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terça-feira, 4 de maio de 2010

Pousada em Congonhas



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Vagas Limitadas!

Não tenho bomba não!!, era só uma piada


No dia 01 maio uma aeronave da China Airlines voando em um Boeing 747-400 na rota Taiwan para Shanghai , durante a viagem o passageiro mr. lin, de 58 anos disse que tinha explosivos em sua bagagem.

Consequentemente, o vôo foi imediatamente desviado para Hangzhou, onde fez uma aterragem segura, sem explodir.

O passageiro negou que tinha explosivos (que era SOMENTE uma piada.) Ele foi levado sob custódia, e o vôo continuou sem ele em Xangai, chegando com quase 6 horas de atraso.




Hawaiian Airlines com novo avião e novos horizontes

The newest addition to the Hawaiian Airlines' fleet, an Airbus  A330-200 aircraft does a fly-by yesterday at Honolulu International  Airport before touching down for the first time in the islands.


A mais recente adição para a Hawaiian Airlines à sua frota, um Airbus A330-200 fez ontem um fly-by no Aeroporto Internacional de Honolulu antes de pousar pela primeira vez nas ilhas.

O avião é o primeiro dos 27 encomendados pela Airbus que a transportadora havaiana planeja para adicionar à sua frota durante a próxima década.

"O A330 que você vê aqui é realmente parte da preparação para o futuro", disse Mark Dunkerley, presidente e diretor executivo da Hawaiian Airlines. "Acho que nosso futuro vai envolver o crescimento, novos destinos, e destinos mais distantes, e um melhor serviço para nossos clientes existentes aqui e no Continente".

O A330, dá a transportadora a capacidade de voar sem escalas para destinos que atualmente não pode alcançar, incluindo os pontos da Ásia e Costa Leste dos Estados Unidos.

honoluluadvertise

IAA reabre espaço aéreo da Irlanda


A irland Aviation Authority (IAA em Inglês) reabriu o espaço aéreo irlandês completo após o seu encerramento durante a tarde de ontem e esta manhã, devido ao risco de cinza vulcânica penetrar no motor das aeronaves. Especificamente, o IAA foi autorizou a reabertura dos aeroportos da Irlanda, Dublin, Shannon, Cork, Knock, Donegal, Waterford, Kerry, Galway e Sligo.

Webjet atinge marca de 6 milhões de passageiros


A Webjet Linhas Aéreas acaba de fechar o mês de abril contabilizando mais de 6 milhões de passageiros transportados desde sua fundação em 2005.

Para a empresa, o número é resultado do aumento da frota e a implantação de uma política de preços flexíveis e competitivos.

A empresa também fechou o primeiro trimestre de 2010 com 6,37% de participação no mercado doméstico, um crescimento de 2,35 pontos percentuais na comparação com mesmo período de 2009. No período, a ocupação nos voos também deu um salto, pulando de 66,97% em 2009 para 80,59% este ano – alta de 13,63 pontos percentuais.

mercado e eventos

Diretoria da Passaredo apresenta novas rotas saindo de Palmas


A Passaredo Linhas Aéreas irá oferecer um coquetel nesta quinta-feira (06/05) às 19h30, no Restaurante Mumbuca em Palmas, para apresentar a sua nova rota - partindo de Palmas/TO, ligando a capital do Tocantins, às cidades de Goiânia, Uberlândia e São Paulo (GRU), a partir da segunda quinzena de maio. Na ocasião estará presente a diretoria da empresa.
"O agronegócio vem crescendo muito em Palmas, por isso depois de um longo estudo percebemos que existe a demanda para essa ligação que será feita com um voo diário", afirma Ricardo Cagno, diretor de planejamento da Passaredo Linhas Aéreas.
mercado e eventos

Pluna quer voar para mais três cidades brasileiras


MONTEVIDÉU - A Pluna tem planos ambiciosos para os próximos anos, e eles incluem o mercado brasileiro. Momentos após oficializar uma parceria com a canadense Jazz Air, detendora agora de 25% da companhia, o CEO da empresa uruguaia, Matías Campiani, revelou à reportagem do Portal PANROTAS que já entrou com um processo de licitação para voar para mais três cidades brasileiras. Quais são os destinos? Campiani afirma que, por enquanto, é segredo.

"Prefiro não citar as cidades, até porque estamos negociando ainda. O que posso afirmar é que o Brasil é um mercado importantíssimo para a Pluna, e estamos buscando cada vez mais ampliar a nossa atuação na região."
panrotas

Grécia em apuros


Adriana Flores-Bórquez. Atenas, 4 mai (EFE).- Milhares de aposentados, professores e outros funcionários públicos se manifestaram hoje no centro de Atenas, uma prévia do que será a greve geral convocada para amanhã em protesto contra as medidas de austeridade anunciadas pelo Governo grego.

