PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

A American Express e a United Airlines firmaram uma parceria que possibilitará aos clientes do cartão uma passagem grátis para um acompanhante


A American Express e a United Airlines firmaram uma parceria que possibilitará aos clientes do cartão uma passagem grátis para um acompanhante na compra de outra.

A promoção é válida para voos com origem em São Paulo e Rio de Janeiro e destino na América do Norte.

Quem comprar uma passagem com esse itinerário que seja na primeira classe ou na executiva, ganha outra para a mesma classe e mesmo voo. O bilhete deve ser emitido em nome do titular do cartão ou de seus adicionais e a adesão estará sujeita a disponibilidade. A data final para compras é 31 de dezembro de 2010 e só fazem parte da promoção voos da United.

mundo do marketing

Azul e Pucrs firmam convênio para seleção de pilotos



Reitor Joaquim Clotet e diretor de Operações da Azul, Álvaro Neto, assinaram convênio.

A Azul e a Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs) - através da Faculdade de Ciências Aeronáuticas (Faca) - assinaram nesta terça-feira (21) um convênio que garante aos pilotos formados pela Pucrs a prioridade no processo de seleção da empresa aérea. A parceria - que busca compensar uma possível falta de mão de obra qualificada no setor - permite que os alunos diplomados pelo curso entrem direto na segunda fase do processo seletivo de pilotos da Azul, sem passar pela análise do currículo.

"A aviação comercial experimentou nos últimos anos um crescimento inédito e a formação de profissionais não tem acompanhado esse ritmo. Ainda não estão faltando pilotos, mas poderão faltar se o processo de formação não for acelerado", afirma o diretor de operações da Azul, Álvaro Neto. Com a parceria, a Azul espera preencher parte das 150 vagas para copiloto que deve abrir por ano até 2015.

Para Neto, a companhia sai na frente na disputa por profissionais qualificados. "É a união da empresa mais inovadora com a melhor escola de formação de pilotos do País", declarou durante a solenidade, que aconteceu na Pucrs, em Porto Alegre. Álvaro Neto adiantou também que a relação será aprofundada em 2011, pois a empresa está em expansão e planeja contratar mais 200 profissionais entre pilotos e co-pilotos além dos 300 de atualmente, aumentar o número de rotas e a frota de aeronaves.

Mesmo com o convênio, segundo o diretor da faculdade, Elones Ribeiro, os egressos da instituição terão de ser aprovados em entrevistas e testes aplicados pela empresa. Sendo aprovados nas demais fases, são contratados, por um período mínimo de dois anos, como copilotos da empresa, para pilotar jatos modelos Embraer 190 e 195 e turboélice ATR já a partir do próximo ano.

Atualmente, a Pucrs forma cerca de 20 alunos por ano e recebe 60 novos estudantes a cada vestibular. O alto custo da formação dos pilotos, no entanto, ainda é um entrave para que mais pessoas ingressem na profissão. O curso da Pucrs, que tem duração de três anos, custa R$ 110 mil, por exemplo. Esse valor, no entanto, só inclui a parte teórica. Para se formar, os alunos precisam ainda arcar com os custos das horas de voo exigidas.

A criação do curso da universidade gaúcha em 1993 foi uma iniciativa da Varig. Numa primeira fase, a companhia garantia a contratação de todos os formados. Depois, o convênio passou a prever apenas a prioridade para os alunos da faculdade. O acordo foi desfeito em 2001, quando a Varig começou a passar por problemas financeiros e não teve mais condições de cumprir algumas cláusulas, como o transporte dos estudantes para eventos e testes. Com informações da Agência Estado.
Jornal do comércio

RESENDE -RJ - Aeroporto receberá voos da Trip Linhas


Aeroporto terá salas de embarque e desembarque e armazenamento de bagagens


O secretário de Indústria, Tecnologia e Serviços, Edgar Moreira, informou ontem que a Trip Linhas Aéreas deverá iniciar voos regulares partindo do município a partir de março do próximo ano. Entre as linhas a serem operadas estão Resende-Rio – Resende-São Paulo, além de Campo Grande (MS) / Dourados (MT) / Curitiba / Campinas fazendo uma conexão com aproximadamente 72 municípios.

Para iniciar as operações dos voos, a prefeitura deverá construir no aeroporto municipal duas salas, uma de embarque e desembarque e outra para armazenamento de bagagens, além da compra de um equipamento detector de metais.

Após a realização das obras e da compra do equipamento, Edgar disse que a empresa estará pronta para operar voos comerciais, inicialmente com o transporte de passageiros e de pequenas cargas. Para fazer a linha operacional, a Trip Linhas aéreas deverá utilizar um avião ATR-72 com capacidade para 72 passageiros.
a voz da cidade

SNEA divulga nota sobre ameaça de greve de aeroviários e aeronautas



O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) divulgou nota hoje sobre as negociações salariais envolvendo os aeroviários e aeronautas. As duas categorias pretendem paralisar suas atividades na véspera do Natal, o que poderá ocasionar um caos aéreo.

Abaixo, leia a íntegra da nota:

Em respeito aos passageiros e ao público, tendo em vista a ameaça feita pelos sindicatos que representam os aeroviários e os aeronautas de paralisar suas atividades às vésperas do Natal, o SNEA esclarece que:

1. As duas categorias já receberam este ano o reajuste salarial de 6,08%, referente à inflação do período medida pelo INPC ( índice Nacional de Preços ao Consumidor). Esse reajuste já está sendo pago às duas categorias, no 13º e no salário de dezembro.

2. A indústria de transporte aéreo, concedeu nos últimos cinco anos 6% de ganho real (33,8% de reajuste para uma inflação de 26,7%), não podendo, nesse momento, tendo em vista os índices propostos (15% e 13%), assumir compromissos deste porte que, aí sim, poderiam colocar em risco o emprego de milhares profissionais das duas categorias.

3. Para evitar transtornos aos passageiros e seus familiares, neste momento em que aumenta o tráfego aéreo e o movimento nos aeroportos, o SNEA considera que as negociações ainda podem evoluir e qualquer paralização que venha a prejudicar as operações, é prematura e inoportuna.

O SNEA lamenta a intransigência dos sindicatos dos aeroviários e dos aeronautas e espera que, evitando a radicalização, não prejudiquem aos passageiros e suas famílias, a quem devemos todo respeito e consideração, no momento em que se preparam para comemorar as festas de final de ano e iniciar seus períodos de férias.

ZH DINHEIRO

Acidente do Concorde voltará a ser julgado


Acidente com Concorde em 2000

O acidente de aviação do Concorde que provocou a morte, em 2000, a 113 pessoas vai voltar a ser julgado em França depois de o Ministério Público ter apresentado recurso, noticiou hoje o jornal «Libération»».

Em primeira instância, o tribunal tinha condenado a transportadora Continental e um dos seus empregados.

O Ministério Público recorreu da sentença anterior pronunciada pelo Tribunal de Pontoise, nos arredores de Paris, que não condenou os responsáveis franceses pela segurança do avião supersónico, segundo o diário.

iol



Acidente envolvendo helicóptero deixa um morto e um ferido em Aracaju (SE)

Um helicóptero caiu em um terreno localizado na avenida Maranhão em Aracaju (SE)


Um acidente na manhã desta terça-feira (21) com um helicóptero da empresa aérea Fly One, modelo Jet Ranger, deixou uma pessoa morta e outra ferida em um terreno nas proximidades do Aeroclube de Aracaju (SE).

Morreu no acidente o coronel Dionísio Bonfim, 65 anos, que ainda foi resgatado com vida, mas não resistiu aos ferimentos. O co-piloto Ives Montecosta, 31, ficou ferido e está internado no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).

