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terça-feira, 5 de junho de 2012

Ex-Vaspianos marcam encontro em junho em São Paulo



Ex-trabalhadores da Vasp marcaram o Terceiro Encontro da Família Vasp para o dia 15 de junho, à partir das 19h, no clube Aervasp, em São Paulo.

O ingresso custa R$ 10. Mais informações pelo tel. (11) 5093-3439 ou e-mail secretaria@aervasp.com.br. O clube fica na rua Nhu Guaçu, 374, no Campo belo (zona sul da capital paulista).
panrotas

Demissão de aeronautas da Gol afetará segurança dos voos, alerta sindicato

Demissão de aeronautas da Gol afetará segurança dos voos, alerta sindicato
Desde janeiro, empresa já demitiu 900 trabalhadores, resultado de uma concorrência acirrada do setor, à qual falta regulamentação, segundo diretor do SNA


São Paulo – A empresa Gol Linhas Aéreas anunciou na última semana que vai demitir cerca de de 190 trabalhadores entre pilotos e comissários de bordo. Há exatos dois meses, no início de abril, foram demitidas 131 pessoas e, com as saídas atuais, chega a 900 os funcionários despedidos da empresa desde janeiro deste ano.  
O presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Gelson Dagmar Fochesato, avalia que um dos motivos das demissões é a competitividade das empresas aéreas, ocasionadas pela falta de políticas para o setor no país. “O mais grave é uma postura da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) que homologou as empresas brasileiras a operar os voos com três comissários a bordo, em vez de quatro. Isso coloca em risco a segurança dos passageiros e da própria tripulação”, relatou, em entrevista à Rádio Brasil Atual.
Ouça reportagem sobre o assunto, da Rádio Brasil Atual

Redução de custos na aviação pode afetar a segurança dos voos, alertam sindicatos
Sobre o crescimento por demanda das empresas aéreas, houve um processo de desaceleração e depois de três anos consecutivos de expansão, em 2012 a projeção da Gol não ultrapassa 10% de crescimento. “Ela cresceu além do previsto, porque havia uma disputa de mercado insana entre as empresas, só que o mercado não cresceu na mesma velocidade”, diz o presidente. Segundo ele, deveria existir uma fiscalização mais séria do governo em relação à disputa de mercado das empresas aéreas.
correio do brasil

Voo AF 447: manobra errada na causa do acidente


Uma manobra errada do copiloto terá motivado a queda do avião da Air France, a 1 de junho de 2009, no Atlântico, vitimando as 228 pessoas que seguiam do Rio de Janeiro para Paris, indica o relatório final das autoridades francesas publicado no portal brasileiro G1.

Apesar de a divulgação do relatório dos investigadores franceses estar prevista para 05 de julho próximo, em Paris, o portal diz ter tido acesso a uma cópia do documento enviado às autoridades brasileiras.

Segundo informa o portal basileiro do grupo Globo, citado pela agência Lusa, os pilotos do voo AF 447 não se deram conta a tempo de que o avião havia perdido estabilidade por causa de uma manobra errada do copiloto e não lograram corrigir o erro antes de o Airbus A-330 cair no Atlântico.
tvi24

Gol terá que indenizar passageiro com deficiência por tratamento indigno



"A empresa aérea no cumprimento do contrato de transporte dispensou ao consumidor portador de tetraplegia tratamento aviltante, injustificável e desrespeitoso". Sob esse entendimento, a 3ª Turma Recursal do TJDFT confirmou sentença do Juizado Especial Itinerante para condenar a Gol Linhas Aéreas a pagar indenização por danos morais no valor de 5 mil reais a um passageiro.

O autor narra que firmou contrato de transporte aéreo com a ré, com saída de Aracajú/SE e chegada em Brasília/DF, em 26 de abril de 2011, sem necessidade de troca de aeronave durante a escala em Salvador/BA, pois é portador de tetraplegia - fato que, à evidência, acarreta desconforto e cuidados especiais para embarque e desembarque.

Não obstante, a ré alterou unilateralmente o contrato, fazendo com que o autor fosse obrigado a descer da aeronave para embarcar em outra, durante a escala, e, mesmo necessitando de atenção especial por parte dos prepostos da ré, foi tratado de forma "absurdamente inapropriada".

De acordo com os autos, testemunha, até então desconhecida do autor, confirmou ter presenciado a forma descortês com que o passageiro foi tratado, descrevendo com precisão a maneira imprópria do atendimento dispensado ao autor, que permaneceu cerca de 15 a 20 minutos no interior da aeronave, aguardando algum funcionário que ajudasse a colocá-lo na cadeira de rodas.

E não foi só. Consta, ainda, dos autos, que após o desembarque, quando do trajeto para a outra aeronave, o autor foi novamente constrangido por preposto da empresa que "em alto e bom tom, na presença dos demais passageiros" teria dito "ELE NÃO ANDA NADA", referindo-se às limitações físicas do autor.

Para o juiz, "trata-se de fato que escapa à normalidade, pois o autor foi tratado com rispidez e menoscabo por quem deveria lhe providenciar acomodações e transporte digno, diante da sua condição especial de paraplégico". E acrescenta: "Induvidoso que não se trata de um mero sentimento superficial de desconforto, mas sim, uma falha irreparável e causadora de mal-estar e de sentimento profundo de desrespeito".

