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quarta-feira, 23 de março de 2011

Djokovic joga tênis em asa de avião



A marca esportiva HEAD traz em seu novo comercial o número dois do ranking mundial de tennis, o sérvio Novak Djokovic, jogando tennis nas asas de um Antonov II.

Segundo a empresa de material esportivo, tudo começou quando um membro da comunidade HEAD Tennis postou no mural: Alguém já tentou jogar tênis assim? Junto à pergunta, uma foto em branco e preto com dois homens jogando tênis nas asas de um avião.

Para a HEAD só um atleta toparia fazer parte do experimento: Novak Djokovic. O vencedor do Austrália Open, da Copa Davis e de Indian Wells confirmou: “Eu me perguntei se era mesmo possível jogar tênis nas asas de um avião e aí decidi aceitar o desafio”, disse Djokovic.

O vídeo é muito bonito, vale a pena assistir:


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contato radar

Alitalia encomenda mais jatos da Embraer

A Embraer e a Alitalia concluíram um acordo para a entrega de 15 jatos E175 e cinco E190, por meio de uma operação de leasing estruturada por terceiros.

“Beneficiando-se de uma ampla reorganização, a Alitalia está desenvolvendo sua rede regional para atender a novos mercados e demandas de passageiros”, disse Frederico Fleury Curado, Diretor-Presidente da Embraer. “Estamos muito satisfeitos com esta reafirmação de confiança em nossa família de E-Jets por parte da Alitalia. Isto prova que a flexibilidade e o desempenho operacional das aeronaves são capazes de atender às exigências do mercado.”

O início das entregas destes E-Jets para Alitalia está previsto para o terceiro trimestre de 2011. O E175 será configurado com 88 assentos e o E190 com 100, ambos em classe única. Os aviões serão utilizados nas malhas domésticas e européias da Alitalia e ficarão baseados em sete aeroportos italianos: Catânia, Fiumicino (Roma), Linate e Malpensa (Milão), Nápoles, Turim e Veneza.

As 20 aeronaves novas substituirão e modernização, gradativamente, a atual frota da Alitalia, composta por 16 aviões regionais, contribuindo para o aumento da oferta de vôos diretos em rotas curtas e médias, em atendimento à demanda de mercado. Além disso, com a redução da idade média da frota, uma das mais novas na Europa, os E-Jets aumentarão os níveis de eficiência da companhia aérea do ponto de vista econômicos e ambientais devido à redução do consumo de combustível.

A escolha dos E-Jets da Embraer é o resultado de uma análise abrangente que incluiu todos os principais profissionais da Alitalia e utilizou um método inovador que considerou a opinião dos clientes mais assíduos”, disse Rocco Sabelli, CEO da Alitalia. “Este importante investimento se soma aos feitos recentemente na frota de médio e longo alcance da Alitalia e representa mais um importante passo no intuito de oferecer excelência em serviços para todos os clientes.”

flightlife

Jato Legacy 650 segue demonstrando capacidade de voos longos


Jato executivo Embraer Legacy 650. (Foto: Martin Rendall)

O jato da categoria large Legacy 650, fabricado pela Embraer, concluiu recentemente uma viagem de ida e volta entre São Paulo e o Aeroporto Internacional Fort Lauderdale/Hollywood (FLL), localizado 32 km (20 milhas) ao norte de Miami. Após voar de Dubai para Londres (6.482 km ou 3.500 milhas náuticas) no ano passado, desta vez o Legacy 650 percorreu 6.743 km (3.641 milhas náuticas) em 8 horas e 48 minutos na viagem de ida para Miami. O vôo foi realizado com nove ocupantes – seis passageiros e três tripulantes – em uma aeronave com configuração típica. No vôo de retorno para São Paulo, a distância percorrida foi praticamente a mesma – 6.710 km (3.623milhas náuticas) – em 8 horas e 43 minutos, transportando 11 ocupantes – oito passageiros
e três tripulantes.

“Temos a satisfação de demonstrar a capacidade do Legacy 650 de realizar vôos longos sem escalas, desta vez em uma rota de grande importância para a América Latina, particularmente para o mercado brasileiro”, disse Claudio Galdo Camelier, Diretor de Marketing da Embraer – Aviação Executiva. “Esta é mais uma prova de que o Legacy 650 oferece alcance intercontinental com excelente capacidade de carga. O avião tem alcance máximo de 7.223 km (3.900 milhas náuticas) e conta com três confortáveis ambientes de cabine, além da mais longa cabine e do maior compartimento de bagagens da sua categoria.”