Segundo informações do Corpo de Bombeiros local, o helicóptero perdeu o controle e tentou fazer um pouso forçado.

As investigações serão realizadas pelo II Comando Aéreo Regional (Comar), localizado em Recife. Técnicos da unidade chegarão à tarde na capital sergipana.

uol

Retrospectiva: 10 maiores acidentes aéreos da década

Saiba quais foram as 10 maiores tragédias aéreas da década

  • 2003: mais de 300 mortos no Irã

    2003: mais de 300 mortos no Irã

    Em fevereiro de 2003, a queda de um avião militar iraniano Iliushin no sudeste do Irã deixa 302 mortos. De fabricação russa, a aeronave levava, em maioria, membros da Guarda Revolucionária do Irã. O acidente foi registrado entre as cidades de Zahedan, na fronteira com o Paquistão, e Kerman, a 800 quilômetros de Teerã.

    Leia mais

  • 2009: acidente da Air France

    2009: acidente da Air France

    Em junho de 2009, o voo entre Rio de Janeiro e Paris não chegou ao fim -- o Airbus A330 da Air France caiu no oceano Atlântico, na costa de Pernambuco, e deixou 228 pessoas mortas. A quinta etapa de buscas no oceano está prevista para começar em fevereiro de 2011.

    Leia mais

  • 2002: Boeing cai em Taiwan

    2002: Boeing cai em Taiwan

    Em maio de 2002, no estreito de Taiwan, a queda de um Boeing B747-209B da China Airlines matou todas as 225 pessoas a bordo. A aeronave cobria o trajeto entre Taipé e Hong Kong e desapareceu das telas de radar menos de dez minutos depois de decolar. O aparelho transportava 206 passageiros e 19 tripulantes.

    Leia mais

  • 2003: queda de avião de carga mata 200

    2003: queda de avião de carga mata 200

    Em um voo sobre a República Democrática do Congo, um avião de carga Iliushin 76 perde uma porta, cai e deixa mortos 200 ocupantes. O voo levava soldados da capital, Kinshasa, para a segunda cidade da República Democrática do Congo, Lubumbashi. Entre os mortos, havia mais de 100 soldados e suas mulheres e filhos. Houve cerca de 20 sobreviventes.

    Leia mais

  • 2007: choque no aeroporto de Congonhas

    2007: choque no aeroporto de Congonhas

    Ao tentar pousar no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o Airbus A-320 da TAM não conseguiu parar ? a aeronave atravessou a avenida Washington Luiz e se chocou contra um prédio da TAM Express. A batida provocou um enorme incêndio, matando 199 pessoas.

    Leia mais

  • 2009: acidente no Irã

    2009: acidente no Irã

    Em julho de 2009, os 168 passageiros de um Tupolev-154 pertencente à companhia aérea Caspian Airlines morreram na queda da aeronave quando na província de Qazvin, no noroeste do Irã. O avião fazia a rota Teerã - Yerevan, capital da Armênia.

    Leia mais

  • 2005: queda de avião na Venezuela

    2005: queda de avião na Venezuela

    Em agosto de 2005, a queda de um de um McDonnel Douglas da companhia colombiana West Caribbean Airways, perto de Maracaibo, Venezuela, deixa 160 mortos. Em 2010, relatório encomendado pelo governo venezuelano constatou que a causa do acidente foi falha humana.

    Leia mais

  • 2006: choque de Boeing com Legacy no Mato Grosso

    2006: choque de Boeing com Legacy no Mato Grosso

    Depois de se chocar com um jato Legacy tripulado por norte-americanos, o Boeing da Gol que fazia o voo 1907 de Manaus (AM) para o Rio, com previsão de escala em Brasília (DF), cai sobre uma fazenda ao norte do Mato Grosso. Os 154 ocupantes do avião morreram. Os sete ocupantes do Legacy nada sofreram.

    Leia mais

  • 2008: acidente no aeroporto de Barajas

    2008: acidente no aeroporto de Barajas

    Um avião da companhia Spanair saiu da pista no aeroporto de Barajas, em Madri (Espanha), após fazer um pouso de emergência. Ao todo, 153 pessoas morreram no acidente. A aeronave já havia apresentado problemas de superaquecimento em uma válvula de entrada de ar. Na segunda tentativa de decolar, o avião se incendiou.

    Leia mais

  • 10º
    2010: queda mata presidente da Polônia

    2010: queda mata presidente da Polônia

    A queda de um Tupolev-154 perto do aeroporto de Smolensk (Rússia) matou 96 pessoas, incluindo o chefe de Estado da Polônia, Lech Kaczynski. Entre os mortos, estavam mais de 20 políticos, militares e funcionários de alto escalão do governo, que iam para Katyn, na Rússia.

    Leia mais

uol

Sem ministério, Ciro indica prefeito de Sobral para Portos e Aeroportos


O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) não vai integrar o ministério da presidente eleita, Dilma Rousseff, mas ganhou o direito de indicar o nome do partido, e do Ceará, para ocupar a pasta dos Portos e Aeroportos.

Ciro indicou o prefeito de Sobral, o engenheiro Leônidas Cristino. O município cearense é uma espécie de feudo da família Gomes - o atual governador do Ceará, Cid Gomes, foi prefeito de Sobral antes de assumir o comando do Estado.

Leônidas Cristino foi deputado federal e sempre pertenceu à base de apoio de Ciro Gomes, quando este foi prefeito de Fortaleza e governador do Ceará.

No governo Ciro, Cristino foi secretário de Infraestrutura do Estado. A presidente Dilma deve anunciar a decisão final sobre a indicação de Ciro ainda nesta semana. Está agendada para esta terça-feira uma reunião entre a presidente eleita, Cid Gomes e Roberto Amaral, presidente do PSB.

O ministério da Integração Nacional vai mesmo ficar com Fernando Bezerra Coelho, ex-prefeito de Petrolina e da base de apoio ao governador pernambucano Eduardo Campos (PSB).

O PSB tinha mais três nomes cotados para ocupar vagas no Executivo, Beto Albuquerque (RS), que deve ir para o governo gaúcho de Tarso Genro (PT). O outro era o paulista Márcio França, por enquanto sem vaga no Executivo Federal. No caso do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), ele chegou a ser indicado pela bancada do partido para a Integração ou Portos e Aeroportos.

A ida dele para o ministério era conveniente para o PT porque abriria vaga para o suplente, que vem a ser o presidente dos petistas, José Eduardo Dutra (PT-SE), assumir uma cadeira no Senado. Dutra acabou vetando essa manobra sob o argumento de que a bancada petista iria interpretar essa manobra como "um favor" pessoal, aumentando ainda mais a insatisfação do PT com a formação do ministério da presidente Dilma.

estadão

FAB recebe três super helicópteros de pacote comprado da França

Novos helicópteros entregues às Forças Armadas em Brasília

BRASÍLIA- A Força Área Brasileira (FAB) recebeu nesta segunda-feira, 20, os três primeiros helicópteros militares do modelo Super Cougar EC-725, que fazem parte de um pacote de 50 aeronaves compradas junto à França.

Os helicópteros de transporte, fabricados pela companhia Eurocopter, foram entregues em cerimônia em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Defesa, Nelson Jobim.

O restante das aeronaves será fabricado até 2016 em uma fábrica da Helibras, subsidiária da Eurocopter, na cidade mineira de Itajubá, detalhou Jobim.

O país investirá cerca de R$ 5,1 bilhões na aquisição e fabricação dos helicópteros, que serão utilizados por Exército, Marinha e a Aeronáutica.