A ré não fez nenhuma prova a fim de negar o fato, nem o desnecessário constrangimento a que foi submetido o autor. Configurada, pois, a conduta ofensiva, patente o dever de indenizar.

No que tange às circunstâncias em que se deu o ilícito e ao grau de reprovabilidade da conduta, o julgador anota que estes devem ser sopesados em desfavor da ré, uma vez que alterou de forma injustificada o contrato de transporte, fazendo com que seus passageiros fossem compelidos à troca de aeronave e, "mesmo diante da constatação de que o autor possuía limitações para sua locomoção, tratou-o com absurdo desrespeito, ao invés de providenciar a atenção especial que deveria ter sido dispensada".

Diante disso, o magistrado julgou procedente o pedido do autor para condenar a empresa ré a pagar-lhe, a título de danos morais, a quantia de R$ 5.000,00, corrigida monetariamente e acrescida de juros.
Nº do processo: 2011.01.1.200856-5
denuncio.com.br

Empresa lança protótipo de avião familiar com preço popular


O protótipo de um avião familiar chamado Synergy pode ser um dos primeiros passos para o sonho de um aeroplano popular. O projeto pretende tornar as viagens aéreas mais simples, baratas, rápidas e bem mais confortáveis do que voar em aviões comerciais.
O Synergy é um projeto de avião familiar barato, simples e rápido (Foto: Divulgação)O Synergy é um projeto de avião familiar barato, simples e rápido (Foto: Divulgação)
O Synergy não possuirá asas comuns, mas sim em forma de quadrados inclinados que, de acordo com seus projetistas, reduzem dramaticamente a resistência do ar. Este formato de asa teria influência direta na economia e no alcance da aeronave, permitindo que o avião gaste dez vezes menos combustível que um pequeno jato.
O modelo em escala de 1/4 já foi construído e testado, demonstrando a viabilidade do projeto. Mas para a aeronave em tamanho real foram necessários mais tempo e dinheiro, que teve de ser arrecadado através do site Kickstarter, reconhecido por angariar verba para projetos de desenvolvimento de novas tecnologias.
O Synergy é desenhado para servir a uma família (Foto: Divulgação)O Synergy é desenhado para servir a uma família (Foto: Divulgação)
John McGinnis, idealizador e líder do projeto, é realista sobre o alcance da ideia de levar a popularização do transporte aéreo a um novo nível. Ele não espera ter o avião que projetou em todas as rodovias no próximo ano, mas o Synergy tem ganhado força de seus entusiastas ao redor do mundo. Prova disso é o fato de o projeto ter arrecadado mais do que o pedido como auxílio financeiro.
Apesar de ainda não estar pronto, o modelo em 1/4 do Synergy mostrou a viabilidade do projeto (Foto: Divulgação)Apesar de ainda não estar pronto, o modelo em 1/4 do Synergy mostrou a viabilidade do projeto (Foto: Divulgação)
Via Gajitz

TECHTUDO

Motores do avião que caiu na Nigéria apresentaram problema

Os motores do avião que caiu no domingo (3) na Nigéria apresentaram problemas pouco antes do acidente. As 153 pessoas a bordo morreram. Ainda não se sabe o número de vítimas em terra.
No local da queda ainda havia muita fumaça. Princípios de novos incêndios dificultaram o trabalho dos bombeiros. Houve tumulto entre a polícia, parentes e curiosos. O presidente nigeriano Goodluck Jonathan passou 20 minutos inspecionando os destroços.

A aeronave, um McDonnell Douglas 83 da Dana Air, partiu de Abuja, capital da Nigéria, com destino a Lagos, a maior cidade do país. O avião perdeu altitude e bateu num prédio residencial, a menos de 18 quilômetros do aeroporto.

O piloto, que é americano, até agora não teve a identidade divulgada. Equipes de resgate encontraram o que acreditam ser a caixa preta com as gravações dos últimos momentos do vôo. E já entregaram o equipamento à polícia.

Momentos antes do desastre, o piloto chegou a avisar à torre de controle que dois motores do avião tinham apresentado problema. Logo depois, o MD-83 se chocou contra o prédio. Segundo o diretor de operações da Dana Air, a aeronave, de 22 anos, teria passado por uma vistoria três dias antes. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.
jornal nacional

Dicas e macetes para encontrar as passagens aéreas mais baratas disponíveis



Comprar passagens aéreas baratas é praticamente uma arte. Há alguns anos já deixou de ser um bom negócio enfrentar quase três dias de ônibus para chegar de São Paulo a Recife, por exemplo. Ir de avião sai mais em conta, já que além de ser uma viagem mais rápida e um pouco mais confortável, o turista ainda irá economizar com almoço e jantar e “ganhar” alguns dias a mais para curtir o destino.

A lógica de venda de bilhetes aéreos é muito específica e, em um mesmo voo e classe, os preços podem variar bastante. Grupo de assento, horário e data da venda também influenciam nos valores. Os serviços, porém, são os mesmos pra todo mundo: passageiros que pagaram R$ 59 ou R$ 300 estarão sentados lado a lado.