O confortável interior do jato executivo Legacy 650 da Embraer. (Foto: Embraer)

O Legacy 650 foi certificado em outubro de 2010 pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pela Agência Européia para Segurança da Aviação (European Aviation Safety Agency – EASA). Em fevereiro, o jato recebeu a aprovação da Federal Aviation Administration (FAA) para voar nos Estado Unidos. Para mais informações sobre os jatos executivos da Embraer, visite www.EmbraerExecutiveJets.com.br.

cavok

IBAMA APREENDE AVIÃO SEM LICENÇA


Pela primeira vez, agentes do escritório regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (Ibama), nesta cidade, no Centro-Sul, apreenderam aeronave que fazia aplicação de herbicida em áreas de pastagens sem licença ambiental e sem respeitar as normas do Ministério da Agricultura. Há relatos de que o produto químico usado matou plantio de feijão e de bananeiras em vários sítios neste Município. Segundo Fábio Bandeira, gerente regional do Ibama, a empresa responsável pela contratação da aeronave, monomotor, de prefixo PT UVU, a Plantec Tecnologia Agrícola, de Limoeiro do Norte, foi notificada para apresentar documentação de comercialização legal dos herbicidas.
O avião está registrado em nome da empresa Tomé Aviação Agrícola, da cidade de Porecatu, no Paraná, que foi multada em R$ 100 mil. O avião foi apreendido, mas liberado porque a empresa ficou como depositária fiel, e não havia lugar adequado e seguro para a guarda da aeronave sob a responsabilidade do Ibama. "A aplicação do herbicida tem de respeitar um limite de pelo menos 500 metros de residências, mas isso não estava ocorrendo", disse Bandeira.
"Recebemos denúncias de pequenos agricultores na região que tiveram parte do plantio de feijão e de bananeiras queimado pelo produto utilizado para eliminar o mato", completou. As unidades agrícolas nesta região são formadas por minifúndios e, em algumas áreas, há propriedades mais extensas. Entretanto, não se comparam com as enormes terras de plantio de grãos e pastagens localizadas em outras regiões do Brasil. Foram identificados oito proprietários responsáveis pela contratação do serviço, que também devem responder por prática de crime ambiental.
O Ibama começa na próxima semana um levantamento do plantio atingido pelo herbicida. A empresa comprometeu-se a indenizar os agricultores que sofreram danos com o ato ilegal. A aeronave iniciou o serviço de pulverização das áreas agrícolas de pastagem no sábado de Carnaval e despertou a atenção dos moradores da zona rural pela cor verde e por dar constantes sobrevoos em baixa altitude.
Nos últimos anos, a ampliação de áreas de capineira para alimentar o rebanho bovino favoreceu a contratação por um grupo de produtores locais do avião. O uso indiscriminado de agrotóxicos é tema constante de debate na região, mas a falta de fiscalização e conscientização dos produtores rurais faz com que a prática irregular de pulverização permaneça no período invernoso.
ifronline

Processo que avalia as consequências da fusão Latam pode demorar até nove meses


O secretário do órgão antitruste chileno (Tribunal de Defensa de la Libre Competencia - TDLC), similar ao brasileiro Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômico), Alejandro Domic, afirmou ao que o processo de consulta pública que vai averiguar o impacto da criação da Latam para o consumidor chileno pode demorar até nove meses, a partir de agora.

Domic contou que até a primeira semana de abril, o tribunal vai receber pareceres dos participantes da audiência, como entidades públicas, empresas aéreas concorrentes da Latam e consumidores. Essa consulta será coordenada pelo órgão de defesa do consumidor do Chile, Conadecus, e o tribunal vai funcionar como uma espécie de mediador.

Depois de encerrada a audiência pública, Domic afirma que as conclusões e pareceres serão levados ao Supremo Tribunal chileno. O processo de criação da Latam já havia sido suspenso no início de fevereiro. Foi quando o Conadecus ajuizou no TDLC um pedido de consulta.
aeromagazine

Familiares do acidente TAM 3054 irão acionar Airbus


SÃO PAULO - Os familiares da vitimas do vôo 3054 da TAM de 17 de julho de 2007 com 199 vitimas fatais em Congonhas, São Paulo, entrarão com ação indenizatória contra a empresa Airbus.