O Super Cougar EC-725 tem capacidade para dois tripulantes, 29 soldados totalmente equipados e uma carga de 2.268 quilos. A aeronave tem uma autonomia de voo de cinco horas, segundo dados oficiais.

estadão

União Europeia quer reduzir horas de trabalho dos pilotos


A Agência Europeia para a Segurança Aérea (European Aviation Safety Authority) recomendou que os pilotos não trabalhem mais de 14 horas durante o dia e 12 horas durante a noite, incluindo o tempo passado nos aeroportos antes dos voos, uma medida que recebeu aplausos por parte da AEA – Associação de Companhias Aéreas Europeias), mas críticas do sindicato europeu dos pilotos, o European Cockpit Association que quer mais reduções e acusa a agência de ter cedido a pressões das companhias aéreas.

Os pilotos têm vindo a reivindicar regulamentos mais duros e por novos horários e períodos de descanso motivados pelas preocupações mundiais geradas pela exaustão dos pilotos, dizendo que estudos científicos identificaram a fadiga como factor responsável por um quinto dos acidentes aéreos fatais no mundo.

O novo regulamento vai ser sujeito aos comentários das companhias aéreas e sindicatos antes de ser submetido para aprovação final na União Europeia que o deverá aprovar até Abril de 2012.

Por sua vez a AEA considera a proposta FTL – Flight Time Limitations para criar limites de horas para os pilotos, "extremamente equilibrada", diz numa nota.

A AEA considera que o desenvolvimento de um esquema europeu de FTL é complicado uma vez que requer a decisão de adoptar uma posição mais restritiva tendo por base um determinado padrão nacional ou menos restritiva, tendo por base outro, acrescentando que "alinhar os diferentes esquemas nacionais, todos comprovadamente seguros, dentro de um quadro harmonizado introduziu uma dimensão social naquilo que devia ser um debate relacionado só com a segurança".

Na mesma nota a associação acusa os sindicatos dos pilotos de "retirarem os elementos que mais os beneficiam de cada modelo nacional e apelidam de inseguro qualquer outro modelo proposto, sem se importarem com o facto de que as propostas são todas baseadas em modelos nacionais com um recorde de segurança comprovado".

A AEA, que cita o secretário-geral Ulrich Schulte-Strathaus, diz ainda que é prática corrente na indústria os sindicatos dos pilotos negociarem acordos com as suas companhias aéreas que em certas circunstâncias podem dar-lhes condições mais favoráveis que os limites estabelecidos por regulamento.

Nos Estados Unidos a Administração Federal da Aviação (FAA) também propôs novos limites no número de horas de voo diárias para os pilotos, em consequência de um acidente aéreo que matou 50 pessoas e cuja causa foi atribuída em parte ao cansaço do piloto.

A proposta da FAA limitaria as horas a 13 num período de 24 horas, menos três do que as actuais e durante a noite a redução seria para até nove horas.

presstur

Aeroviários e empresas tentam acordo nesta terça para evitar greve


Sindicato das empresas diz que não há planos no caso de eventual paralisação.

Empresários e trabalhadores do setor aéreo têm nesta terça-feira (21) mais um encontro para tentar sair do impasse sobre reajuste salarial e evitar uma greve, anunciada para a próxima quinta-feira (23). O Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas) e os representantes dos trabalhadores terão um encontro hoje no Ministério Público do Trabalho, em Brasília.

No último dia 15, o SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) e o Sindicato Nacional dos Aeronautas anunciaram uma paralisação conjunta a partir do dia 23 de dezembro (antevéspera do Natal). A decisão se seguiu a uma reunião entre as partes, e que não resultou em acordo sobre reajuste salarial.

As companhias aéreas mantiveram a proposta de reajuste de 6,08%, baseado no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Já aeroviários (pessoal de terra) e aeronautas (pilotos e comissários) reivindicavam 15% de reajuste salarial, e na reunião de hoje reduziram a proposta para 13%. As companhias, no entanto, não aceitaram a proposta.

r7

WikiLeaks: Após acidente com avião da Gol, EUA tentaram tirar pilotos do Brasil -Itamaraty pressionou juiz a liberar pilotos do Legacy


Pilotos do jato Legacy durante entrevista noO governo dos Estados Unidos agiu junto ao Itamaraty e à Polícia Federal para tirar do Brasil os pilotos norte-americanos envolvidos no acidente entre um jato Legacy e o Boeing 737 da Gol, ocorrido no dia 29 de setembro de 2006 e que matou 154 pessoas. A revelação consta de telegramas enviados a Washington por diplomatas e obtidos pelo site WikiLeaks.

A primeira intervenção teria ocorrido logo em outubro, quando foram enviados ao Brasil três funcionários do Conselho de Segurança de Transportes (NTSB) e um da Administração Federal de Aviação (FAA) para acompanhar as investigações.

Enquanto isso, a embaixada dos EUA trabalhava para tirar do país os pilotos Joe Lepore e Jan Paladino. Na época, eles não conseguiriam deixar o território brasileiro, pois estavam com seus passaportes retidos.

Intervenções

Em novembro de 2006, o cônsul-geral Simon Henshaw Henshaw interveio junto ao Itamaraty para pedir que os pilotos tivessem permissão para sair do país. Um telegrama do dia 17 de novembro mostra que o diretor das Comunidades Brasileiras no Exterior do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Manoel Gomes Pereira, disse que iria transmitir a preocupação "oralmente", pois "temia que qualquer comunicação por escrito poderia causar repercussão contrária aos pilotos".

O ponto culminante da ação política sobre o acidente teria ocorrido no dia 21 de novembro. Em ligação para o cônsul-geral, Manoel Gomes Pereira teria dito que ligara pessoalmente para dois dos juízes que atuavam no caso do acidente, explicando a preocupação dos EUA. "Ele recomendou que não se tomassem mais ações até o julgamento, pois os juízes são sensíveis a pressões externas", relatou o telegrama.

Em 1 de dezembro de 2006, o embaixador Clifford Sobel escreveu a Washington dizendo acreditar "ser apenas uma questão de tempo" até os pilotos do Legacy conseguirem a autorização para sair do país.

Sobel procurou o delegado da PF Renato Sayao, para obter informações sobre o habeas corpus. "Contatado pela embaixada, Sayao disse ser improvável, mas possível, que os pilotos sejam formalmente acusados”.

Acidente

O acidente ocorrido em setembro de 2006 foi o pior da aviação brasileira até então. Todos os 154 ocupantes do avião da Gol morreram após o choque com o jato particular Legacy, da empresa americana ExcelAire.

Na ocasião, Lepore e Paladino foram acusados de negligência. A base da acusação estava na suposição de que eles teriam desligado o transponder, equipamento que alerta para a possibilidade de uma colisão. No entanto, a Justiça do Estado do Mato Grosso, onde ocorreu a tragédia, os inocentou.

Com o passar das semanas, foi exposto a precariedade do sistema aéreo brasileiro, causado pelo aumento no número de voos, que não foi devidamente acompanhado pelos investimentos de infra-estrutura. O fator de maior gravidade estava no reduzido número de controladores aéreos, que trabalhavam longas horas e em péssimas condições.
band

Azul vai priorizar piloto formado na PUC-RS em seleção


a389917ee685b7282095c25e161662f0 10 perguntas da entrevista de  emprego para piloto de avião

RIO - O risco de um apagão de mão de obra no setor aéreo levou a Azul a buscar uma espécie de seguro para não ficar sem pilotos. A empresa assina amanhã um convênio com a Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUC-RS, de Porto Alegre (RS), que dá prioridade aos profissionais formados pela instituição em seus processos de seleção. A faculdade formou pilotos para a Varig por quase uma década.

Com a parceria, a companhia espera preencher parte das 150 vagas para copiloto que planeja abrir por ano até 2015. Hoje, a PUC-RS tem capacidade para formar 60 alunos por ano. Segundo o diretor da faculdade, Elones Ribeiro, os egressos da instituição pularão a primeira etapa do processo seletivo, de análise de currículos, mas terão de ser aprovados em entrevistas e testes aplicados pela empresa.