Por isso, conseguir bilhetes mais baratos exige muita pesquisa. Quem tiver as datas mais flexíveis e mais disposição para fazer contas e comparações levará a melhor. Conheça alguns macetes e conte sobre suas próprias estratégias na área de comentários.
  • Getty Images

  • Fique de olho nos dias e horários
As companhias aéreas costumam dar descontos em voos menos solicitados, como os que partem entre os horários das 10h às 16h. Embarques às terças, quartas e sábados também costumam ser mais baratos porque a procura é menor.

O horário de comprar as passagens também faz diferença. Se você fizer uma pesquisa no site das companhias entre meia-noite e 5h encontrará preços melhores do que se realizar uma busca idêntica às 14h.

  • Compre com antecedência
Os preços das passagens aumentam à medida que a data do voo se aproxima. O ideal é planejar a viagem com três meses de antecedência para conseguir as melhores tarifas. Ter flexibilidade de datas também é importante: às vezes, adiar a volta em um dia sai mais barato do que pagar pelo valor de uma passagem no domingo, por exemplo.

  • Promoções
  • Arte UOL Entenda o bilhete aéreo e fuja das roubadas nas viagens
Pesquisar é a regra número um para pagar menos nas passagens. As companhias aéreas têm usado não apenas seus sites, mas principalmente as redes sociais para divulgar promoções “relâmpago”. Vale ficar de olho nelas principalmente aos finais de semana.

Fique atento a promoções que dão desconto apenas em um dos trechos do voo. Dependendo do percurso, vale mais a pena comprar uma passagem normal em outro dia do que as oferecidas em oferta. Leia também todo o regulamento para não ser pego de surpresa: normalmente há um tempo mínimo de permanência no destino e não é possível a troca de voo ou data. As letras miúdas fazem toda a diferença nessas compras.

  • Use suas milhas com sabedoria
Aproveitar pontos acumulados com compras no cartão de crédito em voos é uma prática relativamente comum entre os brasileiros. Mas ainda assim o desperdício de milhas é alto. Cada programa de fidelidade tem regras próprias e é necessário conhecê-las para fazer um bom negócio. Algumas companhias oferecem um trecho nacional ida e volta por um certo número de milhas - assim voar para Manaus ou para o Rio de Janeiro tem o mesmo valor em pontos. Seguindo esta lógica vale mais a pena usar os pontos para comprar o voo mais caro pretendido. As milhas podem ser usadas em qualquer época do ano, por isso é mais vantajoso usá-las nos períodos de alta temporada, quando as passagens sobem naturalmente de preço.

Acumular milhas também exige planejamento. As companhias aéreas vendem bilhetes de diferentes classes, e, quanto mais caros, maior a quantidade de pontos oferecidos e a flexibilidade propiciada (como exclusão de taxas para remarcar o voo, por exemplo).

Cadastrar-se em serviços que reúnem pontos de vários prestadores diferentes (de postos de gasolina à banca de revistas) também é interessante.

  • Sites de pesquisa de passagens
  • Arte UOL Sites de compra coletiva apostam em pacotes turísticos; vale a pena experimentar?
Os sites que reúnem várias companhias aéreas são uma boa ferramenta de pesquisa e disponibilizam muitas tarifas promocionais que não são encontradas no endereço da própria empresa. Mas não se iluda. Esses portais funcionam como agências de viagem e cobram taxa de serviço, por isso nunca finalize uma compra sem antes verificar o preço direto da companhia. As taxas aeroportuárias também costumam ser informadas apenas no fim da compra, elevando o custo encontrado inicialmente.

  • Leilões e compras coletivas
Buscar outras maneiras de comprar passagens aéreas ajuda a economizar. Os sites de compras coletivas divulgam pacotes que incluem os trechos aéreos. A compra pode ser uma ótima opção, mas é necessário tomar cuidado com as restrições desses tíquetes, pois muitos permitem apenas viagens na baixa temporada ou em dias de semana.

A Gol disponibiliza semanalmente lotes de passagens para o leilão da empresa Milan Express (milanexpress.com.br). Os trechos não podem sofrer alteração de dias e datas e a leiloeira cobra taxa de serviço. É importante que o turista leia atentamente as regras de cada passagem.

A TAM começou a vender passagens por um canal próprio de compras coletivas no fim do ano passado. Pelo tam.com.br o cliente tem acesso ao SaveMe, portal que vende efetivamente os bilhetes. Cada oferta fica disponível por um tempo determinado e exige um número mínimo de compradores para que seja efetivada. Os usuários podem acompanhar o tempo em que a promoção permanecerá no ar em contagem regressiva e a indicação de quantas pessoas já adquiriram a oferta. As passagens vendidas nesta modalidade também têm regras específicas de utilização, que devem ser conferidas pelo usuário antes de efetuar a compra.

  • Voe por outras companhias
Muitas empresas oferecem voos a custos reduzidos - e nem por isso são as mais populares. Se a meta de uma viagem é economizar e conseguir a tarifa mais barata possível, aposte em companhias menores.