Os funcionários públicos são contrários à redução dos salários, à eliminação dos dois pagamentos extraordinários anuais e ao corte das previdências dos setores público e privado, embora não incluam as aposentadorias dos agricultores. Mais de cem voos, em sua maioria de rotas secundárias nacionais, foram cancelados hoje por causa da participação de funcionários da Aviação Civil nos protestos.
opacavalinho

Investigadores acham possível encontrar restos de avião da Air France


Paris, 4 mai (EFE).- Os investigadores do caso do avião da Air France, que caiu em junho passado quando fazia o trajeto Rio de Janeiro-Paris, acham que "ainda é possível localizar os restos do avião" para determinar as causas do acidente no qual morreram 228 pessoas, informou nesta terça-feira o Escritório de Investigação de Acidentes (BEA) da França.

Por isso, os responsáveis pelas buscas dos restos do Airbus A330 - entre os quais, as caixas-pretas da aeronave - decidiram prolongar a operação até 25 de maio para "despejar as últimas incertezas", explica o BEA em comunicado.

O novo prolongamento da busca ficará concentrado "em uma área adjacente à área inicial, situada ao noroeste do último ponto conhecido", e na parte norte da área definida pelos investigadores.

Segundo o comunicado, a Air France e a Airbus decidiram contribuir com 1,5 milhão de euros cada uma para financiar a continuação da terceira fase de buscas.

epa

Voo rumo a SP volta a aeroporto de origem após pane


Um avião da companhia aérea Lan que partiu nesta terça-feira de Santiago do Chile com destino a São Paulo teve de retornar à capital chilena devido a uma falha técnica, informou a empresa.

O voo A 750 da companhia chilena, que deixou o aeroporto de Santiago às 7h15 locais (8h15 de Brasília) de hoje, começou a registrar problemas uma hora e meia após sua decolagem, segundo alguns passageiros.

Em comunicado, a Lan explicou que a cauda da aeronave apresentou movimentos incomuns durante o voo e, "por isso, o piloto adotou o procedimento de rigor de acordo com os altos padrões de segurança da companhia e retornou ao aeroporto Arturo Merino Benítez".

O avião teve "perdas de altitude muito grandes", disse à edição eletrônica do jornal chileno El Mercurio o passageiro Alejandro Manríquez. "Dentro do avião, as pessoas estavam bem nervosas, sobretudo as mulheres, mas não em nível de histeria. Os tripulantes também estavam bem nervosos", afirmou.

A companhia transferiu os passageiros para outro voo, que partiu às 10h45 locais (11h45 de Brasília) com destino a São Paulo.

Além disso, a empresa lamentou os inconvenientes aos viajantes, mas ressaltou que "os estritos padrões de segurança da Lan tornam necessário adotar essas medidas preventivas".

terra

Suspeito de atentado não poderia ter entrado em avião, diz prefeito de NY


Homem conseguiu embarcar em aeronave antes de ser preso.
'Não posso imaginar como isso acontecer', afirmou Michael Bloomberg.

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, criticou nesta terça-feira (4) o fato de que o suspeito de colocar um carro-bomba na Times Square tenha conseguido entrar num avião com destino a Dubai, antes de ser preso.

"Não posso imaginar como isso aconteceu. Obviamente o homem estava no avião e não devia estar lá", deplorou Bloomberg, em entrevista.

prefeito
O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, durante entrevista nesta terça-feira

Um paquistanês naturalizado americano foi detido na noite de segunda-feira quando tentava fugir dos Estados Unidos e será formalmente indiciado nesta terça-feira diante de um juiz federal pelo atentado frustrado com um carro-bomba em Times Square no sábado passado.

"Shahzad, cidadão naturalizado americano nascido no Paquistão, foi detido no aeroporto John F. Kennedy depois de ser identificado pelo Departamento de Segurança Nacional, pela Alfândega e pela Guarda de Fronteiras, no momento em que tentava embarcar em um avião com destino a Dubai", completa o comunicado.

Em Washington, o secretário de Justiça Eric Holder anunciou a detenção e afirmou que a investigação prossegue, perseguindo várias pistas.

"Mas está claro que a intenção por trás deste ato terrorista era matar americanos", declarou Holder.

A prisão da noite de segunda-feira foi resultado de uma operação de busca dos suspeito, identificado horas antes pelas autoridades graças a informações fornecidas pelo vendedor do veículo e ao exame minucioso do carro, que ficou intacto sem a detonação do dispositivo.

g1


Fusão United Continental (website)


Já tem até website.

