PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Diante do SINA, Jobim nega concessão de aeroportos e privatização da Infraero




Durante audiência realizada no Ministério da Defesa, em Brasília, nesta terça-feira, 24/06, com a presença dos presidentes do Sindicato Nacional do Aeroportuários/SINA, Francisco Lemos, da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil/Fentac, Celso Klafke, e da CUT Nacional, Artur Henrique, além do ministro e do brigadeiro Jorge Godinho, integrante da cúpula do Ministério, Jobim negou a concessão de aeroportos e a privatização da Infraero.

De início, Artur Henrique, lembrou que a CUT, por questões de ponto de vista ideológico e histórico, tem posição contrária à privatização ou abertura de concessões de aeroportos administrados pela empresa. Mas, se a concorrência na atividade é necessária, os trabalhadores aeroportuários/as não têm medo de se expor e estão prontos para bater de frente com a concorrência! Pois, segundo Artur Henrique, “não é à toa que a Infraero é uma das empresas mais reconhecidas no mundo por sua competência na construção e administração de aeroportos”.
Para reforçar esses argumentos, Lemos, do SINA, foi além, expondo de forma técnica a grandiosidade da empresa. Acrescentou que o nosso Sindicato, com o apoio do Movimento Sindical Cutista, defenderá a Infraero com unhas e dentes. Klafke, da Fentac, foi na mesma direção.
Jobim, então, disse que o processo de privatização está completamente descartado, assim como a abertura de capital; como a Infraero não possui patrimônio - pois pertence à União, estados e municípios - será muito difícil passar os bens para a empresa. Acrescentou que, embora tenham sido feitos estudos sobre o assunto, ainda não existem conclusões. Disse, também, que as conversas com o Presidente Lula ainda não chegaram ao finalmente.
O ministro reconheceu que a Infraero, mesmo sendo autossuficiente para construir e administrar aeroportos, não terá fôlego para enfrentar o aumento de infraestrutura aeroportuária que o País requer; criticou o modelo de gestão interna da empresa e elogiou a Infraero pela eficiência na atividade fim. Em seguida, determinou ao brigadeiro Godinho que convoque os trabalhadores/as, através de seus sindicatos do Setor Aéreo, para começar um debate do ponto de vista dos trabalhadores desse ramo de atividade.

Os Sindicatos e Godinho, então, agendaram reunião para a próxima terça-feira, 30/06. Na ocasião o SINA encaminhará ao brigadeiro as primeiras demandas que poderão acelerar a melhoria do processo de gestão da Infraero e, com certeza, iniciará a abertura de diálogo direto entre a categoria e o Ministério da Defesa. Foi dito, ainda, por Jobim que em qualquer discussão, daqui pra frente, em relação a concessão de aeroportos no Brasil o SINA será consultado.
Após a audiência, as direções do SINA, da Fentac e da CUT decidiram que o “Ato em Defesa da Soberania Nacional” - com a preservação da Rede Infraero - está mantido para o próximo dia 09 de julho. Isso significa que, mesmo diante da posição explícita do ministro, a categoria aeroportuária demonstrará que está pronta para qualquer surpresa.
Aeroportos no Brasil

Nenhum comentário: