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segunda-feira, 29 de junho de 2009

CONGONHAS e PAMPULHA na pauta da Anac para o segundo semestre


A Agência Nacional de Aviação Civil vai colocar em pauta no segundo semestre – que começa quarta-feira, 1 de julho – dois importantes assuntos referentes à aviação comercial e regional. A reabertura do aeroporto da Pampulha (MG) para as grandes companhias aéreas e a redistribuição de espaços dos ‘slots’ em Congonhas (SP).

Retomar a discussão sobre o aeroporto central de Belo Horizonte vai significar novo embate político. O governador Aécio Neves já se manifestou reiteradas vezes contrário à idéia, assim como Sérgio Cabral era no Rio de Janeiro em relação ao Santos Dumont.

A Anac deverá propor a revogação de portaria do DAC, editada em março de 2005, que limitou o uso da Pampulha à aviação executiva ou a ligações comerciais feitas com turboélices para até 50 passageiros. O aeroporto tem capacidade para operar somente 400 passageiros/hora, em razão das restrições do terminal de embarque.

A outra questão vai retomar o aeroporto de Congonhas, que está com toda a sua grade de horários preenchida, mas a agência tem um estudo para redistribuição dos slots, com base do desempenho operacional. Uma das alterações prováveis é estender a faixa de uso dos slots.

São duas novas medidas regulatórias que deverão agitar novamente o setor que também aguarda para este período a entrega do modelo para a concessão de aeroportos para a iniciativa privada, Galeão e Viracopos inicialmente.

AE

AUSTRÁLIA PREOCUPADA COM CHOQUES AÉREOS


Os especialistas da Civil Aviation Safety Authority da Austrália estão preocupados com a recente sucessão de acidentes aéreos entre aeronaves de treinamento no país. Os choques aéreos de Moorabin, Bankstown e Parafield causaram grande comoção na opinião publica do país e agora estão sendo revistos os critérios e procedimentos para esse tipo de voos de instrução. Nessa pesquisa aquela agência governamental conta com o apoio da "Australian Association of Flight Instructors", da "Aircraft Owners and Pilots Association" e da "Royal Federation of Aero Clubs" da Austrália.
Aerobusiness

Diante do SINA, Jobim nega concessão de aeroportos e privatização da Infraero




Durante audiência realizada no Ministério da Defesa, em Brasília, nesta terça-feira, 24/06, com a presença dos presidentes do Sindicato Nacional do Aeroportuários/SINA, Francisco Lemos, da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil/Fentac, Celso Klafke, e da CUT Nacional, Artur Henrique, além do ministro e do brigadeiro Jorge Godinho, integrante da cúpula do Ministério, Jobim negou a concessão de aeroportos e a privatização da Infraero.

De início, Artur Henrique, lembrou que a CUT, por questões de ponto de vista ideológico e histórico, tem posição contrária à privatização ou abertura de concessões de aeroportos administrados pela empresa. Mas, se a concorrência na atividade é necessária, os trabalhadores aeroportuários/as não têm medo de se expor e estão prontos para bater de frente com a concorrência! Pois, segundo Artur Henrique, “não é à toa que a Infraero é uma das empresas mais reconhecidas no mundo por sua competência na construção e administração de aeroportos”.
Para reforçar esses argumentos, Lemos, do SINA, foi além, expondo de forma técnica a grandiosidade da empresa. Acrescentou que o nosso Sindicato, com o apoio do Movimento Sindical Cutista, defenderá a Infraero com unhas e dentes. Klafke, da Fentac, foi na mesma direção.
Jobim, então, disse que o processo de privatização está completamente descartado, assim como a abertura de capital; como a Infraero não possui patrimônio - pois pertence à União, estados e municípios - será muito difícil passar os bens para a empresa. Acrescentou que, embora tenham sido feitos estudos sobre o assunto, ainda não existem conclusões. Disse, também, que as conversas com o Presidente Lula ainda não chegaram ao finalmente.
O ministro reconheceu que a Infraero, mesmo sendo autossuficiente para construir e administrar aeroportos, não terá fôlego para enfrentar o aumento de infraestrutura aeroportuária que o País requer; criticou o modelo de gestão interna da empresa e elogiou a Infraero pela eficiência na atividade fim. Em seguida, determinou ao brigadeiro Godinho que convoque os trabalhadores/as, através de seus sindicatos do Setor Aéreo, para começar um debate do ponto de vista dos trabalhadores desse ramo de atividade.

Os Sindicatos e Godinho, então, agendaram reunião para a próxima terça-feira, 30/06. Na ocasião o SINA encaminhará ao brigadeiro as primeiras demandas que poderão acelerar a melhoria do processo de gestão da Infraero e, com certeza, iniciará a abertura de diálogo direto entre a categoria e o Ministério da Defesa. Foi dito, ainda, por Jobim que em qualquer discussão, daqui pra frente, em relação a concessão de aeroportos no Brasil o SINA será consultado.
Após a audiência, as direções do SINA, da Fentac e da CUT decidiram que o “Ato em Defesa da Soberania Nacional” - com a preservação da Rede Infraero - está mantido para o próximo dia 09 de julho. Isso significa que, mesmo diante da posição explícita do ministro, a categoria aeroportuária demonstrará que está pronta para qualquer surpresa.
Aeroportos no Brasil

Coréia do Sul - expansão do Aeroporto Internacional de Seul


A Coréia do Sul anunciou um investimento de 4 trilhões de won coreano ($ 3,11 bilhões) para a expansão do Aeroporto Internacional de Seul Incheon que irá incluir um segundo terminal e os aviões novos, aventais.

