentiva a pessoa “a viajar e sonhar”. No próximo fim de semana começa outro projeto, o já tradicional “Paixão pelo Rio”, que vai até o dia 21 de março e que este ano traz uma grande novidade, o bossaball.
PANROTAS

TAM tem entrega de bagagens em CASA


Clientes TAM de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília podem contar com um novo serviço: o transporte de bagagens porta a porta.


Executado pela TAM Cargo, o serviço diferenciado no mercado brasileiro é feito com as malas coletadas na residência da pessoa, ou endereço de preferência, e entregues no local de destino escolhido por ela, sete dias por semana, incluindo feriados.Cada cliente pode solicitar o deslocamento de dois volumes por retirada e entrega que somem até 46 kg. O valor cobrado é de R$ 49,90 para bagagens com até 23 kg e R$ 99,80 para cargas a partir desse peso.


"Com esse novo benefício, temos mais uma oportunidade de oferecer um diferencial a nosso cliente, reforçando a Excelência em Serviços, que é um dos atributos de nossa gestão", diz Manoela Amaro, diretora de marketing da TAM Linhas Aéreas.
BRASILTURIS

Passaredo abre primeira loja no Norte do País


A Passaredo Linhas Aéreas inaugurou em Ji-Paraná – RO a sua primeira loja na cidade que servirá de apoio aos agentes de viagem para atender aos passageiros que utilizam os serviços da Companhia, em operação no município desde junho de 2009. A loja, que fica localizada dentro do Hotel Máximus, funciona de segunda a sexta-feira, das 9hs às 12hs / 13h30 às 18hs e aos sábados das 8hs às 12hs.

“A nova loja tem como principal função auxiliar e atender além dos nossos agentes de viagens, nossos clientes daquela região, com isso pretendemos firmar cada vez mais nosso compromisso com a região norte do País”, afirma o Comandante Felício, presidente da Passaredo Linhas Aéreas.

Phábrica de Idéias

Até 23 preços distintos por avião



Marcelo Rodrigues, diretor de planejamento da Webjet, informa que quando um voo é aberto, a empresa começa a trabalhar com 23 tarifas diferentes. São categorias que variam conforme uma série de critérios: quanto tempo antes o passageiro compra o bilhete, se é ida e volta e quanto tempo ficará no destino.

– Pode-se cobrar R$ 1 mil pelos últimos lugares e R$ 200 pelos primeiros, comprados quase um ano antes – informa Rodrigues.

TAM e Gol explicam, em linhas gerais, que a diferença nas tarifas é creditada ao horário. Fora do pico, seria possível adquirir um bilhete mais barato.

Cláudio Candiota Filho, presidente da Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo (Andep), explica que as empresas aéreas utilizam um software de gerenciamento de preferências para verificar a procura e definir o preço de cada horário.
Um especialista que presta consultoria para companhias aéreas confirma que o acompanhamento das vendas de um voo é feito praticamente em tempo real. Se o ritmo de vendas está lento, a ordem é colocar assentos em oferta. Assim que forem ocupados, volta a tarifa normal.
ZH

Aviação civil: 2009 foi pior ano desde II Guerra


O tráfego aéreo internacional de passageiros registou, em 2009, uma quebra de 3,5%, indicam dados da Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA) classificando o ano como o pior do período pós-guerra em termos da procura mundial.

A taxa de ocupação média (load factor) das companhias filiadas na associação internacional ficou nos 75,6%. Por seu lado, o frete (transporte de mercadoria) recuou 10,1% no conjunto do ano, resultando num load factor de 49,1%, segundo números publicados esta quarta-feira pela organização.

A capacidade das operadoras diminuiu 0,7%, em Dezembro, enquanto a oferta para transporte de carga aumentou 0,6% face à capacidade das transportadoras em Dezembro. Segundo Giovanni Bisignani, director-geral da IATA, vai ser difícil o sector recuperar a rentabilidade de outros tempos, prevendo-se que as companhias aéreas percam 5,6 mil milhões de dólares em 2010.

Os números relativos ao último mês de 2009, indicam que a procura de viajantes cresceu 1,6%, face a Novembro, com o frete a aumentar uns ligeiros 0,2%.
Dinheiro Digital