Para o diretor de operações da Azul, Álvaro Neto, a companhia sai na frente na disputa por profissionais qualificados. "A aviação comercial experimentou nos últimos anos um crescimento inédito e a formação de profissionais não tem acompanhado esse ritmo. Ainda não estão faltando pilotos, mas poderão faltar se o processo de formação não for acelerado", afirma.

O executivo lembra que o País ainda sofre os efeitos da debandada de pilotos brasileiros para o exterior depois que Varig, Vasp e Transbrasil encerraram suas operações. "A Azul já repatriou cerca de 50 profissionais que estavam fora, mas ainda há mais de 300. É difícil trazê-los de volta, pois a maioria se estabilizou e é muito bem remunerada", diz. Embora não haja exigências de que os pilotos de companhias aéreas tenham graduação em Ciências Aeronáuticas, a tendência é de que as companhias deem preferência a esses profissionais, avalia Neto, da Azul.

"Notamos nos últimos anos uma mudança muito importante na atividade de um piloto de linha aérea. Hoje as aeronaves trazem uma tecnologia embarcada muito sofisticada. O piloto agora tem de ser também um gerente do voo, administrando sistemas, conflitos e situações adversas", afirma.

O alto custo da formação dos pilotos, no entanto, ainda é um entrave para que mais pessoas ingressem na profissão. O curso da PUC-RS, que tem duração de três anos, custa R$ 110 mil, por exemplo. Esse valor, no entanto, só inclui a parte teórica. Para se formar, os alunos precisam ainda arcar com os custos das horas de voo exigidas.

A criação do curso da universidade gaúcha em 1993 foi uma iniciativa da Varig. Numa primeira fase, a companhia garantia a contratação de todos os formados. Depois, o convênio passou a prever apenas a prioridade para os alunos da faculdade. O acordo foi desfeito em 2001, quando a Varig começou a passar por problemas financeiros e não teve mais condições de cumprir algumas cláusulas, como o transporte dos estudantes para eventos e testes.
estadão

Quase metade dos voos da Webjet no País atrasa


Empresa culpou 'grande fluxo de passageiros' e pediu que eles 'cheguem mais cedo' aos aeroportos; revolta com filas aumenta.


Repetindo a pane do fim de setembro, os voos da Webjet voltaram a atrasar em todo o Brasil. Ontem, até as 19 horas, quase metade (46,5%) das operações da companhia apresentava atraso de mais de 30 minutos. O tumulto ficou completo com a onda de cancelamentos das partidas internacionais de várias empresas com destino à Europa, que teve alguns de seus principais aeroportos fechados ou operando em baixa capacidade por uma nevasca.

Os problemas começaram no domingo, quando 51 voos da Webjet saíram fora do horário. A empresa culpou "o grande fluxo de passageiros nos aeroportos", principalmente no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, o que teria "dificultado a normalidade das operações". Em nota, pediu ainda que os passageiros "cheguem mais cedo aos aeroportos e façam check-in com antecedência, evitando filas e consequentes atrasos". A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) diz que disponibilizou seis posições de check-in a mais para a Webjet.

A pedagoga Maria Decker teve o voo das 16h30 cancelado, em Cumbica, e a Webjet ofereceu em troca um da Gol, que partiria às 21h30. "Quando chego na Gol, me mandam de volta para a Webjet porque meu nome não consta lá. Na Webjet, mandam ir para o balcão da Gol. É um jogo de empurra", diz.

O voo do ator Jean Everton Santos para Porto Alegre estava com duas horas de atraso. Ele chegou uma hora antes para o embarque, mas a fila era tanta que, quando chegou sua vez, foi informado que o check-in estava encerrado. "Estava na fila desde cedo e ninguém falou nada. Agora, querem que eu compre uma nova passagem por R$ 280", diz.

A neve continua prejudicando voos entre Brasil e Europa. TAM, British Airways e Air France, que operam rotas saindo do Rio e São Paulo, principalmente para Paris e Londres, tiveram voos cancelados. Ontem, a British disponibilizou voo extra para quem não pôde embarcar.

Fim de ano. Ontem, o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea) divulgou nota, informando que mantém as negociações com aeronautas e aeroviários, que ameaçam paralisação a partir de quinta-feira. No entanto, informa que já foram concedidos aumentos neste ano, acima da inflação oficial, e não há margem para novos reajustes. / COLABOROU BRUNO TAVARES
estadão

Neeleman ao estilo Rolim

Azul regionaliza operação e estuda entrar em 40 cidades

Eram passados 20 minutos do voo AD 4063, com destino a Porto Alegre, quando um homem alto e grisalho repetiu um gesto que já se tornou rotina em suas viagens pelo Brasil: levantou da poltrona, deu alguns passos até a área de comissários e, pelo interfone, pediu a atenção dos passageiros. “Meu nome é David e sou fundador desta companhia. Queria agradecer a preferência e ouvir suas reclamações e sugestões”, disse David Neeleman, 51, fundador da Azul Linhas Aéreas, com um forte sotaque americano.

David Neeleman, presidente da Azul, conversa com passageiros

Após discorrer sobre as novidades da empresa, percorreu as fileiras para conversar com as pessoas. Quando voltou ao seu lugar quarenta minutos depois, tirou do bolso anotações em guardanapos e cartões de visita. “Ouço todo tipo de coisa, mas grande parte dos passageiros sugere novas rotas”, afirmou ao iG. Nos próximos meses, parte desses pedidos deve ser atendida pela companhia. A Azul se prepara para dar início à regionalização de suas operações. Para isso, a empresa comprou 40 ATRs, avião turboélice de 70 lugares, que no primeiro trimestre de 2011 começarão a voar para cidades de médio porte. “Não tinha essa ideia quando fundei a Azul, foi uma oportunidade que encontrei”, disse o empresário.

David Neeleman na sede da Azul: regionalização dos voos para atender cidades de médio porte
Foto: Greg Salibian/iG

David Neeleman na sede da Azul: regionalização dos voos para atender cidades de médio porte

mudança estratégica da companhia. Quando foi criada há dois anos, completados no último dia 15, ela tinha como objetivo concorrer com as líderes do mercado, Gol e TAM. "A mudança no plano mostra o quanto é difícil concorrer com TAM e Gol", afirma André Castellini, especialista em aviação da consultoria Bain & Company.

Apesar do crescimento rápido (a empresa tem um frota de 26 jatos da Embraer, seis milhões de passageiros transportados e viaja para 28 destinos), a Azul nunca conseguiu entrar nos dois aeroportos mais movimentados do País: Guarulhos e Congonhas, ambos em São Paulo.

Para compensar a falta de oportunidade, a empresa decidiu criar voos regulares em regiões ricas e populosas que não são atendidas ou têm poucos voos comerciais. O objetivo? Trazer os passageiros para aeroportos maiores, da onde embarcarão para outros destinos. Os números mostram que a estratégia faz sentido. No final da década de 1990, as companhias aéreas voavam para 200 cidades. Apesar do crescimento da economia brasileira e do aumento no número de passageiros nos últimos anos, hoje apenas 128 municípios recebem voos regulares, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).


