PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 24 de maio de 2011

Cinzas de vulcão islandês cancelam voos na Escócia


Secretário britânico dos Transportes disse que voos em Glasgow e Edimburgo podem voltar ao normal nesta terça


O alastramento das cinzas de um vulcão islandês forçou o cancelamento, nesta segunda-feira, de diversas decolagens e aterrissagens em aeroportos escoceses.

Empresas como British Airways, Easyjet e KLM decidiram suspender suas atividades na Escócia, e alguns voos transatlânticos sofreram atrasos.

A ameaça de mais interrupções aéreas fez com que o presidente dos EUA, Barack Obama, adiantasse em um dia sua ida de Dublin (Irlanda) a Londres, primeira parada de sua viagem pela Europa nesta semana.

O serviço meteorológico escocês previu que uma nuvem de fumaça vulcânica chegaria na noite desta segunda-feira ao país e a partes da Irlanda do Norte na manhã de terça. Aparentemente, a Inglaterra não será afetada pelas cinzas.

Ainda assim, os meteorologistas disseram que é difícil prever qual direção a nuvem de fumaça tomará nos próximos dias.

Imagem de satélite da Nasa mostra nuvem de cinzas expelida pelo vulcão Grimsvotn, Islândia (22/05)
Foto: Reuters

Imagem de satélite da Nasa mostra nuvem de cinzas expelida pelo vulcão Grimsvotn, Islândia (22/05)

Normalidade

O secretário britânico dos Transportes, Philip Hammond, confirmou que “a maioria ou todos os voos da Escócia serão suspensos” na manhã de terça, mas acrescentou que o tráfego aéreo deveria voltar à normalidade por volta de meio-dia (horário local) em cidades como Glasgow e Edimburgo.
Qualquer inconveniente depois disso será “limitado”, afirmou Hammond.

Porta-vozes do aeroporto de Edimburgo pedem que os passageiros confirmem seus voos antes de se dirigir ao local.

O vulcão Grimsvotn entrou em erupção no último sábado, fazendo com que os europeus recordassem dos efeitos de outro vulcão irlandês, o Eyjafjallajokull, cuja erupção, no ano passado, praticamente paralisou o tráfego aéreo da Europa por cerca de um mês.

Especialistas dizem, porém, que o Grimsvotn não deve causar tantos problemas: além de a erupção atual ter menor escala, suas cinzas são maiores e, por isso, caem mais rapidamente no chão.

Site IG.