A Webjet, por exemplo, oferece tarifas abaixo da média, e segundo dados divulgados pela Infraero em março de 2012, tem figurado entre as mais pontuais do mercado. A antiga OceanAir opera hoje como Avianca, e embora ainda não seja tão popular, oferece bons preços e seu serviço costuma ser elogiado. Já a Azul oferece muitas opções de destinos, mas a maioria dos voos saem de Campinas. Muitos turistas descartam a companhia pela distância do aeroporto, mas a empresa oferece ônibus gratuitos que levam o cliente de diversos pontos da capital paulista para Viracopos. Os preços são competitivos e a viagem pode ficar bem mais barata.

Para voos internacionais, algumas estratégias podem ser vantajosas. Empresas como a inglesa British Airways, e a árabe Emirates, têm voos para Buenos Aires com parada em São Paulo. Em alguns casos, as companhias disponibilizam lugares com preços menores para completar o voo. É preciso pesquisar durante muitos dias para encontrar um preço que valha a pena. Se houver tempo para pesquisar, você pode ter a experiência de voar por uma companhia de luxo, como a Emirates, por um preço similar à média.

uol

Ainda falta um ano, mas Etihad finalmente anuncia voo para o Brasil

Abu-Dhabi-São Paulo será a partir do primeiro semestre de 2013.



A companhia de Abu Dhabi anuncia o seu ingresso no circuito entre Brasil (América do Sul) e Oriente Médio
A  Etihad Airways, companhia aérea nacional dos Emirados Árabes Unidos, tinha estudos planejados, autorização da Anac, mas por um bom tempo protelou o anúncio oficial do inicio de suas operações para o Brasil. O  comunicado   finalmente chegou nesta primeira semana de junho confirmando que o Brasil será o primeiro país da América do Sul a receber voos da companhia.

 “A abertura da linha para o Brasil é um passo lógico para nós”, afirmou James Hogan, Presidente e CEO da companhia desde 2006,  Contudo, os voos diários entre Abu Dhabi e São Paulo começarão apenas no dia 3 de junho de 2013 - dentro de um ano, portanto.

Considerada uma das maiores empresas aéreas em expansão na aviação internacional, a empresa de Adu Dhabi tem frota atual de 66 aviões entre modelos Airbus e Boeing e voa diretamente para 87 destinos no Oriente Médio, África, Europa, Ásia, Austrália e América do Norte. Em seu projeto de expansão, tem mais de uma centena de aeronaves encomendadas, inclusive 10 Airbus A380 e outros 10 Boeing 787-9 Dreamliner.

A direção da Etihad confirmou 41 pedidos deste avião da Boeing e tem opção para outros 25, sendo que espera receber o primeiro 787-9 em 2014 e a relação completa até 2019.

Fundada em 2003, a Etihad Airways transportou 8,3 milhões de passageiros no ano passado.  Atende a 239 destinos se consideradas as parcerias operacionais, com os 34 acordos de code-share que tem na atualidade. A empresa é dona de  29% da Air berlin, a segunda maior da Alemanha e sexta companhia aérea da Europa, e de 40% da Air Seychelles. Apontada como Líder mundial por tres anos, teve entre os prêmios mais recentes o  World Travel Awards e  de Melhor  Primeira Classe  Mundial em 2011.

O Conselho de Administração da Etihad é presidido pelo Sheik  Hamed bin Zayed Al Nahyan, conta com oito mil funcionários e entre atividades paralelas conta com uma grande operadora de viagens, a Etihad Holidays.  Em 24 destinos pelo mundo, a empresa disponibiliza limousines para atendimento  dos clientes Vips.

Antonio Euryco brasil turis

Etihad adquiriu participação de 4% na Virgin

Sidney, 05 jun (Lusa) -- A companhia aérea Etihad adquiriu uma participação de 3,96 por cento na Virgin Australia numa operação realizada através da bolsa, informou hoje em comunicado aquela empresa sedeada em Abu Dhabi.


Esta operação surge depois de a Virgin Australia ter separado as suas operações internacionais e nacionais para permitir a participação de empresas estrangeiras no mercado doméstico, de acordo com o portal de notícias "Australian Aviation".
O proprietário do grupo Virgin, Richard Branson, é o principal acionista da companhia australiana, com mais de 25 por cento das ações, e a Air New Zeland detém 20 por cento do capital.

lusa

Aviação biocombustíveis: que as companhias aéreas estão fazendo o quê, com quem?

Azul Linhas Aéreas anuncia planos para testar combustível Amyris cana-de-base, mais de 30 companhias aéreas agora testando, a implantação dos biocombustíveis - mas quem está fazendo o quê, exatamente?

No Brasil, a Azul Linhas Aéreas anunciou t de combustível chapéu Amyris jato inovador renovável proveniente da cana brasileira passou todos os testes necessários e será utilizado durante um vôo de demonstração em uma aeronave Embraer 195 Azul alimentado por CF34-10E da GE motores. O "Azul + Verde" (a mais verde azul) vôo terá lugar no Brasil na terça-feira, 19 de junho, durante a 20 Conferência das Nações Unidas Rio sobre Desenvolvimento Sustentável.
Combustível renovável da Amyris jato foi desenhado para ser compatível com Jet A/A-1 especificações de combustíveis e fornecer desempenho equivalente versus combustível derivado do petróleo convencional em uma série de métricas, incluindo adequação aos objectivos propriedades de gases de efeito estufa e potencial de redução de emissões. A matéria-prima para o combustível de aviação renováveis ​​é de cana, a biomassa altamente desejável que podem ser produzidos de maneira sustentável em grandes quantidades em escala no Brasil e outros países tropicais.
Azul é a terceira maior companhia aérea no Brasil, uma companhia de baixo custo de conexão de 48 destinos, 47 cidades, com mais de 400 vôos diários, e uma frota de 54 aeronaves, incluindo 42 jatos Embraer 195 (32 e 10 Embraer 190) e 12 turboélices (7 ATR 72-600 e 5 ATR 72-200). Até à data, a Azul já atendeu mais de 19 milhões de clientes.