Em sua sala na Azulville, como é chamada a sede da companhia aérea em Barueri, na Grande São Paulo, Neeleman estuda as novas rotas regionais com a ajuda de um mapa do Brasil pendurado na parede. A companhia aérea estuda a viabilidade econômica de 40 cidades brasileiras, mas a escolha, claro, não é aleatória. Para decidir em quais municípios a companhia vai desembarcar nos próximos meses, a empresa leva em consideração o número de habitantes na cidade e a quantidade de pessoas na região, o PIB per capita e as condições do aeroporto local. Para percorrer todos os destinos, Neeleman pediu um jato executivo Phenon 100 emprestado para a Embraer e, num único dia, visitou cinco cidades: Foz do Iguaçu e Cascavel, no Paraná, Criciúma e Chapecó, em Santa Catarina, e o município gaúcho de Passo Fundo. “São cidades com alto poder aquisitivo, com BMW nas ruas, mas com pouco ou nenhum voo comercial”, disse ele. “Depois de estudar as cidades vou até lá para ter sentir o clima”. Com a entrada na aviação regional, a Azul espera aumentar sua participação no mercado aéreo brasileiro, hoje na casa dos 6%. Até o final do ano que vem, a companhia pretende voar para 50 destinos e ter uma frota de 43 aeronaves.

As rotas regionais começarão a funcionar no final do primeiro trimestre de 2011. A demora tem explicação: apesar de ter fechado a compra dos ATRs por US$ 850 milhões em meados deste ano, a Azul só recebeu a primeira unidade no final da semana passada. Agora, a empresa tem de aguardar a homologação da aeronave, processo que pode ser lento. A compra de um avião francês representa outra mudança da Azul. Quando foi lançada, no início de 2008, ela propagandeou com orgulho que seria a primeira companhia aérea brasileira a voar com aviões produzidos no País. A decisão pelos turboélices franceses foi econômica. Em viagens de até uma hora, o ATR é apenas 10 minutos mais lento do que um modelo a jato. Em compensação, consome quase metade do combustível, que representa quase 50% do custo de uma companhia aérea. Quem pensa que a decisão da Azul de apostar nos aviões franceses estremeceu as relações entre as empresas está enganado. “O David teve a delicadeza de me ligar para avisar sobre a compra dos ATRs”, disse ao iG Frederico Curado, presidente da Embraer. “Com um número maior de passageiros, quem sabe eles não voltam para comprar mais jatos”.

Aeroporto fantasma

Com seus destinos regionais, a Azul promete trazer vida a aeroportos vazios ou pouco usados em muitas cidades do interior. Em menores proporções, eles passarão por um processo de transformação parecido com o ocorrido no aeroporto de Viracopos, em Campinas, cidade localizada a 80 quilômetros de distância da capital paulista, depois que a Azul o escolheu a cidade para ser sua principal base operacional no Brasil. A empresa firmou um centro de distribuição de voos no aeroporto e ofereceu ônibus gratuito para os passageiros de São Paulo e de cidades vizinhas. Um ano depois que a Azul começou a voar, o número de passageiros em Viracopos triplicou e atingiu 3,4 milhões no final de 2009, de acordo com dados da Infraero. É um crescimento de 400% – o maior crescimento de um aeroporto em todo o mundo. No mesmo ano, Guarulhos expandiu 15% e Congonhas, 12%. E o número não para de crescer: entre janeiro e outubro de 2010, 4,3 milhões de pessoas embarcaram ou desembarcaram em Campinas.

Foto: Greg Salibian/iG

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias na sede da Azul: aprendizado durante missão no Brasil

Quem circula pelo movimentado (e às vezes caótico) aeroporto de Viracopos não imagina que até bem pouco tempo o cenário era muito diferente. Acompanhado de dois executivos, o diretor de marketing Gianfranco Beting e o vice-presidente operacional Miguel Dau, Neeleman foi conhecer as instalações pela primeira vez em fevereiro de 2008. Seu objetivo? Avaliar se o aeroporto poderia ser usado como base da companhia aérea que seria lançada meses depois. O que encontraram seria considerado desanimador para a maioria das pessoas: havia poucos passageiros circulando pelos corredores e eram raros os funcionários nos balcões de check-in das companhias aéreas. Desacorçoados, os dois executivos viram Neeleman andar freneticamente de um lado para o outro. Quando finalmente parou após alguns minutos, chamou os dois de lado. “Cara, nós vai ganhar muito dinheiro aqui”, disse o empresário americano. “Essa é a diferença de um líder, um visionário”, afirmou Beting. “Ele vê oportunidade onde muita a maioria das pessoas veria um problema”.

Quando a Azul começou a operar, em dezembro de 2008, ela tinha US$ 235 milhões e uma estratégia bem definida: entrar em um destino com preços abaixo das tarifas cobradas nas viagens de ônibus. A primeira rota da empresa, de Campinas para Salvador, saiu por R$ 199, quando uma passagem de ônibus custava R$ 229 e, de avião, R$ 850. O crescimento no número de passageiros na rota foi imediato. Antes, apenas 34 pessoas viajam entre as cidades por dia. Hoje são 600. “É como vender queijadinha”, afirmou Gianfranco Beting, diretor de marketing a companhia. “Você dá uma de graça para o cliente experimentar e depois espera ele voltar para comprar mais”.

A entrada da Azul influenciou, sim, a redução de preços nos destinos que ela começou a operar, mas o ticket médio do bilhete caiu em 2010 pela competição maior entre as líderes TAM e Gol, afirma Castellini. "Nas rotas que opera, qualquer empresa nova vai gerar reação da concorrência. Mas o que está por trás da queda da tarifa média é a disputa entre as duas grandes", diz o consultor.

A Azul não abre números do faturamento da empresa. No ano passado, registrou um prejuízo de cerca de R$ 140 milhões, de acordo com o balanço das companhias aéreas divulgado em novembro deste ano pela Anac. O fundador da Azul admite que a companhia ainda não gerou lucro, mas diz que este quadro vai se reverter no ano que vem e que a empresa vai permanecer no Brasil no longo prazo. “Nossos investidores não têm pressa em recuperar o investimento”, disse Neeleman.

DDA

A Azul não é a primeira companhia aérea de Neeleman. Casado e pai de nove filhos, ele sempre foi fascinado por aviões. Quando era criança, passava horas no aeroclube da cidade, perto de sua casa, onde ficava observando o sobe e desce das aeronaves e os saltos dos paraquedistas. Ao contrário de outros garotos com o mesmo interesse, nunca quis ser piloto. Seus sonhos eram maiores. Entrou no ramo pela primeira vez aos 23 anos, quando montou uma agência de turismo que vendia pacotes para o Havaí. Foi um sucesso. Com o crescimento do negócio, decidiu dar um passo mais ousado: criou uma empresa para fazer voos charter entre a capital de Utah e as paradisíacas praias havaianas. Era o início da sua primeira companhia aérea, a Morris Air. A empresa vendia tanta passagem na rota que despertou a atenção da Southwest Airlines, a maior companhia aérea de baixo custo do país, que desembolsou US$ 129 milhões para comprá-la. Durante alguns meses, Neeleman deu expediente na Southwest. Mas logo se deu conta de que a vida de executivo não era para ele.

Foto: Greg Salibian/iG

Com um modelo do avião da Azul, Neeleman vai usar ATRs para transportar passageiros de cidades menores para grandes aeroportos

Com US$ 25 milhões na conta bancária e um contrato que o impedia de montar uma nova companhia aérea nos Estados Unidos, Neeleman cruzou a fronteira ao norte do País para criar a WestJet Airlines. Seu modelo? Vender passagens a baixo custo para os canadenses. Era sua segunda companhia aérea, a segunda bem sucedida. A WestJet é, até hoje, uma das maiores do Canadá. Mas foi a partir da terceira que Neeleman passou a ser mais conhecido. Depois de cumprir a quarentena, o empresário voltou aos Estados Unidos para fundar a JetBlue em 2000. O modelo, mais uma vez, era de passagens baratas. Com uma diferença importante: além de preço, ela oferecia vantagens ao passageiro. Logo, a JetBlue seria conhecida pela pontualidade, oferecer rádio e TV via satélite de graça. Nas palavras do Neeleman, a companhia procurava “trazer a humanidade de volta à aviação”. Deu certo. A JetBlue cresceu e foi a única companhia aérea a fechar o balanço no azul depois dos atentados terroristas de 11 de setembro, que desencadearam uma grande crise no setor.