A construção será iniciada em 2011 e do aeroporto será capaz de lidar com 41% a mais de passageiros e 29% a mais de carga, quando o projeto estiver concluído em 2015, diz o Ministério dos Transportes e Acrescenta que o cronograma pode mudar dependendo da demanda de viagens aéreas.

Os planos incluem um segundo terminal que permite que o aeroporto para tratar 62 milhões de passageiros anualmente, a partir do actual 44 milhões. Uma ampliação do terminal de carga irá aumentar a sua capacidade para 5,8 milhões de toneladas a partir de 4,5 milhões de toneladas.

Flightglobal

CNMV espanhol isenta Iberia de fazer uma oferta pela totalidade da Vueling


O regulador do mercado da bolsa espanhol CNMV isentou a Iberia de fazer uma OPA pela totalidade da Vueling.
A imprensa estrangeira cita a Iberia e diz que a fusão entre a Vueling e a Clickair, que dará origem à Nueva Vueling, deverá estar concluída em meados de Julho e que uma vez concluída, a Iberia terá 45,85% do novo grupo, ultrapassando os 30% o que normalmente obrigaria a companhia espanhola a lançar uma oferta pública de aquisição da totalidade de acordo com as regulações do mercado bolsista.

A criação da Nueva Vueling irá gerar uma poupança anual de custos de 25 milhões de euros e aumentar a receitas em 40 a 45 milhões de euros durante três anos, de acordo com as projecções da Vueling.

Presstur

Prazo para caixas-pretas de Airbus da Air France emitirem sinais acaba amanhã


Se confirmadas as previsões do Escritório de Investigação e Análise francês (BEA), as caixas-pretas do Airbus A-330 devem parar de emitir sinais sonoros entre esta segunda e terça-feira (30). O BEA é responsável pelas investigações das causas do acidente com o avião que fazia o voo 447 da Air France. A aeronave caiu no oceano Atlântico no dia 31 de maio com 228 pessoas a bordo, quando fazia o trajeto Rio-Paris.

Na última sexta-feira (26) a FAB (Força Aérea Brasileira) e a Marinha suspenderam as buscas por corpos e destroços do voo AF 447. Em 26 dias de buscas, foram localizados e resgatados 51 corpos de vítimas da tragédia; 14 foram identificados.

Enquanto as buscas ficaram sob responsabilidade do Brasil, o trabalho de busca das caixas-pretas e a investigação cabe ao governo francês.

O último comunicado do BEA a respeito do acidente data da última quinta-feira (25). Segundo nota constante no site do escritório, na próxima quinta-feira (2) ocorre a publicação de um relatório preliminar sobre as causas do acidente com o voo 447.

Nesta segunda-feira ocorre uma homenagem às vítimas. A cerimônia será feita a bordo da fragata Bosísio com a participação de outros navios da Força, que foram empregados nas buscas realizadas.
Desástres aéreos

Boeing da US Airways faz aterrissagem "dura" na Flórida e assusta passageiros

Um avião da US Airways deixou seus passageiros bastante assustados ao fazer uma aterrissagem "dura" ao tocar a pista do Aeroporto Internacional de Tampa (TPA/KTPA), na Flórida, EUA, no sábado (27) às 14:30 (hora local).

O Boeing 737-4B7, prefixo N443US, aterrissou na pista 18R do aeroporto e houve uma explosão nos pneus dianteiros em razão do forte impacto contra a pista, causando um colapso no trem de pouso.

A tripulação conseguiu manter o avião na pista, enquanto a estrutura do trem de pouso era moída para baixo até o avião parar com o nariz a poucos centímetros do chão, apoiado no que sobrou do trem dianteiro. Os passageiros foram retirados pela parte traseira da aeronave 30 minutos após o incidente.

O voo 1241 decolou do Aeroporto Internacional de Filadélfia (PHL/KPHL) pouco antes do meio dia.

"Ouvimos uma explosão e vimos faíscas pela janela", disse o passageiro Ken Jacobson.

O porta-voz da US Airways disse que o avião levava 138 pessoas a bordo, além de cinco membros da tripulação e que ninguém se feriu.

O avião permaneceu na pista por oito horas até ser rebocado e ser realizada a limpeza da pista.

O tráfego aéreo foi desviado para a pista leste do aeroporto, mas não ocasionou atraso a qualquer voo, embora residentes do sul de Tampa Sul tiveram que aturar o aumento dos ruídos dos aviões devido à mudança na rota aérea.
Desástres aéreos

Azul - Mais um destino


ERJ190 Azul

Mais um destino doméstico para a novata do céu brasileiro. Trata-se de Confins.

“Serão operados 4 vôos diários no trecho Viracopos-Confins, a partir de 10 de agosto.”