Quem quiser conferir é só acessar: http://www.unitedcontinentalmerger.com/
direto da pista

Aeromexico e Mexicana: Possível fusão




As duas maiores companhias aéreas do México, Aeromexico e Mexicana, poderiam ser fundidas sem prejudicar a concorrência, disse segunda-feira o presidente da Comissão Federal de Concorrência, Eduardo Perez Motta.

Eduardo Perez Motta, president of Cofeco-Mexico's competition   commission, speaks during Reuters Latin American Investment Summit in   Mexico City May 3, 2010. REUTERS/Claudia Daut
Eduardo Perez Motta, presidente da comissão Cofeco-México em matéria à Reuters, fala durante o Latin American Investment Summit na Cidade do México em 03 de maio de 2010.


Enquanto isso exigiria uma avaliação cuidadosa de cada rota em que operam, as preocupações antitruste poderiam ser superadas, Perez Motta disse em entrevista durante a Cúpula do Latin American Investment Summit , na Cidade do México.

O importante é ver se há uma rota para a concentração de rota.

As duas companhias aéreas mexicanas têm preocupação com os custos do combustível elevados e excesso de capacidade, similar aos de empresas E.U. United Airlines e Continental Airlines,que na segunda-feira que concordaram em fundir-se.

A Mexicana e Aeromexico têm falado de uma aliança para o ano. As duas empresas já haviam sido controladas pelo governo mexicano, mas operam separadamente.

Popout

Perez Motta disse ainda que a fusão destas companhias não estão sendo formalmente discutidas, neste momento, apesar das especulações da mídia no ano passado que um acordo é a forma de sobrevivência para as companhias aéreas, em um ambiente de queda no turismo e um clima econômico hostil.

Ele sempre foi (a possibilidade de um acordo). O que aconteceu é que você nunca tenha chegado a um ponto em que condições específicas sejam satisfeitas.

Perez Motta disse segunda-feira.

A companhia foi vendida a um grupo de investidores liderado pelo mexicano Banamex unidade do Citigroup em 2007, enquanto a cadeia hoteleira do Grupo Posadas comprou a participação majoritária na Mexicana em 2005.

As companhias aéreas, historicamente, tiveram percursos diferentes, com a AeroMexico centrada na Europa e no Brasil, enquanto a Mexicana abrange ligações para o Canadá, América Central e na Argentina. Sobreposições ocorreram principalmente nas rotas para cidades populares dos E.U.como Nova York, Los Angeles e Las Vegas.

reuters

Airbus e o A 380



A Airbus não espera encomendas significativas para o seu A 380 até o final de 2011 ou 2012, disse o Chefe Executivo Louis Gallois ao jornal alemão Bild.

Gallois acrescentou ainda que estava "absolutamente convencido" de que o A380 acabaria por ser muito bem sucedido, na história da aviaçõa.

British Airways :uma nova greve?



A tripulação da companhia britânica alega melhores condições de trabalho e melhoria salarial.

AUnite, o sindicato dos comissários de bordo da British Airways ainda não fixou uma data para a greve.

Os funcionários da British Airways ,na última sexta-feira começaram a votar sobre uma possível nova greve.

O sindicato, que representa cerca de 90% dos 12.000 funcionários da empresa, disse que a votação terminaria em 7 de maio. Mas ele ainda não anunciou uma possíve data para uma paralisação de trabalho. Esta ,talves seja a terceira desde o início do ano.

747 da Malaysia Airlines assustou Kuala Lumpur


Um Boeing 747-400 operado pela transportadora nacional Malaysia Airlines voou a baixa altitude sobre a capital causando um enorme susto e pânico no último sábado.

O avião foi visto no meio do dia voando baixo sobre Sungai Besi, cidade da Grande Kuala Lumpur.

A Malaysia Airlines finalmente revelou que era apenas uma "diversão" para cerca de 300 crianças, incluindo os órfãos, e portanto não havia necessidade de se preocupar com um possível acidente ou um ato terrorista.

A empresa tinha arranjado o voo para o seu programa de caridade "Haj e Carta Especial ', com crianças de vários orfanatos na região.

O piloto foi quem causou a confusão, voando muito baixo sobre o capital para que as crianças tivessem a melhor vista possível da cidade.

Sem dúvida elas se beneficiaram totalmente, mas o preço da paz de espírito de algumas pessoas ...

Piloto da Southwest Airlines evitou a colisão com um helicóptero




Em 28 de abril, o piloto de um jato da Southwest Airlines evitou a colisão com um helicóptero de uma rede de televisão ao decolar do Aeroporto em Houston.