A linha inferior

É um teste, mas um passo importante, porque este é um dos primeiros combustíveis fornecidos diretamente de uma empresa de fermentação avançado - Solazyme vem fornecendo óleos renováveis ​​para a aviação biocombustíveis, mas a melhoria tem sido feito pela Honeywell UOP.
Além disso, vamos assistir este com interesse, porque são os biocombustíveis de primeira teste de voo de explorar o vasto potencial da cana como matéria-prima de biocombustíveis de aviação.

Companhias aéreas ao redor do mundo

Em Digest de hoje, olharmos para as últimas notícias de companhias aéreas ao redor do mundo - que se está movendo sobre biocombustíveis, e quando e como?

As Américas

Estados Unidos

Na semana passada, a United Airlines, a Boeing, UOP da Honeywell, o Departamento de Chicago da Aviação e da Fundação Clean Energy anunciou a formação da Aviação Centro-Oeste Sustentável de Biocombustíveis Initiative (MASBI), projetado para promover o desenvolvimento da aviação de biocombustíveis em uma região de 12-estado segurando a promessa significativa como matéria-prima da biomassa, desenvolvimento de tecnologia, criação de emprego e comercialização sustentável.
Em dezembro passado, a American Airlines disse que espera iniciar os seus voos de biocombustíveis primeiros em meados de 2012 usando um avião Boeing ecoDemonstrator para completar o vôo. Ao mesmo tempo como a apresentação Capítulo 11, a empresa assinou acordos com dois fornecedores biojet bem como um acordo de compra. A companhia aérea anunciou seus MOUs para o fornecimento de biocombustíveis na reunião CAAFI em DC na semana passada.
Em fevereiro, a Alaska Airlines informou que a decisão de usar biocombustível de 20% durante seus 75 vôo de biocombustível programa de comercialização foi limitada a 20% por causa da falta de abastecimento. Com o combustível produzido em Louisiana a partir de óleo de cozinha usado, melhorado no Texas e originado por um corretor a Holanda, a cadeia de suprimentos era muito difícil. Além disso, ele custava US $ 17 por galão comparado com $ 3,14 por galão de combustível A1.

Canadá

Em abril, Porter Airlines conduziu com sucesso o primeiro vôo receita movidos a biocombustível no Canadá . Na conclusão bem-sucedida de um programa de teste que foi lançado em 2010, a companhia aérea voou um de seus Bombardier Q400 turboélices de sua base de Billy Bishop Toronto City Airport para Ottawa, utilizando uma mistura 50/50 de biocombustível e combustível Jet A1 em um de seus motores.
Esta é a etapa final em um projeto de dois anos cuja chave membros além de Porter incluído Crescimento alvejado, Bombardier Aerospace, e Pratt and Whitney Canada, o fabricante dos motores PW150A que o poder de aeronaves Q400 da.

Brasil

Em maio de 2010, dez organizações uniram para formar a Aliança Brasileira para Biocombustíveis de Aviação (Aliança Brasileira n Biocombustíveis de Aviação - ABRABA) esta semana em uma reunião em São Paulo. Os membros fundadores são: Biotecnologia Algas, Amyris Brasil, a Associação Brasileira dos Produtores de Pinhão, o brasileiro Aerospace Industry Association (AIAB), Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Embraer, GOL Linhas Aéreas, TAM, TRIP Airlines, eo brasileiro Sugarcane Industry Association (UNICA) .
O objetivo da aliança é promover iniciativas públicas e privadas que buscam desenvolver e certificar biocombustíveis sustentáveis ​​para a aviação. O objetivo será atingido através de diálogos com aqueles que formam as políticas públicas, bem como formadores de opinião, a fim de obter biocombustíveis que são tão segura e rentável, como derivados de petróleo.

Chile

Em março, sediada na Holanda SkyNRG fornecido LAN Chile e Air BP Copec para seu primeiro vôo comercial com combustível de segunda geração do jato. O vôo, que operou entre as cidades chilenas de Santiago e Concepción, foi realizado com um Airbus da família A320 com motores CFM56-5B motores. O combustível chegou a partir de óleo de cozinha usado.
O vôo terminou com um evento realizado na cidade de Concepción, que foi assistido por autoridades governamentais e locais, e também por executivos da LAN e Air BP COPEC.