As coisas na JetBlue iam bem até que uma forte nevasca instalou o caos nos aeroportos americanos. Uma das aeronaves da companhia ficou horas parada na pista, com os passageiros dentro. A JetBlue e Neeleman, seu presidente à época, receberam duras críticas. Segundo especialistas, a empresa não estava preparada para enfrentar um problema como aquele. Três meses depois, o empresário recebeu um golpe: foi afastado do cargo pelo conselho de administração da empresa. Foi quando Neeleman começou a olhar para o Brasil, onde nasceu. Filho de um jornalista americano que trabalhava como correspondente da United Press Internacional (UPI) em São Paulo, ele foi criado no bairro de Cerqueira César. Aos cinco anos, voltou com a família para os Estados Unidos e logo descobriu que sofria de Distúrbio do Défict de Atenção, DDA. A doença prejudicou as notas escolares, mas ajudou Neeleman a pensar fora da caixinha. Entre outras coisas, o empresário acabou com os antigos bilhetes aéreos, que eram impressos num papel mais grosso e caro, e inventou um sistema de check-in que é usado por dezenas de companhias aéreas ao redor do mundo.

A ligação com o Brasil e a religião (é mórmon fervoroso e construiu uma Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias na sede da Azul em São Paulo) fizeram com que ele retornasse ao Brasil aos 18 anos, como missionário. A miséria que encontrou no Nordeste mudaria para sempre a vida do empresário. “Foi quando percebi que todas as pessoas devem ser tratadas com o mesmo respeito", disse Neeleman. O aprendizado no Nordeste é aplicado no dia-a-dia da Azul. Quando chega aos aeroportos, o empresário cumprimenta todos os funcionários da empresa que encontra pelo caminho. As mulheres ganham até beijinho no rosto. A bordo dos aviões, repete a rotina de conversar com os passageiros. Perguntado sobre o futuro da Azul, costuma dizer que tem duas metas. A primeira é que todos os funcionários da companhia aérea digam que têm o melhor emprego das suas vidas. A segunda é que todo mundo desça do avião e diga que o voo foi ótimo. “Não existe a segunda coisa sem a primeira”, disse Neeleman.

ig

Gol amplia malha com 6 cidades em acordo com Passaredo



SÃO PAULO (Reuters) - A Gol fechou acordo comercial com a Passaredo Linhas Aéreas que incrementa sua malha de destinos em 6 cidades.

Com o acordo, a Gol incorpora à sua malha as cidades paulistas de Marília, Ribeirão Preto, São José de Rio Preto, Barreiras, Vitória da Conquista (BA) e Ji-Paraná (RO).

O acerto com a Passaredo não prevê acúmulo de milhas pelos usuários do programa de milhagem da segunda maior companhia aérea do país. A Passaredo opera 103 voos diários em 20 cidades e é focada no mercado de até 50 passageiros.

O acordo mantém a estratégia da Gol de fazer parcerias com foco no Brasil. Em setembro, a empresa anunciou parceria comercial com a regional NOAR, que opera na região Nordeste.

o globo

Embraer entrega primeiro Legacy 650 no Brasil


SÃO PAULO - A Embraer informou hoje que entregou este mês o primeiro jato executivo Legacy 650, da categoria "large", no Brasil. O cliente é um empresário de São Paulo que já possui e opera um jato Phenom 100, da categoria entry Level.

"É uma satisfação ver, em menos de dois meses após a certificação, um Legacy 650 operando no Brasil", afirma, em nota, o diretor de marketing e vendas da Embraer para a América Latina - Aviação Executiva, Breno Corrêa.

O Legacy 650 pode fazer voos de até 7.223 quilômetros (3.900 milhas náuticas) com quatro passageiros, ou 7.112 quilômetros (3.840 milhas náuticas) com oito passageiros, ambos sem escalas, o que permite à aeronave ir de São Paulo para Miami (EUA) sem paradas.
estadão

Arara Azul - Azul Linhas Aéreas recebe 26º aeronave


A Azul Linhas Aéreas Brasileiras acaba de receber um novo Embraer 195, que aumenta a frota da companhia para 26 aeronaves, composta por jatos Embraer modelos 190 e 195. Batizada de Arara Azul, a aeronave de prefixo PR-AYP tem capacidade para transportar até 118 passageiros.

Neste ano, a companhia recebeu 12 aeronaves Embraer 195, cinco a mais do que o planejado. Para 2011, o plano de expansão prevê a chegada de mais 12 E-Jets Embraer e os primeiros ATR.

mercado e eventos

Meta impedida de voar por falta de segurança



A companhia Meta Linhas Aéreas está com voos e venda de passagens suspensos desde a última quarta-feira (15), por determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Segundo a Anac, a ‘cheta’ da companhia, como é chamada a autorização de voos, foi suspensa por questões de segurança. “Foram detectados problemas com a tripulação, entre eles a escala e o treinamento inadequado, que estariam prejudicando a segurança dos voos”, informou a assessoria de comunicação da Anac.


A determinação deixou, no entanto, passageiros que viajaram pela companhia em situação difícil. Caso de Francisco Santos, que está “preso” em Paramaribo, no Suriname, sem conseguir voltar para casa. “Ele comprou passagem de ida e volta pela Meta e agora não consegue sair de lá porque a empresa não está operando. Ele está com medo de perder as festas de final de ano”, contou o filho de Francisco, o estudante Johanson Santos.

Na tarde de ontem (20), a movimentação em frente ao guichê da companhia aérea no Aeroporto Internacional de Belém estava fraca. A administradora da companhia, Alba Ribeiro, disse que a Anac liberou os voos ainda na tarde de ontem.

Ela admitiu que a companhia estava com problemas na tripulação, porém, segundo ela, todas as falhas foram sanadas. “Nossa tripulação estava trabalhando quase todos os dias da semana e isso não era permitido pela Anac. Mas já acertamos os horários das escalas e estamos com tudo regularizado”, garantiu Alba.

Segundo a administradora, todos os passageiros que foram prejudicados pela suspensão dos voos foram realocados em outros aviões, de outras companhias aéreas. Ontem à noite, no entanto, a única informação que a família de Francisco tinha era de que iam começar a sair aviões de Paramaribo hoje, mas não sabiam se ele conseguiria voltar para casa.

(Diário do Pará)

Aeroviários se mobilizam para a greve


“Como assim, vocês vão paralisar?”, perguntou uma passageira ao ver a faixa com a frase “Aeroviários rumo a greve” fixada na fila do check-in de uma companhia aérea no Aeroporto Internacional de Belém, na tarde de ontem. A resposta veio do próprio presidente do Sindicato dos Aeroviários do Pará, José Geraldo Lima. “Se as empresas não atenderem às nossas reivindicações, vamos aderir à paralisação nacional às vésperas do Natal”.

Lima explicou que os aeronautas e aeroviários em todo o Brasil estão com greve marcada para a madrugada do próximo dia 23. A reivindicação da categoria é pelo aumento de 15% no piso salarial. “Estamos buscando 15% de aumento, enquanto que as empresas têm registrado 30% de crescimento somente em um ano”.

CARTA

Os aeroviários querem ainda aumento no tíquete alimentação e no valor da cesta básica. “Quem estiver com viagem de avião marcada para quinta-feira em diante vai ter que se prevenir e se preparar”.