Eaglesky

Air Berlin poderá adiar pedidos




A Air Berlin poderá cancelar ou adiar algumas das suas encomendas , o chefe do transporte executivo alemão disse a revista FVW.
As encomendas pendentes da incluem 25 aviões Boeing 787 Dreamliner para entrega entre 2013 e 2017.
"Atualmente, não existem planos para cancelar encomendas para o Dreamliner", disse um porta-voz da Air Berlin.
Segundo o relatório trimestral da empresa para o final de março, também é ainda esperada a entrega de 4 Q400s construídos pela Bombardier, 26 aviões da família Airbus A320 e um total 91 Boeing 737-700s e 737-800s.
Air wise

Executivo-chefe ,Samer Majali,se demitiu da a Royal Jordanian


Samer Majali, demitiu-se da Ryal Jordanian, companhia a qual dirigiu com grande dignidade e habilidade. Samer é um dos bons homens da indústria - um verdadeiro cavalheiro.

Duvido que esta é a última que vamos ouvir de Samer. Ele é um alto perfil indústria aérea CEO e, recentemente, presidiu a reunião anual da IATA, em Kuala Lumpur.

Airline Business

KLM inicia code-share com empresa aérea da Rússia


A KLM, do Grupo Air France-KLM, inicou no último dia 22 um acordo de code-share com a companhia russa Rossiya para os voos entre Amsterdã, na Holanda, e São Petersburgo, na Rússia.

E a partir do dia 13 de julho, a Rossiya vai ampliar de três para quatro voos semanais entre as duas cidades. E a KLM, a partir do dia 17 de julho, também vai acrescentar um voo no serviço entre os dois destinos – de quatro para cinco por semana.

O site da empresa russa é o www.rossiya-airlines.ru/en/.

Panrotas


AeroLogic fará primeiro voo hoje e está pronta para novas rotas


A AeroLogic, empresa de carga aérea, confirma que seu primeiro voo está programado para hoje (29/06). Além disso, a empresa pronta para começar a servir rotas entre Europa e África. Para o serviço começar falta apenas o recebimento do Air Operator Certificate (AOC) do departamento de aviação civil alemão (LBA).

A AeroLogic foi criada para oferecer serviços de transporte aéreo na rota comercial Europa-Ásia, que deve crescer cerca de 5% ao ano a médio prazo. Inicialmente, a empresa aérea deverá servir as rotas expressas Leipzig – Bahrain – Cingapura – Delhi – Leipzig nos dias úteis e as rotas de carga aérea Leipzig – Tashkent – Hong Kong – Tashkent – Leipzig nos fins de semana. A partir de 2010, a empresa deverá expandir gradualmente sua malha aérea a fim de oferecer novos voos diretos para várias das grandes metrópoles asiáticas.

Mercado e Eventos

Infraero investe na reforma do Aeroporto de Cuiabá


O Aeroporto Internacional de Cuiabá/Marechal Rondon receberá R$ 30,9 milhões em investimentos para a reforma do terminal de passageiros e do estacionamento.

Com as reformas, a capacidade operacional do aeroporto irá aumentar de 1,5 milhão de passageiros por ano para 2,29 milhões.

Entre as obras previstas estão a instalação de três pontes de embarque e a construção de um conector interno.

Além disso, os balcões de check-in aumentarão de 14 para 28. As áreas de embarque e desembarque serão readequadas para garantir maior conforto aos passageiros.

O novo estacionamento vai passar a ter 480 vagas para veículos pequenos, nove para ônibus e 80 para táxis e vans.

As obras tem prazo para finalização até junho de 2013.

Revista Flap

British Airways calcula preço das “low cost”

A British Airways lançou um página onde alerta para as vantagens que os seus serviços têm em relação a companhias “low cost” como a easyJet e Ryanair.

A “calculadora” online permite aos passageiros fazer contas a preços de bagagens, extras e taxas das três companhias.

“Está bem documentado que algumas companhias de baixo custo cobram uma variedade de extras que consideramos ser parte do nosso serviço base” afirma Richard Tams da British Airways.

low cost portugal

Amesterdã Será a nova sede da SkyTeam

A SkyTeam retomou Amesterdã como base para uma nova sede mundial, e já anunciou recentemente que reforçou a sua equipe de gestão centralizada com seis novos executivos.

Esta equipe de gestão será responsável para o dia-a-dia das operações da aliança, incluindo marketing, vendas e transferência aeroporto sinergias, produto, frete, publicidade, finanças, comunicações corporativas e administração de alianças .

"SkyTeam, tem funcionado como uma entidade virtual desde a sua criação. No entanto, como a indústria tem se tornado cada vez mais complexa e a aliança continua a perseguir o crescimento mundial, a transição para uma estrutura de gestão central continua a ser uma prioridade absoluta", disse Marie-Joseph Homem, que em de Abril foi nomeada gestora da nova equipa de gestão.

"Já fizemos progressos significativos, bem como a aliança está a trabalhando arduamente para garantir o escritório que estará instalado e funcionando, o mais tardar no quarto trimestre de 2009."