México

Em setembro passado, Aeromexico começaram a usar uma mistura de 25 por cento de biocombustíveis nos seus voos a partir de Cidade do México para San Jose, Costa Rica. Como parte do "Green Voos" projeto destinado a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, um Boeing 737 vai agora fazer o percurso utilizando uma mistura de 75 por cento de combustível do jato convencional e 25 por cento bioquerosene parafina sintética.
Aeromexico realizou seu vôo transoceânico primeiro comercial do uso de biocombustíveis no mês passado na rota Cidade do México-Madrid.

Europa, Oriente Médio e África

Alemanha

Em dezembro passado, anunciou que Algae.Tec Algae.Tec Ltd ea maior companhia aérea europeia Lufthansa assinaram um Memorando de Entendimento, em conjunto, avaliar o potencial de óleo de algas de Algae.Tec 's bio-reatores a serem desenvolvidas em uma fonte sustentável de biocombustíveis de aviação.
Em janeiro, a Lufthansa havia anunciado que o seu julgamento vôo de Frankfurt para Washington em 12 de janeiro seriam: o seu passado usando jetfuel renovável porque não tem sido capaz de garantir a longo prazo fontes de do biocombustível. Ao todo, 1.187 vôos biocombustíveis foram operados entre Hamburgo e Frankfurt. De acordo com cálculos iniciais, as emissões de CO2 foram reduzidas em 1.471 toneladas. O consumo total da mistura de bioquerosene somaram 1.556 toneladas. No geral, Neste e Lufthansa descobriu que a aeronave e seus motores teve um excelente desempenho. O estado das câmaras de combustão, turbinas, e sistemas de combustível de seus motores foi exemplar, tanto durante e no final do ensaio. Uso de combustível NExBTL resultou em consumo de combustível 1% menor em relação ao querosene de aviação normal fóssil.

França

Na França, a Air France completou seu primeiro movidos a biocombustível voo regular de passageiros , rodando em uma combinação 50/50 de combustível tradicional e querosene de aviação produzido a partir de óleo de cozinha usado. Juntamente com "otimizado" gestão do tráfego aéreo (ATM), o vôo salvo cerca de 50% de suas emissões de CO2, trazendo a taxa de emissões por passageiro até 54g por quilômetro.

Reino Unido

Em outubro passado, a Virgin Atlantic disse que fez uma parceria com LanzaTech para criar combustível renovável que força de vontade aviões Xangai e Delhi a Heathrow dentro de dois a três anos. LanzaTech está trabalhando na produção de seu combustível na Índia e na China, tornando esses dois destinos alvos fáceis para a implementação da "frota verde". Uma demonstração de vôo com o novo combustível está prevista para os próximos 18 meses, eo projeto também incluirá Boeing durante as fases de teste.
Dentro de dois a três anos Virgin Atlantic planeja vôos com o novo combustível em suas rotas a partir de Xangai e Delhi a Londres Heathrow como LanzaTech e os parceiros a desenvolver instalações na China e na Índia. A tecnologia está atualmente sendo testado em Nova Zelândia, uma facilidade maior demonstração será comissionado em Xangai este ano, e a primeira operação comercial será em vigor na China em 2014. Após aplicação bem sucedida, um mais amplo implantação poderiam incluir operações no Reino Unido e no resto do mundo.
Em outubro passado, a Thomson Airways disse que vai levar passageiros de Birmingham para Arrecife , na ilha espanhola de Lanzarote Canárias, usando uma combinação de óleo de cozinha usado e combustível de aviação regular. A companhia aérea tinha esperado inicialmente para começar seus vôos de biocombustível em julho passado, mas atrasos experientes, com testes e distâncias de segurança. Alega que o uso dos biocombustíveis poderia reduzir as emissões da indústria da aviação de dióxido de carbono em até 80 por cento, e planeja usar biocombustíveis em toda a sua frota em três anos.
No Paris Air Show 2011, os principais intervenientes europeus estabeleceu uma meta de 600 milhões de galões (2 milhões de toneladas) da produção anual biojet sustentável até 2020 sob um novo programa chamado Flightpath Biocombustíveis. Para Flightpath, a Comissão Europeia fez uma parceria com a Airbus, Lufthansa, Air France / KLM, via aérea britânica s e produtores de biocombustíveis Choren Industries, Neste Oil, Grupo Biomassa Tecnologia e UOP.

Espanha

Outubro passado, a companhia aérea nacional Iberia voou primeiro vôo comercial do país , utilizando uma mistura 25% de combustível biojet feita a partir de camelina. O vôo inaugural usando um Airbus A320 voava de Madri a Barcelona. O combustível foi produzido pela UOP LLC, uma unidade da norte-americana Honeywell International Inc. e certificada pela companhia petrolífera Repsol YPF SA.

Finlândia

Em julho passado, a Finnair anunciou planos para operar vôos movidos a biocombustível . A companhia aérea operou um vôo de biocombustível da Airbus entre Amsterdam Schiphol e Helsinki na semana de 18 de julho, rodando em uma mistura de 50 por cento de biocombustível produzido a partir de óleo vegetal reciclado e querosene, e foi reabastecido no Aeroporto Schiphol em Amesterdão. O biocombustível wasprovided por SkyNRG, um consórcio lançado pela KLM, Mar do Norte e Associados Grupo Primavera para desenvolver uma cadeia de fornecimento sustentável de biocombustível de aviação.