Segundo os resultados preliminares da investigação sobre o incidente , a torre de controle do aeroporto de Houston, Texas teria dado permissão para decolar ao mesmo tempo o vôo 1322 da Southwest tempo para Baltimore e um Helicóptero da rede TV News 2, sendo os dois aparelhos situados em diferentes lugares do aeroporto.

O National Transportation Safety Board informou que o helicóptero tinha aparentemente rejeitado o caminho planejado e encontrou-se na trajetória de voo da Southwest.

"O piloto da Southwest viu o helicóptero, e retardou sua subida para ser capaz de ir abaixo do helicóptero, informou um porta-voz da Federal Aviation Administration.

O piloto do helicóptero, por seu lado fez uma manobra para escapar com uma curva acentuada à direita para sair da pista.

O vôo da Southwest, com 140 pessoas a bordo, terminou sem incidentes.


King Air com winglets é certificado


A ANAC e a FAA certificaram o King Air 90 para operações com winglets.

A aeronave, que ja possui a superfícia aerodinâmica na família 200, 200GT e 300, agora beneficiará os modelos C90A, C90GT e C90GTI.

A Beechcraft, em parceria com a BLR Aerospace prometem um aumento de 175kgs no peso máximo de decolagem, alem de uma economia de cerca de 5% no consumo de combustível.

flight life

Passageiros são retirados de voo de Nova York a Dubai para investigação

Caso ocorreu em voo da Emirates no aeroporto JFK, em Nova York.

Trio poderia ter envolvimento na tentativa de ataque a Times Square.


Três passageiros do voo EK241 da Emirates entre Nova York e Dubai foram obrigados a desembarcar do avião Airbus A380 na segunda-feira (3), às 21:55 (hora local), como parte da investigação sobre o atentado frustrado em Times Square, informou a companhia aérea de Dubai.

As autoridades americanas anunciaram a prisão de um suspeito, um americano de origem paquistanesa que pretendia viajar a Dubai, na noite de segunda-feira no aeroporto J.F. Kennedy de Nova York.

Em um comunicado do qual a AFP obteve uma cópia, a Emirates destaca que as autoridades de Nova York impediram a decolagem do voo em 3 de maio e obrigou o desembarque de três passageiros.

O texto não divulga a identidade nem a nacionalidade dos três passageiros.

O suspeito detido na noite de segunda-feira, que teria estacionado um carro-bomba em Times Square no dia 1º de maio, foi identificado como Faisal Shahzad, nascido no Paquistão e naturalizado americano.
desástres aéreos

como não se fazer propaganda de uma companhia aérea.


É um exemplo perfeito de como
não se fazer propaganda de uma companhia aérea.

ATENÇÃO AERONAUTAS DA TAM - URGENTE (RESPOSTA A ATT)


Ao Grupo de vôo da TAM:

Em virtude das declarações veiculadas pela presidência da ATT (Associação de Tripulantes da TAM), numa clara tentativa de desarticular a espontânea e legítima organização reivindicatória dos aeronautas da tam que indignados e inconformados com a postura intransigente da empresa em negociar um PLR justo e não discriminatório, deliberaram pela "Operação Colaboração 0.30".

Os diretores do SNA (João Pedro, Ozuna, Geani Pires, Marcelo Garcia, Marco Reina e Aguinaldo Souza), no dever de restabelecer a verdade ao grupo, responsabilizando os autores de tais declarações e afirmações inveridicas e lesivas ao grupo de vôo que deveriam representar, esclarecem:

1- A assembléia em questão foi realizada dia 28/04/2010 rigorosamente de acordo com o que preceitua o estatuto do Sindicato Nacional dos Aeronautas e as normas legais vigentes, portanto não procede a falsa afirmação de que houve irregularidades na sua realização conforme se pode verificar na ata em anexo registro fiel das deliberações e resultado da assembléia.

A decisão de não realizar o segundo dia da assembléia foi deliberada por maioria com apenas dois votos contrários como registra a ata e de acordo com o seu caráter permanente poderá ser convocada a qualquer tempo.

Destaque-se então que não houve qualquer irregularidade, tendo sido tomadas todas as providencias para informar amplamente aos aeronautas da TAM o resultado da assembléia.

2- A afirmação de que os diretores presentes são "dissidentes da atual diretoria" é caluniosa, injuriosa e falsa, uma vez que os referidos diretores são secretários executivos do SNA todos no pleno exercício de suas atribuições estatutárias e legais, legítimos representantes da categoria e que se conduziram no estrito cumprimento das decisões da assembléia, órgão soberano maior do Sindicato Nacional do Aeronautas ao qual a diretoria está subordinada.

3- A afirmação de que as negociações do PLR estariam encerradas em função de decisão da assembléia é falsa uma vez que a ata registra expressamente que os Aeronautas continuam abertos ao dialogo e à novas negociações.