Esse serviço será baseado no Aeroporto Schiphol, em casa para SkyTeam membro KLM. "Amesterdã está centralmente localizado em um fuso horário estratégico para os parceiros da SkyTeam em todo o globo, e com um importante hub SkyTeam Aeroporto Schiphol, em Amesterdã, os gabinetes são facilmente acessíveis."

Além do Homem, da SkyTeam , a gestão incluirá seis membros executivos de companhias aéreas. Estes incluem Min Zeng da China Southern Airlines, que foi nomeado vice-diretor gerente encarregado de adesão desenvolvimento; da Alitalia Mauro Oretti como VP de vendas e marketing, e Gordon Humpherys, que deixa seu papel como diretor de operações do Atlântico Norte na Delta Air Lines «Northwest Airlines para se tornar subsidiária da aliança VP, serviços aeroportuários.

Korean Air da SkyTeam também adere a equipa de gestão como VP, aliança operações, enquanto a Air France's Jean-Guy Lengline foi nomeado VP, apoio e serviços. Da KLM Fátima da Gloria de Souza irá SkyTeam chefe da marca e comunicação corporativa departamento como um diretor.

"Nós estávamos empenhados em identificar o talento certo para cada posição executiva e estamos orgulhosos de ter criado uma equipe única internacional e multi-cultural", "Isso mostra o compromisso da SkyTeam para a integração dos conhecimentos dos seus parceiros na busca de alianças com companhias aéreas e objetivos empresariais".

Ele continuou, "A transição para uma estrutura de gestão centralizada irá continuar a apoiar o crescimento mundial da aliança hoje sempre. Estamos animados para ajudar a impulsionar as iniciativas da SkyTeam e para continuar a obter sucesso através da colaboração de todos os 10 membros da aliança."

ANR

Brasil – PF volta a apurar acidente com avião da TAM em Congonhas



A Polícia Federal (PF) informou nesta sexta-feira que retomará as investigações sobre o acidente com o Airbus da TAM que não conseguiu frear na pista do Aeroporto de Congonhas, Zona Sul da capital, em julho de 2007, e explodiu no prédio da TAM Express, matando 199 pessoas. A apuração ficou parada porque o inquérito estava na 1ª Vara Criminal Federal de São Paulo havia seis meses.

A retomada da investigação ocorre dois dias depois de o jornal “Diário de S.Paulo” conclusões do relatório sobre o acidente elaborado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão da Aeronáutica que apura as causas da tragédia.

Segundo a PF, os documentos deixaram o órgão em 29 de janeiro, quando foram remetidos à Justiça para serem anexados ao inquérito da Polícia Civil sobre o caso, concluído em novembro de 2008. O caso foi remetido à PF devido à decisão do Ministério Público de que o crime em questão é de atentado contra a segurança do transporte aéreo, cuja apuração é de competência federal.

No período em que a investigação ficou parada, o delegado da PF responsável pelo caso, Pedro Serzi Junior, foi destituído da apuração. A PF não informou qual foi o motivo da mudança, dizendo apenas que o processo número 1-062/2007, sobre a tragédia, está no cartório aguardando distribuição a novo delegado. O caso está sob responsabilidade da Delegacia de Defesa Institucional (Delinst).

- Vamos à PF hoje pedir explicação sobre a mudança. Queremos que o doutor Pedro (Serzi Junior) fique no caso. Um novo delegado vai demorar um tempo para conhecer a investigação – diz Dario Scott, presidente da Associação dos Familiares de Vítimas do Acidente da TAM.

O procurador da República Rodrigo de Grandis diz que a investigação da PF está bem avançada.

- A perspectiva é que se encerre ainda neste ano toda a apuração – afirma

ANR

Trip investe R$ 400 milhões em novos aviões


A Trip Linhas Aéreas estabeleceu como meta superar a marca de 100 cidades atendidas nos próximos dois anos. Para isso, a empresa pretende investir R$ 400 milhões na ampliação de sua frota de aviões.

"Serão de oito a 10 novos aviões por ano, metade deles turboélices ATR e a outra metade, jatos da Embraer , que serão fundamentais para o nosso crescimento em rotas de longa distância", afirmou José Mário Caprioli, presidente da empresa na última quarta-feira, durante cerimônia de entrega do terceiro jato Embraer 175, em São José dos Campos.

A companhia conta hoje com uma frota de 25 aeronaves e opera em 73 cidades, mas pretende encerrar 2009 com um total de 30 aeronaves e ampliar a sua cobertura para 80 cidades.

Os novos jatos 175 entram em operação este mês nas novas rotas que interligam o Rio de Janeiro, a partir do aeroporto Santos Dumont, a 42 municípios em todo o Brasil, sendo 13 destinos diretos. Segundo Caprioli, na próxima semana a Trip vai receber a quarta aeronave da Embraer e, em novembro, a última.
Abetar

ESTUDO DA EMBRAER APONTA MOTIVOS


Análise de mercado preparada pela Embraer indica que as empresas escolheram seus aviões da série E Jets por diferentes motivos: 53% delas indicaram que sua escolha visou o ajuste da capacidade da frota para a demanda em rotas operadas antes por outras aeronaves tipo "narrow body", 24% pelo crescimento natural dos serviços nas linhas que servem, 17% para a abertura de novos mercados e 6% para substituição direta de aeronaves do mesmo tamanho e projeto mais antigo.
Aerobusiness

Caprioli (Trip) faz palestra nos EUA sobre aéreas low cost


O presidente da Trip, José Mário Caprioli, representa o Brasil durante a 3ª Conferência Anual “Low Cost Airlines World Americas”, que acontece até quarta-feira (dia 1º), em Coral Gables, no Estado da Flórida, nos Estados Unidos. Caprioli participa amanhã (terça, dia 30) do painel “O futuro das Low Costs na América Latina”, realizado em parceria com o presidente da Aero Republica, Roberto Junguito.