Holanda

Em junho passado, holandesa KLM Royal Airlines tornou-se a primeira companhia aérea no mundo a operar um vôo comercial transportar 171 passageiros em biocombustíveis de aviação. Vôo KL1233 - um Boeing 737-800 - decolou de Schiphol com destino a Charles de Gaulle em Paris, levando 171 passageiros. Primeiro vôo da KLM comercial para Paris, foi operado em bioquerosene produzido a partir de óleo de cozinha usado. Esta mesma matéria-prima será utilizado nos voos regulares para Setembro. O combustível foi fornecido por Combustíveis dinâmicos via SkyNRG, o consórcio co-fundada pela KLM em 2009 com o Mar do Norte e Associados Grupo Primavera.

Catar

Em janeiro, a Qatar Airways foi relatado para ser investir na Califórnia empresa Byogy Renováveis ​​s, de acordo com a Bloomberg. Chris Schroeder, gerente sênior da QA foi citado como dizendo, "Nós estamos olhando para subscrever um investimento em Byogy de até 10 por cento, juntamente com um acordo off-take ... Isso vai permitir à empresa a entrar no mercado e olhar para investimento de capital adicional ou outros parceiros. "Os detalhes financeiros não foram divulgados.

A Emirates

Em Emirados Árabes Unidos, Qatar é a aceitação de entrega de um novo Boeing 777-300ER , voou de Seattle para Abu Dhabi foi completada com biocombustível - o primeiro vôo tal para ser conduzida no Golfo Pérsico. O biocombustível foi fornecido por SkyNRG Holanda, proveniente de óleo vegetal reciclado de cozinha.

África do Sul

Em novembro passado, Sul Africano Airlines observou que ele pode ter que usar até 50% de biocombustíveis em seu abastecimento de combustível até 2020, a fim de evitar sanções de carbono, o que poderia ser o estímulo necessário para criar uma próspera indústria de biocombustíveis na África do Sul e a região. Atualmente a África do Sul limita matérias-primas de biocombustíveis para o sorgo, cana-de-açúcar, beterraba e pinhão-manso.
Ásia-Pacífico

China

No ano passado, a China Air Transport Association afirmou que eles se opõem a ter os seus voos para a Europa incluídos no Regime da União Europeia de Comércio de Emissões. Os ETS exige que todos os emissores de comprar licenças para cada tonelada de CO2 liberado, acima de um limite determinado. O programa está prevista para começar em 1 de janeiro de 2012 e incluem a maioria das operadoras.
CATA afirmou que este plano vai aumenta os custos para os seus membros e, a menos ajustada, CATA vai pedir o seu governo em Pequim para analisar contramedidas para transportadoras aéreas europeias que voam para China. Os analistas estão citado como dizendo que isso irá acrescentar € entre 1 e 1,4 bilhão em custos para os aviões durante o primeiro ano do ETS.

Japão

Em abril, a Boeing ea All Nippon Airways informou que um avião 787 Dreamliner pela primeira vez, alimentado em parte pelos biocombustíveis sustentáveis. Esse foi um vôo de entrega entre o Centro da Boeing entrega em Everett, Washington e Haneda Tokyo Aeroporto também é o vôo de biocombustível primeiro transpacífico, usando biocombustível feito a base de óleo de cozinha usado e emitido cerca de 30 emissões por cento menos CO2 quando comparado aos dias de hoje é de tamanho similar aviões.
Back in 2009, Japan Air Lines testado camelina, pinhão manso e algas biocombustíveis baseados em um teste de 747-300 ligeiro de Haneda de Tóquio aeroporto, mas não ouvimos muito de JAL sobre biocombustíveis desde então. O combustível foi processado pela UOP, e utilizado em um vôo de teste sem passageiros usando motores Pratt & Whitney JT9D, e usou uma mistura de 84 por cento camelina, quase 16 por cento de jatrofa, e menos de um por cento de algas. O biodiesel foi misturado em uma mistura B50 com combustível convencional.

Cingapura

De Twitter: Singapore Airlines olha para os biocombustíveis como ela se torna mais recente companhia aérea a aderir Sustentável Aviation Fuel Users Group

Tailândia

Em março, tailandesa Airways International lançou um workshop em conjunto com o Ministério de Energia e Companhia PTT Pública abordar a aviação biocombustíveis, como um primeiro passo no esforço do país para desenvolver este sector.
No ano passado, tailandesa Airways anunciou planos para poder um voo comercial de passageiros, utilizando apenas de biocombustíveis. Os vôos comerciais foram planejados para começar em 22 de dezembro para a Bangkok para Chiang Mai route.The vôo de biocombustível-powered apoia a iniciativa da empresa Green Travel como parte de suas atividades de responsabilidade social. O primeiro vôo em 21 de dezembro irá utilizar uma aeronave Boeing 777-200.

Índia

Em março, a Indian Oil anunciou que está trabalhando com a Airbus , companhia aérea Kingfisher e UOP para realizar vôos de teste de biocombustíveis. Indian Oil, uma empresa gerida pelo Estado assinou pactos com universidades canadenses e Pratt & Whitney para promover suas ambições de se juntar ao grupo crescente de países que perseguem bio-avjet.