4- Verifica-se, em face da clara manifestação do atual presidente (Cmte Palheta), que assume publicamente uma atitude de defesa e preservação dos "interesses da empresa", em detrimento dos do grupo de vôo, a vergonhosa tentativa de constranger seus associados, recomendando e advertindo para os riscos de adesão à operação deflagrada com sucesso em 01 de maio de 2010, dia do trabalhador - "OPERAÇÃO COLABORAÇÃO 0.30" sugerindo "prejuízos irreparáveis" numa alusão nítida a retaliações por parte da empresa, dando o "recado".

4- Reiteramos que qualquer tentativa de impugnar a assembléia realizada dia 28/04/2010 procurando causar prejuízo aos trabalhadores da TAM em suas deliberações e decisões soberanas, para atender interesses patronais será imediatamente rechaçada e os responsáveis responderão perante a justiça e perante a CATEGORIA.


"SOMOS TODOS 0.30 " e "SOMOS MUITOS"

SNA

Irã afirma ter projetado um novo avião para 150 passageiros


especialistas em aviação projetaram um avião civil iraniano, com capacidade entre 100 e 150 pessoas, anunciou o ministro da Defesa iraniano, Ahmad Vahidi.

Em comentários transmitidos pela agência de notícias Fars local, o responsável referiu que o seu ministério está preparado para cooperar com a Autoridade de Aviação Civil para construir as aeronavess em um futuro próximo.

O Irã, no âmbito de um embargo internacional, tem uma frota de aviões civis considerados inseguros e precários.

Nos últimos dez anos, sofreu vários acidentes, muitos envolvendo aviões russos fabricados na antiga União Soviética.
Desde 2008, o Irã produziu pequenos aviões de passageiros com 52 assentos, chamados Irã-140, capazes de voar mais de 2.000 quilômetros.

Embraer nomeia TAP Manutenção e Engenharia como centro de serviços autorizados no Brasil


Em cerimônia realizada nesta segunda nas instalações da TAP M&E Brasil (TAP Manutenção e Engenharia Brasil), em Porto Alegre, RS, a Embraer anunciou a qualificação desta empresa como centro de serviços autorizado no Brasil (Easc - Embraer Authorized Service Center). O evento contou com a presença de representantes das empresas aéreas Azul, Passaredo e Trip, e da FAB (Força Aérea Brasileira). Todos estes clientes serão beneficiados diretamente pelo acordo, válido para as aeronaves comerciais fabricadas pela Embraer.

“Temos muito orgulho em anunciar esta parceria com a TAP M&E Brasil para servir aos nossos clientes, ampliando os serviços de manutenção aeronáutica das aeronaves da Embraer no país”, disse Luiz Hamilton Lima, diretor da Embraer para a América Latina – Aviação Comercial. “Este é um importante passo para aprimorar o atendimento à nossa crescente base de clientes brasileiros, oferecendo atendimento rápido e eficiente, com serviços de alta qualidade.”

As aeronaves fabricadas pela Embraer em operação no Brasil, incluindo os E-Jets da Azul e da Trip e os jatos regionais ERJ 145 da Passaredo e da FAB, contarão com a base da TAP M&E Brasil em Porto Alegre para realizar serviços de manutenção. Com cinco hangares homologados ocupando 12.500 metros quadrados, a unidade é capaz de atender, ao mesmo tempo, seis jatos comerciais de médio porte.

“Consideramos a nomeação grande conquista para nossa empresa”, comenta Nestor Mauro Koch, presidente da TAP M&E Brasil. “Já prestamos serviços em aeronaves Embraer há 34 anos e essa nomeação vem coroar esse relacionamento. A TAP M&E Brasil é a única empresa de manutenção aeronáutica na América Latina certificada para realizar serviços em todas as principais famílias de jatos comerciais do mundo e isto nos permite oferecer grande flexibilidade aos nossos clientes. Vamos envidar todos os nossos esforços para que essa parceria seja vencedora.”
JORNAL DE TURISMO

Ave se choca com avião no Maranhão e provoca atraso de voo




SÃO LUÍS - Uma ave se chocou contra um avião da companhia aérea TAM que vinha de Fortaleza, no Ceará, e se preparava para pousar no Aeroporto Internacional Marechal da Cunha Machado, em São Luís, no Maranhão às 4h18m desta terça-feira. O acidente atrasou o voo com destino a Brasília, e escala em Imperatriz, que sairia às 6h. A aeronave já foi liberada e decolou às 8h27m.

Segundo um funcionário da TAM, a ave que se chocou com a aeronave foi uma coruja. Contudo, a Infraero em São Luís não confirma a informação, dizendo que foi um urubu.