O evento acontece anualmente com dirigentes das principais companhias aéreas de baixo custo de vários países.
Panrotas

Azul terá voos extras para Fortaleza e Maceió durante as férias de julho


Durante o período de férias escolares, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras obteve autorização para oferecer voos extras para duas capitais nordestinas, Fortaleza e Maceió. Entre os dias 4 de julho e 1º de agosto, a companhia vai oferecer um voo extra para Fortaleza, saindo de Campinas às 13h10 diariamente e chegando à capital cearense às 16h30. E outra frequência de Fortaleza para Campinas parte da capital do Ceará às 17h e chega a Viracopos às 20h20. As passagens variam a partir de R$ 219 para compra com 30 dias de antecedência (por trecho para viagens de ida e volta). A Azul já oferece duas frequências por dia entre Campinas e Fortaleza.

De 11 de julho a 9 de agosto, a Azul vai contar com um voo que parte de Campinas às 10h15 e chega a Maceió às 13h15. Na volta sai de Maceió às 13h55, com chegada a Campinas às 16h55. Os bilhetes variam a partir de R$ 169 para compra com 30 dias de antecedência (valor por trecho para viagens de ida e volta). A Azul já oferece duas frequências por dia entre Campinas e Maceió.

Mercado e Eventos

Pilotos não podem errar em Congonhas


O presidente da Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves do Brasil, George Sucupira, afirmou que a margem de erro em pousos no Aeroporto de Congonhas é zero.

'Pousar lá sempre foi crítico. Não se pode errar em nada.' Relatório da Aeronáutica apontou que o acidente com o avião da TAM, que matou 199 em julho de 2007, foi causado por erro do piloto, além de falhas no sistema da aeronave, que não alertou sobre a posição errada dos manetes.

Para a Aeronáutica, a pista, na época sem ranhuras que evitam o acúmulo de água, atuou como fator psicológico, induzindo o piloto ao erro na hora de posicionar os manetes.

Correio do Povo

Aérea não reduziu folha no Brasil, mas começa a negociar

As ações tomadas pela British Airways (BA) para reduzir a folha de pagamentos ainda não chegaram ao Brasil, mas a companhia aérea informa que já conversa sobre o assunto com sindicatos e funcionários locais.

Patrick Fehring, vice-presidente para a América Latina e Caribe da empresa, afirma que estão sendo analisadas medidas cabíveis no país, incluindo cortes voluntários de salário. "Fazemos o que funciona melhor conforme as leis trabalhistas de cada lugar", diz o executivo.

Até agora, segundo ele, não houve demissões no Brasil. A BA emprega 120 pessoas no país, sendo 51 tripulantes - comissários ou pilotos. Graziella Baggio, presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), diz que não há notícia de demissões e uma reunião será feita com a empresa em julho. "É preciso firmar acordos coletivos para qualquer proposta que foge do que está no contrato de trabalho", afirma a sindicalista.

Fehring afirma que a BA vem oferecendo diversas opções voluntárias para os empregados. "Eu mesmo, por exemplo, aceitei uma redução de 5% no salário em troca de dias de folga. Vou fazer umas aulas de jiu-jítsu nesse tempo livre", diz. "Esta é a maior crise que a indústria já enfrentou. Mas há muita gente apaixonada no setor e disposta a fazer alguns sacrifícios."

Valor Econômico - SP

Airbus faz pouso de emergência nos EUA


Um Airbus A-330 da companhia Scandinavian Airlines fez um pouso de emergência neste sábado (27) em Maine, nos Estados Unidos. O voo seguia de Nova Jersey, nos EUA, para Copenhagen, na Dinamarca.

Segundo a correspondente da TV Globo, Giuliana Morrone, que era uma das passageiras da aeronave, o voo saiu com mais de duas horas de atraso. Dez minutos após a decolagem, um cheiro forte de fumaça invadiu a cabine de passageiros. Os comissários, então, retiraram as pessoas que estavam dentro dos banheiros. “Eles procuravam sinais de fogo, talvez provocado por fumo dentro do banheiro. Também abriram os bagageiros, mas nada encontraram”, relata.

Logo depois, o comandante anunciou o pouso de emergência, que ocorreu sem problemas. Um bombeiro entrou no avião, mas não achou indícios de incêndio. A jornalista relata que após três horas, o comandante anunciou que tinha recebido o novo plano de voo e iniciou a decolagem quando o cheiro de queimado voltou. “Os comissários ficaram muito nervosos e se negaram a seguir viagem”, diz.

Às 2h de Brasília (1h horário local), os passageiros aguardavam no aeroporto sobre uma nova decisão da companhia sobre a viagem.