O fundamento será baseado na "falha do sistema de computação do Airbus" mencionado no Relatorio Final do CENIPA - Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos, emitido em 31 de outubro de 2009.
dci

Turkish Airlines acredita na expansão aérea brasileira


Istambul - O bom momento da aviação brasileira fez com que a turca Turkish Airlines voltasse os olhos para o mercado nacional. A companhia já anunciou a negociação de um novo voo de Buenos Aires (Argentina) a São Paulo, para entrar de vez no Brasil. "São Paulo poderia ser a porta de entrada para várias outras regiões", afirmou o CEO da empresa, Temel Kotil.


DCI

Passageiro de avião vai passar o de ônibus


Em cenário de alta da renda e queda nas tarifas, o número de passageiros de avião no país vai superar o de ônibus interestaduais em 2011. A projeção é da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar). Em janeiro, segundo a associação, o avião já deve ter superado o ônibus. Em 2010, o número de desembarques de passageiros no Brasil foi pouco menos que o dos que fizeram viagens interestaduais de ônibus, mas a tendência, conforme a associação, é de crescimento dos voos.


Em janeiro, segundo a Infraero, as comanhias aéreas brasileiras transportaram 6,7 milhões de pessoas, uma alta de 18% ante o mesmo mês de 2010. Os números de clientes de ônibus ainda não são conhecidos, mas o transporte coletivo terrestre vem perdendo passageiros desde 2003. Entre 2002 e 2010, o número de passageiros de avião cresceu 115%; o de passageiros de ônibus informado pelas empresas caiu 31%, segundo reportagem da Folha de S.Paulo.

A Gol diz que 47% de seus passageiros são das classe C e D. Estudo da companhia verificou que de 5% a 10% de seus clientes eram passageiros de primeira viagem. A melhora da renda, parcelamentos maiores e tarifas aéreas mais baratas explicam a mudança.

ESCRACHA

Justiça Federal é competente para julgar roubo em avião em solo


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou a competência da Justiça Federal para processar e julgar as causas que envolverem delitos cometidos a bordo de aeronaves, independentemente delas se encontrarem em solo. A decisão foi proferida num habeas corpus em que o réu pedia a anulação de uma decisão proferida pela 2ª Vara Criminal de São Paulo, que o condenou a 13 anos e quatro meses de reclusão por um roubo ocorrido em uma aeronave no pátio do aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

O crime em questão ocorreu no interior de um avião Embraer 810, em pouso, onde um grupo de homens armados roubou malotes no valor de mais de R$ 4 milhões. O montante era transportado pela empresa Protege S/C Ltda. e pertencia ao Banco do Brasil. De acordo com a defesa do réu que contestava a condenação, os crimes praticados contra o banco não deslocariam a competência da justiça comum para a Justiça Federal, tampouco o fato de o delito ter sido praticado contra uma empresa de transporte de valores em um aeroporto.

No entanto, para o relator no STJ, desembargador convocado Adilson Macabu, a Constituição Federal é clara e taxativa quanto à competência dos juízes federais neste caso. Segundo o artigo 119, inciso IV, eles são responsáveis por processar e julgar delitos cometidos a bordo de aeronaves, independentemente delas se encontrarem em solo. O réu teve a condenação confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) por roubo e formação de quadrilha.

CORREIO DO BRASIL

Novo avião de 'guerra eletrônica', o EA-18G Growler é usado na Líbia


Aeronave dos EUA atrapalha comunicações do inimigo e facilita ataques.
Segundo site, é a primeira vez que o avião é empregado em combate.


Avião utilizado durante operação na Líbia (Foto: Alessandro Garofalo/Reuters)

Avião sobrevoa a base de Aviano, no Norte da Itália, em 19/3; segundo descrição divulgada pela agência de notícias Reuters, é o Growler, novo avião da Marinha dos EUA (Foto: Alessandro Garofalo/Reuters)

Os Estados Unidos utilizam na ação militar na Líbia a aeronave de "guerra eletrônica" EA-18G Growler, que tem a capacidade de embaralhar as comunicações do inimigo. Serve, por exemplo, para evitar que as defesas antiaéreas da Líbia localizem e derrubem os caças da coalizão composta por EUA, França, Reino Unido e outros países.