Ontem, para chamar atenção e avisar a sociedade sobre a paralisação, representantes do sindicato dos aeroviários do Pará, distribuíram uma “carta aos passageiros” explicando o motivo da paralisação. “Acho que eles têm todo direito a reivindicar, porém, não acho certo eles pararem justo agora, perto das festas de final de ano”, disse a contadora Amélia Soares. Na opinião do aposentado Josias Maia, a greve dos aeroviários devia ser proibida. “Tem gente que esperou o ano inteiro para poder viajar no Natal e, agora, eles querem estragar os planos dessas pessoas? ”.

Os aeroviários denunciam que sofrem com jornadas excessivas de trabalho e péssimas condições de trabalho. Segundo Geraldo Lima, o desrespeito das empresas com os trabalhadores e passageiros é uma “bomba relógio” que está prestes a gerar um caos nos aeroportos brasileiros. “Faltam contratações de mais profissionais, falta infraestrutura. Só o que aumenta é a jornada de trabalho”, resumiu Lima.

reunião

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que o órgão não pode interferir em uma possível greve dos aeroviários. A última tentativa para que as empresas e os funcionários cheguem a um possível acordo, será nesta quarta-feira, em uma reunião no Rio de Janeiro. (Diário do Pará)

3,4 mil pessoas dormem em aeroportos de Paris


Cerca de 3,4 mil pessoas tiveram de passar a noite nos dois aeroportos de Paris diante do cancelamento de voos em função do temporal de neve que atinge a Europa. O tráfego aéreo permanece bastante afetado também no Reino Unido e na Alemanha, onde o aeroporto de Frankfurt registrou cerca de 300 cancelamentos do total de 1.300 voos previstos para o dia.

A ministra de Ecologia da França, Nathalie Kosciusko Morizet, explicou em entrevista à emissora de rádio "France Info" que cerca de 3 mil passageiros tinham pernoitado nos terminais do aeroporto de Roissy Charles de Gaulle e 400 no de Orly, além de outras centenas nas estações de trem da capital.

No Reino Unido, o aeroporto mais afetado é o de Heathrow, onde inúmeras pessoas voltaram a pernoitar após ver seus voos cancelados, enquanto o de Gatwick (ao sul de Londres) permaneceu fechado nesta madrugada e só começou a operar ao amanhecer.

Bagagens de passageiros de voos atrasados ocupam sagão do aeroporto de Heathrow, em Londres (21/12/2010)
Foto: AFP

Bagagens de passageiros de voos atrasados ocupam sagão do aeroporto de Heathrow, em Londres (21/12/2010)

A companhia aérea British Airways (BA) informou nesta terça-feira que haverá transtornos significativos no Heathrow devido ao fechamento da pista secundária deste aeroporto, o principal da Europa. "Como a segunda pista do aeroporto não está disponível pelo contínuo mau tempo, fizemos um significativo número de cancelamentos, especialmente nos (voos) de curta distância", assinalou a companhia em comunicado emitido nesta terça-feira.

"O clima severo continua causando problemas significativos para nossas operações, e vai continuar assim até o Natal", informou a empresa em comunicado. Milhares de passageiros estão presos há dias no Heathrow, o aeroporto internacional mais movimentado do mundo, depois que seus voos foram cancelados ou adiados.

A companhia brasileira TAM cancelou seus voos de domingo e de segunda-feira saindo dos aeroportos de Guarulhos (SP) e Tom Jobim/Galeão (RJ) com destino a Londres devido ao mau tempo.

Alemanha

Cerca de 300 voos do total de 1.300 previstos para o dia foram cancelados nesta terça-feira no aeroporto de Frankfurt (Alemanha) devido ao fechamento do tráfego aéreo durante três horas e meia no local em consequência do mau tempo e do acúmulo de neve. Este é o quinto dia consecutivo de cancelamentos e atrasos nos voos.

A empresa gerenciadora do aeroporto, Fraport, admitiu que as novas nevascas surpreenderam suas equipes, já que os serviços meteorológicos indicavam que não haveria precipitações ou que estas seriam leves. Mas, ao contrário do previsto, durante a noite a neve caiu de forma intensa.

Desde sexta-feira até ontem haviam sido cancelados em Frankfurt mais de 1.900 voos, o que prejudicou também inúmeros passageiros que fariam conexões.

Além do caos no aeroporto, o tráfego terrestre continua problemático em função do clima. Na madrugada desta terça, dois trabalhadores da companhia ferroviária Deutsche Bahn morreram ao serem atingidos por um trem regional enquanto limpavam trilhos próximo à cidade de Colônia.

Além disso, as autoridades da Renânia do Norte-Vestfália - o estado mais populoso do país - proibiram a circulação de caminhões de mais de 7,5 toneladas, e alguns postos de combustível do leste do país tiveram que fechar após ficarem desabastecidos.

ig

Radar que antecipa chegada de temporais entra em operação no Rio



Começou a operar nesta segunda-feira (20) no Sumaré, um dos pontos mais altos do município do Rio de Janeiro, o novo radar meteorológico adquirido pela prefeitura ao custo de R$ 2,5 milhões. O novo equipamento tem alcance de 250 km e pode captar mais rapidamente a aproximação de nuvens carregadas.

De acordo com nota da Fundação Geo-Rio, órgão da Secretaria Municipal de Obras que irá utilizar o equipamento, “o novo radar possibilita o acesso a informações de precipitações que se originam entre as altitudes de 700 metros e 1,8 mil metros, as quais o radar meteorológico da Aeronáutica, instalado no Pico do Couto, em Petrópolis, região serrana, não consegue captar por estar situado a uma altitude de 1,8 mil metros”.

O novo radar, integralmente operado pela prefeitura, permitirá a elaboração de estudos específicos durante a ocorrência de chuvas. Isso não era possível porque o equipamento utilizado anteriormente é de propriedade da Aeronáutica e tem como principal função a segurança do espaço aéreo, informando as condições do tempo para as aeronaves.

g1/abril.com

Rappin' Hood diz ter ficado 6 horas dentro de avião, sem água e comida


O cantor Rappin' Hood
O cantor e rapper Rappin' Hood
(Foto: Divulgação/MySpace do artista)

O rapper Rappin' Hood é apenas mais um entre as centenas de brasileiros que estão presos em aeroportos europeus à espera de voltarem ao Brasil. Devido à nevasca que atinge a Europa, o cantor precisou de quatros voos para retornar a São Paulo nesta segunda-feira (20). Em um deles, no aeroporto francês de Toulouse, o cantor disse que ficou seis horas dentro de um avião da Air France, sem água ou comida.

"Foi uma confusão, o presidente da [escola de samba] Império Serrano chegou a desmaiar. Houve bate-boca entre os passageiros e a polícia teve de entrar", relata o rapper, que nesta noite fará um show gratuito na Sala São Paulo.

O músico estava em Dacar, no Senegal, para o terceiro Festival Mundial de Artes Negras, que teve show de artistas como Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Rita Ribeiro, Paula Lima e Chico César.

"Depois de 5 horas de avião o piloto nos avisou que teríamos de descer Toulouse. Ficamos lá, presos dentro da nave, por 6h30. Encaramos aí 1h30 de voo até Paris, onde ficamos parados no aeroporto por mais 6h, sem nennhuma assistência. Só conseguimos voltar porque tinham umas vagas na lista de espera. 12h de voo depois chegamos a São Paulo e não encontramos nossa bagagem. Dá para acreditar, mano?"

O rapper disse que registrou um Boletim de Ocorrência no Aeroporto Internacional de Guarulhos devido ao sumiço de suas malas.

g1

SNA comunica greve ao Snea e solicita reunião

O Sindicato Nacional dos Aeronautas, em ofício enviado ao Snea, comunicou sobre a greve que será iniciada dia 23/12 e se colocou à disposição para reunião até as 17h do dia 22/12. Clique aqui para conferir o ofício.

sna

SEM TRIPULAÇÃO



Avião no pátio

Dez voos da Gol foram cancelados ontem em Congonhas e Guarulhos por falta de tripulação.