G1


Os pilotos Detlef Heun, 50 anos, e Liliana Tagliamonte, 43 anos, foram recepcionados pelo Grupamento Aéreo da Brigada Militar na Base Fronteiras, em Uruguaiana.

Do local, a dupla partiu, na quinta-feira, com destino a Buenos Aires. O casal iniciou uma aventura em dezembro de 2008, saindo da Flórida (EUA), e pretende, até 2012, dar a volta ao mundo a bordo de uma aeronave construída por Detlef e baseada no modelo RV-7.

Na Argentina, o monomotor, que tem autonomia de 14 horas, permanecerá por um mês. Na sequência, o casal pretende chegar ao Polo Sul.

Correio do Povo

Novas mensagens de sensores


O site "Eurocockpit" divulgou novas mensagens eletrônicas supostamente transmitidas pelo voo 447 da Air France, minutos antes da tragédia.

A principal delas indicaria uma pane nos tubos de pitot (o sensor de velocidade do avião). As sondas ganharam importância na investigação do acidente depois que a fabricante do jato emitiu recomendação a seus operadores, reforçando a necessidade das tripulações verificarem a velocidade do avião antes de entrarem em zonas de turbulência. Falhas nos sensores foram responsáveis por mais de uma dezena de incidentes e até acidentes nos últimos anos.

De acordo com o site, fontes da Air France teriam dito que as autoridades responsáveis pela investigação têm omitido essa mensagem automática. A autenticidade do documento reproduzido pelo Eurocokpit não é confirmada nem desmentida pela companhia aérea ou pelo Escritório de Investigações e Análises para a Segurança da Aviação Civil (BEA, na sigla em francês).

O site divulga ainda nota técnica, supostamente produzida por técnicos da Air France em 2008, alertando para problemas de obstrução e congelamento dos tubos de pitot e recomendando a troca das sondas - um indicativo de que a companhia já saberia dos riscos de operar aviões com equipamentos antigos.

Após o acidente, a Air France negou ter tido problemas sérios com as sondas e só acelerou a substituição dos equipamentos por pressão de um sindicato de pilotos.

Estado de São Paulo - SP

TAP Cargo com faturamento recorde em 2008


A TAP Cargo registou em 2008 uma faturamento recorde de 128 milhões de euros, que representam um crescimento de 15 por cento relativamente ao ano anterior, anunciou a empresa em comunicado.

«O mercado nacional foi responsável por cerca de um terço desta receita, contribuindo decisivamente para os resultados alcançados, que permitiram que a TAP Cargo mantivesse em 2008 uma posição de liderança em Portugal», revela ainda a companhia aérea.

«A consolidação das operações regulares em voos cargueiros que a TAP Cargo semanalmente opera na Europa, a partir da Alemanha, Bélgica e Reino Unido, e que nos ajudam diariamente a alimentar os porões de carga dos 65 voos semanais que temos para o Brasil» são apontados como factores chave para os resultados obtidos.

«Foram também aumentadas as operações em cargueiros B747 de Lisboa e Porto com destino a Luanda. A produção total da TAP em voos cargueiro aumentou 80 por cento em relação ao ano anterior», informa ainda o director da TAP Cargo, José Anjos, destacando ainda «a inauguração do novo Terminal de Carga no Aeroporto de Lisboa, que oferece as condições necessárias mínimas para o processamento de carga aérea na principal placa giratória da TAP».

Perspectivando o ano em curso, José Anjos avança que o desejo da TAP Cargo para 2009 «é, em primeiro lugar, o de ajudar a TAP a dar resposta aos grandes desafios que atravessamos, sem aventureirismos, sempre de forma sustentável e bem apoiada numa estrutura de recursos humanos motivada e actuante, de forma a minorar os efeitos da crise».

Agência Financeira

Cia aérea chilena LAN prevê 2o semestre melhor e prioriza Brasil


SANTIAGO (Reuters) - Os negócios de transporte de carga deve se recuperar no segundo semestre de 2009, depois de um desempenho negativo na primeira metade do ano, previu o presidente da companhia aérea LAN, Jorge Awad, nesta sexta-feira, que também afirmou que sua prioridade é ampliar os negócios da empresa no Brasil.

A LAN, uma das maiores do setor na América Latina, registrou uma forte queda em seus negócios de carga na região, que tem sofrido com os efeitos da crise financeira global.

A empresa, com sede em Santiago e unidades no Chile, na Argentina, na Colômbia, no Equador e no Peru, divulgou uma queda de 17,4 por cento no tráfego de carga em maio, em comparação com o mesmo período no ano passado, devido a uma desaceleração dos mercados de exportação e importação na América Latina.

"No segundo semestre, deve se ver os negócios de carga começarem a crescer e o transporte de passageiros continuar com a tendência que temos tido (desde maio)", disse Awad à Reuters.

A LAN registrou uma alta inter-anual de 11,4 por cento em seu tráfego de passageiros em maio, apoiada no desempenho favorável de suas operações no Chile, Argentina, Peru e Equador.

Em meio à desaceleração do setor aerocomercial, Awad reafirmou que a prioridade da LAN para o curto e médio prazo é a ampliação de suas operações através de uma unidade de negócios no Brasil, como fez na Argentina, no Equador e no Peru.