Segundo reportagem do site da revista "Aviation Week", especializada em aviação, a operação na Líbia "marca a estreia em combate do EA-18G", que foi recém-incorporado à frota da Marinha dos EUA, em substituição aos EA-6B, em serviço desde 1971.


A fabricante do equipamento, a norte-americana Boeing, informa em seu site que os EA-18G começaram a ser entregues à Marinha dos EUA em 2007 e foram usados pela primeira vez numa missão há pouco mais de um mês, em 17 de fevereiro.

O avião é uma das apostas dos EUA para evitar perdas de aeronaves em combate. Desde o início dos ataques na Líbia, no sábado (19), apenas um avião da coalizão caiu. Foi um caça F-15, na madrugada desta terça (22) - segundo o governo americano, por problemas mecânicos.

Um porta-voz do Pentágono disse, em entrevista no domingo (20), que os EA-18G foram usados no fim de semana para apoiar um ataque de 15 aviões da coalizão contra forças de Kadhafi que estavam a cerca de 15 km de Benghazi, a principal cidade rebelde. Segundo o porta-voz, esse ataque parou a marcha das tropas de Kadhafi em direção a Benghazi.

avião EA-18G Growlers (Foto: Divulgação/Boeing photo)
Aviões EA-18G Growlers, em imagem
de divulgação (Foto: Boeing photo)

A função da aeronave é realizar interferência eletrônica de dispositivos e sistemas eletrônicos – ou "enganar" os radares inimigos. Ela consegue também atrapalhar ataques antiaéreos inimigos. Segundo reportagem da revista Wired, uma futura geração do EA-18G será capaz de introduzir vírus em redes de computador dos países atacados.

Em setembro do ano passado, a Boeing fechou um contrato de US$ 5,2 bilhões por três anos para fornecer aviões à Marinha americana. Entre eles, 58 unidades do EA-18G Growler.

Apesar de não conhecer as características específicas do EA-18G Growler, o professor de telecomunicações da Poli-USP Luiz Baccalá explica como funcionam as assim chamadas “contramedidas eletrônicas”. Ele afirma que se trata de uma tecnologia de “processamento de sinais”.

“Qualquer radar de defesa manda pulsos, que batem em um alvo qualquer e, a partir disso, é possível deduzir algumas informações sobre esse alvo, como distância e velocidade”, explica. Uma interferência pode fazer com que as informações sejam entendidas de maneira diferente. “Acaba havendo uma indução do inimigo de entender aquele sinal como se estivesse em uma velocidade diferente, por exemplo”, completa.
G1

Aviação faz campanha para descriminalizar acidentes


Especialistas em segurança aérea internacional estão intensificando uma campanha contra o tratamento criminal de acidentes aéreos
(Andy Pasztor e Daniel Michaels / Fonte: Valor)

Especialistas em segurança aérea internacional estão intensificando uma campanha contra o tratamento criminal de acidentes aéreos, depois que a justiça francesa ameaçou processar a Airbus e a Air France pelo desastre fatal no voo 447, em 2009.

A decisão do magistrado deixa ambas as companhias, e potencialmente alguns de seus altos executivos, sob investigação criminal formal por homicídio involuntário no acidente com o Airbus A330 operado pela Air France, que atravessou uma forte tempestade no trajeto Rio-Paris, matando todas as 228 pessoas a bordo.
SNA

Força aérea líbia foi totalmente destruída, diz comandante britânico


Aviões da coalizão internacional destruíram totalmente a força aérea do ditador líbio, Muammar Gaddafi e voam livremente dentro do espaço aéreo do país, atacando tropas no solo em qualquer local onde a população civil esteja sob ameaça, disse um alto comandante militar britânico nesta quarta-feira.

"Nós estamos agora fazendo pressão incessante sobre as forças armadas líbias", disse o comandante Greg Bagwell, segundo relato por escrito feito em uma base aérea no sul da Itália, onde jatos britânicos estão baseados.


Tony Gentile/Reuters
Aviões da força aérea da Itália sobrevoam base aérea de Trapani; comandante diz que forças líbias foram destruídas
Aviões da Itália sobrevoam base aérea de Trapani; comandante diz que forças líbias foram destruídas

"Efetivamente, a força aérea [de Gaddafi] não existe mais como força de combate, e o sistema de defesa aérea está gravemente deteriorado, de forma que podemos operar livremente no espaço aéreo livre", escreveu ainda Bagwell.