De acordo com o superintendente da Infraero em São Luís, Hildebrando Correia, esse é o segundo acidente causado por aves no aeroporto de São Luís. Por causa disso, Ministério Público e Ibama continuam o trabalho de vistoria nas áreas próximas ao aeroporto, para tentar achar causas e diminuir a possibilidade de outros acidentes como esse acontecerem.

O GLOBO

TAM e WebJet se preparam para operar voos para Cabo Frio


A TAM e a WebJet se preparam para começar a operar no Aeroporto Internacional de Cabo Frio, na Região dos Lagos, aumentando a utilização da pista, inaugurada em 2007. A TAM obteve autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para voar a partir da cidade e já iniciou a instalação de um terminal próprio no aeroporto. A empresa pretende oferecer três voos semanais às quintas-feiras, aos sábados e aos domingos.

As rotas estão sendo definidas e ainda não há previsão para o início das operações. A WebJet também sinalizou o interesse em atuar em Cabo Frio, mas ainda espera autorização da Anac. Em 2009, 21.500 passageiros passaram pelo aeroporto em voos regulares do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte e fretados de Miami e Buenos Aires, além de jatinhos vindos da Espanha e da Holanda, movimentando U$ 525 milhões.

O aeroporto também já recebeu mais 90 voos cargueiros internacionais, sendo dois semanais dos Estados Unidos.
EXTRA

Temos Vagas: Consultor de Aviação

Consultor de Aviação

Pré-requisitos:
- Formação de Pilotos de Avião;
- Experiência em gestão de equipe de pilotos.
- Desejável que tenha vivência com processos administrativos relacionados à gestão de aeronaves.



Funções e Responsabilidades:
- Gerenciar a equipe de pilotos de avião e helicóptero;
- Estar em contato com empresa terceira que controla a agenda das aeronaves;
- Gerenciar as empresas prestadoras de serviço;
- Atuar em campo, buscando parcerias.

Local da vaga: São Paulo/BR (1 vaga)
Candidatura
Candidatura candidatura

D. Marisa usa avião oficial para ajudar Dilma



Primeira-dama viaja em aeronave reserva da Presidência para participar de feira com a candidata

A primeira-dama, Marisa Letícia, usou um Embraer 190, um dos aviões reservas da Presidência da República, para participar de um encontro promovido pela Associação das Mulheres Rurais de Uberaba (Amur), numa das barracas da 76 ExpoZebu, ao lado da ex-ministra e presidenciável petista Dilma Rousseff.

O encontro, no qual Dilma fez discurso de candidata, se transformou num ato de apoio à pré-candidata petista. Auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva se confundiram no momento de justificar a viagem da primeira-dama, acompanhada apenas de alguns seguranças, num avião de alto custo.

Primeiro surgiu a explicação de que dona Marisa Letícia viajou de São Paulo a Uberaba apenas para receber uma homenagem da Amur.

Em seguida, assessores do Palácio do Planalto divulgaram que a primeira-dama estava em Uberaba como representante do presidente Lula. Ela iria entregar uma carta do presidente aos dirigentes da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), patrocinadora da exposição.

Mas, logo depois da explicação, o vice-presidente José Alencar fez um discurso no palco central da exposição para dizer que ele estava ali como representante do presidente.

— Esta questão do uso do avião está definida desde os tempos de dona Ruth Cardoso. O uso do avião faz parte dos critérios de segurança e transporte do presidente e de seus familiares — disse um dos auxiliares da Presidência.


Blog do Noblat

Curso para piloto de avião a distância


Mercado promissor e salários bons são o que os interessados em se tornar pilotos de avião irão encontrar no mercado de trabalho. A economia estável, a criação de novas rotas e eventos de alcance mundial, como a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016, garantem ao candidato a possibilidade de achar um emprego interessante e estável.

Recentemente, no município de Rolândia, norte do Estado, surgiu o primeiro curso de pilotos a distância no Brasil. Homologado pela Agência Nacional de Aviação Aérea (Anac), após um minucioso processo, a Aerocurso.com vem chamando a atenção de pessoas de todo o país pela novidade.

“O estudante assiste às aulas por meio de vídeo-aulas em nosso site (www.aerocurso.com). Eles serão acompanhados por tutores, responsáveis por no máximo 30 alunos. São quatro módulos com uma avaliação final em cada um deles, sendo a última presencial”, explica o gerente de suporte tecnológico e vice-diretor da escola, Victor Hugo da Silva Garcia.

Se o candidato obtiver 70% de aprovação do curso, está apto a fazer a banca da Anac. “Se ele for aprovado na banca, estará apto a fazer curso de Piloto Privado de Avião (PPA), que é o primeiro passo desta carreira. O nosso foco é apenas o curso teórico. Nossa ideia é o de democratizar o acesso a essa profissão”, avalia Victor Hugo.