Em todo caso, a LAN já começou em março suas operações no mercado doméstico de carga no Brasil, como parte de seu objetivo para ampliar sua posição no setor na região.

"A única coisa que podemos dizer é que temos paciência", afirmou Awad sobre o prazo para concretizar o ingresso da LAN no transporte de passageiros no Brasil.

UOL

American Airlines é eleita a melhor companhia aérea para a América do Norte


A American Airlines foi eleita a melhor companhia aérea para a América do Norte e Caribe pela Associação dos Agentes de Viagem do Estado de São Paulo (Aviesp). O prêmio TOP, que avalia as empresas mais presentes no consciente dos agentes de viagem, demonstrou que, em 2008, a American foi a companhia mais lembrada no interior do estado paulista como a melhor “Transportadora Aérea América do Norte”. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 29 de junho em São Paulo. José Roberto Trinca, Diretor de Vendas da American Airlines para São Paulo e Região Sul do Brasil, receberá o troféu em nome da companhia. “Essa conquista significa muito para nós, pois demonstra o reconhecimento dos maiores e melhores agentes de viagem do interior de São Paulo, que é o 3º maior pólo emissor de passagens da American no Brasil”, disse Trinca. Atualmente, a American oferece um total de 62 voos semanais para os Estados Unidos, saindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador. Entre os destinos americanos que recebem voos diretos do Brasil estão Nova York, Miami e Dallas.
Portal Fator Brasil

Sem Gol e TAM, Embraer quer crescer com aéreas menores


Dezessete companhias aéreas operam no mercado doméstico, mas apenas duas (TAM e Gol) são responsáveis por cerca de 87% dos passageiros transportados, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

E nenhuma delas é cliente da única fabricante nacional de aviões, a Embraer. Para ganhar espaço com um cenário como este, o presidente da empresa, Frederico Fleury Curado, quer crescer junto à aviação regional.

Nesta semana, a Embraer entregou mais um jato à brasileira Trip e anunciou um novo avião para a Azul, na semana que vem. Enquanto Gol e TAM optaram por Airbus e Boeing, a fabricante brasileira abastece as aéreas menores com esperança que o modelo de negócios destas empresas prospere.

"O Brasil tem uma concentração muito grande de transporte nessas rotas (maiores). Qualquer coisa como 80% do tráfego passa pelos dez aeroportos principais. O Brasil tem mais de 200 aeroportos. Cerca de 100, 150, nem são utilizados no transporte regular. O Brasil precisa muito disso, de capilaridade", defende Curado. "E você não consegue fazer isso com avião grande".

Para ele, a melhor forma de o mercado doméstico crescer é com aviões menores voando para aeroportos menores que ainda não são atendidos comercialmente. Curado cita como como exemplo países onde a aviação já está consolidado para justificar seu discurso. "Nos Estados Unidos e Europa, um terço da frota é de aviões regionais. No Brasil, é 8%, 10%. Tem muito espaço".

A Embraer vê o mercado de aviação regional como oportunidade para deixar de ser majoritariamente exportadora e ter mais força no fornecimento às companhias brasileiras. Atualmente, no Brasil, apenas Trip e Azul são clientes da fabricante em aviação comercial - segmento que representa 75,3% da receita da empresa.

Queda na atividade
No mesmo momento que a Embraer vê suas vendas a companhias aéreas brasileiras aumentarem, sofre com a crise financeira internacional e a queda da demanda como um todo.

Curado projeta que a empresa venda cerca de 240 aviões em 2009. Ele afirmou que a Embraer deve ter perdas nesse ano e estabilidade em 2010.

"Estamos... tendo uma redução (de crescimento). Apesar de a quantidade de aviões (vendidos) este ano ser maior que no ano passado, são aviões de pequeno porte. Nós efetivamente temos uma redução de cerca de 30% da atividade industrial da empresa. 2010 deve ser um ano relativamente estável em relação a 2009. Nós não vemos crescimento antes de 2011 de nenhuma forma", disse.

As consequências da crise na empresa já são conhecidas. Em fevereiro, a empresa anunciou a demissão de 4,2 mil funcionários, ou 20% do quadro de empregados. As despesas relacionadas aos cortes de pessoal foram de US$ 50 milhões, com impacto no resultado do primeiro trimestre.

O caso chegou à Justiça, mas as demissões foram mantidas, diante de um acordo em que a empresa se comprometeu a indenizar os demitidos, garantia assistência médica até março de 2010 e dar prioridade aos ex-empregados que se apresentem para a participação em eventuais futuros processos de seleção.

Para Curado, ainda é cedo para falar no retorno dos trabalhadores. "É muito cedo (para falar em recontratar), porque enquanto não houver crescimento, a gente não pode pensar nisso", explica.

