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quarta-feira, 15 de junho de 2011

Anac multa pilotos do Legacy

Destroços do Boeing da Gol

Brasília - Quase cinco anos após o acidente da Gol, que matou 154 pessoas, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu multar os pilotos norte-americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino e a empresa ExcelAir, dona do jato Legacy, que se chocou com o jato brasileiro, em setembro de 2006. A multa foi aplicada porque os pilotos apresentaram problemas nas documentações apresentadas, na ocasião, para realizarem aquele voo fatídico. A Anac não revelou, no entanto, o valor da multa e nem que tipo de problema exato ocorreu com os documentos dos pilotos.

Os pilotos poderiam ter recorrido da infração, mas não o fizeram no prazo legal e a Anac, então, lavrou o auto de infração, há duas semanas. Trata-se, segundo a Anac, de uma punição administrativa.

A Anac explicou que os dois pilotos nunca estiveram proibidos de voar no Brasil e que a agência não tem poder para impedi-los disso porque eles possuem uma licença expedida pela Federal Aviation Administration (FAA), órgão norte-americano que regulamenta a aviação civil. Qualquer tipo de impedimento, justifica a Anac, teria de ser deliberado apenas pelo Supremo Tribunal Federal.

veja.com

Partilha de ganhos com tripulantes condicionada pelo Orçamento


TAP e tripulantes acordaram partilhar os ganhos da retirada de um tripulante de cada avião.

A divisão em partes iguais dos ganhos obtidos com a retirada de um elemento de todas as tripulações da TAP - avaliada por Fernando Pinto em 14 milhões de euros - está condicionada às orientações para o Sector Empresarial do Estado (SEE) que obriga as empresas a cortar 15% dos custos operacionais. Uma limitação que pode significar que os tripulantes só irão conseguir pôr em prática cinco dos seis pontos do memorando de entendimento assinado com a transportadora aérea.

A repartição dos ganhos prevista fica "sujeita às limitações existentes e decorrentes das orientações governamentais em vigor para o SEE", reconheceu Ricardo Andrade, da direcção do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) em declarações ao jornal "i". E Fernando Pinto, presidente da TAP, já confirmara que a medida, que entrou em vigor a 1 de Junho, representava "10% das obrigações que [a TAP assumiu] com o Estado". A empresa propõe-se cortar 145 milhões de euros, já que foi autorizada pela tutela a retirar dos custos operacionais a factura com combustíveis e ‘leasing' de aviões, com os quais os cortes deveriam atingir 320 milhões.
sapopt

Metrô começa a desapropriar imóveis do Campo Belo para implantação da Linha 17-Ouro


Apesar de todo o projeto ainda estar parado na Justiça, a Companhia do Metropolitano (Metrô) começou a desapropriar os terrenos para a construção da Linha 17-Ouro – monotrilho que vai ligar o Aeroporto de Congonhas à região do Morumbi, bairros da zona sul de SP. Inicialmente, foram declarados de utilidade pública 65 imóveis nos bairro da Saúde e no bairro do Campo Belo, também localizados na zona sul.

O primeiro dos três decretos previstos para a desapropriação de imóveis foi publicado na edição de sábado do Diário Oficial do Estado. O texto prevê a utilização de uma área de aproximadamente 21,3 mil quilômetros quadrados – o equivalente a três campos de futebol se estivessem juntos.

O monotrilho do Morumbi terá 17,9 quilômetros de extensão, entre a Estação Jabaquara (Linha 1-Azul) e a futura São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela). As composições vão circular sobre trilhos a uma altura de 15 metros e passar por bairros nobres, como Brooklin, Granja Julieta, Campo Belo e Morumbi.

O primeiro decreto, no entanto, prevê desapropriação de terrenos no trecho entre a Estação São Joaquim e a Marginal do Pinheiros. Ficará para depois a definição dos imóveis que serão utilizados na região do Panamby, o ponto mais polêmico do projeto.

Essa área foi citada em uma das 55 condições levantadas pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Cades), quando aprovou a primeira licença ambiental da obra, na semana passada.

Áreas nobres

Segundo informações do cadastro municipal, 39 dos imóveis desapropriados são residências, oito são estabelecimentos comerciais e outros 18, terrenos.

Praticamente todos estão em áreas nobres da zona sul da cidade, como o entroncamento das Avenidas Jornalista Roberto Marinho e Chucri Zaidan (Brooklin), a Avenida Vereador José Diniz (Campo Belo) e a Rua Bartolomeu Feio (Itaim-Bibi).

Liminar

O projeto para a Linha 17-Ouro está parado na Justiça porque uma liminar impede a assinatura do contrato com a empresa vencedora da licitação.

Mas o Metrô mantém em andamento o restante do processo da obra, como licenciamento ambiental e, agora, a desapropriação dos primeiros imóveis.

“A impressão é de que eles têm certeza de que a liminar vai cair e por isso estão deixando tudo pronto”, diz o presidente da Sociedade dos Amigos de Vila Inah (Saviah), Sílvio Teixeira Júnior.

Foi a associação que conseguiu barrar o andamento da obra após recorrer à Justiça contra o Metrô e obter a liminar judicial. “Mas acreditamos que a Justiça vai manter as decisões anteriores, porque o projeto apresenta diversas falhas”, diz Teixeira Junior.

Jornal da Tarde

Gol e TAM voltam a voar para Argentina e Uruguai


Turista joga paciência no aeroporto Carrasco, em Montevidéu, no Uruguai

A TAM informou que, caso haja riscos, poderá voltar a suspender as operações

São Paulo - Com a diminuição da densidade da nuvem de cinzas vulcânicas do vulcão chileno na tarde de hoje, algumas companhias aéreas brasileiras decidiram retomar as operações dos voos afetados.

A Gol informou que retomaria as decolagens para Buenos Aires e Rosário, na Argentina, e para Montevidéu, no Uruguai. A empresa disse que já começou a contatar clientes que tiveram a programação afetada para informar sobre a retomada dos voos.

A TAM informou que iria operar normalmente seus voos de e para Buenos Aires e Montevidéu a partir das 17h de hoje. A empresa afirmou que continuará avaliando as condições de voo nestas rotas e, caso haja riscos, poderá voltar a suspender as operações.

veja.com