Indonésia

Back in 2010, Garuda Indonesia exec Wendy Aritonang confirmou à Glob Jacarta e que "Estamos no processo de mudança a partir de [combustível de aviação] para biocombustível. Nem uma única companhia aérea [nacional] tem feito isso ainda. Iremos implementar este plano em etapas e não vai necessariamente ser alcançados nesse ano. "A companhia assinou um Memorando de Entendimento em fevereiro com o Transporte Aéreo Internacional Association, comprometendo-se a melhoria dos serviços de transporte aéreo, bem como ao uso de biocombustíveis.
Nós não ouvimos qualquer avanço da Garuda planeja desde então.

Austrália

Em abril, lançou Qantas da Austrália primeiro vôo comercial de biocombustíveis de Sydney a Adelaide usando uma mistura de 50/50 de óleo de cozinha, querosene de aviação derivado.
Qantas está operando sob a 500.000 dólares AUS Emergentes Renováveis ​​Grant Program, que permite a Qantas em parceria com Shell Austrália para um estudo de viabilidade dos biocombustíveis a longo prazo da aviação. Outras companhias aéreas no país, tais como Virgin Austrália também estão trabalhando em programas de aviação biocombustíveis.

Nova Zelândia

Em dezembro passado, a Air New Zealand anunciou que assinou um Memorando de Entendimento (MOU) com Licella Pty Ltd para examinar o desenvolvimento e comercialização de um processo para converter biomassa lenhosa em biocombustível sustentável na Nova Zelândia. Sob o MOU Air New Zealand e Licella vai explorar conjuntamente o potencial da tecnologia para produzir biocombustível de aviação sustentável na Nova Zelândia.

Biofuels Digest

Obesos e "pessoas com forte odor" são os passageiros mais indesejáveis nos aviões, diz pesquisa


Considerado um dos principais sites de busca de passagens aéreas no mundo, o Skyscanner divulgou uma pesquisa que revela qual o tipo de passageiro mais indesejável dentro de um avião. O levantamento perguntou a 800 usuários do site: “Qual tipo de pessoa você não gostaria de ter ao seu lado em uma viagem aérea?”
  • Getty Images Na pesquisa, aproximadamente 800 usuários do site disseram qual tipo de pessoa não gostariam de ter como vizinho em um voo
Cerca de 35% dos respondentes disse que “pessoas com forte odor” são os piores vizinhos de assento durante um voo. “Pessoas com excesso de peso” ficaram com o segundo lugar, com 19% de rejeição. E a terceira posição coube a “pessoas embriagadas”: 15% dos participantes não gostariam de tê-las por perto dentro de uma aeronave.
Na sondagem, também foram citados como passageiros inconvenientes os bebês (9,1% dos votos), crianças (6,1%), grupo de solteiros (5,1%), “pessoas tagarelas” (4,2%), “pessoas nervosas” (1,1%) e “casais amorosos” (1%).
“A pesquisa mostrou que as companhias precisam escutar mais as críticas dos passageiros. Algumas situações podem ser evitadas com simples adequações nos voos. Para um passageiro, uma hora de viagem pode se tornar uma eternidade, caso a pessoa ao seu lado cause algum incômodo”, assinala Mateus Rocha, Diretor Geral da Skyscanner no Brasil.      

uol

Pesquisa revela quais são os assentos preferidos dos passageiros de avião


O site de busca de passagens aéreas Skyscanner realizou uma pesquisa para saber quais são os assentos preferidos das pessoas dentro de uma aeronave. Usando um Boeing 757 como exemplo, o levantamento contou com a opinião de mil internautas e revelou que, durante uma viagem, 42% deles gostam de se sentar nas seis primeiras fileiras do avião.


Divulgação/Skyscanner
  • A maioria dos viajantes prefere se sentar nos assentos dianteiros da aeronave, aponta a pesquisa do site Skyscanner
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Mais de 60% dos participantes também disseram escolher o assento da janelinha antes de embarcar em uma jornada aérea. A poltrona 6A (que fica na janela e perto da saída) foi o lugar apontado como o mais popular dentro do Boeing.
“Nossa pesquisa mostrou que a parte dianteira do lado esquerdo do avião é a mais procurada, possivelmente por proporcionar uma melhor escolha das refeições e por estar menos suscetível ao ruído do motor, além de permitir um desembarque mais rápido”, explica Mateus Rocha, Diretor Geral da Skyscanner no Brasil. “Curiosamente, alguns passageiros preferem a poltrona do meio próxima das asas, onde tendem a sentir menos a turbulência. A janela é mais escolhida por aqueles que querem dormir, principalmente em viagens longas, enquanto os que vão mais vezes ao toilet dão preferência ao corredor para evitar incomodar os outros passageiros”.
Os internautas também votaram nos lugares mais odiados do avião: a poltrona 31E, localizada na parte traseira da aeronave, foi a mais rejeitada. E apenas 1% dos respondentes disseram gostar de se sentar nos assentos do meio durante uma viagem aérea.
uol

Solar Impulse em sua primeira tentativa de realizar um voo intercontinental


 
Aeronave suíça movida a energia solar e batizada Solar Impulse decola nesta terça-feira (5) de Madri, na Espanha, em sua primeira tentativa de realizar um voo intercontinental entre a Suíça e o Marrocos.
uol