Webtranspo

Air Berlin em queda no primeiro trimestre do ano



No primeiro trimestre do ano, a Air Berlin perdeu 6,2% de passageiros, uma percentagem que, alega a companhia em nota informativa, está “melhor que a média do sector”. Mas o número de passageiros transportados não foi o único indicador em que a companhia alemã desceu, já que também ao nível dos lucros se registou uma forte quebra, que ascende a 27,3%, em comparação com igual período de 2008.
De acordo com a companhia, neste período, os resultados operacionais antes de juros e impostos (EBIT) registaram uma perda de 87,3 milhões de euros, quando em igual período do ano passado se tinha registado uma perda de 68,6 milhões, um resultado que a Air Berlin atribui à diminuição da procura, ao aumento do custo do querosene e ao facto de a Pascoa ter sido em Abril, quando no ano passado foi em Março.
Apesar de a taxa de ocupação dos voos da companhia ter também descido, ainda que neste ponto o decréscimo seja de apenas 1,8%, a receita por passageiro/quilómetro registou um aumento de 15,4%, passando de 7,22 cêntimos no primeiro trimestre de 2008, para 8,33 cêntimos este ano, números que contribuíram para o aumento de 1,2% ao nível da receita, que atingiu os 661 milhões de euros.
Mas as quebras voltaram a registar-se ao nível do lucro líquido, uma vez que no primeiro trimestre deste ano, este indicador apresentou um prejuízo de 88,4 milhões de euros, contra um prejuízo de 59,6 milhões de euros no primeiro trimestre de 2008.
Para Joachim Hunold, CEO da companhia, "neste ambiente de desafio económico, a Air Berlin teve um comportamento melhor do que outras companhias aéreas europeias”, considerando que, apesar da retracção do mercado, a companhia tem conseguir manter “relativamente estáveis as vendas das viagens individuais”.
De acordo com o responsável, a solução poderá passar pelo aumento de rendimento nos segmentos charter e de negócios, o que implicará uma melhoria da capacidade de gestão dos voos de longo curso.
No primeiro trimestre do ano, a Air Berlin reportou ainda um aumento de 3,2% nos custos de desenvolvimento, na ordem dos 638 milhões de euros, e que se devem essencialmente ao impacto do ano anterior, nomeadamente ao nível dos custos com o combustível e com o aumento médio dos salários.
I.M.

Famílias de vítimas do vôo 3054 da TAM cobram respostas do Ministério da Defesa


Parentes das vítimas do vôo TAM 3054 distribuíram Ontem (28) um manifesto cobrando respostas do Ministério da Defesa sobre segurança no transporte aéreo brasileiro. Eles também reivindicam a divulgação do relatório final do Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa), já concluído.

O acidente ocorreu em julho de 2007, no Aeroporto de Congomnhas, em São Paulo, e deixou 199 mortos, entre os ocupantes do avião (todos morreram) e pessoas que estavam em terra, quando o aparelho se chocou com um hangar da empresa, durante a aterrissagem.

"Desde fevereiro de 2008 aguardamos respostas a várias questões apresentadas ao Ministério da Defesa: Por que alguns aeroportos não seguem as normas internacionais de segurança propostas pela OACI (Organização da Aviação Civil Internacional), entre eles, Congonhas?", diz o texto do manifesto da Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do vôo TAM JJ 3054 (Afavitam).

"Por que os investimentos feitos no setor deram prioridade às lojas de conveniência, aos estacionamentos e ao embelezamento das salas de espera, ao invés de priorizar os investimentos em segurança e modernização dos equipamentos que garantem um eficiente controle do tráfego aéreo?", questiona o manifesto.


A reportagem não conseguiu contato hoje com a assessoria de imprensa do Ministério da Defesa para falar sobre o assunto.

Agência Brasil

Buscas por vítimas do voo 447 da Air France são encerradas


Equipes de buscas encerraram, nesta sexta-feira (26), os trabalhos de buscas às vítimas do voo 447 da Air France. No total, as equipes de busca recolheram 51 corpos de vítimas.

Os corpos foram entregues à Policia Federal e à Secretaria de Defesa Social de Pernambuco para os trabalhos de identificação, que foram feitos no Instituto Médico Legal do Recife. Segundo Munhoz, as famílias das vítimas já foram avisadas sobre o fim das operações.

Mais de 600 peças foram resgatadas do mar. Os destroços e bagagens recolhidos foram entregues às autoridades francesas. Os objetos que ainda estão em navios da Marinha serão entregues nos próximos dias. Assim que deixarem a área de buscas, os navios seguirão para o Recife e Natal.

As condições instáveis do tempo na região das buscas prejudicaram o trabalho. De acordo com a Aeronáutica, após passado tantos dias depois do acidente, as equipes não teriam mais condições de avistar sobreviventes ou corpos.

"Embora nosso desejo fosse resgatar 228 pessoas, temos plena consciência de que o melhor foi feito pela Marinha e pela Aeronáutica", afirmou Munhoz.

O tenente-coronel Henry Munhoz afirmou que desde o dia 12 apenas dois corpos foram encontrados, o último no dia 17.

A Marinha francesa prossegue com os trabalhos para tentar recuperar a caixa-preta do avião.

O Airbus da Air France transportava 228 pessoas de 32 nacionalidades, entre passageiros e tripulantes. O voo deixou o Rio de Janeiro com destino a Paris no dia 31 de maio às 19h30 (horário de Brasília) e fez o último contato de voz às 22h33. Às 22h48, o avião saiu da cobertura do radar de Fernando de Noronha.
Alagoas 24h