Garcia conta que o profissional desta área tem uma gama interessante de opções. “Ele pode pilotar para pulverizar lavouras, táxi aéreo, trabalhar para executivos e ainda aviação comercial e internacional. Todos eles remuneram bem, principalmente os dois últimos, onde o salário é, em média, de R$ 20 mil”, garante.

Outra opção encontrada no Paraná é o de Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Profissional de Aeronaves da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), pioneira no Estado.

“O curso tem quatro semestres de teoria. Após concluir essa etapa, o estudante deve procurar escolas que oferecem aulas práticas. Depois deste processo é que ele estará apto a colar grau e ser um piloto profissional”, explica o coordenador do curso, Marcus Galvão de Souza.

Ele afirma que as perspectivas para quem se forma no curso são excelentes e que o perfil de quem o procura é de jovens do sexo masculino. “Muitas empresas grandes incentivam aos seus profissionais que eles tenham curso superior, isto é, é uma chance a mais para garantir uma vaga. O curso ainda é dominado pelos homens, mas já está ficando comum encontrar mulheres interessadas em ser pilotos”, informa.

Mais informações nos sites www.aerocurso.com e www.utp.br
parana online

Aviões usados derrubam encomendas de novos


GENEBRA - Vende-se avião seminovo. Ótimo estado. Pouca quilometragem. Se existisse um classificados de aviões, a constatação é de que faltaria espaço para tantos anúncios. Diante da crise mundial, a explosão do mercado de aviões de segunda mão foi impressionante em 2009 e 2010. Milionários endividados e empresas com problemas de caixa tentam se desfazer de seus aviões para cortar custos, enquanto companhias obrigam executivos a tomar voos comerciais.

O resultado foi uma queda vertiginosa nas novas encomendas de empresas como Embraer, Airbus, Bombardier e outras. Para os fabricantes mundiais de aviões, 2010 e 2011 serão anos ainda piores. Elas não apenas terão de competir entre si, mas agora também contra o mercado de segunda mão.

As conclusões foram apresentadas na segunda-feira, 3, pela Embraer no primeiro dia da principal exposição de jatos executivos da Europa, em Genebra. Em 2009, mais de 3 mil aviões usados estavam sendo colocados à venda pelos proprietários.

Em meados do ano passado, 24% de toda a frota mundial de jatos estava à venda por seus donos. Hoje, esse volume está em 2,5 mil, o que significa que 16% da frota mundial de jatos está à venda. Historicamente, o mercado de segunda mão de aviões não representava nem 6% da frota mundial.

Menos bilionários

O vice-presidente da Embraer, Claudio Camelier, lembra que tanto o PIB mundial quanto o número de bilionários caiu em 2009. "A venda de aviões tem uma relação direta com isso." Entre 2008 e 2009, o número de bilionários no mundo passou de 1.100 para 973.

Em 2008, as vendas de jatos executivos chegaram a US$ 22 bilhões no mundo, segundo dados da Embraer. Em 2009, esse volume caiu para US$ 17 bilhões. A expectativa da Embraer é de que as vendas ficarão em US$ 14 bilhões neste ano e em 2011.

Uma retomada mais pronunciada ocorreria a partir de 2012. Mas a volta das vendas aos mesmos níveis de 2008 ocorreria apenas em 2018, segundo as projeções da Embraer para o mercado mundial. "Não acreditamos que, quando o mercado voltar a se recuperar, o céu será tão azul como em 2008", diz Camelier.

No caso da Embraer, o vice-presidente da empresa para a divisão de jatos executivos, Luis Carlos Affonso, admite que 2009 não foi um período positivo. "Tivemos muitos cancelamentos e as vendas foram devagar." Ele reconhece que o que está aliviando a empresa é o fato de o número de encomendas feitas antes de 2008 ter sido substancial.

Enquanto o mercado mundial de jatos encolheu 20% em 2009, a receita da Embraer subiu 20% graças a esses pedidos anteriores à crise. Em 2010, a empresa representa 6,4% das vendas do segmento no mundo, contra 4,1% do mercado em 2009. Em 2009, a receita chegou a US$ 900 milhões, contra US$ 1,1 bilhão estimado para 2010. Para este ano, a meta da Embraer é de entregar 137 jatos. Mas a empresa não fala em novos pedidos.

Mesmo assim, a empresa brasileira estima que consumidores de todo o mundo comprarão 10 mil novos jatos nos próximos dez anos, em um mercado avaliado em US$ 190 bilhões. A América Latina representaria 6% desse mercado, ante 12% da Ásia.