GREVE

Aliás...

Os sindicatos dos aeroviários e dos aeronautas oficializaram ontem aos patrões e à Justiça do Trabalho, com a antecedência que manda a lei, a decisão de entrar em greve dia 23, antevéspera de Natal.

ancelmo.com

Aeroviários prometem greve para a próxima quinta-feira


A presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Selma Balbino, anunciou, nesta segunda-feira, 20, durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), que está mantida a greve da categoria para a próxima quinta-feira, 23.

Ela informou à Comissão de Trabalho, Legislação e Seguridade Social da Alerj, que o acordo que reivindica um aumento de 15% no salário dos trabalhadores foi apresentado há 75 dias, mas, após cinco rodadas de negociação, "o reajuste foi negado pelo sindicato patronal".

O presidente da comissão, deputado Paulo Ramos (PDT), falou da gravidade da situação e disse que o sindicato patronal não compareceu à audiência pública. "As denúncias feitas são muito graves, colocam em risco os trabalhadores e principalmente os passageiros, a segurança dos voos. Além do esforço para possibilitar um acordo, estamos marcando uma audiência na Delegacia Regional do Trabalho e vamos exigir uma nova inspeção especial nas empresas de aviação, para apurar as ações".

A procuradora da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroviária (Infraero), Silvia Correia, disse que a fiscalização trabalhista das empresas aéreas e dos aeroportos cabe especificamente à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). "A Infraero é responsável somente por questões que envolvam infraestrutura e acesso aos aeroportos, como controle aéreo, embarque e desembarque".

Representantes das empresas de aviação Avianca, Gol e Webjet estiveram na audiência pública, mas não se pronunciaram.

estadão

Acredite se quiser - Uma azeitona




A American Airlines economizaram em 1997 a quantia de US$ 40.000 eliminando uma azeitona de cada salada.

TAM recebe novo A320 e encerra o ano com frota recorde de 151 aviões


A TAM Linhas Aéreas recebeu uma nova aeronave Airbus A320, vinda diretamente da fábrica da Airbus em Hamburgo (Alemanha). Com capacidade para transportar até 174 passageiros, o novo avião está configurado com classe única. Agora, são 139 modelos da Airbus (26 A319, 86 A320, 7 A321, 18 A330 e 2 A340), 7 da Boeing (4 B777-300ER e 3 B767-300) e 5 ATR-42, utilizados pela Pantanal.

Com a incorporação do novo Airbus, a TAM encerra o ano com 151 aeronaves em sua frota, uma das mais avançadas do mercado global. Em novembro, a companhia já havia registrado o recorde na indústria da aviação brasileira, alcançando a posição histórica de companhia aérea com o maior número de aviões de passageiros do país. Ao todo, incluindo os cinco ATR-42 da Pantanal, a TAM incorporou 19 aeronaves em 2010. Na comparação com o ano passado, a frota cresceu 12,5%.

A incorporação de novas aeronaves faz parte da política da TAM de operar com uma frota com baixa idade média, assegurando mais conforto e segurança aos clientes. A companhia, que prioriza aeronaves equipadas com as melhores e mais avançadas opções de equipamentos e software oferecidos pelos fabricantes, chegará à marca de 168 aeronaves até o final de 2014, de acordo com o seu plano de frota. Nesse período, além da chegada de novas aeronaves Airbus, está prevista a incorporação de até seis Boeing B777-300ER.

Alitalia assina com Embraer para compra de jatos modelo 175 e 190

A Alitalia firmou um acordo com a Embraer para a renovação de sua frota de voos regionais. O contrato prevê a aquisição de 20 aeronaves, que serão entregues entre 2011 e 2012, em um negócio de meio bilhão de dólares.

“Em 2012, a frota será completamente nova e uma das mais jovens e modernas na Europa”, disse Rocco Sabelli, CEO da Alitalia. “Foi uma ótima negociação com a Embraer, pois obtivemos facilidades que neutralizaram nosso maior custo. Além disso, nossos clientes contarão com aviões ainda mais confortáveis em suas viagens com a Alitalia”, completou o executivo.

As aeronaves começam a ser entregues já a partir do segundo semestre do ano que vem. Das 20 novas aeronaves, cinco serão do Erj 190, um avião a jato com capacidade para 100 passageiros, e outras quinze do Erj 175, com capacidade para 86 passageiros. Para 2011, está prevista ainda a chegada de dois novos Airbus para a frota da companhia.

aviação brasil

Madonna desembarca antes e irrita passageiros de avião


Devido ao caos aéreo no Reino Unido, os passageiros de um voo que saiu de Nova York precisaram esperar por mais de duas horas para desembarcar. Exceto por Madonna e sua turma, que foram escoltados e saíram uma hora antes dos demais, reportou o Mail Online.

Foi injusto, não é como se ela fosse o presidente ou algo do tipo“, disse um passageiro revoltado ao site.

estilomadonna

Notícias » Notícias Passageiros ficam retidos 9 horas em avião da TAM na Espanha


Uma brasileira que ia de São Paulo a Paris nesta segunda-feira relatou que cententas de passageiros que ocupavam o mesmo voo que ela ficaram retidos cerca de 9 horas dentro do avião da TAM em que viajavam na Espanha por causa de uma nevasca na França. Segundo a advogada Bianca Rosieri, 31 anos, durante a espera não foi permitido o desembarque e o serviço de bordo foi restrito.

O trajeto original do voo, que faz a ligação entre Guarulhos, na região metropolitana da capital paulista, e o aeroporto Charles de Gaulle, não previa o pouso em Madri. No entanto, a descida foi necessária em função das nevascas que atingem a Europa. Representantes da companhia aérea declararam aos passageiros que a polícia espanhola impediu o desembarque.

Ainda de acordo com a passageira, que trabalha como analista judiciária no Tribunal de Justiça de Brasília, havia pessoas com problemas de saúde na aeronave e não foi disponibilizado medicamento apropriado. "Acredito que houve um exagero e vamos buscar nossos direitos na Justiça", afirmou.

Em nota, a TAM informou que, em decorrência de problemas meteorológicos na Europa, o voo JJ 8098, que decolou de Guarulhos às 19h do último domingo com destino a Paris, teve de alternar para o aeroporto de Madri, onde pousou às 7h24 desta segunda-feira. Segundo a empresa, os passageiros permaneceram embarcados e receberam informações e assistência da companhia, como alimentação a bordo, até que o prosseguimento da operação fosse autorizado, o que ocorreu aproximadamente às 13h40 (todos os horários são de Brasília).

terra

Treinamento com Boeing na Base Aérea de Canoas intriga moradores da Região Metropolitana


Grupo de Transporte do Rio de Janeiro aproveitou uma missão no Rio Grande do Sul para treinar pousos e decolagens com novos pilotos

Um treinamento de novos pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) intrigou moradores da Região Metropolitana nesta segunda-feira. No final da tarde, o contador Air Cunha, 51 anos, percebeu que um avião de grande porte passou várias vezes sobre a sua casa, em Canoas, circulando a uma altura média e fazendo curvas diferentes das usuais.

— Aqui não é rota usual. O avião passou uma, duas, três, quatro vezes por cima da minha casa. Tu ficas assustado com isso — relatou.

Segundo a Base Aérea de Canoas, o 2º Grupo de Transporte da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, aproveitou uma missão no Rio Grande do Sul para treinar pousos e decolagens com novos pilotos.

A missão com a aeronave, um Boeing 707 — modelo do antigo avião presidencial — não oferece risco à população e deve ser finalizada ainda esta noite, quando o Grupo retorna ao Rio de Janeiro.

zero hora