Ele relatou ainda que devem haver algumas mudanças na estrutura de comando das forças aliadas, mas que a operação continuará de forma semelhante.

Mais cedo hoje, os aviões da coalizão bombardearam as forças de Gaddafi perto da cidade de Misrata, onde rebeldes da oposição enfrentam uma forte ofensiva. Ao menos 90 teriam morrido no ataque.

Gaddafi mantém tanques e franco-atiradores no centro de Misrata, a terceira maior cidade do país. Os rebeldes, que têm conseguido manter o controle, relatam um massacre, com atiradores matando até mesmo médicos que aplicam os primeiros-socorros em feridos. Os hospitais, relatam testemunhas, estão lotados e muitos feridos aguardam no chão por tratamento.

"O aviões aliados bombardearam duas vezes até agora. Às 0h45 (19h45 de terça-feira em Brasília) e depois novamente menos de duas horas atrás", disse um morador local Saadoun, citado à agência de notícia Reuters. "Eles [as forças pró-Gaddafi] não dispararam uma única vez desde o ataque aéreo", comemorou.

Outro morador disse que os ataques atingiram uma base, ao sul de Misrata, onde as forças Gaddafi estão abrigadas.

Mais cedo, testemunhas na cidade relataram clima de medo. "As pessoas estão vivendo em um estado de medo. A eletricidade foi cortada, a água foi cortada".

Somente nesta terça-feira, disparos de atiradores e de obuses mataram 17 pessoas, incluindo cinco crianças, informou à France Presse um médico de um hospital da cidade.

TRÍPOLI

A manhã de quarta-feira (madrugada em Brasília) foi marcada por explosões e artilharia pesada antiaérea na capital da Líbia, Trípoli, aparentemente mais um dia de ofensiva internacional contra as forças de Muammar Gaddafi.

Ao menos duas explosões foram ouvidas antes do amanhecer desta quarta-feira. Segundo a rede de TV CNN, a fonte das explosões e dos tiros não está clara.

Mas a região atingida tem uma grande base militar --um dos alvos prioritários da operação Aurora da Odisseia.

GOVERNO REBELDE

Os rebeldes líbios designaram Mahmoud Jabril como chefe de governo interino, no que sinaliza uma mudança na estratégia seguida até agora pelo Conselho Nacional Transitório (CNT), criado em 27 de fevereiro, informou a rede de TV árabe Al Jazeera.

Segundo a TV, o novo presidente provisório, que estava à frente do comitê de crise para assuntos militares e exteriores, assumirá a tarefa de nomear seus ministros. Até agora, Jabril havia desempenhado a representação exterior do CNT e tinha viajado a Paris para se encontrar com o presidente francês, Nicolas Sarkozy --primeiro país a reconhecer oficialmente a autoridade dos rebeldes.

Considerado um reformista, sua designação pode ser interpretada como um passo em busca do reconhecimento exterior, embora até agora os rebeldes tenham evitado essa denominação para tentar diminuir o risco de divisão no país. Sua escolha para liderar o governo provisório sediado em Benghazi, um dos principais redutos rebeldes, representa a existência de dois gabinetes no país.

SEM LIDERANÇA

A falta de organização da revolta e os protestos iniciados em Benghazi em 16 de fevereiro --que um dia depois atingiu o país de leste a oeste-- foram agravados pela ausência de uma liderança clara entre a mobilização opositora na Líbia --que foi assumida provisoriamente por Mustafa Abdel Jalil, ex-ministro da Justiça de Muammar Gaddafi.

No entanto, as dissonâncias fizeram-se evidentes, desde o primeiro momento, por sua particular interpretação das decisões do CNT, cujo vice-presidente e porta-voz oficial, Abdel Hafiz Ghoga, teve de desmenti-lo em várias ocasiões.

Sem o consenso dos demais conselheiros, ele defendeu a aceitação da saída de Gaddafi em troca da garantia de que os rebeldes não levariam o ditadorl à Justiça, proposta que suscitou críticas entre os conselheiros.

À ausência de uma liderança clara, somou-se a descoordenação dos insurgentes, que agiram no plano militar com pouca estratégia, o que ficou evidenciado quando Gaddafi lançou uma contraofensiva e chegou às imediações de Benghazi. As tropas leais ao ditador foram detidas na região pelos ataques aéreos da coalizão internacional.

folha.com