Mas Affonso reconhece que, enquanto os mercados de Estados Unidos e Europa não voltarem a se expandir, a recuperação do setor não ocorrerá. Os dois mercados representam 70% das vendas do setor hoje.

estadão

Passageiro desocupado



Poltrona de Avião

Força Aérea Portuguesa transporta papamóvel


O  Papa percorreu o trajeto entre o heliporto e o seminário no papamóvel

Um avião Hércules C130 da Força Aérea Portuguesa partiu esta terça-feira de manhã para Roma.

O avião, com sete tripulantes, dirige-se para o aeroporto de Ciampino, em Itália. A chegada a Portugal, de regresso, está prevista para o final do dia de quarta-feira, 5 de Maio, ainda que não seja conhecida por razões de segurança.

Quando chegarem a Portugal, as duas viaturas "vão ser entregues às autoridades nacionais que estão a coordenar a visita", adiantou uma fonte da Força Aérea Portuguesa , à Lusa. Não se sabe onde vão ficar localizadas.
fátima missionaria

Profissionais da aviação regional serão capacitados para a Copa


O Programa Bem Receber Copa, lançado na semana passada pelo ministro do Turismo, Luiz Barretto, em São Paulo, vai oferecer cursos de qualificação para 1,5 mil profissionais do segmento da aviação regional. O atendimento à categoria está previsto em convênio assinado entre o Ministério do Turismo e a Associação Brasileira de Transportes Aéreos Regionais (Abetar).

O convênio tem como objeto a construção e aplicação de metodologia para capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais do setor. Serão treinados profissionais que atuam nos seguintes setores: recepção, atendimento e apoio na pista dos aeroportos, além de gerentes e trabalhadores das empresas regionais. A metodologia contempla os sistemas de cursos presenciais e de ensino a distância.

A aviação regional é um dos segmentos beneficiados pelo Bem Receber Copa. O programa, implementado por meio de parcerias com as entidades de classe integrantes do Conselho Nacional de Turismo, vai atender também pessoal dos segmentos de Alimento fora do Lar, Transportes Turísticos, Receptivo, Meios de Hospedagem, Entretenimento, Negócios e Eventos.

A meta do programa é qualificar 306 mil profissionais até 2013. Na primeira fase, serão atendidos trabalhadores que lidam diretamente com o turista. O investimento previsto pelo MTur é de R$ 440 milhões.
portal da ilha

França abre inquérito sobre atentado contra avião de ex-Presidente ruandês

Kigali, Ruanda (PANA) - O juiz de instrução francês Marc Trevidic acaba de abrir "oficialmente" um inquérito sobre o atentado que matou o ex-Presidente ruandês, Juvénal Habyarimana, e o seu homólogo burundês, Cyprien Ntaryamira, a 6 de Abril de 1994, soube a PANA segunda-feira de fonte judicial em Kigali.

Este inquérito a ser levado a cabo pela Justiça francesa é o segundo do género depois do precedente cujas conclusões que incriminam nove personalidades ruandesas conduziram, em Novembro de 2006, à ruptura das relações diplomáticas entre França e o Ruanda.

O lançamento duma nova investigação pela Justiça francesa sobre o atentado contra o avião de Habyarimana acontece quatro meses depois da retomada das relações diplomáticas entre os dois países.

Segundo fonte judicial em Kigali, o juiz Marc Trevidic já nomeou uma equipa de cinco peritos em balística que deverá visitar o Ruanda para apurar as causas e os autores do atentado tido como o elemento instigador do genocídio dos Tutsis naquele mesmo ano.

"Acolhemos esta decisão (da Justiça francesa) com satisfação", comentou à PANA o ministro ruandês da Justiça, Tharcisse Karugarama.

Segundo o ministro, que não precisou a data de chegada dos investigadores franceses, o Ruanda sempre desejou que uma missão do género se deslocasse ao terreno para se inteirar da realidade (sobre o atentado).

No primeiro inquérito judicial francês, o então juiz de instrução, Jean Louis Bruguière, emitiu mandados de captura controversos contra nove personalidades ruandesas suspeitas de participar no atentado.

Segundo as Nações Unidas, o genocídio que se seguiu fez cerca de 800 mil mortos, essencialmente entre a comunidade tutsi.

As actuais autoridades ruandesas (Tutsis pela maioria), que sempre negaram ter participado neste atentado, abriram, por seu turno, um outro inquérito que acabou por designar extremistas hutus próximos do antigo Presidente ruandês como os autores deste atentado.

Desde que a polémica foi levantada sobre os autores deste atentado, as caixas negras do aparelho presidencial em causa, que terá registado todos os parâmetros de voo, não foram até agora encontradas.
panapress